Pular para o conteúdo

Qual é a Melhor Placa-Mãe B450

As placas-mãe B450 continuam sendo uma das mais populares devido ao seu custo-benefício e excelente compatibilidade com diversas linhas de processadores atuais da AMD.

A AMD oferece suporte à nova série de CPU Ryzen 5000 de quarta geração, baseadas na arquitetura Zen 3, na plataforma B450, o que a torna uma ótima opção para quem planeja fazer upgrades futuros.

Isso significa que o B450 é a única plataforma da AMD que pode suportar todas as primeiras quatro gerações de processadores Ryzen. Isso é espantoso no cenário de PCs personalizados, onde é difícil encontrar um chipset que tenha suporte para mais de duas gerações de CPUs.

É uma plataforma que acomoda entusiastas e usuários casuais ao mesmo tempo.

Produto

Ficha técnica

placa mão amd b450 rog strix

Placa-Mãe Asus ROG Strix B450-F

Tamanho: ATX

Saídas de vídeo: HDMI e DisplayPort

Armazenamento: 2 x M.2, 6 x SATA

Compre Online!

placa mão amd b450 asrock steel legend

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend

Tamanho: Micro ATX

Saídas de vídeo: HDMI e DisplayPort

Armazenamento: 2 x M.2, 4 x SATA

Compre Online!

placa mão amd b450 Asus Prime B450MK II

Placa-Mãe Asus Prime B450M-K II

Tamanho: Micro ATX

Saídas de vídeo: HDMI, DVI-D e D-sub

Armazenamento: 1 x M.2, 4 x SATA

Compre Online!

melhor placa mãe b450
Mateus Schneider

Mateus Schneider | Consultor

Mateus Schneider é formado pela UTF-PR em Engenharia de Materiais e atua como consultor do Guia de Compra. Ele utiliza sua experiência profissional na indústria para analisar hardwares, ferramentas e acessórios automotivos.

A extraordinária compatibilidade do CPU não é a única coisa em que o B450 se destaca. A maioria das placas-mãe deste chipset são bastante acessíveis e, portanto, oferecem um excelente valor quando comparadas com opções mais recentes como B550 e X570.

Não só isso, mas o chipset B450 também suporta overclocking, o que significa que você não está limitando a performance dos processadores mais caros ao escolher esse chipset. Uma desvantagem do B450, no entanto, é a falta de suporte para PCIe Gen 4, mas isso não afeta a maioria dos usuários.

As placas-mãe B450 ainda fazem muito sentido em 2023 devido ao seu baixo custo, alta compatibilidade e conjunto diversificado de recursos.

Nós analisamos as melhores placas-mãe B450 logo abaixo e criamos um guia completo com tudo o que precisa saber sobre essa versátil plataforma antes de fazer sua escolha.

1° Melhor Placa-mãe B450 – Asus ROG Strix B450-F

placa mão amd b450 rog strix

Tamanho: ATX | Memória: 4x DIMM, 64GB, DDR4-3200

Slots de expensão: 2 x PCIe 3.0/2.0 x16, 3 x PCIe 2.0 x1

Saídas de vídeo: HDMI e DisplayPort | Armazenamento: 2 x M.2, 6 x SATA

Prós:

  • Alta desempenho e um layout otimizado
  • Compatível com a tecnologia StoreMI da AMD
  • Duas portas M.2 disponíveis para expandir o armazenamento interno
  • DAC fornece um áudio de altíssima qualidade

Contras:

  • Alto custo
  • Maior consumo de energia comparada a outras placas B450

Compre Online!

A linha ASUS ROG Strix é a linha premium da ASUS quando se trata de placas-mãe, e essa placa mãe B450 não é exceção. O ROG Strix B450-F bate de frente com outras placas B450 top de linha, oferecendo mais portas e um ótimo suporte ao usuário. Ela conta com suporte para CrossFire (múltiplas GPUs) e RAID arrays.

Essa opção da ASUS é a mais completa e a mais cheia de recursos disponível a venda no Brasil, sendo ideal para processadores da série Ryzen 5000 (quarta geração).

A Asus lançou a B450-F Gaming como uma placa mãe de nível intermediário e voltada para jogos, assim como toda a linha ROG. Ela conta com alguns recursos avançados, como suporte para multi-GPU tanto da AMD quanto da NVIDIA, e iluminação RGB personalizável.

A B450-F inclui seis portas SATA, dois slots M.2 para armazenamento mais um slot M.2 Key E para um módulo Wi-Fi, portas USB 3.1 Gen 2 (10 Gbps), áudio premium, bem como LEDs RGB muito bem implementados que podem ser controlados pelo Software Asus Aura RGB.

Como saida de vídeo essa placa oferece uma porta HDMI e uma porta DisplayPort. A placa suporta GPU dupla (Crossfire e SLI multi-GPU), tem um VRM de 6+2 fases e usa o áudio SupremeFX S1220A, um codec Realtek com suporte a toda a gama de processadores Ryzen, inclusive o Ryzen 7 2700X.

Com capacitores de áudio dedicados são feitos pela Nichicon, conector S/PDIF e isolamento para evitar interferências, a Asus claramente dedicou muito cuidado na área de áudio ao projetar essa placa-mãe.

O ROG Strix B450-F possui um dos melhores desempenhos na categoria B450 e pode facilmente lidar com a linha Ryzen 5x (incluindo overclock) e até mesmo algumas CPUs Ryzen 7 sem qualquer engasgo. Ela é a melhor placa-mãe B450 no geral.

Confira o melhor preço!


Não esqueça de escolher a memória RAM para Ryzen 5000 ideal, a placa mãe AM5 ideal a placa mãe para Ryzen 5 5600G ideal.

2° Melhor Placa-mãe B450 MicroATX – ASRock B450M Steel Legend

placa mão amd b450 asrock steel legend

Tamanho: Micro ATX | Memória: 4x DIMM, 128GB, DDR4-3200

lots de expensão: 1 x PCIe 3.0 x16, 1 x PCI-E 3.0 x16 x4, 1 x PCIe 2.0 x1

Saídas de vídeo: HDMI e DisplayPort | Armazenamento: 2 x M.2, 4 x SATA

Prós:

  • Grande equilíbrio entre preço, desempenho e recursos adicionais
  • Possui uma saído de vídeo DisplayPort
  • Projetada para durar, feito de liga metálica e com amplo isolamento elétrico
  • Duas portas M.2 disponíveis para expandir o armazenamento interno

Contras:

  • Velocidade da memória RAM máxima é um pouco limitada (3200 MHz)
  • Menos capacidade de overclock

Compre Online!

Para quem deseja ocupar menos espaço, o modelo Steel Legend B450M da ASRock é a melhor placa-mãe Micro ATX disponível. Ela é reconhecida por ter uma ótima construção e conta com uma boa variedade de portas e slots. Mesmo sendo uma placa-mãe mid-ship, ela conta com alguns recursos RGB e suporte para water coolers.

As portas de saída de vídeo não importam muito se você estiver usando uma CPU Ryzen 3, 5 ou 7, mas faz uma diferença significativa quando você está usando APUs Raven Ridge com gráficos Vega 8 e Vega 11 pois o DisplayPort permite que você também use FreeSync (se o seu monitor for compatível).

Isso melhora muito o uso do Ryzen 2200G e 2400G, diminuindo muito possíveis rasgos visuais (tearing). Se você está planejando montar um PC gamer de entrada, é importante manter essa característica única do DisplayPort em mente.

O B450M Steel Legend tem toda a conectividade moderna para SSDs com um slot Ultra M.2 (PCIe Gen3x4), um slot SATA M.2 e quatro portas SATA 3. Há duas portas USB 3.1 Gen2 na placa traseira (Tipo A e C) e seis portas USB 3.1 Gen1, duas internas e quatro na placa traseira.

Assim como a placa acima, a Steel Legend está bem servida na parte sonora. O áudio 7.1 é alimentado por um chip Realtek ALC892. Os conectores de áudio de 3,5 mm são revestidos de ouro e ASRock implementou capacitores Nichicon Fine Series Gold para uma melhor experiência de áudio.

A ASRock manteve seu foco de durabilidade com a B450M Steel Legend. A maior parte da sua estrutura é feita de liga metálica e conta com proteção feita de aço no slot PCIE, o que evita danos causados por placas gráficas pesadas e na hora de colocar e retirar peças. Os slots PCIE também são são isolados para evitar interferência.

Todas as portas USB, de áudio e LAN têm proteção contra picos de energia. A proteção de descarga eletrostática também foi considerada e está presente na cobertura da placa traseira. Esses cuidados garantem que a Steel Legend dure por muitos anos, o que é importante para um placa-mãe de entrada.

Confira o melhor preço!


Domine suas partidas com um dos teclados gamer e um mouses gamer mais bem avaliados.

3° Melhor Placa-mãe B450 Barata – Asus Prime B450M-K II

placa mão amd b450 Asus Prime B450MK II

Tamanho: Micro ATX | Memória: 4x DIMM, 64GB, DDR4-3200

Slots de expensão: 1 x PCIe 3.0 x16, 2 x PCIe 2.0 x1

Saídas de vídeo: HDMI, DVI-D e D-sub | Armazenamento: 1 x M.2, 4 x SATA

Prós:

  • Uma opção de baixo custo lançada recentemente
  • Duas portas USB 3.1 Gen2 com largura de banda de 10 Gbps
  • Padrão Asus SafeSlot evita o slot PCIe se solte da placa ao aplicar força
  • Ótimo suporte pós-venda e de drivers

Contras:

  • Sem saída de vídeo DisplayPort
  • Apenas um slot M.2

Compre Online!

A melhor opção para quem está com o orçamento limitado é a linha low-end da Asus, especialmente o modelo Prime B450M-K 2. Essa é uma placa-mãe B450 básica e funcional, com um preço baixo e alguns recursos adicionais que a diferenciam das suas concorrentes nessa faixa de preço.

Com características adicionais que vêm com o chipset mais avançado e uma etiqueta de preço que compete com as placas AMD A320 mais em conta, o ASUS PRIME B450M-K é uma oferta bastante forte. É a melhor placa-mãe B450 barata para quem tem um orçamento mais apertado.

Com uma configuração VRM de 4+2 fases, 2 portas USB 3.1 Gen 2, um slot M.2 que suporta ambas interfaces SATA e PCIe 3.0 x4, e porta USB 3.0 no painel frontal, a B450M-K 2 pode servir muito bem a maioria dos usuários. Para manter o preço mais acessível, ela não possui um dissipador de calor sobre os VRMs como as placas acima.

Temos um slot PCI Express 3.0 rodando a toda máxima (x16) para oferecer um bom suporte a GPUs mais recentes. Ele também possui a tecnologia de suporte ASUS SafeSlot Core, que torna o slot mais resistente contra o peso das placas gráficas e contra puxões na hora de instalar a GPU.

Por ser um placa barata, ela conta com menos entradas do que os modelos analisados acima, mas a Asus incluiu duas portas USB 3.1 Gen2 na placa traseira para transferencial de até 10 Gbps. Ela também permite um certo espaço para overclocking, com suporte para perfis XMP de até 4200 MHz.

A parte de áudio também foi bem projetada, a B450M-K2 é alimentada por um Realtek ALC887 de 8 canais. Todos os componentes de áudio ficam em uma camada dedicada de PCB, separando-a do resto dos componentes e evitando interferências.

Ela é durável e conta com bons recursos de refrigeração, além de ter recursos de áudio muito bem pensados, o que é pouco comum em placas-mães de entrada. Assim como a placa vista acima, a ASUS Prime B450M-K II é uma placa tamanho Micro ATX, mas ela é mais barata e possui menos portas disponíveis.

Confira o melhor preço!


Ainda não decidiu se vai de Intel ou de AMD? Confira algumas opções do time azul: Melhores placas-mãe LGA 1700 e Melhores placas-mãe LGA 1200.

Perguntas frequentes

O B450 ainda é um bom investimento?

Sim, a plataforma B450 ainda é perfeitamente viável e muitos especialistas acreditam que ela seja a melhor plataforma orientada para low e mid-end que se pode comprar agora.

melhor placa mãe amd b450

É incrivelmente versátil, pois pode suportar quase todas as gerações de CPUs que a AMD lançou sob a marca Ryzen, e permite fazer overclocking, para extrair ainda mais desempenho do processador.

As placas B450 também são acessíveis e possuem muitos modelos ainda sendo vendidos, oferecendo uma grande variedade de recursos por um bom preço. Utilizando a arquitetura de memória dual channel co memórias RAM compatíveis, você pode montar uma máquina gamer muito eficiente sem gastar uma fortuna.

Você também precisa de uma placa de vídeo para ter uma boa experiencia com games. Veja algumas opções aqui: Melhores placas de vídeo GeForce RTX 3060.

O chipset X570 é melhor do que o B450?

Sim. O chipset X570 é o chipset high-end da AMD, por isso é melhor do que a opção B550 considerando todos os aspectos (menos o preço, claro). O chipset X570 tem mais pistas PCIe Gen 4, portanto, pode suportar PCIe Gen 4 em ambos os slots M.2, o que não é o caso do B450.

Além disso, as placas-mãe X570 têm maior compatibilidade de CPU e RAM do que as B450 e permitem um overclock maior. No entanto, em termos de custo-benefício, o B450 ainda é a opção superior.

Confira também: Qual é o Melhor SSD M.2 e Como escolher um headset wireless para jogos.

Qual é a melhor opção: B450 ou B550?

Depende do seu orçamento e das suas necessidades. A grande vantagem do B550 sobre o B450 é o suporte parcial para o padrão PCIe Gen 4, que está se tornando cada vez mais importante no cenário de jogos para PC.

A diferença de preço entre as placas-mãe B550 e B450 não é tão grande, mas você deve pensar bem se vai aproveitar o PCIe de quarta geração antes de fazer sua escolha.

O B550 faz mais sentindo se você vai montar uma máquina nova do zero usando uma CPU da quarta geração para cima, enquanto o B450 é melhor escolha para computadores de entrada e para gerações anteriores a quarta.

As placas-mãe B450 podem fazer overclock?

Sim, o chipset B450 oficialmente suporta overclock. Você definitivamente não vai quebrar recordes de overclock com essas placas-mãe, mas é um ponto positivo ser capaz de realizar um overclock para que você possa extrair um pouco mais de desempenho do seu PC.

Não custa lembrar que qualquer tipo de overclock deve ser feito com cuidado, mesmo uma pequena modificação pode levar a instabilidade do sistema se não houver a devida diligencia. Isso inclui utilizar um water cooler compatível ou, em overclocks mais leves, trocar a pasta térmica.

Uma parte dos usuários pode se beneficiar do underclock (diminuir a voltagem para obter temperaturas menores e consumir menos energia, que também é perfeitamente possível em chipsets B450.

placa mãe para ryzen apu

Fazer overclocking de CPUs de gama média, como Ryzen 5x e Ryzen 7x, é seguro em placas-mãe B450, no entanto, desaconselhamos o overclock de qualquer CPU da linha Ryzen 9 neste chipset, pois geralmente os VRMs nessas placas-mãe econômicas não são robustos o suficiente para lidar com esses cenários.

A série Ryzen 5000 é compatível com o chipset B450?

Sim, as CPUs da série Ryzen 5000 baseadas na arquitetura Zen 3 também são oficialmente suportadas nos chipsets B450 e X470.

A AMD anunciou inicialmente que não daria suporte às novas CPUs Ryzen 5000 em chipsets da série 400, mas devido à reação negativa da comunidade, eles rapidamente mudaram sua postura e permitiram que os fabricantes de placas-mãe suportassem as novas CPUs em suas placas, caso considerassem necessário.

Como resultado, as novas CPUs da série Ryzen 5000 são oficialmente suportadas na maioria das placas-mãe B450. Todos os modelos analisados acima possuem esse suporte.

Caso você escolha uma placa-mãe diferente, lembre-se de consultar o site oficial da marca para garantir que eles ofereçam suporte para série Ryzen 5x.

Características principais

Com a grande concorrência e variedade de placas-mães disponíveis a venda, é difícil não se confundir com os jargões de marketing e as frases de efeito que estão espalhadas nas lojas online e sites oficiais das fabricantes.

Como tudo em um PC depende da placa-mãe, é importante pesquisar bem e se informar sobre as características principais desse componente.

placa mae b450 para processadores ryzen

A placa-mãe é um componente muito crítico, embora muitas vezes subestimado, dos PCs para jogos, e é muito fácil gastar muito mais ou muito menos em uma placa-mãe do que você realmente deveria.

Então, o que você precisa saber sobre placas-mães? Existem vários fatores que devem ser considerados no processo de compra, vamos listar as principais características das melhores placas-mãe B450 abaixo.

Design VRM

Para placas-mães que suportam overclock, como as chipset B450, é muito importante pesquisar sobre a qualidade do VRM da placa que você deseja comprar.

O VRM da placa-mãe (sistema de entrega de energia) tem a tarefa de “absorver” a energia elétrica que vem da tomada e convertê-la em energia limpa, estável e utilizável para a própria CPU.

O design do VRM e seu gerenciamento térmico são absolutamente cruciais para obter o melhor desempenho de overclock dos processadores, e definitivamente devem ser considerados no processo de compra.

O tamanho e o design dos dissipadores de calor VRM também desempenham um papel importante no desempenho geral da máquina.

Possibilidade de atualização

Antes mesmo de começar a procurar placas-mãe no mercado, você precisa decidir qual chipset ou plataforma precisa comprar para obter a melhor possibilidade de atualização no futuro.

Por exemplo, no caso da linha Ryzen, a AMD tornou muito fácil para os consumidores atualizar seus PCs para a próxima geração sem precisar trocar a placa-mãe, uma vez que eles suportam várias gerações em um único chipset.

Uma placa-mãe B450 adquirida com uma CPU da série Ryzen 2000 também pode ser usada com um processador da série Ryzen 5000, caso você opte por atualizar, o que permite ter um desempenho melhor do processador sem precisar comprar uma placa-mãe nova.

O caminho de atualização deve ser mapeado de antemão e comparado com as suas necessidades. A maioria dos usuários se beneficia dessas possíveis atualizações, mas é provável que entusiastas e profissionais do ramo necessitem de upgrades mais significativos, eu necessitem de chipsets novos.

Inclua uma placa de áudio interna no seu PC e veja nossas principais escolhas de CPUs para jogos VR.

Tamanho

As placas-mãe para desktop geralmente vêm em três tamanhos diferentes. Esses diferentes tamanhos permitem que os usuários tenham flexibilidade na escolha de gabinetes e influenciam no preço da placa-mãe.

melhores placa mães amd b450

Muitos usuários preferem um gabinete compacto que não ocupa muito espaço em sua mesa, enquanto outros preferem placas-mãe de tamanho normal que geralmente suportam mais recursos. Os três fatores de forma mais comuns são:

ATX: O tamanho padrão para placas-mãe de desktop é ATX, que mede 30,5 x 24,4 centímetros. Geralmente tem 7 slots de expansão (slots PCI Express) e quase todas as placas-mãe ATX têm 4 slots de RAM.

Algumas placas-mãe especiais para processadores HEDT ou Extreme Edition podem ter até 8 slots de RAM. Este tamanho é o mais comum e também é um pouco mais caro do que os tamanhos menores devido ao custo extra de produção. As placas-mãe ATX também têm mais portas e mais opções de expansibilidade.

Micro-ATX: A versão menor das placas ATX que mede 24,4 x 24,4 centímetros, o MicroATX oferece a maior parte da funcionalidade das placas ATX em um tamanho menor. As placas MicroATX são geralmente mais baratas do que as placas ATX e oferecem funcionalidade semelhante.

Eles também podem ter 4 slots de RAM, embora muitas das placas Micro-ATX mais baratas tenham apenas 2 slots de RAM. Essas placas-mãe geralmente têm 4 slots de expansão e uma quantidade um pouco mais limitada de portas.

Mini-ITX: Apesar do que se espera da nomenclatura, o tamanho Mini-ITX é menor do que o MicroATX. Esta placa-mãe para desktop é projetada para montagens ultracompactas em gabinetes especiais. Mede 17 x 17 centímetros e tem apenas 1 slot PCIe na maioria dos casos.

Devido ao espaço limitado, geralmente existem apenas 2 slots DIMM nessas placas. Além disso, essas placas têm poucos conectores e portas devido ao espaço limitado. É importante considerar bem a possibilidade um upgrade futuro, pois essas placas não possuem muitos recursos adicionais.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor placa mãe b450

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *