Pular para o conteúdo

Melhores Microfones USB de 2022

Os melhores microfones USB são a ferramenta perfeita para gravar diretamente no seu computador. Eles diminuem a quantidade de equipamento que você precisa comprar para o seu home-studio e adicionam muito mais qualidade aos seus vídeos e lives. Muitos são acessíveis, portáteis e fáceis de usar, enquanto outros são projetados para profissionais e possuem todos os tipos de recursos e opções extras.

microfone usb yeti nano microfone usb BM100FX
Microfone Blue Yeti Microfone Floureon BM-100FX
Cerca de R$ 990 Cerca de R$ 115
Compre online Compre online

E eles não usados apenas para gravações profissionais. Um microfone USB é a melhor escolha para um músico que está  começando sua carreira ou quer fazer lives de alta qualidade em casa, um gamer profissional fazendo streaming de suas partidas, uma bancada de comentaristas gravando um podcast, para uma blogueira de moda fazendo uma análise de um produto que será vista por milhares de fãs ou até mesmo um artista de ASMR que precisa de um som de alta-fidelidade e com ângulos diferenciáveis em seus vídeos.

O microfone USB certo vai aumentar muito a qualidade dos seus vídeos e gravações, não importa qual seja o conteúdo. Se você quer oferecer o melhor som possível para os seus espectadores e quiser saber mais sobre os microfones USB, continue lendo. Este artigo tem todas as respostas que você procura.

Microfone USB Blue Yeti

microfone usb yeti nano

  • Matriz de três cápsulas.
  • Muitos padrões de gravação.
  • Escolha de cores.
  • Som de alta-qualidade.

Compre Online

Originalmente, a Blue Microphones era um fabricante de nicho na Califórnia, no entanto, isso mudou nos últimos anos. Hoje, a marca fundada por Skipper Wise e Martins Saulespurens em 1995 fabrica microfones condensadores, de fita, dinâmicos e USB reconhecidos no mundo todo. Você também encontrará pré-amplificadores de microfone, acessórios e fones de ouvido. Embora Wise e Saulespurens tenham vendido a empresa para a Transom Capital em 2008, a alta qualidade dos produtos da marca não mudou.

O Yeti da Blue Microphone estabeleceu o padrão da indústria para mini microfones USB. O Yeti existe desde 2009 e rapidamente tomou tração graças ao seu pequeno tamanho e grande qualidade de captação. Depois de mais de uma década, o Yeti continua sendo relevante por causa de seus muitos recursos excelentes. É compatível com computadores Windows e Mac. Possui saída de fone de ouvido com latência zero e botão mudo. Além disso, você pode selecionar se deseja gravar nos padrões cardioide, bidirecional, omnidirecional ou estéreo. Essa flexibilidade na gravação e o conjunto de cápsulas triplo são um dos mais versáteis do mercado, podendo ser usado em qualquer tipo de conteúdo que você crie.

 

Microfone USB Floureon BM-100FX

microfone usb BM100FX

  • Não precisa de fonte de energia extra.
  • Botão de ganho de microfone.
  • Padrão polar de 180 graus (não capta ruídos ao redor do microfone).
  • Ótimo custo benefício.

Compre Online

Apesar de não ser fabricado por marca de grande renome, o BM 100FX é um modelo de microfone reconhecido no mundo inteiro. Ele é uma alternativa barata para captar áudio de alta qualidade. Ele funciona especialmente bem para áudio unidirecional, como para vloggers, palestrantes, streamers e em qualquer outra situação que a captação de ruído externo deva ser evitada. O padrão polar é de 180 graus. Na frente do microfone, você obtém um bom som e atrás do microfone, apenas capturas de frequências baixas e médias.

Isso é bom se você estiver gravando em uma sala alta ou se estiver gravando enquanto estiver digitando em um teclado. (Apenas certifique-se de colocar qualquer coisa que não queira ser ouvida, atrás do microfone). O cabo é XLR para 3,5 mm / USB. Isso permite que você conecte a entrada de microfone do computador (que grava o áudio) e a porta USB (que fornece energia ao microfone).

 

Características principais

Como a maioria dos produtos eletrônicos, existem muitos fatores diferentes que devem ser levados em conta na hora de comprar um microfone USB. Nós resumimos todos eles abaixo, então no final dessa guia você terá todo o conhecimento necessário para escolher o microfone USB ideal para seus vídeos.

Transdutor

O transdutor é uma parte extremamente importante do microfone USB – e, de fato, qualquer microfone. Ele converte a onda sonora em um sinal elétrico, que é trabalho mais importante de um microfone. Portanto, você deseja adquirir um microfone USB com o tipo de transdutor correto para suas necessidades.

Existem alguns tipos diferentes de transdutores disponíveis para microfones: Dinâmico, Condensador e Fita. Os transdutores dinâmicos usam diafragma, bobina de voz e ímã para gerar um sinal elétrico. Esse tipo de microfone é excelente por sua durabilidade, mas não é um transdutor tão sensível quanto os outros dois tipos.

Os microfones de fita usam uma fita eletricamente condutora que é colocada entre dois ímãs. A fita fina vibra, o que envia a onda sonora para os ímãs, que depois transformam a onda em um sinal elétrico. Eles são muito sensíveis, mas os microfones de fita só podem captar som na frente e atrás deles, o que tira muito de sua versatilidade.

O tipo mais comum de transdutor nos microfones USB para gravação é o condensador. Ele usa um capacitor sensível ao som criado por um diafragma com carga elétrica. O espaço criado à medida que o diafragma se move para frente e para trás é o que cria o sinal elétrico. Este tipo de microfone é extremamente sensível e pode gravar de qualquer direção.

Padrões polares

Os padrões polares referem-se à direção em que o microfone capta as ondas sonoras. Alguns microfones USB só podem captar o som em uma determinada direção, como na frente ou atrás. No entanto, alguns captam ondas sonoras de todas as direções muito bem.

Existem dois tipos principais de padrões polares para microfones USB: cardióide e omnidirecional. Microfones cardióides captam o som em um padrão em forma de coração. Eles capturam o som na frente deles o melhor, mas capturam algum som ambiente nas laterais e na traseira.

Os microfones omnidirecionais registram em várias direções diferentes ao mesmo tempo. Esse tipo de padrão polar é perfeito para gravar muitos sons ambientes, para ASMR, entrevistas e podcast onde muitas pessoas vão falar ao mesmo tempo em várias direções.

Você pode considerar um microfone USB para gravação que utilizará vários padrões polares. Geralmente, esses tipos de microfone são mais versáteis porque oferecem mais opções de gravação. Tudo o que você precisa fazer é escolher o tipo de padrão polar a ser usado em qualquer situação de gravação, apertar um botão e você está pronto para começar.

Alcance de frequência

Ao comprar qualquer tipo de equipamento de gravação, você deseja garantir que ele capte ou reproduza um espectro completo de som. Os melhores microfones USB terão uma faixa de frequência de cerca de 20 Hz a 20.000 Hz. Trata-se do espectro da audição humana, o que significa que o microfone USB que você compra poderá gravar qualquer som que a voz humana possa emitir ou ouvir.

Microfones USB mais simples terão uma faixa menor, o que não será um grande problema para gravação comum, como em vídeos de tutoriais ou para transmissão de let’s plays. Em compensação, se você quer gravar músicas e instrumentos, um microfone capaz de gravar todo o espectro mencionado acima é essencial, caso contrário você vai produzir um áudio pobre em detalhes e pouco fiel ao som criado.

Formato

Como todos os microfones, os microfones USB vêm em vários formatos. Os microfones de mão são ótimos para gravar vocais e entrevistas, enquanto os modelos de mesa geralmente são indicados para instrumentos, podcasts e transmissões ao vivo. Alguns microfones USB são compatíveis com suportes de microfone padrão, o que os torna ideais para gravações semiprofissionais.

Conexões e controles

A maioria dos microfones USB inclui conectores de fone de ouvido, mas alguns não. Dependendo de suas aplicações finais e outros equipamentos utilizados, isso pode ser um recurso importante. Da mesma forma, os controles de volume integrados são um bônus, e alguns microfones USB incluem um controle que permite ouvir sua entrada separadamente da reprodução da DAW para monitoramento de latência zero. Por fim, alguns microfones USB também incluem conexões XLR, para que você também possa usá-los em fluxos de trabalho em estúdios.

A maioria dos microfones USB são plug-and-play, ou seja, não requerem o download de drivers e são reconhecidos pelos sistemas operacionais imediatamente após serem conectados a porta USB. Todos funcionam no Windows, muitos funcionam no MacOS e a compatibilidade com Linux é mais rara, então confira a lista de compatibilidade se atente as versões suportadas. A maioria dos programas de edição de áudio, como Audacity e Apple GarageBand, reconhece um microfone USB imediatamente e pergunta se você deseja usá-lo como entrada (se quiser usá-lo como monitor de fone de ouvido, configure-o para entrada e saída).

 

Usos comuns

Streaming

Um dos usos mais populares para microfones USB são as transmissões ao vivo de jogos. Um microfone USB não requer uma fonte de energia separada, é fácil de usar e possui um formato ideal para caber em qualquer mesa, por isso ele é uma escolha natural para quem vai estar na frente do PC durante o uso. Alguns são voltados especialmente para o público gamer, com um design atrativo para aparecer na filmagem e modos de áudio que eliminam ruídos automaticamente.

Podcasts

Se você está pensando em comunicar suas ideias e mensagens por meio de podcasts, deve dedicar a maior parte de sua energia ao conteúdo de sua apresentação, e não à configuração correta de um microfone profissional. A maioria dos microfones USB são plug-and-play e não requer uma fonte de energia separa, isso os torna os candidatos perfeitos para podcasters. Basta conectar um ao seu PC ou notebook e você estará pronto para gravar seus podcasts para compartilhá-los com o mundo.

Entrevistas

Trazer vários equipamentos com montanhas de cabos para uma entrevista é irritante e desnecessário. Usar um microfone USB simples conectado ao seu notebook vai eliminar esse problema para que você possa passar mais tempo focado nas informações coletadas em sua entrevista e não na configuração do equipamento utilizado.

Gravação de referência

Se você é um cantor ou instrumentista amador ou apenas precisa criar uma faixa de rascunho para seu guitarrista, você precisa de um método rápido e simples para gravar suas ideias. Os microfones USB são a maneira mais rápida de gravar algo rapidamente e sem complicações, para que você possa se concentrar na música e não nas tecnicalidades da gravação.

Dublagem e locução

A qualidade do som é importante no trabalho de locução, mas nem todos os artistas de dublagem são engenheiros de áudio. Os microfones USB permitem que qualquer pessoa tenha acesso a uma captação de som de alta qualidade, com um único cabo conectando você ao seu software de gravação. Nenhum equipamento externo ou experiência é necessária para utilizá-los.

 

Diferença entre microfones comuns e microfones USB

O microfone padrão é um equipamento analógico que envia um sinal para um console ou computador por meio de um cabo XLR (geralmente por meio de um mixer ou interface de áudio que pode lidar com vários microfones ao mesmo tempo). O sinal captado pelo microfone deve ser mais ou menos puro, com EQ, compressão dinâmica e reverberação adicionados posteriormente na produção. Eles são mais caros e geralmente possuem uma maior variação de transdutores para se adequarem a qualquer tipo de uso.

Já nos microfones digitais que usam cabos USB, o áudio é processado e digitalizado através do próprio microfone. Qualquer edição que você fizer no computador está sendo feita em cima de um sinal que já foi processado digitalmente, com a amostragem e taxa de bits máximas ditada pelo microfone. Cada microfone USB é essencialmente seu próprio conversor analógico-digital (DAC) e, muitas vezes, com seu próprio botão de ganho embutido (no mundo dos estúdios analógicos, esse botão de ganho geralmente está em um equipamento totalmente diferente, geralmente na interface de áudio ou em um amplificador próprio). Microfones USB também costumam ter conectores de fone de ouvido embutidos.

Ao contrário de outros microfones comuns que requerem uma fonte de energia elétrica para operar (geralmente de  48V, chamada de phantom power), os microfones condensadores USB possuem uma necessidade energética bem menor. Exigindo apenas uma pequena dosagem de tensão para funcionar, os microfones condensadores USB extraem a energia necessária para operarem diretamente de sua única conexão USB, minimizando o número de cabos e conexões adicionais.

Se seu objetivo é gravar utilizando vários microfones de uma só vez, microfones USB provavelmente não são o que você precisa – você teria que procurar uma interface de áudio USB que possa receber várias entradas de uma só vez e enviá-las como faixas separadas para o seu plataforma de gravação. Nesse cenário, pode ser mais interessante pensar em uma configuração mais profissional, utilizando microfones comuns. Mas se a gravação vai ser feita com apenas uma fonte, um microfone USB pode fornecer uma captação sólida e de alta fidelidade, com um uso mais simples e custando menos.

 

Importância do áudio em vídeos

Assistir vídeos online é uma das atividades mais comuns atualmente e a grande maioria das pessoas passa pelo menos uma hora por dia no Youtube, TikTok, Twitch e outras plataformas de vídeos e lives.

O áudio pode não fazer muita diferença em alguns tipos de vídeo, mas ele é essencial para a maioria deles e ter um áudio ruim pode fazer com que os espectadores pulem para outro vídeo rapidamente. Se não dá para ouvir o que você está dizendo, não tem motivos para que alguém continue vendo o vídeo.

Isso é um problema ainda maior para vídeos profissionais. Negócios, análises de produtos e finanças, serviços de venda, entre outros. Vídeos são uma parte importante do mix de marketing de negócios. Ao representar uma marca ou negócio, o mínimo que se espera é um vídeo de alta resolução e um áudio claro. Infelizmente muitas empresas não tomam o cuidado necessário com o áudio, criando vídeos difíceis de serem entendidos.

Independente do tipo de vídeo que você está criando, ele deve ser fácil de entender para que a mensagem chegue até seu público. Um microfone USB é uma maneira muito simples de garantir isso. Se os seus vídeos são profissionais, você pode querer investir em um microfone para câmera DSLR, que possuí um alcance e sensibilidade maior.

 

Orçamento

Existem microfones USB extremamente simples e existem microfones USB profissionais que custam milhares de reais. Antes de qualquer coisa, você deve decidir o quanto quer gastar. Os modelos extremamente baratos terão a mesma qualidade do microfone embutido na sua câmera, celular ou webcam. Por sorte, existem microfones USB com ótimo custo benefício que oferecem mais qualidade para qualquer vídeo por cerca de R$ 100.

Microfones USB profissionais geralmente custam mais de R$ 500, mas eles oferecem um áudio cristalino que é mais importante para gravação de música, para vídeos de marketing e divulgação de negócios e para Youtubers que dependem exclusivamente dos seus vídeos. A maioria das pessoas não se beneficiará de um microfone USB tão avançado.

 

Conclusão

Os ótimos microfones USB não são tão difíceis de encontrar, mas eles são essenciais para qualquer artista sério. Esta tecnologia útil permite que qualquer pessoa faça uma gravação com qualidade de estúdio no conforto da sua casa e sem ter que gastar muito. Tudo que você precisa é do microfone USB e de um computador, e você está pronto para começar a gravar. Não fica muito mais fácil do que isso.

Qualquer microfone da lista acima vai tornar seus vídeos mais claros e fáceis de entender. No entanto, eu recomendo o microfone Blue Yeti. Este produto é minha primeira escolha devido ao seu som incrível, design robusto e riqueza de recursos. Ele fará tudo o que você espera de um microfone USB.

Se é músico, veja também o nosso artigo sobre os melhores pedais Flanger vendidos no Brasil.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
microfone usb yeti nano