Pular para o conteúdo

Top 9 Melhores Teclados Bluetooth (Corsair, Logitech e mais)

Com grande parte do nosso trabalho sendo feito on-line, a conectividade Bluetooth está sendo cada vez mais explorada, seus benefícios são muitos e tornam o dia-a-dia mais prático.

Um teclado Bluetooth pode ser usado por diversos dispositivos, possui bateria de longa duração e fornece uma transmissão de dados privada e eficiente.

A conexão entre o teclado Bluetooth e seu PC, smart TV, tablet ou celular é criptografada, para que sua digitação não seja interceptada por outros dispositivos não autorizados. Além disso, os teclados Bluetooth modernos podem ser conectados em até três dispositivos ao mesmo tempo.

Produto

Detalhes

Preço

teclado bluetooth multilaser tc220

Teclado Bluetooth Multilaser TC220

Melhor teclado Bluetooth barato

teclado bluetooth mx mini

Teclado Bluetooth Logitech MX Keys Mini

Melhor teclado Bluetooth

teclado bluetooth K480

Teclado Bluetooth Logitech K480

Melhor teclado Bluetooth para tablet e celular

teclado bluetooth oex class TC502

Teclado Bluetooth OEX Class TC502

Teclado Bluetooth barato para tablet e celular

teclado bluetooth microsoft

Teclado Bluetooth Microsoft

Melhor teclado Bluetooth profissional

teclado bluetooth pop keys

Teclado Bluetooth Logitech POP Keys

Teclado Bluetooth com emojis

teclado bluetooth K380

Teclado Bluetooth Logitech K380

Teclado Bluetooth mais compacto

teclado bluetooth Corsair K63

Teclado Bluetooth Corsair K63

Melhor teclado Bluetooth gamer

teclado bluetooth G915

Teclado Bluetooth Logitech G915

Teclado Bluetooth gamer com RGB personalizável

melhor teclado bluetooth 1
Kleber Duarte

Kléber Duarte | Consultor

Kléber Duarte é redator sênior da equipe do Guia de Compra. Ele cobre tecnologia e inovação desde 2014 e trabalhou como assistente de mídia no Estadão. Se formou pelo Senac SP em Criação de Conteúdo e Jornalismo Digital.

Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

Se você não tiver certeza de como um teclado Bluetooth pode facilitar a sua vida profissional ou melhorar a maneira como você se diverte, temos um guia de compra completo que explica quais são seus benefícios e como escolher um que atenda a suas necessidades.

Também selecionamos os melhores teclados Bluetooth disponíveis no Brasil.

Melhores teclados Bluetooth

  1. Teclado Bluetooth Multilaser TC220
  2. Teclado Bluetooth Logitech MX Keys Mini
  3. Teclado Bluetooth Logitech K480
  4. Teclado Bluetooth OEX Class TC502
  5. Teclado Bluetooth Microsoft
  6. Teclado Bluetooth Logitech POP Keys
  7. Teclado Bluetooth Logitech K380
  8. Teclado Bluetooth Corsair K63
  9. Teclado Bluetooth Logitech G915

Após diversos testes, esses são os melhores teclados Bluetooth disponíveis na Brasil. Separamos uma opção para cada perfil e orçamento disponível, você com certeza encontrará um teclado Bluetooth capaz de atender suas necessidades.

Abaixo você pode ler uma análise completa de cada teclado Bluetooth, layout, funções adicionais, duração média de bateria e outros detalhes importantes.

1° Teclado Bluetooth Multilaser TC220

teclado bluetooth multilaser tc220

Melhor teclado Bluetooth barato

Prós:

  • Padrão ABNT2 com Ç e acentos
  • Layout completo, incluindo teclado numérico
  • Extremamente leve
  • Pode ser pareado com até 3 dispositivos

Contras:

  • Modo de economia de energia agressivo

Compre Online!

O teclado Bluetooth Slim TC220 da Multilaser é uma ótima opção para trabalhar ou estudar de qualquer lugar, sem precisar se preocupar com fios e custando pouco. É um dos teclados Bluetooth mais vendidos no país e conta com algumas características que o diferenciam dos concorrentes.

Uma dessas características é o layout ABNT2, ele conta com a tecla “Ç” e os acentos estão presentes no local habitual. Outro ponto importante é que ele possui todas as seções de um teclado comum, incluindo teclas numéricas, teclas de função (como Insert) e setas.

Com as teclas multimídia do teclado, é possível acessar rapidamente as funcionalidades mais utilizadas no dispositivo, como acessar a página inicial, reproduzir ou pausar um vídeo, ajustar o volume rapidamente, entre outras opções. Apesar de ter tantas teclas, ele é o teclado Bluetooth mais leve da lista.

Ele tem um alcance de até 5 metros e pode ser conectado em até três aparelhos diferentes. A digitação é muito silenciosa e precisa, você pode digitar por horas sem incomodar ninguém. Ele é compatível com Windows, Android, ChromeOS, MacOS e iOS.

O Multilaser TC220 é um teclado Bluetooth com ótima performance, na padrão ABNT2 e com um preço baixo, atendendo bem tanto o uso profissional quanto para diversão. É o teclado Bluetooth mais recomendado para a maioria dos usuários.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth
Padrão PT-BR:Sim
Bateria:2 pilhas AA
Tamanho:7mm x 133mm x 343mm
Peso:220 gramas

Confira o melhor preço!


Quer se livrar dos fios? Então veja os Melhores mouses Bluetooth e Melhores mouses portáteis para viagem.

2° Teclado Bluetooth Logitech MX Keys Mini

teclado bluetooth mx mini

Melhor teclado Bluetooth

Prós:

  • Retroiluminação inteligente
  • Bateria interna recarregável
  • Flow permite transferir dados entre diferentes dispositivos
  • Conexão sem fio dupla

Contras:

  • Um tanto pesado

Compre Online!

Esse produto da Logitech é uma das maiores referências em teclados Bluetooth e é um dos mais vendidos no mundo. Seu grande diferencial é poder ser pareado em até três dispositivos diferentes, com uma tecla de atalho para trocar o dispositivo ativo. Ele é compatível com qualquer dispositivo Bluetooth, incluindo Windows, MacOS e Android.

A tecnologia Logitech Flow permite que você transfira textos e arquivos entre os dispositivos pareados, otimizando ao máximo o seu uso. Juntando essas duas tecnologias, você tem um teclado que foi totalmente pensado para maximizar a produtividade, sendo uma ótima opção focada em produtividade.

Outra característica rara em teclados Bluetooth, o Logitech MX Keys Mini possui retroiluminação inteligente, que liga automaticamente ao aproximar detectar suas mãos. Normalmente você precisa ligar e desligar a iluminação das teclas manualmente, mas com esse aparelho da Logitech você não precisa se preocupar com esses detalhes.

Apesar de ser um teclado voltado mais para o uso profissional, ele conta com teclas multimídia completas, incluindo ajuste de volume e pausa, além de tecla dedicada a emojis e tecla dedicada a mudança de dispositivo ativo.

Ele conta com carregamento ultra-rápido via USB-C, teclas de mídia e alcance de até 10 metros. Sua desvantagem é que ele não é padrão ABNT, ou seja, não possui “Ç”, além de ser bem mais pesado do que a maioria dos concorrentes por conta da bateria interna.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth e rádio-frequência (dongle 2,4GHz)
Padrão PT-BR:Não
Bateria:Recarregável
Tamanho:21mm x 131mm x 295mm
Peso:506 gramas

Confira o melhor preço!


Confira nossa seleção dos Melhores teclados mecânicos silenciosos e dos Melhores teclados gamers em custo-benefício.

3° Teclado Bluetooth Logitech K480

teclado bluetooth K480

Melhor teclado Bluetooth para tablet e celular

Prós:

  • Resistente a derramamentos
  • Bateria pode durar até 2 anos
  • Suporte para celular e tablet integrado
  • Botão dedicado a troca de dispositivo

Contras:

  • Muito pesado

Compre Online!

O teclado Bluetooth Logitech K480 é um dos mais vendidos no mundo todo e virou a inspiração para muitos outros modelos, que copiaram o suporte integrado ao teclado. Ele foi projetado primariamente para tablets e celulares, mas pode ser usado em qualquer aparelho Bluetooth

O teclado Logitech K480 possui um design altamente funcional, que permite acoplar seu tablet ou smartphone para utilizá-lo como se fosse um notebook. Isso significa que você pode ter uma experiência de digitação mais confortável em qualquer aparelho.

Um destaque é a duração da bateria, que pode durar até 2 anos de uso diário. O teclado é à prova de derramamentos, então você pode ter certeza que seu investimento vai durar muitos anos de uso pesado e pode levá-lo para qualquer ambiente sem medo.

Ele conta com a tecnologia Easy Switch, podendo ser pareado com três dispositivos conectados via Bluetooth e alternar entre eles simplesmente girando um botão no canto esquerdo. Ele conta com teclas multimídia e setas dedicadas.

É compatível com Windows, Android, ChromeOS, MacOS, iOS e qualquer aparelho que suporte Bluetooth. Um ponto negativo é que o Logitech K480 possui o layout americano, sem a tecla “Ç”, então ele pode não ser tão indicado para quem trabalha com digitação. Ele também é um teclado pesado, o que pode incomodar na hora de transportá-lo.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth
Padrão PT-BR:Não
Bateria:2 pilhas AAA
Tamanho:20mm x 195mm x 299mm
Peso:820 gramas

Confira o melhor preço!


Vai usar o seu teclado Bluetooth na TV? Torne sua experiencia ainda mais agradável usando um Soundbar com Dolby Atmos ou um Fone de ouvido com cancelamento ativo de ruído.

4° Teclado Bluetooth OEX Class TC502

teclado bluetooth oex class TC502

Teclado Bluetooth barato para tablet e celular

Prós:

  • Suporte para celular e tablet integrado
  • Mais barato e leve do que o K480
  • Teclas muito finas

Contras:

  • Poucas funções adicionais
  • Latência maior

Compre Online!

Como dito acima, o teclado da Logitech inspirou muitos outros modelos a incluírem suporte integrado na parte superior do teclado para tablets e celulares, o Class TC502 é um deles. Ele é uma alternativa mais barata ao teclado visto anteriormente, e surpreendentemente também é bem mais leve do que o K480.

O teclado Bluetooth Class TC502 da OEX é compatível com dispositivos IOS, Android e Windows e tem um alcance de até 10 metros do dispositivo pareado. É um teclado fino e leve, com suporte para aparelhos Bluetooth na parte de cima e teclas bem macias, e o melhor teclado Bluetooth barato para smartphones e tablets.

Ele usa uma versão mais antiga do padrão Bluetooth, se você digita rapidamente vai perceber uma latência maior do que as dos outros teclados da lista, o que significa que algumas letras podem não ser reconhecidas. Isso não vai afetar o uso casual, para digitar nomes de filmes ou endereços URL, por exemplo.

Ele possui teclas multimídia para acionas funções rapidamente, como pausar, ajustar o volume ou avançar o vídeo, além de um botão de ligar e desligar. É um teclado bem simples, mas que funciona muito bem para digitar coisas rápidas ou para controlar um aparelho a distância, como smartTVs.

O teclado possui um LED que indica o status da energia, permitindo que você saiba quando é necessário carregá-lo e se planejar melhor. Possui três teclas que podem alternar entre os principais sistemas operacionais. Ele é alimentado por duas pilhas AA. Ele não é ABNT2, por isso não possui a tecla “Ç”.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth
Padrão PT-BR:Não
Bateria:2 pilhas AAA
Tamanho:16mm x 159mm x 289mm
Peso:490 gramas

Confira o melhor preço!


5° Teclado Bluetooth Microsoft

teclado bluetooth microsoft

Melhor teclado Bluetooth profissional

Prós:

  • Layout completo, incluindo teclado numérico
  • Digitação fluída e ergonômica
  • Comunicação criptografada
  • Teclas multimídia e de atalho

Contras:

  • Ocupa bastante espaço

Compre Online!

O teclado Bluetooth da Microsoft (sim, o nome do modelo é só “Bluetooth” mesmo) é uma das poucas opções com layout full, ou seja, com o tamanho e seções de um teclado de escritório comum. Ele não é portátil mas é a opção mais completa, sendo especialmente indicado para trabalho.

Como um dos poucos teclados Bluetooth voltados para produtividade, esse modelo da Microsoft possui teclado numérico, setas e teclas de função completas (como Insert, Page Down, etc.), todas devidamente separadas para facilitar a digitação e a realização de tarefas complexas, como programação. A linha F compartilha as mesmas teclas com as funções de mídia.

Além das seções padronizadas de um teclado, ele também possui teclas multimídia, além de funções especiais como teclas dedicadas a pesquisa e ao pacote Office. Este teclado utiliza a tecnologia Advanced Encryption Standard, que criptografa tudo o que você digita, garantindo a privacidade de suas informações.

Ele é um teclado fino e durável, projetado para aguentar várias horas de digitação sem atrasos. As teclas são precisas e silenciosas, com uma sensação tátil agradável e que deve funcionar muito bem para qualquer tipo de digitação prolongada. Tem alcance de até 10 metros e utiliza duas pilhas AAA.

Sendo um teclado da Microsoft, não é surpreendente que algumas funções só funcionem com o Windows 10 e 11, mas o teclado é parcialmente compatível com MacOS, iOS e Android. Nesse caso, você não terá acesso ao software de personalização do teclado, mas ele vai funcionar com as configurações de fábrica.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth
Padrão PT-BR:Não
Bateria:2 pilhas AAA
Tamanho:19mm x 123mm x 435mm
Peso:461 gramas

Confira o melhor preço!


6° Teclado Bluetooth Logitech POP Keys

teclado bluetooth pop keys

Teclado Bluetooth com emojis

Prós:

  • Conexão sem fio dupla
  • Bateria pode durar até 3 anos
  • Teclas de emojis personalizáveis
  • Fabricado com material reciclado

Contras:

  • Muito pesado

Compre Online!

Se você achou outros teclados dessa lista muito sem graças, o Logitech POP Keys é uma alternativa com design diferenciado e moderno. Este teclado Bluetooth portátil oferece recursos únicos com um tamanho compacto e uma aparência única, com cinco esquemas de cores para escolher

Este teclado foi projetado para se parecer com uma máquina de escrever moderna, as teclas mecânicas dão ainda mais realismo a essa experiência retrô. Por dentro o Logitech POP Keys oferece a mesma alta tecnologia que se espera de outros periféricos da marca.

Ele pode ser pareado com três dispositivos ao mesmo tempo, sendo compatível com IOS, MacOS, Android, Windows e qualquer outro dispositivo compatível com Bluetooth. Além do Bluetooth, o Logitech POP Keys também vem com a conexão 2,4Ghz via dongle USB Logi Bolt.

Uma função bem única desse teclado são as teclas dedicadas para emojis, que podem ser trocadas para que você personalize o aparelho do jeito que preferir. Ele também conta com teclas multimídia e uma tecla “menu”. Esses atalhos e alguns outros detalhes podem ser modificados pelo software da Logitech.

A duração da bateria é uma das maiores disponíveis: até 3 anos de uso diário. Assim como a maioria dos teclados da Logitech, ele não é ABNT2 e não possui “Ç” ou acentos. Apesar dele ser pequeno, é um teclado bem pesado (cerca de 780g), ele não é tão fácil de transportar quanto a marca faz parecer nas propagandas.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth e rádio-frequência (dongle 2,4GHz)
Padrão PT-BR:Não
Bateria:2 pilhas AAA
Tamanho:35mm x 138mm x 321mm
Peso:779 gramas

Confira o melhor preço!


Você também pode se interessar por: Melhores mouses para Macs e Macbooks e Melhores SSDs portáteis para Macs e Macbooks.

7° Teclado Bluetooth Logitech K380

teclado bluetooth K380

Teclado Bluetooth mais compacto

Prós:

  • Ótimo custo-benefício
  • Bateria pode durar até 2 anos
  • Fino e compacto
  • Botão para alternas rapidamente entre dispositivos

Contras:

  • Teclas de atalho FN não podem ser modificadas
  • Não é adequado para digitar rapidamente

Compre Online!

O Logitech K380 é uma opção muito compacta e que conta com uma longa duração da bateria. É mais uma referência mundial de teclado Bluetooth, com muitos concorrentes adotando as suas teclas redondas e côncavas. Ele oferece uma experiencia bem intuitiva e fácil de transportar em viagens.

Ele pode ser emparelhado com até três dispositivos diferentes, sendo compatível com qualquer dispositivo Bluetooth, incluindo Windows, MacOS, iOS e Android. Três botões amarelos na parte esquerda permitem alternar entre os dispositivos rapidamente.

Com essa função, você pode usar o K380 para começar a digitar um e-mail no seu PC, mudar para o seu smartphone para enviar uma mensagem de texto rápida, alternar para o TV box e escolher um filme diferente e depois voltar para o seu PC para terminar aquele e-mail.

Ele é um dos menores teclados Bluetooth disponíveis, sendo o melhor teclado Bluetooth portátil disponível no Brasil. Por ser tão compacto e leve, ele pode ser facilmente colocado em uma bolsa e levado para todo o lugar com você. Possui teclas multimídia e uma bateria que pode durar até 2 anos.

Mesmo sendo mais voltado para entretenimento do que produtividade, a Logitech promete que cada tecla pode ser acionada até 2 milhões de vezes antes de mostrar sinais de desgaste, então você pode confiar na durabilidade desse aparelho. Infelizmente ele não é ABNT2 e não possui “Ç”.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth
Padrão PT-BR:Não
Bateria:2 pilhas AAA
Tamanho:16mm x 124mm x 279mm
Peso:423 gramas

Confira o melhor preço!


8° Teclado Bluetooth Corsair K63

teclado bluetooth Corsair K63

Melhor teclado Bluetooth gamer

Prós:

  • Teclas mecânicas de alta qualidade
  • Layout TKL compacto e funcional
  • Conexão sem fio dupla
  • Teclas multimídia e memória interna

Contras:

  • Muito pesado
  • RGB parcialmente personalizável

Compre Online!

O Corsair K63 é um teclado mecânico TKL para jogos projetado para oferecer uma experiência gamer de alta qualidade de maneira portátil. Teclados gamer Bluetooth ainda são relativamente raros, mas a Corsair foi uma das primeiras a adotar essa tecnologia e o K63 não perde em nada para seus concorrentes tradicionais com fio.

Ele apresenta interruptores mecânicos Cherry MX Red, que oferecem acionamento suave e linear altamente responsivo. O teclado também vem com retroiluminação na cor vermelha, que pode ser parcialmente personalizada usando o software próprio. Você pode desligar a iluminação para fazer a bateria durar mais.

Ele usa Bluetooth ou uma conexão sem fio de 2,4 GHz via dongle. A bateria dura até 75 horas com uma única carga, desde que você mantenha a iluminação desligada. Essa é uma diferença marcante entre um teclado Bluetooth comum e um teclado Bluetooth gamer, que possui uma bateria bem mais curta.

O K63 tem um design compacto e um layout sem teclado numérico. Isso o torna mais compacto na hora de transportá-lo e é capaz de caber em mesas menores. Ele também possui um apoio de pulso removível para maior conforto durante longas sessões de jogo.

Ao contrário de muitas opções analisadas acima, ele tem layout ABNT2 e conta com acentos e tecla “Ç”, o que o torna uma ótima opção não apenas para jogos quanto também para produtividade. Nesse caso, você só precisa manter em mente que a bateria dura bem menos do que as outras alternativas analisadas até agora.

No geral, o Corsair K63 é um excelente teclado Bluetooth para jogos. Sua conectividade sem fio e design compacto o tornam uma ótima opção para gamers que precisam de um teclado que seja portátil, enquanto seus interruptores de alta qualidade garantem que ele tenha um bom desempenho durante sessões de jogos intensas.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth e rádio-frequência (dongle 2,4GHz)
Padrão PT-BR:Sim
Bateria:Recarregável
Tamanho:41mm x 171mm x 365mm
Peso:1,13 quilos

Confira o melhor preço!


9° Teclado Bluetooth Logitech G915

teclado bluetooth G915

Teclado Bluetooth gamer com RGB personalizável

Prós:

  • RGB totalmente personalizável
  • Teclas mecânicas de alta qualidade
  • Estrutura de alumínio é leve e resistente
  • Conexão sem fio dupla

Contras:

  • Muito caro
  • Menor duração de bateria dessa lista

Compre Online!

O teclado sem fio Logitech G915 é um teclado gamer Bluetooth de alta qualidade que oferece uma experiência excepcional em jogos. O teclado apresenta interruptores mecânicos de perfil baixo que proporcionam uma resposta tátil satisfatória e são muito silenciosos. Assim como o K63, ele é TKL, ou seja, sem teclado numérico.

Uma das características marcantes do G915 é a sua conectividade sem fio. Ele usa a tecnologia Lightspeed da Logitech, que oferece uma conexão sem fio rápida e confiável, com uma baixa latência que é quase indistinguível de uma conexão com fio. Ela funciona via Bluetooth e dongle 2,4 GHz.

O G915 tem a menor duração de bateria da lista: cerca de 60 horas com a iluminação desligada. E uma duração bem curta em comparação com qualquer outro teclado da lista. O teclado possui um indicador de bateria integrado que avisa quando é hora de recarregar e um botão que liga e desliga a iluminação do teclado.

Para compensar a bateria mais curta, esse teclado possui iluminação RGB 100% personalizável, que permite escolher entre uma ampla gama de cores e efeitos especiais. Se você conhece a linha gamer da Logitech, sabe que o software G-Hub é um dos melhores do mercado e permite ajustar tudo do seu jeito, incluindo macros e perfis.

O G915 também vem com uma variedade de controles de mídia, incluindo uma roda de volume e teclas de mídia dedicadas. Sua estrutura é muito fina e feita de liga de alumínio ultra leve e resistente, além de ter uma aparência premium. Ele é mais pesado do que um teclado Bluetooth “não-gamer” mas é bem mais leve do que o K63 visto acima.

No geral, o Logitech G915 é o melhor teclado Bluetooth para gamers que desejam um teclado sem fio de alta qualidade com perfil fino, interruptores mecânicos e iluminação RGB personalizável. Embora seja bastante caro, é um investimento que durará muito tempo e proporcionará uma experiência perfeita.

Ficha técnica

Conexão:Bluetooth e rádio-frequência (dongle 2,4GHz)
Padrão PT-BR:Não
Bateria:Recarregável
Tamanho:22mm x 150mm x 368mm
Peso:810 gramas

Confira o melhor preço!


Qual é o melhor teclado Bluetooth?

A nossa recomendação principal é o Multilaser TC220, por conta do seu preço convidativo, pelo layout em Português e por contar com teclado numérico. Essas características o tornam uma opção muito boa para uso casual, para entretenimento, para estudar e até para certas tarefas de produtividade.

O Logitech MX Keys Mini é um teclado de alta qualidade, com muitas funções adicionais como permitir a transferência de arquivos entre três dispositivos pareados e iluminação que se ajusta automaticamente. Isso pode fazer toda a diferença na sua rotina, mas você precisa estar disposto a usar um teclado na padrão americano.

O Logitech K480 já vem com suporte integrado para tablets e celulares, com um desempenho muito suave e sem atrasos. Já o OEX Class TC502 é uma alternativa mais barata e leve com suporte integrado, mas seu desempenho não permite que ele seja usado em qualquer tarefa que exija uma digitação rápida e precisa.

Se você está procurando por um teclado Bluetooth, provavelmente também vai precisar de um mouse Bluetooth para acompanhá-lo.

Características principais

Agora que você sabe quais são os melhores teclados Bluetooth, vamos explicar o que os torna os melhores.

Nessa sessão nós explicamos algumas das principais coisas que você deve procurar em um teclado Bluetooth, a terminologia usada pelos fabricantes e algumas características essenciais que podem facilitar seu fluxo de trabalho.

Latência

Simplificando, a latência refere-se ao atraso na comunicação entre dois dispositivos, nesse caso estamos falando do atraso entre um teclado Bluetooth e um PC, smart TV, celular ou tablet. Quanto maior a latência, maior o atraso e quanto menor a latência, menor o atraso.

Para jogos, uma latência menor do que 5ms é ideal, para outros usos, uma latência menor do que 15ms é suficiente.

teclado bluetooth sem fio
Uma das vantagens de um teclado Bluetooth é evitar a bagunça de fios na mesa. Imagem: Reprodução.

Sem a conexão física, os periféricos Bluetooth tendem a ter uma latência um pouco maior do que suas contrapartes com fio, portanto, se você planeja utilizar um teclado Bluetooth para jogos competitivos, terá uma seleção mais limitada.

A boa notícia é que a tecnologia Bluetooth já percorreu um longo caminho e a lacuna de desempenho entre periféricos com e sem fio está diminuindo constantemente.

Fator de forma

Existem vários fatores de forma de teclado, mas os que você provavelmente encontrará são Full Size, TKL/80%, 75% e 60%. Existem teclados ainda menores, mas eles são voltados para nichos específicos.

O maior é o teclado full size, é o design que você imagina quando pensa em teclados e geralmente nem os fabricantes nem os vendedores se importam em usar uma nomenclatura especial para eles. Eles possuem mais de 100 teclas.

Os teclados TKL (sigla em inglês para ten key less) ou 80% sacrificam o teclado numérico (tudo à direita das teclas de função e das setas), em favor de um formato menor. Eles costumam apresentar cerca de 88 teclas e liberar um bom espaço na mesa para maior autonomia do mouse.

A maioria dos usuários não utiliza o teclado numérico com frequência e a falta dele aumenta a portabilidade do teclado, tornando-o um formato popular para teclados Bluetooth. A partir daí os fatores de forma são menos populares e só fazem sentido para certos tipos de usuários.

Interruptor mecânico

Em um teclado mecânico, os interruptores (também chamados de chaves ou keys) são os mecanismos que ficam embaixo de cada tecla. Eles definem a distância que as teclas percorrem, como é o deslocamento e o ruído que a tecla faz durante a atuação.

Existem três tipos principais de interruptores mecânicos: clicável (clicky), tátil e linear.

Os interruptores clicky são os mais audíveis, cada atuação tem um som alto de clique. Os interruptores táteis oferecem um impacto satisfatório ao acionar, mas com um barulho menor. Os interruptores lineares sobem e descem sem solavancos ou cliques, tornando-os rápidos e silenciosos.

Conexões

Uma conexão sem fio forte e estável é absolutamente essencial em um teclado Bluetooth, caso contrário, podemos perder a conexão ao nos afastarmos um pouco do dispositivo emparelhado ou quando algum aparelho sem fio interferir na frequência utilizada.

Marcas reconhecidas no setor de periféricos utilizam transmissores Bluetooth confiáveis e possuem tecnologias que impedem interferências.

melhores teclados bluetooth
O teclado Bluetooth ideal deve ser leve e ocupar pouco espaço. Imagem: Reprodução.

Outro fator importante é que alguns aparelhos Bluetooth podem ser emparelhados e utilizados por vários dispositivos ao mesmo tempo. Geralmente existe um limite de até três conexões ativas. Isso pode ser muito útil para alguns usuários, mas costuma encarecer o teclado.

Teclas de mídia

As teclas de mídia oferecem controle adicional, como alterar o brilho da tela ou o volume da música. Tudo o que a tecla de mídia faz pode ser feito através do mouse, mas muitos usuários preferem o uso das teclas dedicadas por serem mais rápidas e não exigirem a troca de janelas dos programas.

Bluetooth vs. Sem fio

Embora os termos sem fio/wireless e Bluetooth sejam usados ​​de forma intercambiável, nem todos os teclados sem fio são habilitados para Bluetooth, por isso é essencial entender as diferenças entre essas duas tecnologias. Os teclados sem fio se conectam aos dispositivos usando Bluetooth, radiofrequência ou ambos.

O Bluetooth é integrado em todos os smartphones, smart TVs, TV box, e-readers e tablets, além da maioria dos notebooks e alguns PCs. A vantagem do Bluetooth é que você pode conectá-lo facilmente a vários dispositivos.

Atualmente, muitos teclados Bluetooth suportam vários dispositivos, para que você possa usá-los em seu notebook, TV, celular ou tablet sem precisar emparelhar novamente.

Já um teclado que funciona por radiofrequência normalmente vêm pré-emparelhado com um pequeno adaptador USB, também chamado de dongle ou adaptador, que deve ser inserido em uma porta compatível no seu dispositivo. Geralmente quando um teclado é descrito apenas como “sem fio”, ele funciona via radiofrequência.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor-teclado-bluetooth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *