Melhores máquinas de macarrão [manual e automática – 2019]

Melhores máquinas de macarrão [manual e automática – 2019]

maquina de macarrao manual

As massas são um alimento popular em praticamente todos os países, e com certeza é um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Do ravióli ao fettuccine e espaguete, as massas agradam a todas as idades e em qualquer refeição. No entanto, produzir seu próprio macarrão à mão pode ser uma tarefa longa e tediosa sem o uso de uma máquina de fazer massas. Investir em uma máquina de fazer macarrão de alta qualidade torna o ato de cozinhar muito mais prático e rápido. Com uma máquina de macarrão, você prepara massas mais saborosas e saudáveis rapidamente.

E os benefícios de fazer seus próprios macarrões caseiros são ainda maiores para aqueles que preferem estilos ou ingredientes específicos, ou aqueles com alergias alimentares que precisam ser cuidadosos com o que compram nas prateleiras dos mercados. Você vai ter controle sobre todos os ingredientes e também sobre o formato final da massa.

Depois de fazer sua própria massa, é provável que você fique viciado nesse sabor delicioso, fresco e autêntico. Mas antes disso, você precisa descobrir quais dos dois tipos de máquinas de fazer macarrão combinam mais com você: a manual ou a automática. Mais abaixo você verá os prós e contras de cada tipo, além de recomendações de modelos.

maquina de macarrao manual máquina de fazer macarrao automatica
Máquina de macarrão manual Atlas 150 Marcato Máquina de macarrão elétrica Bella Pasta Philco
Cerca de R$ 360 Cerca de R$ 940
Compre online Compre online

Máquina de massa manual vs. Automática

Prós e contras da máquina de macarrão manual

Prós:

  • Bem mais baratas do que as máquinas elétricas
  • Costumam durar mais

Contras:

  • Sua operação requer mais esforço e tempo

Aqueles que querem a verdadeira experiência italiana da criação de massas, ou aqueles que querem o controle final sobre o produto acabado, provavelmente vão querer comprar uma máquina manual de massas. Se você ainda não possui um, certamente os viu em filmes ou programas de culinária; são máquinas com uma manivela e um controlador que permite diminuir gradualmente a espessura da massa toda vez que você a passar pelos rolos. A maioria também tem um aparelho anexo que permite cortar suas folhas de macarrão na forma desejada quando você terminar de rola-las.

É gratificante e divertido fazer macarrão com uma máquina manual, mas pode dar trabalho. Dobrar e rolar a massa através da máquina várias vezes enquanto usa uma mão para acionar a manivela, uma mão para alimentar a máquina e uma mão para pegar a massa enrolada requer alguma prática (especialmente se você só tiver duas mãos). Até encontrar uma bancada com o tamanho certo para o grampo de fixação pode ser difícil em algumas cozinhas. Além disso, uma máquina e cortadora de massas padrão criará apenas formas longas como fettuccini, tagliolini e folhas de lasanha, embora muitos fabricantes agora ofereçam acessórios opcionais que criarão espaguete, capellini e até mesmo ravioli.

Uma boa máquina manual será sempre menos dispendiosa do que uma boa máquina automática e durará virtualmente para sempre graças a sua operação mecânica simples, dois argumentos muito bons em favor dos modelos manuais.

Não existe qualquer diferença no sabor da massa enrolada por qualquer uma das máquinas. A maioria dos conhecedores concorda que o macarrão feito da maneira correta é o mesmo, quer venha de uma máquina manual ou de uma máquina automática que economiza tempo e trabalho. Essa é a razão pela qual até mesmo muitos restaurantes italianos sofisticados trocaram os tradicionais fabricantes de massas manuais por modelos automáticos.

Características importantes para máquinas de macarrão manuais

As máquinas de massas manuais devem ser fáceis de anexar a um balcão ou área de trabalho e devem estar estáveis ​​assim que estiverem presos; alças instáveis ​​ou facilmente destacáveis ​​tornam o trabalho bastante difícil, e o botão que regula a espessura da massa deve ser fácil de ajustar. É muito importante saber se sua cozinha possui uma superfície resistente para que a máquina fique bem presa. Uma máquina manual normalmente dura muitos anos, mas a experiência mostra que os fabricantes italianos costumam fabricar os modelos mais duráveis. E como já mencionado, os acessórios opcionais disponíveis para diferentes estilos de massas determinarão a versatilidade da sua máquina. Verifique para ver como é fácil limpar também.

Melhor máquina de macarrão manual: Atlas 150 Marcato

maquina de macarrao manual

Uma das marcas mais tradicionais no segmento de massas, todas as máquinas de macarrão produzidas pela Marcato são fabricadas com rolos de alumínio patenteados. O modelo Atlas 150 possui um corpo de alumínio anodizado altamente resistente. É fácil de usar e sua manutenção e limpeza são bem simples. Ela vem com todos os acessórios necessários para fazer massas de lasanha, fettuccine e tagliolini, e você ainda recebe um livro de receitas de massas.

 

 

Prós e contras das máquinas de macarrão automáticas

Prós:

  • Mais rápida e praticamente não requer nenhum esforço do usuário
  • Muitos modelos amassam, cortam e extrudam as massas

Contras:

  • São mais caras que os modelos manuais

Você não precisa ter visto uma máquina elétrica de massas em ação para saber que é muito mais fácil de usar do que uma máquina manual. Muitas máquinas de massas automáticas modernas até misturam e amassam a massa para você, antes de cortar e extrudar sua massa prontinha para a panela. Algumas unidades simplesmente produzem massa enrolada da mesma forma que você tiraria de uma máquina manual, mas as extrusoras entregam sua massa na sua forma preferida. Não é incomum que uma máquina automática crie massas deliciosas e perfeitas em apenas 15 minutos. Tudo o que você precisa fazer é escolher os ingredientes e pegar massa pronta no final do processo.

Dois bônus adicionais: muitas dessas máquinas de macarrão automáticas podem criar formas redondas como penne e macaroni americano e alguns também irão amassar a massa para outros alimentos, como pizza, biscoitos e bolos. As máquinas automáticas costumam ser mais fáceis de limpar do que as manuais, com os componentes frequentemente laváveis. Você pagará mais por todos esses benefícios, pois as máquinas automáticas costumam ser bem mais caras do que as manuais. Você precisa decidir se o tempo e o esforço a mais que as máquinas manuais requerem valem essa economia.

Características importantes para máquinas de macarrão automáticas

Sua primeira decisão ao escolher uma máquina de macarrão elétrica é se você quer uma máquina de laminação simples, ou como a maioria das pessoas, você quer uma máquina completa que mistura e amassa a massa antes de a extrusar no estilo desejado, pronta para cozinhar. Observe também a qualidade e durabilidade, assim como o número e o estilo de acessórios ou “discos modeladores” que criam as várias formas de massa. Finalmente, considere a velocidade e o tamanho da máquina.

Melhor máquina de macarrão automática: Bella Pasta Philco

máquina de fazer macarrao automatica

Produzida por uma das marcas mais conhecidas no país, essa máquina de massas elétrica vem várias funções práticas, como aviso sonoro de término do preparo e janela transparente para ingredientes, além de também suprir as funções de misturar e extrudar a massa. Ela pode fazer todo o ciclo da massa, misturando os ingredientes no começo e terminando com as massas já cortadas no formato desejado e prontas para ir para a panela. Os tipos de massas que podem ser feitas nessa máquina são espaguete (grosso e fino), rigatonne, talharim e ninho. Seu manual ainda conta com uma sessão de receitas e dicas para fazer macarrões ainda melhores e mais saborosos.

 

Características principais de uma máquina de macarrão

Facilidade de Limpeza: ninguém gosta de perder tempo limpando os utensílios de cozinha, então verifique o processo de limpeza de cada máquina antes de considerar compra-la. Para máquinas de massas elétricas, certifique-se de que os discos de macarrão são fáceis de limpar para que a massa não fique presa nos furos. Escolha também uma máquina de macarrão com peças fáceis de remover e colocar de volta.

Ajuste de Espessura: Você deve ser capaz de ajustar facilmente as configurações de espessura do fabricante da massa. Um clique é tudo o que deve levar para ter uma massa fina ou grossa, mas ajustes mais precisos também são benéficos.

Grampo: Ao escolher uma máquina de massas manual, não se esqueça de verificar se ele tem um grampo resistente e seguro. Caso contrário, ele apenas se moverá ao redor do tampo da mesa quando você girar a manivela. Também tenha certeza que sua cozinha possui uma superfície que aguente esse grampo.

Largura: Deve ter uma largura de alimentação de tamanho decente para que possa acomodar folhas de massa maiores. Alguns fabricantes de massas podem ter 18 polegadas ou mais, mas custam mais do que as regulares.

Acessórios e Anexos: A maioria das máquinas de fazer macarrão vem com acessórios como cortadores e discos. A quantidade desses acessórios afeta o preço do produto, então se você não está planejando fazer uma grande variedade de massas, é melhor escolher um modelo simples e com poucos acessórios.

Qualidade de Construção: se você comprar uma máquina de macarrão barata, não espere que ela dure por muito tempo, especialmente se for uma máquina automática. Se uma máquina tiver excelente qualidade de construção, você poderá usá-la por anos e ela continuará funcionando como nova. Deve ter um design atraente, mas funcional. Acima de tudo, a máquina deve ser capaz de produzir massa de ótima qualidade sem dificuldades.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.