Como escolher o travesseiro certo – 2018

Copiadora em uso
Qual a diferença entre um scanner e uma copiadora?
24 de janeiro de 2018
Máquina elíptica
O que saber antes de comprar um elíptico [2018]
31 de janeiro de 2018

Como escolher o travesseiro certo – 2018

Travesseiros em um fundo branco

Nós passamos um terço das nossas vidas na cama, e o quão bem dormimos certamente afeta os outros dois terços, então o travesseiro é uma compra extremamente importante para a sua saúde. Até 80 por cento dos adultos sofrem de dor de pescoço em algum momento de suas vidas, geralmente resultantes de lesões musculares, artrite, osteoporose ou simplesmente o desgaste associado a má postura.

A boa notícia? Vários estudos sugerem que os travesseiros certos podem aliviar a dor, embora você possa ter que experimentar vários tipos antes de encontrar o perfeito para você. Alguns travesseiros de apoio ao pescoço se parecem com travesseiros padrão com uma extensão para o suporte do pescoço e coluna superior, enquanto outros são rolos ou travesseiros retangulares com entalhes para sua cabeça e suporte mais firme para seu pescoço. Alguns são feitos de espuma, plumas ou cheios de água, ar, casca de trigo sarraceno ou outros materiais.

Há uma grande variedade de diferentes tipos de travesseiros, cada um adequado para diferentes traços corporais e estilos de sono. Nós o ajudaremos a escolher o travesseiro certo para você, para que você dorma melhor e se sinta bem o dia todo.

 

Classificando os diferentes tipos de preenchimentos

A principal diferença entre os tipos de travesseiros é o preenchimento. Embora existam muitos preenchimentos de especialidades, os mais comuns são os seguintes seis.

  • Viscoelástico / Espuma de memória / “Travesseiro da NASA”: originalmente criado pela NASA para acolchoar os astronautas durante a reentrada na atmosfera da Terra, o travesseiro de viscoelástico é um dos tipos mais populares de travesseiros, se moldando ao pescoço e a cabeça em segundos e retornando à sua forma original uma vez que o calor e a pressão são removidos. Oferece um ótimo suporte, se adapta ao formato da cabeça e pescoço facilmente, é naturalmente hipoalergênico, e é especialmente bom para aqueles que sofrem de rigidez ou dor no pescoço, ombros ou na parte superior do corpo. No lado negativo, ele é pesado e tende a esquentar.

Travesseiro de Viscoelástico 50x70cm da Sonomax

  • Plumas: Plumas reais são sinônimos de luxo e dão a sensação de estar dormindo em uma nuvem que algumas pessoas amam e outras odeiam. Plumas não esquentam muito com o canto com a pela e são muito macias e leves, por isso, se moldam perfeitamente a sua forma. Pelo o outro lado, eles não oferecem um bom suporte ao pescoço e cabeça e tendem a ser muito caros.

Travesseiro 100% Plumas de Ganso 50x70cm da Daune

  • Poliéster: o poliéster é o preenchimento típico de travesseiros mais acessíveis. É macio, leve e lavável em máquina, mas não é excepcionalmente firme. Ainda assim, é um bom meio termo entre a suavidade das plumas e a firmeza do viscoelástico.

Travesseiro Fibras e Poliéster Suporte Firme 50×70 da Santista

  • Látex: existem dois tipos de pessoas neste mundo: aqueles que amam os travesseiros de látex e aqueles que os odeiam. Para aqueles que os amam, o suporte firme com uma sensação ligeiramente elástica proporciona um conforto superior para o sono. Para aqueles que os odeiam, a queixa usual é que o travesseiro é muito firme. Os travesseiros de látex são pesados ​​e geralmente caros, mas também muito duráveis, naturalmente antimicrobianos e não esquentam muito.

Travesseiro Látex Altura Regulável da Duoflex

  • Algodão: Enquanto o algodão é um estofamento comum na maioria dos cobertores e mantas, não é frequentemente usado em travesseiros. Na maioria dos casos, os travesseiros são preenchidos com algum outro material, mas cobertos por um tecido de algodão externo. Existem alguns benefícios naturais para travesseiros cheios de algodão, especialmente se você gostar de produtos orgânico. Eles são naturalmente absorventes e hipoalergênicos e se são mais firmes do que travesseiros de plumas. No entanto, ao longo do tempo, o algodão pode se comprimir e endurecer e pode absorver o suor que o tornará anti-higiênico.
  • Água: Fiel ao seu nome, o travesseiro de água está cheio de – você adivinhou – água! Ele é bem raro e pouco utilizado. Um dos maiores pontos positivos dos travesseiros de água é que ele manterá sua consistência, não importa quanta pressão é aplicada a ele. Oferece um bom apoio ao corpo e não esquenta, apenas tome cuidado para não perfura-lo de algum jeito.
  • Gel: Semelhante ao travesseiro de água, os travesseiros de gel são preenchidos com gel e ajudam a manter o travesseiro fresco, consistente e firme. O enchimento de gel mantém o travesseiro aplanado, mas pode ser moldado ou re-moldado para um conforto adicional. Não é incomum ver travesseiros de viscoelástico com uma camada de gel ao redor deles. Muitos modelos não permitem que você “afunde” no travesseiro, o que é incomodo para algumas pessoas.

Travesseiro de Viscoelástico e Gel 48×68 da Nap

  • Cascos de trigo sarraceno: travesseiros de casca de trigo não são tão populares nos Brasil quanto na Ásia, mas eles definitivamente têm seu o fã-clube por serem um dos preenchimentos mais firmes possíveis. Dentro desse travesseiro os cascos se movem livremente, permitindo que você ajuste a forma, molde e firmeza ao seu gosto. Este é um dos melhores preenchimentos de travesseiros para aqueles que sentem muito calor ao dormir por permitir uma boa circulação de ar por dentro. No entanto, esses travesseiros são pesados, os cascos podem fazer um ruído enquanto você se move, e definitivamente não são para as pessoas que gostam de travesseiros fofinhos.

 

Formas e tamanhos

Além de diferentes materiais de preenchimento, também existem diferentes contornos e tamanhos de travesseiro. Alguns são puramente decorativos, outros, como travesseiros para o corpo, de gravidez e outros designs quiropráticos, foram criados para servir necessidades específicas. Para o sono básico, as quatro seguintes são as formas de travesseiro mais populares.

  • Tradicional: Esta é a forma básica e retangular que a maioria das pessoas prefere. Este formato irá servir para a maioria das pessoas e é encontrado facilmente.
  • De corpo: Um travesseiro muito longo feito para dar suporte a cabeça e ao corpo. Ele deve ser abraçado e oferece um bom suporte, geralmente sendo usado por mulheres grávidas. Alguns são maleáveis ou fazem uma curva para cercar o corpo inteiro dos dois lados.

Travesseiro de Corpo Anatomico de Poliéster 160×25 da Fibrasca

  • Cervical: estes travesseiros são moldados como uma cama de gato: há uma cavidade no centro da sua cabeça, que é cercada por todos os lados por rolos mais altos para oferecer suporte adicional ao pescoço. Alguns destes travesseiros têm as bordas arredondadas para apoiar confortavelmente seu pescoço e um criam um “vão” para a sua cabeça. A maioria é feita de viscoelástico e é bastante firme. A maioria é preenchida com poliéster. Almofadas cervicais são uma boa escolha para pessoas com dor no pescoço ou coluna vertebral.

Travesseiro de Viscoelástico Cervical 50×70 Duoflex

  • Rolete: travesseiros longos e cilíndricos, utilizados principalmente para o apoio confortável de braços e pernas durante o sono, mas algumas pessoas os usam como travesseiros de cama regulares.
  • Encosto triangular: pode ser usado para suportar diferentes áreas do seu corpo. Estes travesseiros são feitos de espuma, fibra de poliéster ou uma combinação de ambos. Eles são excelentes para ler na cama ou para apoiar a parte superior do corpo para ajudar a aliviar o refluxo ácido. Um travesseiro de encosto também pode elevar as pernas e os pés para ajudar a aliviar o desconforto das varizes. Os travesseiros de cunha são perfeitos para a gravidez e podem ajudar a sustentar a barriga durante o segundo ou terceiro trimestres.

 

Qual é a sua posição de dormir favorita?

Enquanto quase todos mudam de posição periodicamente durante a noite, em geral, você preferirá uma posição de sono sobre o resto. E quando se trata de escolher o travesseiro direito, sua posição de sono favorita desempenha um papel importante.

  • De lado: esta é a posição de sono mais comum e a mais neutra para sua coluna e pescoço. O travesseiro ideal para quem dorme de lado deve ser suficientemente elevado para preencher a lacuna entre o pescoço e o colchão e fornecer um suporte firme, como viscoelástico e latéx. Algumas pessoas podem ficar mais confortáveis ao abraçar um travesseiro adicional entre os braços e as pernas, como travesseiros de corpo e roletes.
  • De bruços: esta posição, apesar de ser inegavelmente confortável, não faz bem a sua coluna vertebral, forçando seu pescoço a virar bruscamente para o lado. Se esta é a sua maneira favorita de dormir, ajude as suas costas usando um travesseiro suave e que afunde o suficiente para não forçar sua cabeça para cima. Travesseiro de pluma ou de poliéster são as melhores escolhas para aqueles que passam a maior parte da noite de bruços.
  • De barriga pra cima: se você gosta de dormir de costas, seu travesseiro perfeito deve ser firme o suficiente para manter sua cabeça alinhada com sua espinha sem empurrar a cabeça ou permitir que ele fique abaixo do nível do corpo. Uma densidade mais firme é melhor para esta posição de sono. O viscoelástico, o látex e os cascos de trigo sarraceno são bons preenchimentos para esse caso.

 

Cuidados necessários

Antes de comprar um travesseiro, verifique a etiqueta para se certificar de que está disposto a lavá-lo conforme o recomendado. A maioria é lavável em máquina, mas alguns são apenas para limpeza a seco, não podem ser lavados em máquinas de abrimento frontal ou apenas permitem o tratamento de manchas. Alguns travesseiros podem ser deixados ao sol como uma alternativa as lavagens. Todos eles podem ser usados com uma capa protetora, desde que ela não atrapalhe suas características, como firmeza e formato.

Teste-o antes de se comprometer.

Assim como você faria quando você comprar um colchão, você deve descansar a cabeça em um travesseiro por um tempo para ver se ele é o certo para você. Se puder, experimente durante pelo menos 10 minutos na loja, mas se isso não for possível, teste-o em casa antes de remover a embalagem de plástico. Se você sentir o pescoço inclinado para a frente ou para trás, ou sentir qualquer outro desconforto, devolva-o.

Você pode não precisar do mesmo tipo de travesseiro para sempre.

As mudanças relacionadas à saúde, como flutuações de peso, novas dores, ou outras alterações em seu corpo à medida que ele envelhece, afetam o tipo de suporte que você precisa. Então, se o tipo de travesseiro que você usou durante anos não é mais confortável, é hora de considerar algo novo.

E se você quer melhorar ainda mais a qualidade do seu sono, considere usar um umidificador ou um difusor de óleos essenciais no seu quarto.