Melhor Tablet Android com Caneta para Desenho – 2022

melhor tablet android para desenhar

Os tablets Android são conhecidos por sua alta capacidade de personalização e preço amigável. Emparelhados com uma caneta Stylus, eles podem se tornar um poderoso dispositivo de desenho, planejamento e anotação. Um tablet Android não está limitado apenas a desenhos e anotações, ele será capaz de lidar com várias tarefas diferentes e em qualquer lugar que você esteja. Além disso, você não precisa conectá-lo a um notebook ou PC e seu desenho estará na tela do tablet em tempo real.

tablet com caneta galaxy s7tablet com caneta stylus s6 lite
Tablet Samsung Galaxy Tab S7Tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite
CPU Octa-Core

Memória: 256 GB

RAM: 8 GB

Caneta inclusa: Sim

CPU Octa-Core

Memória: 64 GB

RAM: 4 GB

Caneta inclusa: Sim

Cerca de R$ 4.990Cerca de R$ 2.980
Compre OnlineCompre Online

As mesas digitalizadoras tradicionais, como o Wacom Cintiq, oferecem apenas uma superfície que precisa ser conectada a um computador para funcionar, elas não funcionam sozinhas. Com tablets Android, você obtém um dispositivo de desenho completo que te permite desenhar onde quiser sem limitações. Em comparação com mesas digitalizadoras da Wacom e de outras marcas, eles são mais versáteis e poderosos.

Há uma série de bons tablets Android disponíveis no mercado, mas a maioria deles não vem com uma caneta Stylus e, mesmo se vierem, nem todos podem fornecer uma boa experiência de desenho. Depois de analisar de perto um grande número de tablets, criamos uma lista dos melhores tablets para desenho disponíveis no Brasil. Eles serão uma companhia essencial para artistas amadores e profissionais.

Então leia nossas análises detalhadas e dicas sobre como escolher o melhor tablet de desenho Android!

Samsung Galaxy Tab S7

tablet com caneta galaxy s7

Compre Online

O Samsung Galaxy Tab S7 é um dos tablets para desenho mais bem avaliados e uma escolha segura tanto para amadores quanto para profissionais. Ele tem uma tela linda e um poderoso processador Snapdragon, e também é cerca de 80g mais leve que o modelo Pro, o que o torna perfeito para colocar em uma bolsa e desenhar em qualquer lugar.

Ele ainda vem com a S Pen incluída, melhorando seu custo benefício. Sua tela LCD IPS LTPS de 11 polegadas possui resolução de 1600 x 2560 pixels e uma taxa de atualização impressionante de 120 Hz. Desenhar nesse display é uma experiência extremamente agradável. A S Pen funciona muito bem tanto para desenhos quanto para anotações e a ponta de substituição pode ser encontrada facilmente.

Além da tela de alta definição, as especificações internas desse tablet garantem um grande desempenho em qualquer tarefa, inclusive ao criar desenhos extensos e com muitas camadas. Seus 8 GB de memória RAM permitem que você mantenha todos os apps necessários abertos sem travamentos. O S7 também se destaca por sua bateria de longa duração e carga rápida.

A única desvantagem real do Samsung Galaxy Tab S7 é que ele fica entre dois mundos. Não é tão caro quanto o S7 Plus ou o mais recente iPad Pro, mas também não um tablet barato. Se você está procurando um tablet mais em conta, existem opções mais acessíveis abaixo. Ele é a melhor escolha em relação ao custo-benefício.

 

Samsung Galaxy Tab S6 Lite

tablet com caneta stylus s6 lite

Compre Online

Se você gosta do formato compacto e do design fino do Galaxy Tab S7 mencionado acima, mas não quer gastar tanto dinheiro, a solução está no Samsung S6 Lite. Como o nome sugere, a versão “Lite” é essencialmente uma versão reduzida do Galaxy Tab S6, mais leve e mais barata.

O que significa que você obtém o mesmo tablet superfino com bordas reduzidas ao redor da tela junto com o suporte para a Samsung S Pen, tudo a um preço mais barato, tornando-o uma ótima opção para artistas. O Samsung Galaxy Tab S6 Lite vem com um processador de gama média, um pouco menos poderoso que a versão não-lite. Mesmo assim, ele é suficientemente poderoso para lidar com desenhos e com as tarefas do dia a dia.

Além do processador, a Samsung conseguiu reduzir o preço do tablet removendo alguns dos recursos não tão importantes da caneta, como carregamento sem fio. Ela ainda conta com o rastreamento rápido e preciso, bem como o suporte para sensibilidade à pressão e inclinação, recursos essenciais para artistas. Fora isso, a tela de 10.4″ exibe cores mais precisas do que as telas de qualquer outro tablet nesta faixa de preço.

No geral, esse é um ótimo tablet de gama média, o que resulta em um excelente dispositivo de desenho com todos os recursos de que você precisa, mas sem alguns recursos adicionais. O Samsung Galaxy Tab S6 Lite é definitivamente a escolha ideal para quem quer um dispositivo mais barato do que o analisado acima.

Confira também: Melhores Mesas Digitalizadoras Wacom e Melhores Mouses para Edição Profissional.

 

É possível utilizar um tablet Android para desenhar?

Sim! Com certeza. A falta de bons aplicativos de desenho no Android era a principal razão pela qual as pessoas não recomendavam tablets Android no passado, mas a situação mudou completamente nos últimos anos.

Hoje em dia, existem muitos aplicativos de desenho bons disponíveis para Android que são tão bons quanto seus equivalentes no iPadOS. Isso inclui gigantes da indústria como o Adobe Illustrator Draw, aplicativos gratuitos como o ArtFlow e aplicativos especializados como o MediBang Paint.

Hoje em dia os tablets Android são muito mais bem projetados e possuem especificações poderosas, tanto em termos de recursos quanto na qualidade e capacidade de resposta da caneta. Por esses motivos ele se tornou uma plataforma completa para artistas e designers, oferecendo uma alternativa viável ao (caríssimo) ecosistema Apple e mais versatilidade que as mesas de desenho.

 

Como encontrar o tablet de desenho Android certo

Uma das coisas mais importantes a fazer antes de comprar um tablet é pensar bem nos recursos que você utilizará. Alguns usuários querem um tablet versátil tanto para arte quanto para outras tarefas, enquanto outros planejam utilizá-lo só para desenho.

Independentemente do uso, existem certas características que devem ser observadas em qualquer tablet para desenho. Vamos analisar cada uma delas:

Tela

Uma tela de 10,5 à 11,0 polegadas é considerado o tamanho ideal para um tablet de desenho. Se você adquirir um tablet maior, pode ter que comprometer a portabilidade. Da mesma forma, se você escolher uma tela menor, não terá área suficiente para trabalhar.

Os tipos de telas mais comuns em tablets são LCD e AMOLED. A tela LCD é a tecnologia mais comum e barata, enquanto as telas AMOLED costumam estar presentes em tablets mais caros. As duas permitem a mesma precisão de rastreamento da caneta e taxas de atualização rápidas.

As telas AMOLED são consideradas melhores devido à sua capacidade de exibir cores pretas perfeitas, exibindo imagens e desenhos mais nítidos. As telas AMOLED também consomem menos energia, proporcionando melhor backup de bateria. As telas LCD não possuem cores tão realistas e consomem mais bateria, mas como dita anteriormente, são mais baratas.

Bateria

A bateria é um dos recursos mais importantes do tablet. O objetivo principal de se obter um tablet é a portabilidade e o tamanho do display. Um tablet com baixo desempenho energético realmente limita seu uso, especialmente em exteriores. Isso é especialmente importante para arte digital, que pode exigir muito do processador e GPU, consumindo mais energia.

O carregamento rápido é outro recurso que desempenha um grande papel. Os tablets têm baterias maiores do que os smartphones e pode demorar um pouco para que seu dispositivo fique totalmente carregado. O carregamento rápido reduz drasticamente o tempo de carregamento, mas esse recurso costuma estar presente apenas em tablet mais caros.

 

Caneta Stylus

Uma das coisas mais importantes que você deseja em sua caneta Stylus são os traços consistentes e confiáveis. Se a caneta tiver problemas básicos como instabilidade de traço, você terá dificuldade em desenhar coisas. A S-Pen que vem com os aparelhos Samsung é ótima em termos de consistência de linhas.

Em seguida na lista de características básicas vem a sensibilidade à pressão, que torna a linha mais espessa ou mais fina com base na pressão aplicada, simulando um lápis ou caneta comum. Algumas canetas Stylus vêm com suporte de inclinação, mas o aplicativo utilizado também deve ser compatível com esse recurso. Você deve verificar se o hardware e o software utilizado possui suporte a inclinação.

Muitas canetas vêm com um ou dois botões nas laterais que funcionam como um atalho, usado principalmente para alternar entre o pincel e a borracha. Alguns aplicativos permitem remapear esses botões para ativar qualquer outro recurso de sua preferência.

Por último, mas não menos importante, algumas pontas são ativas, enquanto outras são passivas. A caneta ativa possui baterias que precisam ser carregadas. A caneta passiva não precisa ser carregada e não precisa de manutenção. A bateria da caneta ativa pode durar semanas com uma única carga, então ambas são igualmente boas.