Pular para o conteúdo

Melhor Placa-Mãe para CPU Ryzen 5 5600G

O AMD Ryzen 5 5600G é um poderoso processador que combina 6 núcleos e 12 threads com uma placa de vídeo Radeon integrada. Ele oferece ótimo desempenho para jogos, produtividade e criação de conteúdo, especialmente para aqueles que não possuem uma placa gráfica dedicada.

Para obter o máximo desta CPU, você precisa da melhor placa-mãe compatível que possa suportar suas características únicas.

Placa-mãe

Descrição

Preço

placa mae para ryzen 5600g ASUS TUF GAMING X570 PRO

ASUS TUF Gaming X570-Plus

Melhor placa-mãe para Ryzen 5 5600G
Até 128GB DDR4 4400Mhz
2 slots M.2
WiFi embutido

placa mae para ryzen 5600g ASRock B550M Steel Legend

ASRock B550M Steel Legend

Melhor placa-mãe para Ryzen 5 5600G em custo-benefício

Até 128GB DDR4 4400Mhz
2 slots M.2

placa mae para ryzen 5600gGigabyte B450 Gaming X Rgb

Gigabyte B450 Gaming X RGB

Melhor placa-mãe barata para Ryzen 5 5660G

Até 128GB DDR4 2933Mhz
1 slot M.2

melhor placa-mãe para cpu ryzen 5 5600g
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

O Ryzen 5 5600G utiliza um soquete AM4 e é nativamente compatível com os chipsets B550 ou X570. Estes chipsets oferecem suporte PCIe 4.0, o que permite uma transferência de dados mais rápida entre os componentes. Se você estiver uma opção mais barata, também selecionamos um chipset B450 atualizado.

Neste artigo, revisaremos algumas das melhores placas-mãe para CPU AMD Ryzen 5 5600G com base em seu chipset, portas disponíveis, características e preço.

Analise das melhores placa-mães para Ryzen 5 5600G

Placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus

placa mãe para ryzen 5600g ASUS TUF GAMING X570-PRO

Especificações

Memória RAM máxima128GB
Velocidade da RAM:DDR4 4400Mhz
Tamanho:ATX
Chipset:AMD X570
Slots M.2:2 (chave M)

Prós:

  • Desempenho excelente em tarefas intensivas
  • Alta velocidade de memória RAM suportada
  • Regulagem térmica de alta performance
  • Feita de liga metálica e com slots reforçados

Contras:

  • Não possui suporte para SLI (múltiplas GPUs)

Compre Online!

A ASUS TUF Gaming X570-Plus é a placa-mãe mais bem avaliada para o processador Ryzen 5600g em vários países. Ela possui especificações impressionantes, tornando-a uma excelente escolha para quem quer utilizar uma GPU dedicada ou realizar overclock.

Esta placa-mãe é construída com ligas metálicas de grau militar, garantindo uma alta durabilidade. Além disso, a tecnologia Pro Cool ajuda a manter seu hardware funcionando em temperaturas baixas mesmo durante as sessões de jogos mais intensas.

Jogadores experientes sabem que um PC bem refrigerado é essencial para garantir o desempenho máximo. Mesmo as melhores placas gráficas e processadores podem ser limitados pelo calor, que pode ser difícil de controlar, especialmente em locais mais quentes no Brasil.

A placa-mãe TUF Gaming X570-Plus mantém as temperaturas baixas com uma solução térmica abrangente, que inclui um dissipador de calor no PCH ativo, dissipador de calor no módulo regulador de tensão, dissipador de calor nos slots M.2 e um leitor de cooler híbrido.

Sua tecnologia Fan Xpert 4 também proporciona um controle avançado dos ventiladores instalados para uma refrigeração mais eficiente e mais silenciosa. A velocidade máxima de memória RAM é de até 4733MHz com overclock e até 4400Mhz sem overclock.

Além disso, esta placa-mãe de última geração vem com dois slots PCIe 4.0, dois slots M.2 e portas USB 3.2 Gen 2 Type-A/Type-C para conectar todos os seus dispositivos sem qualquer inconveniente. Apesar de serem ótimas especificações, ela não permite o uso de duas placas de vídeo ao mesmo tempo (SLI).

Na parte de conectividade, a Asus utiliza uma placa de rede Realtek L8200A Gigabit Ethernet. Existe uma versão mais cara dessa placa-mãe com WiFi embutido, mas ela não está a venda no Brasil.

Assim como as outras placas-mães dessa lista, a TUF Gaming X570-Plus é compatível com a tecnologia AMD StoreMI, que basicamente permite aumentar a velocidade de um disco rígido utilizando um SSD.

A placa-mãe Asus TUF Gaming X570-Plus Wi-Fi é a melhor opção quem está disposto a gastar mais para obter o máximo de performance do processador Ryzen 5 5600G. Ela tem o melhor desempenho no geral, mas também é a mais cara — não é um gasto que a maioria dos usuários pode justificar.

Confira o melhor preço!


Não esqueça de escolher a placa de vídeo para Ryzen 5 5600 ideal, a memória RAM para Ryzen 5000 ideal e um SSD M.2 compatível.

Placa-mãe ASRock B550M Steel Legend

placa mãe para ryzen 5600g ASRock B550M Steel Legend

Especificações

Memória RAM máxima128GB
Velocidade da RAM:DDR4 4400Mhz
Tamanho:MicroATX
Chipset:AMD B550
Slots M.2:2 (chave M)

Prós:

  • Feita de liga metálica e com slots reforçados
  • RGB facilmente personalizável
  • AMD Crossfire permite usar múltiplas GPUs
  • Ótima regulagem térmica

Contras:

  • Não possui placa de rede wireless

Compre Online!

O soquete AM4 provou ter o melhor custo-benefício entre todos os lançamentos recentes, e a ASRock levou esse equilíbrio entre preço e desempenho a um novo patamar com a série Steel Legend. Suas especificações não decepcionam e ela foi feita para resistir a muitos anos de uso.

A Steel Legend B550M é uma das placas-mães AM4 mais populares. Até mesmo em áreas que não afetam diretamente o desempenho a ASRock foi muito jeitosa. Um padrão de camuflagem geométrico ocupa grande parte do PCB, e você encontra detalhes prateados em muitos componentes.

Eles não economizaram nem no RGB personalizável presente no logotipo da Steel Legend na placa E/S e no nome no dissipador de calor do chipset.

Por falar nisso, o dissipador de calor do chipset se estende para a esquerda para cobrir a unidade M.2 inferior. A unidade superior tem um dissipador de calor com proteção adicional devido à proximidade com a GPU.

Como você já deve ter percebido, o resfriamento é um dos pontos altos da Steel Legend. A Mobo tem sete cabeçalhos relacionados ao resfriamento de CPU e de chassi. Seis deles têm capacidades híbridas semelhantes as presentes na placa-mãe da Asus mas sem custar tão caro.

O Steel Legend está equipado com dois dissipadores de calor volumosos que mantém a regulagem térmica da placa baixa e estável. Junte isso com a construção de liga metálica e o isolamento elétrico das portas e do PCB de áudio e você tem uma placa-mãe muito resistente e durável.

Os quatro slots para memória RAM possuem uma capacidade padrão de 4400Mhz, mas permite uma capacidade máxima com overclock de até 4733Mhz. Isso depende de alguns fatores, especialmente as especificações do próprio pente de memória.

A conexão LAN está disponível através da porta Ethernet 2.5G. Um dos pontos fracos dessa placa é que você terá que comprar uma placa WiFi separadamente e instalá-la no slot M.2 dedicado se quiser utilizar a internet sem fio.

Confira o melhor preço!


Considere algumas alternativas da AMD antes de decidir qual será a base do seu novo PC: Melhores placas-mãe AM5 e Melhores placas-mãe para CPU Ryzen 7 5800X.

Placa-mãe Gigabyte B450 Gaming X RGB

placa mãe para ryzen 5600gGigabyte B450 Gaming X Rgb

Especificações

Memória RAM máxima128GB
Velocidade da RAM:DDR4 2933Mhz
Tamanho:ATX
Chipset:AMD X570
Slots M.2:1 (chave M)

Prós:

  • Bom equilíbrio entre desempenho e preço
  • Detalhes RGB
  • Áudio de excelente qualidade
  • Quatro portas USB 3.1 Gen1 disponíveis

Contras:

  • Falta de escudo para isolar as entradas
  • Apenas um slot M.2

Compre Online!

A Gigabyte B450 Gaming X é uma placa-mãe intermediária lançada faz alguns anos e que ainda é uma das mais vendidas com o soquete AM4. Ela recebeu uma atualização do fabricante para funcionar com algumas CPUs da série Ryzen 5 e é a opção de baixo custo principal para a CPU Ryzen 5600G.

Esta placa é equipada com o chipset B450 e o soquete AM4, que suporta tanto a última linha Ryzen 5000 como as três primeiras gerações de processadores Ryzen. A compatibilidade desse chipset é menor do que as outras alternativas dessa lista, mas ainda é uma ótima escolha para um PC gamer barato.

Esta placa tem quatro slots DIMM DDR4 que podem suportar até 128 GB de memória RAM DDR4 com velocidade padrão de até 2933Mhz. Com suporte dual channel e XMP, você pode realizar um overclock da velocidade de memória até 3600Mhz.

Apesar de ser uma placa-mãe barata, a Gaming X possui alguns detalhes RGB. Eles não são tão numerosos ou altamente visíveis como as duas placas acima, mas isso ainda é uma detalhe interessante para um Mobo de baixo custo.

Ela conta com compatibilidade com a tecnologia StoreMI da AMD, o que é especialmente importante para uma placa-mãe mais barata, onde o uso de disco rígidos em conjunto com um SSD menor pode fazer muito sentido.

A B450 Gaming X conta com um slot M.2, 6 portas SATA 6Gb/s e 4 portas USB 3.1 Gen1. São conexões mais em básicas do que as outras placas mães analisadas aqui, mas servem bem a maioria dos usuários.

A falta de um escudo de E/S pré-instalado, que simplifica a instalação e mantém um visual mais arrumado, é uma pequena desvantagem. Esta placa também carece de qualquer proteção de soquete, o que significa que você precisa ter mais cuidado na hora de instalar o processador e o cooler.

Confira o melhor preço!


Ainda não decidiu se vai montar sua nova máquina com CPUs Intel ou CPUs AMD? Veja quais qual é a Melhor placa-mãe LGA 1200 e LGA 1700 antes de tomar essa decisão.

Características principais

O AMD Ryzen 5 5600G é um processador tipo APU que combina 6 núcleos de CPU e 7 núcleos de GPU em um único chip. Faz parte da série Ryzen 5 de CPUs com gráficos Radeon e é atualmente um dos processadores mais vendidos no Brasil.

O processador tem uma velocidade de clock base de 3,9 GHz e uma velocidade de clock turbo impulso de até 4,4 GHz. Possui 16 MB de cache L3 e suporta até 3200 MHz de memória DDR4. Conta com uma alta eficiência energética com o processo de produção de 7 nm o e TDP de 65 watts.

soquete amd am4

Torne seus jogos ainda mais divertidos com um dos teclados gamer e um mouses gamer mais bem avaliados.

O que todas essas especicações significam é que o Ryzen 5 5600G é a melhor escolha para quem quer montar um PC barato ou intermediário, com um alto desempenho a um preço acessível e sem a necessidade de comprar uma GPU dedicada.

Esse processador pode lidar com a maioria dos jogos atuais em configurações de gráfico e desempenho médios de maneira estável. Alguns jogos excepcionalmente pesados (ou mal otimizados) podem requerer configurações mais baixas.

O processador também suporta overclocking e recursos como o FidelityFX Super Resolution, que pode melhorar a qualidade da imagem e a taxa de quadros dos jogos. O AMD Ryzen 5 5600G é compatível com as placas-mãe do soquete AM4 e vem com o cooler Wraith Stealth incluso.

Montar um PC gamer utilizando a melhor placa-mãe para Ryzen 5 5600G é a alternativa com maior custo-benefício atualmente, a plataformapode caber na maioria dos orçamentos e permite uma atualização de CPU futura.

Se você precisa de uma alternativa mais em conta e que também funcione com as placa-mães analisadas acima, o Ryzen 5 2600 é outra opção bem avaliada e um pouco mais barata para jogos casuais e produtividade.

Se você já possui ou planeja comprar uma placa de vídeo para sua máquina, pode ser uma boa ideia considerar o processador concorrente, o Intel Core i5-10400F. Não é que a APU da AMD não funcione com uma GPU dedicada, mas um desempenho single-thread um pouco superior pelo mesmo preço faz mais sentido nesse caso.


Veja também: Melhores GPUs RTX 3060 para jogos e Melhores water coolers AIO.

Guia de compra

Ao escolher a melhor placa-mãe para o processador Ryzen 5 5600G, há alguns fatores que você deve considerar:

Chipset: O chipset é o principal fator que determina a compatibilidade e a funcionalidade da placa-mãe. O processador Ryzen 5 5600G é compatível com todas as placas-mãe com soquete AM4 que usam o chipset B550 ou X570.

A maior diferença entre o B550 e o X570 está nas especificações de PCIe. As placas-mãe X570 têm quatro barramentos PCIe Gen 4 que conectam a CPU ao chipset, enquanto as placas-mãe B550 têm quatro barramentos PCIe Gen 3.

O chipset B550 também limita o número de unidades de armazenamento que podem ser utilizadas ao mesmo tempo e de portas USB 3.2 Gen 2.

No geral o X570 sempre terá uma performance muito melhor, mas a maioria dos usuários não utiliza sua capacidade máxima, especialmente em PCs de baixo custo, e pode economizar bastante ao escolher o B550.

placa mae am4 ryzen 5600g

A compatibilidade com chipsets B450 depende de uma atualização de BIOS lançada por cada fabricante. Nem todas realizaram essa atualização, enquanto outras já são vendidas com a atualização correta. A Gigabyte B450 Gaming X que analisamos acima é compatível com a quinta geração de APUs Ryzen.

Se você está pensando em montar um PC de entrada e quer economizar ainda mais, temos um artigo sobre as melhores placa-mães B450.

Fator Forma: O fator de forma é o tamanho da placa-mãe, que precisa ser compatível com o fator forma suportado pelo gabinete. Os fatores de forma mais comuns são ATX, Micro ATX (mATX), e Mini ITX (mITX).

As placas-mãe ATX oferecem mais slots de expansão, portas e recursos do que os fatores de forma menores, mas também exigem gabinetes maiores e geralmente mais caros.

As placas-mãe mATX são menores do que ATX, mas ainda oferecem recursos suficientes para a maioria dos usuários. As placas-mãe mITX são muito compactas, mas têm opções de expansão limitadas e podem ter temperaturas mais altas devido ao menor fluxo de ar.

Fornecimento de energia: O sistema de fornecimento de energia é responsável por fornecer energia estável e suficiente para a CPU e todos os outros equipamentos ligados a placa-mãe.

Ele consiste em reguladores de tensão (VRMs), capacitores, isolamentos, dissipadores de calor e muitos outros pequenos componentes.

Um bom sistema de fornecimento de energia pode melhorar o potencial de overclocking, a estabilidade, a eficiência e a longevidade dos componentes. Claro, o PSU deve ter uma qualidade compatível para que esses componentes façam seu trabalho de maneira eficiente.

Você deve procurar a melhor placa-mãe AM4 que tenha fases suficientes (pelo menos seis) com VRMs de alta qualidade (como o DrMOS) que possam lidar com altas correntes sem superaquecimento.

Suporte de memória: O suporte de memória refere-se ao tipo, velocidade, capacidade e configuração dos módulos de RAM que podem ser instalados na placa-mãe. A linha Ryzen depende muito da memória RAM para alcançar o desempenho ideal, então esse é um ponto muito importante.

O processador Ryzen 5 5600G suporta memória DDR4 até velocidades de 4400 MHz (OC) na configuração de dois canais de até quatro módulos (dois por canal).

Você deve procurar uma placa-mãe que suporte estas especificações ou uma especiação superior para obter o melhor desempenho de sua RAM. O chipset B450 não é capaz de atender esses requerimentos, então você deve ter em mente que a CPU terá um desempenho limitado nele.

Conectividade: A conectividade refere-se ao número e tipo de portas e slots que estão disponíveis na placa-mãe para conectar vários dispositivos como unidades de armazenamento, placas gráficas, periféricos, entre outros.

A melhor placa-mãe para Ryzen 5600G deve ter slots PCIe suficientes (pelo menos um slot x16) com PCIe 4.0 se você planeja usar uma GPU ou um SSD NVMe M.2. Você também deve procurar por portas SATA suficientes (pelo menos quatro) se planeja usar SSDs SATA.

Além disso, você deve procurar por portas USB (recomendamos pelo menos duas portas USB 3.2 Gen1), portas de áudio, porta LAN, saída HDMI e DisplayPort, e muitas outras que se adaptem ao seu estilo de uso.


Confira também: melhor processador para LGA 1151 e melhor notebook para programação.

Como testamos

Para testar o desempenho e a compatibilidade das melhores placas-mãe para o AMD Ryzen 5 5600G, usamos um sistema de teste padronizado com os seguintes componentes:

2 x memórias RAM Kingston Fury Beast (8GB DDR4 3200MHz), SSD Crucial BX500 SATA, fonte EVGA 400 Watts e gabinete Bluecase Gamer BG-015.

Utilizamos o próprio Wraith Cooler que vem incluso com a CPU e não utilizamos nenhuma placa de vídeo dedicada, já que um dos grandes benefícios do Ryzen 5 5600G é a GPU Radeon integrada.

Instalamos as atualizações da BIOS e os drivers mais recentes disponíveis no site das fabricantes de cada placa-mãe e ativamos o perfil XMP.

Também atualizamos o Windows 10 para a versão mais recente (que no momento dos testes é a 21H2) e instalamos todos os softwares necessários realizar os testes e para monitorar o sistema.

melhores placas-mãe amd ryzen 5600g

O Guia de Compra mediu o desempenho de cada placa-mãe, largura de banda de memória, velocidade de armazenamento, desempenho em jogos e consumo de energia.

Utilizamos os seguintes softwares de benchmarks e os seguintes jogos: Cinebench R23, PCMark 10, CrystalDiskMark 8.0.1, Shadow of the Tomb Raider, Assassin’s Creed Valhalla e Cyberpunk 2077. Os jogos foram abertos na resolução 1080p e com configurações visuais medianas.

Registramos a média de FPS, pontuação ou rendimento de cada teste, bem como o pico de temperatura, voltagem e consumo de energia total. Também procuramos por quaisquer problemas de estabilidade ou de compatibilidade que ocorreram durante os testes.

Selecionamos as melhores placas-mãe para Ryzen 5 5600G com base em seu desempenho geral e preço, selecionando uma modelo top de linha (Asus TUF Gaming X570-Plus Wi-Fi), um intermediário (ASRock Steel Legend B550) e um barato (Gigabyte B450 Gaming X) para caber em qualquer orçamento.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor placa-mãe para cpu ryzen 5 5600g

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *