Pular para o conteúdo

Melhor Notebook para Edição de Fotos e Vídeos: Top 5

Procurando pelo melhor notebook para edição de fotos e vídeos? Os profissionais de fotografia e filmagem em movimento precisam de um notebook que consiga realizar qualquer tarefa em qualquer lugar, desde a gradação de cores à edição de vídeo 4K, mesmo dentro dos prazos mais apertados. 

Para fotógrafos, artistas e designers, o melhor notebook para edição de fotos e vídeos permite criar e inovar em qualquer lugar, a qualquer momento, onde quer que esteja, sempre que a inspiração surgir. 

Produto

Detalhes

Preço

Notebook Dell G15 Pro

Notebook Dell G15

Melhor notebook para editar fotos e vídeos em custo-benefício

CPU: Intel Core i5-10500H – 6 núcleos

ROM: 512GB SSD

Tela: 15,6 polegadas 120Hz

Notebook Apple MacBook Pro M4

Notebook Apple MacBook Pro

Melhor notebook para editar foto e vídeo profissional

CPU: Apple M4 – 10 núcleos

ROM: 512GB SSD

Tela: 14 polegadas Retina Display

Notebook Lenovo Ideapad 1i

Notebook Lenovo Ideapad 1i

Melhor notebook barato para editar fotos e vídeos

CPU: Intel Core i5-10500h – 10 núcleos

ROM: 512GB SSD

Tela: 15,6 polegadas

Notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra 2

Notebook Samsung Galaxy Book4


Alternativa ao Macbook Pro para quem prefere Windows

CPU: Intel Core i7 150U – 10 núcleos

ROM: 512GB SSD

Tela: 15,6 polegadas

Notebook Lenovo LOQ

Notebook Lenovo LOQ

Melhor notebooks para trabalhos 3D

CPU: Intel Core i5-12450H – 8 núcleos

ROM: 512GB SSD

Tela: 15,6 polegadas

melhor notebook para editar foto e vídeo
Mateus Schneider

Mateus Schneider | Consultor

Mateus Schneider é formado pela UTF-PR em Engenharia de Materiais e atua como consultor do Guia de Compra. Ele utiliza sua experiência profissional na indústria para analisar hardwares, ferramentas e acessórios automotivos.

Para os profissionais que precisam do melhor notebook para edição de vídeo e foto, com a melhor precisão de cores e autonomia da bateria, o Apple MacBook Pro M4 é a nossa recomendação incontestável, com a melhor tela e a maior autonomia de bateria em qualquer dispositivo portátil. 

Se preferir o Windows, ou se quiser um notebook que possa reparar e atualizar no futuro, o Samsung Book4 é a melhor opção neste momento devido ao seu alto poder de processamento e tela OLED excepcional. Ele é caro, mas não tanto quanto seu concorrente direto da Apple.

Para uma opção mais econômica, o portátil Ideapad 1i de 15,6 polegadas apresenta uma boa tela para sua faixa de preço e um processador capaz de editar vídeos em 1080p e fotos sem compressão facilmente.

A equipe do Guia de Compra testou exaustivamente cada produto ou serviço analisado, garantindo que você faça a melhor escolha para suas necessidades de edição de mídia. Aqui estão os melhores notebooks para edição de fotos e vídeos disponíveis no mercado atualmente:

Melhores notebooks para editar fotos e vídeos

  1. Notebook Dell G15
  2. Notebook Apple MacBook Pro
  3. Notebook Lenovo Ideapad 1i
  4. Notebook Samsung Galaxy Book4
  5. Notebook Lenovo LOQ

1° Notebook Dell G15

Notebook Dell G15 Pro

Compre Online!

Atualmente, o Dell G15 é o melhor notebook que você pode comprar para edição de fotos por menos de R$ 5.000, pois oferece desempenho e recursos poderosos, destinados a facilitar a vida de editores e fotógrafos profissionais. Ele conta com uma placa gráfica dedicada para tarefas intensas e um bom armazenamento interno.

Ele vem em um chassi de plástico e metal e é integrado a uma revolucionária tecnologia de resfriamento térmico. Isso significa que o notebook pode lidar com quase todas as tarefas sem sobreaquecer. É um fator especialmente importante se você planeja utilizá-lo em ambientes externos.

Entrando nas especificações deste notebook, ele é equipado com um processador Intel Core i5 com seis núcleos e um clock base de 2.5GHz, 8 GB de RAM DDR4 e, para armazenamento, possui um extenso armazenamento SSD de 512GB.

“Uso ele para trabalho (edição de fotos e de músicas) e atividades rotineiras, além de entretenimento. O notebook é ótimo em termos de desempenho e passa segurança em relação a durabilidade do material.”

Avaliação de usuário na Amazon

Sua tela é Full HD e conta com algumas especificações que vão agradar os profissionais de imagem, como uma taxa de atualização de 120 Hz e brilho de 250 nits. Com isto dito, não é uma tela calibrada, então você precisa analisar se vale a pena calibrá-la manualmente ou se é possível usar ela de fábrica.

Seu processamento gráfico é realizado por uma GPU Nvidia GeForce GTX 1650 com 4GB GB de memória gráfica DDR6, que é o melhor que você pode obter por esse preço. A placa gráfica dedicada é perfeita para renderização de fotos de altíssima resolução, vídeos e modelagem 3D, mas o armazenamento interno é um tanto limitado.

O hardware torna o Dell G15 uma máquina poderosa, com um ótimo desempenho e uma boa regulagem térmica. O teclado retroiluminado espaçoso e o amplo trackpad também são ótimos para quem não planeja carregar um mouse. Este é um notebook grande, com uma tela de 15.6 polegadas, o que afeta diretamente seu peso.

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Dell G15
ProcessadorIntel Core i5-10500H Hexa Core – 2.5 GHz (4.5 GHz turbo)
Memória RAM8GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosNVIDIA GeForce GTX 1650 4GB GDDR6
Tela15,6 polegadas WVA 120Hz Full HD
Sistema operacionalWindows 11
BateriaAté 7 horas
Peso2,41 quilos

Confira o melhor preço!


Confira: Melhores notebooks para programação e desenvolvimento e Melhores pastas térmicas para notebooks.

2° Notebook Apple MacBook Pro M4

Notebook Apple MacBook Pro M4

Compre Online!

Os MacBooks e iMacs da Apple são amplamente usados ​​para lidar com ferramentas gráficas de ponta para processamento de imagem e vídeo. Vamos analisar o MacBook Pro mais atual, muito poderoso, que vem com uma impressionante tela Retina True Tone de 14 polegadas, considerado um padrão da indústria.

Confira o nosso artigo especial sobre os melhores Macs para edição de vídeo.

Internamente, ele é equipado com o processador Apple M4, emparelhado com 16GB de RAM e 512GB de armazenamento SSD. Essa é uma opção de armazenamento muito rápida e confiável, com espaço de sobra para a maioria dos profissionais e uma tela lendária.

Na parte gráfica, o processador integrado M4 consegue lidar com tarefas de qualquer intensidade usando a quantidade de energia adequada para cada situação, o que ajuda o notebook a alcançar até 24 horas de uso contínuo. Você utilizá-la para renderizar vídeos em 4K facilmente e sem drenar muito da bateria.

Como é de se esperar em um Macbook Pro, o maior destaque aqui é a tela Liquid Retina XDR de 14 polegadas. Ela tem até 1600 nits de brilho, uma relação de contraste de 1.000.000:1, espaço de cores DCI-P3, HDR e um ângulo de visualização super amplo.

“A velocidade do sistema operacional, de abertura dos programas e principalmente de navegação é um diferencial. A qualidade da tela por si só já o distancia bastante da concorrência.”

Avaliação de usuário no Youtube

Sendo um dos padrões da indústria de edição de mídia e a escolha de diversas profissões criativas, ele vem com tudo pronto para uma operação profissional, e é facilmente calibrado para se adequar a qualquer tarefa. Isso inclui taxa de atualização variável, pré-seleções para fotografia, cinema, NTSC e PAL/SECAM e outros ajustes rápidos.

O notebook vem com um chassi unibody de metal, o que lhe confere uma aparência Premium, já esperada dos produtos da Apple. Além disso, este MacBook vem com um poderoso conjunto de ferramentas de edição de fotos e vídeos, incluindo um enorme trackpad e a barra de toque acima do teclado, um recurso único.

Como todo produto Apple, ele é leve e muito mais fino do que seus concorrentes. Claro, tudo isso se soma a “taxa Apple”, o que o torna extremamente caro. Seu preço é muito mais alto do que os notebooks Windows com especificações semelhantes. 

Se a tela incrível, o sistema operacional seguro e estável e um bom suporte técnico valem o preço altíssimo é algo que só você pode decidir. Para veteranos da indústria, ele é uma opção certeira, mas para qualquer outro usuário seu preço dificilmente se justifica.

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Apple MacBook Pro
ProcessadorApple M4 10 Núcleos – 4.3GHz
Memória RAM16GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosApple M4
Tela14 polegadas Full HD, Retina Display
Sistema operacionalMacOS Mojave
BateriaAté 24 horas
Peso1,55 quilos

Confira a melhor preço!


Para melhorar sua experiência com produtos da Apple, escolha o Melhor SSD externo para Macs e Macbooks e Melhores mouses para Macbooks.

3° Notebook Lenovo Ideapad 1i

Notebook Lenovo Ideapad 1i

Compre Online!

O Lenovo Ideapad 1i é uma ótima opção para quem está procurando um notebook para edição de mídia com ótimo custo-benefício. Ele combina um hardware potente, uma memória extensa e um ótimo processador com um preço baixo. Se você está procurando um notebook capaz de lidar com edição pesada sem ter que gastar uma fortuna, ele é a melhor opção.

Esse notebook é equipado com um processador de dez núcleos Intel Core i5-1235U combinado com 8GB de RAM e um SSD de 510GB para armazenamento. O processador de 12ª geração opera a 4.40 GHz no modo turbo e 3.30 GHz no modo normal. 

Com oito núcleos de alta eficiência energética, o Lenovo Idepad 1i pode durar até 11 horas com uma única carga, além de possuir carga rápida. Possui um monitor Full HD de 15,6 polegadas e alto-falantes Dolby Audio, garantindo mais fidelidade durante a criação e edição de mídia. 

“O notebook realmente supera as expectativas quando se leva em consideração ao preço que paguei. É um ótimo notebook para você que quer jogar algo mais leve, para fazer edições em imagens e navegar pela net.”

Avaliação de usuário no Reddit

Os gráficos deste notebook são conduzidos pela GPU integrada Intel Iris Xe Graphics. Apesar de ser menos poderoso do que as outras GPUs analisadas nesse artigo, essa placa gráfica é perfeitamente capaz de lidar com renderização de vídeo e foto, sendo capaz de entregar até 7680 x 4320 @ 60Hz, e possui uma alta eficiência energética.

O notebook Lenovo 1i vem com um chassi bastante leve para transportá-lo facilmente na mochila, pesando cerca de 1,6 kg. Este é o nosso notebook econômico mais recomendado, que será uma ótima escolha para todos os iniciantes em fotografia e edição de fotos ou para quem quer uma máquina secundária.

Quem está começando não terá muito dinheiro para gastar em um notebook, por isso precisa de um notebook que custe menos sem comprometer o desempenho. A falta de uma GPU mais forte ou de mais memória RAM não vai fazer falta nesse caso, e o processador potente e o armazenamento interno compensam muito mais o custo inicial. 

Esse notebook da Lenovo oferece exatamente isso, uma máquina bem completa com um desempenho excelente. Obviamente, existem algumas desvantagens, pois sua tela não é a melhor no segmento em termos de brilho e gama de cores e o teclado não é retroiluminado.

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Lenovo Ideapad 1i
ProcessadorIntel Core i5-1235U Dez Núcleos – 3.3GHz (4.4GHz Turbo)
Memória RAM8GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosIntel Iris Xe
Tela15,6 polegadas Full HD
Sistema operacionalWindows 11
BateriaAté 11 horas
Peso1,6 quilos

Confira o melhor preço!


Confira também: Melhores headsets gamer sem fio, Melhores CPUs para B450M e Como escolher um SSD M.2.

4° Notebook Samsung Galaxy Book4

Notebook Samsung Galaxy Book3 Ultra 2

Compre Online!

O Samsung Galaxy Book4 é um notebook premium que oferece desempenho excepcional e especificações técnicas de ponta, e preço à altura. Com uma GPU dedicada, uma tela com ótima fidelidade de cores e sendo extremamente leve, ele é um notebook bem completo e uma ótima opção para quem precisa levar o aparelho para todos os cantos.

Equipado com o processador Intel Core i7 150U de dez núcleos e GPU dedicada Nvidia GeForce MX570, o Galaxy Book4 oferece potência de sobra para executar qualquer software de edição de vídeo profissional. Seu SSD de 512GB garante amplo armazenamento para todos os seus projetos e arquivos, e pode ser facilmente expandido até 2TB.

O Galaxy Book4 Ultra apresenta uma impressionante tela IPS Full HD antirreflexiva de 60Hz. Não se compara aos notebooks da Apple, mas ainda é uma tela impressionante para um ultrabook tão fino e leve. Um par de alto-falantes com Dolby Atmos completa o conjunto de mídia deste produto da Samsung.

“Superou todas as minhas expectativas! Uso ele para trabalhar com Photoshop e ferramentas de front end e para jogar no tempo livre, a bateria dura o dia todo e ainda sobra.”

Avaliação de usuário na Amazon

Apesar do seu tamanho compacto, o Galaxy Book4 apresenta uma ampla variedade de portas integradas. Ele conta com saída HDMI, duas portas USB-A, duas portas USB-C, slot microSD e uma porta RJ45 para conexões LAN de alta velocidade. A porta Ethernet RJ45 vem se tornando cada vez mais rara em notebooks, o que é uma pena.

A placa gráfica dedicada Nvidia GeForce MX570 também ajuda a acelerar as tarefas de edição de vídeos em alta resolução. Apesar de não ser tão conhecida quanto as GPUs gamers para desktop, ela é muito energeticamente eficiente e permite que o Book4 tenha uma duração da bateria mais extensa. 

Além de seu desempenho excepcional, o Samsung Galaxy Book4 também impressiona com sua bateria de longa duração, oferecendo até 20 horas de uso, rivalizando com os MacBooks Air que geralmente dominam nessa categoria. Pesando apenas 1,5 kg, o Book4 Ultra também é um dos ultrabooks mais leves do mercado.

Um leitor biométrico e acesso ao Copilot completam a longa lista de recursos de ponta desse notebook. Na parte negativa, ele é um notebook muito caro. Apesar de ser mais barato que as ofertas da Apple, a tela do Book4 não acompanha o seu preço alto: ela tem especificações semelhantes aos modelos mais em conta da lista.

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Samsung Book3 Ultra
ProcessadorIntel Core i7 150U Dez Núcleos – 1.8Ghz (4.0Ghz turbo)
Memória RAM16GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosNvidia GeForce MX570
Tela15,6 polegadas AMOLED FHD 60 Hz
Sistema operacionalWindows 11
BateriaAté 20 horas
Peso1,5 quilos

Confira o melhor preço!


5° Notebook Lenovo LOQ

Notebook Lenovo LOQ

Compre Online!

O Lenovo LOQ é um notebook muito leve e compacto, com acabamento em alumínio, ideal para quem vai viajar com o notebook constantemente. Apesar de ser um notebook “gamer”, ele tem uma aparência muito profissional. 

Ele tem uma tela antirreflexo de 15.6 polegadas Full HD (1920 x 1200) com borda fina e 60 Hz. Sua webcam é de alta resolução, com 1080p e microfone duplo, ideal para quem faz muitas reuniões virtuais. 

A tela tem um brilho adequado, apesar da reprodução de cores ser um tanto limitada para trabalhos profissionais. A borda fina dá uma sensação mais espaçosa, importante para um notebook de 15,6 polegadas, oferecendo muito espaço para trabalho.

De modo geral, a tela do Lenovo LOQ deve ser adequada para a maioria das tarefas de edição de fotos e vídeos, mas os fotógrafos mais exigentes podem preferir uma tela calibrada e de nível superior.

“Ele tem um acabamento lindo e que passa muita segurança na hora de transportar. As teclas são as melhores que eu já usei em um notebook, e o teclado numérico me ajuda muito no trabalho.”

Avaliação de usuário no Youtube

Seu grande destaque é a placa de vídeo dedicada Nvidia RTX 2050. Além da força bruta de renderização gráfica, ele possui DLSS 3, um chip MUX dedicado para processamento de imagens com FPS máximo e baixo uso de energia, além de reduzir a latência. São soluções muito práticas para quem trabalho com renderização, modelagem e efeitos pesados

O processador Intel Core i5 de 12ª geração, com 12 threads e turbo de 4.40 GHz, proporciona um ótimo desempenho para edição de fotos e vídeos. Na parte de conectividade, esse notebook possui três portas USB-A, uma saída HDMI e uma porta USB-C com DisplayPort.

O Notebook Lenovo LOQ tem a tecnologia Super Rapid Charge, que carrega o notebook por completo em apenas 80 minutos, e pode ser carregado via USB-C. O que é muito necessário, já que ele tem uma bateria um tanto curta por conta da GPU. Seu design com cooler duplo e tubos de distribuição térmica garantem um desempenho total em qualquer ambiente. 

Seus 8 GB de RAM são suficientes para lidar com a maioria das tarefas de edição de mídia, assim como o seu SSD de 512 GB. São especificações um tanto baixas pelo seu preço, mas isso se deve a placa gráfica e a CPU terem custos bem altos. 

Com isto dito, a Lenovo construiu esse notebook com facilidade de atualização em mente, a RAM pode ser aumentada até 32GB DDR5 e o SSD até 1TB, com um slot adicional para SSD M.2. Seu teclado retroiluminado com numpad é outro diferencial. 

No geral, o Lenovo é um ótima alternativa para trabalhos pesados, ideal para quem trabalha com gráficos 3D, mas precisa não de recursos avançados como calibração de fábrica ou alta cobertura de cores. Falando nisso, ele é um notebook pesado, sendo o único da lista a pesar mais de dois quilos.

Ficha técnica

Especificações Técnicas do Lenovo LOQ
ProcessadorIntel Core i5-12450H Oito Núcleos – 3.0GHz (4.4GHz Turbo)
Memória RAM8GB DDR4 RAM
Armazenamento512GB SSD
GráficosIntel UHD Graphics
Tela15,6 polegadas Full HD
Sistema operacionalWindows 11
BateriaAté 5 horas
Peso2,4 quilos

Confira o melhor preço!


Desktops VS. Notebooks: qual é melhor para edição de fotos?

Ao comparar um desktop e um notebook com o mesmo desempenho, o desktop sempre será mais barato. Você pode montar um PC para edição de mídia por menos de R$ 4.000 e escolher uma placa de vídeo ideal para edição de filmes e fotos, incluindo opções paa 4K ou superior.

Também existe um limite de desempenho para os notebooks, e eles não podem ser facilmente atualizados. Isso não significa que um notebook não tenha suas próprias vantagens dependendo de como você trabalha.

A grande vantagem do notebook é, obviamente, sua portabilidade. Muitos fotógrafos que trabalham fora de estúdios dedicados querem visualizar, editar e enviar suas imagens logo após uma sessão, e a única maneira de fazer isso é usando um notebook. Mesmo quem trabalha em locais fixos pode querer uma máquina secundária.

notebook para edicao de fotos

Portanto, comprar um notebook para edição de fotos e vídeo não é uma má escolha, mas a única coisa que você precisa saber é que você trocará um pouco de desempenho pela portabilidade, e que isso possui um custo.

Se você decidiu comprar um notebook para o trabalho de edição, há muitas características importantes a serem analisadas antes de fazer o investimento.

Softwares de edição de fotos, como o Adobe Photoshop e o Lightroom, são pesados e exigem bastante do computador, e esse tipo de tarefa exige uma boa bateria e uma ótima tela. No próximo segmento, vamos verificar as características mais importantes e que mais influenciam no trabalho de edição.

Para ter mais controle sobre o seu conteúdo, invista em um mouse para edição de fotos e vídeo ou um mouse Bluetooth portátil.

Qual é o melhor tamanho de tela para editar vídeos e fotos?

Isso sempre será um meio-termo. Quanto maior a tela, mais confortável será a experiência de edição de imagens. Entretanto, carregar um notebook de 17 polegadas o dia todo logo se torna cansativo rapidamente. 

Se o notebook passar a maior parte do tempo em casa ou na sua mesa, então maior é definitivamente melhor. Um notebook de 13 ou 14 polegadas é ideal para quem precisa tirar o notebook do lugar todos os dias, e uma máquina de 15/16 polegadas é um bom meio-termo entre os dois extremos.

Qual é o melhor painel para edição de imagens e vídeos?

As telas dos notebooks são muito semelhantes às de um monitor externo comum hoje em dia. No geral, você vai encontrar painéis LCD IPS na maioria dos notebooks de entrada e de gama média, eles têm uma grande variação de qualidade, então você precisa ficar de olho nos certificados que a fabricante oferece. 

notebook para edicao de foto e videos

A última safra de telas OLED oferece um contraste e uma vibração de cores ainda melhores. Independentemente da tecnologia da tela, um notebook que tenha pré-calibração para garantir a melhor precisão de cores possível é sempre vantajoso para a edição precisa de imagens e vídeos.

Preciso de um notebook 4K para editar fotos e vídeos?

Você não realmente precisa de uma tela 4K em um notebook para edição de vídeos e fotos, mas é uma boa ideia se estiver dentro do seu orçamento. Claro, se você realmente vai fotografar ou filmar em 4K, então seu notebook precisa desta resolução.

Quando se trata de edição de fotos – ou de qualquer outro meio criativo visual – quanto maior a resolução, melhor será a visualização dos detalhes em suas imagens e mais precisos serão os designs.  O custo dos monitores 4K também está caindo, tornando-os mais acessíveis aos fotógrafos em estágios mais avançados de suas carreiras. 

Um notebook para editar fotos e vídeos precisa de quanta memória?

Um SSD é essencial em qualquer notebook atualmente, não dá mais para justificar o uso de HDDs. Todas as nossas opções incluem um SSD. 256 GB é uma quantidade aceitável para edição de fotos e imagens, mas para vídeos isso não é armazenamento suficiente.

notebook para edicao grafica

512 GB é o mínimo necessário se você estiver trabalhando com vídeo em Full HD, enquanto 1 terabyte (TB) ou mais é preferível para vídeos em 4K. Felizmente, você pode complementar o armazenamento interno de um notebook conectando um SSD externo.

Vale a pena investir em uma placa gráfica dedicada?

Uma placa gráfica (GPU) discreta/dedicada não é uma necessidade para edição de imagens. Os GPUs integrados atuais podem substituí-los, e eles têm potência suficiente para a edição de fotos. Dito isso, uma placa gráfica pode ajudar a acelerar alguns filtros do Photoshop ou Lightroom.

Para vídeos em 4K, uma GPU faz uma grande diferença e torna a renderização final muito mais rápida. Mesmo assim, algumas GPUs integradas são capazes de lidar até com esse tipo de resolução, só que de maneira mais lenta. 

Se você trabalha com vídeo, já deve saber se seu codec, bit depth e outras especificações técnicas preferidas exigem uma GPU ou não.

Como escolher a CPU certa em um notebook para editar mídias?

No coração de um notebook, dois fabricantes de processadores dominam: Intel e AMD. Hoje em dia as duas marcas oferecem CPUs muito competitivas e eficientes, apesar da Intel ser mais tradicional e a AMD custar menos. 

As linhas Intel i5 ou superior e Ryzen 5 ou superior são as mais comuns e as mais indicadas. Concentre-se na “frequência base” (velocidade, medida em GHz) e no número de núcleos (cores) de processamento. 

Frequências de 3.0 GHz são o mínimo para um notebook atual, e escolha uma acima de 4.0 GHz para edição de vídeo Full HD. Quatro núcleos é o mínimo que você precisa para edições básicas, oito núcleos devem ser suficientes para a maioria das tarefas mais pesadas. 

notebook para editar fotos

No caso de aparelhos da Apple, você vai receber um processador e GPU no mesmo chip da linha M, sendo o mais avançado no momento em que essa maneira foi escrita o M3 Pro. Eles possuem uma arquitetura especial para lidar com tarefas intensivas sem precisar de um GPU dedicado.

Quais portas um notebook para editar fotos e vídeos deve ter?

É provável que você tenha que transferir os arquivos de uma câmera ou filmadora através de um cartão SD ou via cabo USB, por isso é importante prestar atenção nas entradas e saídas disponíveis e nos padrões de cada uma. 

O Thunderbolt 4 é o padrão mais recente para portas USB-C e suporta velocidades de transferência de até 40 Gbps. Também é importante verificar se há slots para cartões SD compatíveis com UHS-II, o padrão mais moderno.

Mac ou PC?

Os MacBooks são os preferidos de muitos fotógrafos e editores por ter mais ferramentas integradas em um só lugar. Mas não descarte os notebooks com Windows, que costumam oferecer um custo benefício maior e melhor capacidade de atualização e reparo.

Como testamos

Ao analisar um notebook, o Guia de Compra confere os recursos internos de hardware, a qualidade de construção, a ergonomia, o desempenho em vários cenários de uso, a relação custo-benefício e a adequação geral ao comprador-alvo. 

Na perspectiva dos entusiastas e profissionais de foto e vídeo, o foco deve estar na qualidade da tela e na cobertura do espaço de cores. Um processador capaz e uma bateria de longa duração também são características importantes para esse tipo de uso.

Sempre que possível, um calibrador de monitor será usado para medir o desempenho da tela de um notebook para avaliar se ele corresponde às afirmações do fabricante, e benchmarks de software como o GeekBench são usados para medir os recursos do processador e da placa de vídeo.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
melhor-notebook-para-fotografos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *