Melhores moedores de temperos – 2019

moedor de tempero

Embora o sal e a pimenta sejam encontrados nas cozinhas em todo o mundo, hoje em dia eles são comprados prontos para o uso nos mercados, o que retira muito do seu gosto. Se você quer incrementar seus pratos de uma maneira simples e saudável, usar um moedor de sal e pimenta é um ótimo investimento. A diferença no sabor de uma pimenta fresca ou um sal especial moído na hora é muito perceptível, sendo uma maneira fácil de adicionar um toque gourmet aos seus pratos.

Parte da razão pela qual as especiarias recém-moídas são tão gostosas é que, uma vez que as especiarias são moídas, elas começam a oxidar e rapidamente começam a perder sua potência. Isso significa que você pode precisar usar uma quantidade maior de condimentos pré-processados, enquanto precisará de menos pimenta moída na hora, economizando seu dinheiro e deixando os preparos com mais sabor ao mesmo tempo.

Usando um moedor de sal ou pimenta pode parecer um pouco inconveniente no início, especialmente quando a maioria das famílias e restaurantes usam saleiros e pimenteiros de mesa, preenchido com temperos pré-moídos. Antes que os moedores de tempero se tornassem comumente disponíveis para uso doméstico, as especiarias eram moídas na hora em um almofariz e pilão (também conhecido como mortar e pilão), permitindo ao usuário simplesmente esmagá-las na hora.

Esta ainda é uma opção hoje, é claro. Mas um moedor de sal ou pimenta operado manualmente traz os mesmos resultados mais rapidamente e com menos sujeira. Ele ainda pode ser operado tanto na hora do preparo da comida quanto na mesa, permitindo que as pessoas ajustem o nível de sal de acordo com seu próprio paladar. Um moedor também exige menos esforço para funcionar.

Fazer uso regular de um moedor para o seu tempero preferido irá fornecer um toque adicional de classe e elevar seus padrões de preparação de alimentos. A moagem de temperos frescos permite que o aroma e os sabores sejam liberados imediatamente antes do uso, criando um sabor mais fresco e mais completo, que pode elevar a culinária média e comum para o reino das refeições gourmet.

Melhores moedores de tempero

Kit moedor de pimenta, sal e temperos em madeira e cerâmica

moedor de temperos

Ideal para quem quer um conjunto tradicional e durável, esse kit com três moedores construídos com madeira e moinho de cerâmica possui um ótimo custo benefício. São três moedores diferentes, então você pode preencher cada um com um tempero diferentes ou com misturas personalizadas de temperos. Como sua parte interna é feita de cerâmica, ele pode ser usado para todos os tipos de sal sem enferrujar.

 

Moedor de temperos Realce Tramontina

moedor de temperos inox

Feito de aço inoxidável e acrílico transparente e com um moinho de cerâmica resistente a ferrugem, esse moedor de temperos da Tramontina é muito resistente e elegante. O Acrílico é transparente, permitindo que você veja o conteúdo interno do aparelho. O grande forte desse aparelho é que ele é ajustável, você pode escolher o tamanho dos grãos moídos facilmente, dando mais versatilidade ao moedor.

 

Características de um moedor de tempero

Embora a escolha de um modelo específico possa não parecer algo que precise de muita consideração profunda, esses aparelhos possuem muitas características diferentes e você não deve pegar o primeiro que você vê no supermercado ou na prateleira de uma loja de departamentos. Isto é particularmente verdadeiro para os dispositivos pré-preenchidos porque, não só a unidade pode ser inferior, você também não tem ideia de quão velha é a especiaria lá dentro. Como uma ferramenta de cozinha que você usará diariamente, é importante comprar um produto que seja ideal para o uso e as preferências pretendidas.

Há muito mais opções disponíveis do que você imagina. E todos os modelos certamente não são iguais uns aos outros. Equipar sua cozinha com um bom conjunto de moedores de sal e pimenta garante que você possa aproveitar temperos frescos por muitos anos, um modelo de alta qualidade deve durar décadas.

Moedores são máquinas bastante simples, com apenas algumas partes móveis mecânicas. A parte principal é o recipiente que contém todo o tempero. Do lado de fora, a parte superior da unidade conterá uma manivela que se conecta a um fuso, que gira o mecanismo de moagem dentro do dispositivo.

Quando a manivela é girada, os grãos de pimenta são puxados para uma rebarba com dentes que se esfregam, forçando a especiaria a ser moída em pequenos pedaços. Isso também pode ser feito com uma cabeça que gira e mói os grãos de pimenta ou grânulos de sal contra um anel fixo. O espaço entre as rebarbas ou entre a cabeça e o anel determina a fineza ou grossura que o tempero terá após ser moído.

 

Moedores de sal

O sal de moagem é uma situação ligeiramente diferente da pimenta e de outros temperos, pois o sal não é muitos compatível com o metal. Se você está planejando moer sal, um mecanismo de cerâmica deve funcionar bem melhor do que os feitos de metal. No entanto, um mecanismo cerâmico não é tão resistente quanto as variedades de aço inoxidável, e, portanto, o moinho pode não durar tanto devido a possíveis quedas e trancos.

Algumas empresas oferecem um mecanismo de metal resistente à corrosão que pode ser eficaz por um curto período de tempo, mas ainda não será tão duradouro para o propósito de moagem de sal como um moedor de cerâmica seria. Sais do Himalaia, rosa, celta ou cinza podem conter mais umidade e podem fazer com que as rebarbas de moagem fiquem pegajosas, por isso é útil armazenar o moedor de sal em um local com a umidade mais baixa possível.

 

Como escolher o moedor de tempero ideal

Antes de comprar qualquer moedor, há alguns pontos a considerar para ter certeza de que você está escolhendo o melhor produto para atender às suas necessidades e desejos de cozinhar. Faça a si mesmo algumas perguntas para ajudá-lo a priorizar quais recursos são mais importantes para você antes de determinar qual moedor você deve comprar:

  • O moedor será usado por toda a família? Será armazenado na cozinha ou na mesa da sala de jantar? Quanta capacidade você precisa para atender sua família inteira?
  • O moedor será usado em um ambiente profissional, como restaurante ou buffet? Você precisa de uma ampla gama de opções de consistência e grossura de moagem?
  • Você planeja usar seu moedor para sal, pimenta ou para os dois?
  • Você está procurando um modelo que combine com seus outros utensílios de cozinha?
  • O moedor só vai ser usado de vez em quando ou você planeja utiliza-lo todos os dias, várias vezes ao dia?

Examinando a qualidade do mecanismo de moagem, a capacidade de definir a grossura, a capacidade, a facilidade de uso, o material de construção e o design você vai poder definir qual é o moedor ideal para você. Para uso pesado ou profissional, vale a pena investir em um moedor com várias opções de grossura e com um material muito resistente, mas se você só vai usar o moedor em alguns preparos em casa, um modelo mais simples pode atender as suas necessidades e custar bem menos.

 

Mecanismo de moagem

Um mecanismo de broca de alta qualidade é essencial para garantir que o dispositivo forneça uma moagem consistente por muitos anos. Alguns dos moedores de menor qualidade usam mecanismos de acrílico, que são significativamente inferiores a um sistema de engrenagens de aço inoxidável ou cerâmica. Os mecanismos de acrílico baratos não valem a pena em qualquer situação, nem mesmo para o uso casual. O acrílico simplesmente não fornece a durabilidade e a consistência da moagem oferecida pelas variedades de aço de alto teor de carbono ou cerâmica. O acrílico não é um bom material para um moar por não ter força ou resistência contra a fricção constante, por isso ele também não permite precisão na hora de temperar algo.

Se você vai investir seu dinheiro em um moedor de sal ou pimenta, certamente é melhor investir alguns reais a mais em um moedor de qualidade que provavelmente ficará na sua cozinha por muitos anos. Enquanto muitos modelos superiores são feitos com mecanismos de aço inoxidável, a cerâmica também tem uma boa escolha, especialmente se você quer moer muito sal, apesar do fato de que é reconhecidamente mais delicada contra impactos.

 

Ajuste de grossura

Um moedor de tempero de qualidade verdadeiramente alta permite ao usuário alterar a finura ou aspereza da moagem, com base nos requisitos da receita e nas necessidades do cozinheiro. Com um bom ajuste disponível, você vai poder moer sal tão fino quanto o de mesa e também deixa-lo com grãos do mesmo tamanho do sal grosso. Com isso, você pode ir de uma receita delicada até um churrasco tradicional em alguns segundos.

Um chef profissional provavelmente precisa de mais opções de ajustes do que um cozinheiro casual, e quanto mais ajustes possíveis, mais caro costuma ser o moedor, então pense bem nas suas necessidades antes de decidir o quão importante é esse fator para você e para o seu jeito de cozinhar.

 

Facilidade de uso

Um moedor que precise de muito esforço para girar não facilita em nada a vida de ninguém. Além de problemas de design, você pode ter que operar o aparelho com as mãos molhadas. Certificar-se de que seus moinhos de pimenta e sal são fáceis de girar ou torcer será um grande favor para seus pulsos, além de proporcionar mais conveniência e velocidade na cozinha. Uma aderência segura e confortável em todo o exterior do aparelho é um fator importante na escolha de um novo moedor.

 

Capacidade interna

Embora a necessidade de reabastecer seu moedor muitas vezes não seja um problema para a cozinha de casa, se você estiver comprando para um restaurante ou outros serviços alimentícios, certamente desejará um modelo de maior capacidade. Modelos profissionais podem ser abastecidos com até uma xícara de pimenta.

Lembre-se que as especiarias tendem a perder o sabor à medida que envelhecem, então deixar uma grande quantidade de tempero parado no moedor acaba com todos os benefícios de utilizar esses aparelhos. Para aqueles que trabalham com uma grande quantidade de temperos todos os dias, uma unidade de grande capacidade vai ser muito mais prática, mas para o uso doméstico ou casual, uma unidade pequena vai garantir que não haja desperdício.

 

Materiais externos

Moedores são construídos com uma variedade de materiais, leves, pesados, simples e sofisticados. Alguns modelos tradicionais são esculpidos em madeira e têm um visual rústico e artesanal.

Madeira: Esta é uma escolha bastante durável, pois a madeira não se rompe com facilidade quando cai acidentalmente ou bate na bancada da cozinha, além de ser muito elegante. No entanto, é difícil garantir que esteja limpa e desinfetada, então ela só deve ser usada com temperos secos e não deve ser usada em comércios.

Metal: Este material é ótimo para durabilidade e para a facilidade de limpeza, mas alguns tipos de metais são mais pesados, cozinheiros com problemas nas mãos ou no pulso podem ter mais dificuldade de usa-los. Os metais mais leves costumam ser mais caros, mas esse é o material mais resistente possível.

Plástico e Acrílico: A vantagem destes materiais é que eles são fáceis de limpar e baratos, mas também podem rachar com impactos fortes. Eles costumam vir com grande variedade de designs e cores diferentes. Lembre-se que moedores de acrílico ou plástico não devem ser utilizados, mas não tem problema o exterior do moedor ser feito desses materiais.

 

Manual ou elétrico

Um moinho de mão manual, seja operado por uma manivela ou simplesmente girando o topo, é tipicamente a melhor escolha para a cozinha. No entanto, pessoas com problemas no pulso ou na mão podem se beneficiar de um moedor de temperos elétrico. Um moedor elétrico também pode ser particularmente útil para moagem a granel em restaurantes, para trabalhos intensivos de preparação ou alguns outros tipos de comércios ou serviços alimentícios.

Neste caso, procure um moinho de pimenta bem equilibrado alimentado por bateria ou recarregável que proporcione facilidade de uso, moendo de forma rápida e constante, mas também permitindo o ajuste de grossura. Outro fator importante é a bateria, que precisa durar o suficiente para durar o quanto for necessário durante o dia.

moedor de temperos moedor de temperos inox
Kit com 3 moedores de tempero em madeira Moedor de temperos Realce Tramontina
Cerca de R$ 65 Cerca de R$ 70
Compre online Compre online

 

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.