Melhor ventilador com umidificador de 2019

ventilador com umidificador doméstico

Um ventilador com umidificador, também conhecido como climatizador evaporativo, ventilador com névoa ou ventilador de água pulverizada, pode ser uma dádiva quando o verão chega, basta perguntar a qualquer um que tenha sido sábio o suficiente para investir em um. Esses ventiladores são projetados para soprar camadas de água no ar, fornecendo assim uma névoa de resfriamento que evapora rapidamente e resfria o ambiente e a pele com muito mais eficiência do que somente um vento seco. Eles também vêm em tamanhos diferentes e com funções variadas, o que lhe dá a possibilidade de escolher entre os pequenos ventiladores com umidificador internos que podem ser movidos facilmente entre cômodos e grandes climatizadores evaporativos fixos que dão conta de resfriar um grande local, dependendo de suas necessidades.

Você também pode se interessar pelo nosso artigo sobre os melhores umidificadores de ar.

Com todos esses benefícios em mente, vamos descobrir quais são os melhores ventiladores de névoa que você pode comprar online no conforto da sua casa e explicar suas principais características abaixo:

Melhores climatizadores

Ventilador com umidificador doméstico Breeze 506 CLI506 – Cadence

climatizador com umidificador cadence

Reservatório: 5,3 litros

Ideal para casas e apartamentos

Esse climatizador da Cadence possui um ótimo custo-benefício, é barato e possui todas as funções necessárias para deixar seu dia-a-dia mais fresco. É silencioso, ideal para quem planeja usa-lo durante o sono, e conta com um grande reservatório de 5,3 litros de água, que é facilmente removível. Conta com um filtro de ar lavável, que mantém o ambiente mais limpo. Possui movimento oscilante e regulagem de direção do ventilador. São três níveis de intensidade para você escolher, além de possuir  um reservatório de gel térmico, que pode ser congelado e inserido do aparelho para tornar o ar ainda mais fresco.

 

Ventilador com umidificador de coluna industrial Cl702cpr2 – Goar

ventilador com umidificador industrial

Reservatório: 20 litros

Ideal para indústrias, comércios e depósitos

Com um grande reservatório de água de 20 litros, função exaustor e a facilidade de transporte, esse é um climatizador evaporativo muito versátil, que pode ser usado em grandes ambientes fechados ou abertos. Ao contrário da maioria dos ventiladores evaporativos industriais, ele pode ser levado para outros ambientes por não ser fixo, tornando-o ideal para canteiros de obras, festas e eventos. Possui três velocidades e rodas para transporte.

 

O que é um ventilador com umidificador (climatizador evaporativo)?

Com o verão, vem o tempo seco, que piora a sensação térmica e torna a respiração mais complicada nessa época.

Pense em como não há nada melhor do que mergulhar em um dia quente de verão e sentir uma agradável brisa fresca na pele depois de sair da água. Não tem como um ventilador normal, sem névoa, te refrescar tão bem quando você está no trabalha, em casa ou viajando para um lugar de clima seco. Nesta situação, investir em um ventilador com névoa de alta qualidade é a melhor saída!

Um ventilador com umidificador parece um ventilador de pedestal tradicional, mas possui um umidificador embutido que produz uma névoa fria e fina, dispersando água fresca por todo o ambiente. Além de resfriar o ambiente e as pessoas melhor, ele também ajuda a amenizar problemas respiratórios causados pelo tempo seco. Eles formam uma névoa de gotículas de água ultrafinas com um tamanho médio de menos de 10 mícrons. Essas minúsculas gotículas absorvem instantaneamente o calor do ambiente e o transformam em vapor de água.

O ventilador com névoa pode ser convenientemente usado em várias configurações. Por exemplo, você pode instalá-lo em casa, em seu pátio, perto de sua piscina, em bares, restaurantes, fábricas, armazéns, etc, dependendo do modelo escolhido.  Além disso, tal dispositivo é realmente indispensável para lojas, festas e eventos ao ar livre no verão, para garantir que o ambiente esteja confortável para todo mundo.

Como todos os umidificadores, um umidificador evaporativo é projetado para produzir umidade e eliminar o ar seco que causa danos a saúde e ao materiais da sua casa. As partículas produzidas por alguns modelos são muito finas e geralmente não podem ser vistas a olho nu. Apesar de qualquer umidificador conseguir combater o ar seco, ao escolher um modelo com ventilador acoplado, você garante muito mais frescor e a tecnologia utilizada é bem simples, então o preço é praticamente o mesmo.

Além dos ventiladores evaporativos serem mais baratos do que um ar condicionado, os modelos voltados para o uso doméstico também costumam ser bem mais energeticamente eficientes, com um consumo médio de 75W. De acordo com um relatório publicado pela ENERGY STAR, os umidificadores representam aproximadamente 0,11% do uso elétrico médio das famílias. Eles testaram diferentes tipos de umidificadores e descobriram que esse tipo é um dos tipos mais eficientes para aumentar a umidade do ar de maneira segura no mercado.

Quando você compara umidificadores evaporativos a outros tipos, como vaporizadores de névoa quente, ultrassônicos e a vapor, ficará impressionado com a eficiência tanto da umidificação quanto da ventilação. Os tipos de névoa são a característica que define esse tipo de umidificador. Possui poucas partes móveis, não utiliza calor para ferver a água e funciona muito silenciosamente.

 

Como escolher o melhor ventilador com umidificador

Se você está procurando o ventilador com umidificador ideal para você, deve considerar as seguintes características:

Tipo e Tamanho

Um ventilador pulverizador de água é uma solução completa de resfriamento portátil, que emite um fluxo direcionado de ar úmido ao pulverizar ou evaporar a água junto com um fluxo de ar. Esses ventiladores são diferenciados pelo tipo e construção do umidificador. Normalmente, umidificadores vêm em 2 tipos: ultrassom e pulverização.

  • Ventiladores com umidificador ultra-sônicos operam da seguinte maneira: a membrana em um tanque de água vibra constantemente e divide as moléculas de água em partículas finas, formando uma nuvem de água que passa para o ventilador através de um canal e se dispersa. Esse é tipo ideal, pois ele é mais eficiente em termos de energia consumida, de uso de água e também o tipo mais silencioso, tornando ideal para quem planeja usar o climatizador evaporativo durante a noite.
  • Ventiladores com umidificador de pulverização forçam a água através de bicos de nebulização especialmente projetados por meio de uma bomba de alta pressão. Essa tecnologia de resfriamento produz um grande volume de névoa fina, utilizando, assim, grandes quantidades de água. Os umidificadores de spray podem ser usados ​​para fins comerciais e industriais, bem como para resfriar áreas externas como pátios ou jardins. Ele é bem mais poderoso do que os modelos ultrassônicos, mas gasta mais água, energia e faz mais barulho.

Em relação ao tamanho, os fabricantes oferecem uma enorme seleção de modelos: de piso, de coluna, de mesa, compacto e pessoal.

  • Ventiladores evaporativos de coluna ou de chão são os mais comuns e fáceis de achar, existem modelos com ou sem um tanque de água. Aqueles sem um tanque de água vêm com uma mangueira e sifão para conexão a uma fonte de água. Ao procurar o ventilador certo, leve em consideração onde você pretende usá-lo. Para casas e pátios, é razoável selecionar uma unidade com um tanque de água embutido.
  • No entanto, se você quiser desfrutar de ar fresco e úmido aonde quer que vá, preste atenção aos modelos compactos e portáteis. Eles são muito convenientes como você só precisa encher um tanque com água e usar esta unidade em qualquer lugar que você deseja. Os ventiladores compactos podem diferir na forma, construção e fontes de suprimento. Por exemplo, o mercado oferece ventiladores de nebulização de água operados manualmente ou operados por bateria.

 

Desempenho

Semelhante a outros eletrodomésticos, os climatizadores evaporativos do umidificador devem ser escolhidos principalmente em relação ao desempenho. Ao usar um ventilador dentro de casa, você deve prestar atenção ao seu fluxo de ar (geralmente medido no CFM) e na área de cobertura. Se você precisa cobrir uma área enorme, um ventilador de evaporação deve ter lâminas grandes e um suprimento de água constante ou, pelo menos, um tanque de água muito grande. No entanto, para os ambientes de casa, uma unidade com um tanque de água embutido e um pequeno difusor será suficiente. Também é importante saber quanta água e eletricidade um ventilador umidificador usa.

 

Características extras

Alguns modelos possuem persianas verticais automáticas para uma distribuição de ar uniforme ou uma oscilação de 360 ​​° para cobertura de área ampla. Os controles eletrônicos amigáveis ​​permitem que você faça ajustes finos, selecionando o modo de operação mais apropriado para o momento. Além disso, você pode facilmente controlar seu ventilador do outro lado da sala com um prático controle remoto, sem sair do sofá. Talvez a característica mais importante a prestar atenção é quanto barulho o ventilador evaporativo faz, os modelos ultrassônicos são os mais silenciosos e ideais para uso doméstico. Em suma, leve em conta todas as peculiaridades que podem afetar sua escolha.

 

Manutenção

A maioria das unidades possui um recipiente de remoção fácil para armazenar a água utilizada e para facilitar a limpeza. Você precisa ter o reservatório do tamanho certo para suas necessidades. Se você escolher um pequeno demais para a área, vai acabar tendo que reabastecer o climatizador com mais frequência, desperdiçando tempo. A maioria das unidades de climatização evaporativa vem com um filtro que precisa ser lavado ou substituído em intervalos regulares. O custo das substituições precisa ser levado em conta se você for investir em uma unidade com filtro.

Alguns modelos também exigem a limpeza do pavio de umidificação. Como em outros umidificadores, há sempre a chance de crescimento de mofo, bolor, bactérias ou outros germes se o aparelho não for limpo corretamente. Existem tratamentos específicos disponíveis para isso, mas uma maneira fácil e barata de impedir o crescimento desses alérgenos é limpar a unidade regularmente com uma solução de vinagre branco e água (proporção de 50%). Lembre-se de lavar e secar bem o pavio e a bacia de armazenamento de água.

Cada fabricante possui instruções próprias sobre o intervalo de tempo que essa limpeza precisa ser realizada, no geral é esperado que ela seja realizada a cada três meses. A substituição do filtro também deve constar no manual de usuário, mas na verdade isso depende muito do ambiente em que o umidificador com ventilador está operando. Um ambiente doméstico bem cuidado pode exigir uma troca de filtro por ano, mas uma fabrica ou depósito industrial costuma ser mais empoeirado, a troca pode precisar acontecer de três em três meses.

Se você optar por não trocar o filtro por período longo demais, poderá ter problemas de saúde em potencial e a unidade pode parar de funcionar corretamente, pois o fluxo de ar poderá diminuir muito e nenhum vapor será enviado ao ambiente. O crescimento de mofo no pavio ou no tanque de armazenamento de água vai espalhar esporos irritantes por o ar, incitando alergias e piorando problemas respiratórios crônicos.

 

climatizador com umidificador cadence ventilador com umidificador industrial
Ventilador com umidificador Breeze 506 CLI506 – Cadence Ventilador com umidificador CL702CPR2 – Goar
Melhor climatizador barato

Reservatório: 5,3 litros

Melhor climatizador para comércio/indústria

Reservatório: 20 litros

Cerca de R$ 400 Cerca de R$ 1.555
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.