Como escolher um purificador de ar – 2019

Purificador de ar em um fundo branco

A poluição do ar e os alérgenos são dois perigos comuns que as pessoas enfrentam diariamente, escolher o melhor purificador de ar é essencial para sua saúde. Infelizmente, se você sofre de alergias ou asma, a diminuição da qualidade do ar pode prejudicar sua saúde e qualidade de vida geral. Para ajudá-lo a controlar seus sintomas, além de prevenir que esses sintomas apareçam em primeiro lugar, você pode querer comprar um purificador de ar para sua casa ou escritório. Com o purificador de ar certo, você pode reduzir sua exposição ao pólen, poeira, esporos de mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e outros alérgenos no ar, comumente encontrados no meio ambiente hoje em dia.

Há algumas coisas que você deve ter em mente ao comprar o purificador de ar perfeito para sua casa ou escritório. Com tantas marcas e modelos diferentes para escolher, decidir qual é o modelo certo para as suas necessidades pode ser uma tarefa bastante complicada. Como qualquer outro aparelho, você não deve escolher cegamente um purificador de ar sem fazer a pesquisa adequada ou planejar com antecedência como ele será usado, caso contrário, você pode gastar dinheiro em um modelo inadequado para seu ambiente.

É precisamente por isso que criamos um breve guia sobre como escolher um purificador de ar e o que você deve considerar antes de gastar seu dinheiro. Veja tudo o que você precisa saber para escolher o melhor purificador de ar abaixo:

Principais benefícios do purificador de ar

  1. Ajuda a proteger contra os efeitos da poluição
  2. Ajuda a aliviar os sintomas de alergias
  3. Ajuda a capturar poeira, pólen e pelos de animais
  4. Ajuda a eliminar bactérias, vírus e esporos de mofo
  5. Ajuda a reduzir partículas químicas, fumaça e odores
  6. Circula ar limpo, revitalizando seu ambiente

 

Melhores purificadores de ar

Purificador e Climatizador De Ar Philco PCL1F

Purificador Philco

Um aparelho climatizador completo que purifica, umidifica e ventila o ambiente. Ele é perfeito para climatizar um ambiente durante o verão, quando o ar está mais seco e você precisa umidifica-lo e ao mesmo tempo purifica-lo dos agentes alérgicos e da poluição. O PCL1F possui pré-filtro e filtro de ar removível com filtro antibacteriano e antimofo, e é indicado para ambientes de até 15 metros quadrados. Ele opera em três velocidades e inclui um tanque que comporta 4,5 litros de água, com indicadores de nível. Ele conta com uma alça e com rodízios para facilitar a troca de ambiente, além de pode ser operado a distância por controle remoto e contar com um timer de oito horas.

 

Purificador e Ionizador de Ar Portátil Sharp IG-DX10PW

Purificador Sharp

A tecnologia exclusiva da Sharp, a PlasmaCluster, emite simultaneamente íons negativos e íons positivos no ar, o que purifica e desodoriza o ambiente. Inúmeros estudos mostraram que só íons negativos ou só íons positivos sozinhos não são suficientes para eliminar os agentes nocivos no ar. Somente a combinação dos íons positivos e negativos consegue eliminar até 99,7% dos vírus e bactérias, além de remover os maus odores do ambiente, inclusive o de cigarro, e a eletricidade estática. Esse é um purificador de ar portátil e leve, que deve ser usado a uma altura de cerca de 1,20 metros para maior eficiência, e pode purificar ambientes de até 10 metros quadrados. Ele pode ser ajustado em três velocidade diferentes e seu design permite o uso na vertical e na horizontal. Sua descarga iônica poderosa elimina vírus, bactérias e fungos, além de odores irritantes, do ar.

 

Poluentes mais comuns no ambiente doméstico

Diferentes purificadores de ar têm como alvo diferentes poluentes, então primeiro é importante identificar quais poluentes você quer eliminar de sua casa antes de comprar um purificador de ar. A maioria dos purificadores pode lidar com todos esses agentes, mas alguns foram projetados para lidar com apenas uma ameaça especifica.

Partículas transportadas pelo ar incluem pelos de animais, esporos de mofo, alérgenos de ácaros, pólen, esporos de plantas e fungos, e são a causa mais comum de alergias respiratórias e ataques de asma. Um purificador de ar HEPA é o melhor método de eliminar a maioria dos alérgenos transportados pelo ar. Essa geralmente é a maior preocupação das pessoas que sofrem de problemas respiratórios crônicos, então um purificador deve filtrar esse tipo de poluente com uma eficiência maior do que 99%.

O fumo era tradicionalmente um poluente do ar no interior dos ambientes muito comum. Ao longo dos anos, as taxas de tabagismo caíram drasticamente. Apesar disso, alguns lares ainda contam com fumantes e existe a fumaça vinda de fora da casa, geralmente de carros, caminhões, ônibus e as vezes até de vizinhos queimando lixo ou carvão. Pode ser o poluente mais comum nas cidades.

Os odores e gases domésticos incluem odores de cozinha, caixa de areia dos gatos, várias toxinas e poluentes gasosos, como pesticidas internos, aerossóis e produtos químicos de limpeza. Este tipo de poluente é muito mais comum do que costumava ser. Os filtros de carvão ativado ou de carvão são ideais para adsorver gases e odores que são pequenos demais para serem capturados por um filtro HEPA. “Adsorver” não é um erro de digitação; A “adsorção” ocorre quando os materiais se ligam a uma substância, neste caso o carbono, através de uma reação química.

Os Compostos Orgânicos Voláteis (COV) são encontrados em uma ampla variedade de produtos domésticos comuns: tintas, vernizes, materiais de limpeza, desinfetantes, colas e adesivos, e até mesmo novos carpetes e materiais de construção. Procure por ingredientes como benzeno, cloreto, formaldeído, etileno e tolueno. Os COVs podem causar os seguintes sintomas: irritação dos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça, náusea e até mesmo condições graves de saúde crônicas, como danos ao sistema nervoso. A presença de COVs também pode exacerbar a asma. Tal como os vapores de produtos químicos e os aerossóis, estes também são mais predominantes do que no passado.

Microrganismos incluem antígenos, patógenos, bactérias e vírus. Eles são os germes diários que nos deixam doentes, geralmente são trazidos de fora de casa nas roupas e sapatos, mas muitos são nativos dos ambientes domésticos. O mofo também é considerado um microrganismo. Se você tem um problema muito grande com mofos, é provável que esteja em um ambiente muito úmido, verifique se não há vazamentos e se constatar que o ar é realmente muito úmido naturalmente, um desumidificador pode ser mais eficaz.

 

Troca de ar

A maioria dos purificadores de ar de qualidade opera de forma eficiente e silenciosa em um ambiente interno. Para ser eficaz, um purificador de ar deve ter um motor e um ventilador potentes o suficiente para circular adequadamente o ar por todo o espaço. Uma vez que o ar é puxado para dentro da unidade, ele é filtrado através de vários tipos de mídia filtrante, e o ar limpo é liberado de volta para o ambiente para iniciar o ciclo novamente. A quantidade de tempo que um purificador de ar leva para percorrer todo o ar em um determinado ambiente é chamada de “troca de ar”.

Quanto mais trocas de ar por hora, melhor a qualidade do ar no ambiente. O número de trocas de ar é determinado por duas coisas: o pé cúbico (volume) de um ambiente e a saída cúbica por minuto do purificador de ar. A maioria dos fabricantes de purificadores de ar mostra a quantidade de trocas de ar de cada modelo em suas especificações técnicas. Idealmente, você deve escolher um purificador com pelo menos 4 a 6 trocas de ar por hora, mas quanto mais trocas melhor.

 

Considere o tamanho do ambiente

O quão grande é a área ou cômodo que você está planejando colocar o purificador de ar? Esta é a primeira coisa que você vai querer considerar ao selecionar o melhor modelo de purificador de ar para sua casa. Se você optar por comprar um que é projetado para um cômodo pequeno e coloca-lo em uma sala maior, pode levar mais tempo para que ele faça seu trabalho de forma eficiente, ou talvez ele não seja capaz de purificar todo o ar. Por outro lado, selecionar uma unidade que pode limpar o ar de salas maiores permitirá que você purifique áreas menores muito mais rápido.

A maneira mais fácil de escolher o purificador de ar certo para o tamanho do seu ambiente é conhecer a metragem quadrada do ambiente em que você está planejando usá-lo. Todos os modelos de purificadores de ar foram projetados para cobrir uma certa quantidade de metros quadrados, essa informação deve ser facilmente encontrada na descrição do produto ou em sua ficha técnica. Se você conhece a metragem quadrada, então você poderá reduzir drasticamente suas possíveis escolhas. Mas não se preocupe se você não souber quantos metros quadrados tem seu ambiente, é realmente bastante fácil de calcular. Tudo o que você precisa fazer é medir a largura e o comprimento da sala, multiplique esse número e a soma é a metragem quadrada. Idealmente, você deve escolher um purificador de ar que esteja certificado para limpar um espaço maior que o seu. Isso permite que o seu purificador limpe de forma mais eficiente e rápida.

Você também deve pensar no tamanho do purificador de ar e se ele caberá no ambiente sem atrapalhar a circulação natural de pessoas. Se o espaço for pequeno, é melhor investir em um aparelho menor.

 

Considere o motivo de você querer um purificador de ar

O próximo passo seria determinar qual sistema de filtração de ar é o melhor para seus problemas específicos. Para determinar isso, pergunte-se qual é a principal razão para você precisar de um purificador de ar. Existem muitos tipos diferentes de sistemas de purificação de ar no mercado, escolher qual é certo para sua casa depende muito do tipo de alergia que você possui, bem como dos alérgenos aos quais você é mais sensível e dos tipos de agentes irritantes que são mais comuns na ambiente que você quer purificar.

Por exemplo, se você está tentando remover poeira, esporos de mofo, pólen, ou caspa de animais do ar, então você provavelmente vai querer usar um purificador de ar HEPA. Embora essas unidades possam custar um pouco mais, elas fornecerão uma melhor filtragem de ar. Por outro lado, se você estiver procurando por um purificador que reduza os germes que circulam pelo ambiente, os filtros UV podem ser suficientes para suas necessidades. Para eliminar odores e fumaça no ar, um filtro de carbono ou de filtragem iônica são tipicamente as melhores opções. Alguns aparelhos mais modernos possuem mais de um modo de filtragem, sendo eficientes para todos os tipos de agentes alérgicos ao mesmo tempo.

 

Mantenha os custos adicionais em mente

Muitos dos sistemas de purificação de ar atualmente exigem filtros, peças de reposição e outros acessórios. Portanto, enquanto um modelo pode ter um preço atraente de imediato, ele pode ser mais caro a longo prazo graças aos componentes de substituição dispendiosos. Além disso, algumas unidades possuem pré-filtros separados, para aumentar a eficiência do sistema principal de filtração HEPA, que também deve ser substituído de tempos em tempos.

Por esse motivo, além saber o preço da unidade de purificação de ar, você também deve pesquisar qual tipo de filtro ela aceita e o período em que esse filtro deve ser trocado, só assim você terá certeza que o aparelho cabe no seu orçamento.

Para ajudá-lo a proteger seu investimento, você também quer se certificar de que qualquer dispositivo que você compre venha com uma boa garantia de pelo menos um ano. Você pode até dar um passo adiante e comprar uma garantia estendida.

 

Pense nos requisitos de manutenção

Você também quer dar conta da manutenção que você precisará realizar para garantir que o purificador de ar esteja sempre funcionando como deveria. Embora algumas unidades possam ser extremamente eficazes, elas podem exigir manutenção mensal, como trocas constantes de filtro ou limpeza de várias partes internas. Isso pode não ser algo com o qual você deseja lidar. Antes de comprar, certifique-se de ter uma compreensão completa de quanta manutenção o aparelho exige.

 

Considere as características adicionais

Há uma variedade de outros recursos e funções que você vai querer levar em consideração ao escolher um purificador de ar. Embora alguns modelos possam oferecer uma operação mais silenciosa (o que é ideal para uso em um quarto ou berçário), outros podem ser mais eficientes em termos energéticos. Certifique-se de pesquisar os vários recursos disponíveis para todos os purificadores de ar que você está considerando, para obter o que acabará por oferecer-lhe o maior benefício com a maior praticidade.

Aqui está uma lista de alguns recursos que costumam ser populares em sistema de purificação de ar.

  • Operação silenciosa
  • Eficiência energética
  • Temporizador programável (timer)
  • Operação por controle remoto
  • Design com economia de espaço
  • Substituição de filtro rápida e fácil
  • Portabilidade
  • Múltiplas velocidades
  • Desligamento automático

Todo purificador de ar é diferente, e todos eles vêm com o seu próprio conjunto de recursos. Antes de desembolsar um monte de dinheiro em recursos que você não realmente precisa, seria mais sábio comparar diferentes purificadores, ler as avaliações dos usuários e até ligar para o fabricante para fazer todas as suas perguntas.

 

Posicionamento ideal de um purificador de ar

Como regra geral, é mais difícil filtrar o ar em um espaço amplo e aberto, principalmente devido à circulação de ar inadequada. Grandes salas de estar e áreas familiares, especialmente aquelas com tetos anormalmente altos, apresentam um desafio para a filtragem eficiente do ar. Muitas das máquinas purificadoras de ar têm registros de vazão direcional. Isso permite que o usuário dite onde o ciclo de ar limpo começa e termina. Dentro de uma sala, certifique-se de manter um espaço adequado ao redor do purificador de ar, normalmente de 45 centímetros ou mais. A maioria das unidades possui entradas de ar em vários lados e colocar o purificador de ar contra uma parede ou móveis reduzirá a eficiência.

No quarto, coloque a unidade a cerca de 15 centímetros da cabeceira com os registros direcionais apontando para a cama. Isso geralmente é longe o suficiente para evitar sentir a corrente de ar, mas suficientemente próximo para que o ar limpo chegue até você.

A maioria dos fabricantes de purificadores de ar implementam um fluxo de ar de baixo para cima – o que significa que o ar é puxado para dentro da máquina na parte inferior e liberado na parte superior. Este sistema contraria a sabedoria convencional de trabalhar com a gravidade para criar circulação de ar. Então você deve ter em mente de onde o ar está sendo sugado e onde o ar purificado está sendo despejado para ter certeza sobre o posicionamento do aparelho.

 

Purificador de ar VS. umidificador de ar

Os dois aparelhos podem aliviar os sintomas da asma, rinite, bronquiolite e outras doenças respiratórias, dependendo do que as causa e dos problemas ambientais no local onde você vive (como baixa umidade ou poluição). Cada um possui vantagens e desvantagens. Essa tabela abaixo dá uma visão geral da comparação entre umidificadores e purificadores, mas o ideal é consultar um médico para saber qual é melhor para a sua condição.

Critério Purificador de ar Umidificador de ar
Função Utiliza filtros para capturar e remover contaminantes transportados pelo ar Adiciona umidade ao ar para aliviar a irritação causada por condições secas
Benefícios Benéfico para asmáticos e alérgicos por eliminar agentes irritantes do ar Benéfico para asmáticos e pessoas com vias respiratórias irritadas devido ao ar seco
Remove Alergênicos, poeira, pêlos de animais, esporos de fungos, bactérias e fumaça Ar seco
Umidade sugerida N/A 30% até 50%

Os dois aparelhos podem ser usados ao mesmo tempo no mesmo cômodo se for necessário. Se você pode se beneficiar com o aumento da umidade relativa do ar na sua casa, confira nosso guia completo sobre umidificadores de ar.

 

Como escolher o purificador de ar certo

Encontrar o melhor purificador de ar para sua casa não precisa ser um desafio. Basta manter nosso guia simples e direto em mãos e não se esquecer de verificar com o seu médico para ver se ele tem recomendações para purificadores que podem ser ideais para pacientes com asma ou alergia. Além disso, se você conhece qualquer pessoa que sofra de asma ou alergias ou encontrar um grupo de apoio para pessoas com esses problemas, certifique-se de perguntar se elas já usaram algum modelo de purificador de ar que possa ser recomendado.

Purificador Philco Purificador Sharp
Purificador Philco PCL1F Purificador Sharp IG-DX10PW
Até 15 metros quadrados Até 10 metros quadrados
Cerca de R$ 490 Cerca de R$ 420
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.