Melhores seladoras a vácuo – 2019

seladora de alimentos a vácuo

As seladoras a vácuo estão se tornando cada vez mais populares graças a sua capacidade de proteger os alimentos dos efeitos nocivos do ar e da umidade, fazendo com que eles durem muito mais tempo.

A tecnologia de selagem a vácuo é uma excelente maneira de preparar alimentos com antecedência, permitindo que você prepare pratos deliciosos e saudáveis ​​para toda a família que você pode selar, congelar e reaquecer sempre que estiver com pouco tempo e precisar de uma comida saborosa, nutritiva e que pode ser levada com você a qualquer lugar. Uma seladora a vácuo é uma ótima maneira de garantir que nenhum alimento da compra semanal ou mensal seja desperdiçado, selando a vácuo qualquer produto que possa estragar rapidamente antes que você e sua família tenham chance de come-los.

De fato, com os melhores seladores a vácuo, você pode manter sua comida fresca por mais tempo. Em alguns casos, até cinco vezes mais, o que, ao longo de um ano, garante uma boa economia e diminui muito o desperdício de comida. O oxigênio e a umidade é o inimigo número um dos alimentos frescos, portanto, ao extraí-lo com um selador a vácuo, os alimentos demoram mais para estragar e mantêm seus valores nutricionais originais. A falta de oxigênio também previne a proliferação de bactérias e fungos.

Vamos dar uma olhada nos melhores seladores a vácuo disponíveis atualmente e como escolher o ideal para sua cozinha.

Melhores seladoras a vácuo

Melhor seladora a vácuo barata: Seladora Freshpack Pro

seladora a vacuo de alimentos barata

Esse aparelho pequeno e portátil é ideal para uso doméstico. Ele ocupa pouquíssimo espaço, o que o torna perfeito para uso em camping, é fácil de usar e funciona com uma grande eficiência energética. O aparelho possui um temporizador de selagem e a selagem é totalmente automatizada, você não precisa fazer nenhum esforço e nem contar o tempo de cada utilização manualmente. O selamento é hermético, mantendo os alimentos seguros, sem umidade e nem bactérias. Também é fácil de limpar e pode ser usado para selar roupas, documentos e prata.

 

Melhor seladora a vácuo profissional: Seladora RG-300B

seladora a vacuo de alimentos profissional

Essa seladora a vácuo bivolt é ideal para restaurantes, certificada pelo INMETRO e oferece total controle sobre a vedação. Ela pode ser utilizada com todas as espessuras de embalagens. Sua bomba é muito poderosa e garante que ar seja retirado por completo, também pode operar por longos períodos de tempo. A vedação hermética garante a segurança dos alimentos, evitando que fungos e bactérias se instalem. Sua poderosa sucção também pode ser utilizada para manter documentos e papéis importantes, tecidos, colecionáveis e jóias preservados.

 

Por que você deve usar uma seladora a vácuo?

Ao fazer uma comparação entre os seladores a vácuo e outros métodos de conservação de alimentos, o benefício mais importante do uso de um selador a vácuo é o período em que você pode armazenar os alimentos. Os métodos tradicionais de armazenamento de alimentos, como uso de um filme plástico, papel alumínio e Tupperware, são capazes de manter alimentos frescos por apenas alguns dias.

A selagem a vácuo de alimentos em sacos plásticos mantém os alimentos frescos por muito mais tempo e também preserva melhor o sabor dos alimentos. As seladoras a vácuo são ideais para armazenar alimentos que você compra a granel, porque mantêm os alimentos congelados mais frescos e evitam a queimadura por frio. Outro benefício é a rapidez, já que a selagem a vácuo leva apenas alguns minutos, incluindo o tempo que leva para colocar os alimentos dentro do saco plástico. Isso é bem mais rápido do que o tempo que leva para enlatar alimentos, processo que pode durar horas.

 

Características importantes de uma seladora a vácuo

As seladoras a vácuo, assim como a maioria dos utensílios domésticos e de cozinha, possuem muitos recursos extras que podem tornar o seu dia-a-dia muito mais prático, ou podem acabar encarecendo o produto com uma função que você não vai usar. Decida primeiro quais são os recursos “obrigatórios” que você precisa e comece a partir daí. Abaixo estão algumas das nossas principais recomendações sobre o que procurar em sua seladora a vácuo.

Rolos e Cortadores

Seladores a vácuo exigem sacos para armazenar os alimentos que você está selando em condição hermética. Se você não quer ter que determinar por si mesmo o tamanho correto e a forma da bolsa a partir de um plástico longo, então é uma boa ideia investir em uma máquina que possui um sistema de corte e rolete integral que fará esse trabalho para você.

Selagem úmida

Há um movimento crescendo no mundo da culinária em relação ao uso do método sous vide, que utiliza alimentos selados a vácuo para cozinhar. Ele produz alimentos suculentos e macios, repleto de sabor dos líquidos usados ​​para marinar as carnes e ensopados que você preparou. Se você quiser selar seus pratos junto com molhos, você precisará de uma máquina que permita a vedação úmida ou, melhor ainda, uma que também tenha um modo específico para selagem úmida.

Com esse recurso de selagem úmida, você pode acelerar o processo de marinar carnes e legumes, que pode durar uma noite inteira, e servir comida suculenta e muito bem temperada rapidamente. Se você gosta de churrasco, esse é um recurso obrigatório. Você deve verificar se a máquina que você está comprando também tem uma proteção contra gotejamento para pegar todo esse líquido extra.

Controle de sucção

Dependendo de quais tipos de alimentos você pretende selar com mais regularidade em sua máquina, especialmente os mais frágeis, um controle de sucção, ou modo pulso, pode ser algo muito útil por permitir maior controle sobre o processo da evacuação do ar. Se você gosta de vegetais folhosos, por exemplo, que têm mais tendência a quebrar e se desintegrar se você aplicar muita pressão de uma só vez, então um modo de pulso controlado será benéfico. Dessa forma, você pode ficar de olho no ar que está sendo evacuado e pará-lo antes que ele cause danos ao alimento.

Facilidade de uso e limpeza

Esses dois pontos também são importantes a serem considerados. Se a sua máquina é difícil e complicada de limpar e requer muita manutenção de rotina, você não vai querer utiliza-la com frequência e o investimento que fez na seladora não vai valer a pena. Para ter certeza que vai aproveitar sem receios a sua seladora a vácuo, escolha um modelo que seja fácil de usar, fácil de limpar e manter, mas que ainda represente boa qualidade de fabricação e custo-benefício.

 

Tipos de seladora a vácuo

Se você já começou a fazer sua pesquisa sobre o assunto, então sabe que existem dois tipos diferentes de seladores de alimentos disponíveis. Você pode encontrar seladoras de menor tamanho externo ao lado de modelos de câmaras maiores. De um modo geral, ambos operam de forma semelhante em termos de extração de ar e, em seguida, vedação contra o ar e a umidade do ambiente. Vamos apenas dar uma rápida visão geral das principais diferenças entre as duas máquinas.

Selador de câmara – Máquinas muito maiores e mais volumosas, fazem todo o trabalho no interior e são equipadas com bombas de alta potência que são capazes de extrair muito mais ar de uma só vez, facilitando a vedação de grandes juntas de carne com seus sucos naturais. . Estes modelos são mais caros e são normalmente são projetados para ambientes comerciais, como restaurantes, buffets e cantinas, onde a selagem em massa de produtos em alta frequência pode ser necessária. Eles também costumam incluir níveis de sucção ajustáveis ​​em vez de ter apenas a configuração padrão.

Selador de vácuo externo – Com um selador de vácuo externo, você tem um aparelho bem menor, mais fácil de usar, e claro, mais barato, pensado para uso doméstico. Eles são unidades menores e mais baratas, mais adequadas para um uso mais ocasional na cozinha de casa, e a maioria caberá convenientemente em uma bancada da cozinha ou até mesmo em suas mãos. Elas não são tão potentes e não contam com tantos ajustes quantos as seladoras profissionais, mas a enorme maioria dos consumidores não precisa desses recursos em casa.

 

Como funciona uma seladora a vácuo?

O conceito básico é que o vácuo evita a proliferação de bactérias e a oxidação dos alimentos. O oxigênio é evacuado (ou aspirado, para aqueles que dormiram na aula de ciências) de um recipiente como um frasco ou bolsa hermética. Quando mantidas seladas, a comida permanece boa pelo menos cinco vezes mais do que em uma embalagem de zip-loc já que as bactérias não podem crescer em um ambiente livre de oxigênio. O vácuo também diminui a exposição a umidade.

Aliás, você conseguirá os mesmos tipos de benefícios lacrando a vácuo e papéis e documentos importantes ou joias de prata, já que sem oxigênio eles não se deteriorarão ou ficarão manchados. Você também pode utilizar a selagem a vácuo para diminuir o espaço necessário para guardar roupas e tecidos, o que a torna uma boa maneira de enviar esses itens por encomendas.

 

Como economizar usando uma seladora a vácuo

Há muitas maneiras pelas quais uma seladora a vácuo pode economizar seu dinheiro. Você pode manter as sobras frescas por mais tempo, comprar alimentos a granel e congelá-los em porções menores para uso posterior, além de manter os alimentos frescos por até cinco vezes mais que os métodos de armazenamento convencionais. Aqui vão algumas dicas para gastar menos com alimentação, preservar mais comidas e usar sua seladora com mais eficiência:

Use apenas os sacos plásticos recomendados

A maioria dos seladores a vácuo foi projetada para ser usada com tipos e tamanhos específicos de sacos plásticos, por isso, use as sacolas recomendadas pelo fabricante, pois outros tipos de sacolas podem não selar adequadamente e isso resultará em muito desperdício.

Não jogue fora um plástico se ela não selar de primeira

Se você não conseguir uma selagem perfeita na primeira tentativa, não desista e jogue o saco plástico fora, porque provavelmente você pode simplesmente selar o saco novamente uns dois centímetros abaixo do selo original.

Corte você mesmo os sacos plásticos

Você pode comprar sacos pré-cortados ou comprar um rolo contínuo que pode ser cortado no tamanho desejado. É muito mais econômico cortar as sacolas desse jeito, pois você não desperdiça os sacos grandes quando for armazenar itens pequenos.

Não encha demais os sacos plásticos

Quando você for encher um saco plástico com comida, deixe cerca de 10 cetímetros de espaço livre na parte superior. Isso pode parecer um desperdício, mas impede os derramamentos, que causariam uma bagunça e que poderiam impedir a vedação adequada da bolsa. Isso também deixará espaço suficiente para um segundo selo, se o primeiro não tiver sido bem-sucedido.

Guarde os sacos plásticos sem os amassar

Quando você armazena as sacolas vazias, armazene-as de forma que elas não fiquem enrugadas e amassadas, porque os caos plásticos não lacram adequadamente quando estão muito deformados. Guarde-os de maneira que eles fiquem perfeitamente planos.

Congele alimentos muito úmidos antes de selar

Alimentos muito úmidos podem derramar durante o processo de vedação, o que pode danificar a seladora a vácuo e desperdiçar sacos plásticos. Congele os alimentos muito úmidos antes de selá-los a vácuo e isso interromperá o derramamento e o desperdício.

Seja paciente!

Os seladores a vácuo são muito fáceis de usar, mas precisam de um pouco de experiencia para obter uma selagem perfeita. Coloque a sacola plástica na abertura do selador seguindo as dicas acima e verifique se a bolsa está perfeitamente nivelada, isso geralmente é o suficiente para garantir uma boa selagem.

 

seladora a vacuo de alimentos barata seladora a vacuo de alimentos profissional
Seladora a vácuo Freshpack Pro Seladora a vácuo RG-300B
Cerca de R$ 120 Cerca de R$ 720
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.