NFC é a sigla para Near Field Communication e permite que você compartilhe rapidamente vários arquivos com outros dispositivos móveis, faça pagamentos através de serviços como o Google Pay, Apple Pay e muito mais.
Ele tornou-se uma ferramenta inestimável para o usuário moderno de smartphone e facilita muito ações cotidianas como realizar pagamentos sem contato.
Celular |
Ficha técnica |
Preço |
Asus Zenfone Max Pro M2 |
NFC Tela de 6” 6GB de RAM 64GB de ROM Câmera de 12MP |
Cerca de RS 1.690 |
Samsung Galaxy A32 |
NFC Tela de 6.4” 4GB de RAM 128GB de ROM Câmera de 64MP |
Cerca de RS 1.700 |
Xiaomi Redmi Note 9 Pro |
NFC Tela de 6.6” 6GB de RAM 64GB de ROM Câmera de 64MP |
Cerca de RS 1.990 |
Samsung Galaxy A51 |
NFC Tela de 6.5” 4GB de RAM 128GB de ROM Câmera de 48MP |
Cerca de RS 2.300 |
Samsung Galaxy A7 |
NFC Tela de 6” 4GB de RAM 128GB de ROM Câmera de 24MP |
Cerca de RS 2.560 |
Apple iPhone SE (2022) |
NFC Tela de 4,7” 4GB de RAM 64GB de ROM Câmera de 12MP |
Cerca de RS 4.100 |
Samsung Galaxy M53 |
NFC Tela de 6.7” 8GB de RAM 128GB de ROM Câmera de 64MP |
Cerca de RS 2.400 |


Anderson Ribeiro | Consultor
Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.
O NFC é uma grande vantagem, e nem todos os smartphones mais recentes o possuem. Os pagamentos sem contato entraram de vez na vida de pessoas em todo o mundo, e os compradores podem aproveitar todas as vantagens de uma opção de pagamento de bens e serviços rápida e simples.
Nós selecionamos alguns dos melhores celulares com NFC disponíveis no Brasil, em todas as faixas de preço, para que você possa aproveitar esses novos recursos não importando qual for seu orçamento.
Confira nossas análises de celulares com NFC e aprenda mais sobre esse recurso e como utilizá-lo mais abaixo.
1° ASUS Zenfone Max Pro (M2)

- NFC
- Tela de 6”
- 6GB de RAM
- 64GB de ROM
- Câmera de 12MP
Este dispositivo é considerado uma das melhores opções se estivermos falando sobre custo benefício. Baseia-se no processador octa-core Snapdragon 636 e conta com 4GB de memória RAM, 64GB de memória ROM e uma tela IPS de alta qualidade com o melhor protetor de tela de vidro temperado, o Gorilla Glass 6.
Mas a principal vantagem é a bateria de 5000 mAh, garantindo que você possa aproveitar todo esse hardware poderoso por muito mais tempo.
As duas câmeras são boas, apesar de definitivamente não serem as mais avançadas do mercado. A traseira possui 13 megapixels e a frontal conta com 8 megapixels.
A câmera frontal possui um flash LED integrado, que é um recurso bem raro e permite que você tire selfies de alta qualidade ou faça lives mesmo em locais mal iluminados.
O smartphone ainda possui NFC, um slot extra para cartão de memória e uma entrada 3.5mm para fone de ouvido. Seu maior ponto negativo é a falta de um conector wifi de banda dupla, isso significa que ele só pode se conectar a redes wifi 2.4GHz.
No geral, esse é um dos melhores celulares intermediários com NFC que você pode comprar, e sua bateria permite mais de 24 horas de uso intenso.
2° Samsung Galaxy A32

- NFC
- Tela de 6.4”
- 4GB de RAM
- 128GB de ROM
- Câmera de 64MP
Embora esse não faça parte da linha de flagships das Samsung, o Galaxy A32 continua sendo um dos melhores smartphones lançados recentemente, custando menos do que o dos seus concorrentes e entregando um hardware melhor.
Este é um celular com uma tela Super Amoled de 6,4 polegadas, com taxa de atualização de 90Hz e com proteção Corning Gorilla Glass 5, e uma ótima bateria de 5000 mAh e carregamento rápido de 15W.
Por dentro, nós temos um processador octa-core com chipset Helio G80, que garante uma operação suave e executa a maioria dos jogos mais recentes nas melhores configurações gráficas, além de 6GB de RAM e 128GB de memória interna. São ótimas especificações para um celular nessa faixa de preço.
As câmeras são excelentes, a traseira principal conta com 64 megapixels e tecnologia HDR e a frontal 20 megapixels.
Esse celular é equipado com NFC e Wi-Fi dual-band, portanto funciona muito bem com redes de 5.0 GHz, além de slot para cartão MicroSD. O Galaxy A32 é a opção ideal para quem quer um celular que fique entre um flagship e um intermediário.
3° Xiaomi Redmi Note 9 PRO

- NFC
- Tela de 6.6”
- 6GB de RAM
- 64GB de ROM
- Câmera de 64MP
O Redmi Note 9 Pro é um dos flagships da Xiaomi, com um ótimo desempenho e hardware poderoso por um preço justo. Começando pela tela IPS de 6.67″ polegadas, com uma alta densidade de pixels, ótimo contraste e proteção Gorilla Glass.
Seu desempenho é alimentado por uma CPU octa-core Adreno 618, chipset Snapdragon 720G. Ele ainda conta com 6GB de memória RAM e 64GB de memória ROM.
Sua memória interna pode não ser o suficiente para usuários avançados, mas ele conta com um slot para cartão MicroSD para compensar, e a memória RAM de 6GB é impressionante.
A câmera traseira conta com 64 megapixels e HDR e a câmera de selfie conta com 16 megapixels e é embutida na tela. As duas são capazes de tirar fotos de altíssima qualidade em qualquer situação. O Moto G6 também conta com NFC, carregamento rápido e Android 10.
4° Samsung Galaxy A51

- NFC
- Tela de 6.5”
- 4GB de RAM
- 12GB de ROM
- Câmera de 48MP
A gigante coreana Samsung entrou no mercado com confiança com uma nova série de smartphones Galaxy A. O Galaxy A51 se tornou bastante popular e ganhou o mercado entre smartphones intermediários e high-end, especialmente graças a sua ótima câmera. São quatro câmeras traseiras, a principal com 48 megapixels.
Ele conta com uma tela Super AMOLED de 6.5 polegadas, que possui um ótimo contraste e ajuda a economizar bateria, um processador octa-core de 2,3 GHz, 4GB de memória RAM e 128GB de memória ROM.
A câmera frontal conta com 32 megapixels, já na parte traseira existe uma câmera principal e câmeras dedicadas para ultra-wide, macro e profundidade. É também dotado de uma bateria de 4.000 mAh com opção de carga rápida. Ele também possui NFC, USB Tipo C e seu módulo Wi-Fi de banda dupla se conecta a redes de 5 GHz.
Ele possui um leitor biométrico na tela, característica rara em smartphones que não são flagships, além de slot para cartão de memória MicroSD. No geral esse é um ótimo celular na maioria dos aspectos, especialmente para quem gosta de fotografia.
5° Samsung Galaxy A7

- NFC
- Tela de 6”
- 4GB de RAM
- 64GB de ROM
- Câmera de 24MP
Este não é o smartphone mais recente lançado pela gigante sul-coreana, no entanto, ele ainda é uma ótima escolha pelo preço. É dotado de uma grande tela AMOLED, com ótimo contraste e eficiência energética, e do processador octa-core Exynos 7885.
A tela conta com proteção Gorilla Glass 3 e uma alta densidade de pixels, com 411 ppi. O Galaxy A7 também tem câmeras com 24 megapixels na parte traseira e 8 megapixels na parte frontal. Na parte traseira são três sensores distintos, a terceira câmera é sensível à profundidade.
Tanto a câmera frontal quanto a traseira são capazes de tirar fotos com HDR.
A bateria tem uma capacidade de 3300 mAh e não há opção de carregamento rápido, enquanto o seu conector é microUSB 2.0. Também conta com leitor biométrico.
Obviamente, é habilitado para NFC. No geral esse é um ótimo celular com um processador poderoso e câmeras de alta qualidade, mas seu preço é maior do que os outros celulares analisados acima.
6° iPhone SE 3ª Geração

- NFC
- Tela de 4,7”
- 3GB de RAM
- 64GB de ROM
- Câmera de 12MP
Todos os celulares da Apple desde o iPhone 6 são habilitados para NFC. O modelo que nós vamos analisar provavelmente é o iPhone com melhor custo-benefício atualmente, o iPhone SE 3ª geração, lançado em 2022.
Ele costuma ser mais barato que o iPhone 11, que é o modelo mais antigo ainda sendo vendido, com uma tela menor e um hardware mais modesto.
O iPhone SE 3ª geração conta com uma tela Liquid Retina com a nitidez que se espera de um produto da Apple e 4,7 polegadas. Sua CPU octa-core (seis núcleos) A15 Bionic é capaz de rodar bem qualquer aplicativo ou jogo, e uma memória RAM de 4GB completa o seu desempenho.
A câmera traseira possui 12 megapixels e a frontal 7 megapixels, ambas com recurso HDR.
Ele ainda conta com NFC, identificação biométrica e uma bateria com 2.018 mAh com recarga sem fio. A maior vantagem do iPhone SE é o sistema operacional iOS 16.2, que é preferido por muitos usuários e funciona melhor junto com outros aparelhos do ecossistema Apple.
Ele também é uma das poucas opções disponíveis para quem prefere mais portabilidade graças a sua tela pequena.
7° Samsung Galaxy M53

- NFC
- Tela de 6.7”
- 8GB de RAM
- 128GB de ROM
- Câmera de 108MP
O Galaxy M53 é um dos melhores smartphones que você pode encontrar no mercado atual e um flagship com desempenho invejável e recursos únicos. A começar pela tela de 6.6 polegadas de Super Amoled Plus e Gorilla Glass 3+ e sua incrível bateria de 5000 mAh, com carregamento rápido de 25W e carga reversa.
Um processador octa-core do chipset Dimensity 900 e 8GB de memória RAM alimentam seu incrível desempenho mesmo nas tarefas mais intensivas. Também é dotado de uma configuração de câmera traseira principal de 108 MP com tecnologia HDR, além de três lentes adicionais para profundidade, macro e imagens ultrawide.
A câmera frontal possui 32 megapixels e também conta com HDR. E para armazenar tudo o Galaxy M53 possui 128GB de memória ROM.
Ele ainda conta com NFC, Wi-Fi dual band, leitor biométrico e Bluetooth 5.0. Todos esses recursos e grande desempenho o tornam o celular ideal para usuários profissionais e entusiasta, mas tornam seu preço menos convidativo.
O que é NFC?
NFC é a sigla para near-field communication, que significa comunicação de campo próximo, e permite que telefones, tablets, notebooks e outros dispositivos compartilhem dados facilmente com outros dispositivos equipados com NFC.
Ele evoluiu da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). O RFID está por trás dos cartões de segurança que são usados como controle de entrada e saída em empresas e escritórios, dos chips anti-roubo em lojas e da maioria dos tags de pagamento automático de pedágios e estacionamentos.

O NFC é muito parecido com o RFID, mas o NFC é limitado à comunicação em uma área de até 10 centímetros. Apesar de não poder ser usado nas situações descritas acima, ele é uma maneira mais segura de realizar pagamentos.
O pequeno raio de comunicação do NFC é um grande benefício de segurança, e esse é um dos motivos pelos quais a NFC decolou como uma alternativa segura aos cartões de crédito.
Apesar do pagamento sem contato ser a maneira mais comum de usar o NFC, ele também pode ser usado de uma maneira similar ao Bluetooth. O NFC pode transferir dados como fotos, vídeos, informações de contato e arquivos entre dois dispositivos habilitados para NFC.
A maioria dos telefones de última geração tem NFC a bordo atualmente, enquanto o mesmo não pode ser dito para aparelhos intermediários e básicos.
Como funciona o NFC?
Ao contrário do Bluetooth, a NFC não requer nenhum tipo de emparelhamento manual ou descoberta de dispositivo para transferir dados.
Com o NFC, uma conexão é iniciada automaticamente quando outro dispositivo NFC entra na área de comunicação, que é de até 10 centímetros. Uma vez dentro do alcance, os dois dispositivos se comunicam instantaneamente e enviam avisos ao usuário.

Principais usos
Existem muitas utilidades para o NFC, você leu um pouco sobre algumas delas acima. Abaixo nós vamos nos aprofundar nos três dos principais usos da tecnologia NFC:
Pagamentos móveis
Algumas máquinas de pagamento já possuem a tecnologia NFC embutida, assim como alguns sistemas de pagamento via aplicativo que utilizam o NFC de um celular.
Colocar o smartphone a dez centímetros do leitor solicitará que sua carteira ou conta digital apareça e solicite a confirmação do pagamento. Caso o seu smartphone tenha leitor biométrico, de íris ou reconhecimento de rosto, você pode configurar o aplicativo para utilizar essas tecnologias como senha.
Os aplicativos mais populares de pagamento móvel são Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.
Compartilhamento entre dispositivos Android
Quando dois dispositivos NFC ativados estiverem ao alcance, será exibido um prompt perguntando se você deseja transmitir o conteúdo (vídeos, informações de contato ou fotos) exibido na tela para o outro dispositivo Android.
Os dispositivos Android já podem usar o Android Beam há algum tempo (desde a versão 4.0 Ice Cream Sandwich), mas é um recurso pouco conhecido, que pode ser parte do motivo pelo qual o Google o interrompeu.
A partir do Android 10, o Android Beam não funciona mais e seu substituto em desenvolvimento, o Fast Share, não deve utilizar a tecnologia NFC. Alguns aparelhos high-end da Samsung possuem suporte para o S Beam, que funciona de maneira similar ao Android Beam, utilizando o NFC para transferências rápidas.
Chips programáveis
Essas tags passivas não precisam de energia e podem ser programadas com aplicativos como o Tasker para executar determinadas tarefas quando digitalizadas.
Por exemplo, você pode colocar um em sua mesa e, com uma verificação rápida na etiqueta, pode configurar seu telefone para vibrar, desativar o GPS ou ativar apenas notificações relacionadas ao trabalho, entre outras opções. Algumas pessoas também os utilizam como substitutos para chaves junto com fechaduras eletrônicas.
Gosta de ouvir música? Veja a nossa análise dos celulares com melhor áudio disponíveis no Brasil.
- Melhor Notebook para Edição de Fotos e Vídeos: Top 5 - 14 de fevereiro de 2025
- Top 5: Melhor Monitor para Xbox Series X - 12 de fevereiro de 2025
- Top 7 Melhores Tablets Chineses | Custo-benefício - 5 de fevereiro de 2025