Melhor Panela a Vapor – 2019

Preparar alimentos ao vapor é uma excelente maneira de se alimentar de forma saudável, perder peso e obter os nutrientes necessários o suporte do sistema imunológico, a qualidade da pele e dos cabelos, entre outros. Por ser menos agressivo e não deixar o alimento em contato direto com a água, cozinhar a vapor é o método que mais mantêm os nutrientes dos legumes e vegetais, os deixando repletos de nutrientes e vitaminas que ajudam na saúde de você e da sua família.

Brócolis, cenoura, batata-doce, abóboras podem ser deliciosos e simples de preparar, mas você também pode adicionar carnes brancas cozidas no vapor a sua dieta, como frango, salmão e frutos do mar, de maneira muito mais saudável do que fritando ou assando!

Neste guia vamos analisar as melhores panelas a vapor do mercado, que deixam essa tarefa mais fácil e rápida e incentivam o consumo de vegetais e legumes.

Aqui, falaremos sobre o que é uma panela a vapor e seus diferentes tipos, sugerir o que você pode cozinhar com esses aparelhos poderosos e muito mais. Continue a ler para descobrir um mundo incrível de comida saudável!

Melhor panela a vapor: Digital Hamilton Beach

panela a vapor elétrica

Esta panela a vapor elétrica da Hamilton Beach é uma das mais vendidas e bem avaliadas no mundo inteiro, e possui um preço muito competitivo no Brasil. Ela tem dois níveis que se sobrepõem para cozinhar e, depois, aninham-se para um armazenamento mais compacto na hora de guardar a panela e não ocupar muito espaço no armário. Você pode usar apenas um nível para cozinhar quando não planeja preparar muita comida ou usar os dois níveis quando estiver cozinhando para muitas pessoas. Isso a torna mais fácil de guardar e também permite preparar mais comida de uma só vez. Os níveis têm um divisor central removível, para que você possa manter alimentos diferentes separados ou remover o divisor para cozinhar um grande filé de peixe.

Além de alimentos maiores, essa panela a vapor também possui uma bandeja especial para arroz ou para outros alimentos pequenos que precisam ser contidos, como ervilhas e milho. Quando o ciclo de cozimento termina, a panela a vapor alterna automaticamente para uma configuração de manter a comida aquecida por uma hora antes de desligar para evitar cozinhar demais os alimentos. Por falar em configurações, há um touchpad digital que facilita o controle da panela de vapor.

O recurso de início atrasado permite que você preencha o vaporizador com antecedência e inicie a cozedura mais tarde, assim você pode ter vegetais, legumes e arroz preparados quando chegar em casa do trabalho, por exemplo. Obviamente esse recurso não deve ser usado para alimentos altamente perecíveis, como peixes, aves ou carne.

 

Melhor panela a vapor barata: Cozi Vapore MTA

panela a vapor barata

Uma opção mais barata e para quem prefere utilizar o fogão ao invés de um aparelho elétrico, essa panela a vapor antiaderente permite cozinhar alimentos no vapor sem utilizar óleo. Ela é feita em alumínio e tem um design simples e efetivo, a parte de baixo armazena a água e a parte de cima se encaixa hermeticamente na de baixo, garantindo que o máximo de vapor entre em contato com o alimento e o cozimento seja mais rápido. As alças das duas partes e da tampa são feita de baquelite, o que impede que elas esquentem demais. Ela possui capacidade para um pouco mais de um litro para que não falte água no meio do preparo e diâmetro de 20 centímetros, o permite cozinhar alimentos maiores como filés, espigas de milho e grandes quantidades de legumes e verduras.

A tampa é transparante e feita em vidro temperado, ela conta com saídas de vapor que tornam o uso mais seguro e garantem um cozimento uniforme dos alimentos. Por ser antiaderente, é fácil de limpar mesmo que o exterior fique sujo. É uma opção bem mais simples e barata do que a anterior, ideal para quem não precisa de muitos recursos extras.

 

 

O que é uma panela a vapor e como funciona?

Uma panela a vapor, às vezes chamada de panela vaporizadora, é um aparelho que cozinha alimentos produzindo vapor quente em recipientes bem fechados, para que o vapor não escape do recipiente de cozimento. O vapor quente produzido por esses aparelho é capaz de cozinhar vegetais, legumes, carnes brancos e até pequenos pedaços de carne vermelha macia, mantendo mais de seus nutrientes intactos do que comparado a outras formas de cozimento.

Cozinhar a vapor não é uma técnica nova. As panelas a vapor têm sido usados ​​há milhares de séculos e ainda hoje são populares, especialmente nas culturas asiáticas. Originalmente, era usada uma estrutura de bambu para construir a panela a vapor. Hoje em dia a técnica foi aprimorada utilizando as panelas a vapor elétricas, que são mais fáceis de usar.

 

Benefícios do alimento cozido no vapor

Os benefícios de usar uma panela a vapor são muitos, especialmente no campo da saúde. Confira alguns:

  • Você poderá comer de maneira saudável de maneira prática e sem sair do conforto da sua própria casa.
  • Alimentos cozidos no vapor preservam mais seus nutrientes e vitaminas e não precisam ser preparados com óleos, sendo ideais para alimentação inclusive de crianças pequenas.
  • Cozinhar é super simples: basta colocar o alimento dentro da panela, temperado ou não, apertar um botão e esperar que a panela te avise quando o cozimento terminar.
  • Um único dispositivo pode ser usado para vários alimentos: brócolis, cenoura, ovos, arroz, peixe, carne, bolinhos e muito mais.
  • Como esses aparelhos prendem o vapor, eles conseguem manter o calor com menos esforço – e menor consumo de energia – do que outros tipos de cozimento.
  • Quando você cozinha a carne em uma panela, a gordura que é fervida é absorvida de volta para dentro da carne. Quando você usa um vaporizador de alimentos, a gordura rica em colesterol escorre da carne.
  • O vapor funciona suavizando as fibras duras encontradas em muitas carnes e nas camadas externas de vegetais. Isso também torna esses alimentos mais facilmente digeríveis e mais macios.
  • Quando você está cozinhando no fogão, é difícil evitar que a fumaça e o cheiro de gordura se espalhe pela cozinha. Com um vaporizador de alimentos, você não precisa se preocupar com fumaça irritante ou odores persistentes.
  • Mesmo tendo várias funções, as panelas a vapor elétricas não custam muito caro, com modelos mais básicos saindo por cerca de R$ 100.
  • Apesar da principal função de uma panela de vapor ser cozinhar alimentos, o vapor também pode ser utilizado para higienizar itens, como os acessórios para bebês.

Os benefícios do alimento cozido ao vapor, ao contrário dos alimentos cozidos ou fritos, são numerosos. O cozimento a vapor ajuda a preservar os nutrientes, que de outra forma seriam perdidos. Isso acontece porque muitos nutrientes são solúveis em água, o que significa que, quando você os cozinha na água, esses nutrientes são perdidos na água. Além disso, como não há óleo envolvido no processo de cozimento, os alimentos cozidos no vapor são frequentemente adicionados a dietas orientadas para a saúde, como a dieta de Okinawa ou dietas macrobióticas.

Um estudo comparativo conduzido sobre os efeitos da ebulição, cozimento em micro-ondas e vapor superaquecido na qualidade do bife de frango marinado concluiu objetivamente que um frango cozido por vaporização superaquecida tinha menos nutrientes perdidos e melhores propriedades de textura. Caso você se pergunte, o superaquecimento do vapor acontece quando o vapor “recebe calor adicional para elevar sua temperatura acima do ponto de saturação a uma determinada pressão”.

Outro estudo sobre os efeitos de diferentes métodos de cozimento nos benefícios do brócolis para a saúde mostrou que a vaporização era o único método que não resultava em perda de clorofila no brócolis, que causava menos perda de vitamina C do que a ebulição e uso do micro-ondas, um aumento de carotenoides e preservando o total de glucosinolatos.

 

Tipos de panelas a vapor

Existe uma variedade de vaporizadores de alimentos disponíveis no mercado, desde os tradicionais vaporizadores de bambu usados ​​nas culturas asiáticas até aparelhos elétricos mais sofisticados com várias funções e recursos extras. Vamos ver cada tipo com mais detalhes abaixo:

 

Panela de vapor elétrica

Este é o método mais moderno e com mais recursos e usos diferentes. Também é o foco desse artigo. O tempo de vaporização pode ser regulado apenas com o toque de um botão. Eles vêm com tigelas e potes removíveis que permitem que eles cozinhem vários alimentos de uma só vez, sem mistura-los. Eles também costumam ter uma função que mantém os alimentos aquecidos depois de cozidos.

 

Vaporizador de bambu

Estes são os tipos mais usados tradicionalmente ​​na Ásia. A principal vantagem de usar um vaporizador de bambu é que você pode cozinhar sua comida com muito pouca água. Você também pode apreciar o fato de poder cozinhar mais de um tipo de alimento ao mesmo tempo. O vaporizador de bambu é colocado no recipiente de cozimento, geralmente uma panela arredondada como um wok. Dependendo do modelo, pode ser usada em panelas mais comuns.

 

Cesto para cozinhar a vapor

Você pode usar um cesto para vaporização de aço inoxidável e encaixá-lo em qualquer panela. Eles são a versão mais nova do tipo anterior e a outra opção não elétrica para cozinhar alimentos utilizando o vapor. Certifique-se de que a água não entre em contato com a comida. Com este método, no entanto, você deve definir um timer ou verificar constantemente seus alimentos porque eles podem facilmente cozinhar demais.

 

Panela a vapor de micro-ondas

A maioria das panelas a vapor feitas para micro-ondas são feitas de plástico e têm a forma de um bolo. Porque eles são usados ​​dentro do micro-ondas, eles cozinham a comida rapidamente e o tempo pode ser regulado facilmente.

 

Características importantes das panelas a vapor

A adição de água à comida que você está cozinhada drena até 40% de seus nutrientes. Você fica com comida para encher seu estômago, mas não muitos nutrientes para o seu corpo. Cozinhar a vapor é o método mais saudável de preparar sua comida. Você é capaz de preservar nutrientes e manter os sabores e texturas originais. Antes de decidir qual panela de vapor você quer comprar, mantenha os seguintes recursos em mente:

 

Frequência de uso

A primeira coisa que você terá que considerar é quantas vezes você planeja usar seu vaporizador. Por exemplo, se você come principalmente fora de casa e cozinha muito pouca comida, você não terá que comprar uma panela de vapor que seja muito avançada (e cara). No entanto, se você é um fã de cozinhar e fazer legumes, carnes e frutas na própria cozinha com frequência, investir em uma panela a vapor de qualidade e com várias funções vai tornar seu dia-a-dia mais prático. Isso vai custar mais, mas valerá a pena no longo prazo.

 

Tamanho

O tamanho é um fator muito importante a considerar ao comprar a melhor panela a vapor para sua cozinha. Você precisa se perguntar quanto alimento será feito a cada refeição, se você costuma organizar festas para amigos e parentes e se você vai querer utilizar sua panela vaporizadora para higienizar itens. Se você comprar uma panela vaporizadora muito pequena, ela pode não servir efetivamente ao seu propósito. Você também não vai ter vantagem alguma se comprar uma panela a vapor que é muito grande para a quantidade comida que você vai cozinhar.

Se você usar seu vaporizador como higienizador também, precisará garantir que ele tenha uma tampa de grande capacidade que permitirá esterilizar diferentes acessórios, como copinhos e mamadeiras. Se a quantidade de comida que você cozinha varia a cada semana, você pode querer comprar uma panela a vapor com diferentes níveis. Essa função permitirá que você faça quantidades diferentes de comida confortavelmente apenas ajustando a quantidade de níveis utilizados. Ele também irá atendê-lo por um longo tempo se você tiver uma pequena família, mas pretende a expandir no futuro próximo.

 

Armazenamento

Uma coisa que você definitivamente precisa considerar é onde você irá armazenar sua panela a vapor. Se você tem uma cozinha grande, então o espaço provavelmente não é um problema. Você pode, portanto, comprar qualquer panela a vapor que desejar pois ela poderá ser armazenada em qualquer armário. Se você estiver com pouco espaço na cozinha, por outro lado, precisará considerar onde a panela pode ficar guardada. Por exemplo, você pode querer comprar uma panela vaporizadora que possa ficar em cima da bancada sem atrapalhar seu uso, ou um modelo menor que caiba dentro de um armário pequeno. Considere a compra de uma panela vaporizadora que pode ser dividida em várias peças.

 

Material

A última coisa que você quer em sua cozinha é que sua panela vaporizadora pareça suja depois de vários anos de uso. Você tem que considerar o material que você quer. Por exemplo, com o bambu, o vaporizador de alimentos ficará ótimo nos primeiros anos, mas ele mudará de cor com o tempo, dando uma aparência envelhecida e anti-higiênica ao aparelho.

O aço inoxidável, por outro lado, permanecerá o mesmo após anos de uso e é o material ideal para uma panela a vapor. Ele é um material muito mais fácil de limpar, atóxico e não enferruja mesmo em ambientes úmidos. Algumas panelas a vapor são feitas de plástico, você precisará verificar se o plástico é seguro para consumo humano e se não produzirá toxinas em algum momento. Ele deve ser livre de BPA.

Outro fator a considerar ao escolher um material é a decoração da sua cozinha. Tudo precisa se encaixar perfeitamente nas cores e designs que você escolheu para a sua cozinha. O material que você compra, portanto, precisa ser perfeito para suas necessidades de cozimento e decoração.

 

Cronômetro

Mesmo com a melhor panela a vapor do mundo, é fácil cozinhar demais os vegetais e a carne de peixe sem um cronometro ou timer. Se você não definir a hora certa de parar o calor, você ainda pode perder nutrientes da comida que você cozinhar. Encontre uma panela vaporizadora com um temporizador digital. Os cronômetros digitais são mais precisos que os cronômetros mecânicos de cozinha, que tendem a parar antes do tempo previsto.

 

Medidor de água

Certifique-se de que o seu vaporizador tem um medidor de água externo que lhe dirá quanta água está na câmara interna. Com as marcas de enchimento mínimo e máximo facilmente visíveis, você será capaz de encontrar uma medida perfeita de água para sua comida sem deixar o vapor secar no meio do cozimento.

 

Confira também: Melhor panificadora doméstica e melhor máquina de waffle.

 

Como cozinhar a vapor

Há várias coisas que você precisa ter em mente ao preparar sua comida em uma panela a vapor.

Mantenha a tampa fechada

O objetivo de cozinhar sua comida no vapor é garantir que você preserve todos os nutrientes. Você, portanto, precisa evitar remover tampa com frequência da panela. Remover a tampa frequentemente causa a perda de umidade e calor, e também te levar a adicionar mais água ao alimento para cozinhar, o que pode causar uma perda de nutrientes. Uma panela a vapor com uma tampa de vidro irá ajudá-lo a manter os nutrientes em sua comida e ainda ver como o processo de cozimento está andando.

 

Arranjo dos alimentos

Para um cozimento a vapor eficaz, arrume pedaços maiores de comida em uma única camada. Sempre deixe espaço entre cada peça para permitir a circulação de ar, do contrário o vapor pode não atingir as camadas superiores. O objetivo é sempre abrir caminho para o vapor circular para que sua comida cozinhe uniformemente. Sempre coloque carnes e outros alimentos “suculentos” na bandeja inferior, isso os impedirá de pingar nos outros alimentos.

Durante a preparação da refeição, os itens com menor tempo de preparo devem ser colocados na bandeja superior. Isso ocorre porque os níveis mais baixos inerentemente recebem mais vapor e calor do que as bandejas na parte superior.

 

Melhorando o sabor

Você pode temperar normalmente os alimentos antes de coloca-los na panela a vapor. Polvilhe a comida com ervas, especiarias ou alho para melhor sabor. A comida ao vapor não precisa ser maçante, basta você achar seus alimentos preferidos e juntá-los com seu tempero predileto. Também não cozinhe demais os vegetais frescos, o ideal é que eles estejam um pouco crocantes, como al dente. Usar produtos e temperos frescos, especialmente vegetais e legumes, é uma outra forma de garantir um prato mais saboroso.

Use apenas frutas e legumes de alta qualidade. Já que os alimentos mantêm sua estrutura ao ser cozidos no vapor, usar ingredientes manchados ou envelhecidos fará com que retenham – ou mesmo acentuem – suas imperfeições.

 

Seja cuidadoso

O vapor quente é perigoso, você deve tomar cuidado para não ter contato direto com ele. Lembre-se sempre de manter as mãos e o rosto longe da panela a vapor antes de abrir a tampa. Apesar de muitas tampas não esquentarem a própria superfície, usar luvas de cozinha vai ajudar a manter o vapor em volta longe da sua pele. Além disso, não olhe para o pote imediatamente após a remoção da tampa.

 

O que pode ser cozinhado em uma panela a vapor?

Panelas vaporizadoras podem ser usadas para muitos alimentos diferentes, como:

  • Legumes
  • Verduras
  • Ovos
  • Arroz
  • Grãos (como ervilhas e milho)
  • Frango
  • Peixes
  • Frutos do mar
  • Alguns tipos de carne vermelha (pequenas fatias de carne de vaca ou cordeiro)
  • Bolinhos orientais (como dim sum, baozi, xiaolongbao)

 

Limpando uma panela a vapor

Embora a qualidade da marca e dos materiais de construção tenha muito a ver com a longevidade de uma panela a vapor, garantir que você o limpe adequadamente após cada uso também é muito importante para que esse aparelho dure muitos anos.

Para garantir que seu vaporizador de alimentos esteja totalmente limpo e com a melhor manutenção possível, recomendamos seguir estas seis etapas:

  • Esvazie a panela a vapor e deixe esfriar completamente naturalmente.
  • Remova as bandejas do vaporizador e mergulhe-as em água morna e detergente neutro por pelo menos 30 minutos.
  • Depois desses 30 minutos, use uma esponja não abrasiva para esfregar as bandejas e remover qualquer sobras de alimentos.
  • Enquanto suas bandejas estão de molho, aproveite para usar uma esponja não abrasiva ou um pano limpo levemente umedecido com água morna para limpar suavemente a base do seu vaporizador de alimentos.

 

panela a vapor elétrica panela a vapor barata
Panela a vapor elétrica Digital Hamilton Beach Panela a vapor Cozi Vapore MTA
Cerca de R$ 185 Cerca de R$ 80
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.