Se você está grávida e está se perguntando como pode proteger a si mesma e ao seu bebê contra picadas de mosquito durante o surto de zika em andamento, a resposta é simples: usando um dos melhores repelentes de insetos.
O uso de repelentes por grávidas é considerado seguro pela Anvisa e pelo CDC, sendo uma maneira inteligente de se proteger contra o zika vírus, a dengue, a febre amarela e outras doenças transmitidas por mosquitos.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre proteger-se das picadas de mosquito e como escolher o melhor repelente para gestante.
Produto | Detalhes | Preço |
Repelente Exposis Extrême Gel | Proteção contra mosquitos duradoura e de secagem rápida, para ambientes com alta concentração de insetos. | |
Repelente SBP Advanced Spray | Uma opção barata e eficiente para proteger toda a família durante passeios ao ar livre, com secagem rápida. | |
Repelente Unicharm Antimos | Lenços umedecidos fáceis de aplicar, que não escorrem pela pele e nem correm o risco de vazar da embalagem. |
Aproveite frete grátis em milhares de produtos com a assinatura Prime, além de acesso a músicas, filmes, livros e podcasts. Clique aqui e faça um teste gratuito de 30 dias.
Gabriella Amaral | Consultora
Bacharel em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, a doutora Gabriella Dias Amaral atua como clínica geral há dez anos em diversas clínicas e consultórios na capital. Também é palestrante e consultora especializada.
Segundo o Ministério da Saúde, existem três ingredientes seguros e bem estudados que são usados nos repelentes, desde que aplicados corretamente:
- O DEET é o mais antigo e é conhecido por ser eficaz contra mosquitos e carrapatos. Uma preparação de 25% pode fornecer até 10 horas de proteção (concentrações mais baixas podem fornecer cerca de 2-5 horas de proteção). Ele também é o mais comum no mercado brasileiro, mas a icaridina vem ganhando espaço.
- A icaridina tem sido usado na Europa há muitos anos e é naturalmente sem cheiro, sendo muito indicada para grávidas com alergia ou muita sensibilidade. Alguns estudos mostram que ela é um pouco mais efetiva contra mosquitos do que os outros dois ingredientes da lista. Uma preparação de 20% proporciona proteção contra mosquitos por 4-8 horas. A maioria dos produtos lançados recentemente possuem esse ingrediente ativo.
- O IR3535 também é na Europa há muitos anos. Em alguns estudos, uma preparação de 15% pode proteger contra mosquitos por 4-6 horas. É o mais raro no mercado brasileiro.
- Ingredientes naturais, incluindo a citronela e o óleo de cedro, são pouco eficazes contra mosquitos, possuem uma duração de no máximo 2 horas, fazendo com que a reaplicação tenha que ser constante. Além de serem mais fracos do que os ingredientes acima, se usados da maneira errada, os ingredientes naturais ou botânicos também podem causar mal a saúde.
Os melhores repelentes para gestantes
- Repelente de Insetos Exposis Extrême Gel
- Repelente de Insetos SBP Advanced Spray
- Repelente de Insetos Unicharm Antimos
1° Repelente Exposis Extrême Gel
Características:
Tamanho: | 100ml |
Tipo: | Gel |
Ingrediente ativo: | Icaridina (20%) |
Duração: | 10 horas |
Prós:
- Fórmula sem perfume e sem óleos
- Absorção rápida
- Proteção de longa duração
- Hipoalergênico
Contras:
- Alto custo
A icaridina é o ingrediente mais eficaz contra mosquitos, no Brasil a marca Exposis foi a primeira a utilizá-lo em suas composições. Esse é um repelente hipoalérgico e perfeito para quem possui pele ou olfato sensível. A embalagem é pequena e cabe facilmente na bolsa ou mochila e a fórmula em gel evita a dispersão pela ar.
Conta com a maior duração possível de um repelente, até 10 horas, então você pode passar o dia todo fora sem precisar se lembrar de reaplicá-lo.
Pode ser usado por toda a família e não danifica roupas, linhas de pesca ou acabamentos em metal, como pode ocorrer com os outros ingrediente ativos. Esse repelente da Exposis é à prova de suor e possui a proteção mais duradoura da lista, por isso é a nossa recomendação principal.
Este repelente vai te proporcionar toda a segurança que você precisa para se sentir confiante a qualquer hora do dia, especialmente em locais de mata fechada e maior concentração de mosquitos.
2° Repelente SBP Advanced Spray
Características:
Tamanho: | 100ml |
Tipo: | Spray |
Ingrediente ativo: | Icaridina (10%) |
Duração: | 5 horas |
Prós:
- Barato e eficiente
- Aplicação facilitada
- Secagem rápida a base de água
- Fragrância agradável
Contras:
- Proteção mais curta
Uma opção econômica e facilmente achada em lojas, o SBP Advanced é prático de aplicar por ser em spray e conta com uma proteção de 5 horas.
Apesar de durar menos do que o repelente analisado acima, o preço menor compensa e a duração não deve ser um problema para quem não passa o dia todo fora de casa. Ele utiliza uma concentração leve de icaridina para fornecer uma proteção segura para toda a família.
A SBP é uma das marcas mais tradicionais no setor de repelentes no Brasil por muitas décadas, e o SBP Advanced pode ser usado por toda a família sem pesar muito no bolso. É uma ótima escolha se você procura um repelente de alta cobertura que pode durar várias horas ao ar livre e com um custo benefício incrível.
Seca rapidamente e não deixa a pele oleosa. Existem vários tamanhos disponíveis, então você tem a opção de escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
3° Repelente Unicharm Antimos
Características:
Tamanho: | 16 unidades |
Tipo: | Lenço umedecido |
Ingrediente ativo: | IR3535 (10%) |
Duração: | 5 horas |
Prós:
- Lenços umedecidos fáceis de passar
- Fácil de aplicar, mesmo em áreas sensíveis
- Não vaza ou escorre
- Fragrância suave
Contras:
- Custo maior a longo prazo
O Antimos é o primeiro lenço umedecido repelente disponível no Brasil. Esse repelente da Unicharm Mamypoko utiliza o IR3535 como princípio ativo. Pode ser usado por gestantes e também por crianças acima dos seis meses, basta retirar um lenço e passar sobre a pele exposta.
Além de ser uma ótima opção de proteção contra insetos transmissores de doenças, ele é barato, hipoalergênico e dermatologicamente testado, e não possui álcool em sua fórmula.
Sua fórmula não é gordurosa ou oleosa, sendo uma das mais confortáveis de usar por longos períodos. A última coisa que você quer é um repelente vazando na bolsa ou mochila, e o repelente Antimos evita vazamentos e qualquer tipo de dor de cabeça.
Ele também evita que o repelente seja aspirado ou caia sobre alguma região sensível, como os olhos. Os lenços umedecidos repelentes Antimos são especialmente seguros para gestantes.
Confira também: Melhores repelentes infantis e melhores cintas pós-parto.
Como usar o repelente da maneira correta
Os repelentes podem ser um grande aliado da saúde das mulheres grávidas, mas eles precisam ser aplicados do modo certo para causarem o efeito desejado e de forma segura. As dicas a seguir servem tanto para ingredientes sintéticos quando para ingredientes naturais.
- Não aplique repelentes perto dos olhos ou da boca. Aplique com moderação em torno de seus ouvidos.
- Caso você use repelentes em spray ou em aerossol, não pulverize o repelente diretamente no seu rosto. Pulverize-o nas suas mãos e depois passe sobre o seu rosto.
- Não aplique o repelente sobre cortes, machucados ou pele irritada.
- Não use repelente por de baixo das roupas. Isso pode fazer com que o produto seja absorvido muito rápido pela pele e aumentar as chances de irritação.
- Use repelente suficiente apenas para cobrir a pele exposta. A aplicação mais pesada não proporciona uma proteção melhor ou mais duradoura e pode causar irritação na pele.
- Lave as mãos após aplicar o repelente, assim você não contamina alimentos ou encosta no olho sem querer.
É normal gestantes atraírem mais mosquitos?
Se os mosquitos parecem estar mais interessados você mais do que nunca agora que você está grávida, não é apenas a sua imaginação: os cientistas descobriram que as mulheres grávidas atraem duas vezes mais mosquitos do que as mulheres não grávidas.
Os especialistas acham que isso deve ocorrer porque esses insetos chatos são atraídos por dióxido de carbono e as mulheres grávidas tendem a respirar mais frequentemente, exalando 21 por cento mais de ar – liberando assim quantidades extras de CO2.
Gestantes respiram mais frequentemente, liberando mais CO2, e por isso atraem mais mosquitos.
Outra razão pela qual os mosquitos preferem se alimentar de mulheres grávidas? Eles também estão buscando calor, e as mães grávidas geralmente têm temperaturas corporais superiores ao corpo de outras mulheres que não estão em gestação.
O aumento do calor corporal faz com que as mulheres grávidas expulsem substâncias mais voláteis de sua pele, o que, por sua vez, faz com que seja mais fácil para os mosquitos as encontrarem.
Veja também: Melhores berços portáteis com mosquiteiro e Melhores trocadores de fralda portáteis.
Zika e outras doenças transmitidas por mosquitos
Além do incômodo natural com a coceira e a irritação causado pelas picadas, existem várias razões médicas sérias para tomar todas as medidas de proteção contra mosquitos. Esses insetos podem espalhar e transmitir várias doenças graves para você e para seu bebê e são muitos comuns.
Foram 173 mortes causadas pela febre de chikungunya, 141 mortes causadas pela dengue e duas mortes causadas pelo zika vírus, este último também aumenta as chances de microcefalia em bebês.
Um velho conhecido, a febre amarela, também reapareceu com força faz poucos anos e durante um único mês, no estado de São Paulo, foram seis mortes confirmadas.
As mordidas de mosquitos são mais perigosas durante a gestação?
Sim. Vários estudos confirmaram que quando o vírus Zika infecta uma mulher grávida, pode causar microcefalia em seus bebês, um defeito de nascimento raro que resulta em bebês nascidos com cabeças pequenas, o que pode levar a atrasos no desenvolvimento.
Em um pequeno número de casos, é possível que os bebês nascidos sem sinais de microcefalia o desenvolvam mais tarde, à medida que crescem.
Esses estudos mostram que as chances de o bebê ser afetado pela microcefalia é maior durantes os três primeiro meses de gestação, mas o cuidado contra as picadas de mosquito deve ser mantido durante toda a gravidez. Além do zika, a dengue, o chikungunya e a febre amarela são mais perigosas para grávidas e o tratamento é mais difícil.
Dicas de segurança
- Leia as instruções do fabricante, especialmente em relação a quantidade que deve ser usada;
- Lave as mãos e a pele com água e sabão quando não estiver mais exposta a insetos;
- Não aplique o repelente por baixo da roupa;
- Quando possível, use camisas de manga comprida, calças longas e meias. Coloque-as “para dentro”, isso evita que os insetos consigam entrar por baixo da roupa;
- Não aplique repelentes em cortes ou sobre a pele irritada;
- Para aplicar repelente líquidos no rosto, borrife-o nas mãos primeiro e evite passar próximo dos olhos e da boca;
Não esqueça de escolher a cinta pós-parto ideal e o um berço com cômoda acoplada com antecedência para tornar sua gestação mais tranquila!
É seguro usar repelente durante a gravidez?
Sim. A melhor maneira de prevenir a picada de mosquito e as doenças que se espalham – especialmente se você passar tempo fora – é usando um bom repelente anti-inseto. Este assunto foi alvo de muitos estudos e todas as autoridades de saúde reafirmam a segurança do uso de repelentes durante a gestação.
Os ingredientes ativos DEET, icaridina e IR3535 foram alvos de inúmeros estudos que comprovaram sua segurança durante a gestação.
Os produtos que contêm os ingredientes ativos DEET, icaridina ou IR3535 oferecem proteção segura e duradoura, desde usados da maneira correta (nós explicamos como aplica-los da maneira correta mais abaixo).
Os produtos de óleo de limão eucalipto sintético (para-menthane-diol) também são efetivos, mas não são vendidos no Brasil. Os produtos com citronela e outros ingredientes naturais possuem duração limitada e, se aplicados do jeito errado, podem causar os mesmos problemas que os ingredientes não-naturais.
Além de aplicar o repelente em toda a pele exposta, você pode pulverizar sua roupa para proteção extra usando repelentes base de icaridina. Os outros dois ingredientes, DEET e IR3535, podem causar danos aos tecidos sintéticos.
Existe um ingrediente específico para roupas chamado permetrina, é difícil encontra-lo em spray no mercado brasileiro, mas existem algumas roupas que são tratadas com esse ingrediente. Repelentes a base de permetrina nunca devem ser usados diretamente na pele.
Ingrediente ativo | Detalhes |
DEET | Principio ativo mais antigo e tradicional, confere grande proteção contra mosquitos e carrapatos com um ótimo custo-benefício. |
Icaridina/picaridina | Principal alternativa ao DEET. Vem ganhando cada vez mais espaço e oferece uma proteção ainda mais efetiva, duradoura e ampla. |
IR3535 | Princípio ativo mais raro, é especialmente eficaz contra mosquitos e possui menor possibilidade de causar alergias. |
Óleo de eucalipto limão/para-mentano-diol | Estudos do CDC comprovam que esse óleo natural é seguro para gestantes, mas a proteção dura apenas uma hora. |
2-undecanona | Outro óleo extraído de plantas como arruda e gengibre. Assim como o ingrediente natural visto acima, é seguro mas sua proteção dura pouco tempo. |
Posso amamentar e usar repelentes ao mesmo tempo?
As doenças transmitidas por insetos podem ter sérios efeitos na saúde de quem está amamentando e algumas podem ser transmitidas pelo leite materno.
Há poucos dados sobre o uso de repelentes de insetos durante a amamentação, mas é importante considerar o benefício de usá-los para prevenir futuras doenças que comprovadamente afetam a saúde da mãe ou do bebê.
Ao aplicar repelentes de insetos durante a amamentação, siga todas as orientações de seguranças descritas mais acima e evite aplicar o produto no peitoral.
Não aplique repelentes de insetos na área próxima ao mamilo para evitar que o bebê tenha contato com a fórmula durante a amamentação e garanta que suas mãos não possuem resquícios de repelente.
Confira nossos artigos: Melhores mamadeiras para recém-nascidos e Melhores aquecedores de mamadeira.
Como usar repelente e protetor solar ao mesmo tempo?
Tanto protetores solares quanto repelentes de insetos são muito necessários em um país tropical como o nosso, então é comum surgirem dúvidas em relação ao uso dos dois ao mesmo tempo. O protetor solar deve ser reaplicado em um tempo bem menor do que o repelente, portanto:
- Primeiro aplique o protetor solar e espere 10 minutos até que ele seque totalmente.
- Quando protetor solar tiver secado, aplique o repelente.
- O protetor solar pode ser reaplicado por cima do repelente após duas horas.
Existem produtos que combinam protetor solar e repelente por aí mas eles não são recomendados. Esses produtos 2 em 1 acabam tendo um desempenho pior do que os protetores e repelentes separados, eles também podem causar uma sobrecarga de repelente por precisarem ser reaplicados mais frequentemente.
Outros meios de proteção
Além do uso de repelentes, existem outras formas de se proteger dos mosquitos e pernilongos. A gravidez exige cuidados redobrados, então o ideal é combinar o repelente com hábitos seguros, que oferecem uma proteção natural.
- Ventiladores são comprovadamente eficazes para evitar picadas de mosquitos. Eles levam seu CO2 para longe, diminuem um pouco a temperatura da pele e atrapalham o voo dos insetos.
- A melhor maneira de proteger sua casa é instalando telas nas janelas e mantendo as portas fechadas pelo máximo de tempo possível, para que os mosquitos não entrem em primeiro lugar. Existem telas em velcro que podem ser instaladas em qualquer janela, mesmo que ela não tenha uma tela própria.
- Uma medida importante e que toda a população deve seguir é eliminar a água parada. Calhas, pneus, enfeites, caixas, folhas secas, baldes, garrafas, brinquedos e qualquer outro objeto que possa juntar água representa um perigo, pois por menor que seja, qualquer quantidade de água parada pode ser tornar um criadouro de mosquitos.
- Mosquitos gostam de ambientes úmidos. Se você mora em um local naturalmente úmido como o litoral, considere utilizar um desumidificador de ar nos ambientes onde você passa a maior parte do tempo. Se você suspeita de um vazamento, fale com um encanador o quanto antes, pois além de deixar o ambiente mais úmido, essa água pode ficar estagnada e virar um criadouro para pernilongos.
- Quando a temperatura permitir, use roupas longas, incluindo mangas compridas, calças e meias. Tenha muito cuidado para proteger seus tornozelos e a parte traseira do pescoço, já que estudos demonstraram que certos mosquitos podem identificar essas partes do corpo. É importante usar roupas um pouco largas, pois alguns insetos podem picar através de tecidos colados ao corpo.
- Opte por roupas tratadas com permetrina quando possível, que são encontradas em várias lojas online. Esse é um ingrediente ativo utilizado para tratar tecidos, espantando insetos de perto delas. Caso você não consiga achar roupas pré-tratadas que caibam nos últimos meses de gestação, trate-as você usando um spray de permetrina.
Conclusão
Uma proteção duradoura e o uso de ingredientes ativos seguros são as principais características de que um repelente para gestantes deve ter.
A analise do Guia de Compra levou esses dois critérios em consideração, junto com o preço e o custo-benefício, facilidade de aplicação, comentários dos consumidores e dicas dos especialistas ao selecionar os melhores repelentes de insetos para grávidas.
→ Proteção anti-insetos mais duradoura: Repelente Exposis Extrême Gel
→ Repelente com maior custo-benefício: SBP Advanced Spray
→ Repelente mais fácil de passar: Lenços Umedecidos Repelentes Mamypoko Antimos
Fontes e citações
Durante a elaboração deste artigo, o site Guia de Compra utilizou como referencia fontes reconhecidas, incluindo estudos revisados por pares e consultas com especialistas na área, para refletir o senso científico vigente. As fontes deste artigo incluem:
- Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) — Previna mordidas de carrapatos e mosquitos — https://www.cdc.gov/ncezid/dvbd/about/prevent-bites.html
- Organização Healthy Children — Escolhendo um repelente de insetos para seus filhos — https://healthychildren.org/English/safety-prevention/at-play/Pages/Insect-Repellents.aspx
- Associação Americana de Pediatria — Eficiência comparativa de repelentes de insetos contra mosquitos — https://publications.aap.org/aapgrandrounds/article-abstract/8/4/42/91124/Comparative-Efficacy-of-Insect-Repellents-Against
- Ministério da Saúde — Repelentes são seguros e podem ser usados por gestantes — https://mosquito.saude.es.gov.br/repelentes-sao-seguros-e-podem-ser-usados-por-gestantes
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul — Gestantes podem usar repelentes para mosquitos? — https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/gestantes-podem-usar-repelentes-para-mosquitos/
- Melhor Tablet para Leitura | 5 opções quem ama ler! - 24 de junho de 2024
- Melhor Placa de Vídeo para CPU i5-10400 | Top 6 - 13 de junho de 2024
- Top 5: Melhor Teclado Bluetooth para iPad - 6 de junho de 2024