Selecionamos as cinco melhores soundbars com Dolby Atmos que elevam o som da sua TV ao mais alto nível de imersão! Independentemente do seu orçamento, espaço e requisitos de recursos, encontramos o soundbar Dolby Atmos ideal para sua TV.
A maioria das pessoas não tem espaço, dinheiro ou paciência de montar um sistema completo de home theater em casa. É aí que entra um soundbar compatível com Dolby Atmos — ele oferece um áudio mais evolvente e realista usando um único aparelho e uma única conexão.
Produto | Detalhes | Preço |
Soundbar JBL MultiBeam 5.0 | Melhor soundbar barato com Dolby Atmos | |
Soundbar Polk Signa S4 | Melhor custo-benefício | |
Soundbar Sony HT-G700 | Melhor soundbar com Dolby Atmos para TVs antigas | |
Soundbar Bose 600 | Experiencia mais imersiva | |
Soundbar Sony HT-A7000 | Ideal para músicas |
Anderson Ribeiro | Consultor
Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.
Mateus Schneider | Consultor
Mateus Schneider é formado pela UTF-PR em Engenharia de Materiais e atua como consultor do Guia de Compra. Ele utiliza sua experiência profissional na indústria para analisar hardwares, ferramentas e acessórios automotivos.
Ela não será capaz de recriar o efeito de ter onze alto-falantes dedicados em sua sala, mas é incrível o grau em que um bom soundbar pode transformar sua diversão com filmes, programas de TV e até mesmo música em casa.
Se ter um som claro e potente na sua TV é algo te interessa, nós selecionamos os melhores soundbars Dolby Atmos que você pode comprar atualmente, escolhidas a dedo entre as inúmeras que testamos nos últimos anos.
Melhores Soundbars com Dolby Atmos
- Soundbar JBL MultiBeam 5.0
- Soundbar Polk Audio Signa S4
- Soundbar Sony HT-G700
- Soundbar Bose Smart 600
- Soundbar Sony HT-A7000
Clique no link acima para ir direto para a análise detalhada de cada soundbar.
Cada um dos cinco soundbars que nós do Guia de Compra selecionamos é compatível com Dolby Atmos. Claro, essa é o requisito obrigatório, mas também levamos em conta outros recursos como quantidade de drives, tipos de entradas disponíveis, preço, tecnologia de upscalling de conteúdo estéreo e outros fatores.
1° Soundbar JBL MultiBeam 5.0
Prós:
- Excelente qualidade de som, especialmente para filmes
- Diversos recursos de streaming
- Duas entradas HDMI
- Design compacto
Contras:
- Sem aplicativo próprio
- Poucas funções incluídas no controle
A JBL é uma das marcas mais conhecidas do setor e geralmente oferece produtos com bom som e boa relação custo-benefício. O JBL Bar 5.0 Multibeam é um soundbar bastante compacto e barato que oferece um som potente mesmo com o seu tamanho pequeno.
É um soundbar que oferece uma experiência de som surround com Dolby Atmos (virtual) e a tecnologia patenteada de formação de feixes da JBL chamada MultiBeam. Por ser virtual, o efeito surround não é tão realista quanto nos aparelhos analisados abaixo, não existem soundbars nessa faixa de preço com Dolby Atmos “real”.
O novo JBL Bar 5.0 MultiBeam possui quatro subwoofers passivos para graves profundos, apesar de não serem tão impactantes quanto um subwoofer dedicado é capaz de oferecer. Há também cinco drivers ativos em seu interior, três deles voltados para a frente e dois voltados para as laterais.
Esse modelo não vem com um subwoofer sem fio; por isso, todos os alto-falantes estão integrados no corpo do soundbar. Os graves são satisfatórios para um soundbar tão barato, mesmo sem um subwoofer externo, o que faz desse aparelho uma ótima opção para quem busca uma solução que economize espaço, mas não comprometa o som.
A barra é muito compacta, com uma largura de 71 cm, para que você possa colocá-la em um móvel estreito e é adequada para TVs com dimensão de 40 polegadas ou mais. Infelizmente não há um aplicativo dedicado para gerenciar as funções do aparelho, como é comum em alto-falantes Bluetooth dessa marca.
O Bar 5.0 Multibeam vem com uma porta HDMI eARC na parte traseira para conexão a uma TV e uma entrada HDMI para transmitir um sinal de vídeo 4K da unidade para a TV. Ele também tem uma porta de áudio digital óptica, uma porta USB e uma porta Ethernet (bem rara em soundbars).
Para conectar a soundbar à TV via HDMI, certifique-se de que o cabo esteja ligado à entrada ARC da TV. Se você tiver uma TV mais antiga e sem uma conexão HDMI ARC, será preciso conectá-la por meio de um cabo óptico.
É possível controlar algumas funções com a voz, usando o Google Assistant e a Alexa se você tiver um dispositivo compatível, como uma TV com Alexa integrada. Essa soundbar não tem um assistente inteligente integrado, portanto, você não pode enviar comandos diretamente para ela.
A configuração 5.0 apresenta um canal central separado, permitindo que o diálogo seja reproduzido com mais clareza e precisão. O canal central dedicado e a faixa média balanceada tornam as vozes claras e precisas em filmes, seriados e TV ao vivo.
Isso é especialmente útil para filmes, mas também para ouvir podcasts e audiolivros do seu celular no soundbar. Ao usar esse canal central para diálogos, notamos que ele separa claramente as conversas do restante da mixagem de efeitos e música.
O soundbar Multibeam não foi projetado para músicas, cumprindo um papel apenas aceitável nessa parte. Testando com algumas faixas sem perdas do Deezer e shows em DVD, o soundbar adiciona uma certa profundidade ao áudio, mas bem menos do que ao usar um monitor de áudio dedicado.
Em nossa opinião, o JBL Bar 5.0 Multibeam oferece graves “normais”, pois não requer um subwoofer dedicado e tem dimensões muito compactas. Em comparação com outros soundbars de tamanho semelhante, esse modelo, sem dúvida, tem bons graves, mas não vai agradar audiófilos.
Ela tem um modo de controle automático de volume para equilibrar qualquer diferença entre o volume de programas (incluindo aquelas propagandas propositalmente mais altas do que o conteúdo).
Essa soundbar oferece decodificação Dolby Atmos com processamento virtual. Esse fator oferece uma experiência muito mais envolvente e cinemática para conteúdos certificados. Mas, por ser virtualizado, o desempenho não é tão perfeitamente realista quanto nos soundbars mais caros abaixo.
Com isto dito, o Multibeam é uma forma extremamente simples de tornar sua experiência muito mais cinemática com quase nenhum trabalho da sua parte. É um soundbar com Dolby Atmos barato e compacto, que cabe em qualquer ambiente e qualquer bolso.
Você também pode se interessar por: Melhores TVs com 120Hz Real
2° Soundbar Polk Audio Signa S4
Prós:
- Conexão HDMI eARC
- Subwoofer fornece graves críticos
- Três níveis de aprimoramento de diálogo
- Canais 3.1.2
Contras:
- Não pode ser emparelhado a assistentes inteligentes
- Controle remoto básico
Embora a série Signa seja uma série de nível básico de soundbars da Polk Audio, o Signa S4 é um dos aparelhos mais avançados disponíveis no Brasil. Ele conta com vários recursos sem fio e compatibilidade com vários padrões de áudio.
O Signa S4 é revestido com um tecido cinza escuro, o que dá ao produto um visual diferente dos outros soundbars mas sem chamar muito a atenção. Ele é mais extenso do que o Multibeam analisado acima, mas ainda pode ser considerado compacto e é bem fino.
A parte frontal tem saídas independentes para os canais esquerdo, central e direito, com tweeters de 1 polegada, unidades de médio alcance de 40 mm x 120 mm nos canais esquerdo e direito, e uma unidade de frequência total de 1 polegada no canal central.
Combinado com o subwoofer sem fio de 5,9 polegadas incluso, ele forma um verdadeiro sistema de Soundbar Dolby Atmos 3D com canais 3.1.2. É um sistema muito completo e versátil tanto para filmes quanto para música.
A conexão e a configuração também são muito convenientes. A porta HDMI do Soundbar suporta eARC e pode emitir som Dolby Atmos 3D por meio de feedback. Ela é especialmente adequada para as smart TVs mais recentes com portas HDMI com maior largura de banda e telas 8K.
Quando a TV reproduz mídias com som surround ou Dolby Atmos, geralmente através de apps para TV como Netflix e Disney+, o Soundbar pode emitir um som mais impactante e extenso por meio da conexão HDMI eARC, aprimorando o som de forma significativa sem ocupar portas adicionais.
Há também um subwoofer sem fio emparelhado com o alto-falante principal, para acomodar o uso em salas de estar pequenas e médias. O design dele também é fino, e seu tamanho pode ser descrito como “mini” em comparação com os subwoofers de home theater completos.
Não há dificuldade na instalação. O Signa S4 vem com um cabo HDMI e um cabo de fibra óptica digital. Os usuários só precisam conectar o soundbar e o subwoofer à fonte de alimentação e usar o cabo HDMI (ou cabo de fibra óptica caso o aparelho seja mais antigo) para conectá-los à TV.
A Signa S4 tem um desempenho muito bom em termos de vocais, graves e efeitos sonoros. Os vocais são particularmente tridimensionais e proeminentes, e é difícil acreditar que uma soundbar tão fina possa produzir tal efeito. Na verdade, a Signa S4 já apresenta esse desempenho em seu modo vocal padrão (VoiceAdjust na configuração mais baixa).
O woofer de 150 mm com disparo para baixo tem uma boa sensação de energia e, embora não seja tão chocante quanto um aparelho dedicado e maior, tem volume e impacto suficientes para qualquer tipo de conteúdo.
Com seus graves característicos e vocais proeminentes, o Signa S4 é especialmente adequado para uma extensa gama de usuários. Exceto para quem faz questão de ter acesso a assistentes inteligentes ou homekits, já que o soundbar tem poucas funções “smart”.
A Polk Audio claramente projetou esse aparelho de forma bem tradicional, uma conexão com fio a TV é basicamente a única maneira de usar o soundbar. Isso não é um problema por si só, mas pelo preço nós esperávamos mais opções de conexão ou emparelhamento.
Se você quer um soundbar versátil e potente, e não se importa em ter apenas o Bluetooth como conexão sem fio disponível, o Signa 4 é uma opção perfeita, capaz de melhorar qualquer conteúdo com uma instalação muito simples.
3° Soundbar Sony HT-G700
Prós:
- Excelente para conteúdo centrado em diálogos
- 7 modos de equalização
- Recurso de aprimoramento de diálogo
- Ajuste de volume automático
Contras:
- Sem correção de ambiente
- Modos pré-definidos do EQ são as únicas opções de ajuste
O Sony HT-G700 é um soundbar 3.1.2 com um subwoofer incluso dedicado. É compatível com todos os formatos de áudio comuns e oferece Dolby Atmos para todos os amantes de filmes, embora tenha que fazer downmix para estéreo, pois ele não tem canais surround.
Esse soundbar Sony HT-G700 tem um design elegante. A parte frontal tem uma bela grade de metal que protege os alto-falantes. A parte superior, as laterais e a parte traseira são feitas de plástico de boa qualidade, o que lhe confere uma ótima aparência geral.
O soundbar Sony HT-G700 suporta muitas conexões de entrada físicas modernas, como HDMI ARC, entrada Full HDMI, saída HDMI e entrada de áudio óptico. As opções HDMI disponíveis permitem que ele seja usado como um hub entre diferentes dispositivos.
Por meio de sua conexão HDMI ARC, esse soundbar suporta a maior quantidade de padrões de áudio, incluindo eARC, Dolby Atmos, Dolby Digital, Dolby Digital Plus, DTS, DTS:X (somente eARC), Dolby TrueHD (somente eARC), DTS-HD MA (somente eARC) e 5.1 PCM (somente eARC).
Quanto à conexão HDMI In, ele é compatível com Dolby Atmos, DTS:X, Dolby Digital, Dolby Digital Plus, DTS, Dolby TrueHD, DTS-HD MA e 5.1 PCM. No entanto, achamos um pouco decepcionante a falta de uma porta auxiliar para fones de 3,5 mm e de reprodução USB.
No que diz respeito à conexão sem fio, esse soundbar suporta apenas a reprodução via Bluetooth, o que também é de se estranhar pelo preço cobrado. Não há WiFi, suporte para Chromecast, Apple Airplay ou Amazon Alexa. Felizmente, ele se conecta sem fio ao subwoofer dedicado.
O soundbar Sony HT-G700 tem uma configuração de canais 3.1.2 com um subwoofer dedicado. Ela não vem com alto-falantes satélites, mas isso é de se esperar nessa faixa de preço, e eles podem ser incluídos mais tarde.
Ela tem uma resposta de frequência razoável, com os graves ligeiramente abaixo da média no modo “padrão”. No entanto, fica muito melhor em outros modos de equalização. O som é muito versátil e funciona bem tanto para filmes quanto para músicas, desde que você use o equalizador.
Como esta é uma soundbar de 3.1.2 canais, o canal central dedicado faz um ótimo trabalho ao reproduzir e separar o diálogo em filmes e seriado. Ele é nítido e preciso, clareando e separando bem as vozes dos outros efeitos sonoros.
Ao contrário da maioria dos soundbars, o Sony HT-G700 tem um volume máximo bem alto. Se a sua sala de estar for grande, vale a pena considerar esse dispositivo já que um volume maior é necessário para atingir todo o ambiente com a imersão certa.
Esse soundbar tem menos recursos de aprimoramento de som do que esperávamos de um dispositivo da Sony nessa faixa de preço. Por exemplo, não existe correção de ambiente e nem ajuste dos graves e agudos de forma independente. Os modos de equalização são basicamente o único ajuste permitido aqui.
O som definitivamente é claro e imersivo, os graves do subwoofer são bons e há muitas opções de entradas físicas. Se você precisa de um soundbar com muitas portas diferentes, esse aparelho tem uma das listas mais extensas.
O lado negativo é que a única conexão sem fio disponível é o Bluetooth e existem poucas opções de ajustes de áudio. Existe muita concorrência nessa faixa de preço e os pontos fortes do Sony HT-G700 são um tanto específicos demais, mas ele é uma alternativa viável para ter acesso ao Dolby Atmos.
Confira também: Melhores TV Box com Android para transformar sua televisão!
4° Soundbar Bose 600
Prós:
- Design compacto e atraente
- TrueSpace aprimora conteúdos estéreo
- Amplas opções de streaming sem fio
- Configuração fácil usando o app
Contras:
- Porta HDMI única
- Sem suporte para DTS:X
O Bose Smart Soundbar 600 oferece um som Dolby Atmos com controle extenso via app. A clareza dos diálogos é excelente e, embora não atinja as notas graves que outros sistemas de soundbar com um subwoofer incluído conseguem, oferece um som consistentemente empolgante ao assistir a filmes e TV.
Os recursos de streaming integrados, incluindo AirPlay 2, Spotify Connect e Chromecast, são abundantes, a configuração baseada em aplicativos é muito fácil e tudo é embalado em um atraente formato tudo em um.
A configuração é fácil e guiada por um aplicativo próprio, e há muitos ajustes disponíveis para sintonizar o som a seu gosto (ao contrário do soundbar da Sony analisado acima). O aplicativo Bose Music também integra uma variedade de outros serviços, incluindo Amazon Music, Spotify, Pandora, Deezer e outros.
O controle remoto incluído pela Bose é bem simples, com botões básicos para ajustar o volume, ativar o mudo e a seleção de entrada. Essas mesmas funções podem ser executadas por meio do aplicativo Bose Music, e também há controles de toque na parte superior do soundbar.
Um total de cinco transdutores são usados no Soundbar 600: dois montados na lateral que se combinam com um tweeter montado no centro para proporcionar uma imagem estéreo expandida e dois montados na parte superior para efeitos Dolby Atmos.
Esses dois alto-falantes voltados para cima separam essa soundbar da série 600 do conjunto de outras opções com preços semelhantes. Os elementos do alto-falante voltados para o teto refletem o som impactante de volta para você da forma mais realista possível.
Esse design faz parecer que os efeitos de áudio estão realmente vindo de cima, o que é fundamental para extrair ao máximo conteúdos com Dolby Atmos. As soundbars econômicas geralmente dependem apenas da tecnologia de virtualização para simular a altura.
Na parte traseira, você encontrará as portas físicas, permitindo que você se conecte à sua TV via HDMI eARC ou entrada óptica. Há também uma porta USB de serviço, uma conexão IR blaster com fio opcional e uma saída de subwoofer com fio.
Quanto aos recursos, o Soundbar 600 é bastante completo, com processamento TrueSpace para música e trilhas sonoras estéreo e 5.1 comuns. Wi-Fi, AirPlay 2, Chromecast integrado e Bluetooth estão todos integrados para streaming, e também há suporte integrado para controle de voz Alexa e Google Assistant.
Junto com o Dolby Atmos, o Soundbar 600 apresenta o processamento TrueSpace proprietário da Bose. Ele pega fontes de som estéreo, mono e de 5.1 canais e as converte para uma apresentação imersiva semelhante à do Atmos, usando o conjunto completo de alto-falantes do soundbar.
Os diálogos de filmes e programas de TV ficam claros e cheios de personalidade, a música e os efeitos sonoros foram reproduzidos de forma espaçosa, estendendo a apresentação muito além dos limites da própria barra.
Até mesmo as músicas soaram bem equilibradas e ricas e com uma separação estéreo decente — algo que muitos soundbars não conseguem oferecer.
Profundidade e potência de graves não são coisas que você deve de um soundbar compacto, o que significa que não há muito de ambos, mas o equilíbrio do som aqui é natural e agradável.
Você pode melhorar o desempenho musical adicionando um subwoofer sem fio (ou dois) da Bose, juntamente com alto-falantes surround sem fio, embora isso tenha um custo bastante elevado.
Veja nossa análise detalhada das melhores TVs para aplicativos de streaming e vídeo.
5° Soundbar Sony HT-A7000
Prós:
- Diálogos claros e fiéis com canais 7.1.2
- Dinâmica sólida em todas as frequências
- Sistema de menu na tela
- Conexão sem fio a Airplay e Chromecast
Contras:
- Muito caro
- Poucas configurações de equalização
Assim como o outro aparelho da Sony, analisado anteriormente, o HT-A7000 tem a simplicidade de uso e instalação como um dos pontos fortes, mas adiciona muitas opções de conectividade sem fio ao soundbar e expande os canais de áudio para um sistema 7.1.2 — o mais extenso da lista.
O processo de instalação continua simples: conecte o HDMI à porta HDMI ARC/eARC da sua TV, conecte a outra extremidade à única porta HDMI do A7000, ligue a TV e, em seguida, ligue a soundbar. Mesmo que não siga as demais etapas de configuração, você já pode aproveitar o som imersivo e nítido.
A Sony é uma das poucas empresas de soundbar que aproveita ao máximo o fato de que uma conexão HDMI pode ser usada para enviar um sinal de vídeo de volta à TV e usa esse sinal para oferecer um sistema de menu completo na tela para o A7000.
Inicialmente, esse menu orienta no processo de conexão Wi-Fi e, depois disso, você pode optar por ativar a compatibilidade com o Chromecast integrado e/ou com o Amazon Alexa e Google Assistant. Essas funções podem ser usadas para realizar streaming de música e utilizar comandos de voz.
Se a sua TV não for compatível com HDMI ARC/eARC, você ainda poderá se conectar usando um cabo óptico, mas ele não vem incluso na caixa.
O app Music Center da Sony também pode ser usado para controlar o A7000. O aplicativo pode ser usado para acessar qualquer música armazenada em um dispositivo conectado na mesma rede e pode controlar e vincular quaisquer alto-falantes sem fio compatíveis da Sony que você possua.
Para conteúdo estéreo convencional de dois canais e até mesmo Dolby 5.1, o A7000 soa muito bem. Ele não tem tweeters dedicados, mas, apesar disso, e mesmo sem usar o modo Voice disponível para aprimoramento da fala, o diálogo fica muito claro e distinguível — e essa é a principal função de um soundbar.
Os subwoofers duplos integrados fazem um trabalho admirável ao fornecer graves presentes e relativamente impactantes, considerando o tamanho desse alto-falante, mas mantenha suas expectativas sob controle já que soundbars não focam nessas frequências.
Para conteúdo Atmos e DTS:X, a virtualização é automática, mas você também pode ativar a configuração Sound Field da Sony para obter um tratamento semelhante para todo o seu conteúdo de áudio não espacial.
Apesar dessa virtualização do A7000 ser extremamente útil para TV ao vivo e conteúdos mais antigos, existe um porém: o volume precisa estar bem alto para funcionar. Abaixo dos 60% não conseguimos notar nenhum efeito espacial virtualizado. Já para mídias Dolby Atmos e DTS:X isso não é necessário.
A música sempre foi um ponto forte da Sony e o A7000 faz um bom trabalho com uma ampla variedade de gêneros. O som é bem equilibrado, mas há um pequeno buraco na faixa média — faltam alguns dos detalhes que você obtém de um alto-falante que tenha uma variedade maior de drivers dedicados.
Esse meio sub-representado leva a um som um pouco mais frio, mas isso é algo a que seu cérebro se ajusta rapidamente. Por outro lado, a clareza das frequências mais altas é excelente. Esse provavelmente é o melhor soundbar para música que nós testamos.
Com o AirPlay 2 e o Chromecast integrados, os usuários da Apple e do Android podem transmitir música sem perdas (até 24 bits/96 kHz no caso do Chromecast). Essa é a maior vantagem em relação ao modelo da Sony analisado anteriormente.
Ele também tem suporte para os dois principais formatos de áudio espacial para música: Dolby Atmos Music (via HDMI de sua TV) e o 360 Reality Audio (360RA) da própria Sony via Chromecast.
Um fator negativo que não mudou nada em relação ao seu irmão mais velho é a falta quase completa de ajustes de áudio. Mais uma vez, apenas alguns modos pré-definidos de equalização estão disponíveis.
É uma omissão especialmente estranha em uma soundbar da Sony. Claro que há um argumento a favor da simplicidade, mas se você paga tanto dinheiro por um soundbar, deveria poder ajustar o som aqui e ali. Tirando isso, o HT-A7000 é um aparelho que combina desempenho incrível com simplicidade de uso.
- Melhores Aspiradores Para Piscina - 9 de janeiro de 2025
- Melhor Aspirador de Pó sem Fio Recarregável - 8 de janeiro de 2025
- Melhores Aspiradores de Pó para Pelos de Animais - 6 de janeiro de 2025