Pular para o conteúdo

Melhores SSDs Externos para Macs e Macbooks

Os melhores SSDs externos para Macs te ajudam a manter arquivos pesados sempre disponíveis e backups em dia sem custar uma fortuna.

Embora seja possível atualizar o armazenamento interno em Macs ou MacBooks antes de realizar a compra, os computadores da Apple estão mais caros do que nunca e a atualização de seus componentes internos representaria um acréscimo de valor significativo.

Alguns modelos não podem ter seu hardware alterado antes ou depois da venda. Portanto, é mais econômico e prático comprar um armazenamento externo para atender às suas necessidades de armazenamento, backup e transferência de arquivos.

Produto

Descrição

Preço

ssd externo para macs sandisk

SSD Portátil Sandisk Extreme Pro

Melhor SSD externo para Macs

USB Tipo-C 3.2

Leitura: até 2000 MB/s

Gravação: até 2000 MB/s 

ssd externo para macs samsung

SSD Portátil Samsung T7


Melhor custo-banefício

USB Tipo-C 3.2

Leitura: até 1.050 MB/s

Gravação: até 1.000 MB/s 

ssd externo para macs netac

SSD Portátil Netac Z Slim


Melhor SSD externo profissional para Macs

USB Tipo C 3.2

Leitura: até 500 MB/s

Gravação: 450 MB/s

ssd externo para mac WD SE element

SSD Portátil WD Elements SE

Melhor SSD externo barato para Macs

USB Tipo A

Leitura: até 400 MB/s

Gravação: 400 MB/s

ssd externo para mac kingston SX2000

SSD Portátil Kingston SX2000

SSD externo mais compacto Para Macs

USB Tipo C 3.2

Leitura: até 2000 MB/s

Gravação: 2000 MB/s

melhor ssd portatil para macs
Mateus Schneider

Mateus Schneider | Consultor

Mateus Schneider é formado pela UTF-PR em Engenharia de Materiais e atua como consultor do Guia de Compra. Ele utiliza sua experiência profissional na indústria para analisar hardwares, ferramentas e acessórios automotivos.

Um bom SSD ou disco rígido externo para o seu Mac permite expandir o armazenamento sem ter que desembolsar muito dinheiro e transportar seus arquivos para qualquer lugar. Nesse artigo vamos analisar unidades SSDs (unidades de estado sólido) compatíveis com Mac.

Todos os SSDs analisados também são compatíveis com Windows 7 e posterior. Apesar de discos rígidos (HDs) portáteis oferecerem um espaço de armazenamento maior e serem mais baratos, eles são lentos e mais frágeis quando comparados aos SSDs e não entraram para nossa lista.

Existe uma opção de armazenamento externo para Macs ideal para cada usuário. Aqui estão nossas principais recomendações de SSDs externos para Macs, iMacs e Macbooks, juntamente com uma explicação detalhada sobre os aspectos técnicos relacionados a esse periférico e como aproveitá-lo ao máximo.

Melhores SSDs externos para Macs e Macbooks

  1. Sandisk Extreme Pro
  2. Samsung T7
  3. Netac Z Slim
  4. WD Elements SE
  5. Kingston SX2000

Nós escolhemos cinco opções de SSDs portáteis compatíveis com dispositivos Apple com base no preço, velocidade de transferência e qualidade construção.

Não importa se você quer uma unidade baratinha para fazer backups eventuais ou é um profissional que lida com arquivos pesadíssimos diariamente, um dos SSDs abaixo vai te atender perfeitamente.

1° Melhor SSD Externo Para Macs – Sandisk Extreme Pro

ssd externo para macs sandisk

1TB, 2TB, 4TB e 5TB | USB Tipo-C 3.2 | Leitura: até 2000 MB/s | Gravação: até 2000 MB/s 

Prós:

  • Resistente a poeira e água padrão IP55
  • Maior quantidade de tamanhos para escolher
  • Melhor desempenho entre todos os SSDs portáteis testados

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Portátil, seguro e fácil de usar, o SSD SanDisk Extreme PRO é uma opção sólida para armazenamento externo profissional. Ele é capaz de lidar com transferências de arquivos de 10 GB ou mais em poucos segundos.

O SanDisk Extreme PRO tem uma aparência única e funcional, sendo compacto o suficiente para ser levado no bolso e uma textura altamente aderente. O hardware interno e o seu desempenho também deve agradar fotógrafos e editores, especialmente os que trabalham em campo.

Seu tamanho compacto significa que ele pode ser levado para qualquer lugar, e para melhorar ainda mais a sua portabilidade ele possui um buraco especial para permitir que seja colocado em um chaveiro ou mosquetão. Ele tem classificação IP55 para proteção contra poeira e água para sobreviver a qualquer ambiente

A unidade vem pré-carregada com SanDisk Security para Mac e PC. Você pode proteger o SSD com senha e criptografia de hardware de 256 bits. É um fator importante para um SSD projetado para ser levado para ambientes externos, onde os seus dados precisam de um alto grau de proteção.

A SanDisk promete velocidades de transferência de até 2000 MB/s. Naturalmente, a experiência no mundo real é diferente dos testes de referência idealizados. Mesmo assim as velocidades de transferência e leitura de arquivos pesados chegaram bem próximas a esses números nos nossos testes.

Se você estiver procurando por um drive de armazenamento externo resistente, seguro e portátil para o seu dispositivo Apple, especialmente para uso profissional, o SSD Extreme PRO da SanDisk é a nossa maior recomendação.

Confira o melhor preço!


2° Melhor SSD Externo em Custo-Benefício Para Macs – Samsung T7

ssd externo para macs samsung

500GB, 1TB e 2TB | USB Tipo-C 3.2 | Leitura: até 1.050 MB/s | Gravação: até 1.000 MB/s 

Prós:

  • Pequeno, leve e resistente
  • Mantém os arquivos protegidos com criptografia de ponta
  • USB tipo C e tipo A já incluso na embalagem

Contras:

  • Garantia um pouco mais curta do que os concorrentes

Compre Online!

O SSD T7 da Samsung é um drive externo compacto, com segurança de ponta e um chassi de alumínio resistente. O Samsung T7 é um pequeno e prático dispositivo de armazenamento com um desempenho veloz e a capacidade de manter seus dados protegidos.

No lado de fora, ele é um retângulo de alumínio com bordas arredondadas, com o comprimento e a largura de um cartão de crédito, embora consideravelmente mais espesso e pesado. É um SSD fácil de transportar. As opções de cores incluem cinza, azul e vermelho.

O T7 possui uma porta USB tipo C (padrão USB 3.2 Gen 2) em uma das extremidades. Se você tiver um desktop, notebook ou dispositivo inteligente feito nos últimos cinco anos com uma porta USB 3.x ou Thunderbolt 3, pode esperar um desempenho de altíssima velocidade com o Samsung T7.

Este SSD vem pré-formatado no formato de arquivo exFAT, o que significa que deve funcionar com Windows, macOS e Android sem qualquer reformatação necessária por parte do usuário. Você terá que instalar o software Samsung Portable SSD para definir uma senha e proteger o drive com criptografia de ponta.

Os instaladores para as versões Windows e Mac do software já vêm pré-carregadas no SSD, e estão presentes nas lojas de aplicativos no seu celular. O SSD usa criptografia de hardware AES 256-bit para manter os dados seguros contra acesso não-autorizado.

O Samsung T7 suporta o protocolo de transferência de dados NVMe para acessar SSDs através de um barramento PCI Express, o que ajuda a garantir taxas de transferência rápidas. As velocidades de transferência e gravação chegaram bem próximas as indicadas pela fabricante em nossos testes.

Confira o melhor preço!


Confira também: Melhores Macs para editar vídeos, Melhores mouses para Mac e Melhores mouses portáteis para viagem.

3° Melhor SSD Externo Profissional Para Macs – Netac Z Slim

ssd externo para macs netac

500GB, 1TB e 2TB | USB Tipo C 3.2 | Leitura: até 500 MB/s | Gravação: 450 MB/s 

Prós:

  • Design ultra-portátil
  • É um SSD portátil barato e bem construído
  • Bom equilíbrio entre preço e velocidade

Contras:

  • Velocidades mais lentas do que as opções acima

Compre Online!

Se você precisa de um SSD externo que funcione bem em Macs e não vai lidar com arquivos gigantescos, o Netac Z Slim é uma ótima opção de baixo custo para uso casual. É um SSD pequeno, leve e de baixo custo para quem não lida com arquivos enormes constantemente.

Ao contrário de muitos outros fabricantes, que projetam SSDs externos usando um M.2 NVMe de tamanho completo, a Netac optou por um design menor e mais leve em troca de velocidades mais lentas. É um SSD altamente portátil e com desempenho adequado para o dia-a-dia.

A construção física do Netac Z Slim é sólida e elegante, sendo umas das menores da lista. As temperaturas também não são um problema, a unidade fica ligeiramente quente ao toque mesmo durante transferências pesadas.

Graças à sua rápida interface USB 3.2 Gen 2 Tipo C, as velocidades de gravação e leitura chegam bem próximas aos 400 MB/s ao copiar apenas um único arquivo de cada vez, que é o cenário de uso mais comum para um SSD portátil. Ao copiar vários arquivos de uma só vez, as velocidades ficam um pouco mais lentas.

Para uso não-profissional, como transferência de fotos de família ou músicas, ou para arquivos que pesam até 50 GB, o Netac Z Slim é uma ótima opção de SSD externo barato. Ele oferece um grande espaço de armazenamento custando pouco.

Confira o melhor preço!


Você também pode se interessar por: Melhores SSD M.2 e Melhores armazenamentos RAID Thunderbolt.

4° Melhor SSD Externo Barato Para Macs – WD Elements SE

ssd externo para mac WD SE element

480GB, 1TB e 2TB | USB Tipo-A | Leitura: até 400 MB/s | Gravação: 400 MB/s 

Prós:

  • Compacto e leve
  • Garantia extensa
  • Resiste a quedas de até 2 metros

Contras:

  • Utiliza USB tipo A ao invés do mais moderno USB Tipo-C

Compre Online!

O SSD externo portátil Western Digital Elements SE não é particularmente rápido, mas custa pouco, é um pouco maior do que uma caixa de fósforos, possui resistência a quedas e uma garantia de três anos. A maioria dos usuários não precisa de velocidades extremas, então esse SSD portátil da WD é uma excelente escolha.

O que mais chama a atenção neste SSD portátil é o seu tamanho. O WD Elements SE tem o tamanho de três pen drives postos lada-a-lado, e é ainda mais fino. Ele cabe em qualquer bolso e tem resistência contra impactos de até 2 metros. É o segundo menor SSD externo da nossa lista.

Embora seja possível formatar o WD Elements SE como desejar, ele chegou pré-formatado com exFAT, portanto, é compatível com Windows e macOS imediatamente, sem precisar que o usuário faça qualquer procedimento.

É na velocidade de transferência de dados que se nota a diferença entre este SSD portátil e outros SSD portáteis concebidos para o desempenho vistos acima. As especificações não chegam a impressionar, mas ele claramente foi projetado para transferências eventuais e como backuo externo.

Na vida real, copiar um arquivo de 1 GB de um MacBook Pro para o Elements SE levou cerca de 5 segundos. Não é motivo para reclamar, a não ser que você lide com arquivos muito maiores regularmente.

Um ponto negativo é que a Western Digital insiste em usar o USB Micro-B nos seus drives. Ele vem com um pequeno cabo com USB Tipo-A, mas se seu Mac só possuir portas USB-C você vai precisar comprar um cabo adaptador separadamente. É um incômodo, mas pode compensar o preço baixo da unidade.

Confira o melhor preço!


Procurando uma maneira mais simples de armazenar arquivos? Veja o nosso Top 7 – melhores pen drives.

5° Melhor SSD Externo Portátil Para Macs – Kingston SX2000

ssd externo para mac kingston SX2000

500GB, 2TB e 4TB | USB Tipo C 3.2 | Leitura: até 2000 MB/s | Gravação: 2000 MB/s 

Prós:

  • Menor e mais portátil de toda a lista
  • Boas velocidades de leitura e gravação
  • Ótimo equilíbrio entre preço e desempenho

Contras:

  • Não é o mais rápido entre os SSDs de 20 Gbps

Compre Online!

o XS2000 da Kingston é o menor SSD externo dessa lista e tem um desempenho de 20 Gbps. Também está disponível na capacidade de 4TB se você precisar de muito espaço de armazenamento. Ele tem um alto desempenho em um tamanho minúsculo, sendo um pouco maior do que um pen drive tradicional.

Inclui um conector Tipo C e uma capa emborrachada (embalada separadamente) para proteção adicional contra impactos. A unidade utiliza o padrão USB 3.2 2×2, também conhecido como SuperSpeed USB 20 Gbps.

Os componentes internos são NVMe, uma vez que o SATA não seria capaz de oferecer nem de perto o desempenho que o XS2000 alcança. Ele é um dos SSD externos mais rápidos disponíveis no país, sendo apenas um pouco mais lento do que a opção da SanDisk analisada acima durante testes.

O XS2000 da Kingston não é o SSD de 20 Gbps para Macs mais rápido do mundo, especialmente na gravação de dados, mas isso é comparável a dizer que ele não é o Corvette mais rápido. Em comparação com as unidades de 10 Gbps ele é tem desempenho extremamente notável, especialmente para transferir arquivos com mais de 5GB.

Na nossa opinião, é suficientemente rápido para profissionais. Especialmente porque as gravações contínuas são geralmente as operações menos comuns. Ele também ganha nesse nicho em relação ao tamanho extra compacto e ao preço, que é relativamente barato quando se leva em conta o desempenho.

O Kingston XS2000 é suficientemente rápido para tarefas pesadas enquanto cabe facilmente em qualquer bolso e está disponível com uma capacidade de até 4TB. Tudo isto sem gastar muito, o que o torna uma opção viável para profissionais e para consumidores casuais.

Confira o melhor preço!


Confira também: Melhores Teclados Bluetooth e Top 5 Fones com Cancelamento de Ruído Ativo.

Sistema de arquivos

Antes de chegarmos ao Thunderbolt, precisamos abordar um aspecto básico das unidades de armazenamento que sempre afetou a sua compatibilidade e provavelmente sempre afetará: o sistema de arquivos.

O sistema de arquivos de uma unidade externa é o fator mais importante que determina se ela é ou não utilizável por Macs, PCs com Windows ou ambos.

Começando com o macOS High Sierra, a Apple abandonou seu venerável sistema de arquivos Mac OS Extended, comumente abreviado como HFS+, e mudou para um sistema de arquivos totalmente novo.

Ele é simplesmente chamado de Apple File System (APFS) e é o primeiro formato a ser usado tanto em Macs quanto em dispositivos iOS.

Há vários benefícios na substituição do HFS+ pelo APFS, incluindo maior segurança graças à criptografia nativa, mas a coisa mais importante a ser observada para quem precisa comprar uma unidade externa é a compatibilidade com versões anteriores.

ssd externo para macs

Qualquer unidade formatada com HFS+ funcionará bem com um Mac que esteja executando o OS High Sierra ou posterior.

No entanto, nem o Apple File System nem o HFS+ funcionam com o Windows. Se você planeja usar sua unidade externa com computadores que executam os dois sistemas operacionais, considere formatar sua unidade com o sistema de arquivos exFAT.

Você não terá a segurança e a eficiência do APFS, mas terá a conveniência de poder transferir arquivos entre o Windows e o macOS simplesmente conectando e desconectando sua unidade de armazenamento.

Apesar de existirem ótimas opções de unidades externas formatadas com APFS de fábrica, a maioria ainda utiliza formatos compatíveis com Windows. Isso não é um problema pois você pode facilmente limpar e reformatar a maioria das unidades externas.

Se você realmente gosta de uma unidade de armazenamento externo formatada para Windows (que geralmente vem pré-formatada no formato NTFS), você pode usar o Utilitário de Disco no macOS para reformatá-lo para APFS.

Algumas unidades externas altamente especializadas podem não funcionar com Macs, mesmo que estejam formatadas corretamente, mas os consumidores que procuram espaço extra simplesmente para armazenar backups ou grandes coleções de vídeos dificilmente terão contato com elas durante sua pesquisa.

Precisa de um notebook novo? Confira os Melhores notebooks para programadores e Melhores notebooks para edição de mídias.

Armazenamento: SSDs vs. HDs

Depois de escolher um sistema de arquivos, você precisa determinar qual mídia de armazenamento deseja: disco de estado sólido (SSD) ou disco rígido (HD). Cada um tem suas vantagens e desvantagens e, ao contrário do sistema de arquivos, o tipo que você compra é o tipo com o qual você fica preso por toda a vida útil da unidade.

Uma unidade de estado sólido (SSD) oferece acesso rápido aos seus dados porque armazena os bits em um tipo de memória flash digital ao invés de um disco. Os SSDs geralmente são menores e mais leves do que as unidades externas giratórias, o que também se deve à falta de peças móveis.

Seu tamanho pequeno significa que eles podem caber no bolso de uma jaqueta ou calça, o que os torna uma escolha melhor se você estiver procurando por uma unidade externa portátil que você carregará com você com frequência.

ssd portatil para macbook

Uma grande desvantagem, no entanto, é que eles são mais caros. Um SSD costuma sair pelo dobro ou triplo do preço de um disco rígido com o mesmo espaço de armazenamento. SSDs externos também têm limites de capacidade mais baixos, com a maioria das unidades voltadas para consumidores chegando a apenas 2 TB.

É bem menos espaço do que disco rígidos voltados para consumidores oferecem, que são fáceis de encontrar mesmo em capacidades superiores a 10 TB para unidades internas de desktops ou até 6 TB para unidades portáteis.

Para profissionais de mídia que armazenam e editam muitas filmagens, fotos, áudios ou arquivos de modelagem, vale a pena considerar apenas unidades SSD na sua pesquisa, pois a maior velocidade de leitura e gravação faz uma enorme diferença na hora de trabalhar com qualquer tipo de arquivo pesado.

Por outro lado, se você deseja comprar uma unidade externa principalmente para fazer backup de seus arquivos (o que você definitivamente deve fazer rotineiramente), e você raramente irá a levar de um lugar para o outro, uma unidade de disco rígido externo funcionará bem.

Para usuários casuais, a velocidade menor de transmissão de dados não será notada, e o preço menos também é um grande atrativo.

hd externo ssd para macbook e imacs

Os disco rígidos portáteis são baseados nos discos rígidos de 2,5 polegadas usados em notebooks. Alguns modelos portáteis mais antigos são baseados nas unidades de 3,5 polegadas, mais robustas e espaçosas usadas em PCs de mesa de tamanho normal e que requerem sua própria fonte de alimentação CA.

Obviamente o último tipo não é uma opção muito prática, o ideal é que o disco rígido portátil consiga toda a sua energia através da porta utilizada. E é exatamente sobre isso que nós falamos na próxima sessão.

Portas: Thunderbolt vs. USB-C

Então, para recapitular: unidades de estado sólido externas são mais rápidas e menores (tanto fisicamente quanto em termos de armazenamento oferecido), mas também são mais caras, enquanto os discos rígidos externos oferecem um armazenamento maior e mais barato enquanto sacrificam a velocidade.

Mas o que acontece quando você coloca outra variável na mistura: a conexão entre o armazenamento portátil e seu Mac? Como você deve ter adivinhado, a resposta depende das suas prioridades.

Todo computador e notebook da Apple atual vem com portas USB tipo C ovais compatíveis com velocidades Thunderbolt. A maioria dos notebooks voltados para programação e desenvolvimento também possuem USB tipo C.

Os modelos de MacBook Pro lançados em 2021 vêm com a interface Thunderbolt 4 mais recente, enquanto outros Macs recentes usam o Thunderbolt 3 mais antigo. Ambos têm a mesma taxa de transferência máxima máxima de 40 GBps, muitas vezes a velocidade das portas USB-C normais.

Infelizmente, você não encontrará muitas unidades de armazenamento externo compatíveis com Thunderbolt 3 no mercado, e menos ainda que suportem Thunderbolt 4. Existem até algumas unidades específicas para Mac ainda vendidas com conectores USB 3.0.

Além disso, as unidades compatíveis com Thunderbolt ainda podem ser limitadas pela taxa de transferência máxima da própria unidade, ou seja: elas nem sempre atingirão a capacidade teórica máxima suportada pela interface Thunderbolt.

Até recentemente, a maioria dos SSDs externos chegavam a cerca de 600 MBps, por exemplo, devido aos tradicionais tipos de barramento usados pelas unidades dentro do chassi.

Isso é mais do que rápido o suficiente para backups e transferências ocasionais de arquivos de vários gigabytes, mas é muitas vezes menor que a taxa de transferência máxima do Thunderbolt. No entanto, esse teto de velocidade está aumentando.

melhores ssd externos para mac

Embora os SSDs externos mais antigos tenham sido limitados pelos componentes internos (geralmente uma unidade e um controlador usando o barramento Serial ATA mais antigo dentro da unidade), as unidades mais recentes usam outros componentes mais novos, com base em unidades PCI Express usando o protocolo NVMe.

Esses tipos de componentes em unidades mais recentes ajudam o Thunderbolt a atingir mais de seu potencial de velocidade. Isso significa velocidades máximas de gravação e leitura na faixa de 1.000 MBps a 3.500 MBps.

Você pode insistir no suporte Thunderbolt se souber que precisa de toda a velocidade possível, mas uma unidade USB-C será uma escolha melhor se você estiver mais preocupado com o preço ou precisar usar o armazenamento externo com Windows.

Em qualquer caso, se a sua unidade externa não possuir o conector necessário, você pode utilizar um adaptador, mas dependendo de cada tipo a velocidade de leitura e gravação pode ser limitada.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor-ssd-portatil-para-macs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *