Como escolher a melhor sanduicheira – 2019

sanduicheira aço inox

Quer você queira um queijo quente rápido ou grelhar bifes e legumes, uma sanduicheira elétrica vai tornar sua vida na cozinha muito mais fácil.

As sanduicheiras elétricas se tornaram um grande sucesso nos anos 80, mas nessa época a tecnologia usada nesses aparelhos ainda não era boa o suficiente, as chapas esquentavam demais e não eram antiaderentes. A boa notícia é que as sanduicheiras de hoje são completamente antiaderentes e permitem um controle preciso sobre a temperatura, essas máquinas fáceis de usar e fáceis de limpar tornam o preparo de muitos alimentos uma tarefa simples.

sanduicheira aço inox
Sanduicheira MiniGrill Easy Meal – Cadence Sanduicheira Panini – Oster
Cerca de R$ 55 Cerca de R$ 340
Compre online Compre online

Muitas das sanduicheiras atuais também são muito versáteis, dobrando-se como, por exemplo, uma churrasqueira elétrica ou máquina de waffles. Mas como ter certeza que a sanduicheira que você planeja comprar é realmente boa? Nesse artigo nós trazemos recomendações de alguns modelos e também explicamos tudo o que você precisa saber antes de comprar a sanduicheira ideal para você.

Leia abaixo para ver nossas recomendações de sanduicheiras e aprender como escolher a sanduicheira certa para a sua casa.

Melhores sanduicheiras

Melhor sanduicheira: Sanduicheira Panini – Oster

sanduicheira aço inox

Esse aparelho possui um espaço vertical bem maior do que a maioria das sanduicheiras no mercado, o que significa que ela pode lidar com sanduíches maiores, como um hambúrguer, e pães mais altos, como o ciabatta. Sua chapa de grelha permite preparar uma grande variedade de alimentos, como legumes e carnes, esquentando de maneira uniforme. As chapas são antiaderentes e o exterior é feito de aço inoxidável.

Melhos sanduicheira barata: Sanduicheira MiniGrill Easy Meal – Cadence

Com chapas grelhadas antiaderentes, essa sanduicheira é ideal para quem quer praticidade sem gastar muito. A chapa tem o tamanho certo para fazer dois sanduíches de pão de forma ao mesmo tempo. Ela possui alças com clips que não esquentam e um porta fios na base, sendo bem fácil de guardar. Esse aparelho permite grelhar alimentos de maneira uniforme, incluindo filés e legumes.

 

O que devo considerar antes de comprar minha sanduicheira?

Você precisa pensar no que quer fazer com a sanduicheira. Isso significado pensar em que tipo de lanches você costuma fazer, seu tamanho, a quantidade e se você quer preparar outros tipos de alimentos no mesmo aparelho.

Quantos sanduíches você quer conseguir fazer de uma só vez? Você se importa com o tamanho deles – alguns permitem fatias de pão muito maiores do que outros – e pães mais grossos, como massa folhada ou ciabatta? Você quer que os sanduíches sejam decadentemente recheados ou você não costuma fazer sanduíches muitos grossos? Você está sempre com pressa e, portanto, prefere uma sanduicheira que esquenta muito rapidamente? Você quer que o aparelho cumpra mais de uma função, como servir de grelha ou vir com acessórios para fazer panquecas e waffles? Quanto espaço você tem para armazenar seu aparelho?

 

Quais características minha sanduicheira deve ter?

Algumas características são essenciais em qualquer sanduicheira. A mais importante delas é a antiaderência das chapas, que precisa ser eficiente e cobrir toda a superfície de preparo. A chapa também precisa distribuir bem o calor, para que não acabe torrando demais algumas partes e deixando outras frias. O tamanho da chapa também é importante caso você planeje fazer mais de um sanduíche ao mesmo tempo. A maioria dos modelos permite fazer dois lanches ao mesmo tempo.

 

É fácil limpar uma sanduicheira?

A maioria das sanduicheiras possui chapas antiaderentes que facilitam bastante a limpeza. Ninguém quer tirar sua sanduicheira do armário só para ter que arrancar pedaços de queijo velho das bordas. Certifique-se de que você pode limpá-la após cada uso de maneira simples, na maioria das vezes você só precisa passar um pano úmido nas chapas. Uma característica que ajuda ainda mais são chapas removíveis e laváveis para que uma limpeza profunda possa ser feita com facilidade e segurança.

 

Como comprar a sanduicheira certa

Antes de investir em uma sanduicheira, considere as seguintes características:

Chapa antiaderente

O revestimento antiaderente da placa ajuda muito na limpeza, não permite que nenhum alimento fique grudado nas placas e minimiza o uso de manteiga e óleo durante o cozimento, o que é essencial para uma dieta saudável. Hoje em dia praticamente todas as sanduicheiras possuem esse tipo de tratamento. Todos os fabricantes de sanduíches mencionados acima vêm com uma chapa antiaderente.

Facilidade de limpeza

Usar aparelhos ou utensílios limpos é de grande importância durante todos os processos na cozinha. Ninguém gosta de usar um aparelho que não pareça (e realmente esteja) limpo, assim como ninguém gosta de perder muito tempo tentando limpa-lo após o uso. A facilidade de limpeza das sanduicheiras é parte essencial da praticidade desses aparelhos. A limpeza deve poder ser feita com o uso de um simples papel toalha, mas a chapa ser removível e lavável na água também é um fator benéfico.

Facilidade de uso

A versatilidade é um fator importante, mas ninguém quer ficar mexendo em configurações e apertando um monte de botões só para fazer um simples misto-quente. Um sanduíche comum deve poder ser feito apertando no máximo dois botões. A máquina também deve atender a todos na casa, incluindo adolescentes impacientes e idosos que não costumam usar eletrônicos.

Tamanho

Para muitos usuários, o tamanho pode ser um grande problema, já que ninguém quer ocupar metade do balcão da cozinha com um aparelho enorme. Sanduicheiras que são compactas, possuem compartimento para enrolar a tomada e podem ser guardados na vertical devem servir bem quem possui pouco espaço livre na cozinha.

Fabricante

Os consumidores gostam de investir em aparelhos fabricados por fabricantes conhecidos. Uma marca conhecida garante ao comprador que o produto em que ele está investindo é de boa qualidade e seguro de usar, com garantia de vendas e pós-venda.

 

Diferentes tipos de sanduicheira

Existem diversos tipos de sanduíches e lanches por aí. Para se adequar aos diferentes estilos de sanduíche ao redor do mundo, existem diferentes estilos de sanduicheiras disponíveis no mercado. Alguns dos tipos mais populares de sanduicheira são os seguintes:

 

Sanduicheiras com grelhas:

Esse tipo, também chamado de grill, possuem chapas com endentações ou entalhes que formam uma grelha. Além de sanduicheira, esse tipo também pode ser usado para grelhar diversos alimentos, como filés, legumes e queijos. Alguns usuários também cozinham panquecas e pizzas também. Estas sanduicheiras normalmente vêm com chapas antiaderentes perfeitas para facilitar a limpeza e para usar menos óleo ou manteiga durante o cozimento. Algumas das chapas superiores das marcas são estriadas, o que faz belas linhas carbonizadas no pão. A placa plana inferior ajuda na distribuição uniforme do calor e permite que os alimentos sejam grelhados por igual.

 

Sanduicheiras com moldes:

Estes preparam os tipos mais básicos de sanduíches e geralmente vêm com placas antiaderentes com entalhes diagonais. Estas sanduicheiras podem preparar um ou no máximo dois sanduíches de cada vez. O recheio de sanduíche é perfeitamente selado entre os pães e o entalhe diagonal facilita o fatiamento. Estes sanduicheiros são compactos e podem ser uma boa escolha para quem possui pouco espaço na cozinha. As chapas podem ser fixas ou mesmo intercambiáveis ​​para torná-lo multifuncional. Se o modelo escolhido não vier com chapas intercambiáveis, que são poucos comuns no Brasil, não será possível preparar outros alimentos além de sanduíches nela.

 

Sanduicheira de chapa lisa:

Estes são os mais tradicionais de sanduicheiras. Elas são usadas ​​apenas para torrar o pão entre duas chapas planas. São os tipos mais tradicionais, elas simplesmente esquentam igualmente as duas metades de pão.

Verificou-se que os usuários geralmente preferem uma sanduicheira multifuncional, que também pode fazer uma variedade de outros pratos como legumes grelhados, frango, waffles, torradas francesas, ovos fritos, para citar alguns.

 

Por que você precisa da melhor sanduicheira na sua cozinha?

 

A beleza de um sanduíche é que ele pode ser consumido a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, ou como um lanchinho saudável para acabar com a fome entre as refeições principais. Sanduiches são considerados uma refeição muito saudável, pois tem a mistura correta de carboidratos, proteínas e minerais. Eles agradam todas as idades e são uma maneira rápida de lanchar. Uma boa sanduicheira tem a capacidade de preparar um sanduíche rápido e delicioso em questão de minutos, mesmo com um mínimo de ingredientes disponíveis, como apenas queijo.

As sanduicheiras não só criam sanduíches que se parecem com os de padarias chiques, mas também podem usados ​​para fazer outras iguarias deliciosas como panquecas, legumes grelhados, filés grelhados, peito de frango grelhado, waffles e muitos outros sem usar outros utensílios ou aparelho, reduzindo a carga de trabalho de preparo e de limpeza. Ninguém quer gastar muito tempo na preparação de um café da manhã, quando todo mundo está com pressa para ir ao seu trabalho, escolas e universidade. Então, para resolver esses problemas, toda cozinha precisa ter uma boa sanduicheira.

 

O que pode ser feito em uma sanduicheira

Uma sanduicheira é um equipamento de cozinha bacana para os fãs de paninis ou sanduíches deliciosos e fáceis de fazer. Mas ao contrário do que o nome do aparelho indica, uma uma sanduicheira não serve apenas para fazer sanduíches e lanches, ela pode ser usada para preparar outros alimentos igualmente deliciosos. Ao comprar uma sanduicheira você também vai poder preparar muitos outros pratos, aqui vai uma pequena lista de exemplos:

  • Hambúrguer
  • Cachorro-quente
  • Rabanada
  • Waffle
  • Omelete
  • Frango grelhado
  • Batatas grelhadas
  • Brownie

 

Componentes de uma sanduicheira

Uma boa prensa para sanduíches sempre possui placas para grelhar, um controle de temperatura fácil de operar e de fácil leitura, uma bandeja coletora, dobradiças flexíveis e boas zonas de aquecimento. Vamos explicar detalhadamente como cada componente deve funcionar para garantir que a sanduicheira funcione bem:

Grelhas e chapas

As placas em uma sanduicheira são feitas de vidro cerâmico, ferro fundido ou material antiaderente de Teflon. Essas placas são fornecidas nos modelos elétrico e de fogão. Se as placas forem removíveis, elas geralmente são consideradas mais fáceis de limpar, e você pode limpar com eficiência áreas difíceis de alcançar na prensa. As chapas são normalmente estriadas, com sulcos que dão as marcas características de uma grelha. Algumas máquinas de fazer sanduíche, no entanto, têm chapas lisas e sem sulcos. Algumas pessoas dizem que essas chapas planas são mais fáceis de limpar do que chapas estriadas. A desvantagem dessas placas planas ou lisas é que elas não deixam as marcas de grelha com aparência profissional nos alimentos.

Controle de temperatura

Algumas sanduicheiras têm um botão de controle de temperatura para ajustar as chapas à temperatura desejada e para indicar se a sanduicheira está quente o suficiente para começar a grelhar os alimentos. Além disso, se você usar sua sanduicheira para cozinhar outros alimentos, como hambúrgueres e cachorros-quentes, um controle de temperatura será muito útil para ter sempre uma temperatura de cozimento consistente com o que está sendo preparado. Você também pode usar o controle de temperatura para obter mais ou menos crocância dos sanduíches.

Bandeja de gotejamento

Algumas sanduicheiras tem uma chapa inclinada e uma bandeja que recolhe a gordura derretida do alimento que está sendo grelhado. Quando você faz sanduíches, filés e outros pratos deliciosos e suculentos nesse tipo de sanduicheira sanduicheira, toda a gordura e óleo vão para a bandeja de gotejamento e para longe da superfície principal de cozimento. Isso torna qualquer alimento naturalmente gordurosos mais saudável.

Dobradiças

Sanduicheiras de qualidade possuem dobradiças alta para flexibilidade. Com uma dobradiça alta, você pode fechar a prensa sem problemas, mesmo se decidir fazer um sanduíche muito grosso e alto. Se você estiver preparando uma panini de face aberta, uma dobradiça flutuante pode permitir que a placa superior aqueça o recheio sem realmente ter contato direto com ele. Dobradiças flutuantes são importantes se você estiver constantemente fazendo ajustes de altura na sua sanduicheira.

Zonas de aquecimento

Uma sanduicheira deve ter uma zona de aquecimento dupla para facilitar o cozimento mais rápido e eficiente. As zonas de aquecimento também devem ter temperaturas de cozimento estáveis e consistentes. Se você gosta de uma lanches longos, é melhor comprar uma que tenha uma grande superfície de grelha, para que você possa fazer vários lanches de uma só vez.

 

Qual é o melhor pão para usar em sanduicheiras?

Qualquer pão pode ser usado, claro, incluindo o pão de forma branco comum e até o tradicional pão francês (pão de sal). Mas se você quer começar a criar sanduíches realmente especiais, os especialistas e chefs consideram a ciabatta o melhor pão para vários estilos de lanches, mas a focaccia ou uma baguete de grãos integrais também pode transformar um sanduíche comum em um sanduíche verdadeiramente gourmet. Se a saúde é uma preocupação, existem vários pães integrais no mercado que são bem mais ricos em nutrientes e mais leves.

Você pode fazer os seus próprios pães em casa de maneira muito simples usando uma panificadora doméstica, isso permite fazer pães diferentes e com ingredientes selecionados com um custo menor a longo prazo.

 

Quão quente uma sanduicheira pode ficar?

A temperatura máxima da sua sanduicheira vai depender muito do preço e da marca, mas a temperatura máxima mais comum é geralmente de cerca de 230 graus Celsius. As sanduicheiras muito baratas costumam ter uma temperatura máxima menor, de 200 graus Celsius. Nem todas as sanduicheiras têm uma temperatura ajustável; portanto, se você está preocupado em ter variedade na temperatura para preparar diversos tipos de alimentos, é melhor procurar uma com um mostrador ou configurações de temperatura diferentes.

 

Como temperar uma sanduicheira?

Antes de grelhar qualquer coisa, tempere sua prensa com óleo para garantir que ela esteja livre de quaisquer problemas com a antiaderência que possam afetar o processo de grelhagem, também é uma boa maneira de garantir que a chapa esteja livre de bactérias e outros patógenos. O processo é bem simples.

Para fazer a temperagem, você precisará pré-aquecer a sanduicheira a pelo menos 200 graus Celsius, ou se você não tiver uma temperatura ajustável, até a luz que indica que a temperatura máxima foi atingida acender. Quando isso for feito, despeje uma pequena quantidade de óleo vegetal no centro e espalhe-o com um pano seco e macio, tomando cuidado para não encostar a mão na chapa. Deixe a prensa aquecer o óleo por 15 minutos.

Isso garante que você tenha um sanduíche (ou qualquer outra coisa que queira cozinhar) delicioso, consistente e que não fica grudado nas chapas sempre que quiser.

 

Como limpar uma sanduicheira?

O recurso antiaderente das melhores prensas para sanduíches as torna muito mais fáceis de limpar do que os produtos do passado, mas isso não significa que você deva esperar que elas sempre sejam fáceis todas as vezes, ou até mesmo negligenciar a sua higienização. Você deve limpar a sanduicheira toda vez que terminar de utilizá-la.

Primeiro, você precisa ter certeza que a sanduicheira está desconectada da tomada e que a chapa está totalmente fria. Segundo, para alimentos queimados ou grudados (como queijo derretido), use uma espátula de silicone ou plástico – nunca de metal, pois isso danifica o revestimento antiaderente – para remover o máximo possível do excesso.

Em seguida, use uma toalha de papel úmida para remover as migalhas, a gordura ou o óleo da chapa. Se a placa de cozinhar for plana, isso será simples. No entanto, se a sua grelha tiver sulcos, tenha certeza de esfregar bem entre as lacunas para garantir que você remova toda a sujeira. Esse é o procedimento básico de limpeza, você sempre deve tomar cuidado para não deixar qualquer componente interno molhar.

Algumas sanduicheiras possuem placas removíveis, nesse caso você pode limpar as chapas com uma esponja lisa e detergente e depois enxaguar como faria com qualquer prato ou panela, apenas tenha certeza de que a chapa está totalmente seca antes de inseri-la na sanduicheira.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.