Pular para o conteúdo

Como Escolher o Melhor Moedor de Carne — 2023

Se você é o chef de casa ou apenas está planejando uma alimentação mais saudável, um moedor de carne pode ajudar. E, claro, você quer ter certeza de que está comprando o melhor moedor de carne disponível para sua casa. Moer sua própria carne pode ajudá-lo a reduzir seus gastos nos açougues, reduzir seu consumo de aditivos perigosos e permitir que você escolha quais carnes usar, o tamanho e a quantidade exata para cada refeição. Você também pode moer legumes e verduras nesses aparelhos, e alguns modelos mais complexos podem moer até grãos de café.

moedor de carne britaniamoedor de carne profissional
Moedor de carne BritâniaMoedor de carne e extrusor profissional Malta 1035
Cerca de R$ 395Cerca de R$ 1.245
Compre onlineCompre online
melhor moedor de carne elétrico

Você pode escolher o quão grosso você quer moer cada carne, você pode controlar a quantidade de gordura usada, você pode misturar mais de um corte de uma só vez, e você pode preparar carnes frescas de fazendo ou de caça na hora. Você pode até mesmo preparar alimentos para animais de estimação mais saudáveis e naturais para seus cachorros e gatos, que se beneficiam muito de proteínas frescas.

Claro, saber as vantagens de possuir um moedor de carne não significa que você sabe o que está procurando. Em vez de ler milhares de resenhas de moedores de carne diferentes, montamos um guia simples, porém abrangente, para ajudá-lo a escolher o melhor moedor de carne para você.

Melhores moedores de carne

Melhor moedor de carne doméstico: Britânia

moedor de carne elétrico britania

Prós:

  • Acompanha três discos de tamanhos diferentes
  • Muito fácil de limpar e desmontar
  • Peças em aço inoxidável

Contras:

  • Algumas carnes mais densas devem ser cortadas antes de serem introduzidas

Compre Online!

Esse moedor de carnes leve e fácil de usar é ideal para quem só precisa moer uma pequena quantidade de carne por dia, ele consegue moer cerca de um quilo de carne sem problemas. Ao contrário da maioria os moedores domésticos, esse produto da Britânia é feito em aço inoxidável.

Vem com três discos de moer no tamanho grosso, médio e fino e um funil para o preparo de linguiças e outros embutidos. É fácil de limpar e possui rotação reversa. Possui um ótimo custo benefício para usuários domésticos.


Melhor moedor de carne profissional: Malta 1035

moedor de carne elétrico profissional malta

Prós:

  • Motor poderoso, capaz de moer grandes quantidades de carne
  • Pode moer até 20 quilos por hora
  • Fácil limpeza e fácil manutenção

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Um moedor de carne semi-industrial de alta qualidade, seu motor pode processar carnes mais duras e em maior quantidade antes de precisar de uma pausa. O fabricante garante que esse aparelho pode moer até 20 quilos por hora. Por ser voltado ao uso pesado e profissional, ele aceita qualquer disco de moer projetado para boca #5.

Além de ser um moedor de carnes e legumes, ele também é um extrusor de massas, então você pode fazer diversos tipos formatos de macarrão com essa máquina. Ele também é um aparelho bivolt.


Acessórios para moedores de carne

Os extras e acessórios úteis para o um moedor vão depender de como você planeja usa-lo, bem como a forma que você quer cuidar dele. Abaixo estão alguns extras e acessórios para procurar.

  • Aço Inoxidável: O aço inoxidável é uma ótima opção para quem deseja mais facilidade na hora da limpeza, tanto do moedor quanto dos seus acessórios, ele prende menos os alimentos e, é claro, não enferruja. No entanto, é mais caro que o aço ou o alumínio e é mais pesado.
  • Funil para linguiça: Se você quer tanto moer carne como fazer linguiças e salsichas, você precisa ter certeza que o moedor que você compra vem com esses anexos; nem todos os moedores são vendidos com os acessórios que permitem esse tipo de preparo.
  • Bandeja de carne: Esta é a parte que mantém a carne no lugar antes dela ser empurrada no tubo de alimentação; isso é padrão em moedores de carne, mas alguns modelos manuais não o têm.
  • Pilão de carne: Esta é uma ferramenta que você usa para empurrar a carne com segurança pelo tubo de alimentação. Se o seu moedor não incluí-lo, você precisará comprá-lo separadamente.
  • Placas Grinder: Estas são placas planas que lhe dão controle da espessura da moagem. Alguns moedores de carne só virão com um ou dois; outros oferecerão mais, dando-lhe uma maior gama de opções.

Como escolher o moedor de carne certo

Antes de fazer sua escolha, você precisa saber sobre o que faz um moedor ter qualidade. Se você nunca usou um moedor de carne antes, as dicas a seguir são para você.

Motor

O motor é, de longe, uma das partes mais importantes do moedor de carne. Se você está pensando em comprar um motor elétrico, saiba que os motores vêm com especificações de 300 watts a 800 watts. Quando maior a potência, mais carne pode ser processada sem pausas, por isso é melhor ter em mente as suas necessidades. Você não precisa gastar mais em um motor potente se só vai moer uma peça por dia, mas se você precisa moer muita carne, um motor fraco vai tornar esse preparo lento e frustrante.

moedores de carne elétricos

Construção

Diferentes moedores de carne são feitos com diferentes materiais. Isso significa que a construção das moedoras de carne varia de fundição de aço até plástico rígido. Não é preciso dizer que um moedor feito de aço ou metal será mais durável, especialmente os aços inoxidáveis.

Garantia

As garantias variam de empresa para empresa. Alguns oferecem garantias de seis meses até um ano, enquanto outros oferecem garantia de até 5 anos. Se você escolheu um moedor de carne com muitos acessórios, então é melhor comprar um que tenha uma garantia maior, para que você possa substituir as peças se elas quebrarem.

O que mais pode ser usado no moedor além de carne?

Há várias razões para comprar um moedor de carne para sua cozinha. Claramente, a primeira razão pela qual você deseja comprar um moedor de carne é moer carne em casa. A moagem de carne em casa garantirá que a carne consumida pela família esteja livre de aditivos químicos, adicionados à carne processada. Ao invés de aditivos, você poderá temperar facilmente os alimentos da maneira que preferir, ou mantê-los sem tempero. Além disso, você pode saborear deliciosos pratos, de hambúrguer a salsichas, com menos esforço. Além desses benefícios, um moedor de carne também pode servir como um processador de alimentos muito versátil.

Um moedor de carne é capaz de processar frutas, verduras, legumes, queijos, peixes e algumas massas. Além de cortar, moer e processar diversos tipos de alimentos, um moedor pode usado como um extrusor para obter a forma e a textura corretas para a massas, como a de biscoito. Frutas secas também podem ser moídas no moedor para fazer bolos e biscoitos.

Precauções devem ser seguidas sempre que se tritura outros alimentos através de um moedor de carne. A carne é menos suculenta do que legumes e frutas, portanto, ao processar frutas e vegetais no moedor, é comum desperdiçar um pouco de suco de frutas e vegetais. É por isso que, ao cortar seus vegetais e frutas, você precisa se preparar antecipadamente. Lembre-se dos detalhes abaixo.

Muitos legumes e verduras são mais duros do que carnes. Se você está usando um moedor de carne elétrico doméstico, que não costuma ter um motor forte o suficiente para lidar com esses alimentos crús, é melhor cozinhá-los até que eles estejam mais moles. Para ter certeza que eles ainda estão preservando todos os nutrientes, é melhor utilizar o cozimento a vapor ou cozimentos sous vide. Massas grudentas também não devem ser processadas por moedores de carne, inclusive os profissionais.

Legumes como batatas, beterrabas, cenouras, rabanetes etc. devem ser cortados em duas metades antes de passar pelo moedor, e para os vegetais relativamente maiores, como brócolis, couve, cabaça, etc, você pode cortá-los em pelo menos quatro pedaços e depois passar pelo moedor. O mesmo vale para frutas grandes.

Ao lidar com vegetais, legumes e frutas suculentos, antes de ligar o moedor, pegue um recipiente grande e mantenha-a abaixo da saída do moedor. Depois de ligar, enquanto você começa a colocar os pedaços na tremonha, você pode ver claramente uma grande quantidade de suco saindo da saída com as frutas ou vegetais picados. Você evita fazer muita sujeira e muitas vezes pode beber esse suco depois de filtrado e diluído.

Como usar um moedor de carne com segurança

Nunca use os dedos para empurrar os alimentos:

Essa é a precaução mais importante que você deve tomar ao utilizar o seu processador. Muitas vezes, temos a tendência de empurrar o alimento com as mãos ou com o dedo, apesar de ter o empurrador ou o pilão dedicado por perto. Isso pode levar a ferimentos muito graves, incluindo a perda de membros. Se acidentalmente seu dedo deslizar para dentro da broca enquanto empurra a comida, você poderá perdê-lo. Portanto, sempre use um pilão ou outros utensílio similar para empurrar a carne para dentro do moedor.

Conheça os limites do seu moedor:

Nem todos os trituradores têm a mesma capacidade de trabalho ou potencia do motor. Portanto, conhecer o limite do moedor deve ser seu primeiro critério. Existem moedores de alta qualidade que podem ser usados ​​para moer carne congelada e/ou moer ossos. A maioria, no entanto, não pode lidar com esses dois fatores e só podem ser usados de maneira segura com carnes descongeladas e desossadas. Caso o seu moedor não seja capaz de moer ossos, carnes congeladas ou moer uma grande quantidade de carne por vez, você deve trabalhar em conformidade com essas limitações, ignorá-las pode causar danos ao moedor e também causar acidentes.

Proteja o motor dos moedores:

O motor elétrico garante o bom funcionamento do seu moedor, portanto é necessário protege-lo. Às vezes, para dar longevidade ao motor, os fabricantes pré-instalam dispositivos de segurança, geralmente uma função de desligamento automático caso ele esteja esquentando demais. Mas os moedores que não possuem essa proteção exigem cuidados extras. Caso contrário, um acidente pode ocorrer a qualquer momento. Se você sentir que o motor está superaquecido ou se ele estiver funcionando por um longo período de tempo, você deve parar de usar o moedor por algum tempo e deixá-lo esfriar.

Outras dicas de segurança:

  • Certifique-se de que o moedor esteja bem preso a bancada antes de utilizá-lo, e para os moedores menores, tenha certeza de que está operando em uma superfície plana e seca.
  • Leia o manual do triturador e veja se ele é capaz de triturar ossos e carnes congelada ou não, pois triturar ossos ou carne congelada em um triturador com motor fraco pode levá-lo ao superaquecimento.
  • Os pedaços de carne devem estar cortados no tamanho correto de acordo com a tabela de tamanhos do moedor. Na dúvida, sempre corte a carne em pedaços menores.
  • Inicialmente, alimente os alimentos ou a carne lentamente no moedor, para que o moedor possa funcionar efetivamente.
  • Lembre-se de desconectar o moedor após o uso da fonte de alimentação.

Perguntas frequentes

A menos que você seja um chef profissional, é provável que você não saiba muito sobre moedores de carne. Para ajudar você a entender as características importantes para um moedor de carne, vamos dar uma olhada em cada aspecto a ser considerado antes da compra.

  1. Que tipo de moedor elétrico eu devo escolher?

    Quanto menor o moedor, menos ele pode moer ao mesmo tempo. Isso significa que, se você tem muita carne para moer, vai demorar mais tempo para processar tudo. Além disso, o motor pode exigir pausas constantes para resfriar. Trituradores maiores são capazes de processar grandes quantidades de carne de uma só vez, e seus motores são geralmente projetados para trabalhar por mais tempo sem precisar de descansos.
    Para grandes quantidade de carne, discos de moagem de tamanho #12 ou #22 são ideais. No entanto, muitos usuários podem ser bem atendidos por moedores menores, especialmente se eles planejam moer cerca de dois quilos por vez ou menos.

  2. Quais carnes podem ser moídas em um moedor elétrico?

    Se você está planejando fazer comidas do dia-a-dia, a resistência dos tipos e cortes de carne não deve ser um problema, qualquer moedor dá conta de carnes como carne bovina, de porco e frango. Carnes mais resistentes, como javali, podem exigir um moedor com um motor mais forte. E claro, se você está planejando moer carnes com osso, precisará procurar por moedores industriais — geralmente com discos de moagem de tamanho #22 ou #32.

  3. Quanto custa um moedor de carne elétrico?

    A maioria dos moedores de carne elétricos projetados para uso doméstico custa na faixa de R$ 350 até R$ 500. Se estiver procurando por um moedor industrial, você pode pagar R$ 900 ou mais. Um moedor de carne de qualidade vai poupar dinheiro ao longo do tempo, e não ter que substituí-lo a cada ano também reduzirá os custos quando comparado aos modelos mais baratos e frágeis.

  4. Quanto pesa um moedor de carne elétrico?

    A maioria pesa cerca de quatro quilos, enquanto os moedores profissionais podem pesar mais de dez quilos. Se você tiver muita carne para moer e o seu moedor terá um local dedicado no balcão permanentemente, isso não fará muita diferença. Mas se você precisar guardar seu moedor após o uso, você vai ter que levantá-lo muitas vezes e um aparelho pesado vai ser um grande incômodo.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor moedor de carne elétrico