Pular para o conteúdo

Melhores Facas Elétricas de 2022

As facas elétricas estão se tornando um item essencial da cozinha brasileira moderna por causa de sua grande utilidade e praticidade. Elas também são utilizadas ​​por muitos pescadores e campistas para uso ao ar livre. Uma poderosa faca elétrica facilita o trabalho de cortar grandes pedaços de carne sem fazer esforço, preparar cortes de peixes com precisão e cortar frutas e verduras rapidamente. As facas elétricas fazem a maior parte do trabalho por você, permitindo que você prepare refeições de maneira mais rápida e fácil.

faca eletrica philcofaca elétrica BK
Faca Elétrica PFC01S PhilcoFaca Elétrica FEL150 Black+Decker
Cerca de R$ 355Cerca de R$ 165
Compre onlineCompre online
melhor faca elétrica

Outra coisa legal sobre as facas elétricas é que algumas podem ser conectadas a uma tomada padrão para serem utilizadas por muito tempo ou alimentadas por baterias como uma opção sem fio e portátil. A maioria das facas elétricas possui lâminas removíveis que tornam o trabalho de limpeza muito simples.

Abaixo você encontra nossas recomendações sobre as melhores facas elétricas do mercado e também um guia explicando o que você deve ter em mente antes de comprar uma.

Melhor faca elétrica: PFC01s Philco

faca elétrica philco

Prós:

  • Acompanha lâmina para pão e lâmina para carnes
  • Sistema de encaixe rápido e seguro
  • Muito potente e precisa, ideal para destrinchar assados e preparar carnes

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Essa faca elétrica da Philco conta com um motor muito potente, capaz de cortar alimentos ainda congelados e desossar carnes com facilidade. Sua lâmina removível é de aço inoxidável, sendo resistente o suficiente para fatiar qualquer alimento sem perder o fio. Ela é vendida com um kit de duas lâminas e um suporte de madeira que serve como decoração e também para armazenar a faca e os seus acessórios.

O cabo de força é longo, o que garante que a faca possa ser usada longe da bancada. Seu design é ambidestro, podendo ser usada tanto por destros quanto por canhotos, o botão de liga e desliga é de fácil acesso. Essa é a faca ideal para quem precisa de um poder de corte muito alto.

Confira o melhor preço!


Melhor faca elétrica barata: FEL150 Black Decker

faca elétrica black decker

Prós:

  • Empunhadura anatômica e confortável
  • Sistema de encaixe rápido e seguro
  • Mesmo sendo uma faca elétrica barata, possui um corte potente

Contras:

  • Cabo mais curto

Compre Online!

A faca elétrica da Black+Decker possui o melhor custo benefício do mercado. Ela é barata, potente e precisa, podendo cortar qualquer tipo de alimento em fatias bem finas. A lâmina é removível e de aço inoxidável. Possui um design anatômico com a lâmina levemente angular, permitindo que seus punhos fiquem em uma posição mais natural durante o uso.

Essa faca elétrica da Black+Decker é leve e capaz de cortar carnes com ossos, legumes, vegetais, queijos e pães sem fazer esforço. Conta com uma trava de segurança que garante que a faca não ligue acidentalmente e um botão de ejeção da lâmina.

Confira o melhor preço!


O que é uma faca elétrica

Uma faca elétrica é um pequeno aparelho de cozinha que automatiza o processo de corte e entalhe. Normalmente, a lâmina e a alça são duas peças distintas, tornando a limpeza ou a troca de uma antiga lâmina usada para uma nova e afiada uma tarefa fácil. Além disso, alguns fabricantes oferecem tipos de lâminas, como uma “lâmina de pão” e uma “lâmina de corte” para carnes e similares. O motor é encontrado na alça e transfere o poder de corte para a própria lâmina, poupando seu braço e pulso no processo.

faca elétrica para carnes e assados

As facas elétricas sem fio consomem energia das baterias, enquanto as facas elétricas com fio consomem energia diretamente de uma tomada. Alguns modelos poderão alternar entre os dois modos. Por exemplo, você pode usar as baterias quando for usar sua faca elétrica durante uma pescaria e, quando estiver em casa, perto de uma tomada, pode usar a energia da parede e economizar a energia da bateria.

A maioria das facas elétricas tem lâminas removíveis que são inseridas e travadas no lugar. Depois de ligar a faca, você está pronto para cortar e fatiar qualquer alimento de uma maneira muito mais rápida e fácil do que utilizando uma faca comum.

Veja também nossas análises: melhores pedras refratárias para pizza e como escolher um moedor de carne elétrico.

Benefícios das facas elétricas

Fatiar um pão recém-assado, filetar um peixe com precisão ou cortar uma variedade de carnes e assados ​​fica mais fácil com uma faca elétrica. A faca elétrica é, em essência, um dispositivo portátil que funciona com a ajuda de um pequeno motor acoplado a lâminas serrilhadas, alimentado por uma bateria ou pela corrente elétrica na tomada. Quando ligadas, as duas lâminas se movem rapidamente para frente e para trás, criando um movimento de serrar que corta facilmente qualquer alimento.

faca elétrica para pão

Uma faca elétrica ajudará você a cortar com precisão pedaços de perus, lombos e presuntos com grande facilidade. Ele não apenas simplifica o processo de fatiar, mas também reduz o tempo gasto e, mais importante, a energia gasta para cortar alimentos mais duros, inclusive com ossos. Você também pode usar uma faca elétrica para cortar uma grande quantidade de cebola, tomate e abóbora em pedaços pequenos em pouco tempo.

Uma faca elétrica, que possui duas lâminas paralelas que cortam muito rapidamente em oposição uma à outra, também pode ser uma ferramenta importante para quem tem problemas de destreza. Ela reduz a quantidade de força necessária ao cortar e fatiar – seja pão, carnes, frutas ou vegetais – tornando essa tarefa mais confortável.

  • Precisão nos cortes
  • Lâminas removíveis e substituíveis
  • Rapidez mesmo cortando carnes mais densas
  • Exige menos esforço do usuário
  • Personalização da lâmina para cada tarefa (pão, carnes, legumes, etc.)
  • Reduz a dor nas mãos e no pulso

Características principais de uma faca elétrica

Com bateria ou sem bateria

A diferença entre esses dois tipos de facas elétricas é uma escolha entre poder versus portabilidade. A vantagem das facas elétricas com bateria é que elas são muito portáteis, funcionam até mesmo longe de uma rede elétrica e são fáceis de manobrar. O principal problema das facas elétricas sem fio é quando a bateria delas acaba ou quando estão com a carga muito baixa.

Às vezes, quando a bateria começa a ficar fraca, a faca elétrica também não corta porque não consegue utilizar bateria o suficiente. Portanto, um modelo com fio sempre vai conseguir utilizar energia o suficiente da tomada para cortar com consistência. A desvantagem de uma faca elétrica com cabo é que você vai comprometer um pouco a capacidade de manobra, o fio precisa ser mantido longe da lâmina durante os cortes. Alguns modelos podem alternar entre o modo sem fio e cabo, para que você obtenha o melhor dos dois mundos.

Comprimento do cabo e duração da bateria

De mãos dadas com o ponto anterior, se decidir comprar uma faca elétrica sem fio, precisa saber qual é a duração da bateria do modelo escolhido. Não é divertido sacar sua faca elétrica para alguns cortes pesados, apenas para descobrir que ela está sem bateria, especialmente quando você está em um lugar afastado pescando ou acampando e não pode ir atrás de um par de pilhas.

Se você optar por um modelo de faca elétrica com fio, verifique o comprimento do cabo e verifique se ele é adequado para a posição da tomada na sua cozinha. É melhor ter cabo a mais, que pode encurtado com um zip tie, do que um cabo muito pequeno.

Material

O material da lâmina é muito importante, pois é ele que vai fazer todo o trabalho duro e sofrer os impactos disso. Lâminas de aço inoxidável são o favorito claro nesta categoria. Isso porque, como você provavelmente sabe, o aço inoxidável é muito forte e durável, resistindo à ferrugem e as manchas. Você também pode encontrar alguns modelos incorporando lâminas construídas de compósitos especiais ou outros tipos de materiais, mas isso é muito raro no Brasil.

Tipos de lâminas

Algumas facas elétricas vêm com kits de lâminas. A maioria possui uma lâmina para cortar pão e uma lâmina para todo o resto, como carnes e vegetais. Você pode querer verificar o comprimento da lâmina que normalmente é listada nas informações ou especificações do produto.

Alguns comprimentos são ótimos para peixes, enquanto outros são melhores para aves e carnes bovinas. Por exemplo, alguns fabricantes incluem lâminas mais finas de 19-20 centímetros que são ideais para filetagem de peixe. Pense no tipo de carne que você geralmente prepara e veja se as lâminas oferecidas são compatíveis.

Ergonomia

Se você puder, compre uma faca com uma alça ergonômica. Uma laça de qualidade e confortável é muito importante mesmo que você não esteja fazendo o esforço de cortar os alimentos, também é importante para te proteger da vibração da faca elétrica.

Além disso, uma alça com design inteligente reduz o risco de você sofrer um acidente soltando a faca ou deixado sua mão escorregar para perto do fio de corte. Procure uma alça que esteja perto dos botões de controle e interruptor liga/desliga para uma operação fácil e segura.

Mecanismos de segurança

A maioria dos modelos de facas elétricas inclui alguns recursos de segurança, como uma capa protetora, um gatilho de travamento ou um mecanismo de travamento duplo. Isso impede que crianças liguem o aparelho ou que ele seja ligado acidentalmente dentro de gavetas ou sobre a bancada.

Facas Elétricas vs. Facas Tradicionais

É verdade que nem todo trabalho de corte exige a ajuda de uma faca elétrica. Mas há algumas tarefas que este eletroportátil realmente se destaca. Nesses casos, as vantagens de uma faca elétrica são claras.

Consistência e precisão

Uma coisa a ter em mente é que, como a faca está realizando a maior parte do trabalho para você, ela permite que você se concentre apenas no posicionamento e no ângulo de cada corte. Isso permite que você tenha excelente consistência, especialmente ao preparar itens difíceis de cortar, como frango assado ou vegetais como abóboras.

Além da consistência, as melhores facas elétricas permitem cortar rapidamente qualquer item alimentício. Isso significa menos tempo de preparação de alimentos, o que aumenta rapidamente após semanas e meses de preparação das refeições. Você vai passar menos tempo cortando os alimentos e se concentrando em outros processos do preparo.

Segurança

Outro benefício é a segurança, que pode parecer um aspecto contra intuitivo no começo. No entanto, como as melhores facas elétricas cortam com facilidade alimentos duros e densos, incluindo ossos e cartilagem, há menos chance de deslizes ou erro humano.

Qualquer um que tenha muita experiência em cortar frutas ou legumes já cortou os dedos algumas vezes, isso é normal já que por mais que alguém esteja acostumado com esse processo, qualquer descuido pode causar um acidente. A faca elétrica tira o esforço da equação, o que torna essa tarefa muito mais segura.

Lâminas de substituição

Ao contrário das facas tradicionais que precisam ser afiadas regularmente, as facas de cozinha elétricas geralmente têm lâminas de substituição, o que significa que você sempre estará usando uma lâmina afiada. Alguns dos melhores kits de facas elétricas adicionam lâminas especiais para pão e diferentes tipos de carnes e vegetais, permitindo que você personalize a lâmina para a tarefa em mãos.

Economia

Por fim, outra excelente vantagem é a economia. Surpreendentemente, mesmo as melhores facas elétricas custam menos do que as facas de cozinha de alta qualidade. Na categoria de faca tradicional, há muito prestígio em torno de certas marcas e muitas exigem habilidades manuais para serem feitas ou afiadas. Isso permite que alguns fabricantes possam cobrar um fator “premium” em suas facas.

É claro que as facas tradicionais e a facas elétricas podem coexistir na cozinha. Em alguns casos, não faz sentido usar uma faca elétrica. Por exemplo, se você está apenas cortando alguns morangos ou descascando uma laranja, uma pequena faca tradicional será suficiente. Uma faca elétrica é uma adição versátil ao arsenal de qualquer chef, facilitando o corte de alimentos mais complicados e difíceis e em menos tempo.

Perguntas frequentes

Quanto tempo duram as facas elétricas?

Isso depende de quantas vezes você os usa e dos materiais utilizados na fabricação. Uma faca elétrica de alta qualidade pode mais de uma década se bem cuidada, apenas a lâmina precisa ser substituída, enquanto uma faca de qualidade inferior pode durar apenas dois ou três por conta do desgaste no motor. Se você usa frequentemente sua faca elétrica, é importante mantê-la limpa e seca para prolongar sua vida útil.

Também é importante manter em mente que se a sua faca elétrica possuir bateria, ela pode durar menos do que o motor. O ideal é verificar se a bateria pode ser substituída com facilidade e se existem peças para substituição a venda. Em alguns modelos, a bateria é soldada, o que torna sua substituição mais complicada.

Como limpar uma faca elétrica?

O ideal é limpar sua faca elétrica após cada uso. Se você quer durabilidade, então você precisa ter certeza de que sua faca está limpa depois de cortar os alimentos. A melhor maneira de limpar sua lâmina é remover a lâmina da faca e utilizar um pano limpo para retirar o excesso de alimentos. Se você utilizou a faca para cortar pães e outros alimentos secos, isso é suficiente. Para qualquer outro tipo de comida, as lâminas devem ser limpas com detergente e o lado “macio” de uma esponja, pois o lado mais grosso deixará a lâmina cega rapidamente.

Após a limpeza com detergente e esponja, enxágue bem a lâmina e deixe secando completamente. É importante não inserir a lâmina de volta no cabo enquanto ela estiver molhada. O cabo da faca deve ser lavado com um pano levemente umedecido com vinagre branco ou álcool, nunca deixe essa parte entrar em contato com a água pois ela contém o motor e partes elétricas que certamente serão danificadas se molhadas.

Por que as facas elétricas têm duas lâminas?

Uma das perguntas mais comuns que nos fazem é por que as facas elétricas têm duas lâminas. E é uma pergunta válida! Afinal, uma lâmina não seria suficiente?

A resposta está na maneira como as facas elétricas funcionam. A maioria das facas elétricas tem uma lâmina alternada, o que significa que a lâmina se move para frente e para trás muito rapidamente. Esse movimento é o que permite que a faca corte facilmente os alimentos.

Ter duas lâminas realmente ajuda a faca a cortar com mais eficiência porque fornece mais área de superfície para a lâmina percorrer. Isso significa que a faca pode cortar mais alimentos em menos tempo. Além disso, ter duas lâminas também pode ajudar a evitar que a faca fique “atolada” ao cortar itens mais duros, como carnes densas e vegetais fibrosos.

Facas elétricas são boas para cortar carne?

Sim, cortar e fatiar carnes é um dos principais usos de uma faca elétrica. Facas elétricas são afiadas e precisas, tornando-as ideais para tarefas como fatiar rosbife e lombos, desossar frangos e cortar carnes em cubinhos. Elas também são mais rápidas do que usar uma faca tradicional, o que pode ser útil se você estiver trabalhando com uma grande quantidade de carne, e exigem quase nenhum esforço físico.

Por outro lado, elas são mais caras do que uma faca tradicional. Além disso, facas elétricas requerem baterias ou uma tomada elétrica, portanto, podem não ser práticas para uso em todas as situações. Em última análise, se uma faca elétrica é ou não adequada para você dependerá de suas necessidades e preferências individuais.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor faca elétrica