Os melhores repelentes para gestantes em 2018

Qual é o melhor repelente de insetos de 2018?
23 de fevereiro de 2018
Repelente de insetos infantil
Melhores repelentes infantis de 2018
3 de março de 2018

Os melhores repelentes para gestantes em 2018

Repelente durante a gestação

Se você está grávida e está se perguntando como você pode proteger a si mesma e ao seu bebê contra picadas de mosquito durante o surto de zika em andamento, a resposta é simples: usando repelentes. O uso de repelentes por grávidas é considerado seguro pela Anvisa e pelo CDC, sendo uma maneira inteligente de se proteger contra o zika vírus, a dengue, a febre amarela  e outras doenças transmitidas por mosquitos. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre proteger-se das picadas de mosquito e como escolher o melhor repelente para gestante.

 

Existem três ingredientes seguros e bem estudados que são usados nos repelentes, desde que aplicados corretamente:

  • O DEET é o mais antigo e é conhecido por ser eficaz contra mosquitos e carrapatos. Uma preparação de 25% pode fornecer até 10 horas de proteção (concentrações mais baixas só podem fornecer 2 horas de proteção). Ele também é o mais comum no mercado brasileiro.
  • A icaridina tem sido usado na Europa há muitos anos e é naturalmente sem cheiro, sendo muito indicada para grávidas com alergia ou muita sensibilidade. Alguns estudos mostram que ela é um pouco mais efetiva contra mosquitos do que os outros dois ingredientes da lista. Uma preparação de 20% proporciona proteção contra mosquitos por 4-8 horas. A icaridina é menos comum do que o DEET.
  • O IR3535 também foi utilizado na Europa há muitos anos. Em alguns estudos, uma preparação de 15% pode proteger contra mosquitos por 4-6 horas.
  • Ingredientes naturais, incluindo a citronela e o óleo de cedro, são pouco eficazes contra mosquitos, possuem uma duração de no máximo 2 horas, fazendo com que a reaplicação tenha que ser constante. Além de serem mais fracos do que os ingredientes acima, se usados da maneira errada, os ingredientes naturais ou botânicos também podem causar mal a saúde.

 

Os melhores repelentes para gestantes

Repelente Exposis Gel

Repelente Exposis Gel

Ingrediente: Icaridina 20% – Duração: até 10 horas

A icaridina é o ingrediente mais eficaz contra mosquitos, no Brasil apenas a marca Exposis a utiliza em suas composições. Esse é um repelente hipoalérgico e perfeito para quem possui pele ou olfato sensível. A embalagem é pequena e cabe facilmente na bolsa ou mochila e a fórmula em gel evita a dispersão pela ar. Conta com a maior duração possível de um repelente, até 10 horas, então você pode passar o dia todo fora sem precisar se lembrar de reaplica-lo.

 

Repelente OFF Refresh Spray

Repelente OFF! Refresh spray

Ingrediente: DEET 15% – Duração: até 5 horas

Uma opção econômica e facilmente achada em lojas, o OFF! Refresh é prático de aplicar por ser em spray e causa um efeito refrescante na pele. Apesar de durar menor do que os outros repelentes da lista, o preço menor compensa e a duração não deve ser um problema para que não passa o dia todo fora de casa. Além de espantar os mosquitos, fórmulas com DEET também são muito eficientes contra carrapatos.

 

Repelente Isdin Xtrem

Repelente Isdin Xtrem Spray

Ingrediente: IR3535 30% – Duração: até 7 horas

O IR3535 é o ingrediente mais raro nos repelentes brasileiros, mas vale a pena testa-lo. O Isdin Spray oferece uma boa proteção em um formato prático. É formulado com uma fragrância suave e seca rapidamente, não deixando a pele oleosa após a aplicação.

Como usar o repelente da maneira correta

Os repelentes podem ser um grande aliado da saúde das mulheres grávidas, mas eles precisam ser aplicados do modo certo para causarem o efeito desejado e de forma segura. As dicas a seguir servem tanto para ingredientes sintéticos quando para ingredientes naturais.

  • Não aplique repelentes perto dos olhos ou da boca. Aplique com moderação em torno de seus ouvidos.
  • Caso você use repelentes em spray ou em aerossol, não pulverize o repelente diretamente no seu rosto. Pulverize-o nas suas mãos e depois passe sobre o seu rosto.
  • Não aplique o repelente sobre cortes, machucados ou pele irritada.
  • Não use repelente por de baixo das roupas. Isso pode fazer com que o produto seja absorvido muito rápido pela pele e aumentar as chances de irritação.
  • Use repelente suficiente apenas para cobrir a pele exposta. A aplicação mais pesada não proporciona uma proteção melhor ou mais duradoura e pode causar irritação na pele.
  • Lave as mãos após aplicar o repelente, assim você não contamina alimentos ou encosta no olho sem querer.

O que atrai mosquitos para mulheres grávidas?

Se os mosquitos parecem estar mais interessados você mais do que nunca agora que você está grávida, não é apenas a sua imaginação: os cientistas descobriram que as mulheres grávidas atraem duas vezes mais mosquitos do que as mulheres não grávidas. Os especialistas acham que isso deve ocorrer porque esses insetos chatos são atraídos por dióxido de carbono e as mulheres grávidas tendem a respirar mais freqüentemente, exalando 21 por cento mais de ar – liberando assim quantidades extras de CO2.

Outra razão pela qual os mosquitos preferem se alimentar de mulheres grávidas? Eles também estão buscando calor, e as mães grávidas geralmente têm temperaturas corporais superiores ao corpo de outras mulheres que não estão em gestação. O aumento do calor corporal faz com que as mulheres grávidas expulsem substâncias mais voláteis de sua pele, o que, por sua vez, faz com que seja mais fácil para os mosquitos as encontrarem.

 

Zika e outras doenças transmitidas por mosquitos

Além do incômodo natural com a coceira e a irritação causado pelas picadas, existem várias razões médicas sérias para tomar todas as medidas de proteção contra mosquitos. Esses insetos podem espalhar e transmitir várias doenças graves para você e para seu bebê e são muitos comuns. Foram 173 mortes causadas pela febre de chikungunya, 141 mortes causadas pela dengue e duas mortes causadas pelo zika vírus, este último também aumenta as chances de microcefalia em bebês. Um velho conhecido, a febre amarela, também reapareceu com força em julho de 2017 e matou 93 pessoas até fevereiro de 2018.

 

As mordidas de mosquitos são mais perigosas durante a gestação?

Sim. Vários estudos confirmaram que quando o vírus Zika infecta uma mulher grávida, pode causar microcefalia em seus bebês, um defeito de nascimento raro que resulta em bebês nascidos com cabeças pequenas, o que pode levar a atrasos no desenvolvimento. Em um pequeno número de casos, é possível que os bebês nascidos sem sinais de microcefalia o desenvolvam mais tarde, à medida que crescem.

Esses estudos mostram que as chances de o bebê ser afetado pela microcefalia é maior durantes os três primeiro meses de gestação, mas o cuidado contra as picadas de mosquito deve ser mantido durante toda a gravidez. Além do zika, a dengue, o chikungunya e a febre amarela são mais perigosas para grávidas e o tratamento é mais difícil.

 

É seguro usar repelente durante a gravidez?

Sim. A melhor maneira de prevenir a picada de mosquito e as doenças que se espalham – especialmente se você passar tempo fora – é usando um bom repelente anti-inseto. Os produtos que contêm os ingredientes ativos DEET, icaridina ou IR3535 oferecem proteção segura e duradoura, desde usados da maneira correta (nós explicamos como aplica-los da maneira correta mais abaixo). Os produtos de óleo de limão eucalipto sintético (para-menthane-diol) também são efetivos, mas não são vendidos no Brasil. Os produtos com citronela e outros ingredientes naturais possuem duração limitada e, se aplicados do jeito errado, podem causar os mesmos problemas que os ingredientes não-naturais.

Além de aplicar o repelente em toda a pele exposta, você pode pulverizar sua roupa para proteção extra usando repelentes base de icaridina. Os outros dois ingredientes, DEET e IR3535, podem causar danos aos tecidos sintéticos. Existe um ingrediente específico para roupas chamado permetrina, é difícil encontra-lo em spray no mercado brasileiro, mas existem algumas roupas que são tratadas com esse ingrediente. Repelentes a base de permetrina nunca devem ser usados diretamente na pele.

 

Como usar repelente e protetor solar ao mesmo tempo?

Tanto protetores solares quanto repelentes de insetos são muito necessários em um país tropical como o nosso, então é comum surgirem dúvidas em relação ao uso dos dois ao mesmo tempo. O protetor solar deve ser reaplicado em um tempo bem menor do que o repelente, portanto:

  1. Primeiro aplique o protetor solar e espere 10 minutos até que ele seque totalmente.
  2. Quando protetor solar tiver secado, aplique o repelente.
  3. O protetor solar pode ser reaplicado por cima do repelente após duas horas.

Existem produtos que combinam protetor solar e repelente por aí mas eles não são recomendados. Esses produtos 2 em 1 acabam tendo um desempenho pior do que os protetores e repelentes separados, eles também podem causar uma sobrecarga de repelente por precisarem ser reaplicados mais frequentemente.

 

Outros meios de proteção

Além do uso de repelentes, existem outras formas de se proteger dos mosquitos e pernilongos. A gravidez exige cuidados redobrados, então o ideal é combinar o repelente com hábitos seguros, que oferecem uma proteção natural.

  • Ventiladores oscilantes são comprovadamente eficazes para evitar picadas de mosquitos. Eles levam seu CO2 para longe, diminuem um pouco a temperatura da pele e atrapalham o voo dos insetos.
  • A melhor maneira de proteger sua casa é instalando telas nas janelas e mantendo as portas fechadas pelo máximo de tempo possível, para que os mosquitos não entrem em primeiro lugar. Existem telas em velcro que podem ser instaladas em qualquer janela, mesmo que ela não tenha uma tela própria.
  • Uma medida importante e que toda a população deve seguir é eliminar a água parada. Calhas, pneus, enfeites, caixas, folhas secas, baldes, garrafas, brinquedos e qualquer outro objeto que possa juntar água representa um perigo, pois por menor que seja, qualquer quantidade de água parada pode ser tornar um criadouro de mosquitos.
  • Quando a temperatura permitir, use roupas longas, incluindo mangas compridas, calças e meias. Tenha muito cuidado para proteger seus tornozelos e a parte traseira do pescoço, já que estudos demonstraram que certos mosquitos podem identificar essas partes do corpo. É importante usar roupas um pouco largas, pois alguns insetos podem picar através de tecidos colados ao corpo.
  • Opte por roupas tratadas com permetrina quando possível, que são encontradas em várias lojas online. Caso você não consiga achar roupas pré-tratadas que caibam nos últimos meses de gestação, trate-as você usando um spray de permetrina.
Repelente Exposis Gel Repelente OFF Refresh Spray Repelente Isdin Xtrem
Exposis Gel OFF! Refresh spray Isdin Xtrem Spray
Princípio ativo: Icaridina Princípio ativo: DEET Princípio ativo: IR3535
Duração máxima: até 10 horas Duração máxima: até 5 horas Duração máxima: até 7 horas
Cerca de R$ 50 Cerca de R$ 20 Cerca de R$ 33
Compre online Compre online Compre online