Melhores máquinas de algodão doce [doméstica e profissional 2019]

Melhores máquinas de algodão doce [doméstica e profissional 2019]

maquina de algodão doce caseira

Embora você os veja muito em parques de diversões, estádios, cinemas, circos, shows e muitos outros eventos e áreas de entretenimento, um algodão doce pode ser facilmente feitos no conforto de sua casa com os ingredientes e cores da sua preferência. Você também pode personalizar seus algodões doces da maneira que quiser, alterando sua cor e tamanho. Essas máquinas também podem ser usadas para começar um novo negócio e comercializar seus próprios algodões doces.

Adicione um toque mais doce à reunião da igreja ou da escola, ou mime as crianças com um deleite à moda antiga em casa com uma dessas máquinas de algodão doce. Nossa lista inclui opções destinadas a uso pessoal e comercial, analisadas por preço, durabilidade, versatilidade e velocidade de produção.

Melhores máquinas de algodão doce

Não importa se você quer começar um novo negócio e lucrar com a venda dos algodões doces ou se você só quer uma máquina pequena para usar em casa e divertir as crianças, separamos as melhores máquinas de algodão doce para cada público abaixo. Veja abaixo as máquinas de algodão doce ideais para cada uso.

Máquina de algodão doce doméstica Britânia Cottonpop BMA01

máquina de algodão doce caseira

Pequena, leve e fácil de usar, essa máquina de algodão doce é ideal para quem quer relembrar desse sabor no conforto de casa, utilizando ingredientes selecionados e no sabor preferido. Um dos diferenciais dessa máquina é que além de fazer algodão doce utilizando açúcar refinado, ela também pode fazer algodão doce de balas. Basta utilizar uma única bala e quebra-la em pedaços bem pequenos, o processo demora um pouco mais do que com açúcar mas o resultado é maravilhoso.

Essa máquina de algodão doce ainda é desmontável para facilitar sua limpeza. Ela é vendida em versões separadas para cada voltagem, então certifique-se de comprar a certa para a rede elétrica da sua casa.

 

Máquina de algodão doce profissional Cotton Candy – Pinheiro

maquina de algodao doce profissional

Com a grande capacidade de fazer até três algodões doces por minuto, um motor poderoso e uma grande bacia coletora, essa máquina de algodão doce é uma das melhores para profissionais e para atender a grandes eventos. Ela é produzida pela Pinheiro, a maior fabricante de máquinas de algodão doce profissionais do Brasil, você vai encontrar tudo o que é necessário para suprir a demanda de um grande público.

A máquina possui interruptores separados para o motor e para o aquecimento, um controlador da saída de algodão e é bivolt, então você pode leva-lo para qualquer lugar sem precisar carregar um transformador junto. A capacidade nominal dessa máquina é de até 240 algodões doces por hora e o gabinete é feito em aço inoxidável, muito resistente e fácil de limpar.

 

Porque comprar uma máquina de algodão doce

Lembre-se daqueles dias de infância em que você costumava economizar seu dinheiro de mesada para ir até a mercearia ou loja de doces mais próxima para se entupir de açúcar. Agora, considere os momentos em que você costumava ir ao circo ou a parques de diversões. Talvez você ainda vá a esses lugares hoje com seus próprios filhos.

Uma das partes essenciais de sua experiência nesses locais é a comida, que consiste em todos os tipos de guloseimas doces e frituras que você normalmente não come diariamente. Uma dessas doces indulgências era provavelmente uma grande bola de algodão doce. Se você já se perguntou de onde veio, como é preparado e como fazer essa maravilha em casa com seus próprios ingredientes, então não procure mais.

O algodão doce é uma forma especial de caramelo. É trabalhado através de um processo de aquecimento, liquefação e fiação de granulados de açúcar em fios muito finos, geralmente adicionando colorantes ao açúcar. Estes fios são referidos como vidro de açúcar. A bola resultante de algodão doce é feita principalmente de ar e dos fios de açúcar e pesa menos de 30 gramas por porção. Apesar de ser tão doce, ele não é muito calórico, geralmente uma bola é feita com apenas uma colher de chá de açúcar. É tipicamente colocado em papel enrolado ou algum tipo de bastão de plástico ou madeira, o tipo mais comum encontrado no Brasil. Em muitos casos, corantes e aromatizantes são usados ​​para dar um toque a mais ao algodão doce.

A maioria das máquinas de algodão doce em uso hoje apresentam uma cabeça giratória que inclui uma pequena tigela de reserva para derramar açúcar granulado e corante alimentar. Aquecedores embutidos derretem esse açúcar. Graças ao uso da força centrífuga da máquina, o açúcar derretido é então espremido através de minúsculos furos onde se solidifica no ar antes de cair em uma tigela maior que circunda a cabeça giratória. Como esse processo continua a acontecer por um longo período de tempo, o açúcar refinado continua a se acumular dentro da tigela grande. O operador da máquina, em seguida, enrola essas finas linhas de açúcar da borda da tigela em torno de um palito.

Hoje, as porções individuais de algodão doce podem até ser vendidas através de máquinas de venda automática. A maioria das máquinas de algodão doce disponíveis hoje variam de pequenas máquinas que cabem em cima de mesas para casa até máquinas grandes, de tamanho comercial, que comportam até três quilos de açúcar em compartimentos separados para armazenar uma variedade de diferentes sabores.

 

Você também pode se interessar por: Melhor máquina de waffle e melhor panela a vapor.

 

Como achar a máquina de algodão doce ideal para você

Recomendamos que você passe pela nossa próxima seção que discutirá alguns dos principais fatores que precisam ser considerados antes de comprar uma máquina de algodão doce, pois esses são os fatores que te ajudarão a decidir qual máquina de algodão doce será a combinação perfeita para você.

Propósito do uso

Este é um fator importante que irá ajudá-lo a determinar se deve escolher a máquina de algodão doce de uso doméstico ou comercial. O comercial geralmente terá um motor mais potente e será bem maior comparado aos de uso doméstico.

Por outro lado, a vantagem de uma máquina de algodão doce doméstico é que, como é menor e mais fácil de usar, até mesmo seus filhos podem usá-la para fazer seus próprios algodões doces e se divertir não apenas saboreando seus algodões doces, mas também fazendo-os.

Você ainda pode usar máquinas caseiras para vender algodão doces em pequenas festas de família, chás de bebês e eventos da vizinhança, mas se você está pensando em realmente formar um novo negócio, uma máquina caseira será muito devagar para atender um grande público.

Tipo de açúcar usado no algodão doce

Como muitos de vocês já sabem, os algodões doces são feitos de açúcar que foi derretido e depois girado em alta velocidade. É por isso que para fazer algodões doces, você tem que adicionar a fonte de açúcar à sua máquina, e este açúcar determinará o sabor, cor, sabor, etc., dos seus algodões doces.

Geralmente se usa o açúcar cristal ou granulado misturado com corantes em pó ou aromatizantes. Alguns açúcares especiais para preparo de algodão doce são vendidos já coloridos. As máquinas pequenas domésticas podem utilizar açúcar refinado, você deve verificar no manual. Algo que não é comum no Brasil é o uso de balas trituradas em máquinas especiais que comportam esse tipo de material, o processo é o mesmo, mas o algodão doce fica com o sabor da bala usada.

Construção

Se você está comprando uma máquina para eventos familiares e pequenas festas, uma pequena unidade, normalmente feita em maior parte de plástico, te atenderá bem, mas se você planeja fazer algodão doce em uma escala maior, vale a pena procurar por máquinas profissionais mais resistentes. Uma máquina profissional possui construção metálica e motores fortes que são projetados para ficar totalmente separados do açúcar. Isso prolongará a vida da máquina.

Garantia e Suporte

Todos os produtos incluem uma garantia de três meses obrigatória por lei no caso de defeitos. Mas quanto mais garantia e suporte, melhor. Procure por empresas que fornecem suporte de fácil acesso por telefone, e-mail e chat ao vivo. Também vale a pena procurar as máquinas de algodão doce com garantias maiores.

Interruptores de energia e calor separados

Muitas máquinas de algodão doce são operadas apenas por um único interruptor, o que pode ser bom se você quiser que o processo de fabricação seja o mais fácil possível, podendo até ser operado por seus filhos e sobrinhos. No entanto, se você quiser ter um melhor controle sobre o processo, é melhor escolher máquinas que têm um interruptor separado para o motor e para o calor.

Uma vez que você ligar o motor, o núcleo da máquina começará a girar, e então você pode ligar o interruptor de calor e esperar que a máquina aqueça até a temperatura necessária para o açúcar derreter. Ter interruptores separados é muito útil em situações, por exemplo, quando você quer recarregar a máquina com mais açúcar. Você pode manter o interruptor de calor ligado para que a máquina não esfrie, mas pare o motor de girar para que você possa adicionar mais açúcar para fazer um novo algodão doce.

Varetas e embalagens

Além da unidade principal da máquina de algodão doce, existem outros insumos que você precisa usar para aproveitar os algodões doces. O mais importante é a vareta ou palito, que a maneira mais comum de montar o algodão doce. Você pode utilizar espetos de madeira para churrasco encontrados facilmente em lojas de materiais.

Se você planeja vender algodões doces, pode querer ensaca-los também. Os sacos utilizados são feitos de polipropileno transparente, e é necessário amarra-los usando alguma fita ou linha decorativa da sua preferencia. Você vai precisar de um funil de alumínio, que geralmente é vendido junto com as máquinas profissionais, mas pode ser comprado separadamente se você souber o tamanho do algodão doce que vai produz.

Cuidado e manutenção

Máquinas de algodão doce podem ser muito divertidas; no entanto, é imperativo limpá-los após cada uso, especialmente se você estiver pensando em guardá-la por um período prolongado. Para máquinas que serão usadas para fins comerciais, o processo de limpeza é um tanto demorado já que geralmente é necessário abrir uma parte da máquina. A higiene é essencial para qualquer negócio que lide com comidas, então a limpeza sempre deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante.

As máquinas de algodão doce caseira exigem uma limpeza mais leve, geralmente usando um pano limpo molhado em um pouco de água morna. Em todos os casos, você deve consultar o manual para se certificar que limpou todos os locais que tem contato com o açúcar.

 

Quanto custa uma máquina de algodão doce?

As melhores máquinas para fazer algodão doce em casa custam R$ 150 até R$ 400. As máquinas comerciais de algodão doce são mais caras, as mais resistentes e versáteis custam a partir de R$ 400 até um pouco mais de R$ 800.

 

Quanto tempo dura um algodão doce?

Se você vive em um clima bem seco e ameno, o algodão doce ficará fofo em um recipiente hermético por até dois dias. No entanto, se for quente ou úmido onde você mora, o algodão doce só vai durar algumas horas. O calor e a umidade fazem com que o algodão-doce se encolha e murche, não é agradável come-lo assim. Se esse for o caso, você pode guarda-lo em um pote hermético dentro da geladeira por até três dias.

 

Pode congelar algodão doce?

Você pode manter algodão doce por até dois meses no freezer. Apenas guarde o algodão doce dentro de um saco plástico para freezer (tipo Ziplock) com o mínimo de ar possível, depois coloque-o em um segundo recipiente hermético antes de colocá-lo no congelador. Tal como acontece com o algodão doce refrigerado, uma vez aberto, não tente armazená-lo novamente.

 

Quanto algodões doces podem ser feitos por hora?

Cada fabricante geralmente lista a quantidade máxima de doces que podem ser feitos por hora nas especificações técnicas, mas esse número depende tanto do tamanho da máquina quanto da habilidade de quem está a operando. Usuários muito experientes nesse processo são capazes de fazer de cem a duzentos cones de algodão doce por hora usando máquinas profissionais. No entanto, isso depende de muita prática, no começo uma pessoa pode esperar fazer de trinta até quarenta algodões doces.

 

Quanto açúcar é usado para fazer um algodão doce?

Aproximadamente, um cone pode conter até 30 gramas de açúcar cristal. Um saco plástico de 45 centímetros pode conter até 60 gramas de açúcar. Isso pode variar um pouco com o tamanho do algodão doce e também do tipo de açúcar que está sendo utilizado no preparo.

 

Como limpar uma máquina de algodão doce?

O procedimento de limpeza para cada máquina pode variar um pouco, mas caso você não tenha mais acesso ao manual do usuário, aqui vai uma descrição básica do processo: Primeiro, para a segurança do operador, verifique se a máquina de algodão doce está completamente desconectada da tomada para evitar o risco de choque elétrico. Em seguida, coloque a sua máquina de algodão doce em um local onde não haja líquidos ou umidade. Em seguida, limpe a parte do motor de metal utilizando uma escova macia.

A tigela de alumínio precisará ser extremamente bem limpa já que é ela que está em contato com o açúcar. Certifique-se de que não resta açúcar em excesso dentro na tigela. Para retirar todo o açúcar restante, use água morna e um pano macio, repita esse processo pelo menos duas vezes utilizando panos limpos. Tenha certeza de não molhar os componentes internos da máquina.

 

máquina de algodão doce caseira maquina de algodão doce profissional
Máquina de algodão doce doméstica Britânia Cottonpop BMA01 Máquina de algodão doce profissional Cotton Candy Pinheiro
Cerca de R$ 140 Cerca de R$ 920
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.