Pular para o conteúdo

Qual é a Melhor Placa-Mãe LGA 1700 | Top 5

Selecionamos as cinco melhores placas-mãe LGA 1700 da Intel — uma delas com certeza vai ser perfeita para sua nova máquina!

Os processadores Intel Core a partir da 12ª geração usam o soquete LGA 1700, que também é compatível com a 13ª e a 14ª geração, as mais avançadas atualmente. Isso significa que montar um PC em torno desse soquete te oferece uma grande variedade de opções e espaço para atualizações futuras.

Produto

Destaque

Preço

placa mae lga 1700 Asus ROG MAXIMUS Z790 HERO

ASUS ROG Maximus Z790 Hero

Melhor placa-mãe LGA 1700

placa mae lga 1700 Gigabyte B660M DS3H

Gigabyte B660M DS3H

Melhor placa-mãe LGA 1700 em custo-benefício

placa mae lga 1700 ASUS PRIME H610M E D4

ASUS Prime H610M-E D4

Melhor placa-mãe LGA 1700 barata

placa mae lga 1700 Gigabyte Z790 Aorus Master

Gigabyte Z790 Aorus Master

Melhor placa-mãe LGA 1700 para overclocking

placa mae lga 1700 ASUS ROG Strix Z790 A WiFi D4

ASUS ROG Strix Z790-A WiFi

Melhor placa-mãe LGA 1700 para PC gamer

melhor placa mãe LGA 1700
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

Seja escolhendo uma CPU Alder Lake intermediária de 12ª geração ou a mais nova (e cara) Raptor Lake de 14ª geração da Intel, você certamente precisará de uma placa-mãe de qualidade para colocar tudo em funcionamento.

Aqui está um resumo das melhores placas-mãe LGA 1700, cobrindo desde opções econômicas até as de altíssimo desempenho para quem precisa extrair o máximo dos seus equipamentos.

1° Placa Mãe ASUS ROG Maximus Z790 Hero

placa mãe lga 1700 Asus ROG MAXIMUS Z790 HERO
Especificações técnicasDetalhes
Slots de memória4
Tipo de memóriaDDR5-7800
ChipsetZ790
SoqueteLGA 1700
Armazenamento5x M.2, 6x SATA

Compre Online!

A ROG Maximus Z790 Hero da Asus é um tanto cara, mas, no momento, é a placa-mãe mais impressionante para CPUs Intel se você for um entusiasta em busca do melhor que há no mercado. Ela também é uma ótima opção se você for um entusiasta do overclock.

É a nossa escolha para a melhor placa-mãe LGA 1700 disponível no Brasil. Essa não é a placa-mãe com chipset Z790 mais acessível, mas inclui todos os recursos necessários que você espera que uma placa-mãe Z790 de ponta. 

A placa-mãe tem um PCB preto com vários dissipadores de calor que cobrem o VRM, o chipset, os slots M.2 e muito mais. Você pode ver o logotipo pixelado do olho da ROG no dissipador de calor do chipset e um pouco de luzes RGB na cobertura de E/S. Ela claramente fica muito natural em um PC gamer cheio de LEDs e ventoinhas.

Com relação ao VRM, a placa-mãe ROG Maximus Z790 Hero vem com um sistema de fornecimento de fase 20+1 que oferece uma potência que nenhuma CPU é capaz de utilizar no momento. O sofisticado dissipador de calor garante que a saída térmica do VRM seja mantida sob limites seguros o tempo todo. 

Ela conta com quatro slots DIMM ao lado do soquete LGA 1700. Esses slots são capazes de aceitar a melhor RAM DDR5 com velocidades de memória de até DDR5-7800. Para o armazenamento, você também recebe uma placa de expansão M.2 na caixa que pode ser conectada aos slots x16 inferiores. 

Essa placa de expansão específica aumenta o total de portas M.2 disponíveis para cinco, que é a maior quantidade disponível em placas-mãe para uso doméstico. O PCIe 5.0 também aparece como um recurso de destaque dessa placa-mãe na forma de dois slots x16 reforçados.

Não é preciso dizer que uma placa-mãe de ponta como essa também vem com muitas portas, conectores para diferentes periféricos e muito mais. O escudo de E/S também vem pré-instalado, o que significa que é uma etapa a menos com que se preocupar ao montar seu novo PC. 

Esta é uma das melhores placas-mãe com chipset Z790 que você pode comprar no momento. Apesar de não ser a mais avançada do mercado, ela permite realizar overclock, tem um espaço de armazenamento incrível e tem todos os recursos avançados do chipset por um preço justo.

Confira o melhor preço!


Confira outras alternativas da Intel: Melhores placas-mãe para CPU i5 10400F e Melhores placas-mãe LGA 1200.

2° Placa Mãe Gigabyte B660M DS3H

placa mãe lga 1700 Gigabyte B660M DS3H
Especificações técnicasDetalhes
Slots de memória4
Tipo de memóriaDDR4-5133
Chipset B660
SoqueteLGA 1700
Armazenamento2x M.2, 4x SATA

Compre Online!

A Gigabyte B660M DS3H é uma escolha certeira para aqueles que realmente querem montar um PC Intel de 12ª ou 13ª geração gastando menos. Ela está entre as placas-mãe mais econômicas que suportam essas duas gerações de chips da Intel. 

Ela suporta RAM DDR4, tem uma estética gamer com dissipadores personalizados e tudo o que você precisa para montar um equipamento potente para jogos, mas sem excessos. 

A Gigabyte garantiu que essa placa-mãe tivesse um VRM sólido capaz de fornecer energia suficiente (6+2+1), necessária para suportar um Core i9 de maneira eficiente. Não é ideal para overclock de CPUs que exigem mais energia, mas é possível realizá-lo de maneira leve nas linhas i5.

A Gigabyte B660M DS3H suporta um máximo de 128 GB de RAM DDR4 com velocidades de memória de até 5133MT/s. O chipset B660 não permite utilizar memórias RAM DDR5, mas isso não deve ser um problema para a maioria das configurações e você pode usar seu kit de RAM atual.

No que diz respeito ao PCIe, você tem um slot x16 e dois x1, sendo que o primeiro suporta PCIe 4.0 e acesso a todos os 16 pinos. O segundo é ideal para expansão ou coisas como placas de captura. 

Também é possível conectar até duas unidades de armazenamento SSD M.2, o que consideramos suficiente para a maioria dos usuários. 

Ela não oferece nenhuma placa de expansão sofisticada para obter mais armazenamento nem suporte para a memória Intel Optane. A seleção de portas também é simples, mas felizmente uma delas é USB-C e há também duas portas USB 3.2 Gen 1.

Ela também oferece uma porta DisplayPort e uma porta HDMI, o que é bom para quem está planejando montar um PC de entrada utilizando apenas uma GPU discreta.

A Gigabyte B660M DS3H não é particularmente boa para overclocking, apesar do procedimento ser possível com muito cuidado em algumas CPUs. Sugerimos que você mantenha suas expectativas sob controle e pesquise bem a configuração exata antes de tentar.

De modo geral, o Gigabyte B660M DS3H é atualmente a única opção se você não quiser gastar muito dinheiro em sua montagem Intel de 12ª ou 13ª geração. Você obtém praticamente todos os recursos essenciais com essa placa-mãe, sendo uma opção boa, básica e barata.

Confira o melhor preço!


Dê uma olhada nas outras alternativas de processadores da Intel: Qual é o Melhor Processador LGA 1200 e Qual é o Melhor Processador LGA 1151

3° Placa Mãe ASUS Prime H610M-E D4

placa mãe lga 1700 ASUS PRIME H610M-E D4
Especificações técnicasDetalhes
Slots de memória4
Tipo de memóriaDDR4-2133
ChipsetH610
SoqueteLGA 1700
Armazenamento1x M.2, 4x SATA

Compre Online!

A ASUS PRIME H610M-E D4 é uma sólida placa-mãe LGA 1700 de nível básico que oferece um bom valor para máquinas de entrada. Projetada para os processadores Intel Core de 12ª e 13ª gerações, essa placa micro-ATX fornece uma base confiável para um sistema compacto de jogos ou produtividade.

Um dos principais pontos fortes da PRIME H610M-E D4 é sua simplicidade e facilidade de uso. O BIOS é direto e intuitivo, facilitando a navegação e o ajuste das configurações, mesmo para usuários menos experientes, com uma interface gráfica moderna e atualizações facilitadas.

Em termos de conectividade, a PRIME H610M-E D4 oferece um conjunto razoável de slots internos, incluindo quatro conectores SATA 6Gb/s, um único slot M.2 SSD e um slot PCIe 4.0 x16 para placas de vídeo. Nós gostaríamos de ver pelo menos dois slots M.2 para atualizações futuras.

O painel de E/S traseiro oferece uma boa seleção de portas, sendo duas portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A, duas portas USB 3.2 Gen 1 Tipo A, saídas de vídeo HDMI e DisplayPort e Gigabit Ethernet. 

Embora a falta de suporte a PCIe 5.0 possa ser uma limitação para alguns usuários, a conectividade disponível deve ser suficiente para a maioria das montagens com orçamento menor.

Uma área em que a PRIME H610M-E D4 se destaca é seu sistema de fornecimento de energia. A placa utiliza um design robusto de 8+1 fases de energia, o que ajuda a garantir um fornecimento de energia estável e eficiente para a CPU. 

Isso, combinado com os conectores de alimentação ProCool II da ASUS, ajuda a contribuir para a confiabilidade e a longevidade gerais da placa, além de permitir overclock em certas circunstâncias. 

A placa possui um design limpo e discreto que deve se encaixar bem em qualquer gabinete. A PCB preta e os dissipadores de calor simples dão a ela uma aparência sutil e profissional, e a proteção de E/S incluída ajuda a proporcionar uma aparência limpa.

No geral, o ASUS PRIME H610M-E D4 é uma escolha sólida para PCs gamers de entrada e intermediários. Ele oferece uma plataforma confiável e fácil de usar para os processadores Intel de 12ª e 13ª geração, com recursos e desempenho suficientes para satisfazer as necessidades da maioria dos usuários.

Confira o melhor preço!


Além de uma placa-mãe de qualidade, você precisa de uma placa de vídeo potente. Confira quais são as melhores placas de vídeo RTX 3060 e Melhores placas de vídeo para AutoCAD.

4° Placa Mãe Gigabyte Z790 Aorus Master

placa mãe lga 1700 Gigabyte Z790 Aorus Master
Especificações técnicasDetalhes
Slots de memória4
Tipo de memóriaDDR5-7800
ChipsetZ790
SoqueteLGA 1700
Armazenamento5x M.2, 4x SATA

Compre Online!

A Gigabyte Z790 Aorus Master é considerada uma das melhores placas-mãe LGA 1700 no mundo todo. Ela é cara, mas você obtém muitos recursos, incluindo fornecimento de energia sólido, BIOS excelente e muitas conexões para todos os seus componentes.

A Aorus Master da Gigabyte também é a grande referência para overclocking dos processadores Intel de 12ª ou 13ª. É, sem dúvida, a melhor placa-mãe para entusiastas da área graças ao seu potente VRM e BIOS bem projetada e altamente personalizável.

Notavelmente, ela também vem com suporte para memória DDR5 e tem slots PCIe 5.0, o que a torna uma opção perfeita para quem quer uma placa-mãe atualizável por vários anos. Mesmo que você ainda não utilize componentes compatíveis, você pode esperar alguns anos até que eles estejam mais em conta. 

Combine-o com um bom cooler de CPU para o soquete LGA 1700 e você estará pronto para montar um equipamento de jogos de alta qualidade ou uma estação de trabalho para criação de conteúdo ou trabalhos com IA perfeitamente adequado para vários upgrades futuros.

O principal ponto de venda da Gigabyte Aorus Master é o seu VRM de alto nível. Ele é composto por impressionantes 20+1+2 fases, 20 das quais fornecem 105A de energia à CPU. É muita energia e nem mesmo os processadores mais avançados da Intel são capazes de utilizá-la completamente.

Mesmo o novo Core i9-13900K precisará apenas de uma fração dessa potência, portanto, é seguro dizer que é uma excelente opção para overclocking. O VRM também permanecerá frio o tempo todo graças ao sofisticado dissipador de calor que cobre o sistema de fornecimento de energia. 

Os slots PCIe são reforçados, como já é esperado em placas de qualidade já que as GPUs estão cada vez mais pesadas. Os slots DIMM também são reforçados aqui, o que é menos comum.

A Gigabyte Z790 Aorus Master suporta kits de RAM DDR5 com velocidades de memória de até 8000MT/s. Não há suporte para DDR4 nessa placa, portanto, certifique-se de que você esteja preparado para incluir kits de memória DDR5 no seu orçamento.

Como uma placa-mãe de ponta, a Gigabyte Z790 Aorus Master vem com muitos conectores para ventoinhas e bombas, luzes RGB e muito mais. Você também recebe uma seleção muito boa de portas com essa placa-mãe, incluindo Thunderbolt 4 e algumas portas USB Type-C. 

O escudo de E/S também vem pré-instalado, o que é ótimo. Você tem até 11 portas USB e uma porta Ethernet de 10 Gbps, além de um par de antenas Wi-Fi 6e para permitir conexões sem fio sem nenhum equipamento adicional. 

Você também recebe uma DisplayPort com essa placa-mãe, caso queira usar uma GPU integrada, mas as chances de isso acontecer são mínimas, pois acreditamos que apenas os usuários mais hardcore serão capazes de comprar essa placa-mãe.

Confira o melhor preço!


Está considerando ir de AMD? Veja quais são as Melhores placas-mãe AMD B450, Melhores placas-mãe AM5Melhores placas-mãe para CPU Ryzen 7 5800X

5° Placa Mãe ASUS ROG Strix Z790-A WiFi

placa mãe lga 1700 ASUS ROG Strix Z790-A WiFi D4
Especificações técnicasDetalhes
Slots de memória4
Tipo de memóriaDDR4-5333
ChipsetZ790
SoqueteLGA 1700
Armazenamento4x M.2, 4x SATA

Compre Online!

A ASUS ROG Strix Z790-A Gaming WiFi D4 é uma placa-mãe LGA 1700 intermediária para PCs de 12ª ou 13ª geração. Com alguns recursos avançados, e outros bem básicos, ela suporta RAM DDR4 e PCIe 5.0, sendo ideal para gamers que precisam de um bom suporte para GPUs.

Se você estiver procurando uma placa-mãe baseada no Z790 com suporte para kits de memória DDR4, achamos que a Asus ROG Strix Z790-A Gaming Wi-Fi D4 é a escolha ideal. Há também uma variante dessa placa que vem com suporte a DDR5 mas ela é difícil de achar no Brasil.

O fato dela permitir transferir os kits de memória DDR4 existentes significa que você gastará menos dinheiro no total. A Asus lista as velocidades de memória suportadas de até 5333MT/s, o que é muito bom para essa geração de RAM. E como o nome indica, ela vem com uma placa de rede WiFi integrada.

A placa-mãe também oferece quatro conexões PCIe 4.0 para unidades M.2. Ela também vem com travas práticas que você pode girar para manter o SSD firmemente no lugar. Você tem um slot PCIe 5.0 x16, bem como dois slots PCIe 4.0 x16 e um único slot PCIe 3.0 x1. 

Você também tem espaço para 4 unidades SATA que podem ser organizadas em várias configurações RAID. Tudo isso significa que você pode usar as placas de vídeo mais modernas, que é o componente principal em um PC gamer, e continuar atualizando-as futuramente.

A Asus não entra em muitos detalhes sobre o VRM, mas sabemos que ele tem um sistema de fornecimento de energia 16+1 com boa margem para overclocking. A solução de resfriamento para o VRM também parece adequada, portanto, não deve haver problemas de aquecimento. 

Essa placa-mãe pode ser emparelhada até mesmo com um Intel Core i9-13900K para obter o melhor desempenho, como você pode ver em muitos depoimentos de usuários. E por último, como o nome indica, ela vem com seu próprio receptor WiFi integrado.

Memórias RAMs são importantes, mas em um PC gamer elas não são a estrela do show — A GPU e a CPU são. A Asus ROG Strix Z790-A D4 é uma placa-mãe fantástica para gamers por aproveitar ao máximo esses dois componentes, com algumas pequenas concessões para manter um custo baixo.

Confira o melhor preço!


Diferença entre os chipsets Intel LGA 1700

Aqui está uma visão geral dos diferentes chipsets disponíveis para o soquete Intel LGA 1700.

Chipsets Intel série 600:

  • Chipset Intel Z690: Esse é o chipset para os processadores LGA 1700 mais avançado. Ele oferece suporte a recursos avançados como PCIe 5.0, memória DDR5 e tem os recursos de E/S mais abrangentes. Voltado para workstations e PC gamers high-end.
  • Chipset Intel B660: Uma opção mais intermediária que ainda oferece suporte a muitos dos principais recursos, como PCIe 5.0 e DDR5, mas com um conjunto de recursos ligeiramente reduzido em comparação com o Z690. 
  • Chipset Intel H670: Um equilíbrio entre desempenho e valor, o H670 suporta muitos dos principais recursos da série 600, mas a um custo menor. É uma boa opção para produtividade geral e PCs gamers intermediários.
  • Chipset Intel Q670: Otimizado para casos de uso comercial e empresarial, o Q670 tem recursos aprimorados de segurança, gerenciamento e estabilidade em comparação com os outros chipsets da série 600.
  • Chipset Intel H610: Um chipset de nível básico da série 600 que oferece um conjunto de recursos mais simples, normalmente compatível com PCIe 4.0 e memória DDR4. Ele é voltado para PCs domésticos de baixo custo.

Chipsets Intel série 700:

  • Chipset Intel Z790: Este é o principal chipset atual para o soquete LGA 1700, lançado no final de 2022. O Z790 se baseia nos recursos do chipset Z690 anterior, oferecendo melhorias como suporte a PCIe 5.0, overclocking de memória aprimorado e opções de E/S expandidas.
  • Chipset Intel B760: Lançado junto com o Z790, o B760 é um chipset de médio porte que oferece muitos dos recursos de ponta, mas a um preço mais acessível. Conta com um número máximo de portas um pouco mais limitado e suporte para PCIe 4.0.
  • Chipset Intel H770: O H770 é o atual chipset de ponta da Intel voltado para negócios/produtividade, oferecendo recursos aprimorados de segurança, gerenciamento e estabilidade em relação ao Z790 e ao B760, voltados para o consumidor.

Como escolher a melhor placa-mãe LGA 1700?

Mesmo sendo o soquete mais atual da Intel, as placas-mãe com soquete LGA 1700 estão ficando cada vez mais baratas, com algumas opções saindo por menos de R$600. A placa-mãe Gigabyte B660M DS3H é a nossa escolha para PC gamers de entrada e para produtividade. 

Dito isso, você pode precisar de alguns recursos mais avançados, incluindo memória DDR5, suporte a PCIe 5.0 e muito mais. Acreditamos que a Asus ROG Maximus Z790 Hero é uma das melhores placas-mãe LGA 1700 que você pode comprar no momento. Ela é ideal para sistemas mais potentes com CPUs Intel Core i9.

Qual é a placa-mãe LGA 1700 mais econômica?

A placa-mãe LGA 1700 mais econômica que você pode encontrar atualmente é a ASUS Prime B660 Plus. Ela possui suporte para memória DDR4 e um VRM mais limitado, por esse motivo, é bastante econômica. Ela funciona muito bem para CPUs i3 e i5 sem overclock.

Quanto tempo durarão as placas-mãe LGA 1700?

Se você adquirir a versão DDR5 e PCIe 5.0 de uma placa-mãe LGA 1700, pode esperar que ela permaneça relevante por pelo menos mais uma década. Uma dessas placas-mãe emparelhada com uma combinação sólida de CPU, GPU e memória deve durar muitos anos.

Compatibilidade com CPUs Intel de 14ª geração

Nem todas as placas-mãe LGA 1700 são compatíveis com as CPUs Intel de 14ª geração. Embora a maioria das placas-mãe LGA 1700 lançadas após outubro de 2021 seja compatível com as CPUs de 14ª geração, alguns modelos mais antigos podem exigir uma atualização do BIOS para oferecer suporte às novas CPUs. 

Há algumas placas-mãe LGA 1700 que não têm nenhuma atualização do BIOS disponível para dar suporte às CPUs de 14ª geração. Essas placas-mãe geralmente são modelos mais antigos e mais baratos que foram lançados antes de 2021.

Nas placas-mãe analisadas acima nós deixamos claro qual é a compatibilidade de cada produto. Se você for comprar um modelo não-listado aqui, é melhor verificar no site do fabricante se há um update de compatibilidade antes de investir em uma CPU de 14ª geração.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor placa mãe LGA 1700

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *