Melhor Cooler para CPU i9 9900k – Atualizado 2022

cooler para cpu intel i9

O processador i9 9900k pode não ser o mais atual da linha i9, mas ainda ocupa um lugar de destaque em computadores personalizados top de linha. O i9 9900k é capaz de rodar jogos atuais e programas pesados sem o menor esforço, e vai continuar a ser uma CPU eficiente por muitos anos. Se você já tem ou planeja montar um sistema em torno do i9 9900k e está em dúvida sobre qual cooler escolher para aproveitar ao máximo desse processador, então você veio ao lugar certo.

cooler noctua para intel i9 

cooler corsair para cpu i9

Cooler Noctua NH-D15Water Cooler Corsair H150i Pro
Cerca de R$ 1.110Cerca de R$ 1.230
Compre Online!Compre Online!

O desempenho do i9 9900k, assim como de qualquer CPU, é afetado diretamente pelo desempenho do cooler, principalmente se você estiver de planejando realizar um overclock. Um cooler ruim pode diminuir a vida útil de um processador, causar travamentos e desligamentos repentinos, além de fazer muito barulho. Escolher um cooler capaz de dissipar o calor produzido pelo i9 9900k sob qualquer carga é de extrema importância.

Existem muitos coolers por aí, e a verdade é que a maioria deles não é capaz de esfriar um processador poderoso como i9 9900k. Nós analisamos vários modelos compatíveis e selecionamos os que demonstraram a melhor performance. Abaixo você confere os melhores coolers para i9-9900k.

Cooler Noctua NH-D15

cooler noctua para intel i9

Compre Online

A Noctua é uma das fabricantes de coolers mais reconhecidas no mercado pelo incrível custo-benefício dos seus produtos. Este é um cooler poderoso, tanto pela sua capacidade de manter o calor produzido pelo processador i9 9900k sob controle quanto pela sua excelente qualidade de construção.

Embora o esquema de cores bege e marrom não seja do agrado de todos (há um modelo preto, mas com baixa disponibilidade), o Noctua NH-D15 possui ventoinhas duplas de 140 mm, equipadas com dois dissipadores de calor projetados para manter a temperatura sobre controle por longos períodos. Amplamente considerado como o melhor cooler do mercado, o Noctua NH-D15 também é incrivelmente silencioso, chegando a apenas 25 dB sob durante cargas intensas.

O Noctua NH-D15 tem um preço relativamente bom considerando o seu alto desempenho, embora seja mais caro do que outras opções de coolers tradicionais. A Noctua inclui um tubo de sua excelente pasta térmica NT-H1 junto com o cooler e uma garantia de seis anos, para melhorar sua competitividade.

A única desvantagem real é o tamanho do Noctua NH-D15, que tem 165 mm de altura. Consequentemente, não é adequado para gabinetes menores e pode ocupar o espaço do dissipador de calor da RAM, embora a Noctua o tenha projetado de forma que a ventoinha frontal seja removível para dar espaço para módulos de RAM com mais de 32 mm.

 

Water Cooler Corsair H150i Pro

cooler corsair para cpu i9

Compre Online

Com uma das mais bem avaliadas linhas de periféricos e acessórios para computadores, a Corsair conta com uma extensa linha de water coolers. O H115i RGB Platinum é o modelo intermediário dessa linha, com RGB de cobertura total em um par de ventiladores LED de 140 mm, equilibrando desempenho, aparência e custo.

O bloco de água é diferente de muitos outros modelos relacionados na linha da Corsair, pois eles estão mais uma vez usando o CoolIT (em oposição ao Asetek) para seus produtos. O H150i Pro é um water cooler AIO (all in one) com uma instalação simples e alta capacidade de resfriamento. A interface de resfriamento é um pouco maior do que em outros modelos da Corsair H11x, combinado com um estator refrigerado a líquido e um design patenteado de fluxo dividido.

A bomba usada com o Corsair AIO H115i Pro é o design padrão do CoolIT E3, que apresenta um excelente desempenho e redução de ruído, além de uma maior durabilidade. Os níveis de ruído operacional não ultrapassam 25 dB, mesmo sob cargas pesadas, incluindo overclocking, e as temperaturas da CPU são mantidas sob controle. Isso torna o Corsair H115i um dos coolers líquidos mais silenciosos do mercado.

Um outro recurso excelente é a facilidade de instalação graças ao suporte de montagem modular sem ferramentas da Corsair. No entanto, o tamanho do radiador requer um chassi grande e espaço de montagem adequado, verifique as dimensões antes de comprar. Apesar do H115i ter um bom custo-benefício em relação aos outros water coolers, ele é mais caro do que qualquer cooler tradicional.

 

Tamanho ideal

Todas as opções acima são compatíveis com o soquete LGA 1151, usado pelo i9 9900k, mas se você escolher outro cooler fora da nossa lista, o primeiro passo é garantir que ele seja compatível com esse soquete. Outro fator essencial é o tamanho do cooler. Isso inclui considerações como a altura e largura do cooler ou, no caso de opções AIO, o tamanho do radiador montado.

Felizmente, os fabricantes de gabinetes listam os limites máximos para o tamanho do cooler na documentação oficial amplamente disponível em seus respectivos sites. Um pouco de pesquisa antes de gastar seu dinheiro deve evitar surpresas indesejadas quando se trata de instalar um novo cooler de CPU.

Da mesma forma, os fabricantes de coolers geralmente indicam as dimensões completas de seus produtos, e vale a pena verificar se eles não vão ocupar o espaço necessário para a memória RAM, especialmente se você optou por memória com dissipadores de calor. Quanto às opções de AIO, verifique o posicionamento e as dimensões da montagem do radiador na documentação oficial.

 

Refrigeração por ar VS. água

Escolher entre um cooler tradicional ou um water cooler é um passo muito importante na hora de montar um novo PC. Em última análise, a resposta certa varia muito, dependendo de quanto você pode gastar, os componentes usados, a carga de trabalho que o processador vai aguentar e questões relacionadas ao overclocking.

Quando se analisa a função principal de um cooler, que é manter a menor temperatura possível do processador, um water cooler leva vantagem. Um cooler líquido sempre será capaz de manter uma temperatura menor do que um cooler tradicional. Com isso dito, a maioria dos usuários não precisa se preocupar com essa diferença de temperatura, ela só é realmente importante para quem faz overclock ou quer um sistema silencioso.

A outra diferença significativa entre os dois tipos de cooler é, claro, o preço. Os coolers tradicionais são amplamente mais baratos do que as alternativas líquidas. Apesar do preço dos water coolers ter diminuído nos últimos anos, eles sempre são mais caros em comparação.

 

Overclocking

Além de fatores técnicos, você deve levar em conta a maneira que o processador será utilizado. Se você pretende fazer overclock em seu i9 9900k, então as demandas colocadas no cooler serão drasticamente diferentes daquelas de um usuário comum. O overclocking impõe uma demanda muito mais alta à sua CPU, o que resulta em uma temperatura maior e na necessidade de uma solução de resfriamento mais efetiva.

Se você planeja fazer overclock, um cooler líquido AIO é de longe a melhor opção, e você pode até querer explorar configurações de refrigeração líquida de circuito aberto ou personalizadas. Quanto maior o ajuste, maior a necessidade de refrigeração, e se você não tomar o devido cuidado com as suas alterações, nenhum tipo de refrigeração será capaz de evitar as panes ou até mesmo algum dano físico na CPU ou em algum outro componente.