Nada pode acalmar um bebê mais rápido do que um colo e uma boa mamadeira morna. Encontrar a temperatura perfeita nem sempre é fácil.
Se você superaquecer o leite e machucar a boca sensível do seu bebê, se sentirá culpado por semanas, e as próximas sessões podem ser dolorosas e desafiadoras para o seu pequeno. Se você não aquecer a mamadeira o suficiente, ela pode ser rejeitada já que a maioria dos bebês preferem tomar leite morno.
Produto |
Indicação |
Preço |
Aquecedor de Mamadeiras Multikids |
Melhor aquecedor de mamadeiras para uso geral e com função de esterilizar |
|
Aquecedor de mamadeiras Zawa |
Melhor aquecedor de mamadeiras barato e portátil, pode ser levado na bolsa |
Gabriella Amaral | Consultora
Bacharel em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, a doutora Gabriella Dias Amaral atua como clínica geral há dez anos em diversas clínicas e consultórios na capital. Também é palestrante e consultora especializada.
Cuidar de um bebê já é muito desafiador por si só, então você provavelmente precisa de toda a ajuda que puder obter ao garantir que seu bebê esteja bem alimentado, dia após dia, de uma maneira que seja prática e rápida.
Um aquecedor de mamadeiras pode parecer um luxo até você pensar em quanto tempo gasta as preparando no fogão e testando na sua própria pele várias vezes até chegar a temperatura certa.
Para facilitar a vida dos pais, um aquecedor de mamadeira é a maneira mais rápida e consistente de aquecer o leite, aquecendo todas as mamadeiras na temperatura ideal de forma automática.
Neste guia de compra detalhado, recomendamos os melhores aquecedores de mamadeiras do mercado e explicamos como escolher o melhor modelo para cada necessidade e cada orçamento.
Melhor Aquecedor de Mamadeiras – Multikids
Prós:
- Aquece leite e papinhas, além de esterilizar com vapor.
- Aquece rapidamente tanto o leite materno quanto a papinha.
- O design é pequeno e cabe em uma mesa de cabeceira.
- Fácil de usar e fácil de lavar.
Contras:
- Não é portátil.
O aquecedor de mamadeiras da Multikids é um aparelho três-em-um, com opção para aquecer mamadeira, papinha e esterilizar equipamentos. Seu método de aquecimento à vapor é suave e garante aquecimento uniforme, além de ser muito rápido.
Uma mamadeira de tamanho médio é aquecida em cerca de três minutos, enquanto a esterilização de talheres leva cerca de 12 minutos.
Ele é compacto e leve. O aquecedor aquece mamadeiras e comida para bebê com segurança e uniformidade e não causa pontos de escaldo, assim você pode ter certeza de que a temperatura interna é segura para o seu bebê.
Além dos métodos de aquecimento disponíveis, ele também conta com um mini espremedor de sucos. O leite ou a comida para bebês são aquecidos lentamente e mantidos quentes na temperatura certa para quando você precisar.
O aparelho é antialérgico, fácil de limpar, tem ótimas análises de consumidores e é um dos modelos vendidos no mercado brasileiro que aquecem mais rapidamente o leite. É a melhor opção para a maioria dos pais, que poderão continuar usando o aparelho para esterilizar utensílios por muitos anos.
Melhor Aquecedor de Mamadeiras Barato – Zawa
Prós:
- Material flexível se adapta a vários formatos de mamadeiras e papinhas.
- Três opções de temperaturas de fácil ajuste.
- Mantém a temperatura dos alimentos por várias horas.
- Mais barato do que os outros aquecedores do mercado.
Contras:
- Aquecimento mais lento.
O aquecedor de mamadeiras Zawa recebe as notas mais altas por ter um design que aquece o leite de forma suave e uniforme.
Ele é muito fácil de usar, com um material flexível que se adapta facilmente a qualquer design de mamadeira e um botão que muda de cor conforme a seleção de temperatura. A verde mantém a temperatura entre 30° e 40°, ideal para consumo imediato.
Embora não seja o mais rápido, ele aquece uma garrafa de forma constante e evita criar pontos quentes ou escaldar o leite ou o lado de fora da mamadeira. Ele é o mais fácil de usar, um fator muito importante na vida dos pais possivelmente privados de sono, com um único botão que aciona todas as funções.
Ele também pode ser utilizado para manter o leite e as papinhas aquecidas durante horas, o que é muito prático para os lanchinhos no meio da madrugada do seu bebê. Você pode deixa um recipiente próprio dentro do aquecedor antes de dormir e quando for acordado, ele já vai estar aquecido.
Ao contrário do aparelho acima, o aquecedor Zawa utiliza entradas USB. Ele pode ser conectado a qualquer entrada USB, em tomadas utilizando um adaptador compatível ou de maneira portátil com um banco de força. Uma fonte de 2 amperes é recomendada.
Benefícios de um aquecedor de mamadeiras
O aquecedor de mamadeiras realmente não é um item primordial que todo o bebê precisa, mas ele pode trazer muito mais facilidade e economizar muito do seu tempo.
Bebês costumam ser muito impacientes quando o assunto é alimentação, e o aquecedor de mamadeira é a solução mais prática para esse problema que todos os pais enfrentam.
Um aquecedor de mamadeira torna o processo diário de esquentar o leite mais simples, mais seguro e mais rápido, especialmente nos momentos em que você mais precisa, como as refeições às duas da manhã.
Se você precisar deixar seu filho aos cuidados de outra pessoa, é fácil ensiná-la a usar esses aquecedores de mamadeira, eles geralmente só precisam selecionar a temperatura mais baixa e apertar o botão de ligar.
Você não precisa se preocupar se o tempo de aquecimento manual foi muito longo ou se a medição de temperatura do leite foi precisa o suficiente.
Essas unidades foram projetadas para criar ambientes parentais seguros. Não haverá risco de respingos de água quente sobre você ou seu filho, o que é possível quando você usa uma panela ou chaleira para esquentar a água.
O tempo de espera que um leite congelado leva para descongelar vai parecer uma eternidade se o bebê estiver chorando. Essas emergências acontecem.
Talvez a mãe tenha problemas para produzir o leite na hora ou os pais simplesmente se esqueceram de comprar a fórmula infantil. Um aquecedor vai deixar o leite pronto e na temperatura mais palatável para um bebê em cerca de 10-15 minutos.
Você também pode se interessar por: melhores berços portáteis e melhores mamadeiras para recém-nascidos.
Recursos importantes
Tamanho da garrafa: Com quais tamanhos de garrafas o aquecedor de mamadeira pode lidar? Se você usar uma certa marca de mamadeiras — e lembre-se de que seu filho pode ser muito metódico sobre quais prefere — verifique se o aquecedor a acomoda corretamente.
Segurança: O aparelho possui recursos de desligamento automático? Isso é essencial para aqueles momentos em que você está ocupado com outra tarefa e pode esquecer completamente do aquecedor de mamadeira. O design também não deve permitir fácil acesso a água que é usada no aquecimento ou em outros componentes elétricos.
Uso de energia: Geralmente o aquecedor de mamadeiras usa entre 300 watts e 400 watts, então evite modelos com um consumo muito maior. Um desligamento automático também ajuda a economizar energia.
Opções de temperatura: Se o leite ou a papinha do bebê ficar muito quente, os nutrientes saudáveis serão eliminados. Esse é um bom motivo para investir em um modelo várias opções de temperatura. Os modelos com opção de temperatura de 100 graus célsius ou mais podem ser usados para esterilizar mamadeiras e talheres.
Limpeza: Os aquecedores de mamadeira lidam com água quente, leite e, muitas vezes, papinhas, então eles devem ser fáceis de lavar. Essa limpeza deve ser feita de acordo com o manual de usuário, geralmente uma vez por semana ou toda vez que leite ou papinha cair na unidade.
Espaço: Você deve saber onde o aquecedor vai ficar na maior parte do tempo e quais são suas dimensões. Normalmente ele deve ficar sob a bancada da cozinha, mas você também precisar ter em mente se vai viajar com o bebê e se nesses locais há espaço o suficiente para que o aquecedor seja usado com segurança.
Veja também: Melhores fraldários portáteis e Melhores berços com cômoda acoplada.
Tipos de aquecedores de mamadeira
Vapor VS. água quente
A diferença básica entre a maioria dos aquecedores é se eles usam vapor ou um banho de água quente para aquecer o leite.
O vapor é mais rápido, mas pode escaldar você ou seu bebê se você não for cuidadoso. Os banhos de água aquecem com mais suavidade e uniformidade, mas demoram mais do que o vapor para atingir a temperatura escolhida.
Elétrico VS. não elétrico
A maioria dos aquecedores de mamadeira é elétrico, você os conecta na tomada para ligá-los. Estes podem usar vapor ou água quente e são ótimos se você estiver fazendo a maioria das refeições em casa.
Os estilos não elétricos dependem, em vez disso, do isolamento térmico ou da energia de bateria para manter o leite aquecido, podendo ser usado em qualquer lugar. Para os aquecedores térmicos, você precisa esquentar a mamadeira antes.
Aquecedores portáteis ou para carros
Muitos estilos de aquecedores de mamadeiras não elétricos são projetados especificamente para uso no carro. Alguns são bem isolados, alguns usam energia da bateria ou um plug diretamente no conector DC do carro através de um adaptador. Naturalmente, estes são menores e não contêm água.
Aquecedores multiuso
Alguns aquecedores elétricos são projetados para aquecer também a comida do bebê, assim como mamadeiras de leite. Eles geralmente vêm com uma bandeja ou cesta removível para que as papinhas e potes caibam lá dentro.
Alguns aparelhos também podem ser utilizados para esterilizar utensílios, como colheres, bicos de mamadeiras e chupetas, além do próprio interior do aparelho que pode ficar sujo com a comida. Para uma limpeza ainda mais profunda, considere o uso de um limpador ultrassônico.
Pode usar leite materno no aquecedor de mamadeira?
Aquecedores de mamadeira fornecem uma excelente maneira de aquecer o leite materno que foi descongelado ou refrigerado. Alguns aquecedores podem até aquecer o leite materno direto do freezer.
Qualquer pedaço de gelo deve, de fato, desaparecer de uma mamadeira antes de começar a alimentar seu bebê, mas o leite materno pode ser servido frio, mesmo que muitos bebês prefiram que ele esteja quente.
Alguns bebês não se importavam de beber mamadeiras frias, mas a maioria prefere que ele seja servido aquecido. Uma garrafa morna, algumas canções de ninar gentis e alguns cafunés são a melhor maneira de garantir que seu bebê vai aceitar ser alimentado.
Quer você use um aquecedor de mamadeiras ou outro método de aquecimento manual, as mamadeiras não devem ser aquecidas além da temperatura corporal. A chave para aquecer o leite materno, preservando todo o seu valor nutricional, é evitar o superaquecimento.
Seu objetivo é aquecer o leite materno a aproximadamente ou um pouco abaixo da temperatura corporal, entre 37 e 40 graus Celsius. Isso é uma temperatura morna, não quente.
O leite materno não deve ser reaquecido mais de duas vezes. Por mais horrível que seja desperdiçar o leite materno, se o bebê rejeitar o líquido de uma mamadeira pela segunda vez, é melhor descartá-lo. É melhor prevenir do que remediar quando se trata da saúde do seu bebê.
Evite usar um forno micro-ondas para descongelar ou aquecer mamadeiras. Os fornos de micro-ondas não aquecem os líquidos uniformemente. O aquecimento irregular pode facilmente causar queimaduras ou deixá-lo frio em algumas áreas, o que pode acarretar na rejeição da mamadeira pelo bebê.
Além disso, as garrafas podem explodir se deixadas no micro-ondas por muito tempo. O excesso de calor pode destruir a qualidade nutricional do leite.
Se planejando com antecedência? Então confira os Melhores repelentes para gestantes e Melhores cintas pós-parto.
Um aquecedor de mamadeiras é realmente necessário?
Existem dezenas de eletrodomésticos, gadgets e quinquilharias projetadas para facilitar a vido dos pais de primeira viagem, alguns são muito úteis e alguns estão fadados a ficar juntando poeira em algum canto.
Mães e pais inexperientes podem acabar não conseguindo fazer uma boa decisão sobre o que realmente vai facilitar o dia-a-dia deles.
A verdade é que um aquecedor de mamadeiras pode facilitar muito a vida de alguns pais e também pode ser um desperdício de dinheiro para outros, tudo depende da necessidade de cada cuidador. Para ajudá-lo a decidir se um aquecedor de biberões realmente vale a pena, considere o seguinte:
- Número de bebês: Gêmeos ou mais dão mais trabalho, então um aquecedor de mamadeiras vai facilitar muito a tarefa de ter leite aquecido rapidamente e na temperatura certa. Para filhos únicos, essa necessidade não é tão grande.
- Consistência: Se aquecer o leite é uma tarefa exclusivamente sua, aquecer as mamadeiras com água morna é perfeitamente aceitável e a prática vai garantir que o processo seja mais rápido. Mas se o seu bebê é frequentemente cuidado por outras pessoas, é uma boa maneira de sempre manter a temperatura ideal independente da experiência da outra pessoa.
- Frequência de uso: Não adianta investir em um aquecedor de mamadeira se você raramente precisar aquecer uma. Se seu filho ainda estiver sendo parcialmente amamentado, ou se gostar de garrafas frias, o aquecedor vai ter pouco (ou nenhum) uso.
- Custo: Claro, o custo é sempre uma consideração. Pelo preço, você pode simplesmente preferir aquecer as garrafas de outra maneira, como em banho-maria. Com o tempo, você provavelmente vai realizar esse processo com os olhos fechados. Se um aquecedor realmente for útil para você mas não couber no orçamento, um aparelho usado pode uma boa opção, apenas se lembre de higieniza-lo.
Se a alimentação com mamadeira parece ser uma parte considerável do seu futuro, um aquecedor vai poupar incontáveis horas de trabalho e tirar uma coisa da sua rotina lotada.
Para alguns pais, esse aparelho pode representar um gasto desnecessário ou que vai ter pouco uso para justificar a compra. Apenas você pode decidir a real utilidade do aquecedor de mamadeiras.
Alternativas ao aquecedor de mamadeiras
A quantidade de equipamentos necessários para cuidar de um minúsculo ser humano é impressionante e um tanto dolorosa no bolso. Existem itens essenciais que não podem ser ignorados para a segurança e o bem estar do seu bebê, enquanto outros apenas facilitam e agilizam certas tarefas.
Se você pensou bem e decidiu que um aquecedor de mamadeiras não é realmente necessário para o seu caso, existem alternativas para oferecer ao pequeno uma mamadeira morninha e confortável.
Vamos ver algumas outras formas de aquecer a mamadeira do seu bebê:
- Água quente e banho maria: Esse é o método manual mais comum e o mais recomendável. A questão aqui é simplesmente ter paciência durante as primeiras vezes, quando é normal errar a temperatura para mais ou para menos do que a ideal. Com prática você vai conseguir reconhecer a temperatura correta de cerca de 40 graus ou um pouco menos e a tempo que leva para alcançar essa temperatura com consistência.
- Micro-ondas: Esse método não deve ser utilizado. Se você aprendeu uma coisa com este artigo é nunca se deve usar um microondas para aquecer a mamadeira do seu bebê. Esta pode ser a pior maneira de aquecer uma mamadeira. O microondas não aquece uniformemente um líquido, podendo deixar áreas muito quentes e outras frias, o que pode machucar o bebê ou causar a rejeição do líquido.
Mesmo que não seja uma necessidade essencial como uma cadeirinha, um aquecedor de mamadeiras vai facilitar o processo de aquecimento, especialmente durante a madrugada, mas como visto acima, existe uma alternativa segura para isso.
Perguntas frequentes
Quanto demora para aquecer o leite?
Isso depende do produto que você está usando. Normalmente, você deve ser capaz de aquecer uma mamadeira entre três a cinco minutos. Aquecedores a vapor costumam ser mais rápidos. O aquecimento de uma garrafa de leite congelado pode levar 15 minutos ou mais, então nesses casos é melhor se planejar com antecedência.
Como limpar um aquecedor de mamadeiras?
Um aquecedor de mamadeiras não deve ter contato direto com leite ou com papinhas, então a limpeza deve ser simples. Com o aquecedor de mamadeiras desligado, passe um pano umedecido com vinagre branco por dentro e por fora do aparelho. A alta temperatura que o aquecedor de mamadeira atinge é suficiente para esterilizá-lo, então não é necessário realizar esse procedimento separadamente.
Como devo testar a temperatura do leite?
Você pode usar um termômetro de alimentos para testar a temperatura do leite. Você também pode pingar algumas gotas do leite ou da fórmula infantil na parte interna do pulso. Esta é uma área onde sua pele é muito sensível, e você deve descobrir facilmente se o leite está muito quente para o seu bebê.
- Melhores Aspiradores de Pó Portáteis - 5 de novembro de 2024
- Melhor Tablet para Leitura | 5 opções quem ama ler! - 24 de junho de 2024
- Melhor Placa de Vídeo para CPU i5-10400 | Top 6 - 13 de junho de 2024