Pular para o conteúdo

Gravar Vídeos para o Youtube: o que Você Precisa Saber

Fazer vídeos para o YouTube é muito divertido e pode até render uma grana, mas pode ser bem complicado no início. A boa notícia é que esse é um dos maiores mercados do mundo e existe audiência para todo tipo de vídeo.

Seja comentado jogos, mostrando o seu dia-a-dia ou ensinando alguma habilidade, há espaço para todo os criadores de conteúdo. Nosso guia irá ajudá-lo a entender um pouco melhor a parte técnica, antes de entrar de cabeça nesse mundo de codecs, taxas de upload e compressões.

A verdade sobre vídeos 1080p / 60 FPS

A resolução de 1080p e 60FPS o fator predominante na guerras de consoles dessa geração, e até mesmo a indústria de captura de vídeo está correndo atrás desse padrão.

Quase todos os dispositivos de captura de vídeo possuem capacidade para gravar 1080p / 60FPS nos dias de hoje, mas eles não lhe dizem algo realmente importante – gravando jogos em 1080p / 60FPS em um bitrate que realmente mantém a qualidade de vídeo resulta em arquivos de vídeo insanamente enormes.

Esses enormes arquivos colocam uma enorme pressão sobre seu equipamento de edição, e esqueça de colocar esse vídeo em qualquer site a menos que você tenha uma velocidade de upload realmente boa.

Eles também não dizem que, quando você faz o upload do seu vídeo para o YouTube, ele é comprimido e encolhido para uma taxa de bits muito menor para salvar banda e espaço.

O YouTube faz coisas adicionais para fazer o vídeo comprimido parecer melhor quando você assiste, então nem tudo está perdido, mas ainda é um grande hype para algo que o YouTube vai piorar na hora que alguém for assistir o vídeo.

O streaming no Twitch também possui uma taxa de bits máxima de 3500, que é muito baixa, especialmente se você estiver transmitindo em 1080p / 60FPS.

Antes de pensar em qual dessas configurações funciona melhor para o seu tipo de vídeo, é bom sabor qual é a capacidade máxima do aparelho de gravação que você está usando, seja um celular ou seja uma DSLR profissional.

Hoje em dia, a maioria das câmeras é capaz de gravar 1080p / 60FPS. Caso você precise trocar de equipamento, confira nossa seleção de câmeras para Youtube.

Resumidamente, sua gravação não vai manter a altíssima resolução e taxa de bits depois que for enviada para o Youtube, então é melhor pensar bem se toda essa qualidade é realmente necessária.

O que é bitrate?

A taxa de bits, ou bitrate, é a quantidade de dados de que cada segundo de um vídeo é feito. Quanto maior a taxa de bits e, portanto, mais dados que são usados para apresentar uma imagem, melhor a qualidade da imagem.

Mais dados significam maiores tamanhos de arquivo. A resolução 1080p tem substancialmente mais dados envolvidos do que a resolução 720p, porque ele usa um número muito maior de pixels totais.

E porque ele usa mais pixels, você precisa de uma taxa de bits mais alta para mostra-lo na maior qualidade possível. Quando você adiciona 60FPS, a quantidade de dados aumenta consideravelmente mias uma vez.

Com altas taxas de bits, alta resolução e todos os outros aspectos que aumentam muito a qualidade de um vídeo, estamos falando de tamanhos de arquivo que ultrapassam vários gigabytes em apenas 15 minutos de vídeo, apenas para lhe dar um exemplo.

Alta qualidade cobra um preço caro

Quando você deseja iniciar um canal do YouTube de gameplays e let’s plays, você realmente precisa pensar sobre todas essas coisas. Você tem um computador decente com o qual você vai editar os vídeos?

Os grandes arquivos demoram mais para processar e codificar, de modo que um bom computador torna isso mais rápido. Além de um dispositivo de captura de vídeo decente, a gravação em alta resolução e alta taxa de bits também requer um computador decente.

Existe outro fator muito importante: você tem uma velocidade de upload boa o suficiente para transmitir esse arquivo para o Youtube? Fazer grandes vídeos não vale a pena se demorar alguns dias para envia-los para internet.

A última coisa que você tem a considerar é o editor de vídeo que você vai usar. Editores básicos ou gratuitos fazem um trabalho muito ruim com um vídeo de alta qualidade, então você perderá parte daquela qualidade de imagem que lutou tanto para conseguir.

O ideal para cada situação

No entanto, mesmo se você não tiver uma velocidade de upload altíssima, uma plataforma de edição de vídeos poderosa e um software de edição de vídeo caro, você ainda pode fazer ótimos vídeos, então não se desanime se você não quiser gastar um monte de dinheiro em equipamentos novos.

Se você está fazendo um canal de let’s play, por exemplo, seus comentários e sua personalidade devem ser o foco, então, o vídeo só precisa ter uma qualidade boa o suficiente. Você pode gravar em 720p / 30FPS em uma taxa de bits razoável e ninguém vai se queixar, isso torna todo o processo de edição e transmissão muito mais fácil e leve.

Se o seu objetivo é exibir algo visualmente incrível, e todo o ponto é impressionar as pessoas com os gráficos, então, obviamente você precisará gravar em configurações mais altas. Pense sobre o seu público-alvo e o que deseja exibir, e decida sobre as configurações a partir daí.

Uma coisa que vale a pena notar é que diferentes tipos de jogos exigem taxas de bits diferentes.

Você pode gravar jogos mais antigos e de emuladores com taxas de bits muito menores do que os jogos modernos, por exemplo, porque não há tantos detalhes na tela ou tanto movimento.

Para jogos modernos com coisas mais detalhadas na tela que estão constantemente mudando e se movendo, você precisa de uma taxa de bits maior.

Se você não tiver uma taxa de bits suficientemente alta, o vídeo acabará com muitos artefatos (aquelas coisas quadradas distorcidas que aparecem em alguns vídeos) porque não há dados suficientes para que tudo pareça suave.

Por exemplo, você precisaria de uma taxa de bits mais alta para fazer com que o Geometry Wars 3 ou Street Fighter V aparente uma boa qualidade em comparação com um jogo como Castlevania III ou Papers, Please.

Os números exatos são difíceis de especificar pois cada jogo funciona melhor com um padrão diferente. Um jogo antigo, de 2005 pra baixo, pode ficar abaixo dos 720p, 30 FPS e taxa de bits de 3.500, jogos mais novos precisam pelo menos de um padrão igual ou superior ao desses números.

Saiba com o que o seu equipamento pode lidar e o tamanho dos arquivos que você pode enviar e experimente um pouco.

Hardware de captura de vídeo

Antes de mais nada, pense bem se você realmente precisa de um aparelho dedicado a gravação de vídeos. O gasto com um dispositivo de captura de vídeo pode ser melhor gasto em uma CPU com mais núcleos que aguente rodar um programa de captura de vídeo e um jogo ao mesmo tempo bem.

O OBS Studio é o melhor software de gravação de vídeo, extremamente configurável e de código aberto (leia-se “totalmente gratuito”), apesar de ser difícil de usar no começo.

Um ponto-chave desta discussão é o hardware de captura de vídeo que você usa. Na maioria dos casos, todos produzem praticamente a mesma qualidade de vídeo final quando você usa as mesmas configurações entre eles, então você ficará feliz com a qualidade da imagem que você conseguiu, independentemente do aparelho que você comprar.

Alguns capturam taxas de bits máximas mais altas do que outras, mas, como mencionei acima, as taxas de bits máximas não são realmente necessárias para os vídeos do YouTube.

O conjunto de recursos que cada dispositivo de captura oferece deve ser o que, em última instância, ajuda você a decidir qual deles comprar. Você quer um com um modo livre de PC para que você não precise conectá-lo a um notebook ou computador para gravar?

Você quer que ele seja alimentado por USB ou por uma tomada? Você deseja gravar apenas usando as saídas HDMI, ou você também precisa de entradas de vídeo componente? Gostaria de armazenar os vídeos em cartões SD ou pen drives?

Alguns dispositivos, como o Elgato Game Capture HD60, também exigem especificações mais altas para gravar adequadamente, então considere isso também (embora a maioria dos dispositivos de captura de vídeo mais populares funcione bem em uma máquina mediana).

Se sua máquina não é boa o suficiente para editar e configurar vídeos na qualidade que você precisa, leia nosso artigo sobre como montar uma máquina de edição de vídeo boa e barata.

Essa configuração serve muito bem para jogos, então ela serve para quem grava usando programas e para quem grava usando dispositivos de captura de vídeo dedicados.

Software de edição

O software de edição também é importante. Enquanto você pode fugir dos gastos usando algo grátis, é preciso escolher muito bem, pois a maioria não mantém a qualidade final do vídeo ou possui os recursos de um editor premium, como o Adobe Premiere ou outros produtos pagos.

Apenas seja avisado, um bom editor de vídeo irá custar-lhe caro. Além disso, enquanto muitos dos dispositivos de captura realmente vêm com software de edição, a qualidade deles varia bastante, então, enquanto você pode confiar nele por um tempo, você precisará atualizar para algo melhor, eventualmente.

Se você precisa usar um editor grátis, o Lightworks provavelmente é a melhor opção, ele suporta vídeos em até 4K, mas é um tanto complicado de se mexer e não possui todos os recursos esperados de um software pago.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
AVerMedia Live Gamer Portable 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *