Pular para o conteúdo

Melhor Cooler para CPU i9 9900k

O processador i9 9900k pode não ser o mais atual da linha i9, mas ainda ocupa um lugar de destaque em computadores personalizados top de linha. O i9 9900k é capaz de rodar jogos atuais e programas pesados sem o menor esforço, e vai continuar a ser uma CPU eficiente por muitos anos.

Se você já tem ou planeja montar um sistema em torno do i9 9900k e está em dúvida sobre qual cooler escolher para aproveitar ao máximo desse processador, então você veio ao lugar certo.

Produto

Descrição

Preço

cooler para i9 9900k NH D15

Cooler Noctua NH-D15

Melhor cooler para i9 9900k no geral

cooler para i9 9900k H150I PRO XT

Water Cooler Corsair H150i Pro

Melhor water cooler para i9 9900k

cooler para i9 9900k Hyper 212 Rgb

Cooler Hyper 212 RGB Black Edition

Melhor cooler para i9 9900k barato

melhor cpu para cooler i9 9900k
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

O desempenho do i9 9900k, assim como de qualquer CPU, é afetado diretamente pelo desempenho do cooler, principalmente se você estiver de planejando realizar um overclock. Um cooler ruim pode diminuir a vida útil de um processador, causar travamentos e desligamentos repentinos, além de fazer muito barulho.

O i9 9900k é a nossa escolha principal de CPU para realidade virtual (VR). Escolher um cooler capaz de dissipar o calor produzido pelo i9 9900k sob qualquer carga é de extrema importância.

Existem muitos coolers por aí, e a verdade é que a maioria deles não é capaz de esfriar um processador poderoso como i9 9900k. Nós analisamos vários modelos compatíveis e selecionamos os que demonstraram a melhor performance. Abaixo você confere os melhores coolers para i9-9900k.

Melhor Cooler para i9 9900k: Noctua NH-D15

cooler para i9 9900k NH-D15 chromax

Prós:

  • Desempenho de resfriamento impressionante
  • Níveis de ruído ultra-baixos
  • Design aprimorado pode lidar com qualquer processador, inclusive com overclock

Contras:

  • É mais difícil de instalar se os pentes de memória forem mais altos

Compre Online!

A Noctua é uma das fabricantes de coolers mais reconhecidas no mercado pelo incrível custo-benefício dos seus produtos. Este é um cooler poderoso, tanto pela sua capacidade de manter o calor produzido pelo processador i9 9900k sob controle quanto pela sua excelente qualidade de construção.

Embora o esquema de cores bege e marrom não seja do agrado de todos (há um modelo preto, mas com baixa disponibilidade), o Noctua NH-D15 possui ventoinhas duplas de 140 mm, equipadas com dois dissipadores de calor projetados para manter a temperatura sobre controle por longos períodos.

Amplamente considerado como o melhor cooler do mercado, o Noctua NH-D15 também é incrivelmente silencioso, chegando a apenas 25 dB sob durante cargas intensas. Por ser considerado o cooler “padrão”, é fácil achar informações sobre ele, inclusive sobre overclock e benchmarks de jogos.

O Noctua NH-D15 tem um preço relativamente bom considerando o seu alto desempenho, embora seja mais caro do que outras opções de coolers tradicionais. A Noctua inclui um tubo de sua excelente pasta térmica NT-H1 junto com o cooler e uma garantia de seis anos, para melhorar sua competitividade.

A única desvantagem real é o tamanho do Noctua NH-D15, que tem 165 mm de altura. Consequentemente, não é adequado para gabinetes menores e pode ocupar o espaço do dissipador de calor da RAM.

Para compensar a Noctua o projetou de forma que a ventoinha frontal seja removível para dar espaço para módulos de RAM com mais de 32 mm. Nós consideramos o NH-D15 como o melhor cooler para i9 9900k no geral, você vai poder utiliza-lo por muitos anos não importa o uso final, seja para jogos, edição ou desenvolvimento.

Confira o melhor preço!


Confira: Melhores placas-mãe para CPU i5 10400F, Melhor CPU para soquete LGA 1151 e Melhor CPU para soquete 1700.

2° Melhor Water Cooler para i9-9900k: Corsair H150i Pro

cooler para i9 9900k H150I PRO XT

Prós:

  • Baixos níveis de ruído, mesmo em velocidade máxima
  • Software LINK fornece configuração precisa e monitoramento de todo o sistema
  • Melhor desempenho térmico entre os cooler analisados aqui

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Com uma das mais bem avaliadas linhas de periféricos e acessórios para computadores, a Corsair conta com uma extensa linha de water coolers. O H115i RGB Platinum é o modelo intermediário dessa linha, com RGB de cobertura total em um par de ventiladores LED de 140 mm, equilibrando desempenho, aparência e custo.

O bloco de água é diferente de muitos outros modelos relacionados na linha da Corsair, pois eles estão mais uma vez usando o CoolIT (em oposição ao Asetek) para seus produtos. O H150i Pro é um water cooler AIO (all in one) com uma instalação simples e alta capacidade de resfriamento.

A interface de resfriamento é um pouco maior do que em outros modelos da Corsair H11x, combinado com um estator refrigerado a líquido e um design patenteado de fluxo dividido.

A bomba usada com o Corsair AIO H115i Pro é o design padrão do CoolIT E3, que apresenta um excelente desempenho e redução de ruído, além de uma maior durabilidade. Ela é responsável por manter a temperatura estável durante os nossos testes.

Os níveis de ruído operacional não ultrapassam 25 dB, mesmo sob cargas pesadas, incluindo overclocking, e as temperaturas da CPU são mantidas sob controle. Isso torna o Corsair H115i um dos coolers líquidos mais silenciosos do mercado.

Um outro recurso excelente é a facilidade de instalação graças ao suporte de montagem modular sem ferramentas da Corsair. No entanto, o tamanho do radiador requer um chassi grande e espaço de montagem adequado, verifique as dimensões antes de comprar.

Se você precisa de mais opções antes de decidir, nós testamos os principais water coolers disponíveis no Brasil aqui, você encontrará algumas opções mais simples para quem não planeja fazer overclock.

Para fazer overclock, ele é a nossa principal recomendação por ter a maior capacidade de resfriamento da lista. Apesar do H115i ter um bom custo-benefício em relação aos outros water coolers, ele é mais caro do que qualquer cooler tradicional.

Confira o melhor preço!


Veja também: Melhores SSD M.2 e Como escolher o monitor G-Sync ideal.

3° Melhor Cooler Barato para i9-9900k: Hyper 212 RGB

cooler para i9 9900k Hyper 212 Rgb

Prós:

  • Instalação simples e intuitiva
  • Não atrapalha o uso de pentes de RAM mais altos
  • Tampo de alumínio anodizado escovado

Contras:

  • Desempenho um pouco mais fraco do que o Noctua

Compre Online!

A antiga linha Hyper 212 da Cooler Master é uma das mais reconhecidas pelos entusiastas de tecnologia há muito tempo. Agora a Cooler Master lançou uma nova versão desse clássico: o novo Hyper 212 RGB Black Edition. E a mudança não foi só no RGB, ele também está mais eficiente do que nunca.

O Hyper 212 RGB apresenta um acabamento niquelado escuro que deve ficar ótimo em qualquer construção. Saltando no trem de banda RGB, o Hyper 212 apresenta um ventilador SP120R RGB e inclui um controlador se por acaso sua placa-mãe não tiver um cabeçalho RGB.

Mesmo com todas estas atualizações visuais, o Hyper 212 RGB Black Edition continua sendo muito acessível. Você tem à disposição um suporte para os softwares de personalização das principais fabricantes de placas-mãe, incluindo Asus Aura, ASRock Polychrome Sync, Gigabyte Fusion e MSI Mystic Lighting Sync.

Além disso, o topo do cooler recebeu um tratamento premium com uma tampa de alumínio anodizado escovado que ostenta o logotipo da Cooler Master no centro. A ventoinha é a SP120R, encontrada em muitos produtos da marca.

Ao observar a placa de contato direto inferior, você também pode notar a adição de aletas bem finas no design. Isso ajuda a dissipar ainda mais calor do que aversão anterior. Como falamos acima, esse cooler tem um ótimo desempenho de dissipação de calor.

Com o Hyper 212 RGB, conseguimos manter a temperatura abaixo de 90°C durante os testes com o Prime95. Instalar esse cooler da Cooler Master é fácil graças às instruções bem escritas e ilustradas. E você também pode ficar tranquilo pois o resfriador e o ventilador não atrapalham as memórias RAM mais altas e com RGB.

No geral o desempenho do Hyper 212 RGB foi excepcional e o novo visual é de impressionar. Ele não pode ser recomendado para quem planeja fazer overclock, mas é o melhor cooler barato para a CPU i9 9900k.

Confira o melhor preço!


Está montando um novo PC? Confira os melhores monitores com G-Sync e as melhores placas de som para PC.

Como testamos

Para avaliar o desempenho e escolher os melhores coolers para i9-9900k, realizamos dois testes. O primeiro teste aplica cargas de trabalho intensas à CPU, gerando uma grande quantidade de calor que o resfriador deve dissipar.

Já o segundo teste, simula uma carga de trabalho mais realista, gerando temperaturas mais próximas do que você provavelmente experimentaria durante o uso diário.

Para o primeiro teste, utilizamos o software Prime95, que é amplamente utilizado para testar a estabilidade da CPU. Esse teste impõe uma carga de trabalho bem intensa sobre a CPU, permitindo avaliar a capacidade do cooler de dissipar o calor gerado.

cooler para cpu intel i9 9900

No segundo teste, usamos o software Cinebench R15, que usa todos os núcleos e threads da CPU para renderizar uma imagem pré-definida. Esse teste cria uma carga de trabalho mais realista para CPU, permitindo avaliar as temperaturas que você provavelmente veria na navegação do dia-a-dia.

O processo de teste começa com o PC em repouso por 5 minutos, permitindo que a temperatura mais baixa seja registrada. Em seguida, registramos tanto a temperatura média quanto a temperatura máxima da CPU durante os testes, que são feitos com 20 minutos de intervalo.

Você também pode se interessar por: Melhores headsets gamers sem fio e Melhores teclados mecânicos silenciosos.

Tamanho ideal

Todas as opções acima são compatíveis com o soquete LGA 1151, usado pelo i9 9900k, mas se você escolher outro cooler fora da nossa lista, o primeiro passo é garantir que ele seja compatível com esse soquete.

Outro fator essencial é o tamanho do cooler. Isso inclui considerações como a altura e largura do cooler ou, no caso de opções AIO, o tamanho do radiador montado.

Felizmente, os fabricantes de gabinetes listam os limites máximos para o tamanho do cooler na documentação oficial amplamente disponível em seus respectivos sites. Um pouco de pesquisa antes de gastar seu dinheiro deve evitar surpresas indesejadas quando se trata de instalar um novo cooler de CPU.

Da mesma forma, os fabricantes de coolers geralmente indicam as dimensões completas de seus produtos, e vale a pena verificar se eles não vão ocupar o espaço necessário para a memória RAM, especialmente se você optou por memória com dissipadores de calor.

Quanto às opções de AIO, verifique o posicionamento e as dimensões da montagem do radiador na documentação oficial.

Refrigeração por ar VS. água

Escolher entre um cooler tradicional ou um water cooler é um passo muito importante na hora de montar um novo PC. Em última análise, a resposta certa varia muito, dependendo de quanto você pode gastar, os componentes usados, a carga de trabalho que o processador vai aguentar e questões relacionadas ao overclocking.

Quando se analisa a função principal de um cooler, que é manter a menor temperatura possível do processador, um water cooler leva vantagem.

cooler para cpu i9

Um cooler líquido sempre será capaz de manter uma temperatura menor do que um cooler tradicional. Com isso dito, a maioria dos usuários não precisa se preocupar com essa diferença de temperatura, ela só é realmente importante para quem faz overclock ou quer um sistema silencioso.

A outra diferença significativa entre os dois tipos de cooler é, claro, o preço. Os coolers tradicionais são amplamente mais baratos do que as alternativas líquidas. Apesar do preço dos water coolers ter diminuído nos últimos anos, eles sempre são mais caros em comparação.

Overclocking

Além de fatores técnicos, você deve levar em conta a maneira que o processador será utilizado. Se você pretende fazer overclock em seu i9 9900k, então as demandas colocadas no cooler serão drasticamente diferentes daquelas de um usuário comum.

O overclocking impõe uma demanda muito mais alta à sua CPU, o que resulta em uma temperatura maior e na necessidade de uma solução de resfriamento mais efetiva.

Se você planeja fazer overclock, um cooler líquido AIO é de longe a melhor opção, e você pode até querer explorar configurações de refrigeração líquida de circuito aberto ou personalizadas.

Quanto maior o ajuste, maior a necessidade de refrigeração, e se você não tomar o devido cuidado com as suas alterações, nenhum tipo de refrigeração será capaz de evitar as panes ou até mesmo algum dano físico na CPU ou em algum outro componente.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor cpu para cooler i9 9900k

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *