Aquecedor elétrico: qual é o melhor? [2019]

aquecedor eletrico barato

As vendas de aquecedores elétricos aumentam quando as temperaturas caem. Mas com as nossas análises você não precisa suar a camisa tentando encontrar um para mantê-lo confortável durante os meses de inverno. Os melhores modelos de aquecedores elétricos, também conhecidos como aquecedores de ambiente, podem te manter aquecido ou aquecer rapidamente uma sala de tamanho médio por apenas R$ 100, os preços variam bastante e as funções oferecidas também. Antes de escolher um modelo para levar para casa, aprenda como usar um aquecedor elétrico de forma segura e verifique os recursos de segurança do aquecedor. Você também precisa conhecer os diferentes formatos e tipos de aquecimento para escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Vamos ver os modelos mais indicados e depois ensinar tudo o que você precisa saber antes de comprar o aquecedor elétrico ideal.

Melhores aquecedores elétricos

Melhor aquecedor elétrico – Multilaser Ho027

quecedor eletrico com rodinhas multilaser

Um aquecedor muito bem avaliado, é perfeito para quem tem um quarto ou banheiro que atualmente não tem uma fonte de calor própria. Esse aquecedor de ambiente pode fornecer um fluxo constante de calor e aquecer quartos médios e grandes. Mas o principal benefício desse aquecedor é a segurança, ele não fica quente pelo lado de fora e não vai queimar ninguém que o toque, o que será benéfico para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação. O painel de controle de fácil utilização oferece um termostato regulável e três configurações de aquecimento para personalizar o funcionamento, tornando-o um aparelho versátil e que pode ser usado em muitas situações e cômodos diferentes.

Falando em versatilidade, esse aquecedor é relativamente leve e possui rodinhas, para que seja muito fácil mudar ele de posição. Esse modelo utiliza um óleo que nunca precisa ser trocado pelo usuário, e torna o funcionamento silencioso. A unidade é permanentemente vedada com óleo diatérmico puro, que proporciona um aquecimento estável e eficiente e que nunca precisa ser reabastecido. Ele ainda conta com desligamento automático em caso de superaquecimento ou de tombamento.

  • Operação silenciosa, melhor para salas médias a grandes que precisam de calor constante nas estações mais frias.
  • Montagem de alta qualidade – reservatório de óleo permanentemente vedado que nunca precisa ser reabastecido.
  • Desligamento automático em caso de superaquecimento ou de queda do aparelho, tornando o uso desse aparelho muito mais seguro.
  • Termostato ajustável e três configurações de aquecimento permitem seu use uma variedade de situações.
  • Aparelho leve e com rodízios, para que ele possa ser transportado de um ambiente para o outro com facilidade.

 

Melhor aquecedor elétrico barato – Solari Cadence AQC400

aquecedor eletrico barato

Esse aquecedor elétrico portátil e barato conta com o Sistema PTC Ceramic Technology, que através da resistência cerâmica prolonga a sensação de aquecimento no ambiente, reduzindo o consumo e o desperdício de energia. Seu design moderno e compacto é perfeito para caber em qualquer ambiente, podendo ser utilizado até em cômodos pequenos e apertados. Ele conta com uma grade protetora bem apertada que evita o contato direto com o sistema de aquecimento e evita que dedos e objetos sejam enfiados lá dentro. Além dessa grade, outro recurso de segurança é um sistema que desliga o aparelho em caso de queda. Conta ainda com 2 opções de potência e 3 opções de ventilação: frio, morno e quente. Possui alça que facilita o transporte e é bem leve.

  • Potência de 1500W em um corpo compacto, ideal para ser usado em ambientes pequenos.
  • Resistência de cerâmica que prolonga a sensação de aquecimento, além de gastar menos energia.
  • 3 opções de aquecimento para você escolher: normal, morno e quente.
  • Design moderno que combina com qualquer ambiente.
  • É leve e fácil de transportar, pesa menos de 1 quilo e meio e possui alça.

 

Tecnologia de aquecimento

Os aquecedores usam diferentes tecnologias para aquecer os ambientes. Alguns aquecedores são ótimos para aquecimento de toda a sala, enquanto outros oferecem calor direto às pessoas e objetos à sua frente. Veja quais são os tipo de tecnologia de aquecimento e qual é a ideal para você:

Aquecimento por convecção – O aquecimento por convecção é o tipo mais comum de aquecimento em salas individuais. Eles são conhecidos por sua capacidade de aquecer salas inteiras de forma eficiente e por longos períodos de tempo. Um aquecedor de convecção circula as correntes de convecção através de um elemento de aquecimento (como bobina elétrica, óleo térmico ou fio elétrico) para criar um calor geral em seu espaço. A maioria dos modelos incorpora ventiladores internos para circular o ar quente em salas inteiras, de modo que esses são aquecedores populares para salas nas quais você passa muito tempo.

Aquecimento radiante – O melhor para o aquecimento local, porque eles fornecem calor focado para áreas diretamente na frente do aquecedor. Um aquecedor radiante fornece calor quase instantâneo a uma área específica, por isso eles são populares em escritórios, quartos e outras salas pequenas. Também existem modelos que podem ser colocados em mesas ou em oficinas para mantê-lo aquecido enquanto você trabalha. Os aquecedores de infravermelhos são semelhantes aos aquecedores radiantes, uma vez que aquecem a área diretamente à frente deles. Geralmente lâmpadas de quartzo infravermelho são usadas como agentes de aquecimento e emitem calor para um local específico, mas podem aquecer os quartos com o uso prolongado. Eles oferecem um calor suave e consistente. Ambos os tipos são populares para calor centralizado em determinados locais.

Micatérmico – Este tipo de aquecimento combina os processos de convecção e aquecimento radiante, o elemento de aquecimento é coberto por folhas finas de mica. O calor irradia do painel e, em seguida, a convecção natural circula o ar quente por todo o quarto. Sua tecnologia sem ventoinha proporciona aquecimento uniforme e não recicla poeira e outros alérgenos, o que os torna ótimos para quem sofre de alergias e asma. Este design sem ventilador também os torna mais silenciosos do que outros aquecedores de ambiente e muito mais finos. A maioria dos modelos pode ser pendurada em uma parede.

 

Tipos de aquecedores elétricos

Os aquecedores de ambiente vêm em uma variedade de estilos e designs para atender às necessidades de aquecimento portátil em casa e no local de trabalho:

Os aquecedores de piso são aquecedores de ambiente compactos e portáteis que muitas vezes apresentam um design vertical que economiza espaço. Eles podem ser colocados no chão e geralmente têm algum tipo de ventilador que espalha o calor pelo ambiente.

Os aquecedores portáteis fornecem calor concentrado para mantê-lo aquecido e confortável. Esses aquecedores portáteis compactos podem descansar em uma cabeceira, mesa ou no chão e fornecer calor imediato a espaços apertados.

Os aquecedores de parede são instalados nas paredes internas para fornecer aquecimento suplementar nos banheiros, porões, garagens e outros pontos frios de sua casa. Eles costumam serem modelos mais poderosos, mas não podem ser facilmente levados de um cômodo ao outro.

 

Como escolher o aquecedor elétrico ideal

Agora que você sabe tudo sobre o que são os aquecedores de ambiente, o que eles fazem e como eles funcionam, como escolher um aquecedor de ambiente seguro e poderoso? Vamos descrever passo-a-passo algumas das coisas mais importantes a serem observadas ao escolher um aquecedor de ambiente. Com essas dicas, você vai ter uma ideia melhor do que procurar em um aquecedor elétrico que funcione bem para sua casa.

  • Pense em que tipo de ambiente você está tentando aquecer. Os aquecedores de ambiente vêm em vários tamanhos para diferentes espaços – incluindo aquecedores profissionais para ambiente grande e amplos, aquecedores de mesa para locais apertados e aquecedores para áreas externas. Limite suas opções pensando no espaço que você deseja aquecer para encontrar um produto específico para suas necessidades.
  • Considere a quantidade de energia que o aparelho gasta. Procure um aquecedor que use de 1.000 a 1.500 watts. Todos os aquecedores afirmam ser os mais eficientes, mas hoje em dia a maioria usa quase a mesma quantidade de energia, então você deve evitar os que usam mais energia do que 1.500 watts.
  • Você deseja que o aquecedor se encaixe perfeitamente na decoração da sala ou está comprando-o apenas como um aparelho funcional? Com mais opções e o barateamento dos aquecedores elétricos nos últimos anos, o design se tornou mais importante como fator de tomada de decisão, e muitas marcas de aquecedores atualizaram seus estilos para combinar com a decoração moderna.
  • Tenha em mente o fator segurança. Se usados ​​incorretamente, os aquecedores podem representar um risco de incêndio. As recomendações básicas são manter sempre os aquecedores a pelo menos um metro de objetos inflamáveis, como cortinas ou roupas de cama, não pendurar nada sobre eles e evitar conectar aquecedores à cabos de extensão ou filtro de linha. Nós temos uma seção completa com dicas de segurança mais abaixo.
  • Pense em quais recursos extras você gostaria de ter em seu aquecedor de ambientes. Certas unidades vêm com controles remotos, termostatos e a capacidade de oscilação para cobrir uma área maior. Na próxima seção nós descrevemos os recursos mais interessantes que esses aparelhos podem ter.

 

Recursos essenciais

Termostatos são geralmente considerados a característica mais importante na compra de um aquecedor de ambiente. Os aquecedores de ambiente tendem a ter termostatos programáveis ​​ou termostatos ajustáveis. Um termostato programável permite programar a temperatura ambiente desejada e ativa e desativa automaticamente o aquecedor para mantê-la estável nesse nível. Seu quarto ficará na temperatura definida sem qualquer trabalho adicional para você! Os termostatos ajustáveis ​​não mantêm uma temperatura definida, mas ainda regulam a saída de calor com base na sua seleção. Termostatos ajustáveis ​​típicos têm um botão que controla a potência do aquecimento.

Outros recursos a serem considerados:

  • Resistência à umidade: As aquecedores de ambiente que podem ser usados em banheiros fornecem aquecimento suplementar com recursos de segurança integrados para ambientes úmidos ou com vapor de água, incluindo plugues ALCI que ajudam a proteger contra choques elétricos.
  • Temporizadores programáveis: Permite que você defina seu aquecedor para ligar e desligar em determinados momentos para economizar energia e usá-lo somente quando necessário. Por exemplo, você pode programá-lo para desligar quando estiver no trabalho e ligar imediatamente antes de chegar em casa.
  • Rodas e alças de transporte: Muitos modelos são leves o suficiente para oferecer mobilidade fácil, e recursos como rodízios, alças e arestas arredondadas tornam o transporte mais fácil.
  • Oscilação automática: Permite que o seu aquecedor distribua uniformemente o calor da esquerda para a direita, aquecendo o cômodo inteiro de maneira mais uniforme.
  • Múltiplas configurações de aquecimento: Muitos aquecedores de ambiente possuem controles ajustáveis de aquecimento. Várias configurações também permitem que você aqueça cômodos de tamanhos diferentes.
  • Modos de economia de energia: Os modelos com eficiência de energia geralmente incluem modos de operação que reduzem o uso e o custo de energia para quando você precisa de um aquecimento leve.
  • Ventilador: Alguns modelos permitem que você utilize somente o ventilador, sem o aquecimento, assim você pode utiliza-lo durante o verão.
  • Controle remoto: Permite alterar facilmente os modos ou ajustar as configurações de qualquer lugar da sua sala.
  • Interruptor de proteção contra quedas: Desliga automaticamente a unidade se ela for derrubada ou cair. Esta é uma característica importante, independentemente do tipo de aquecedor que você compra, especialmente se você tiver crianças ou animais de estimação.
  • Superfície fria: Aquecedores de ambiente equipados com exteriores resistentes ao calor podem eliminar o risco de queimaduras causadas ao tocar na parte externa da unidade. Esses modelos apresentam gabinetes de toque frio não inflamáveis.
  • Interruptor de proteção contra superaquecimento: Este interruptor atua como um sensor, detectando quando os componentes internos do aquecedor atingem uma temperatura insegura. Quando essa temperatura pré-determinada é atingida, a unidade desliga automaticamente.
  • Visor eletrônico: Alguns modelos de luxo vêm com um display iluminado. Isso facilita bastante o uso do aquecedor em ambientes com baixa luminosidade, esse tipo de display também costuma facilitar a configuração do aparelho, como o uso de um timer.
  • Cabo de alimentação: Quanto mais longo, melhor. Você terá mais flexibilidade para decidir onde colocar seu aquecedor de ambiente, para poder manobrar facilmente em diferentes locais e deixa-lo longe de objetos inflamáveis, como móveis de madeira e cortinas. Você também poderá usá-lo diretamente na tomada, sem  o uso de extensores, o que é perigoso e não recomendado.

 

Aquecedor de cerâmica ou aquecedor infravermelho?

Se você estiver tentando aquecer uma sala menor, um aquecedor infravermelho funcionaria bem. Aquecedores infravermelhos usam radiação infravermelha para espalhar o calor por um determinado espaço, mirando objetos em vez de aquecer o ar. Ele funciona transmitindo raios infravermelhos por todo o espaço e direcionando-os para objetos. Esses objetos absorvem a energia liberada pela tecnologia de infravermelho e aquecem lentamente de dentro para fora. Depois de absorverem energia suficiente, são capazes de emitir o próprio calor que pode, por sua vez, aquecer uma sala.

Muitas pessoas apreciam os aquecedores com tecnologia de infravermelho por sua capacidade de criar um sistema de aquecimento direcionado que é incrivelmente eficiente energeticamente, então ele é a melhor opção para economizar mais energia.

Se você precisar aquecer um espaço maior, no entanto, um aquecedor de cerâmica pode ser mais adequado para você. Os aquecedores de cerâmica são especiais, pois usam o aquecimento por convecção de uma maneira que poucos dispositivos conseguem.

O dispositivo é alimentado por eletricidade usada para aquecer bobinas de metal. Essas bobinas são capazes de transmitir energia para as placas de cerâmica que estão dentro do dispositivo. Depois que isso for feito, você poderá ver os resultados deste dispositivo rapidamente. As placas de cerâmica emitem calor pelo ar e são capazes de gerar uma quantidade impressionante de calor em um curto período de tempo.

Por esse motivo, muitos aquecedores de cerâmica são capazes de gerar mais energia e, consequentemente, mais calor. Se você precisar aquecer um espaço grande, essa é a melhor opção, pois o aquecimento é mais amplo e eles também são energeticamente eficientes quando comparados a outro aparelhos similares.

Independentemente de qual escolha você fizer, as duas opções são boas escolhas para enfrentar o inverno. O infravermelho é melhor para calor direcionado e a cerâmica é melhor para aquecer todo o ambiente, então a escolha deve ser feita conforme as suas necessidades.

 

Aquecedores elétricos são seguros?

Se você seguir regras básicas de operação, sim. O ideal é deixar o aquecedor em uma superfície plana e estável, longe de produtos inflamáveis e não permitir que crianças e bichos de estimação cheguem muito perto do aparelho.

Fabricantes equipam aquecedores com recursos de segurança avançados para reduzir significativamente o risco de incêndios e superaquecimento. Além disso, os aquecedores certificados por um Laboratório de Testes Reconhecidos Nacionalmente (NTRL) foram testados para garantir que não contêm componentes elétricos com defeito e perigosos. Antes de comprar um aquecedor, também é uma boa ideia revisar a apólice de seguro de seu imóvel ou locatário para garantir que ele não seja invalidado no caso de um incêndio causado acidentalmente por uma dessas unidades.

  • Nunca ligue o aquecedor perto de objetos que peguem fogo facilmente. Líquidos inflamáveis, como gasolina, tinta ou álcool, papéis e madeira são muito perigosos para deixar em torno de um aquecedor.
  • Nunca cubra o aquecedor com qualquer tipo de material enquanto ele estiver ligado na tomada. Também nunca deixe itens sobre o aparelho.
  • Não deixe o aquecedor sem vigilância por longos períodos de tempo.
  • Não coloque o aquecedor perto de cortinas porque o tecido pode ser sugado pelo ventilador ou ter contato com uma superfície quente e causar um incêndio.
  • Nunca use um cabo de extensão para conectar um aquecedor na rede elétrica.
  • Aquecedores danificados ou com partes faltantes precisam ser substituídos ou consertados antes do uso.
  • Não opere o aparelho perto da água ou de líquidos, se eles tiverem contato com a parte elétrica do aparelho, pode ocorrer um curto circuito.
  • Não deixe as crianças desacompanhadas durante o uso e não permita que elas cheguem perto demais do aparelho.
  • Certifique-se de consultar o manual de aquecedores antes de usar.

 

Um aquecedor de ambiente gasta muita energia?

Depende do modelo. Antigamente os aquecedores elétricos eram pouco eficientes energeticamente, mas os modelos mais novos costumam gastar bem menos energia. Alguns aquecedores de ambiente são comercializados com foco na eficiência energética, eles são projetados para ajudar você a economizar dinheiro a longo prazo enquanto esquentam o ambiente de maneira eficaz.

Muitos aquecedores possuem ajuste de temperatura, o que pode influenciar no consumo de energia. Se o aparelho estiver ajustado para fornecer temperaturas mais altas, ele vai consumir mais energia do que em um nível mais baixo. Como o inverno é ameno na maior parte do país, você geralmente não vai precisar usar as temperaturas mais altas do aparelho. O tamanho do aquecedor é outro fator importante, já que os modelos maiores consomem mais energia. Escolher o aquecedor de tamanho certo para suas necessidades ajuda a maximizar sua eficiência energética.

 

Onde devo colocar meu aquecedor de ambiente?

Os aquecedores de ambiente devem sempre ser colocados em um piso plano e sólido, longe de qualquer coisa inflamável, como móveis de quarto ou cortinas de janelas. Se você comprar um com um cabo de energia maior, com mais de um metro e meio, terá espaço suficiente para colocá-lo a pelo menos 60 centímetros de itens inflamáveis e também terá mais locais disponíveis para posicionamento do aparelho. Para obter melhores resultados, o aquecedor deve ser colocado a cerca de dois metros de você e de seus familiares. Essa distância geralmente é a ideal para fornece calor sem ficar abafado, mas em dias mais frios você pode considerar uma distancia menor, de pelo menos um metro.

 

Os aquecedores elétricos podem criar monóxido de carbono?

Não. Aquecedores elétricos não apresentam os riscos associados ao monóxido de carbono por não gerarem esse gás. O envenenamento por monóxido de carbono ocorre a partir de dispositivos que queimam combustíveis com alto teor de carbono, como carvão e derivados de petróleo, e os aquecedores elétricos não queimam combustíveis. Como foi explicado acima, os aquecedores de ambiente utilizam os métodos de convecção de ar ou infravermelho para fornecer calor, nenhum combustível é queimado.

 

É seguro dormir com um aquecedor durante toda a noite?

Não, não é recomendado manter um aquecedor elétrico ligado durante toda a noite enquanto você dorme. Qualquer aparelho que aquece muito não pode ser utilizado sem acompanhamento. Apesar de muitos recursos de segurança existirem, como o desligamento automático no caso de superaquecimento, o ideal é não deixar essa situação de risco acontecer. E o risco só aumenta se você tiver uma fiação mais antiga em sua casa.

Você está inconsciente enquanto dorme, o que significa que o aquecedor vai funcionar sem acompanhamento, o que, como analisamos acima, é perigoso. Se o aquecedor pegasse fogo, você teria que ser despertado do sono antes que pudesse fazer algo a respeito.

É muito mais seguro aquecer seu quarto antes de ir para a cama. Ligue o aquecedor enquanto se prepara para dormir e, em seguida, desligue-o quando o ambiente estiver suficientemente quente e pronto para dormir.

Além do risco de segurança, manter o aquecedor durante toda a noite também não é bom para a qualidade do seu sono. Uma diminuição da temperatura à noite indica ao nosso cérebro que é hora de dormir, enquanto o nosso cérebro percebe o calor como um momento de energia e alerta (como quando seu corpo aquece por causa de um exercício). Para um ambiente perfeito para uma boa noite de sono, a temperatura deve estar abaixo dos 24 graus Celsius e acima dos 12 graus Celsius, sendo que 18 graus Celsius são considerados a temperatura ideal para dormir.

 

Aquecedores de ambiente fazem muito barulho?

Como regra geral, os aquecedores de ambiente equipados com ventilador são mais barulhentos do que as unidades sem qualquer ventoinha. Na verdade, os aquecedores sem ventilador possuem uma operação quase sem ruídos. A maioria dos aquecedores portáteis avançados de hoje – mesmo aqueles equipados com ventiladores – ainda são muito mais silenciosos que os modelos mais antigos.

Procure uma classificação em decibel listada nas especificações do aquecedor ao comparar diferentes modelos. Quanto maior a classificação, mais alto o aquecedor opera. Se você não achar essa classificação e quer um aquecedor silencioso, procure um modelo sem ventilador.

 

quecedor eletrico com rodinhas multilaser aquecedor eletrico barato
Aquecedor elétrico de ambientes Delonghi Ew7707cb Aquecedor elétrico de ambientes Solari Cadence AQC400
Cerca de R$ 220 Cerca de R$ 100
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.