Encontre a melhor base para uma CPU AMD Ryzen 7000 Zen 4 com nosso Guia de Compra das melhores placas-mãe Socket AM5. Selecionamos as cinco melhores opções que se enquadram em todos os tipos de uso e orçamentos.
Você está procurando a melhor placa-mãe AM5 para usar com uma das mais recentes CPUs AMD Ryzen 7000? Então você está no lugar certo — nosso especialista testou todas as principais opções disponíveis e escolheu as placas-mãe ideais para cada usuário.
Produto | Detalhes | Preço |
![]() Placa-Mãe Asus TUF Gaming X670E-PLUS | Melhor placa-mãe AM5 em custo-benefício | |
![]() Placa-Mãe MSI Pro A620M-E ProSeries | Melhor placa-mãe AM5 barata | |
![]() Placa-Mãe Asus ROG Strix B650-A Gaming WIFI | Melhor placa-mãe AM5 em desempenho | |
![]() Placa-Mãe Gigabyte B650M D3HP | Melhor placa-mãe AM5 com chipset B650M | |
![]() Placa-Mãe ASRock B650M-HDV/M.2 | Melhor placa-mãe AM5 mATX barata |


Anderson Ribeiro | Consultor
Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.
Confira as nossas recomendações de placas-mãe B650 boas e baratas até as placas-mãe premium X670E mais reconhecidas no mundo. Uma delas com certeza vai ser a opção ideal para o seu novo PC.
Melhores placas-mãe soquete AM5
- Asus TUF Gaming X670E-PLUS – a melhor placa-mãe AM5 em custo-benefício
- MSI Pro A620M-E ProSeries – a melhor placa-mãe AM5 barata
- Asus ROG Strix B650-A – a melhor placa-mãe AM5 em desempenho
- Gigabyte B650M D3HP – a melhor placa-mãe AM5 com chipset B650M
- ASRock B650M-HDV/M.2 – a melhor placa-mãe AM5 mATX barata
1° Placa Mãe Asus TUF Gaming X670E-PLUS

A placa-mãe Asus TUF GAMING X670E-PLUS AM5 foi projetada para atender aos gamers e entusiastas de PC que desejam montar um sistema AMD Ryzen 7000 robusto e sem exageros.
Com seu design TUF característico, componentes de nível militar e uma boa quantidade de recursos, essa placa tem como objetivo atingir um equilíbrio entre desempenho e preço acessível.
Design e qualidade de construção
Fiel à série TUF, a placa-mãe X670E-PLUS é durável e tem um design chamativo. A placa de circuito impresso preta é adornada com detalhes em cinza, proporcionando um visual que deve agradar à maioria dos usuários.
A Asus empregou seus componentes TUF de nível militar exclusivos, incluindo bobinas TUF, capacitores TUF e MOSFETs TUF, garantindo confiabilidade e estabilidade a longo prazo. Essa placa-mãe com certeza vai durar muitos anos de uso pesado, o que aumenta ainda mais seu custo-benefício.
A ampla cobertura do dissipador de calor da placa abrange as áreas de VRM e M.2, mantendo os componentes críticos frios mesmo durante cargas de trabalho intensas. Além disso, a presença de uma ventoinha ativa do chipset garante um resfriamento eficaz para o chipset AMD X670.
Expansão e conectividade
O Asus TUF GAMING X670E-PLUS oferece um conjunto decente de opções de expansão, incluindo dois slots PCIe 5.0 x16 completos (x16/x0 ou x8/x8) e dois slots PCIe 4.0 x16 (modo x4).
Se você precisa armazenar uma enorme quantidade de dados, essa placa-mãe possui quatro slots M.2, sendo que dois deles suportam o mais recente padrão PCIe 5.0 e os outros dois oferecem compatibilidade com PCIe 4.0.
Em termos de conectividade, a placa apresenta um painel de E/S traseiro robusto com várias portas USB (incluindo USB 3.2 Gen 2×2 Tipo C e Tipo A), uma porta LAN Intel 2.5GbE e suporte a Wi-Fi 6E.
A Asus também incluiu seu codec de áudio SupremeFX exclusivo nessa placa, garantindo uma experiência de áudio muito nítida e sem interferências para jogos e para mídia. É uma ótima opção para quem precisa de múltiplos canais de áudio.
Desempenho e recursos
Em nosso conjunto de benchmarks, a Asus TUF GAMING X670E-PLUS apresentou um desempenho sólido, acompanhando o ritmo de outras placas com o chipset X670, que é a opção intermediária.
O sistema robusto de fornecimento de energia e a solução de resfriamento eficaz da placa permitiram um espaço estável para overclocking, embora os overclockers mais agressivos precisem considerar opções mais avançadas.
Uma área em que o X670E-PLUS se destaca é a sua BIOS abrangente e pacote de softwares inclusos. A BIOS UEFI da Asus é fácil de usar e rico em recursos, oferecendo controle granular sobre várias configurações e perfis de overclocking.
A inclusão de utilitários de software como o Armoury Crate e o AI Suite aprimora ainda mais a experiência geral do usuário, pois quase tudo funciona sem precisar de nenhuma configuração adicional.
Conclusão
A placa-mãe Asus TUF GAMING X670E-PLUS AM5 é uma opção completa para jogadores e entusiastas que buscam uma plataforma confiável e capaz para suas montagens AMD Ryzen 7000.
Embora não ofereça o conjunto mais extravagante de recursos ou o maior potencial de overclocking, ela atinge um ponto ideal entre desempenho, durabilidade e preço acessível.
Se você estiver procurando uma placa-mãe AM5 intermediária que ofereça desempenho consistente e estabilidade sólida, definitivamente vale a pena considerar a Asus TUF GAMING X670E-PLUS.
Uma das vantagens da plataforma AM5 é sua compatibilidade com as tecnologias mais recentes, como suporte para memória RAM DDR5 e mais pistas para placas de vídeo para jogos.
2° Placa Mãe MSI Pro A620M-E ProSeries

Apesar dos processadores Ryzen 7000 continuarem bem caros, a MSI projetou a placa-mãe Pro A620M-E ProSeries AM5 como uma opção econômica voltada para gamers que precisam de uma CPU potente mas não precisam de muitos recursos extras nas placas-mãe.
Essa opção micro-ATX tem como objetivo fornecer uma base confiável para sistemas AMD de nível básico e intermediário, sem gastar muito e com um conjunto básico de recursos.
Design e qualidade de construção
O MSI Pro A620M-E ProSeries AM5 apresenta um design simples e discreto. O PCB preto e os dissipadores de calor minimalistas dão à placa uma aparência mais profissional que deve se integrar perfeitamente à maioria das montagem.
Embora a construção da placa seja relativamente básica, a MSI empregou sua tecnologia Core Boost, que inclui capacitores premium e um design de circuito aprimorado para garantir um fornecimento de energia estável e um leve potencial de overclocking.
Entretanto, dada a orientação econômica da placa, as expectativas de overclocking devem ser moderadas. Essa definitivamente não é a opção certa para quem quer extrair o máximo de desempenho da sua CPU.
Expansão e conectividade
Em termos de opções de expansão, o MSI Pro A620M-E ProSeries AM5 oferece uma seleção decente para seu formato micro-ATX. Ele possui dois slots DIMM DDR5, com suporte para até 64 GB de memória, e um único slot PCIe 5.0 x16 para a instalação da placa de vídeo.
A conectividade de armazenamento é bastante padrão, com dois slots M.2 (um PCIe 4.0 x4 e um PCIe 3.0 x4) e quatro portas SATA 6Gb/s. Embora não seja particularmente impressionante, a maioria dos usuários utiliza apenas um ou dois discos ao mesmo tempo.
O painel de E/S traseiro é relativamente escasso, com portas USB (incluindo uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C), saídas HDMI e DisplayPort e uma porta Realtek 8111H Gigabit LAN. Isso é comum em placas mATX.
O áudio é gerenciado pelo codec Realtek ALC897, que deve proporcionar uma qualidade de som decente para tarefas multimídia básicas.
Desempenho e recursos
Em nossos testes, o MSI Pro A620M-E ProSeries AM5 apresentou um desempenho decente para sua faixa de preço, lidando com jogos recentes e pesados sem problemas (com a combinação certa de CPU e GPU, claro).
Ela não esquentou muito durante as tarefas mais intensas e cabe perfeitamente em um PC para jogos ou para uso diário. Ela apenas não possui algumas características que apenas usuários muito avançados e exigentes devem sentir falta.
O Click BIOS 5 da MSI é fácil de usar e intuitivo, facilitando a navegação e o ajuste de várias configurações. Os utilitários incluídos, como o MSI Center e o Dragon Center, fornecem ferramentas adicionais de monitoramento e otimização do sistema.
Conclusão
A placa-mãe MSI Pro A620M-E ProSeries AM5 é uma opção econômica para quem deseja montar um sistema AMD Ryzen 7000 acessível. Embora não tenha uma ficha técnica impressionante, ela oferece desempenho confiável.
Em um PC gamer, a placa de vídeo e a CPU são as estrelas do show, e a placa-mãe apenas precisa ser compatível com esses hardwares para fazer um bom trabalho. Mesmo assim, é bom pensar se vale a pena fazer um upgrade dessa placa-mãe no futuro ou comprar uma mais avançada agora.
Confira algumas outras opções de placas mãe da AMD: Melhor placa mãe para Ryzen 7 5800X, Melhor placa mãe para Ryzen 5 5600G e Melhor placa mãe B450.
3° Placa Mãe Asus ROG Strix B650-A Gaming WIFI

A linha Republic of Gamers (ROG) da Asus há muito tempo é sinônimo de hardware para jogos de alto desempenho, e a placa-mãe ROG STRIX B650-A GAMING WIFI AM5 não é exceção — essa é uma placa-mãe para entusiastas e profissionais.
Projetada para atender aos usos mais exigentes e as CPUs mais caras da série Ryzen 7000, essa placa-mãe B650 promete uma combinação potente de recursos, desempenho e personalização.
Design e qualidade de construção
O ROG STRIX B650-A GAMING WIFI AM5 tem uma estética ousada e agressiva que é a quintessência de todas as placas-mãe da linha ROG. O PCB preto é adornado com amplas zonas de iluminação RGB, que são individualmente personalizáveis e chamam muito a atenção.
A Asus empregou componentes de alta qualidade em toda a placa, incluindo fornecimento de energia Digi+ VRM premium e dissipadores de calor robustos para um resfriamento eficaz. A placa também possui um cooler para o chipset, garantindo o gerenciamento térmico ideal.
Expansão e conectividade
Em termos de recursos de expansão, o ROG STRIX B650-A oferece uma seleção bem completa para quem precisa extrair o máximo do próprio PC.
Ele conta com dois slots PCIe 5.0 x16 completos (x16/x0 ou x8/x8) e dois slots PCIe 4.0 x16 (modo x4), oferecendo amplo espaço para configurações de várias GPUs ao mesmo tempo (AMD Crossfire) ou outras placas de expansão.
A placa conta com quatro slots M.2, sendo que dois suportam o mais recente padrão PCIe 5.0 e os outros dois oferecem compatibilidade com PCIe 4.0. Além disso, seis portas SATA de 6 Gb/s atendem aos dispositivos de armazenamento tradicionais. É espaço de sobra para qualquer acumulador digital.
As opções de conectividade também são abundantes, com o painel de E/S traseiro apresentando várias portas USB (incluindo USB 3.2 Gen 2×2 Tipo C e Tipo A), uma porta LAN Intel 2.5GbE e suporte a Wi-Fi 6E integrado.
Na parte de áudio, a solução de áudio SupremeFX vista acima também é usada aqui, garantindo uma experiência de áudio imersiva para jogos e multimídia.
Desempenho e recursos
Em nosso conjunto de benchmarks, o Asus ROG STRIX B650-A apresentou um desempenho impressionante, acompanhando o ritmo das ofertas X670 mais avançadas em todas as cargas de trabalho, inclusive as mais pesadas.
O sistema robusto de fornecimento de energia e as soluções de resfriamento eficazes permitiram um espaço estável para overclocking, atendendo aos entusiastas que buscam levar seus processadores Ryzen 7000 ao limite (mas sempre com cuidado).
A BIOS e o conjunto de software da Asus aprimoram ainda mais a experiência geral do usuário. O BIOS UEFI é rico em recursos e fácil de usar, oferecendo controle granular sobre várias configurações e perfis de overclocking.
Além disso, o utilitário Armoury Crate incluído fornece um hub centralizado para monitoramento do sistema, controle das luzes RGB e otimização do desempenho.
Conclusão
A placa-mãe Asus ROG STRIX B650-A GAMING WIFI AM5 é uma opção top de linha para gamers e entusiastas que utilizam os processadores AMD Ryzen série 7000. Não tem nenhum recurso faltando aqui, ela dá conta de qualquer tarefa.
Com sua estética marcante, iluminação RGB, conjunto robusto de recursos e capacidades de desempenho impressionantes, ela atinge um ponto ideal entre acessibilidade e funcionalidade de ponta. Ela é cara, mas atende perfeitamente aos nichos mais extremos.
Antes de investir em uma plataforma, dê uma olhada nas opções da Intel: Melhor placa mãe LGA 1200 e Melhor placa mãe LGA 1700.
4° Placa Mãe Gigabyte B650M D3HP

A Gigabyte B650M D3HP AM5 é uma placa-mãe micro-ATX econômica destinada a aos PC gamers intermediários e de entrada. Esse modelo compacto promete oferecer uma base capaz para sistemas AMD de última geração sem gastar muito.
Com um conjunto básico de recursos e nenhuma firula, essa é uma alternativa viável para quem precisa investir mais em outros componentes e não exige muito da sua placa-mãe — especialmente em relação a gerenciamento térmico e slots de expansão.
Design e qualidade de construção
A Gigabyte B650M D3HP utiliza um PCB preto e alguns dissipadores de calor discretos dão à placa uma aparência limpa. Não tem nada demais aqui, é a mesma aparência de praticamente qualquer placa-mãe simples lançada nos últimos 15 anos.
Embora a construção da placa seja relativamente básica, a Gigabyte empregou sua tecnologia Ultra Durable, que inclui capacitores premium e um design de circuito aprimorado para garantir um fornecimento de energia estável.
Isso significa que ela é capaz de lidar perfeitamente bem até mesmo com os processadores high end da AMD, desde que na configuração de fábrica ou com underclock. Tentar aumentar o clock da CPU não é indicado aqui.
Expansão e conectividade
Apesar de seu formato micro-ATX, o Gigabyte B650M D3HP AM5 oferece uma seleção decente de opções de expansão. Ele possui dois slots DIMM DDR5, com suporte para até 64 GB de memória, e um único slot PCIe 5.0 x16 para a instalação da placa de vídeo.
Na parte de armazenamento ela possui a quantidade esperada em uma placa barata, com dois slots M.2 (um PCIe 4.0 x4 e um PCIe 3.0 x4) e quatro portas SATA 6Gb/s. É o suficiente para a maioria dos usuários, mesmo que você queira manter milhões de arquivos sempre à mão.
No painel de E/S traseiro estão portas USB 3.2 Gen 2 e Tipo-C, saídas HDMI e DisplayPort e uma porta Realtek 8111H Gigabit LAN. Mais uma vez é o que se espera nessa faixa de preço, apesar de muitas placas-mãe concorrentes não terem saída DisplayPort.
O áudio é gerenciado pelo codec Realtek ALC892, que deve proporcionar uma qualidade de som decente para tarefas multimídia básicas.
Desempenho e recursos
Em nossos testes, o Gigabyte B650M D3HP AM5 apresentou um desempenho sólido mesmo durante as tarefas mais intensas. Nenhum componente esquentou demais e o fornecimento de energia ficou estável mesmo com a CPU e a GPU utilizando seus clocks mais altos.
Mais uma vez, é bom salientar que essa placa de vídeo não suporta overclock, o que não é um problema para a maioria dos usuários já que as CPUs mais recentes da AMD são capazes de lidar quase tudo nas configurações de fábrica.
Aqui você também encontra uma BIOS fácil de configurar e alguns programas incorporados como o EasyTune e o RGB Fusion, que fornecem monitoramento adicional do sistema e controle de iluminação RGB.
Conclusão
A placa-mãe Gigabyte B650M D3HP AM5 é uma opção econômica para quem deseja montar um sistema AMD Ryzen 7000 barato. Embora possa não ter os recursos mais recentes, ela oferece desempenho confiável para sua faixa de preço.
Se estiver montando uma máquina para jogos com um orçamento apertado, vale a pena considerar a Gigabyte B650M D3HP, apenas tenha em mente que ela pode limitar bastante seus upgrades futuros.
Equipe sua nova placa mãe com um processador desenvolvido para Realidade Virtual e um SSD M.2 para armazenamento ultra rápido.
5° Placa Mãe ASRock B650M-HDV/M.2

Para máquinas menores, a ASRock lançou a B650M-HDV/M.2 AM5, uma placa-mãe micro-ATX compacta projetada para quem tem um orçamento menor e um gabinete menos espaçoso. Ela tem menos portas e slots, mas é bem construída e bem avaliada pelos consumidores.
Essa alternativa acessível da ASRock tem como objetivo atingir um equilíbrio entre desempenho e valor, o que a torna uma opção atraente para montagens de nível básico e médio.
Design e qualidade de construção
O ASRock B650M-HDV/M.2 possui um PCB preto e alguns dissipadores de calor discretos, que são mais voltados para eficiência do que para a parte estética. Eles não são capazes de lidar com o overclock, mas podem lidar com as CPUs mais avançadas da série Ryzen 7.
Para tornar a placa-mãe mais resistente e durável, a empresa utiliza a liga metálica chamada Premium Alloy Choke e capacitores premium, garantindo um fornecimento de energia estável e maior resistência à umidade e mudanças bruscas de temperatura.
Expansão e conectividade
Apesar de seu formato micro-ATX, o ASRock B650M-HDV/M.2 AM5 oferece uma seleção aceitável de opções de expansão. Ela apresenta dois slots DIMM DDR5, com suporte para até 64 GB de memória, e um único slot PCIe 5.0 x16 para instalar a placa de vídeo.
A capacidade de armazenamento é um pouco melhor do que se espera nessa faixa de preço: três slots M.2 (um PCIe 4.0 x4 e dois PCIe 3.0 x4) e quatro portas SATA 6Gb/s. É uma opção atraente para quem precisa de uma ampla capacidade de armazenamento e não quer gastar muito.
Na parte de conexões ela possui uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo-C, saídas HDMI e DisplayPort e uma porta Realtek 8111H Gigabit LAN. O áudio é gerenciado pelo codec Realtek ALC897, uma das opções mais comuns e que oferece uma qualidade de áudio aceitável.
Desempenho e recursos
A ASRock B650M-HDV/M.2 se saiu muito bem nos nossos testes, mesmo com os jogos mais recentes. Os componentes internos mantiveram uma temperatura dentro dos padrões e não detectamos nenhuma falha no fornecimento de energia.
Assim como o modelo acima, essa placa de vídeo não suporta overclock, mas é capaz de lidar com os processadores mais exigentes da AMD, que precisam de um bom VRM, sem problemas. Assim como as outras opções, ela tem uma BIOS fácil de usar e altamente personalizável.
Conclusão
Embora faltem alguns recursos adicionais, a placa mãe ASRock B650M-HDV/M.2 oferece uma boa performance para PCs gamers de entrada e intermediários.
A ASRock B650M-HDV/M.2 AM5 tem tudo o que se espera de uma placa mãe básica, com alguns slots de armazenamento a mais em relação aos concorrentes e um componente de alta qualidade. Ele é uma boa opção para toda a linha Ryzen 4, mas pode ficar obsoleto mais rapidamente.
Outros equipamentos para seu novo PC: Melhores teclados mecânicos silenciosos e Melhores headsets gamers sem fio.
Comparação
Especificação | Asus TUF Gaming X670E-Plus | MSI Pro A620M-E ProSeries | Asus ROG STRIX B650-A Gaming WIFI | Gigabyte B650M D3HP | ASRock B650M-HDV/M.2 |
---|---|---|---|---|---|
Chipset | AMD X670 | AMD A620 | AMD B650 | AMD B650 | AMD B650 |
Fator de forma | ATX | Micro-ATX | ATX | Micro-ATX | Micro-ATX |
Suporte para memória | 4x DDR5 DIMM, up to 128GB | 2x DDR5 DIMM, up to 64GB | 4x DDR5 DIMM, up to 128GB | 2x DDR5 DIMM, up to 64GB | 2x DDR5 DIMM, up to 64GB |
Slots PCIe | 2x PCIe 5.0 x16, 2x PCIe 4.0 x16 (x4) | 1x PCIe 5.0 x16 | 2x PCIe 5.0 x16, 2x PCIe 4.0 x16 (x4) | 1x PCIe 5.0 x16 | 1x PCIe 5.0 x16 |
Slots M.2 | 2x PCIe 5.0, 2x PCIe 4.0 | 1x PCIe 4.0, 1x PCIe 3.0 | 2x PCIe 5.0, 2x PCIe 4.0 | 1x PCIe 4.0, 1x PCIe 3.0 | 1x PCIe 4.0, 2x PCIe 3.0 |
Portas SATA | 8x SATA 6Gb/s | 4x SATA 6Gb/s | 6x SATA 6Gb/s | 4x SATA 6Gb/s | 4x SATA 6Gb/s |
Portas USB | 8x USB 3.2 Gen 2, 1x USB 3.2 Gen 2×2 Type-C | 4x USB 3.2 Gen 2, 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C | 8x USB 3.2 Gen 2, 1x USB 3.2 Gen 2×2 Type-C | 4x USB 3.2 Gen 2, 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C | 4x USB 3.2 Gen 2, 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C |
LAN Ethernet | Intel 2.5GbE | Realtek 8111H Gigabit | Intel 2.5GbE | Realtek 8111H Gigabit | Realtek 8111H Gigabit |
Wi-Fi | – | – | Wi-Fi 6E | – | – |
Codec de áudio | SupremeFX | Realtek ALC897 | SupremeFX | Realtek ALC892 | Realtek ALC897 |
Como testamos as placas-mãe AMD AM5
Nosso time de especialistas testaram as principais placas-mãe AM5 disponíveis no Brasil (que não são muitas, diga-se de passagem) em termos de layout, recursos, desempenho e capacidade de overclock.
Usamos uma CPU AMD Ryzen 9 7950X para testar as placas-mãe AM5, que se baseia na arquitetura AMD Zen 4 — ela tem 16 núcleos com velocidade de até 5,7 GHz, o que a torna uma opção perfeita para gamers e criadores de conteúdo.
Ao analisar uma placa-mãe, observamos as temperaturas do VRM, bem como as temperaturas do SSD usando os dissipadores de calor fornecidos, e também damos uma boa olhada no layout e no conjunto de recursos de cada placa.
Tem uma CPU Ryzen série 5? Veja as nossas recomendações de placas de vídeo ideais.
Comparativo dos chipsets AM5
A plataforma AMD AM5 foi projetada para suportar os mais recentes processadores Ryzen série 7000 baseados na arquitetura Zen 4.
A AMD introduziu três chipsets para essa plataforma: X670, B650 e A620. Cada chipset oferece diferentes conjuntos de recursos e capacidades, atendendo a vários segmentos de usuários e orçamentos. Confira os detalhes de cada chipset AM5:
Chipset X670
O chipset X670 é o mais avançado para a plataforma AM5, voltado para entusiastas, profissionais e sistemas de jogos de ponta. Ele oferece o conjunto de recursos mais abrangente e suporta as tecnologias mais recentes, incluindo:
- Suporte a PCIe 5.0 para placas de vídeo e armazenamento
- Até 24 portas USB (incluindo USB 4 e USB 3.2 Gen 2×2)
- Suporte para overclocking e opções avançadas de ajuste
- Vários slots M.2 e portas SATA para configurações de armazenamento abrangentes
- Opções de rede de alta velocidade (2,5 GbE, Wi-Fi 6E)
As placas-mãe X670 costumam ser mais caras, mas oferecem o melhor desempenho, capacidade de expansão e potencial de overclocking para cargas de trabalho intensas, como edição em 4K e games triplo A mais recentes.
Chipset B650
O chipset B650 é a opção intermediária, projetada para para a maioria das máquinas gamers e para uso misto. Embora não seja tão rico em recursos quanto o X670, ele ainda oferece um bom equilíbrio entre desempenho, tecnologias recentes e preço:
- Suporte a PCIe 5.0 para placas de vídeo e armazenamento (com menos pistas que o X670)
- Até 14 portas USB (incluindo USB 3.2 Gen 2×2)
- Suporte a overclocking um pouco mais limitado
- Vários slots M.2 e portas SATA para armazenamento
- Opções de rede de alta velocidade (2,5 GbE, Wi-Fi 6E)
As placas-mãe B650 são uma escolha popular para jogadores e usuários comuns que desejam uma plataforma capaz, que pode se manter atualizada por vários anos e com acesso a PCIe 5.0 para GPUs mais recentes, sem gastar muito.
Chipset A620
O chipset A620 é a opção econômica da AMD, voltada para PC gamers baratos e para PCs mais básicos. Ele oferece um conjunto de recursos mais limitado, com acesso a alguns recursos mais recentes:
- Suporte a PCIe 4.0 para placas de vídeo e armazenamento
- Até 8 portas USB (incluindo USB 3.2 Gen 2)
- Sem suporte para overclocking
- Menos slots M.2 e portas SATA
- Rede Gigabit Ethernet
Se os recursos de expansão e a falta de acesso a PCIe 5.0 não são a principal preocupação, ela ainda é uma ótima opção para jogos e entusiastas, mas pode ficar defasada rapidamente.
Resumo
Os entusiastas e os usuários avançados devem considerar o chipset X670, enquanto o chipset B650 possui o melhor custo-benefício e vai se adaptar bem na maioria das máquinas. Se você precisa economizar, o chipset A620 é uma boa opção, mas tem algumas limitações.
É bom lembrar que todos os chipsets AM5 possuem suporte para memória RAM DDR5, muito mais rápida, e isso também significa que nenhum deles possui compatibilidade com memórias RAM DDR4 mais antigas.
- Melhor Notebook para Edição de Fotos e Vídeos: Top 5 - 14 de fevereiro de 2025
- Top 5: Melhor Monitor para Xbox Series X - 12 de fevereiro de 2025
- Top 7 Melhores Tablets Chineses | Custo-benefício - 5 de fevereiro de 2025