Pular para o conteúdo

Melhores Placas de Vídeo para AutoCAD | Top 5

O software AutoCAD requer uma placa de vídeo para fornecer gráficos 3D rapidamente na sua tela. 

Aqui nós analisamos as 5 melhores placas gráficas para AutoCAD, que também funcionam muito bem para LibreCAD, Sketchup, Revit, Civil3d, Infraworks e outros programas de desenvolvimento.

Placa de vídeo

Detalhes

Preço

placa de video NVIDIA Quadro P2000

Placa de Vídeo NVIDIA Quadro P2000 PNY

Melhor placa de vídeo certificada para AutoCAD

placa de video Heimdall GTX 1660

Placa de Vídeo GTX 1660 Super Heimdall

Melhor placa de vídeo para AutoCAD em custo benefício

placa de video GTX 1050 Ti

Placa de Vídeo GTX 1050 Ti StormX Palit

Melhor placa de vídeo para AutoCAD barata

placa de video RTX 3090 GAMING X TRIO

Placa de Vídeo GeForce RTX 3090 MSI

Melhor placa de vídeo para renderização 3D e ray tracing

placa de video Asus Radeon Rx 6600

Placa de Vídeo Radeon Rx 6600 Dual Asus

Melhor placa de vídeo para AutoCAD da AMD

melhores placas de vídeo para autocad
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

Todo computador precisa de uma placa gráfica para fornecer imagens ao monitor. Apesar do AutoCAD exigir mais da CPU do que da GPU, uma placa gráfica dedicada faz diferença na hora de lidar com grandes projetos, para usar múltiplos monitores e para outras tarefas gráficas.

Vamos discutir algumas das melhores placas de vídeo para AutoCAD disponíveis no Brasil com base no desempenho, no valor e nas especificações técnicas.

1° Placa de Vídeo PNY NVIDIA Quadro P2000

placa de vídeo NVIDIA Quadro P2000

Compre Online!

A placa de vídeo PNY NVIDIA Quadro P2000 é a nossa principal escolha, sendo uma das poucas GPUs para workstations certificadas pela Autodesk disponíveis no país.

Com 5 GB de memória GDDR5 e 1024 núcleos CUDA para processar rapidamente tarefas no AutoCAD e suporte a vários monitores com resolução de até 5120×2880, essa GPU foi projetada para uso profissional e tem drivers específicos da empresa para garantir a melhor compatibilidade. 

Essa placa de vídeo vem com 5 GB de memória GDDR5, o que é suficiente para trabalhar com o AutoCAD em qualquer tipo de projeto. A largura de banda também é de cerca de 140 GB por segundo, o que ajuda a entregar as imagens rapidamente em alta resolução.

Um aspecto que nos impressionou é que o núcleo CUDA de 1024 aumenta a entrada e a saída do processamento de dados. Ele pode suportar mais de quatro monitores com uma resolução de 5120 x 2880 e uma velocidade de memória de 66 MHz.

A PNY NVIDIA Quadro P2000 consome apenas um máximo de 75 watts na fonte de alimentação, portanto, você não precisa se preocupar em montar um PC com um sistema de super-resfriamento ou trocar a fonte. 

Uma desvantagem notável dessa placa gráfica é que os ventiladores de resfriamento fazem bastante barulho. Isso é mais ou menos esperado em placas para workstations já que elas serão usadas em ambientes já ruidosos, como escritórios e fábricas.

A placa de vídeo Quadro P2000 da PNY é a melhor escolha para AutoCAD pois ela foi projetada justamente para esse tipo de tarefa. Tudo nela foi projetado para profissionais, desde o baixo consumo de energia até os núcleos CUDA e o perfil baixo.

Especificações
Clock turbo1545 MHz
Memória5GB GDDR 5
Velocidade da memória6008 MHz
Saídas de vídeo4x DisplayPort
TDP160 W
PSU recomendado (fonte)450 W

Confira o melhor preço!


Para um workstation, placas-mãe LGA 1200 e LGA 1150 são ótimas escolhas em custo-benefício.

2° Placa de Vídeo Heimdall GTX 1660 Super

placa de vídeo Heimdall GTX 1660

Compre Online!

A placa de vídeo Heimdall GeForce GTX 1660 Super 6 GB é mais rápida do que a GTX 1660 original e também uma vez e meia mais rápida do que sua versão anterior. É uma boa escolha para quem precisa de uma placa capaz de lidar com AutoCAD e com programas de renderização em HD.

Ela é alimentada pela arquitetura NVIDIA e pela memória GDDR6 ultrarrápida. Isso ajuda a placa a processar dados muito mais rapidamente do que as gerações anteriores, fornecendo um desempenho muito mais suave mesmo ao realizar várias tarefas intensivas ao mesmo tempo.

Ela conta com o recurso G-Sync, como é esperado em uma GPU para consumidores. A taxa de atualização de um monitor compatível será sincronizada e travada com a taxa de quadros de saída da placa gráfica. Isso ajuda a eliminar atrasos e rasgos ao usar monitores com mais de 60 Hz.

É um produto da marca Heimdall acoplado à super série NVIDIA GeForce GTX1660, o que a torna uma placa de vídeo mais rápida e eficiente para vários tipos de tarefas, além de oferecer maior qualidade a um preço acessível.

A largura de banda proporciona a melhor qualidade de desenvolvimento de vídeo e a resolução a torna adequada para o bom trabalho de edição, design e gráficos do AutoCAD. Ela tem um sistema de resfriamento de ventilador eficiente e silencioso.

Especificações
Clock turbo1530 MHz
Memória6 GB GDDR6
Velocidade da memória14 Gbps
Saídas de vídeo1x Dual-link DVI-D, 1x HDMI, 1x Display Port
TDP125 W
PSU recomendado (fonte)450 W

Confira o melhor preço!


Temos um artigo especial sobre placas de vídeo RTX 3060, que são uma ótima opção para jogos e para uso profissional. E não esqueça de incluir uma memória DDR5 no seu orçamento.

3° Placa de Vídeo Palit GTX 1050 Ti StormX

placa de vídeo GTX 1050 Ti

Compre Online!

A GTX 1050 Ti é mais uma placa de vídeo voltada para consumidores e gamers que funciona muito bem para AutoCAD, com um preço muito justo e um bom desempenho para tarefas mistas, como edição de vídeos, programação e planejamento gráfico.

Essa placa de vídeo tem 4 GB de memória integrada, uma porta DVI dual-link, um conector de monitor e um conector de fonte de alimentação de seis pinos. Duas ventoinhas são usadas para fins de resfriamento e funcionam em direções opostas para melhorar o fluxo de ar.

A placa GTX 1050 Ti StormX da Palit é uma placa muito compacta que deve caber mesmo em PCs corporativos com fator de forma especial. Apesar de usar apenas um cooler, ela é capaz de lidar com tarefas exigentes sem esquentar. 

Ela também é compatível com a tecnologia G-sync anti-tearing, para manter a taxa de atualização sincronizada entre um monitor compatível. Isso garante um desempenho suave em qualquer situação, mas é especialmente útil para monitores com taxas de resposta mais altas.

Especificações
Clock turbo1506 MHz
Memória4GB GDDR5 VRam
Velocidade da memória7 Gbps
Saídas de vídeo1x Dual-link DVI-D, 1x HDMI 2.0, 1x Display Port 1.4
TDP75 W
PSU recomendado (fonte)450 W

Confira o melhor preço!


Um mouse para edição profissional e um teclado mecânico silencioso pode tornar seu trabalho mais eficiente, seja no escritório ou no home office.

4° Placa de Vídeo MSI GeForce RTX 3090

placa de vídeo RTX 3090 GAMING X TRIO

Compre Online!

A NVidia GeForce RTX 3090 da MSI é a melhor opção para quem trabalha com AutoCAD e com renderização 3D ou em 4K ao mesmo tempo e precisa de uma placa de vídeo capaz de lidar com qualquer tarefa.

Ela é cara demais para ser usada apenas com AutoCAD, que não exige tanto da GPU para justificar seu uso, mas se você realiza outras tarefas graficamente intensivas no mesmo PC, a RTX 3090 com cooler triplo é uma das melhores placas disponíveis.

A NVidia GeForce RTX 3090 oferece um incrível desempenho em 4K e em jogos graças aos 24GB de memória GDDR6X ultrarápida. A placa de vídeo anterior havia estabelecido um alto padrão, mas esta é capaz de lidar com absolutamente qualquer tarefa.

Sua extensa memória de 24GB significa que ela também pode lidar muito bem com as mais novas tecnologias de linguagem neural e geração de mídia baseada em IA. Ela conta com tecnologia G-Sync para deixar sua imagem muito mais suave.

Se você não se incomodar com o preço e quiser o melhor para seu trabalho, isso requer uma aceleração de hardware muito boa. A RTX 3090 oferece todo o desempenho que você pode precisar atualmente e por mais muitos anos de uso.

Especificações
Clock turbo1.70 GHz
Memória24 GB GDDR6
Velocidade da memória19.5 GBPs
Saídas de vídeo1x HDMI 3x DisplayPort
TDP350 W
PSU recomendado (fonte)750 W

Confira o melhor preço!


Você também pode se interessar por: Melhores monitores certificados G-Sync e Melhores SSDs M.2. E se você também trabalha com edição de vídeo, temos um artigo especial sobre as melhores GPUs para edição gráfica.

5° Placa de Vídeo Asus Radeon Rx 6600 Dual

placa de vídeo Asus Radeon Rx 6600

Compre Online!

Existem menos opções de placas de vídeo da AMD disponíveis no Brasil do que da sua concorrente verde. A GPU RX 6600 é uma boa escolha para quem precisa utilizar mais programas além do AutoCAD e não quer gastar muito em uma placa mais potente.

O RX 6600 é excelente para AutoCAD, oferecendo mais desempenho do que o necessário sem pesar no bolso, enquanto também é capaz de lidar com edições de mídias e renderizações em HD. Ela tem 8 GB de memória GDDR6, o que é suficiente para lidar com grandes arquivos do AutoCAD e modelos complexos. 

Uma vantagem aqui é a quantidade de saídas DisplayPort, três no total. Isso a torna uma ótima opção para quem trabalha com monitores duplos ou até mesmo monitores triplos. Ela conta com apenas uma saída HDMI, que é a mesma quantidade das GPUs acima.

Também é relativamente econômica em comparação com as GPUs de ponta, com um baixo consumo de energia. Isso pode ser útil para montar PCs personalizados com fontes básicas. É um pouco mais barulhento que a opção equivalente da Nvidia.

Ela não tem suporte a ray tracing acelerado por hardware, que está se tornando cada vez mais importante no AutoCAD, mas pode lidar muito bem com desenho 2D, modelagem 3D e renderização básica sem problemas e custando pouco.

Especificações
Clock turbo2491 MHz
Memória8 GB GDDR6
Velocidade da memória14 Gbps
Saídas de vídeo1x HDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4
TDP132 W
PSU recomendado (fonte)550 W

Confira o melhor preço!


Se você quer montar um sistema baseado em CPUs da AMD, a placa-mãe B450 ainda é uma ótima opção para softwares profissionais, e uma memória RAM compatível com a série Ryzen custa pouco.

Como escolher a placa gráfica certa para AutoCAD?

Resolução

A resolução mais alta refere-se aos pixels por polegada. Ter uma placa gráfica para o AutoCAD lhe proporcionará imagens de alta qualidade em uma resolução mais extensa. 

Para ter uma resolução de 4K ou superior, você deve procurar uma placa gráfica com muita memória. Todas as placas acima são capazes de lidar com a resolução 4K.

Desempenho

A AutoCAD não exige muito das placas gráficas, o mais importante é a contagem de núcleos CUDA (1024 ou mais), uma boa quantidade de memória (4 GB ou mais) e, opcionalmente, suporte a tecnologia ray tracing.

Aproximadamente a cada dois anos, a Nvidia e a AMD lançam uma nova série de GPUs. Essa nova série incluirá recursos mais avançados, mais memória, mais núcleos e novas compatibilidades com instruções. 

Saída

Considerar as entradas de vídeo do seu monitor o ajudará a escolher a placa de vídeo certa para o AutoCAD. É normal que máquinas empresariais só tenham entradas mais antigas e a GPU precisa ter a mesma saída.

A maioria das placas de vídeo modernas inclui portas HDMI ou DisplayPort. Se estiver se concentrando em monitores de 4k e 5k, então ela tem conectividade para os padrões DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0. VGA e DVI são as mais antigas, sem suporte para 4K.

Precisa de um desempenho maior em tarefas gráficas 3D? Confira a nossa lista das melhores placas de vídeo RTX 3060 e melhores placas de vídeo para Ryzen 5 5600

Perguntas frequentes

Qual é a função de uma placa de vídeo no AutoCAD?

O AutoCAD é um software baseado principalmente na CPU, o que significa que ele depende mais do poder de processamento da CPU do que da GPU. Entretanto, algumas operações no AutoCAD podem se beneficiar de uma boa placa de vídeo, especialmente se você estiver trabalhando com modelos 3D complexos.

O AutoCAD requer uma GPU cara?

O Auto CAD não requer uma GPU sofisticada para funcionar bem. Placas de vídeo de médio porte funcionam perfeitamente bem. Com isto dito, se você planeja usar um monitor com resolução 4K ou superior, ou quer usar o mesmo PC para outras tarefas gráficas, uma GPU de ponta pode fazer sentido.

Qual é a diferença entre placas de vídeo com cooler único, duplo e triplo?

A diferença está na capacidade de resfriamento que essas placas oferecem. O cooler, ventilador ou ventoinha lidam com o resfriamento da placa de vídeo e a mantém funcionando na melhor condição possível. 

Como dito acima, o AutoCAD não deve causar muito estresse na GPU, então um cooler único serão suficientes. Coolers duplos são mais indicados para máquinas que também serão usadas para jogos ou programas profissionais mais pesados.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhores placas de vídeo para autocad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *