Para se comunicar com seus companheiros de equipe e ouvi-los claramente com conforto, você deve escolher o melhor headset gamer wireless. Existem inúmeros fones de ouvido para jogos para jogos por aí, mas a maioria deles requer um fio conectado ao computador ou ao controle.
Um fone de ouvido gamer sem fio permite que você aproveite o áudio bidirecional sem limitar seus movimentos. Eles tendem a custar mais do que seus equivalentes com fio, mas a conveniência vale a pena.
Produto |
Ficha técnica |
Fone Sem Fio Corsair HS70 Pro |
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo USB-C Compatibilidade sem fio: PC e PlayStation Drivers: 50mm Bateria: Até 16 horas |
Fone Sem Fio Logitech G935 |
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo 3.5mm Compatibilidade sem fio: PC, PlayStation, Switch Drivers: 50mm Bateria: Até 12 horas |
Fone Sem Fio Playstation Pulse 3D |
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo 3.5mm Compatibilidade sem fio: PlayStation, PC, Mac Drivers: 40mm Bateria: Até 12 horas |
Fone Sem Fio Razer Nari Ultimate |
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo 3.5mm Compatibilidade sem fio: PC, PlayStation Drivers: 50mm Bateria: Até 20 horas |
Anderson Ribeiro | Consultor
Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.
Reunimos os melhores modelos que testamos aqui e criamos um guia de compra completo explicando as diferentes características que todo fone de ouvido gamer sem fio de qualidade deve ter.
Leia as nossas análises e escolha o que melhor se encaixa nas suas necessidades e no seu orçamento. Logo abaixo você confere os melhores fones de ouvido gamer wireless disponíveis no Brasil.
Análise dos melhores headsets gamer wireless
Após os nossos testes, selecionamos quatro melhores headsets sem fio para jogos que devem se adequar a qualquer gamer e a qualquer orçamento. Leia a resenha completa de cada um abaixo.
- Headset sem fio Corsair HS70 Pro — Melhor headset gamer wireless
- Headset sem fio Logitech G935 — Melhor RGB personalizável
- Headset sem fio Sony Pulse 3D — Melhor para consoles Playstation
- Headset sem fio Razer Sari Ultimate — Melhor experiência imersiva
1° Headset Gamer Wireless Corsair HS70 Pro
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo USB-C | Compatibilidade: PC e PlayStation 4/5 (sem fio) — Android e iOS (com fio) | Drivers: 50 mm | Bateria: Até 16 horas
Prós:
- Som surround fornece uma experiencia muito realista
- Estrutura de alumínio leve e resistente
- Certificado pelo Discord
- Conexão sem fio de baixa latência até 12 metros
Contras:
- Captação do microfone produz um leve chiado
- Não possui Bluetooth
O Corsair HS70 Pro é uma opção de fone sem fio gamer para quem procura uma experiencia surround realista e uma ótima qualidade de construção, que pode durar muitos anos de uso intenso. Sua estrutura de alumínio oferece uma alta resistência sem pesar muito.
Ao longo da parte inferior da concha esquerda há uma roda de volume, botão de mudo, a entrada do microfone destacável e o conector USB para carregar os fones de ouvido. Na concha direita está o botão de energia que liga e desliga os fones de ouvido. São controles intuitivos que permitem ajustes rápidos e precisos.
O HS70 Pro Wireless pesa apenas 330g, o que é um peso bem baixo na categoria de headset gamers. As conchas acústicas são devidamente almofadadas com espuma de memória e criam uma boa vedação ao redor dos ouvidos, o que ajuda a abafar ruídos exteriores e manter o volume mais baixo.
O HS70 Pro Wireless se conecta através do adaptador USB Bluetooth incluso ao Sony PS4/PS5 e ao PC, mas não funciona no Xbox One. Ele pode funcionar em celulares Android usando o adaptador em um cabo OTG, mas isso não é nem um pouco prático.
O modelo mais antigo da Corsair, o HS70 Bluetooth, tinha mais opções de conectividade e funcionava em todos os consoles atuais, mas parou de ser vendido no Brasil.
Esse headset sem fio está equipado com drivers dinâmicos de neodímio de 50mm e som surround 7.1. O som pode ser ajustado com o software iCUE no PC, mas os níveis de volume dos baixos, médios e altos são perfeitamente adequados para jogos sem precisar de qualquer ajuste.
O som surround 7.1 é especialmente útil durante as partidas para saber a direção de passos e disparos. Ele também funciona muito bem para filmes e séries, mas para música é uma boa ideia criar um perfil de som separado. Com a equalização certa, o HD70 Pro pode perfeitamente ser usado para escutar músicas.
Seu microfone destacável é útil na hora de transportar o headset e para utilizá-lo como fone de ouvido normal, mas a qualidade de captação não é a melhor dos aparelhos testados nessa lista e possui um leve chiado. É uma área que deve sr melhorada, assim como a falta de Bluetooth faz falta.
2° Headset Gamer Wireless Logitech G935
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo 3.5mm | Compatibilidade: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch (sem fio) — Xbox One, Android e iOS (com fio) | Drivers: 50 mm | Bateria: Até 12 horas
Prós:
- Design com RGB totalmente personalizável
- Pode ser usado sem fio ou com fio 3,5mm
- Som surround com DTS X 2.0
- Boa compatibilidade entre consoles, PC e celulares
Contras:
- Duração mais baixa da bateria
- Mais pesado do que a maioria dos headsets sem fio
Se qualidade de som e customização são grandes preocupações suas na hora de escolher um fone gamer, o Logitech G935 é a opção certa. Ele possui um design diferenciado e chamativo, sem deixar a fidelidade de áudio de lado.
Utilizando o programa G Hub, você pode personalizar as cores da iluminação RGB, opções de equalização de som, programar as três teclas macros e selecionar perfis de som para cada jogo ou software.
O LightSync também permite selecionar animações RGB e o modo de reação, com as cores mudando de acordo com os acontecimentos nos jogos ou nas cores presentes na tela. Claro, isso faz com que a bateria descarregue em menos tempo, no G Hub você pode desligar toda a iluminação, se preferir.
A Logitech claramente teve muito cuidado na hora de projetar os recursos de áudio desse headset, com drivers de 5 mm poderosos e um som ambiente impressionante. O som surround 7.1 com tecnologia DTS Headphone:X 2.0 garante uma experiência altamente imersiva e realista.
Você notará uma grande diferença na profundidade e na clareza dos sons, o que torna o G35 um ótimo fone para escutar música.
A bateria tem uma duração aceitável, até 12 horas de uso contínuo, mas esse headset permite o uso de um cabo 3.5mm caso você não queira se preocupar com a carga restante, ou se você quer utilizá-lo com celulares Android ou iOS. Ele não funciona no modo wireless com os consoles Xbox, apenas no modo com fio 3.5mm.
Vai montar seu PC gamer? Confira: Melhor monitor certificado G-Sync, Melhor placa-mãe para CPU Ryzen 5 5600G e Melhor placa-mãe para CPU i5-10400F.
3° Headset Gamer Wireless Sony Pulse 3D
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo 3.5mm | Compatibilidade: PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Mac (sem fio) — Android e iOS (com fio) | Drivers: 40 mm | Bateria: Até 12 horas
Prós:
- Leve e confortável de usar por longos períodos
- Compatível com o sistema Tempest 3D
- Pode ser usado sem fio ou com fio 3,5mm
- Produto oficial com compatibilidade perfeita aos consoles da Sony
Contras:
- Duração da bateria mais curta
- Não funciona nos consoles Xbox, obviamente
Para aproveitar ao máximo sua experiência de jogo no PlayStation 5, você deve ter certeza de que pode aproveitar o novo sistema de áudio Tempest 3D. Para esse fim, a Sony projetou o fone de ouvido Pulse 3D para ser perfeitamente compatível com as tecnologias utilizados nos consoles Playstation.
Este fone de ouvido tem design suave e possui uma versão preta e uma versão branca para você combinar com seu console. Dentro das conchas acústicas você encontrará drivers de 40 mm que emitem um som claro e preciso, além de serem capazes de criar uma boa imersão durante as partidas.
Emparelhados com o áudio Tempest 3D, eles podem criar um ambiente de som imersivo, que te permite ouvir todo o ambiente em volta do seu personagem nos mínimos detalhes.
Apesar de não ter um microfone visível, o Pulse 3D possui um microfone interno com recurso de monitoramento, ele capta a sua voz com clareza e é energeticamente eficiente. O fone de ouvido usa um dongle USB para se conectar sem fio ao PS5, mas também suporta PS4, PC e Mac usando essa conexão.
Se você estiver disposto a usar fios, o conector de 3,5 mm permite que você use o fone de ouvido Sony Pulse 3D com praticamente qualquer dispositivo, incluindo celulares.
O conector 3.5mm pode ser usado sempre que a bateria acabar, e a bateria dura apenas 12 horas, é um dos dois defeitos desse fone. O outro defeito, claro, é a falta de compatibilidade com os consoles da Microsoft.
Confira também: Melhores monitores G-Sync para jogos, Melhores CPUs LGA 1200 e Melhores CPUs para realidade virtual.
4° Headset Gamer Wireless Razer Nari Ultimate
Conexão: Dongle USB 2,4 GHz e cabo 3.5mm | Compatibilidade: PC, PlayStation 4, PlayStation 5 (sem fio) — Xbox One, Mac, Nintendo Switch, Android e iOS (com fio) | Drivers: 40 mm | Bateria: Até 20 horas (com efeito háptico desligado)
Prós:
- Imersão perfeita com THX Spatial Audio e Razer HyperSense
- Efeito háptico exclusivo
- Almofadas com gél térmico
- Personalização RGB completa
Contras:
- Mais pesado do que os concorrentes
- Efeito háptico drena a bateria muito rapidamente
A mais nova linha de headsets sem fio de ponta da Razer, a Nari, trouxe uma novidade única: feedback háptico. O Razer Nari Ultimate nos surpreendeu não apenas com seu design industrial com RGB completo, mas também pela forma como implementou seu recurso de destaque.
Os atuadores hápticos integrados são os mais próximos de simular um subwoofer diretamente em nossos ouvidos que já encontramos em nossa experiência testando diversos fones de ouvido.
Eles tornam jogos e filmes muito mais imersivos, e se você precisar de uma maneira de ouvir Spotify pela casa sem incomodar os outros habitantes, O Nari Ultimate também pode lidar com diversos gêneros musicais de maneira surpreendente equilibrada.
A Razer usa atuadores hápticos Lofelt L5 especiais e software avançado de processamento de sinal digital de áudio para simular um subwoofer de maneira realista. O efeito pode ser desligado, se você preferir uma experiência mais tradicional ou quiser poupar a bateria, já que esse recurso gasta muita energia.
O Nari Ultimate usa o software Synapse 3.0 da Razer para ajustar o equalizador do fone de ouvido, definir predefinições de áudio e ajustar a cor, o brilho e o padrão de exibição dos LEDs.
O Nari também possui algumas características outras únicas, como almofadas com gel térmico que evita o suor durante uso prolongado e sulcos para hastes de óculos, para evitar causar pressão na lateral da cabeça.
A captação do microfone é clara e você nunca precisa adivinhar se meu microfone está ligado ou desligado: quando está mudo o LED no final da haste fica vermelho. Ele conta com boa compatibilidade sem fio com o dongle USB, enquanto o conector 3;5mm permite que ele seja usado em vários dispositivos.
Talvez esses artigos também te interessem: Melhores CPUs para placas-mãe B450M e Melhores CPUs para soquete LGA 1700.
Como escolher o melhor headset gamer wireless
Há dois fatores principais a serem considerados ao escolher o melhor fone de ouvido para jogos sem fio: o preço e as plataformas compatíveis. Saber quais plataformas você possui (ou planeja comprar em um futuro próximo) é obviamente a parte mais importante da equação, pois o funcionamento do headset depende disso.
Os consoles Xbox têm um protocolo sem fio proprietário, que não funciona bem com PCs ou consoles PlayStation. Por outro lado, qualquer fone de ouvido que ofereça um dongle para PC também deve funcionar no PS5, Switch e, apesar disso não ser uma opção muito confortável, em celulares usando um cabo OTG.
O preço é a outra preocupação. Fones de ouvido gamer wireless possuem hardware adicional de transmissão e recepção que os modelos com fio não possuem, e por isso sempre são mais caros. Os fones de ouvido sem para jogos podem facilmente chegar a R$ 2.000.
Na faixa dos R$ 600 você pode conseguir um fone com boa qualidade som, mas o microfone e reprodução de graves podem não ser ideais; já na faixa mais alta, cerca de R$ 2.000, existem muitos modelos profissionais e com foco em personalização.
O ponto ideal para gadgets multifuncionais parece ser em torno de R$ 1.000. Embora seja possível gastar menos de R$ 600, a maioria dos fones de ouvido sem fio nesta faixa de preço possuem um sons e captação de áudio ruins.
Compatibilidade
A compatibilidade é o aspecto mais importante da compra de um fone de ouvido para jogos, especialmente se você utilizar consoles. Assim como em teclados sem fio ou mouses sem fio, os fones de ouvido sem fio funcionam por rádio frequência através de um dongle ou por Bluetooth.
Os fones de ouvido com conectores de 3,5 mm funcionam com praticamente qualquer plataforma, mas os fones de ouvido sem fio geralmente usam transmissores USB que exigem compatibilidade com o sistema de sua escolha.
A maioria dos fones de ouvido sem fio funcionam com PCs, mas a compatibilidade com PlayStation 4 / Xbox One (e agora do PlayStation 5 / Xbox Series X) é mais complicada, e geralmente um headset gamer wireless só vai funcionar com os consoles de uma empresa.
Devido à forma como os dois consoles usam USB, o suporte para PS4 e Xbox One geralmente são mutuamente exclusivos. Verifique a página do produto e a embalagem para saber se o fone de ouvido sem fio é compatível com PlayStation ou Xbox.
Além disso, se você tiver os consoles mais recentes, verifique novamente se o fone de ouvido é compatível com eles; um fone de ouvido PS4 pode não funcionar com um PS5.
Além disso, verifique exatamente como o fone de ouvido se conecta ao PC ou sistema de jogo. Isso é especialmente importante para usuários do PS4 Slim, porque alguns headsets compatíveis com o PlayStation usam USB e áudio óptico para funcionar, e o PS4 Slim não tem uma porta de áudio óptica.
Se for este o caso, pode ser necessário obter um adaptador HDMI que adiciona uma saída óptica ao console.
Veja também: Top 7 Melhores teclados gamers e Top 12 Melhores mouses gamers.
Tecnologia wireless
O Bluetooth é um bom backup para fones de ouvido para jogos, mas raramente é o principal método de conexão sem fio.
O Bluetooth permite que você se conecte o fone wireless ao PC, telefones e tablets, o que significa que você pode usar fones de ouvido com Bluetooth como fones de ouvido tradicionais para música e comunicação como um bônus.
No entanto, o Bluetooth não oferece a mesma qualidade de áudio e desempenho de latência que uma conexão de 2,4 GHz, motivo pelo qual a maioria dos headsets gamers sem fio têm seus próprios transmissores e receptores.
Qualidade de áudio
Todos os melhores headset gamer wireless têm microfones embutidos, mas nem todos os microfones oferecem o mesmo desempenho. Um bom fone de ouvido deve fornecer no mínimo uma comunicação de voz clara.
Alguns fones de ouvido têm microfones excelentes que você pode usar para streaming, comentários e até podcasts. Outros simplesmente permitem que você seja ouvido no bate-papo por voz, mas podem ter interferências, chiados ou clareza abaixo da média.
Se você faz transmissões ao vivo ou gameplays, deve considerar um microfone USB ou um microfone para câmera dedicado. Bons microfones custam cerca de R$ 150 e oferecem qualidade de áudio muito superior do que quase qualquer microfone acoplado.
Você precisa ter cuidado com o posicionamento e a configuração de um microfone separado, mas isso é importante se você planeja fazer streaming profissionalmente.
Em relação a qualidade do áudio em si, em algumas situações uma placa de som interna deve ser considerada, especialmente se você é muito exigente em relação a músicas e trilhas sonoras. Já uma placa de som USB externa pode resolver certos problemas de compatibilidade ou de interferencial custando pouco.
Apesar de headsets gamers serem sem fio e possam ser usados fora de casa, geralmente eles ocupam bastante espaço e não possuem alguns recursos importantes como passagem de áudio externo. Considere usar um fone de ouvido com cancelamento de ruído ativo caso você precise de um headset mais versátil.
Como testamos os headsets wireless
Muitas das qualidades que você procura em um fone de ouvido sem fio são as mesmas que você espera encontrar em qualquer equipamento de áudio – áudio, qualidade de construção e confiabilidade.
Para encontrar o melhor headset gamer wireless, testamos cada modelo analisado acima jogando diferentes games, ouvindo diversos gêneros de música e assistindo a filmes com efeitos sonoros bombásticos e mixagens surround.
Existem alguns elementos específicos para headsets sem fio que precisamos testar também: duração da bateria, tempo de carregamento, alcance e latência.
O primeiro é bastante autoexplicativo, no entanto, além de um teste de duração da bateria de ‘uso diário’, também executamos o fone de ouvido no volume máximo para descobrir a rapidez com que a carga é drenada nessas condições.
O alcance e a latência são mais difíceis de testar cientificamente. No entanto, dar uma volta pela casa dá uma boa indicação do alcance máximo, e a latência, em última análise, se resume à percepção.
Após vários dias de uso e levando tudo isso em consideração, o Guia de Compra selecionou alguns fones wireless que vão se adaptar a qualquer jogador.
- Melhores Aspiradores Para Piscina - 9 de janeiro de 2025
- Melhor Aspirador de Pó sem Fio Recarregável - 8 de janeiro de 2025
- Melhores Aspiradores de Pó para Pelos de Animais - 6 de janeiro de 2025