Desumidificador de ar: O que você precisa saber [2019]

Desumidificador de ar: O que você precisa saber [2019]

Desumidificador de ar branco

Existem vários fatores que podem elevar a umidade de uma casa, se você mora próximo ao mar, rio ou está notando sinais de umidade excessiva, um desumidificador pode ser a solução mais eficaz e rápida para esse problema. Escolher o melhor desumidificador de ambiente para sua casa pode uma tarefa complicada devido aos muitos tipos, opções e recursos disponíveis, mas nós temos a informação que você precisa para ajudá-lo a fazer a compra certa.

Compilado abaixo está uma lista de algumas coisas a se ter em mente ao comprar um desumidificador, muitos desses recursos vêm de padrão em praticamente todos os modelos de desumidificador, porém alguns são projetados para usos especiais e são aplicáveis somente para determinados modelos. Também  respondemos algumas das perguntas mais frequentes quando se trata de desumidificadores mais abaixo.

Existem muitos sinais que indicam a umidade em excesso na sua casa. Descubra quais são os seis mais comuns e os malefícios que eles causam aqui

Melhores desumidificadores de ar

Desumidificador de Ar BDE01B Britânia

Reservatório: 700 Mililitros  – Bivolt

desumidificador de ar barato

Esse é um desumidificador bom e barato, que é compacto o suficiente para ser usado em um cômodo pequeno ou até em um guarda roupa. Reduz os micro organismos e agentes alérgicos e retira o excesso de umidade do ar de maneira prática. Esse é um desumidificador com um ótimo custo benefício, além de ser mais leve e portátil do que a maioria dos seus concorrentes. Ele é um equipamento seguro, com desligamento automático quando o reservatório se enche por completo. Você pode desumidificar vários cômodos diferentes e ele é silencioso. Seu reservatório suporta 700ml de água e ele pode absorver até 300ml de água do ambiente por dia. Possui um baixo consumo de energia e é silencioso. Seu design é elegante e combina com os mais variados ambientes. Esse desumidificador tem um alcance de até 10 metros quadrados segundo a análise de usuários, sendo ideal para ambientes menores. Esse aparelho cumpre sua função de desumidificar um ambiente por um preço bem pequeno, tornando-o a melhor opção para quem não quer gastar muito.

 

 

Desumidificador de Ar Desidrat Plus 150 Thermomatic

desumidificador de ambientes

Reservatório: 2,7 Litros – 110V ou 220V

Com o Desumidificador Plus 150 você encontra uma solução completa e com recursos avançados para desumidificar um ambiente e deixa-lo mais seguro e limpo. Ele possui um umidostato, que monitora a umidade do ar e a mantém em um nível selecionado pelo usuário automaticamente. É silencioso e pode ser utilizado com uma mangueira de drenagem continua para ambientes muitos úmidos. Ele também conta com um recurso de desligamento automático, que desliga automaticamente o aparelho quando o tanque estiver cheio, sem que você precise se preocupar em esvaziá-lo e proporcionando maior segurança. O Plus 150 ainda alerta quando o reservatório está cheio com sinais sonoros e visuais. Esse aparelho multiuso ajuda a manter ambientes livres de fungo e de maus odores ao mesmo tempo. É relativamente compacto e tem rodízios para ser transportado de um ambiente para outro sem esforço.

 

 

Desumidificador de ar Thermomatic Desidrat Plus 100

Reservatório: 2 Litros – 110V

Desumidificador Thermomatic

O Desidrat Plus 100 é uma opção avançada disponível em todas as voltagens e ideal para ambientes com fluxo contínuo de umidade ou que necessitam de secagem contínua como banheiros, lavanderias e barcos com até 33 metros quadrados. Este é um equipamento silencioso, funciona com gás ecológico e pode fazer uma drenagem contínua através do seu adaptador para mangueira. Ele também conta com um aviso sonoro de reservatório cheio com desligamento automático.
Apesar dele ser o mais caro da lista, sua capacidade para ser usado continuamente em ambientes maiores fazem com que esse seja um desumidificador de ar ideal para casos de umidade excessiva ou de ambientes naturalmente úmidos e com pouca ventilação. Ele também funciona muito bem para ambientes sensíveis, como hospitais, bibliotecas, salas de laboratórios, oficina de instrumentos, salas de radiologia e salas de arquivos, onde a umidade pode causar danos graves.

 

Tipos de desumidificadores de ar

Existem três tipos principais de desumidificadores:

  • Desumidificadores de compressão
  • Desumidificadores termoelétricos
  • Desumidificadores dessecantes

Os desumidificadores baseados em compressores de tamanho completo são capazes de remover mais de 10 galões de água do ar por dia. A maioria das unidades termoelétricas e dessecantes pode remover apenas alguns litros de água do ar por dia, em compensação eles costumam ser menores e mais silenciosos.

Desumidificadores de compressão geralmente são ideais para ambientes muito grandes, como armazéns ou depósitos. A maioria das unidades termoelétricas e dessecantes só podem ser usadas para desumidificar pequenos ambientes, como quartos ou closets.

 

Como usar um desumidificador

Cada modelo de desumidificador possui instruções próprias para utilização e manutenção. A maioria das unidades domésticas simplesmente precisa ser colocada em lugar plano e estável, como no chão, e ligada na rede elétrica correspondente a voltagem do aparelho. Liga-las normalmente exige apenas que você aperte um botão e o aparelho vai começar seu trabalho de desumidificar o ambiente, alguns aparelhos mais modernos podem te dar opções como timers e ajuste de umidóstato.

Se seu aparelho tem configurações de umidade, ao liga-lo pela primeira vez, deixe na configuração mais seca possível para estabilizar a umidade do ambiente. A maioria das unidades tem configurações de umidade relativa tão baixas quanto 30% e tão altas quanto 90%. Após alguns ciclos, defina o umidóstato automático da unidade para a umidade que você preferir.

 

Capacidade de desumidificação

A capacidade de desumidificação, também conhecida por capacidade de tanque em alguns modelos, é a quantidade de umidade em litros que um modelo de desumidificador pode remover da área circundante em 24 horas. Essa capacidade é afetada pelo tamanho da área e a umidade inicial dentro dessa área.

De um modo geral, os modelos com uma capacidade de tanque inferior a 2 litros são adequados para uso doméstico ou residencial, já os modelos com capacidades superiores a 2 litros seriam mais adequados para aplicações comerciais ou industriais.

A maioria dos desumidificadores residenciais são classificados em uma capacidade de desumidificação específica com base na umidade relativa máxima, enquanto que os modelos comerciais são tipicamente classificados em 60% de umidade relativa.

Tanque de coleta ou balde de coleção

A maioria dos desumidificadores domésticos ou residenciais tem um tanque ou balde interno que pode ser removido para fácil eliminação da água coletada. Uma vez que um desumidificador extrai umidade suficiente do ar para preencher o tanque de coleta, o tanque deve ser esvaziado.

A maioria dos modelos possui um recurso de desligamento automático que desliga automaticamente o desumidificador uma vez que o tanque está cheio.

Desumidificadores comerciais ou industriais removem a umidade do ar em níveis excepcionalmente altos, de modo que esvaziar manualmente o tanque de coleta seria impraticável. Esses modelos tipicamente drenam a água coletada diretamente, seja por uso da gravidade ou de uma bomba de drenagem, em vez de armazená-la em um tanque.

Umidostato ou hidrostato

Um umidostato é um instrumento que mede a umidade relativa dentro do ambiente e, em seguida, retransmite essas informações de volta ao desumidificador para quaisquer ajustes necessários. Um hidrostato permite ao usuário configurar o desumidificador para manter um nível específico de umidade relativa. Umidostatos são incorporados internamente em desumidificadores ou podem ser comprados separadamente.

Operação de baixa temperatura

Um desumidificador irá adicionar um pouco de calor ao seu ambiente mais próximo. A quantidade de calor pode variar muito, dependendo do tamanho da unidade e da área em que ela estiver operando. Os aparelhos desumidificadores domésticos costumam operar em temperaturas mínimas de 15 graus Celsius até máximas de 35 graus Celsius, o que deve ser adequado para a maioria dos usos.

Quanto mais quente for a temperatura da unidade, mais eficientemente a unidade poderá remover a umidade do ar. É concebível em áreas menores que um desumidificador pode elevar a temperatura ambiente de 1 a 3 graus Celsius. Ao mesmo tempo, um desumidificador deixará de funcionar se o ambiente ficar muito frio.

Este é um recurso encontrado em modelos de desumidificador adequados para uso em ambientes de baixa temperatura, como galpões ou espaços de armazenamento em regiões de clima ameno. Alguns modelos profissionais podem operar até 1 grau Celsius.

Controles eletrônicos ou manuais

Atualmente, a maioria dos modelos no mercado possui controles eletrônicos. A diferença entre os dois é que os controles eletrônicos geralmente consistem em configurações controladas através de menus eletrônicos (e em aparelhos modernos, telas touchscreen), já os controles manuais consistem em configurações controladas através de um disco físico. Uma coisa a notar é que, se a energia for interrompida, um modelo com controle eletrônico desligará e precisará ser religado manualmente.

Reiniciar automaticamente

Reiniciar automaticamente é uma função que pode ser muito útil durante falhas de energia ou blackouts. Se um desumidificador perder energia, a função de reinício automático liga automaticamente a unidade nas configurações anteriores, uma vez que a energia seja restaurada.

Rodas (rodízio)

Encontrado em quase todos os grandes modelos de desumidificador, os rodízios permitem fácil transporte e maior portabilidade. Tantos modelos residenciais quanto comerciais podem ser encontrados com rodízios. Esse é um fator importante se você quer mover o umidificador entre vários cômodos, mas se o aparelho vai ficar em um só local, as rodas não são tão necessárias e devem contar apenas como um bônus.

Filtro de ar

Os filtros de ar são um acessório opcional que serve para ajudar a limpar o ar que está sendo aspirado pelo desumidificador. O processo básico é que o ar é coletado pelo desumidificador e passa pelo filtro, que retém as impurezas e partículas, a umidade é então extraída do ar e coletada no tanque, depois o ar limpo e seco é exalado de volta ao ambiente pela unidade.

Nível de ruído

Embora não seja necessariamente uma característica, um desumidificador silencioso é definitivamente melhor do que um ruidoso. Os desumidificadores são geralmente mais ruidosos do que outros eletrodomésticos e os modelos mais silenciosas ainda fazem um barulho considerável.

Um desumidificador fará algum barulho durante a operação, então você pode querer colocar a unidade em uma parte de sua casa que não seja o quarto ou qualquer lugar onde você precisa de baixos níveis de som. Como referência, um desumidificador doméstico médio opera com um barulho entre 55 e 60 dB, aproximadamente o mesmo que a fala humana.

Desligamento automático

Isso significa que o desumidificador pode ser desligado sem precisar desconectá-lo de uma tomada. Essa função também desliga a unidade quando o tanque de água está cheio, para evitar o transbordamento.

Portabilidade

As unidades portáteis são de tamanho menor, pesam menos e geralmente vêm com rodízios e com alça de transporte. Eles são ideais para aqueles que querem a capacidade de mover o desumidificador livremente por vários ambientes diferentes, o que não é tão fácil de ser feito com as unidades maiores.

Drenagem

Se você sabe que deseja executar o desumidificador de forma contínua, você deve procurar uma unidade que tenha um sistema de drenagem e uma mangueira embutidos. Uma bomba de drenagem pode ser necessária para aqueles que desejam drenar para um ponto que é mais alto do que o desumidificador. Alguns modelos estão equipados com uma bomba embutida, enquanto outros podem exigir a compra de uma bomba externa. Para ambientes que não requerem operação contínua, o recipiente padrão do tanque de água irá atender às suas necessidades.

 

Usando um desumidificador com segurança

  • Mantenha um fluxo de ar irrestrito. Unidades com aberturas na parte superior podem ficar encostadas a uma parede. Unidades com aberturas na parte de trás e laterais exigem cerca de meio metro de espaço de circulação entre paredes e móveis.
  • Não mantenha objetos em cima ou encostados nos desumidificadores pois isso pode atrapalhar o fluxo de ar ou fazer o aparelho tombar com facilidade.
  • Mantenha o filtro de ar limpo, verificando-o regularmente. Um filtro sujo restringe o fluxo de ar e afeta o desempenho da unidade. Cada aparelho conta com instruções próprias para isso.
  • Ajude a reduzir a umidade em sua casa, limpando calhas, conferindo o estado da tubulação e assegurando que as aberturas de secadores e os exaustores estejam funcionando corretamente.
  • Conecte o desumidificador a uma tomada apropriada, aterrada e com a voltagem compatível com a do aparelho, caso ele não seja bivolt.
  • Sempre desconecte a unidade antes de limpá-la.
  • Para evitar possíveis choques elétricos, desconecte a máquina ao esvaziar o recipiente.

 

desumidificador de ar barato desumidificador de ambientes Desumidificador Thermomatic
Desumidificador BDE01B Britânia Desumidificador Desidrat Compact Ion Mini 2 Desumidificador Thermomatic Desidrat Plus 100
Cerca de R$ 200 Cerca de R$ 1.700 Cerca de R$ 1.550
Compre online Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.