Chaleira elétrica branca
Como escolher uma chaleira elétrica – 2018
3 de janeiro de 2018

Como escolher um umidificador de ar – 2018

Umidificador azul em um fundo branco

Se você está precisa gerenciar uma condição respiratória, aliviar os sintomas da asma ou melhorar a qualidade do ar da sua casa, um umidificador de ar é uma ótima maneira de manter um nível de umidade saudável em sua casa. Ao aumentar a umidade no seu ambiente, você pode proteger a saúde da sua família, proteger a estrutura da sua casa dos efeitos do ar seco e deixar o interior de sua casa mais confortável. No entanto, existem muitos fatores a serem considerados antes dessa compra ser feita, como o tamanho do ambiente ou o nível de ruído aceitável.

Nosso guia de compra te explica tudo o que você precisa saber sobre umidificadores:

 

Por que eu preciso de um umidificador de ar?

Os umidificadores aumentam o nível de umidade nas áreas interiores secas, dispersando uma névoa delicada e invisível no espaço. Este aumento extra da umidade é útil durante períodos de seca, em regiões semiáridas e durante o inverno, quando os aquecedores usados para o calor podem secar a umidade necessária das casas. Dependendo da gravidade, o ar seco pode levar a:

  • Sangramento no nariz
  • Lábios rachados
  • Comichão na pele
  • Garganta irritada
  • Sintomas de alergia
  • Ataque de asma

O ar seco também pode levar a uma variedade de doenças como resfriados, sinusites, problemas de congestionamento das vias aéreas, dificuldade para respirar e muito mais. Além de proteger sua saúde, os umidificadores são uma ótima maneira de proteger a integridade estrutural e o mobiliário de madeira da sua casa.
O ar interior seco pode causar a descolagem do papel de parede, bem como pode fazer pisos e móveis de madeira racharem, deformarem ou se separarem. Este dano não é atraente e pode custar caro para reparar. Além disso, o ar seco é muitas vezes o culpado por choques dolorosos e inesperados da eletricidade estática. Simplesmente adicionar um umidificador de ar ao seu ambiente interno ajudará a controlar e até mesmo eliminar esses problemas.

 

 

Melhores umidificadores de ar

Umidificador de Ar Ultrassônico U Delta – Venti Delta

Umidificador Venti Delta

  • Bivolt
  • 3 Litros
  • Melhor custo benefício

Funciona por até 9 horas seguidas com um reservatório cheio. Conta com desligamento automático quando o nível da água estiver muito baixo e permite um controle sobre a intensidade da névoa. Possui luzes indicadoras de funcionamento e de nível de água baixo discretas, caso você se incomode com displays luminosos durante a noite. Apesar de não possuir funções muito avançadas, esse é um umidificador com um ótimo custo-benefício e vai atender bem a maioria das pessoas.

 

 

Umidificador de Ar Ultrassônico FDU-25BR-0 – Elgin

Umidificador Elgin

  • Bivolt
  • 2,5 Litros
  • Melhores funções

Possui três níveis de intensidade de névoa, além de contar com um prático modo automático, que mantêm a umidade do ambiente dentro dos níveis recomendados (40% até 60%). Seu display digital é fácil de usar e permite que o umidificador seja utilizado durante a noite em um ambiente escuro, ele também mostra a temperatura relativa do ambiente e indicações de nível de água. Seu design compacto e sua reserva menor do que os outros umidificadores da lista fazem com ele seja ideal para ambientes menores.

 

 

Umidificador de Ar Ultrassônico Air Clean – Britânia

Umidificador Britânia

  • Bivolt
  • 5,2 Litros
  • Maior reservatório

Com um grande reservatório, esse umidificador pode operar por muito mais tempo do que os outros umidificadores da lista, ele pode funcionar por até 12 horas seguidas sem precisar repor a água do reservatório. Possui ajuste de intensidade de névoa, desligamento automático e luzes indicadoras de funcionamento. Esse é o umidificador ideal para ambientes maiores e para quem não quer ficar enchendo o reservatório frequentemente.

 

 

Quanto espaço precisa ser umidificado?

Decidir se você precisa de umidificação focada para um único cômodo ou precisa de umidificarão na casa inteira é uma das etapas mais importantes na escolha desse aparelho. Para adicionar umidade a uma área pequena ou média, como um único quarto ou escritório em casa, um umidificador comum – também conhecido como umidificador portátil – é a melhor escolha. Estes umidificadores leves e pequenos, como o umidificador de ar ultrassônico U Delta da Venti Delta, podem ser facilmente movidos para outras áreas, conforme necessário. Além disso, muitos modelos podem operar por até 40 horas antes de exigir uma recarga de água. Esses umidificadores também contam com recursos adicionais como proteção contra germes, velocidades diferentes, higrômetros embutidos, saídas combinadas de névoa quente ou fria, controles fáceis de usar e indicadores de nível de água.

Se você precisa umidificar vários quartos ou toda a sua casa, os umidificadores centrais e os umidificadores de console são adequados para o trabalho. Consideravelmente maior do que um umidificador comum, um umidificador central pode fornecer umidade para espaços de até 270 metros quadrados e normalmente são alimentados por galões de água ou conectados direto a rede de abastecimento. Apesar de serem muito úteis, eles são extremamente raros no Brasil e difíceis de serem encontrados.

 

Que tipo de umidificador eu preciso?

Os umidificadores adicionam umidade ao ar de diferentes maneiras e estão disponíveis em vários tipos com diferentes benefícios e desvantagens. Os umidificadores de névoa fria (também chamados de névoa fresca) dispersam uma névoa de temperatura ambiente e geralmente cobrem áreas maiores e usam menos eletricidade do que outros tipos, além de serem o tipo mais comum no mercado. Os umidificadores de névoa quente (também chamados de névoa morna) usam um aparelho interno para aquecer a água e liberá-la em sua sala como uma umidade quente e confortável. Os modelos de névoa quente podem usar um pouco mais de eletricidade do que outros tipos de umidificadores porque aquecem a água até ela ferver. No entanto, eles podem produzir umidade mais saudável porque o processo de ebulição mata germes e impurezas antes que eles possam ser liberados em seu quarto. Os umidificadores ultra-sônicos estão disponíveis em modelos com as duas temperaturas e são reconhecidos como os umidificadores mais silenciosos do mercado e usam pouca energia. Confira os principais pontos de cada um desses modelos:

Umidificadores ultra-sônicos

Prós:

  • Extremamente eficiente em termos energéticos
  • Sem ruído de operação
  • Sem superfícies quentes, eliminando o risco de queimaduras
  • Fácil de limpar e exige pouca manutenção
  • Custo menor a longo prazo, pois não exige a troca de filtros

Contras:

  • Pode ocorrer contaminação bacteriana caso não seja feita uma limpeza periódica no reservatório
  • Acúmulo de pó mineral

Umidificadores de névoa fria

Prós:

  • Emite um vapor fresco, mais seguro para crianças e animais de estimação
  • Fácil limpeza e pouca manutenção necessária
  • Filtra as impurezas da água
  • Economicamente viáveis e facilmente encontrados

Contras:

  • Pode ocorrer contaminação bacteriana se o filtro não for trocado em tempo hábil
  • Pó mineral pode se acumular a partir de filtração de água
  • Operação ruidosa

Umidificadores de névoa quente

Prós:

  • Risco reduzido de contaminação bacteriana devido ao calor
  • Acúmulo reduzido de poeira mineral
  • Operação silenciosa

Contras:

  • Risco de queimaduras, não adequado para uso em perto de crianças e animais
  • Baixa eficiência energética
  • Mais difícil de limpar

 

O ruído é uma preocupação?

Como muitos dispositivos mecânicos, você pode esperar que seu umidificador faça um pouco de barulho. No entanto, alguns umidificadores fazem mais ruído do que outros. Para áreas como quartos e home offices, que requerem um ambiente mais silencioso, um umidificador ultra-sônico é a solução perfeita. Esses umidificadores usam ondas sonoras de alta freqüência para vibrar um diafragma metálico em frequências ultra-sônicas, o que cria uma névoa fina e calmante. Uma vez que as ondas de som são mais altas do que podemos ouvir, esses umidificadores são significativamente mais silenciosos do que outros modelos de umidificador. Se o barulho não for um problema, você pode fazer uma economia maior ao escolher um modelo não-ultrasônico.

 

Quanta manutenção será necessária?

Os umidificadores de ar são dispositivos de manutenção relativamente baixa. As atividades de manutenção regulares geralmente incluem a limpeza do tanque de água para garantir que o mofo e as bactérias não estejam crescendo dentro do aparelho e novamente circulando em todo o seu ambiente. Embora essas atividades sejam comuns à grande maioria dos umidificadores, muitos umidificadores de névoa fria usam um filtro interno para ajudar a criar a névoa reconfortante que cobre seu ambiente. Esses filtros precisarão ser periodicamente substituídos. Verifique o manual do proprietário do umidificador para saber mais sobre os requisitos de manutenção de um umidificador.

 

Escolha pelo tamanho do cômodo

Idealmente, a umidade interior deve ser de 30 a 50 por cento. Mas sem assistência de um aparelho umidificador, esse nível pode cair para 10% no inverno ou durante estiagens. O ar frio mantém menos umidade e seca ainda mais quando aquecido por fornos ou pela luz solar.

Para determinar o tamanho do umidificador que você precisa, calcule a metragem quadrada da sala. Você pode escolher um aparelho com base no tamanho do ambiente que você precisa umidificar.

  • Umidificadores pequenos, para salas de até 27 metros quadrados
  • Umidificadores médios, para salas de 27 a 47 metros quadrados

Para salas pequenas e médias, os umidificadores portáteis ou portáteis são os menos dispendiosos, mas os tanques pequenos requerem recargas de água frequentes.

 

Umidificador ultrasônico versus umidificador evaporativo

Os produtos ultra-sônicos são os favoritos atualmente, sendo a tecnologia de umidificação mais nova. Eles funcionam vibrando um pequeno prato em frequências acima do que o ouvido humano pode ouvir (por isso o nome ultra-sônico) para quebrar água em pequenas partículas de névoa que flutuam facilmente no ar. As unidades ultra-sônicas são silenciosas e eficientes, mas também produzem o temido pó branco, produto dos minérios presentes na água, e são mais caros que os modelos comuns.

A umidificação evaporativa é outra tecnologia de umidificação atualmente disponível, mais antiga e facilmente encontrada no mercado brasileiro. Por sorte, as unidades evaporativas não apresentam problemas com a poeira branca, mas têm alguns dos seus próprios problemas. Os produtos evaporativos funcionam sugando ar através de um filtro de remoção de água saturada. Isso requer um ventilador poderoso (que pode fazer bastante barulho), e um filtro com uma grande área de superfície (que requer mais espaço do que uma pequena placa vibratória ultra-sônica). Além disso, o filtro encontrado na maioria das unidades evaporativas requer uma substituição regular. Esses filtros previnem que os minerais encontrados na água voltem ao ambiente, mas ao longo do tempo, esses depósitos de minerais vão se acumulando no próprio filtro, impedindo a filtragem adequada e fazendo com que o produto perca a eficácia. A substituição regular de filtros deve ser levada em conta no custo total dessas unidades.

 

Água de torneira versus água destilada ou filtrada

A água da torneira contém minerais como o sódio e o fósforo. A qualidade varia de região para região e essa propriedade é conhecida como “dureza” da água, as com baixo conteúdo mineral são chamadas de águas macias as com alto nível de minerais são conhecidas como águas duras. A água da torneira tende a depositar mais minerais duros dentro do umidificador que são difíceis de remover. Mais preocupante, no entanto, é que esses depósitos minerais duros tornam-se criadouros para o crescimento microbiano de bactérias e fungos. Além disso, apesar deles não os acumularem, os minerais da água da torneira são dispersos por todas as unidades ultra-sônicas como uma névoa fina, muitas vezes também visto em superfícies dentro do cômodo como uma poeira branca. Lembra-se do prato vibratório ultra-sônico? Ele não só transforma a água em névoa, mas também quebra os minerais presentes na água e os convida para o passeio. Além do trabalho de limpar a poeira branca de móveis e carpetes, um estudo mostrou que essa poeira mineral pode afetar negativamente o sistema respiratório.

Por esses motivos, para o uso frequente e constante de umidificadores, usar água destilada é essencial.

 

Considere também estas características

Depois de considerar os fatores principais acima, você também pode procurar por recursos adicionais que facilitam o uso e dão mais praticidade ao umidificador:

Facilidade de limpar – A chave para manter um umidificador que funcione corretamente é simples: mantê-lo limpo. Então você quer um que seja fácil de manter. Drenar, enxaguar e secá-lo todos os dias. Semanalmente, remova qualquer resíduo visível com vinagre, desinfecte com uma solução de cloro e siga as instruções do fabricante e, em seguida, enxágue bem. Faça o mesmo antes e depois de armazenar o seu umidificador para a estação. A linha inferior é: regular, limpeza freqüente é uma obrigação para garantir a umidade que ele coloca é seguro para respirar. (Veja os resultados de nossos testes de ar limpo.)

Usabilidade – Um umidificador deve ser fácil de usar e oferecer um controle instintivo. O tanque deve caber facilmente embaixo da torneira do banheiro ou da cozinha. Com modelos evaporativos, o filtro deve ser fácil de substituir e não custar muito caro. Veja se os menus e botões são fáceis de entender e ler e se as telas são iluminadas.

Medidor de umidade – Alguns umidificadores têm um higrômetro que desliga a unidade quando atinge um nível de umidade predefinido. Modelos sem um umidóstato podem aumentar a umidade tanto que causa condensação em janelas, o que não é saudável. Se seu modelo não possui essa função, considere comprar um higrômetro separado para monitorar os níveis de umidade.

Cronômetro – Você pode programar alguns modelos para ligar em um horário definido, de modo que seu quarto esteja na umidade certa quando chegar em casa, ou para desligar depois de um certo tempo predefinido. Mas esta conveniência pode representar um problema: a água que fica no tanque por horas pode gerar micróbios se você não seca o umidificador completamente entre os usos.

Acessórios – Apesar de todos os umidificadores indicados nessa página contarem com desligamento automático, caso você já tenha um umidificador mais básico ou ter decidido comprar outro modelo que não possua esse recurso, é possível usar um temporizador de tomada para cumprir a mesma função. Você o coloca na tomada, em qualquer uma pois ele é bivolt, e programa o tempo, aí é só conectar o umidificador nele, que vai ser desligado no tempo programado. Se o problema for a falta de um higrômetro, você também pode comprar um separadamente, como dito acima. Um termômetro com higrômetro te dará mais controle sobre a umidade e garantir que ela está sempre no nível desejado, esse modelo ainda conta com função despertador.

Umidificador Elgin Umidificador Venti Delta Umidificador Britânia
Umidificador de Ar Ultrassônico FDU-25BR-0 Umidificador de Ar Ultrassônico U Delta Umidificador de Ar Ultrassônico Air Clean
2,5 Litros 3 Litros 5,2 Litros
Cerca de R$ 155 Cerca de R$ 120 Cerca de R$ 90
Compre online Compre online Compre online