Como Escolher o Monitor G-Sync Certo – 2021

monitor gsync gamer

Escolher o melhor monitor G-Sync te ajuda a aproveitar ao máximo sua placa de vídeo Nvidia GeForce. O melhor monitor G-Sync pode proporcionar a experiência de jogo mais suave possível com uma qualidade de vídeo impressionante. A tecnologia Nvidia G-Sync começou a ser adicionada aos monitores há mais de uma década e ainda é a melhor solução para evitar screen tearing e engasgos gráficos.

monitor gsync certificado acer predatormonitor gsync ready aoc hero
Monitor Certificado G-Sync Acer Predator XB253QMonitor Compatível com G-Sync AOC Hero 27G2
Tamanho: 24 polegadas
Taxa de Atualização: 240Hz
Tempo de Resposta: 1ms
Resolução: 1920 X 1080
Tamanho: 27 polegadas
Taxa de Atualização: 144Hz
Tempo de Resposta: 1ms
Resolução: 1920 X 1080
Cerca de R$ 2.790Cerca de R$ 1.700
Compre OnlineCompre Online

Mas o que o G-Sync faz? Essencialmente, G-Sync é a tecnologia de sincronização de quadros da Nvidia, que usa processamento de monitor dedicado para ajustar a taxa de atualização do monitor para a saída da placa de vídeo, proporcionando uma experiência de jogo suave. Para aproveitar ao máxima essa tecnologia, você precisa de uma placa gráfica Nvidia e um monitor certificado G-Sync. Já um monitor compatível com G-Sync oferece uma experiencia um pouco mais limitada, a diferença entre os dois é explicada mais abaixo.

Vamos analisar os melhores monitores G-Sync disponíveis no Brasil e explicar melhor como essa tecnologia funciona e como ela pode melhorar sua experiência gamer.

Monitor Gamer Acer Predator XB253Q

monitor gsync certificado acer predator

Tamanho: 24″ | Taxa de Atualização: 240Hz | Tempo de Resposta: 1ms | Resolução: 1920 x 1080 | G-Sync Certificado

Compre Online

Existem poucos monitores G-Sync certificados pela Nvidia sendo vendidos no nosso país, e o melhor deles é o Predator XB253Q da Acer. Ele é capaz de aproveitar 100% da tecnologia de sincronização de frames a partir de 30 FPS, evitando screen tearing durante as suas partidas e oferecendo uma imagem suave. O XB253Q possui design com bordas mínimas, sendo uma ótima opção para arranjos de tela múltipla. O tempo de resposta de apenas 1ms permite seu uso em jogos competitivos, é compatível com DisplayHDR 400 e, graças a tecnologia G-Sync, ele pode exibir 240 frames por segundo. 

 

Monitor Gamer AOC Hero 27G2

monitor gsync ready aoc hero

Tamanho: 27″ | Taxa de Atualização: 144Hz | Tempo de Resposta: 1ms | Resolução: 1920 x 1080 | Compatível com G-Sync

Compre Online

Para quem quer um monitor mais barato, o Hero 27G2 da AOC é uma ótima escolha. Ele conta com um tempo de resposta de 1ms e uma taxa de atualização de 144Hz, que são difíceis de encontrar nessa faixa de preço. A base é facilmente ajustável e ele conta com design de bordas infinitas para uma experiencia multi-telas aprimorada. Ele possui entradas DisplayPort, HDMI e VGA e um painel VA com ótimos ângulos de visão. Por ser apenas compatível com G-Sync, sua taxa VRR começa a partir dos 44 FPS, mas a maioria dos usuários não ter problemas com essa limitação.

 

Como funciona um monitor G-Sync

O G-Sync é uma tecnologia proprietária da Nvidia para monitores de taxa de atualização variável (VRR). A empresa incorpora um controlador de vídeo no monitor (o que o torna um pouco mais caro) e então pode sincronizar a taxa de atualização do monitor com a saída de quadro de qualquer placa gráfica Nvidia moderna (Kepler ou mais recente). Se você tiver uma placa de vídeo AMD, um monitor G-Sync funcionará apenas como um monitor normal e você precisará de um monitor FreeSync para obter a mesma funcionalidade.

Então, o que é VRR? Basicamente, um monitor normal fica travado em uma única taxa de atualização – que é o número de vezes por segundo que ele muda a cor e o brilho dos pixels na tela. Sua placa gráfica desenha um quadro e, em seguida, espera até o próximo ciclo de atualização do monitor para exibi-lo. Isso tem o efeito de manter a sincronia perfeita entre o gráfico gerado pela placa de vídeo e a imagem exibida no monitor, evitando anomalias visuais. Com um monitor G-Sync de 144 Hz, seus jogos serão executados a 144 fps, por exemplo (se você tiver o hardware certo, é claro).

Desativar o Vsync também permitirá que sua placa gráfica gera gráficos o mais rápido possível em qualquer monitor, mas produz um artefato visual feio chamado de screen tearing, em que o monitor exibe quadros parcialmente desenhados sobre o quadro anterior. Com a tecnologia VRR (G-Sync ou FreeSync), o monitor é atualizado sempre que a placa gráfica desenhou o próximo quadro.

Usando outro exemplo, o monitor e o jogo podem atingir o máximo em 60 Hz, mas se o jogo estiver rodando a 52 fps, o monitor será atualizado a 52 Hz, desenhando o quadro imediatamente em vez de esperar pelo próximo ciclo de 60 Hz. Dessa maneira, você verá a taxa de quadros que sua placa gráfica é capaz ao invés de um grande downgrade para 30fps.

Como um lembrete final: existem duas tecnologias VRR que os jogadores devem conhecer: G-Sync e FreeSync. G-Sync é uma tecnologia proprietária da Nvidia e só funciona com placas de vídeo Nvidia. FreeSync é a marca da AMD para uma tecnologia VRR construída sobre o padrão VESA e só funciona com GPUs AMD. O G-Sync requer hardware extra no monitor, elevando os custos dos monitores, mas mantendo uma alta qualidade consistente entre eles. O FreeSync não requer nenhum hardware especial e, portanto, os monitores são normalmente mais baratos, mas o controle de qualidade é um menos consistente.

 

G-Sync ou FreeSync, qual é melhor?

O debate entre G-Sync e FreeSync já dura muito tempo, e ambas as tecnologias têm prós e contras. De um ponto de vista puramente técnico, G-Sync é o vencedor claro, pois fornece uma experiência de jogo muito melhor e mais consistente do que você encontrará em um monitor FreeSync. Ele fornece imagens suaves e sem rasgos em todas as taxas de quadro, não apenas em uma faixa limitada de 40 fps para cima, e o G-Sync também ajuda a reduzir a latência de entrada, fazendo com que jogos competitivos sejam mais responsivos.

Os monitores certificados G-Sync também são testados internamente pela Nvidia para garantir que atendam a certos padrões de cores também, o que não acontece com as telas FreeSync e nem com monitores “compatíveis com G-Sync”, como você entenderá melhor na próxima sessão. Como tal, um monitor certificado G-Sync possui um padrão mais rígido de qualidade do que qualquer outro, e você pode ter certeza de que ele cumpre os requisitos básicos de fidelidade de cor e de velocidade de exibição.

A desvantagem é que os monitores G-Sync são muito mais caros e apenas poucos modelos possuem esse certificado. Isso significa que existem pouquíssimos modelos de monitores certificados G-Sync sendo vendidos no Brasil, e por esse motivo eles são ainda mais caros. Se você está precisando de um monitor de qualidade para acompanhar sua GPU Nvidia mas não pode gastar tanto, um monitor compatível com G-Sync é próxima melhor escolha.

 

O que significa “G-Sync certificado”?

O suporte G-Sync certificado ou nativo implica que um monitor tem um módulo dedicado instalado e testado pela Nvidia, enquanto que os monitores compatíveis com G-Sync dependem dos protocolos Adaptive-Sync da VESA via DisplayPort, HDMI e/ou conexão USB-C. O módulo ou chip dedicado G-Sync oferece certas vantagens a um custo maior, tais como uma faixa mais ampla de taxa de atualização variável (VRR), atraso de entrada marginalmente menor e overdrive variável.

Na teoria, a maneira correta de se classificar esse monitores é simplesmente “G-Sync”, mas como a introdução dos monitores compatíveis com G-Sync causa uma grande confusão entre fabricantes, vendedores e consumidores, é comum chamar os monitores com chip dedicado de “certificados pela Nvidia” ou “G-Sync nativo”. Isso é feito para garantir que não haja dúvidas entre qual tecnologia cada monitor possui.

 

O que significa “compatível com G-Sync”?

Você provavelmente já viu monitores de jogos exibirem com orgulho que são G-Sync Ready ou Compatíveis com G-Sync. Esses tipos de monitores não incluem o chip dedicado que nós explicamos acima, por isso costumam ser uma opção mais barata. Esses tipos de monitores não conseguem extrair a melhor performance possível das GPUs Nvidia. O benefício deles é o preço e também o suporte para a tecnologia concorrente FreeSync da AMD.

Se um monitor for apenas compatível com G-Sync, isso significa que os proprietários de placas de vídeo AMD e Nvidia podem tirar vantagem de sua tecnologia de taxa de atualização variável. Anteriormente, as telas AMD FreeSync e Nvidia G-Sync funcionavam apenas com suas respectivas famílias de placas gráficas, mas quando a Nvidia introduziu o suporte de sincronização adaptativa básica para todas as suas GPUs mais recentes, todos os monitores com FreeSync repentinamente se tornaram monitores compatíveis com G-Sync também.

Resumindo, os monitores compatíveis com G-Sync permitem que os proprietários de GPU Nvidia obtenham a mesma experiência de taxa de atualização variável que você faria com uma placa AMD. É uma experiência um tanto limitada em comparação com um monitor certificado G-Sync. Você só terá jogos sem screen tearing dentro da mesma faixa limitada de taxa de quadros que a implementação FreeSync do monitor, por exemplo, e você também não terá acesso a nenhuma das tecnologias de latência ultra baixa extra da Nvidia e calibração de cores de fábrica. Basicamente, esses monitores fornecem uma experiência limitada de VRR com um preço bem menor do que um monitor certificado pela Nvidia.

 

Como escolher o monitor G-Sync ideal

Como você viu nas sessões acima, a Nvidia tem sua própria lista de monitores G-Sync oficialmente certificados, por vezes chamados de “G-Sync nativo”, e outra classificação para monitores não certificados e sem módulo dedicado. Após a introdução do programa “compatível com G-Sync”, não demorou muito para que os fabricantes de monitores o manipulassem para fins publicitários. Na verdade, agora você pode encontrar adesivos “Nvidia G-Sync” em monitores que não possuem módulos G-Sync dedicados.

Além dos fabricantes, algumas lojas e vendedores também causam confusão. Infelizmente muitos lojistas não entendem a diferença entre um monitor certificado G-Sync e um monitor compatíveis com G-Sync e usam esses termos como se fossem sinônimos. Sendo assim, se você está pensando em comprar um monitor compatível com G-Sync para economizar dinheiro, certifique-se de fazer sua pesquisa primeiro para ter certeza de que ele proporcionará uma boa experiência para os seus padrões.

Se houver dúvidas sobre o monitor que você está pensando em comprar é certificado e testado, confira a lista oficial da Nvidia. A página está em inglês, mas basta você utilizar a função de pesquisa do seu navegador ou apertar Ctrl+F e inserir o modelo do monitor.

Existe ainda uma terceira classificação oficial da Nvidia: o G-Sync Ultimate, que além de possuir um chip dedicado e passar pela testagem interna, apresenta certos recursos como HDR, latência ultra-baixa e ampla gama de cores. As especificações do G-Sync Ultimate são bem vagas, como você pode perceber, e essa classificação é amplamente considerada uma jogada de marketing da empresa. Não existem motivos para considerar essa classificação na hora da compra.

A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você, a sua casa e ao seu bolso.