Pular para o conteúdo

Melhores Máquinas de Waffle » Mondial, Britania e mais

A máquinas de waffles estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil, a versatilidade desse prato, que ser feito com sabores doces e salgados, agrada todos os gostos.

Se você está pensando em fazer essas delícias na sua própria casa, escolhendo os ingredientes a dedo e gastando bem menos do que em um restaurante, nosso guia completo sobre máquinas de waffle, as vezes chamadas também de waffleiras, vai te ensinar tudo o que precisa saber.

máquina de waffles barata britania golden wafflemáquina de waffle profissional aço inox
Máquina de Waffle Britânia Golden WaffleMáquina de Waffle Cuisinart ‎WMR-CA
Cerca de R$ 150Cerca de R$ 690
Compre onlineCompre online
melhores máquinas de waffle

Há uma grande variedade de modelos e características especiais para escolher nas máquinas de waffle, então saber quais são as características mais importantes vai te ajudar a escolher a ideal para sua cozinha.

Pesquisamos os modelos vendidos no país, lemos as avaliações e testamos as melhores máquinas de waffles para te ajudar nessa escolha, analisamos a uniformidade e rapidez com que cozinhavam e a facilidade de uso, limpeza e armazenamento.

Nosso guia irá ajudá-lo a escolher a melhor máquina de waffles para você, com recomendações dos melhores modelos, tanto para casa quanto para uso comercial em restaurantes e buffets, e também um guia completo sobre essas máquinas e sobre esse delicioso prato.

Melhor máquina de waffle barata: Britânia Golden Waffle

máquina de waffle britania

Prós:

  • Máquina de waffle muito barata
  • Prepara até 4 waffles de uma só vez
  • Luz indicadora de funcionamento
  • 11 níveis de temperatura

Contras:

  • Aquecimento demorado

Compre Online!

Essa máquina de waffles da Britânia possui um ótimo custo benefício, tornando-a ideal para ser usada em casa. Ela pode fazer quatro pedaços de waffles por vez, conta com revestimento antiaderente que garante que a massa não grude e assa os dois lados de maneira perfeitamente uniforme.

Ela ainda possui um ajuste de temperatura, assim você pode controlar a crocância de cada preparo, uma base antiderrapante e luzes indicadoras de preparo. É feita de aço inoxidável e possui uma alça que não esquenta.


Melhor máquina de waffle: Cuisinart ‎WMR-CA

máquina de waffle profissional cuisinart

Prós:

  • Muito potente e rápida
  • 5 níveis de ajuste de crocância
  • Luzes indicadoras de funcionamento
  • Não gruda mesma em receitas com menos gordura

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Essa wafleira da Cuisinart é ideal para quer mais controle e rapidez durante o preparo. Seus 850 watts de potência agilizam o preparo dos waffles enquanto o termostato facilita o seu uso, permitindo uma rápida seleção da crocância desejada. O aço escovado evita que a massa fique grudada nas laterais.

Sua tampa é mais pesada do que a tampa de outras máquinas de waffle, ela permanece fechada sem o uso de travas e garantem uma espessura consistente. Uma luz indica quando o waffle está pronto e a chapa esquenta por igual todo a sua superfície.


O que procurar em uma máquina de waffle

As máquinas de waffles variam muito em estilo e características… para não mencionar o tipo, a qualidade e o número de waffles que produzem! De waffles belgas fofas e altas a waffles tradicionais finos e crocantes; Nós avaliamos quais recursos são mais importantes para procurar em qualquer máquina de waffle.

CaracterísticaDescrição
Tipo de waffleWaffle tradicional, waffle belga, formatos decorativos.
QuantidadeQuantas waffles podem ser preparados de uma só vez.
Facilidade de limpezaPlacas antiaderentes e removíveis
Velocidade de preparoQuanto tempo demora para que os waffles fiquem prontos, incluindo o tempo de pré-aquecimento.
IndicadoresLuzes LED e sons que avisam quando os waffles ficam prontos.
Ajustes disponíveisOpções de preparo, incluindo a crocância de cada waffle.
Facilidade de armazenamentoCompartimento para guardar a corda da tomada e tamanho do aparelho fechado.

Você também pode se interessar por: melhor omeleteira elétrica e melhor liquidificador portátil.

Tipo de waffle

Ao considerar que tipo de máquina de waffle comprar, a primeira coisa a decidir é o tipo de waffles que você gostaria fazer em casa ou para os seus clientes.

A maioria dos tipos de waffles é originária de regiões específicas do mundo de onde eles tiram seu nome, e cada tipo tem seu próprio perfil de sabor e textura distintos. Abaixo está uma lista dos tipos mais comuns de waffles.

Waffles americanos

Waffles americanos são tipicamente feitos de massa que é levedada com fermento químico em pó, o que cria um produto final fino e denso.

Os quadrados de favo de mel (às vezes chamados de xícaras, amassados ​​ou bolsos) nas grades das máquinas de waffles americanos são geralmente menores e mais numerosos do que para outros tipos de waffle, tornando esses waffles perfeitos para xaropes ou molhos.

Porque este tipo de massa é relativamente simples, estes waffles versáteis não são servidos apenas para o café da manhã com coberturas doces, mas também são usados ​​como base para pratos com frango, guisados e chilis. Eles são feitos em uma variedade de formas, mas a mais comum é a redonda.

Waffles de Bruxelas

Waffles ao estilo de Bruxelas são feitos usando uma massa que contém claras de ovo batidas ou fermento natural para levedura, e isso lhes dá sua textura icônica e fofa.

Geralmente servida como uma sobremesa com açúcar em pó, frutas, caldas, chantilly ou até mesmo sorvete, esses waffles são crocantes com bolsos grandes e profundos. Eles geralmente são de forma retangular e têm bordas retas e acabadas.

Waffles belgas

Curiosamente, os waffles belgas não foram criados na Bélgica. Eles são simplesmente a versão norte-americana dos waffles ao estilo de Bruxelas.

Como seu equivalente de Bruxelas, esses waffles são mais grossos do que os tradicionais waffles americanos, são feitos de uma massa mais leve e têm bolsos grandes e profundos.

No entanto, semelhante aos waffles americanos, eles são muitas vezes feitos com fermento em pó, em vez de levedura natural. Waffles belgas são servidos tanto para café da manhã quanto para sobremesa. Suas formas variam de retangular a redonda.

waffles belgas

Waffles de Liège

Os waffles de Liège são o primo mais doce e mais denso dos waffles belgas. Este tipo de waffle é feito com uma massa de levedura que foi adaptada da massa de pão de brioche e açúcar em pérola é adicionado ao exterior do waffle no final do processo de cozedura para criar um revestimento de açúcar caramelizado que lhes confere o seu sabor doce característico.

Graças a este revestimento exterior, os waffles de estilo Liège não ficam encharcados quando servidos com frutas ou sorvetes e são perfeitos para vendedores ambulantes que vendem sobremesas pequenas. A outra característica que define um waffle de Liege são suas bordas irregulares e inacabadas.

Agora que você decidiu que tipo de waffles você servirá, precisará considerar alguns outros fatores. Determinar quantos waffles por hora você quer produzir, quão grande você quer que seus waffles sejam, quantas opções a máquina permite ajustar e o tamanho ideal para sua cozinha são algumas das características que precisa decidir agora.

Além disso, não se esqueça de ver os aspectos mais técnicos de uma unidade, como os recursos de voltagem, faixa de temperatura e timer. Uma máquina de waffles doméstica vai ter menos opções e fazer menos waffles de uma só vez, mas elas são mais baratas que os modelos comerciais projetados para restaurantes e buffets.

Número de waffles

Máquinas de waffle normalmente fazem entre um e quatro waffles de cada vez. É importante avaliar para quantas pessoas você costuma fazer waffles para selecionar um modelo que atenda às necessidades do dia-a-dia e de entretenimento no caso de festas ou confraternizações.

Para o uso comercial, em cafeterias, padarias, restaurantes e buffets, o mínimo recomendável é de quatro placas, para que você possa atender um pedido grande na hora e também para poder deixar vários waffles pré-prontos no congelador.

waffle quadrado

Os waffles congelam excepcionalmente bem, por isso, geralmente é uma boa ideia planejar para fazer grandes quantidades nos dias anteriores e só esquentá-las e temperá-las na hora de servir. Não se esqueça de considerar a rapidez com que cada máquina de waffle trabalha para ver quanto tempo levará para produzir o tamanho do lote desejado.

Máquinas de waffles individuais são simples, pois possuem uma grade superior e outra inferior que se encaixam para formar um único waffle de cada vez. Estes são ótimos para uso de baixo volume em casa e normalmente produzem entre 20 e 30 waffles por hora.

Por outro lado, as máquinas de waffles duplas vêm em duas configurações diferentes e têm uma produção de cerca de 40 até 60 waffles por hora.

Alguns modelos comerciais permitem que duas pessoas diferentes possam usá-los de uma só vez, essas unidades geralmente oferecem ajustes independentes de temperatura e / ou temporizadores para cada grade de waffle, para que os clientes possam personalizar seus waffles para seus gostos específicos.

Facilidade de limpeza

Qualquer eletrodoméstico que seja difícil de limpar fará com que você fique relutante em usá-lo com frequência! Isso também se aplica as melhores máquinas de waffle… Por isso, superfícies antiaderentes são imprescindíveis;

Eles reduzem significativamente a quantidade de problemas envolvidos com a retirada dos waffles da grade, garantindo que os waffles saiam intactos e não fiquem grudados na máquina, reduzem a quantidade de óleo que você precisa usar e tornam muito mais fácil manter sua máquina de waffle limpa.

Observe que você deve sempre usar pinças ou palitos de plástico para remover seus waffles para evitar arranhar sua superfície antiaderente, esses arranhões podem fazer a massa grudar e são difíceis de limpar.

máquina de fazer waffle

Alguns modelos possuem placas removíveis, laváveis ​​na na pia e até em máquinas de lavar louça para acelerar a limpeza, mas na maioria dos modelos você realmente só precisa limpar a grade e as bordas com um pano limpo ou papel toalha úmido depois do uso.

Outra característica útil que alguns modelos têm são canais ou bordas para evitar transbordamentos de massa. Algumas máquinas de waffle também vêm com uma xícara de medição específica para acertar sempre na quantidade de massa e ajudam a evitar esses transbordamentos antes que eles ocorram.

Rapidez

As melhores máquinas de waffle variam muito na rapidez com que esquentam e na rapidez com que cozinham waffles. Alguns modelos exigem uma quantidade significativa de tempo de reaquecimento entre lotes, enquanto outros permitem cozinhar continuamente.

Avalie quantos waffles você deseja fazer de uma só vez antes de finalizar sua compra.

Em geral, se você estiver fazendo waffles para uma multidão, você vai querer encontrar uma máquina de waffle que produza vários waffles de uma só vez e que possa ficar quente por muito tempo, mas caso você só planeje utilizar sua máquina em casa de vez em quando, uma máquina mais lenta não vai ser um grande problema e geralmente custa mais barato.

Luzes e indicadores

Procure uma máquina de fazer waffles com indicadores sonoros ou visuais que soem ou acendam quando ele está pré-aquecido o suficiente para começar a cozinhar os waffles e quando eles estiverem prontos.

Esses avisos tornam a multi-tarefa mais fácil, pois você pode ir terminar outro prato ou assistir TV enquanto espera os waffles ficarem prontos. Avisos sonoros permitem que você faça outra coisa em outro ambiente da sua casa ao invés de ficar preso a cozinha.

Se você optar por um modelo mais barato, pode não ter todos esses recursos adicionais, mas você pode utilizar um timer ou um alerta no seu celular para substituir essa função.

Uma boa regra para saber quando seus waffles são feitos é monitorar a saída de vapor. Quando a sua máquina de waffles deixa de libertar vapor, significa que a massa está quase completamente cozida.

Uma vez que você se acostumar com o seu modelo, você também pode definir um temporizador separado para alertá-lo quando a massa estiver pronta.

Ajustes e opções

Apesar das receitas serem simples, cada um tem sua própria preferência em relação aos detalhes das suas massas, isso inclui a crocância, a altura e o quão tostado cada waffle está. Procure um modelo com ajustes fáceis de entender e fáceis de usar para personalizar o os detalhes de cada lote.

Você também quer uma máquina de waffle que cozinhe de maneira uniforme, sem deixar pontos mais escuros de queimado e nem pontos mais frios que deixam de cozinhar corretamente.

Facilidade de armazenamento

Já que a melhor máquina de waffles é um item de culinária de uso único que você provavelmente não usará todos os dias; Você quer encontrar um modelo que atenda ao seu espaço de armazenamento e necessidades.

Muitos vêm com enroladores de cabo para que a tomada fique em compartimento próprio dentro da máquina, sem ocupar espaço fora e sem emaranhar. Outros podem ser guardados tanto na vertical quanto na horizontal com facilidade e segurança.

Não importa o tamanho ou o estilo escolhido, sempre meça o espaço na prateleira ou armário para ter certeza de que o modelo escolhido se encaixa direito lá.

Limpeza e Material da Grade

Os materiais mais comuns para grades de waffle são: alumínio fundido, aço fundido, ferro fundido e revestimento antiaderente. O tamanho dos bolsos ou quadrados nas grades irá variar entre diferentes unidades, e alguns até têm grades que são removíveis para tornar a limpeza e higienização mais fácil do que nunca.

Confira o gráfico abaixo para uma comparação dos benefícios e desvantagens de cada tipo de material!

Tipo de materialPrósContras
Alumínio fundido
  • Pré-aquecimento rápido
  • Cozimento rápido
  • Eficiência energética
  • Precisa ser lavado manualmente
  • Pouco resistente, pode ser arranhado e amassado mais facilmente
Ferro fundido
  • Pode ser usado no lava-louças
  • Melhor distribuição de calor
  • Muito resistente a amassados e arranhões
  • Pré-aquecimento lento
  • Cozimento lento
Aço fundido
  • Ótima retenção de calor
  • Fica antiaderente após ser temperada corretamente
  • Muito durável
  • Precisa ser temperada periodicamente
  • Pré-aquecimento lento
Revestimento antiaderente
  • Fácil de lavar
  • Fácil de usar, pois o waffle sempre vai sair inteiro
  • Precisa ser lavado manualmente
  • A camada antiaderente pode arranhar ou lascar

Temporizadores e faixa de temperatura

Uma máquina de waffles com um temporizador é uma ótima opção para cozinhas ocupadas, pois o usuário pode colocar a massa, fechar a unidade e continuar com outras tarefas enquanto o waffle assa.

Essas unidades emitirão um ruído audível quando o waffle tiver sido cozido durante o período de tempo predefinido, assegurando que o cozinheiro remova o waffle antes que ele queime ou cozinhe demais.

Duas panelas de waffle com temporizadores independentes para cada lado também estão disponíveis e são ideais para aplicações de autosserviço de alto volume onde mais de um cliente estará usando a máquina de waffle por vez.

Para uso eventual e de baixo volume, essa função pode não ser tão necessária, utilizar um timer de cozinha dedicado ou no smartphone é um bom substituto nesses casos.

A maioria das melhores máquinas de waffle tem uma faixa de temperatura ajustável, que, juntamente com o recurso de temporizador, permitem personalizar a textura de seus waffles de acordo com seus gostos individuais.

A aquisição de uma unidade com uma ampla faixa de temperatura também oferece a capacidade de aperfeiçoar sua receita e garantir resultados consistentes usando as mesmas configurações todas as vezes.

Como testamos

O Guia de Compra testou as cinco máquinas de waffle disponíveis no mercado brasileiro, que foram avaliadas lado-a-lado e utilizando duas receitas de waffle mais populares em cada modelo.

Consideramos os critérios mais importantes durante os nossos testes: velocidade, cozimento uniforme, design, tamanho, facilidade de limpeza e custo-benefício.

Usando uma massa fermentada e uma não fermentada, preparamos um lote de cada tipo com cada máquina de waffle. Medimos a velocidade de pré-aquecimento, o escurecimento da massa e o cozimento uniforme, e depois observamos a facilidade de uso e de limpeza.

Com todos esses dados compilados, selecionamos as duas melhores máquinas de waffle:

⇒ Melhor máquina de waffle profissional — Cuisinart ‎WMR-CA

⇒ Melhor máquina de waffle barata — Britânia Golden Waffle

Perguntas frequentes

  1. Como se usa uma máquina de waffle?

    As instruções de uso diferem de modelo para modelo e entre as diferentes receitas de waffle. No entanto, existem alguns passos básicos. Primeiro, verifique se a máquina está ligada e quente antes de untar.

    Abra a máquina de waffles e pincele levemente as bandejas com óleo (sugerimos óleo de canola). Adicione massa suficiente, feche a tampa e cozinhe até que o waffle esteja dourado. Algumas máquinas de waffle têm uma luz indicadora para que você saiba que seu waffle já está pronto.

  2. Quanto demora para fazer um waffle na máquina?

    Isso depende de cada modelo, receita utilizada e grossura da massa, mas na maioria dos casos, uma máquina de waffle é capaz de preparar um lote em até quatro minutos. Não esqueça de adicionar o tempo de pré-aquecimento da chapa a este cálculo, que geralmente é de dois a três minutos.

  3. Como se limpa uma máquina de waffles?

    A maioria das máquinas de waffle tem chapas (placas de cozimento) removíveis que você pode lavar com água e um pouco de detergente neutro. Usar muito sabão em uma máquina de waffles com uma superfície de ferro fundido pode secá-la e remover seus óleos.

    Se as chapas da sua máquina de waffles não forem removíveis, use um pano úmido com água para limpar os resíduos e finalize com uma toalha de papel seca. Para alimentos grudados, cubra a chapa com óleo e ligue-a por menos de um minuto. Isso deve esquentar a sujeira e deixá-la mais fácil de remover com um papel toalha.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
melhores máquinas de waffle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *