Pular para o conteúdo

Melhor Placa-Mãe para CPU i5-10400F

Se você estiver procurando um novo processador que possa lidar com os jogos mais recentes com um FPS altíssimo, o Intel Core i5-10400F é uma das escolhas principais.

Esta é uma CPU hexa-core da família Comet Lake-S de 10ª geração da Intel, com um clock base de 2,9 GHz e turbo de até 4,3 GHz.

Para obter o máximo de desempenho desta CPU, você precisa escolher a melhor placa-mãe LGA 1200, que possua o chipset mais adequado ao seu uso final e ao seu orçamento.

Produto

Detalhes

Preço

placa mae i5 10400f msi edge

MSI MPG Gaming Edge Z490

Melhor placa-mãe para i5-10400F
Chipset Z490
HDMI e DisplayPort
Até 128GB DDR4-4800

placa mae i5 10400f asrock steel legend

ASRock H470 Steel Legend

Placa-mãe para i5-10400F com melhor custo-benefício

Chipset H470
HDMI e DisplayPort
Até 64GB DDR4-2933

placa mae i5 10400f asus prime

Asus Prime H410M-E

Melhor placa-mãe para i5-10400F barata

Chipset H410
HDMI e D-Sub
64GB DDR4-2933

melhor placa mae para i5 10400f
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

Neste artigo, vamos analisar as melhores placas-mãe para Intel Core i5-10400F, com base em suas características, desempenho e compatibilidade.

Análise completa das melhores placas-mãe i5-10400F

1° Placa-mãe MSI MPG Gaming Edge Z490

placa mãe i5 10400f msi edge

Características:

FormatoATX
Chipset:Z490
Saídas de vídeo:1 x HDMI, 1 x DisplayPort
Slots M.2:2 (chave M)
Memória RAM:Até 128GB DDR4-4800

Prós:

  • Memória RAM de até 5000Mhz com overclock
  • Receptor WiFi incluso
  • Muitas opções de RGB personalizável
  • Dissipadores de calor em vários componentes

Contras:

  • Alto custo
  • Pelo preço, esperávamos mais do que apenas dois slots M.2

Compre Online!

Se você quer uma placa-mãe de alto desempenho e com amplo suporte a tecnologias de ponta, e está disposto a pagar, a placa-mãe MPG Z490 Gaming Edition ATX é definitivamente a placa-mãe mais indicada para máquinas high-end.

Algumas das principais características incluem dois slots PCIe 3.0 x4 e seis portas SATA e quatro slots de memória com suporte para memórias RAM até DDR4-4800. Essa é velocidade de clock da memória RAM de fábrica, mas a placa pode realizar um overclock para suportar memórias de até 5000Mhz.

A MSI Z490 Gaming Edge WIFI tem um tema consistente e sutil com dissipadores de calor pretos, e um PCB com detlhes preto e cinza. Ela possui LEDs RGB integrados localizados sob o dissipador de calor do chipset, o que é de se esperar em uma Mobo gamer de ponta.

A placa-mãe inclui dois slots M.2 e inclui Wi-Fi 6 duplo. Poucas placas-mãe LGA1200 possuem rede wireless integradas, isso ajuda a tornar o valor da MSI Z490 um pouco mais amigável.

Uma porta ethernet de alta velocidade Realtek 2.5 G também está disponível para quem prefere mais estabilidade durante as partidas.

Na placa há dois slots PCIe 3.0 de tamanho completo que funcionam em x16+4, e dois slots PCIe 3.0 x1. Para armazenamento há dois slots PCIe 3.0 x4 M.2, com o slot superior apresentando um dissipador de calor. A MSI claramente focou em projetar uma placa-mãe com excelente regulamente térmico aqui.

Há também seis portas SATA que suportam RAID matriz 0, 1, 5 e 10. Um total de quatro slots de memória estão presentes com suporte para memória até DDR4-4800, com uma capacidade máxima de até 128GB.

O MSI MPG Z490 Gaming Edge WIFI parece ser a melhor opção para quem quer montar um PC de alto desempenho e à prova de futuro, para desfrutar das tecnologias mais recentes utilizando outros componentes top de linha (especialmente a GPU).

Claro, nem todos os usuários precisam de especificações tão altas assim. Para montar uma máquina gamer parruda ou fazer overclock, a MSI MPG Z490 Gaming Edge é nossa principal recomendação, do contrário é melhor considerar uma das placas-mãe mais em conta abaixo.

Confira o melhor preço!


Confira: Melhor CPU para soquete LGA 1151 e Melhor CPU para soquete 1700.

2° Placa-mãe ASRock H470 Steel Legend

placa mãe i5 10400f asrock steel legend

Características:

FormatoATX
Chipset:H470
Saídas de vídeo:1 x HDMI, 1 x DisplayPort
Slots M.2:2 (chave M)
Memória RAM:Até 64GB DDR4-2933

Prós:

  • Ótimo custo-benefício para CPUs Intel Comet Lake
  • Aumenta o clock base de qualquer CPU não-K
  • Feita de liga metálica e com slots reforçados
  • Qualidade de áudio excelente

Contras:

  • Poucas portas USB Gen1 disponíveis
  • Menos capacidade de memória RAM

Compre Online!

Com foco no mercado intermediário e na qualidade d construção, o ASRock Steel Legend conta com um bom equilíbrio entre especificações e preço, especialmente considerando que essa placa-mãe foi feita para durar décadas de uso intenso.

O ASRock H470 Steel Legend suporta processadores Intel Core de 10ª geração (Comet Lake) utilizando o soquete LGA1200, com até 10 slots de memória para memória DDR4, oferecendo até 64GB de suporte de memória.

Com quatro slots PCIe x16, 8 portas USB 3.0, 1 porta USB 2.0 e saídas de áudio para fones de ouvido e microfone banhadas a ouro, essa Mobo oferece ampla conectividade para os seus periféricos e hardwares adicionais.

Tem um total de 12 fases de fornecimento de anergia com dissipadores de calor, o que aumenta a capacidade energética e melhora a estabilidade do sistema, além de fornecer um certo espaço para overclock.

A placa-mãe só pode suportar velocidades de memória de até DDR4-2933 (uma limitação do chipset, então a culpa é da Intel), mas ela vem com a exclusiva tecnologia BFB (Base Frequency Boost) da ASRock.

Essa tecnologia permite que os usuários instalem CPUs da série não-K da Intel e desfrutem do aumento da frequência base do processador, proporcionando maior desempenho com uma espécie de “overclock automático”.

E para compensar a falta de suporte nativo ao PCIE 4.0, o ASRock incluiu um gerador de clock base adicional para fornecer um desempenho nos padrões PCIE 4.0.

O ASRock H470 Steel Legend possui ainda canal de áudio 7.1 CH HD (Nahimic Audio), placa de rede Dragon 2.5GB LAN, slots PCIE x16 de alta resistencia, slots duplos M.2 para SSDs, e, é claro, sua característica Polychrome Sync para personalização dos RGBs.

Assim como o resto da série Steel Legend, essa placa-mãe H470 é fabricada com uma liga metálica chamada de Super Liga pela ASRock, além de contar com isolamento das portas externas, proteção que evita danos nos slots PCIe e isolamento de diferentes áreas do PCB.

A placa-mãe ASRock H470 Steel Legend é a melhor opção para quem quer montar um PC gamer intermediário em torno da CPU I5-10400F. Ela não conta com certos recursos avançados que a placa-mãe da MSI vista acima possui, mas ainda deve servir bem a maioria dos usuários.

Confira o melhor preço!


Veja também: melhores monitores com G-Sync e as melhores placas de som para PC.

3° Placa-mãe Asus Prime H410M-E

placa mãe i5 10400f asus prime

Características:

FormatoMicroATX
Chipset:H410
Saídas de vídeo:1 x HDMI, 1 x D-Sub
Slots M.2:1 (chave M)
Memória RAM:Até 64GB DDR4-2933

Prós:

  • Placa-mãe barata, eficiente e estável
  • Uma porta USB 3.2 Gen 1 tipo A disponível
  • Asus Control Center é fácil de usar
  • Áudio de excelente qualidade

Contras:

  • Sem capacidade para overclock
  • Sem saída DisplayPort

Compre Online!

Se você está procurando uma placa-mãe de baixo custo que possa suportar a 10ª geração de processadores Intel Core, a ASUS Prime H410M-E é Mobo barata que mais recomendamos.

Esta placa-mãe microATX tem um design simples e um conjunto sólido de recursos que pode atender às necessidades básicas de jogos ou de produtividade. Ela se encaixa perfeitamente em um PC gamer low-end.

A H410M-E tem quatro slots de memória DDR4 que podem suportar até 64 GB de RAM a 2933 MHz. Também possui um slot PCIe 3.0 x16 e dois slots PCIe 3.0 x1 para placas de expansão.

As opções de armazenamento incluem quatro portas SATA 6 Gbps e um slot M.2 que suporta ambos os modos SATA e PCIe. São menos opções de conectividade que as duas placas-mãe analisados acima, mas não deve afetar nada em um PC para jogos barato.

O painel traseiro da placa-mãe tem uma porta PS/2, duas portas USB 2.0, quatro portas USB 3.2 Gen 1, uma porta HDMI, uma porta DVI-D, uma porta VGA, uma porta Ethernet, e três saídas de áudio.

A placa-mãe também tem um conector para painel frontal USB 3.2 Gen 1 e dois conectores para painel frontal USB 2.0. São conexões mais simples do que as encontradas em Mobos mais caras, mas mais uma vez isso não deve afetar uma máquina mais simples.

Ela também inclui uma camada PCB de áudio isolada para evitar interferência e capacitores de áudio premium. Apesar de custar pouca, é bom ver que Asus teve cuidado na hora de planejar os recursos de áudio dessa placa-mãe.

Em geral, a ASUS Prime H410M-E é a melhor escolha para usuários que desejam uma placa-mãe simples e acessível que possa suportar o processador I5-10400F com um desempenho estável e todos os recursos básicos.

Ela pode deixar a desejar na hora de usar placas gráficas mais recentes ou instalar uma grande quantidade de armazenamento, você deve considerar essas limitações de antemão.

Confira o melhor preço!


Ainda não encontrou a placa-mãe perfeita para o seu processador? Confira o nosso top 5 Melhores placas-mãe LGA 1200 para mais opções.

Características principais

Ao escolher a melhor placa-mãe para seu processador Intel Core i5-10400F, há vários fatores a serem considerados. Aqui estão alguns dos mais importantes:

Chipset: O chipset é a parte da placa-mãe que controla a comunicação entre o processador e outros componentes. Os mais caros possuem maior largura de banda para realizar essa comunicação. O i5-10400F é compatível com os chipsets Intel série 400: B460, H470, Z490 e W480.

Se você quiser fazer overclock de seu processador ou usar mais de uma GPU, você deve optar por uma placa-mãe Z490. Se você quiser uma opção mais acessível com características básicas, uma placa-mãe H470 pode suprir suas necessidades sem comer muito do seu orçamento.

Memória: A memória RAM é o armazenamento temporário e ultra-veloz para os arquivos e programas abertos. Ela afeta a velocidade e o desempenho do processador. A CPU i5-10400F suporta até 128 GB de memória DDR4 com uma velocidade máxima de 2666 MHz.

placa mãe intel lga1200

Entretanto, as melhores placas-mãe para Intel Core i5 10400F podem permitir velocidades ou capacidades mais altas dependendo das configurações da BIOS e do chipset. Você deve verificar as especificações de sua placa-mãe e fazer qualquer atualização recomendada antes de escolher os módulos de memória RAM.

Armazenamento: O armazenamento ou drives são onde você armazena seus dados e programas permanentemente. Eles afetam os tempos de carregamento e a capacidade de resposta do seu sistema.

Há dois tipos principais de dispositivos de armazenamento: unidades de disco rígido (HDD ou HD) e unidades de estado sólido (SSD). Hoje em dia os discos rígidos não fazem mais sentido para máquinas gamers considerando que os preços dos SSDs estão diminuindo muito.

Todas as placas-mãe modernas suportam SATA III (6 Gbps) usadas por HDs e SSDs, mas as melhores placa-mães para i5-10400F também suportam M.2 NVMe (32 Gbps) somente para SSDs. Os SSDs M.2 NVMe oferecem velocidades muito mais rápidas do que as SSDs SATA III, mas também custam mais caro.

Você também pode se interessar por: Melhores SSD M.2 e Melhores processadores para VR.

Como testamos

Para descobrir as melhores placa-mãe para Intel Core i5-10400F, o Guia de Compra testou vários modelos de diferentes marcas e faixas de preço. Utilizamos os seguintes componentes em todos os testes:

  • Placa de Vídeo AMD Radeon RX 580
  • 2 x memórias RAM Kingston Fury Beast (8GB DDR4 2666MHz)
  • SSD Crucial BX500 SATA 480GB
  • Fonte EVGA 400 Watts
  • Cooler Gamer Rise Mode Z5
  • Gabinete Bluecase Gamer BG-015

Também atualizamos todos os drivers disponíveis no site das fabricantes e fizemos o update mais recente para Windows 10 (22H2).

melhores placas lga1200 i510400f

Medimos o desempenho de cada placa-mãe usando vários benchmarks e jogos recentes. Também avaliamos a qualidade de construção e potencial de overclocking de cada placa-mãe e medimos a temperatura e utilização de energia durante os testes.

Utilizamos o Cinebench Release 20, Blender 2.82 e PCMark 10 para o benchmarking. Também jogamos Shadow of the Tomb Raider e Far Cry New Dawn na resolução 1.920 x 1.080 com as mais altas configurações visuais para testar o desempenho no mundo real.

Conforme os nossos testes, selecionamos as três melhores placas-mãe que se encaixam em todos os perfis de usuários, com uma opção para máquinas parrudas, uma opção para um PC básico e uma opção intermediária.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor placa mae para i5 10400f

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *