Pular para o conteúdo

Top 3 » Melhores Repelentes Infantis

Para um verão tranquilo e sem coceiras, nós testemos os melhores repelentes infantis e selecionamos as três opções mais eficientes e seguras.

Ninguém quer ver o seu pequeno ou pequena sofrendo com comichão, mordidas de mosquito inflamadas ou com um carrapato grudado no corpo. E considerando as horríveis doenças que os insetos podem transmitir, como dengue, zika vírus e febre amarela, uma picada de mosquito vai deixar qualquer parente louco de preocupação.

Por sorte, essa preocupação pode ser facilmente evitada com o uso de um repelente de insetos infantil, eles são a maneira mais eficaz e segura de manter os mosquitos transmissores de doenças longe dos seus filhos. Mais abaixo você encontra instruções de uso e indicações de repelentes que podem ser usados em bebês a partir dos seis meses de idade.

Repelente

Detalhes

Preço

repelente infantil exposis gel

Repelente Gel Exposis Infantil

Repelente com proteção máxima contra mosquitos, que dura até 10 horas.

repelente infatil Johnsons Baby verde

Loção Antimosquito Johnson’s Baby

Uma opção suave e segura para peles sensíveis, com duração de até 4 horas.

repelente infatil kids off

Repelente OFF! Kids

Um repelente infantil barato, com fragrância agradável e até 2 horas de proteção.

Aproveite frete grátis em milhares de produtos com a assinatura Prime, além de acesso a músicas, filmes, livros e podcasts. Clique aqui e faça um teste gratuito de 30 dias.

Reunimos aqui nesse artigo um resumo dos principais tipos de repelente de insetos, as melhores opções e recomendações de uso seguro para bebês, crianças e mulheres grávidas. Antes da sua próxima excursão ao ar livre, seja na praia ou no campo, arme-se com os melhores repelentes de inseto para manter sua família segura.

O que você precisa saber

  • Os três ingredientes ativos encontrados em repelentes no mercado são o DEET, a icaridina e o IR3535. Eles são seguros se usados corretamente e respeitando os limites de idade.
  • Menos de 6 meses: não se pode usar repelentes sem orientação pediátrica expressa. Separamos outras maneiras de protege-los em uma seção mais abaixo.
  • Mais de 6 meses até 2 anos: IR3535 e icaridina (até 25%).
  • Mais de 2 anos: Icaridina, IR3535 (até 25%) e DEET (até 10%).
  • O formato ideal para crianças é em loção ou gel. Evite spray e aerossol.

O DEET só deve ser usado em crianças maiores de 2 anos. Repelentes com DEET são os mais comuns no mercado, mas a concentração desse ingrediente deve ser de no máximo 10%. A icaridina em gel não é muito comum, mas é um pouco mais eficaz e pode ser usadas em peles sensíveis.

Apenas o IR3535 era o único aprovado para uso em bebês com mais de 6 meses, mas a icaridina 25% em gel foi aprovada pela Anvisa em 2016.

Ingredientes naturais como citronela e óleo de cedro tem eficácia baixa, duram pouco tempo e, mesmo sendo naturais, podem causar danos a saúde se usados de maneira incorreta ou em peles sensíveis.

melhor repelente de insetos para criancas

Melhores repelentes para crianças

  1. Repelente Exposis Infantil Gel
  2. Repelente Johnson’s Baby Loção
  3. Repelente OFF! Kids Loção

Repelente Gel Exposis Infantil

repelente infantil exposis gel

Características:

Ingrediente ativo:Icaridina 25%
Duração:Até 10 horas
Idade recomendada:Acima de 6 meses
Tamanho:40ml

Prós:

  • Maior proteção possível, até 10 horas
  • Perfeito para uso em matas e praias
  • Hipoalergênico e sem fragrância
  • Seca rapidamente na pele

Contras:

  • Embalagem pequena, apenas 40ml

Compre Online!

A icaridina não possui cheiro e é um pouco mais eficaz contra mosquitos e pernilongos do que os outros ingredientes, então essa é melhor escolha. Sua fórmula em gel é hipoalérgica e segura para ser usada em pele sensível, sem deixar a pele oleosa, além de ser de fácil aplicação.

O Exposis também é o repelente com a maior duração da lista, com até 10 horas de proteção. Seu uso foi liberado recentemente pela Anvisa e ele é considerado totalmente seguro para bebês com mais de seis meses.

Para crianças que são sensíveis a cheiros, este repelente de insetos é totalmente livre de perfume. Isso não afeta sua eficácia e durabilidade, que é a maior da lista (até 10 horas), e evita possíveis alergias.

Sua formulação em gel não deixa resíduos gordurosos ou oleosos. Se seu pequena ficará em locais com grande concentração de insetos, esse definitivamente é o repelente mais recomendado. É ideal para ficar em meio a natureza, como em praias e matas.

Confira o preço.


Loção Antimosquito Johnson’s Baby

repelente infatil Johnsons Baby verde

Características:

Ingrediente ativo:IR3535 12,5%
Duração:Até 4 horas
Idade recomendada:Acima de 6 meses
Tamanho:200ml

Prós:

  • IR3535 é extremamente seguro
  • Fórmula livre de lágrimas
  • Hipoalergênico
  • Secagem rápida

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Hipoalérgico e suave, esse foi um dos primeiros repelentes para crianças lançados no país e contém IR3535, que era o único ingrediente liberado pela Anvisa para bebês acima de seis meses até 2017.

Apesar de não ser tão eficiente quanto o Exposis Infantil, o repelente Johnson’s Baby Loção Antimosquito tem o dobro do conteúdo, e ele também oferece uma ótima proteção contra insetos com uma boa duração. Apesar de ser caro, ele pode durar muito tempo.

Se você está procurando por um repelente infantil de fácil aplicação e que não será compartilhado pelos outros membros da família, a loção Johnson’s Baby é perfeita.

O IR3535 mantém um perfil de segurança muito forte. Este repelente à base de aminoácidos engana o sistema sensorial de mosquitos de maneira segura. Sua fórmula é hipoalergênica e livre de lágrimas, sendo uma opção suave e eficiente para bebês e crianças. 

Confira o preço.


Loção OFF! Kids

repelente infatil kids off

Características:

Ingrediente ativo:DEET 7,10%
Duração:Até 2 horas
Idade recomendada:Acima de 2 anos
Tamanho:117ml

Prós:

  • Repelente infantil barato
  • Cheiro agradável
  • Secagem rápida
  • Não oleoso

Contras:

  • Proteção de apenas duas horas
  • Não pode ser usado por menores de dois anos

Compre Online!

Este é um produto que só deve ser aplicado em crianças maiores de dois anos, ao contrário dos outros dois repelentes. Ele é o repelente mais barato da lista, mas ainda protege a pele dos pequenos muito bem contra mosquitos e carrapatos. Além de barato, ele é o mais fácil de encontrar no comércio.

A concentração de DEET é baixa e faz com que a criança seja menos exposta a produtos químicos, por outro lado, o OFF! Kids tem a menor duração da lista, então você deve redobrar a atenção para não esquecer de reaplicar o produto a cada duas horas.

Esse produto conta com cerca de 7% de DEET em sua formulação, é uma quantidade segura e efetiva para exposição casual a insetos. Sua formulação não deixa resíduos gordurosos ou forma película sobre a pele, ele seca rapidamente e deixa a pele macia.

Possui uma fragrância leve e docinha que costuma agradar os pequenos e não costuma irritar os narizinhos sensíveis.

Confira o preço.


Como usar o repelente infantil de forma segura

  • Nunca passe o repelente próximo aos olhos e bocas e tome para não passar demais na orelha.
  • Aplique repelentes somente na pele, nunca debaixo das roupas. Aplicar o repelente sob as roupas faz com que ele seja absorvido muito rapidamente pela pele e pode causar irritações.
  • Nunca use repelentes em cortes, feridas ou pele irritada.
  • Use repelentes de pulverização em áreas bem ventiladas. Alguns deles podem cheirar bastante forte. Repelentes pulverizados ainda precisam ser espalhados levemente com as mãos.
  • Certifique-se de reaplicar o repelente conforme as instruções do fabricante. Cada repelente tem um tempo certo de reaplicação e esquecer-se desse detalhe pode deixar seu filho exposto as picadas.
  • Definitivamente não deixe que eles apliquem o repelente sozinhos, crianças podem acabar exagerando na quantidade e podem acabar passando nos olhos. Sempre mantenha a embalagem fora do alcance dos pequenos.
  • Se seu bebê tiver entre seis meses e dois anos, considere usar um repelente com IR3535 ou icaridina em você também. Eles também servem para adultos e você evita o contato do seu filho com um repelente mais forte.

Crianças precisam de repelentes?

Na maioria dos casos, sim, mas é sempre bom conversar com seu pediatra antes caso seu filho tenha pré-disposição a alergia ou tenha algum problema na pele.

Os riscos que as crianças correm ao serem mordidas por um carrapato ou picadas por um mosquito são muito grandes, existem muitas doenças transmitidas por insetos no país que não podem ser ignoradas e, por isso, user o melhor repelente infantil é essencial.

Qual é o melhor tipo de repelente para crianças?

repelente infantil

Ingrediente ativo

Reconhecido pelo CDC e pela Anvisa?

Concentração recomendada

Duração

Pode ser usado em crianças?

DEET

Sim

15% - 30%

15% - 30%
Até 10 horas

Acima de 2 anos (Anvisa)

Icaridina

Sim

10% - 25%

Até 10 horas

Acima de 6 meses

IR3535

Sim

10% - 35%

Até 6 horas

Acima de 6 meses

Os melhores repelentes infantis vêm em loção, gel, spray e aerossol, mas existem três ingredientes anti-mosquitos primários no mercado que foram amplamente testados e aprovados pelo CDC e pela Anvisa. Cada um tem uma restrição de faixa etária, como visto acima:

DEET

Usado desde 1950, este é o ingrediente de repelente mais comum e mais fácil de achar nos mercado. Ele também é o mais estudado entre os três. Existe uma divergência entre o que a Anvisa recomenda e o que o CDC americano recomenda no caso de bebês com idades entre seis meses e dois anos.

A Anvisa só permitia o uso de IR3535 e recentemente liberou o uso de icaridina em gel na concentração de 25%, já o CDC considera concentrações abaixo de 30% de DEET seguras para essa faixa etária. O ideal é seguir a recomendação da Anvisa e não usar o DEET até os dois anos de idade.

Observe que a porcentagem de DEET em um produto não altera o nível de eficácia, apenas a duração do produto. Quanto maior a porcentagem, mais dura a proteção contra mosquitos.

O DEET de 10% oferece proteção por cerca de duas horas e 30% protege por cerca de cinco horas. O ideal é comprar amenor porcentagem possível e reaplicar caso seja necessário. O DEET é que oferece melhor proteção contra carrapatos.

Icaridina

Com uma eficácia um pouco maior do que o DEET contra mosquitos naturalmente sem cheiro, a icaridina (também conhecida como picaridina) é a melhor opção do mercado.

Infelizmente, ela não é tão comum quanto o DEET e não é fácil de achar repelentes a base de icaridina no mercado. Este é um dos dois ingredientes aprovados pela Anvisa para ser usado em crianças entre seis meses e dois anos.

Você pode encontrar esse ingrediente em gel e em aerossol, mas o gel é mais indicado para crianças. A icaridina é especialmente indicada para crianças com a pele sensível ou propensas a alergias, por ser inodoro.

IR3535

O mais raro no mercado brasileiro, esse ingrediente foi desenvolvido na década de 70 e é considerado especialmente seguro para crianças. Ele foi o primeiro a ser liberado pela Anvisa para a faixa etária de seis meses até dois anos e era o único até 2016, quando a icaridina também foi liberada.

Ele pode ser encontrado em loção/gel e em spray, mas o ideal é usar loções ou géis para que a criança não respire o repelente.

Botânicos e naturais

Enquanto muitos pais relatam bons resultados com produtos baseados em botânica, muitas vezes eles precisam ser reaplicados frequentemente, oferecem vários graus de proteção dependendo do tipo de mosquito e, como qualquer produto químico, podem causar uma reação alérgica.

Usados corretamente, os ingredientes sintéticos acima são completamente seguros, mais eficientes e duram mais tempo do que qualquer ingrediente natural. Só use esse tipo de repelente caso não haja outra escolha e tome todas as precauções necessárias.

O óleo de limão eucalipto sintético é reconhecido como eficaz pelo CDC, mas ele não pode ser encontrado no mercado brasileiro e a versão natural não teve sua eficácia provada.

Considerações especiais

repelente infantil spray

Recém-nascidos – Para os recém-nascidos com idades de seis meses ou menos, não se deve usar nenhum tipo de repelente, a não ser que seu pediatra recomende.

Em vez disso, você precisará usar barreiras físicas como a rede de mosquito para carrinhos e berços portáteis, bem como mangas claras e compridas e calças. Nós separamos algumas dicas de como proteger o bebê de outras formas mais abaixo.

Grávidas ou lactantes – Se você está grávida ou amamentando, o uso de icaridina, IR3535 e DEET em uma concentração menor que 30% é indicado pelo Ministério da Saúde na maioria dos casos.

É importante conversas com seu médico caso você tenha problemas de pele ou propensão a alergias, mas geralmente o benefício do uso do repelente durante a gravidez é muito claro. Os melhores repelentes infantis também podem ser usados por gestantes, basta prestar a atenção na duração dele.

Nós temos um artigo especial para as futuras mamães: Melhores Repelentes para Gestantes. Veja também nossa recomendação para a população geral dos melhores repelentes de insetos disponíveis no Brasil.

Aplicação em bebês – Para bebês com mais de seis meses de idade, evite aplicar repelente nas mãos, já que muitas vezes os pequenos as enfiam em suas bocas.

Você deve ter uma atenção redobrada a quantidade que aplica, o repelente deve cobrir bem levemente a pele. Quando a proteção não for mais necessária, dê um banho para retirar os resquícios.

Outras formas naturais para evitar insetos

repelente sendo aplicado

Bebês de até seis meses de idade não devem usar qualquer repelente sem recomendação médica expressa. Alguns pais também podem preferir usar apenas métodos 100% naturais.

Nesses casos, você pode tentar outras formas de proteção para manter os insetos longe do seu bebê sem o uso de qualquer ingrediente químico:

  • Elimine a água parada em casa. É aí que os mosquitos se reproduzem e se multiplicam. Lugares como fontes, pneus velhos, calhas, baldes são todos lugares terríveis que você deve procurar. Manter o quintal limpo e a grama bem aparada são passos essenciais para a saúde dos seus filhos.
  • Mosquiteiros no berço, carrinho e também nas janelas. Eles são especialmente necessários para recém nascidos. Existem telas mosquiteiros em velcro para janelas, caso as suas não tenham uma tela embutida. Durante viagens, se você não tem certeza que o local possui proteção adequada, considere levar um berço portátil com mosquiteiro embutido.
  • Não esqueça manter as portas e janelas abertas por menos tempo possível e verificar a integridade dos mosquiteiros de vez em quando, para garantir que não tenham furos.
  • Durante os meses frios, mantenha-os bem cobertos e durante o verão, tente colocar roupas longas, soltas e claras. Os mosquitos podem morder através de roupas finas e que estejam muito grudadas na pele. Mangas longas, calças, meias longas e chapéus também são vitais para proteção contra carrapatos.
  • Evite loções hidratantes perfumadas. Qualquer coisa perfumada pode e atrairá mais insetos.

Como usar o repelente infantil com protetor solar

Existem alguns produtos tudo-em-um no mercado que combinam repelente e protetor solar e uma só substancia. Embora pareça uma ótima ideia, não é recomendado por especialistas.

O protetor solar precisa ser reaplicado com mais frequência do que os repelentes de insetos químicos. Ao passar o produto combinado mais vezes, você está expondo seu filho a mais repelente químico do que é necessário.

Além do mais, esses produtos geralmente não fazem um bom trabalho nem como protetor solar e nem como repelente, a performance é inferior aos dois produtos separados.

O certo é primeiro aplicar o protetor solar, esperar 15 minutos e então aplicar o repelente. Depois, basta reaplicar o protetor solar conforme indicado pelo fabricante.

Em vez disso, primeiro aplique um protetor solar infantil, permita que ele seja totalmente absorvido pela pele e depois aplique o melhor repelente de insetos infantil. Depois disso basta aplicar novamente o protetor solar a cada duas horas e o repelente conforme a indicação do fabricante.

Tanto o protetor solar quanto o repelente devem ser reaplicados após contato com a água. Quando possível, lave a pele da criança com água e sabão para retirar o excesso de produto.

Para saber mais sobre protetores solares e como escolher o certo para cada família, confira nosso Top #10 melhores protetores solares e Como escolher o melhor protetor solar infantil.

Conclusão

Existem dois fatores de extrema importância na hora de selecionar o melhor repelente infantil: o ingrediente ativo e a proteção que ele oferece.

Para crianças acima dos seis meses de idade, isso significa usar repelentes de insetos que possuem icaridina ou IR3535 como ingrediente ativo em uma concentração até 25%. Para crianças acima dos dois anos de idade, o tradicional DEET pode ser usado em concentrações de até 10%.

O Guia de Compra considerou esses dois critérios e também analisou o custo-benefício e facilidade de aplicação de cada um deles.

Lemos os comentários de consumidores e as principais recomendações de órgãos de segurança nacionais e internacionais. Após testes e revisões cuidadosas, nós escolhemos produtos adequados para cada situação:

→ Melhor repelentes de insetos para crianças: Repelente Exposis Gel Infantil

→ Melhor repelentes de insetos em custo-benefício para crianças: Loção Anti Mosquito Johnson’s Baby

→ Melhor repelentes de insetos barato para crianças: Repelente OFF! Kids

Fontes e citações

  1. Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) — Previna mordidas de carrapatos e mosquitos — https://www.cdc.gov/ncezid/dvbd/about/prevent-bites.html
  2. Organização Healthy Children — Escolhendo um repelente de insetos para seus filhos — https://healthychildren.org/English/safety-prevention/at-play/Pages/Insect-Repellents.aspx
  3. Associação Americana de Pediatria — Eficiência comparativa de repelentes de insetos contra mosquitos — https://publications.aap.org/aapgrandrounds/article-abstract/8/4/42/91124/Comparative-Efficacy-of-Insect-Repellents-Against
  4. Ministério da Saúde — Repelentes são seguros e podem ser usados por gestantes — https://mosquito.saude.es.gov.br/repelentes-sao-seguros-e-podem-ser-usados-por-gestantes
  5. Fundação Oswaldo Cruz — Os cuidados no uso de repelentes em crianças — https://portal.fiocruz.br/noticia/os-cuidados-no-uso-de-repelentes-em-criancas
Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
melhor-repelente-de-insetos-para-criancas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *