Pular para o conteúdo

Top 6: Melhor Pasta Térmica para Notebook

Escolher a melhor pasta térmica para notebooks é essencial para mantê-lo funcionando com o desempenho máximo e aumentar sua durabilidade.

Geralmente as pastas térmicas em notebooks foram aplicada a muito tempo e foram perdendo a eficiência conforme os anos passam.

Um dos jeitos de manter seu notebook funcionando perfeitamente é aplicar sua própria pasta térmica regularmente, isso garante que o processador possa funcionar na temperatura ideal.

Pasta Térmica

Detalhes

Preço

pasta termica notebook coolermas

Cooler Master MasterGel Pro

Melhor pasta térmica para notebooks

Quantidade: 1.5ml

pasta termica notebook artic sil

Arctic Silver 5

Melhor custo-benefício

Quantidade: 3.5ml

pasta termica notebook noctua nh

Noctua NT-H1

Alto rendimento

Quantidade: 3.5ml

pasta termica notebook corsair

Corsair TM30

Longa duração

Quantidade: 4.5ml

pasta termica notebook pcyes

PCYes OCX

Fácil de aplicar

Quantidade: 3.5ml

pasta termica notebook Gelid GC

Gelid GC-Extreme

Mais barata

Quantidade: 3.5ml

melhor pasta termica para notebo
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

A pasta térmica precisa ser trocada a cada três anos, pois ela seca com o tempo e começa a perder sua propriedade de transferência de calor. Se essa manutenção não acontecer, você começará a ver problemas de desempenho e superaquecimento gradual que podem danificar sua CPU a longo prazo.

O notebook pode ficar tão quente a ponto de ser desconfortável de segurar ou na hora de ficar sobre o seu corpo.

Agora que você sabe que a troca da pasta térmica é essencial para manter seu notebook funcionando bem, pode estar se perguntando: qual é a melhor pasta térmica para meu notebook?

Nós selecionamos as melhores pastas térmicas para notebooks disponíveis no Brasil logo abaixo e em seguida explicamos tudo o que precisa saber sobre esse item tão essencial.

Análise das melhores pastas térmicas para notebook

Nós revisamos as principais opções disponíveis mercado e escolhemos as seis melhores pastas térmicas para notebooks:

  1. Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro
  2. Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5
  3. Pasta Térmica Noctua NT-H1
  4. Pasta Térmica Corsair TM30
  5. Pasta Térmica PCYes OCX
  6. Pasta Térmica Gelid GC-Extreme

Todas essas alternativas possuem um bom desempenho e podem ser usadas em qualquer notebook, sendo que algumas são mais recomendadas para uso em situações mais exigentes, como em notebook gamers, notebooks para edição de fotos ou noteboks para programadores por serem mais eficientes.

Abaixo você confere a análise completa e detalhada de cada pasta térmica para notebook. Elas também podem ser usadas em processadores para desktops.

Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro

pasta termica notebook coolermas

Melhor pasta térmica para notebooks

Condutividade térmica: 8.0 (W/m-K)

Densidade: 2.6 (g/cm3) (25°C)

Quantidade: 1.5ml

Prós:

  • Fácil aplicação e limpeza
  • Espalhamento rápido e suave
  • Excelente desempenho

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Qualquer pessoa familiarizada com montagem de PCs reconhece o nome Cooler Master. Seus coolers são amplamente considerados como alguns dos melhores do mercado, e suas pastas térmicas mantêm o mesmo alto padrão.

A linha MasterGel é vendida em uma embalagem diferenciada, com uma abertura fina e plana, isso permite que os usuários empurrem a pasta e depois a espalhem pela parte superior do processador com a seringa.

Se seu método de aplicação preferido é de espalhar a pasta em uma camada fina, essa embalagem facilita muito. Além disso, a tampa cobre uma área ampla manter a ponta selada e limpa.

Seu material não conduz eletricidade, então a aplicação é muito segura. O MasterGel Pro tem um desempenho de alto padrão, sendo um dos mais vendidos lá fora. É indicado para quem quer fazer overclock por contar com uma ótima condutividade térmica, mas pode ser usado em qualquer notebook.

Dependendo do tamanho do processador no seu notebook, você pode obter até três aplicações. Você provavelmente não precisará substituir a pasta mesmo após o período de três anos sugerido pela Cooler Master.

Se você utiliza a capacidade máxima do seu processador constantemente, você provavelmente precisará substituir a pasta em um intervalo menor de tempo, mas o MasterGel Pro é eficiente e pode durar até três anos mesmo em usos exigentes, como edição e jogos recentes.

A MasterGel Pro é a melhor pasta térmica para uso pesado e é a nossa indicação principal para notebooks gamers e para trabalhos de edição e renderização.

Avaliação em vídeo

Confira o melhor preço!


Veja também: Melhores mouses portáteis para viagem e Melhores mouses Bluetooth.

Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5

pasta termica notebook artic sil

Melhor pasta térmica em custo-benefício para notebooks

Condutividade térmica: 9.0 (W/m-K)

Densidade: 1.5 (g/cm3) (25°C)

Quantidade: 3.5ml

Prós:

  • Baixo preço por grama
  • Espalhamento suave
  • Fácil de usar

Contras:

  • Muito líquida

Compre Online!

Como o nome sugere, o Arctic Silver 5 AS5 é composto de 99,9% de prata micronizada pura e não é eletricamente condutor. Esse design permite um resfriamento altamente eficaz e duradouro, embora com uma instalação um pouco mais difícil.

Esta pasta utiliza a prata micronizada juntamente com partículas de cerâmica para criar um design de alto desempenho e durabilidade. Esse composto fornece temperaturas de carga mais baixas por um período bem longo, o que torna a Artic Silver 5 ideal tanto para uso casual quanto para overclock.

A seringa de 3,5 gramas permite a aplicação em mais de quinze processadores pequenos, ou cerca de cinco CPUs grandes. A Arctic Silver 5 certamente possui um custo benefício altíssimo. Ao todo, você pode espremer cerca de 16 polegadas quadradas de cobertura eficaz com um único tudo dessa pasta.

A Arctic Silver 5 esta sempre entre as mais eficientes em rankings especializados, resultando em uma distribuição de energia térmica uniforme.

Ela também fornece uma estabilidade duradoura, que pode durar mais de três anos após a aplicação. O Arctic Silver 5 AS5 é uma boa escolha para pessoas que desejam aplicar pasta em várias CPUs, fornecendo resfriamento eficaz para um grande número de superfícies antes que o tubo se esgote.

Seu único defeito é que ela possui uma formula menos viscosa, um usuário menos experiente pode deixar que ela escorra. Ela não conduz eletricidade, então não causará danos, mas pode dar trabalho para limpar.

A Artic Silver 5 é reconhecida em todo o mundo como a pasta térmica com o melhor custo benefício, nós a recomendamos para a maioria dos notebooks por ter um ótimo desempenho por um preço justo.

Avaliação em vídeo

Confira o melhor preço!


Confira: Quais são os melhores SSD M.2 e Top 5 – Melhores SSDs portáteis.

Pasta Térmica Noctua NT-H1

pasta termica notebook noctua nh

Melhor pasta térmica de fácil aplicação para notebooks

Condutividade térmica: 4.0 (W/m-K)

Densidade: 2.5 (g/cm3) (25°C)

Quantidade: 3.5ml

Prós:

  • Alto desempenho
  • Alto rendimento
  • Densidade ideal

Contras:

  • Mais difícil de limpar

Compre Online!

A Noctua é um dos nomes mais conhecidos no mercado de resfriamento de PCs, especialmente pelos seus coolers. Não é de se estranhar que a Noctua NT H1 seja uma das pastas térmicas mais populares do mundo.

Essa pasta térmica tem uma reputação excepcionalmente forte e é uma referência consistente entre as melhores pastas térmicas do mundo. Sua fórmula tem excelente densidade, não conduz eletricidade e não é corrosiva, podendo ser aplicada em qualquer material dissipador.

A pasta térmica da Noctua tem uma consistência suave que facilita a aplicação. Mesmo que você não tenha experiência na aplicação de pasta térmica, ela é muito segura. O design simples do tubo de aplicação torna especialmente fácil evitar problemas de derramamentos.

A NT H1 foi projetada para durar três anos, o que significa que seu processador provavelmente estará desatualizado antes que sua pasta precise ser trocada.

Além de uma performance excelente, o tubo pode ser usado em mais de quinze aplicações em CPUs de notebooks. A sua fórmula é extremamente fácil de limpar, não exigindo uso de álcool isopropílico, apenas um pano que não solte fiapos.

Sua eficiente e facilidade de aplicação a tornam ideal tanto para usuários casuais quanto para quem quer realizar overclocks, mas é mais cara do que a pasta analisada acima.

Avaliação em vídeo

Confira o melhor preço!


Veja também: Melhores placas de som USB portáteis e Melhores headsets gamer sem fio.

4° Pasta Térmica Corsair TM30

pasta termica notebook corsair

Condutividade térmica: 3.8 (W/m-K)

Densidade: 2.5 (g/cm3) (25°C)

Quantidade: 4.5ml

Prós:

  • Durável
  • Não condutivo
  • Alto preenchimento

Contras:

  • Muito grossa

Compre Online!

A pasta térmica Corsair TM30 CT-901001-WW é um excelente produto em termos de custo-benefício. Com um preço acessível, essa pasta térmica oferece uma condutividade térmica de 3,8 W/mK, tornando-a uma das melhores opções disponíveis atualmente no mercado.

A pasta térmica vem em um recipiente de 4,5 gramas, o que é mais do que suficiente para preencher os espaços vazios necessários para proteger seu notebook.

A Corsair TM30 é composta óxido de zinco, o que a torna altamente eficiente em termos de dissipação de calor. O fato de ser uma pasta térmica não condutiva é uma grande vantagem, uma vez que elimina o risco de curto-circuito na placa-mãe e outros componentes próximos.

Com uma excelente qualidade de proteção térmica, essa pasta térmica pode ser facilmente aplicada em seu dispositivo com seu bico plano, tornando o processo de aplicação rápido e fácil.

A baixa viscosidade da Corsair TM30 permite um desempenho ainda melhor, resultando em temperaturas mais baixas na CPU e uma maior estabilidade do sistema, mesmo durante jogos graficamente intensos.

Seu aplicador consiste em uma seringa, o que permite que você insira o conteúdo em seus componentes com facilidade e precisão.

A pasta térmica Corsair TM30 é uma escolha inteligente para quem precisa de uma pasta térmica simples e eficiente par notebooks. É uma das melhores pastas térmicas baratas para notebook, apesar de não render tanto quanto as analisadas anteriormente.

Avaliação em vídeo

Confira o melhor preço!


5° Pasta Térmica PCYes OCX

pasta termica notebook pcyes

Condutividade térmica: 3.0 (W/m-K)

Densidade: 3.7 (g/cm3) (25°C)

Quantidade: 3.5ml

Prós:

  • Estável
  • Fácil de usar
  • Fácil de limpar

Contras:

  • Conduz eletricidade

Compre Online!

A pasta térmica PCYes OCX é um produto nacional com bom desempenho e um preço baixo. Seu uso em processadores ajuda a reduzir o excesso de calor e prolonga a vida útil desses componentes.

Uma das grandes vantagens dessa pasta térmica é a sua facilidade de aplicação. Basta usar a seringa para colocar a pasta térmica no local desejado, mesmo em superfícies irregulares ou em espaços vazios. Isso torna a aplicação simples e prática não importa o método de aplicação que você escolha.

A pasta térmica PCYes OCX possui silicone e óxido de metal em sua composição, permitindo alta condutividade térmica e resfriamento eficiente, inclusive para overclocks. Com a base de micro partículas de carbono, ela oferece uma proteção contra o aquecimento eficiente.

Com uma capacidade de suportar altas temperaturas por longos períodos, essa pasta térmica é uma boa opção para uso casual em notebooks.

Além disso, a PCYes OCX é uma pasta térmica com bico plano, o que facilita a aplicação. Sua proteção térmica e capacidade de condução são características que atendem a maioria das necessidades do usuário.

A pasta térmica PCYes OCX é uma excelente escolha para proteger e prolongar a vida útil do seu notebook básico ou intermediário. Não a indicamos para overclock ou para notebooks que aquecem demais.

Avaliação em vídeo

Confira o melhor preço!


6° Pasta Térmica Gelid GC-Extreme

pasta termica notebook Gelid GC

Condutividade térmica: 3.0 (W/m-K)

Densidade: 3.7 (g/cm3) (25°C)

Quantidade: 3.5ml

Prós:

  • Estável
  • Fácil de usar
  • Barata

Contras:

  • Conduz eletricidade

Compre Online!

A pasta térmica é um componente fundamental para manter os computadores e notebooks funcionando adequadamente, evitando danos permanentes em seus componentes causados pelo excesso de calor. E para garantir um bom desempenho, é importante escolher uma pasta térmica de qualidade.

Uma das vantagens da Gelid GC-Extreme é que sua aplicação por conta própria é bastante simples e não requer habilidades especiais. O produto é aplicado por meio de uma seringa, sem a necessidade de uma ponta de agulha.

Mesmo em superfícies irregulares e espaços vazios, esta pasta térmica de alto nível pode ser aplicada com sucesso, graças à sua composição com silicone e óxido de metal.

A fórmula do produto traz bons resultados para uso casual, tornando a Gelid GC-Extreme uma das melhores pastas térmicas baratas para quem não exige muito do seu notebook.

A Gelid GC-Extreme possui o formato tradicional de seringa, o que facilita bastante a aplicação e garante uma proteção térmica eficaz. Ela funciona melhor para os métodos de aplicação que envolvem pontos, sem a necessidade de espalhar a pasta.

Ela possui muitas semelhanças com a pasta analisada acima, sendo uma boa opção para quem usa o notebook para navegação rotineira e consumo de mídias. Não podemos recomendá-la para uso pesado.

Avaliação em vídeo

Confira o melhor preço!


Confira também: Melhores mouses Bluetooth e Como escolher o melhor notebook para programação.

Qual é a melhor pasta térmica para notebook?

Neste artigo nas analisamos diversas pastas térmicas para notebooks e secionamos um Top 6 com as melhores opções disponíveis no Brasil.

Na primeira posição temos a Cooler Master MasterGel Pro, que é uma pasta térmica de alta performance, utilizada principalmente em notebooks gamers e profissionais. Ela é fácil de aplicar, rende bastante e tem um preço amigável.

Em segundo lugar, temos a Arctic Silver 5, que é uma opção de excelente custo-benefício. Além de ser uma pasta térmica confiável e muito bem avaliada no mundo toda, ela possui uma performance excelente.

A Noctua NT-H1, que é a terceira da lista. Com a sua alta performance, ela é uma escolha popular entre gamer e profissionais de edição de vídeo e programação.

Na quarta posição nós selecionamos a Corsair TM30, que é uma das pastas térmicas mais premiadas do mercado. Com mais de 150 títulos na categoria, ela é conhecida por sua durabilidade, podendo durar ao menos cinco anos.

pasta termica para notebook

A PCYes OCX3, que vem em quinto lugar, tem óxido de metal e silicone em sua composição. É uma alternativa nacional com bom desempenho térmico e segura de usar.

Não menos importante, a Gelid GC-Extreme, que está em sexto lugar, é uma ótima opção para notebooks básicos e mais antigos. Ela tem um bom desempenho e é a mais barata da lista.

Pense no seu uso final e se você precisa gastar mais em uma pasta térmica projetada para uso intenso e temperaturas altíssimas ou se uma pasta térmica mais simples pode atender bem o seu notebook.

Características das pastas térmicas para notebooks

O ingrediente principal das pastas térmicas é o óxido de zinco, mas a quantidade usada pelo fabricante e os excipientes fazem uma grande diferença nas propriedades térmicas do produto final. Vamos dar uma olhada nas principais características da melhor pasta térmica para notebook e como escolher a ideal.

Viscosidade

Isso se refere a quão espessa ou fina é a pasta térmica. Aqueles com uma viscosidade mais alta são mais espessos e geralmente aderem melhor ao dissipador de calor ao processador.

Esse é o tipo ideal pois as pastas espessas demoram mais para secar completamente, preenchem melhor as distorções e buracos nos metais e não correm o risco de vazar nos outros componentes do notebook.

Aqueles com baixa viscosidade são mais líquidos e tendem a secar ao longo de alguns dias após a aplicação. Vale a pena notar que uma pasta térmica de viscosidade mais baixa pode vazar na placa-mãe com bastante facilidade se for usada em excesso, especialmente em notebooks que possuem componentes mais compactos.

Gravidade específica

A gravidade específica é o quão densa e pesada é a pasta térmica e geralmente não está listada na ficha técnica da maioria das pastas térmicas.

pasta termica ideal para noteboo

Esse é um aspecto técnico que é menos importante do que a viscosidade, explicada acima, geralmente você só encontrará essa informação em produtos importados. Dito isto, a gravidade específica é expressa em g/cm³ que significa gramas por centímetro cúbico.

Condutividade térmica

Esta é a medida mais importante de todas e o que mais afeta a efetividade final da pasta térmica. Esta unidade de medida informa o quão boa é a pasta térmica em mover o calor de um lugar para outro.

De um modo geral, quanto maior o número, melhor a pasta deve ser na condução do calor. A condutividade térmica é medida em “watts por metro por Kelvin” (sim, é um nome estranho) ou W/mK.

Quanto maior o W/mK, melhor é a condutividade da pasta, mas é bom manter em mente que isso pode ser afetado pela maneira como você aplica a pasta. Se ela não for aplicada da maneira correta e na quantidade correta, a dissipação de calor será afetada negativamente.

Vale a pena trocar a pasta térmica do processador?

Se vale a pena trocar a pasta térmica em sua CPU depende em grande parte do desempenho atual e a quanto tempo passou desde a última aplicação. A pasta térmica que foi aplicada pelo fabricante do notebook deve fazer um bom trabalho no primeiro ano de uso pesado, e até pode durar dois ou três anos com uso casual.

Após esse período, você pode notar que as temperaturas médias da CPU estão subindo. Isso ocorre porque a pasta térmica tem prazo de validade e eventualmente expira, tornando-se seca e quebradiça. Nesse caso, aplicar uma nova camada de pasta térmica definitivamente aumentará o desempenho do seu notebook.

Tenha em mente que a pasta térmica irá secar se uma CPU estiver sendo usada ou não, então se você encontrou uma nova CPU barata com um cooler que está nas prateleiras já faz um bom tempo, ou comprou um notebook usado, talvez seja necessário trocar a pasta térmica imediatamente após a compra.

Também é bom lembrar que alguns notebooks possuem um processo de retirar o cooler mais complexo do que outros, é bom consultar o manual e ver alguns vídeos do seu modelo específico sendo abertos antes de realizar qualquer manutenção.

Se você quer remover ou substituir seu cooler ou seu processador, definitivamente vale a pena trocar a pasta térmica, pois quando você parafusar o cooler de volta no lugar, haverá pequenas bolsas de ar no entre os componentes, impedindo a transferência ideal de calor do dissipador de calor do seu processador para o dissipador.

Tudo isso vale tanto para CPUs em notebooks quanto para CPUs para desktops, como os que utilizam os soquetes LGA 1151 e LGA 1700.

Se você está planejando realizar overclocking, deve trocar a pasta térmica do seu notebook imediatamente pois a pasta aplicada na fábrica costuma ser bem barata e não tem a melhor condutividade térmica. Substituir pela melhor pasta térmica para notebooks vai melhorar a estabilidade do sistema.

As pastas utilizadas em grandes quantidades pelas indústrias costuma ser feita com uma fórmula de silicone, que tem a condutividade de calor mais fraca do que as vendidas separadamente, feitas de óxido de zinco ou liga metálica e com mais viscosidade.

Como aplicar a pasta térmica corretamente

Se o seu cooler cobrir toda a sua CPU, você só precisa de pasta suficiente para formar uma camada fina sobre a superfície do dissipador de calor. Idealmente, a pasta nunca deve se estender além das bordas do chip.

melhores pastas termicas

Existem alguns métodos de aplicação diferentes (e muitas discussões acalorados sobre qual é o método certo), mas vamos descrever os três métodos mais populares:

Método 1. Colocar cinco pequenos pontos de pasta térmica do tamanho de grãos de arroz no dissipador de calor, um em cada canto e um no meio, para que se assemelhe a face número cinco de um dado. Depois coloque o cooler no lugar, sem espalhar a pasta térmica manualmente.

Método 2. Colocar uma gota grande, do tamanho de uma ervilha, no meio do dissipador e usar um pequeno pedaço de papel ou um cartão para espalhá-lo de maneira uniforme.

Método 3. Colocar uma gota do tamanho de uma ervilha no meio do dissipador de calor e parafusar o cooler de volta no lugar. É parecido com o método 2, mas você não precisa espalhar a pasta manualmente.

Método 4. Se você tiver um dissipador direto com tubulação de cobre, comum em notebooks mais antigos, basta aplicar uma linha reta fina ao longo de cada tubo de contato, embaixo do cooler, e parafusá-lo no lugar.

O que acontece se eu aplicar pasta térmica demais?

Desde que o excesso de pasta térmica não entre em contato com o soquete da placa-mãe ou se espalhe muito pela placa-mãe, aplicar um pouco mais do que o recomendado não deve ter efeitos negativos.

Você pode simplesmente limpar a maior parte do excesso com um pano que não solte fiapos. Dito isto, você deve ter cuidado extra com pastas à base de metal devido à sua grande condutividade elétrica.

Se o pior aconteceu e você aplicou a pasta térmica onde não deveria, podem ocorrer alguns danos. Em primeiro lugar (e de maneira pouco instintiva), o notebook pode superaquecer pois algumas partes que deveriam estar expostas foram encobertas pela pasta.

Em segundo lugar, há uma pequena chance de que, na próxima vez que você remover seu cooler, sua CPU saia com ele devido à sucção da pasta térmica. Em terceiro lugar, no caso de algumas pastas térmicas metálicas, pode ocorrer um curto-circuito devido à condutividade elétrica.

O ideal nesse caso seria retirar o excesso com um pano que não solte fiapos e limpar os competentes com álcool isopropílico ou solução limpa-contato várias vezes até que você tenha certeza que não há nenhum resquício de pasta térmica.

Use uma escova macia para facilitar a limpeza e espere pelo menos seis horas antes de ligar o notebook para garantir que qualquer umidade tenha se dissipado.

Preciso trocar a pasta térmica de uma GPU?

Na maioria dos casos, não. A pasta térmica usada entre a GPU e o cooler deve durar pelo menos três anos, possivelmente mais dependendo da fórmula.

O mais importante é lembrar que abrir sua placa gráfica geralmente implica em perder a garantia, e a maioria delas não foi feita para ser aberta facilmente. A menos que você precise atualizar a condução térmica da sua GPU para fazer overclock, não vale a pena o dinheiro e o esforço para trocar a pasta térmica.

Como as placas gráficas não foram projetadas para permitir um acesso fácil aos componentes internos, você só deve considerar essa opção em último caso.

Se você desconfia que sua GPU esteja com problemas causados por excesso de calor, a primeira coisa é verificar se o problema não é causado pelo software (drivers desatualizados ou corrompidos, por exemplo), depois você deve considerar limpá-la com ar comprimido e verificar se não há bolsões de ar quente dentro do gabinete.

A pasta térmica precisar cobrir toda a CPU?

A pasta térmica deve cobrir a maior parte do dissipador, mas é normal que os cantos não sejam cobertos. O processador produz calor em uma área menor do que a do dissipador de calor, geralmente bem no centro.

A pasta térmica deve formar uma camada fina para preencher as distorções entre os metais, e após um certo tempo, ela deve expandir um pouco. Basicamente, qualquer ponto de contato entre o cooler e o dissipador de calor da CPU será naturalmente coberto pela pasta térmica ao parafusar o cooler.

Trocar a pasta térmica pode evitar o superaquecimento?

Depende do que está causando o superaquecimento. A pasta térmica elimina quaisquer lacunas entre o cooler e a CPU, garantindo uma transferência de calor ideal.

No entanto, você não deve confiar apenas na troca da pasta térmica para evitar o superaquecimento do sistema. Combine a reaplicação da pasta com a limpeza do cooler e das saídas de ar do gabinete (usando ar comprido) para garantir que não haja sujeira acumulada evitando a circulação de ar.

Após a troca da pasta e da limpeza, se ainda houver sobreaquecimento, talvez o culpado seja um driver ou programa corrompido. Reinstalar o sistema operacional é uma maneira de verificar se o problema é no software. Esta abordagem multifacetada é muito mais provável de reduzir as temperaturas de funcionamento.

Tempo de estabilização

A pasta térmica vai levar algum tempo até se estabilizar após a aplicação. Isso depende da fórmula, da densidade e das temperaturas que o processador alcança.

Pode levar até oito dias e vários ciclos térmicos para atingir a máxima condução térmica de partícula para partícula e para que a interface do dissipador de calor para a CPU atinja a máxima condutividade.

Quantidade correta

A quantidade de pasta térmica ideal é de cerca de 1 até 2 gramas. Os processadores de desktop são comparativamente maiores e exigem mais pasta térmica do que as compactas CPUs de notebooks.

Seja qual for o tamanho, seu objetivo final é obter uma camada fina de pasta térmica que cubra a maior parte do dissipador. Não é necessário cobrir 100% do dissipador, na verdade é esperado que os cantinhos fiquem descobertos pois existe pouca produção de calor neles.

Existem duas diferenças principais nas técnicas de aplicação da pasta térmica. Uma exige que o usuário espalhe a pasta manualmente de maneira uniforme sobre dissipador antes de colocar o cooler de volta.

A outra exige que usuário apenas coloque uma “gota” grande no centro do dissipador ou cinco pequenas “gotas” no centro e nas extremidades, deixando que elas sejam espremidas naturalmente pelo cooler. A melhor pasta térmica para notebook é capaz de lidar com qualquer método de aplicação.

Como realizamos nossa análise

Não existe uma grande diferença entre uma pasta térmica para desktops comuns e para notebooks, mas nós precisamos manter em mente que o uso final desses tipos de PC diferem bastante.

Geralmente os notebooks possuem uma carga de processamento mais leve e as CPUs são mais energeticamente eficientes, e portanto geram menos calor. Pelo outro lado, notebooks possuem componentes internos mais compactos, então a facilidade de aplicação é um dos fatores mais importantes.

O Guia de Compra selecionou pastar térmicas com um alto custo-benefício, que são fáceis de aplicar e que são fáceis de limpar, caso o usuário se complique na hora do uso.

Quanto a eficiência térmica, executamos todos os testes em nosso notebook Lenovo Ideapad i3 equipado com a CPU AMD Ryzen 5 5500U, testando cada pasta térmica por uma semana para refletir melhor o desempenho da vida real.

O computador permaneceu no mesmo local durante todos os testes com temperatura ambiente de aproximadamente 28°C. A pasta térmica testada foi aplicada de acordo com as instruções do respectivo fabricante e teve tempo suficiente entre a aplicação e o teste final para se estabilizar e expandir.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor-pasta-termica-para-notebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *