Pular para o conteúdo

Melhor Notebook para Edição de Fotos e Vídeos: Top 7

Procurando pelo melhor notebook para edição de fotos e vídeos? Os profissionais de fotografia e filmagem em movimento precisam de um notebook que consiga realizar qualquer tarefa em qualquer lugar, desde a gradação de cores à edição de vídeo 4K, mesmo dentro dos prazos mais apertados. 

Para fotógrafos, artistas e designers, o melhor notebook para edição de fotos e vídeos permite criar e inovar em qualquer lugar, a qualquer momento, onde quer que esteja, sempre que a inspiração surgir. 

Produto

Detalhes

Preço

notebook para gramacao IdeaPad 3

Notebook Lenovo Ideapad 3i

Melhor notebook barato para editar foto e vídeo

CPU: Ryzen 5 5500U

ROM: 256GB SSD

Tela: 15,6 polegadas

notebook para programacao macbook pro m1

Notebook Apple MacBook

Melhor notebook para editar foto e vídeo profissional

CPU: Apple M2 - Octa Core

ROM: 512GB SSD

Tela: 16 polegadas

notebook para programacao Dell G15

Notebook Dell G15

Um notebook versátil para editar vídeos em Full HD

CPU: Intel Core i5-10500h

ROM: 512GB SSD

Tela: 15,6 polegadas

notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra

Notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra

Alternativa ao Macbook Pro para que prefere Windows

CPU: Intel Core i9-13900H

ROM: 1TB SSD

Tela: 16 polegadas

notebook dell

Notebook Dell XPS-9300-A10S

Ultrabook leve e compacto para viagens 

CPU: Intel Core i5-1035G1

ROM: 512GB SSD

Tela: 13 polegadas

melhor notebook para editar foto e vídeo
Mateus Schneider

Mateus Schneider | Consultor

Mateus Schneider é formado pela UTF-PR em Engenharia de Materiais e atua como consultor do Guia de Compra. Ele utiliza sua experiência profissional na indústria para analisar hardwares, ferramentas e acessórios automotivos.

Para os profissionais que precisam do melhor notebook para edição de vídeo e foto, com a melhor precisão de cores e autonomia da bateria, o Apple MacBook Pro (16 polegadas, M2) é a nossa recomendação incontestável, com a melhor tela e a maior autonomia de bateria em qualquer dispositivo portátil. 

Se preferir o Windows, ou se quiser um notebook que possa reparar e atualizar no futuro, o Samsung Book3 Ultra é a melhor opção neste momento devido ao seu alto poder de processamento e tela OLED excepcional. Ele é caro, mas não tanto quanto seu concorrente direto da Apple.

Para uma opção mais econômica, o portátil Ideapad i3 de 15,6 polegadas apresenta uma boa tela para sua faixa de preço e um processador capaz de editar vídeos em 1080p e fotos sem compressão facilmente.

A equipe do Guia de Compra testou exaustivamente cada produto ou serviço analisado, garantindo que você faça a melhor escolha para suas necessidades de edição de mídia. Aqui estão os melhores notebooks para edição de fotos e vídeos disponíveis no mercado atualmente:

Melhores notebooks para editar fotos e vídeos

  1. Notebook Dell G15
  2. Notebook Apple MacBook Pro
  3. Notebook Lenovo Ideapad 3i
  4. Notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra
  5. Notebook Dell XPS-9300-A10S

1° Notebook Dell G15

notebook para programacao Dell G15

Compre Online!

Atualmente, o Dell G15 é o melhor notebook que você pode comprar para edição de fotos por menos de R$ 5.000, pois oferece desempenho e recursos poderosos, destinados a facilitar a vida de editores e fotógrafos profissionais. Ele conta com uma placa gráfica dedicada para tarefas intensas e um bom armazenamento interno.

Ele vem em um chassi de plástico e metal e é integrado a uma revolucionária tecnologia de resfriamento térmico. Isso significa que o notebook pode lidar com quase todas as tarefas sem sobre aquecer. É um fator especialmente importate se você planeja utilizá-lo em ambientes externos.

Entrando nas especificações deste notebook, ele é equipado com um processador Intel Core i5 com seis núcleos e um clock base de 2.5GHz, 8 GB de RAM DDR4 e, para armazenamento, possui um extenso armazenamento SSD de 512GB.

“Uso ele para trabalho (edição de fotos e de músicas) e atividades rotineiras, além de entretenimento. O notebook é ótimo em termos de desempenho e passa segurança em relação a durabilidade do material.”

Avaliação de usuário na Amazon

Sua tela é Full HD e conta com algumas especificações que vão agradar os profissionais de imagem, como uma taxa de atualização de 120 Hz e brilho de 250 nits. Com isto dito, não é uma tela calibrada, então você precisa analisar se vale a pena calibrá-la manualmente ou se é possível usar ela de fábrica.

Seu processamento gráfico é realizado por uma GPU Nvidia GeForce GTX 1650 com 4GB GB de memória gráfica DDR6, que é o melhor que você pode obter por esse preço. A placa gráfica dedicada é perfeita para renderização de fotos de altíssima resolução, vídeos e modelagem 3D, mas o armazenamento interno é um tanto limitado.

O hardware torna o Dell G15 uma máquina poderosa, com um ótimo desempenho e uma boa regulagem térmica. O teclado espaçoso e o amplo trackpad também são ótimos para quem não planeja carregar um mouse. Este é um notebook grande, com uma tela de 15.6 polegadas, o que afeta diretamente seu peso.

Análise em vídeo

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Dell G15
ProcessadorIntel Core i5-10500H Hexa Core – 2.5 GHz (4.5 GHz turbo)
Memória RAM8GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosNVIDIA GeForce GTX 1650 4GB GDDR6
Tela15,6 polegadas WVA 120Hz Full HD
Sistema operacionalUbuntu LTS
BateriaAté 7 horas
Peso2,41 quilos

Confira o melhor preço!


Confira: Melhores notebooks para programação e desenvolvimento e Melhores pastas térmicas para notebooks.

2° Notebook Apple MacBook Pro

notebook para programacao macbook pro m1

Compre Online!

Os MacBooks e iMacs da Apple são amplamente usados ​​para lidar com ferramentas gráficas de ponta para processamento de imagem e vídeo. Vamos analisar o MacBook Pro mais atual, muito poderoso, que vem com uma impressionante tela Retina True Tone de 16 polegadas, considerado um padrão da indústria.

Confira o nosso artigo especial sobre os melhores Macs para edição de vídeo.

Internamente, ele é equipado com o processador Apple M2, emparelhado com 16GB de RAM e 512GB de armazenamento SSD. Essa é uma opção de armazenamento muito rápida e confiável, com espaço de sobra para a maioria dos profissionais e uma tela lendária.

Na parte gráfica, o processador integrado M2 consegue lidar com tarefas de qualquer intensidade usando a quantidade de energia adequada para cada situação, o que ajuda o notebook a alcançar até 18 horas de uso contínuo. Você utilizá-la para renderizar vídeos em 4K facilmente e sem drenar muito da bateria.

Como é de se esperar em um Macbook Pro, o maior destaque aqui é a tela Liquid Retina XDR de 16 polegadas. Ela tem até 1600 nits de brilho, uma relação de contraste de 1.000.000:1, espaço de cores DCI-P3, HDR e um ângulo de visualização super amplo.

“A velocidade do sistema operacional, de abertura dos programas e principalmente de navegação é um diferencial. A qualidade da tela por si só já o distancia bastante da concorrência.”

Avaliação de usuário no Youtube

Sendo um dos padrões da industria de edição de mídia e a escolha de diversas profissões criativas, ele vem com tudo pronto para uma operação profissional, e é facilmente calibrado para se aquedar a qualquer tarefa. Isso inclui taxa de atualização variável, pré-seleções para fotografia, cinema, NTSC e PAL/SECAM e outros ajustes rápidos.

O notebook vem com um chassi unibody de metal, o que lhe confere uma aparência Premium, já esperada dos produtos da Apple. Além disso, este MacBook vem com um poderoso conjunto de ferramentas de edição de fotos e vídeos, incluindo um enorme trackpad e a barra de toque acima do teclado, um recurso único.

Como todo produto Apple, ele é leve e muito mais fino do que seus concorrentes. Seu preço é comparativamente mais alto do que os notebooks Windows com especificações semelhantes, como também é de se esperar. A bateria é outro destaque consistente, durando cerca de 18 horas;

Se a tela incrível, o sistema operacional seguro e estável e um bom suporte técnico justificam o preço altíssimo é algo que só você pode decidir.

Análise em vídeo

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Apple MacBook Pro
ProcessadorApple M2 12 Núcleos – 3.49GHz
Memória RAM16GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosApple M2
Tela16 polegadas Full HD, Retina Display
Sistema operacionalMacOS Mojave
BateriaAté 18 horas
Peso1,95 quilos

Confira a melhor preço!


Para melhorar sua experiência com produtos da Apple, escolha o Melhor SSD externo para Macs e Macbooks e Melhores mouses para Macbooks.

3° Notebook Lenovo Ideapad 3i

notebook para gramacao IdeaPad 3

Compre Online!

O Ideapad 3i é uma ótima opção para quem está procurando um notebook barato para edição de mídia. Ele combina um bom hardware, uma memória interna extensa e um ótimo processador com um preço baixo. Se você está procurando um notebook capaz de lidar com edição pesada sem ter que gastar uma fortuna, o 3i vai te atender muito bem.

Esse notebook é equipado com um processador de seis núcleos Ryzen 5 5500U combinado com 12GB de RAM e um SSD de 256GB para armazenamento.

A Lenovo obviamente projetou esse notebook para quem precisa de uma quantidade bem extensa de memória RAM e menos espaço interno, então você deve decidir se essa troca vale a pena. Possui um monitor Full HD de 15,6 polegadas.

“O notebook realmente supera as expectativas quando se leva em consideração ao preço que paguei. É um ótimo notebook para você que quer jogar algo mais leve, para fazer edições em imagens e navegar pela net.”

Avaliação de usuário no Reddit

Os gráficos deste notebook são conduzidos pela GPU integrada Radeon RX Vega 10. Apesar de ser menos poderoso do que as outras GPUs analisadas nesse artigo, essa placa gráfica é perfeitamente capaz de lidar com renderização de vídeo e foto, e possui uma alta eficiente energética.

O 3i foi especialmente desenvolvido para proporcionar mobilidade e facilidade de uso. O notebook vem com um chassi bastante leve para transportá-lo facilmente na mochila. Este é o nosso notebook econômico mais recomendado, que será uma ótima escolha para todos os iniciantes em fotografia e edição de fotos ou para quem quer uma máquina secundária.

Quem está começando não terá muito dinheiro para gastar em um notebook, por isso precisa de um notebook que custe menos sem comprometer o desempenho.

O Lenovo 3i oferece exatamente isso, especialmente para quem usa muita RAM. Obviamente, existem algumas desvantagens, pois sua tela não é a melhor no segmento em termos de brilho e gama de cores e o teclado não é retroiluminado.

Análise em vídeo

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Lenovo Ideapad 3i
ProcessadorAMD Ryzen 5 5500U Hexa Core – 2.1GHz (4.0GHz Turbo)
Memória RAM12GB DDR4 RAM
Armazenamento256GB SSD
GráficosAMD Radeon RX Vega 10
Tela15,6 polegadas Full HD
Sistema operacionalLinux Satux (derivado do Debian Stable)
BateriaAté 4 horas
Peso2,2 quilos

Confira o melhor preço!


Confira também: Melhores headsets gamer sem fio, Melhores CPUs para B450M e Como escolher um SSD M.2.

4° Notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra

notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra

Compre Online!

O Samsung Galaxy Book3 Ultra é um notebook premium que oferece desempenho excepcional e especificações técnicas de ponta, e preço à altura. Com a maior quantidade de RAM e armazenamento interno de sua categoria, uma CPU de 13ª geração e uma deslumbrante tela AMOLED 3K

Equipado com o processador Intel Core i9-13900H de 14 núcleos e 32 GB de RAM, o Book3 Ultra oferece potência de sobra para executar qualquer software de edição de vídeo profissional. Seu SSD de 1 TB garante amplo armazenamento para todos os seus projetos e arquivos.

O Galaxy Book3 Ultra apresenta uma impressionante tela OLED 3K (2880 x 1800) de 16 polegadas e 120 Hz. As telas OLED oferecem precisão de cores superior, gama de cores mais ampla e taxas de contraste mais altas em comparação com os painéis LCD tradicionais.

“Superou todas as minhas expectativas! Uso ele para trabalhar com Photoshop e ferramentas de front end e para jogar no tempo livre, a bateria dura o dia todo e ainda sobra.”

Avaliação de usuário na Amazon

A resolução de 3K oferece mais detalhes e nitidez do que as telas padrão de 1080p ou até mesmo de 2K. A tela é calibrada de fábrica para 120% do espaço de cores sRGB e 90% do espaço de cores DCI-P3, o que a torna excelente para edição de vídeos e fotos.

O notebook oferece todas as conexões físicas que você pode esperar, incluindo Thunderbolt 4, USB-C, Ethernet gigabit, HDMI 3.2 e um slot para cartão microSD. Na parte sem fio, ele é compatível com Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.

A placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce RTX 4050 também ajuda a acelerar as tarefas de edição de vídeos em alta resolução. O Book3 Ultra vem com uma caneta stylus S Pen integrada, permitindo que ele seja usado como uma mesa de desenho. 

Além de seu desempenho excepcional, o Samsung Galaxy Book3 Ultra também impressiona com sua bateria de longa duração, oferecendo até 17 horas de uso, rivalizando com os MacBooks que geralmente dominam nessa categoria. Com apenas 1,8 kg, o Book3 Ultra também é um dos ultrabooks mais leves do mercado.

Uma webcam HD e alto-falantes Dolby Atmos completam a longa lista de recursos de ponta desse notebook. Seu único problema é o preço bem alto, mas mesmo nessa parte ele custa menos do que o seu concorrente direto da Apple.

Análise em vídeo

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Samsung Book3 Ultra
ProcessadorIntel Core i9-13900H 14 núcleos – 4.1 Ghz (5.4Ghz turbo)
Memória RAM32GB DDR4 RAM
Armazenamento1TB SSD
GráficosNvidia GeForce RTX 4050 6GB GDDR6
Tela16 polegadas AMOLED 3K 120 Hz
Sistema operacionalWindows 10
BateriaAté 17 horas
Peso1,8 quilos

Confira o melhor preço!


5° Notebook Dell XPS-9300-A10S

notebook dell xps

Compre Online!

O Dell XPS 13 é um notebook muito leve e compacto, com acabamento em alumínio, ideal para quem vai viajar com o notebook constantemente. Ele tem uma tela de 13 polegadas Full HD (1920 x 1200) com borda infinita, uma webcam de alta resolução e um grande armazenamento interno de fábrica.

A tela tem boa precisão de cores e ampla cobertura de gama de cores, o que é importante para trabalhos com fotos. A borda infinita dá uma sensação mais espaçosa, importante para um notebook de 13 polegadas, além de deixar seu design mais moderno.

Seu painel IPS confere bons ângulos de visão e consistência de cores em comparação com os painéis TN mais baratos. De modo geral, a tela deve ser adequada para a maioria das tarefas de edição de fotos, mas os fotógrafos mais exigentes podem preferir uma tela calibrada e de nível superior.

O processador Intel Core i5 de 10ª geração deve proporcionar um ótimo desempenho para edição de fotos e vídeos. Na parte de conectividade, esse notebook possui duas portas Thunderbolt 3 (com DisplayPort e fornecimento de energia), leitor de cartão microSD v4.0 e porta para fone de ouvido 3,5 mm.

“Ele tem um acabamento lindo e que passa muita segurança, algumas partes em alumínio e outras em fibra de carbono. A tela também é incrível e a borda é tão fina que você nem percebe que está lá.”

Avaliação de usuário no Youtube

Seus 8 GB de RAM são suficientes para lidar com a maioria das tarefas de edição de mídia enquanto mantém o preço do Dell XPS 13 mais em conta. Já o SSD de 512 GB é mais do que se espera de um notebook nessa faixa de preço e é um dos destaques desta máquina, oferecendo um armazenamento espaçoso e rápido

O apoio para as mãos em fibra de carbono foi escolhido por ser resistente e leve ao mesmo tempo, ideal em um notebook usado em áreas externas ou que será transportado várias vezes por dia. O touchpad também é maior do que nos concorrentes, mas ele dificilmente será usado para editar qualquer tipo de imagem.

A webcam tem resolução HD e lentes adicionais para fornecer uma imagem ampla e clara, enquanto o microfone integrado possui redução de ruído com inteligência artificial. O Dell XPS 13 também conta com um leitor biométrico para tornar seu uso em campo mais seguro.

No geral, o Dell XPS-9300-A10S possui um ótimo custo-benefício para edição de imagem e de vídeos em resolução Full HD ou menor, ideal para hobbystas, influencers e youtubers que precisam de uma máquina potente mas não de recursos avançados como calibração de fábrica ou alta cobertura de cores.

Análise em vídeo

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Dell XPS 13
ProcessadorIntel Core i5-1035G1 Quad Core – 1.0GHz (3.6GHz Turbo)
Memória RAM8GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosIntel UHD Graphics
Tela13 polegadas Full HD
Sistema operacionalWindows 10
BateriaAté 9 horas
Peso1,3 quilos

Confira o melhor preço!


Desktops VS. Notebooks: qual é melhor para edição de fotos?

Ao comparar um desktop e um notebook com o mesmo desempenho, o desktop sempre será mais barato. Você pode montar um PC para edição de mídia por menos de R$ 4.000 e escolher uma placa de vídeo ideal para edição de filmes e fotos, incluindo opções paa 4K ou superior.

Também existe um limite de desempenho para os notebooks, e eles não podem ser facilmente atualizados. Isso não significa que um notebook não tenha suas próprias vantagens dependendo de como você trabalha.

A grande vantagem do notebook é, obviamente, sua portabilidade. Muitos fotógrafos que trabalham fora de estúdios dedicados querem visualizar, editar e enviar suas imagens logo após uma sessão, e a única maneira de fazer isso é usando um notebook. Mesmo quem trabalha em locais fixos pode querer uma máquina secundária.

notebook para edicao de fotos

Portanto, comprar um notebook para edição de fotos e vídeo não é uma má escolha, mas a única coisa que você precisa saber é que você trocará um pouco de desempenho pela portabilidade, e que isso possui um custo.

Se você decidiu comprar um notebook para o trabalho de edição, há muitas características importantes a serem analisadas antes de fazer o investimento.

Softwares de edição de fotos, como o Adobe Photoshop e o Lightroom, são pesados e exigem bastante do computador, e esse tipo de tarefa exige uma boa bateria e uma ótima tela. No próximo segmento, vamos verificar as características mais importantes e que mais influenciam no trabalho de edição.

Para ter mais controle sobre o seu conteúdo, invista em um mouse para edição de fotos e vídeo ou um mouse Bluetooth portátil.

Qual é o melhor tamanho de tela para editar vídeos e fotos?

Isso sempre será um meio-termo. Quanto maior a tela, mais confortável será a experiência de edição de imagens. Entretanto, carregar um notebook de 17 polegadas o dia todo logo se torna cansativo rapidamente. 

Se o notebook passar a maior parte do tempo em casa ou na sua mesa, então maior é definitivamente melhor. Um notebook de 13 ou 14 polegadas é ideal para quem precisa tirar o notebook do lugar todos os dias, e uma máquina de 15/16 polegadas é um bom meio-termo entre os dois extremos.

Qual é o melhor painel para edição de imagens e vídeos?

As telas dos notebooks são muito semelhantes às de um monitor externo comum hoje em dia. No geral, você vai encontrar painéis LCD IPS na maioria dos notebooks de entrada e de gama média, eles têm uma grande variação de qualidade, então você precisa ficar de olho nos certificados que a fabricante oferece. 

notebook para edicao de foto e videos

A última safra de telas OLED oferece um contraste e uma vibração de cores ainda melhores. Independentemente da tecnologia da tela, um notebook que tenha pré-calibração para garantir a melhor precisão de cores possível é sempre vantajoso para a edição precisa de imagens e vídeos.

Preciso de um notebook 4K para editar fotos e vídeos?

Você não realmente precisa de uma tela 4K em um notebook para edição de vídeos e fotos, mas é uma boa ideia se estiver dentro do seu orçamento. Claro, se você realmente vai fotografar ou filmar em 4K, então seu notebook precisa desta resolução.

Quando se trata de edição de fotos – ou de qualquer outro meio criativo visual – quanto maior a resolução, melhor será a visualização dos detalhes em suas imagens e mais precisos serão os designs.  O custo dos monitores 4K também está caindo, tornando-os mais acessíveis aos fotógrafos em estágios mais avançados de suas carreiras. 

Um notebook para editar fotos e vídeos precisa de quanta memória?

Um SSD é essencial em qualquer notebook atualmente, não dá mais para justificar o uso de HDDs. Todas as nossas opções incluem um SSD. 256 GB é uma quantidade aceitável para edição de fotos e imagens, mas para vídeos isso não é armazenamento suficiente.

notebook para edicao grafica

512 GB é o mínimo necessário se você estiver trabalhando com vídeo em Full HD, enquanto 1 terabyte (TB) ou mais é preferível para vídeos em 4K. Felizmente, você pode complementar o armazenamento interno de um notebook conectando um SSD externo.

Vale a pena investir em uma placa gráfica dedicada?

Uma placa gráfica (GPU) discreta/dedicada não é uma necessidade para edição de imagens. Os GPUs integrados atuais podem substituí-los, e eles têm potência suficiente para a edição de fotos. Dito isso, uma placa gráfica pode ajudar a acelerar alguns filtros do Photoshop ou Lightroom.

Para vídeos em 4K, uma GPU faz uma grande diferença e torna a renderização final muito mais rápida. Mesmo assim, algumas GPUs integradas são capazes de lidar até com esse tipo de resolução, só que de maneira mais lenta. 

Se você trabalha com vídeo, já deve saber se seu codec, bit depth e outras especificações técnicas preferidas exigem uma GPU ou não.

Como escolher a CPU certa em um notebook para editar mídias?

No coração de um notebook, dois fabricantes de processadores dominam: Intel e AMD. Hoje em dia as duas marcas oferecem CPUs muito competitivas e eficientes, apesar da Intel ser mais tradicional e a AMD custar menos. 

As linhas Intel i5 ou superior e Ryzen 5 ou superior são as mais comuns e as mais indicadas. Concentre-se na “frequência base” (velocidade, medida em GHz) e no número de núcleos (cores) de processamento. 

Frequências de 3.0 GHz são o mínimo para um notebook atual, e escolha uma acima de 4.0 GHz para edição de vídeo Full HD. Quatro núcleos é o mínimo que você precisa para edições básicas, oito núcleos devem ser suficientes para a maioria das tarefas mais pesadas. 

notebook para editar fotos

No caso de aparelhos da Apple, você vai receber um processador e GPU no mesmo chip da linha M, sendo o mais avançado no momento em que essa maneira foi escrita o M3 Pro. Eles possuem uma arquitetura especial para lidar com tarefas intensivas sem precisar de um GPU dedicado.

Quais portas um notebook para editar fotos e vídeos deve ter?

É provável que você tenha que transferir os arquivos de uma câmera ou filmadora através de um cartão SD ou via cabo USB, por isso é importante prestar atenção nas entradas e saídas disponíveis e nos padrões de cada uma. 

O Thunderbolt 4 é o padrão mais recente para portas USB-C e suporta velocidades de transferência de até 40 Gbps. Também é importante verificar se há slots para cartões SD compatíveis com UHS-II, o padrão mais moderno.

Mac ou PC?

Os MacBooks são os preferidos de muitos fotógrafos e editores por ter mais ferramentas integradas em um só lugar. Mas não descarte os notebooks com Windows, que costumam oferecer um custo benefício maior e melhor capacidade de atualização e reparo.

Como testamos

Ao analisar um notebook, o Guia de Compra confere os recursos internos de hardware, a qualidade de construção, a ergonomia, o desempenho em vários cenários de uso, a relação custo-benefício e a adequação geral ao comprador-alvo. 

Na perspectiva dos entusiastas e profissionais de foto e vídeo, o foco deve estar na qualidade da tela e na cobertura do espaço de cores. Um processador capaz e uma bateria de longa duração também são características importantes para esse tipo de uso.

Sempre que possível, um calibrador de monitor será usado para medir o desempenho da tela de um notebook para avaliar se ele corresponde às afirmações do fabricante, e benchmarks de software como o GeekBench são usados para medir os recursos do processador e da placa de vídeo.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor-notebook-para-fotografos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *