Pular para o conteúdo

Melhores Aspiradores de Pó para Pelos de Animais

Cada vez mais famílias adotam animais de estimação, tornando o dia-a-dia muito mais divertido. Para manter o ambiente limpo e aconchegante, você pode contar coma a ajuda de um aspirador de pó especialmente projetado para retirar o pelo solto pela casa.

Animais de estimação são alguns dos nossos melhores companheiros, mas cuidar de gatos e cachorros significa que temos muito pelos espalhados pela casa para limpar.

Pelos de animais de estimação acumulados podem ser mais do que apenas um pequeno aborrecimento na hora de limpar, especialmente para as pessoas que sofrem de alergias, rinite, asma e outros problemas respiratórios. Além do acumulo de ácaros, os pelos também podem causar irritação nos olhos.

Produto

Características

Preço

aspirador canister EQP20

Aspirador de Pó Equipt EQP20 – Electrolux

Melhor aspirador para pelos em custo-benefício

1.800W de potência

aspirador vertical para pets mondial

Aspirador de Pó Turbo Cycle AP-36 – Mondial

Melhor aspirador para pelos barato

1.100W de potência

aspirador para pelos e carpetes wap

Aspirador de Pó Power Speed – WAP

Aspirador para pelos mais potente

2.000W de potência

melhores aspirador de po para pelos

E para os donos de animais sem alergias, você sabe que os pelos podem aparecer nos lugares mais improváveis, como na pia da cozinha e dentro das gavetas de roupa, eles acumulam nos cantos da casa e podem até formar fenos.

Para manter sua casa realmente limpa e higienizada, encontrar uma maneira eficiente de limpar os pelos de cães e gatos é essencial, e um bom aspirador de pó é o seu maior aliado. Confira a nossa lista dos três melhores aspiradores para pelos de pets logo abaixo.

Melhor aspirador para pelos

aspirador canister EQP20

1° Aspirador de Pó Equipt EQP20 – Electrolux

Prós:

  • Cabo flexível e fácil de manobrar
  • Reservatório de alta capacidade
  • Filtro HEPA evita que alérgenos voltem a circular pelo ambiente

Contras:

  • Menos acessórios

Compre Online!

Um aspirador de pó completo e muito potente, ideal para quem precisa aspirar uma grande quantidade de pelos e pó várias vezes por mês. O EQP20 da Electrolux funciona muito bem para animais de pelo longo.

Seu bocal aspirador é vedado, permitindo uma maior eficiência durante a aspiração, além de um regulador de potência, recurso que é raro na maioria dos outros aparelhos nessa faixa de preço. O tubo telescópico permite alcanças qualquer área com facilidade.

O reservatório do Electrolux EQP20 é grande, com capacidade para 3 litros, com saco reutilizável de fácil remoção. Ele conta com um sistema de filtros que garante uma remoção de 99,9% dos alérgenos do ar, incluindo um filtro HEPA.

Suas rodas são anti-risco, o que permite seu uso em todos os tipos de piso e um bom isolamento de ruído, e o cordão elétrico é retrátil. Ele é uma ótima opção para quem prefere os aspiradores mais tradicionais mas com alguns recursos únicos que o diferem das demais opções.

Confira o melhor preço!


Quer ter ainda menos trabalho durante a limpeza? Confira quais são os Melhores aspiradores robôs com mop e Melhores aspiradores robôs com pelos de pets.

Melhor aspirador barato para pelos

aspirador vertical para pets mondial

2° Aspirador de Pó Turbo Cycle AP-36 – Mondial

Prós:

  • Cabo muito longo, de 4,5 metros
  • Pode ser usado na vertical ou como aspirador de mão portátil
  • Filtro HEPA lavável

Contras:

  • Menos potência, não é indicado para carpetes ou para aspirar pelos muito longos

Compre Online!

Uma escolha simples e barata para os pets de pelo curto ou que soltam poucos pelos naturalmente. O Cycle Mondial é um aspirador vertical muito barato e leve para uso eventual.

Assim como a maioria dos aspiradores verticais, esse é um modelo portátil dois-em-um, ele funciona tanto quanto um aspirador vertical quanto um mini-aspirador portátil, o que o torna uma boa opção para carros e ambientes apertados.

Também conta com filtro HEPA lavável para ajudar a combater os alérgenos e ácaros no ambiente com 99,5% de eficácia. Isso evita que os poluentes aspirados sejam jogados de volta no ambiente.

O aspirador Cycle da Mondial é leve e ocupa pouco espaço, podendo ser guardado de pé. Apesar de não ter tanta potência, ele deve atender perfeitamente quem tem necessidades de limpeza mais simples, como aspirar pelos de pisos frios ou de madeira.

Confira o melhor preço!


Você também pode se interessar por: Melhores aspiradores de pó sem fio recarregáveis e Melhores aspiradores de pó portáteis.

Melhor aspirador pelos em carpete

aspirador para pelos e carpetes wap

Aspirador de Pó Power Speed – WAP

Prós:

  • Escova rotativa projetada especialmente para remover pelos de qualquer tamanho
  • Muito potente, pode ser usado para aspirar tapetes e carpetes
  • Tecnologia ciclone evita obstruções e armazena a sujeira de maneira eficiente

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

O aspirador de pó vertical da WAP é perfeito para tapetes, carpetes e outras superfícies complexas. Possui um alto poder de sucção e uma escova rotativa que coleta qualquer tipo de sujeira alojada em meio a fibras.

Seus sete metros de cabo elétrico permitem que você limpe sem se preocupar constantemente em trocar de tomada, é o maior alcance da categoria.

A tecnologia ciclone é capaz de evitar os entupimentos e permitir o armazenamento de uma maior quantidade de sujeira. É um recurso absolutamente essencial se seu pet tem pelos longos, que são mais difíceis de aspirar e costumam formar nós.

O filtro HEPA e o recipiente coletor são laváveis, mantendo o ambiente ainda mais limpo. Conta com ajuste de altura, mangueira flexível e um cabo de cinco metros, tornando seu uso mais prático. O aspirador WAP é uma opção perfeita para manter carpetes e tapetes livres de pelos.

Confira o melhor preço!


Não esqueça de manter seu carro limpo! Um aspirador de pó automotivo e uma lavadora de alta pressão para carros pode te ajudar nessa tarefa.

O que você deve saber antes de comprar um aspirador

Com tantos aspiradores de pó e marcas diferentes disponíveis, escolher o produto certo para suas necessidades pode ser difícil. A procura pode ficar mais complicada se o principal foco da sua compra for a capacidade de aspiração de pelos de gatos e cachorros.

Existem fatores específicos que você precisa avaliar antes de escolher o aspirador certo para se livrar dos pelos, como:

Considere as áreas que você precisa aspirar

É muito mais fácil aspirar pelos soltos de um animal de estimação de um assoalho de madeira do que aspirar o que parece ser metade dos pelos do seu companheiro felino de um apartamento de gato todo enrolado com corda sisal ou das dobras profundas de um sofá de chenille onde o Rex insiste em cochilar quando não tem ninguém olhando.

É por isso que é importante considerar onde e o que você vai aspirar antes de escolher seu aspirador. Um aspirador com um motor super potente – e um preço bem alto – poderia ser um exagero para aspirar somente um piso frio de vez em quando.

Se seu cachorro ou seu gato solta muito pelo rotineiramente em todos os cantos da casa, certifique-se de que o aspirador de pelo escolhido funciona igualmente bem em pisos, carpetes, estofados, em cima dos móveis, nas casinhas e em carros (se você levar regularmente seu animal de estimação nele), e vem com ferramentas apropriadas para aspirar áreas pequenas ou profundas.

Se esse não for o seu caso, você será bem atendido por um aspirador de pelos soltos com níveis mais baixos de sucção. Além disso, considere o tamanho de uma área que você estará limpando, pois um modelo a bateria pode não ter energia suficiente para fazer o trabalho sem parar para uma recarga.

Filtro HEPA

O recurso HEPA (sigla para High-Efficiency Particulate Air) é uma função muito importante, que muitos aspiradores modernos têm agora, e é responsável por filtrar partículas (pelo de animais e pólen, por exemplo) no ar, deixando sua casa livre de alérgenos. Sua eficiência chega até 99% dos agentes causadores de alergia.

aspirador de po portatil

Um filtro HEPA é normalmente substituído regularmente com base na recomendação do fabricante – embora alguns aspiradores tenham filtro HEPA que pode ser lavado.

O ideal é escolher um com filtro lavável, especialmente se você algum familiar possui alergias, pois os custos são bem menores a longo prazo do que os que precisam de substituição.

Antes de escolher um aspirador com filtro substituível, certifique-se que consegue encontrar esses filtros disponíveis para compra. Se o filtro for lavável, tenha certeza que ele é de fácil acesso.

Potência

Quando se trata da eficiência de um aspirador de pó na hora de aspirar pelos, o poder de sucção é um dos fatores mais importantes.

“Um aspirador que seja poderoso o suficiente para aspirar pelos de animais de estimação também será capaz de aspirar ácaros e outros alérgenos invisíveis do ambiente”, diz o especialista Ricardo Martins.

Embora os fabricantes usem algumas métricas diferentes para medir a potência de sucção de um aspirador de pó, o watts (W) é o mais comum, seguido por uma metragem similar, o “watts de ar” (WA).

Quanto maior o watts de um aspirador, mais forte é a sucção, sendo que o mínimo para aspirar pelos de cães e gatos de pisos frios e de madeira são 600 watts. Para aspirar carpetes, estofados e tapetes, você deve usar um aspirador de pó com pelo menos 1.600 watts de potencia. 

Escova rotativa/giratória

Como os pêlos de animais geralmente se incorporam profundamente ao carpete e ao estofamento, você precisa de um aspirador com uma escova rotativa, que extrai sujeira e detritos dos carpetes por meio da rotação de uma escova.

Escovas rotativas com cerdas resistentes e rígidas que não precisem ser substituídas com muita frequência e sofrem menos danos com os emaranhados de pelos que inevitavelmente se formam nelas.

Escovas rotativas com cerdas macias são indicadas para pisos mais frágeis, que arranham com facilidade. Dito isto, mesmo que você limpe regularmente a escova giratória do seu aspirador, ela normalmente precisa ser substituída depois de alguns anos.

Aspirador canister versus aspirador vertical: qual é o melhor?

Existem basicamente dois tipos de aspiradores: o aspirador padrão, também chamados de canister, que possui um corpo em formato de barril com rodas separado do cano, e o aspirador vertical, uma peça única que deve ser utilizada como uma vassoura. Então, qual é a diferença entre os dois tipos?

Em termos de ação de limpeza, o desempenho geralmente é igual e normalmente dependerá do modelo e a potencia do motor que você comprar.

Os aspiradores canister geralmente oferecem mais flexibilidade e manobrabilidade com uma mangueira separada, permitindo que os usuários alcancem mais fundo em baixo dos móveis da casa, além de utilizar bicos especiais para limpar as superfícies dos móveis, sofás, camas e cortinas.

O principal ponto negativo é ter menos controle sobre o canister – imagine ele batendo nas paredes e nos móveis enquanto você o puxa para trás se não tiver cuidado.

Os aspiradores verticais são um design mais novo, ele foi projetado como uma peça única. Ele costuma ocupar menos espaço do que os aspiradores padrão e são mais fáceis de armazenar, muitas pessoas acham que seu uso é mais confortável pois ele pode ser utilizado com uma postura reta.

Nos modelos mais caros, o fundo pode ser dobrado para aspirar em baixo dos móveis, mas a maioria dos modelos não possui essa função. Eles também são menos versáteis, você não vai poder aspirar e tirar o pó de móveis com um aspirador vertical.

Os modelos verticais costumavam ser mais caros quando chegaram no Brasil, mas hoje em dia existem modelos básicos dos dois tipos na mesma faixa de preço. O ideal para sua casa, portanto, dependente de suas preferências pessoais e suas necessidades de limpeza.

Para ajudar seu pet a perder menos pelo, considere adicionar um suplemento de ômega-3 para cães ou um suplemento de ômega-3 para gatos na dieta deles, e sempre deixe uma fonte de água limpa por perto.

Aspirador com saco coletor versus aspirador sem saco coletor

Este é outro elemento confuso quando se trata da escolha de aspiradores de pó. Um aspirador com saco coletor armazenará a sujeira e a poeira coletadas nesse saco, e você terá que comprar um pacote de sacos ao comprar o aspirador – pois eles normalmente têm uma vida útil limitada e precisarão ser substituídos.

Os aspiradores com saco geralmente têm um custo inicial mais baixo, mas você terá um custo contínuo maior a longo prazo.

O aspirador sem saco coletor, por outro lado, poupará o inconveniente de ter de comprar sacos para utilizar o aparelho. Esvaziar um aspirador sem saco coletor é muito mais agradável, já que você não precisa tocar em um saco sujo, e recuperar brinquedos, papéis e brincos aspirados acidentalmente também é mais fácil.

Ele possui um custo a longo prazo muito menor já que não é necessário comprar sacos de reposição, mas seu custo inicial é maior.

Se seu problema com pelos e pó é menor e você não precisar usar o aspirador muitas vezes por mês, um modelo com saco coletor pode ser o suficiente, mas para quem precisa utiliza-los muitas vezes, um modelo sem saco coletor é o ideal.

Aspirador com ou sem fio

Hoje em dia existem muitos modelos de aspiradores sem fio de todos os tipos chegando no mercado. Há vantagens e desvantagens em cada um.

Os aspiradores com fio têm tempo de execução ilimitado (desde que estejam conectados à energia), mas têm a desvantagem de estarem ligados a uma tomada. Isso pode dificultar a limpeza de carros, escadas ou outros locais remotos, onde você provavelmente vai ter que arrastar um cabo de extensão junto com o aspirador.

Os modelos com fio geralmente são mais baratos e costumam ter um poder de sucção maior, o que é essencial para pelos de animais já que eles vão grudar em qualquer tecido.

Os aspiradores sem fio têm o benefício da conveniência, pois não estão ligados a uma tomada, você pode levá-los  para onde precisar.

Os aspiradores sem fio são excelentes para limpezas rápidas, mas lembre-se de que o tempo de execução é limitado pela capacidade da bateria e ele pode precisar ser carregado com frequência (o tempo de execução exato varia de acordo com o modelo).

Eles são aparelhos mais complexos, então costumam ser mais caros, especialmente os que possuem força de sucção comparável aos aspiradores com fio.

Um aspirador pode ajudar com alergias?

Um aspirador de pó pode ser uma ferramenta útil para sugar muitos dos alérgenos que existem naturalmente dentro de casa, mas isso depende muito do tipo de alergia que você tem.

Se sua alergia é causada diretamente pelos pelos das animais, um aspirador de pó não é capaz de evitá-la, mesmo que ele seja usado várias vezes por dia. Mas se sua alergia é causada por ácaros e pó, que podem se tornar mais comum quando estão em contato com os pelos dos bichanos, então um aspirador pode ajudar.

Existem algumas coisas a serem observadas. Primeiro, procure um aspirador que tenha um filtro HEPA para impedir que pequenas partículas escapem da sua limpeza e sejam sopradas de volta para o ambiente.

Isso garantirá que tudo o que possa irritar você seja depositado na lixeira ou na bolsa coletora, mesmos as menores partículas.

Em seguida, vale a pena pensar em como você vai limpar o aspirador. Um modelo sem saco coletor é realmente conveniente, mas quando você ejeta a sujeira, é possível que a poeira voe de volta para o ar e se espalhe pela sua casa novamente.

Um modelo com saco coletor é uma escolha melhor para quem tem alergias, pois o pó é contido e jogado fora dentro do saco, sem a possibilidade dele voltar a circular no ambiente.

Além de aspirar a casa rotineiramente, existem outros aparelhos que te ajudam a controlar as alergias. Um deles é o higienizador a vapor, que usa somente água para desinfetar praticamente qualquer superfície, de almofadas e cortinas até ralos e azulejos.

Além de eliminar vírus e bactérias, você não vai precisar mais usar produtos químicos, que por si só já podem desencadear alergias. Outra maneira de manter a casa livre de agentes alergênicos é usando um purificador de ar, que filtra poeira, poluição e fumaça do ambiente.

Como testamos

O Guia de Compra realizou vários testes e analises independentes para decidir quais são os aspiradores de pó para pets mais indicados. 

Durante nossa análise, testamos uma variedade de acessórios projetados especificamente para retirar pelos de animais de estimação de camas e estofados, e também levamos em consideração a força da sucção de cada modelo, o peso e a facilidade de uso.

Perguntas frequentes

  1. Um aspirador de pó para pelos é diferente de um aspirador comum?

    As principais características que tornam um aspirador ideal para pelos de animais são a forte sucção, excelente filtragem e cabeças e acessórios de limpeza especializados. A combinação dessas características é capaz de desalojar os detritos presos profundamente nas fibras de carpetes e móveis.
    Um sistema de filtragem bem vedado garantirá que os detritos e partículas de até 0,3 mícron não voltem para o ar que você respira.
    Certamente existem aspiradores que não são especificamente comercializados para pelos de animais de estimação que funcionarão bem. No entanto, para garantir que os pelos, ácaros e detritos orgânicos sejam realmente eliminados do seu ambiente, é mais seguro escolher um aspirador voltado para pets.

  2. Eu realmente preciso de um filtro HEPA?

    Nem sempre é o que você pode ver que causa irritação ou uma reação alérgica: os pets soltam detritos orgânicos microscópicos que não são visíveis mas causam problemas respiratórios.
    Os filtros HEPA são projetados para evitar que essas partículas escapem do aspirador de pó, vedando a sujeira coletada. Isso é muito importante em um aspirador de pó para animais de estimação, principalmente se alguém na casa (ou um visitante regular) tiver sensibilidade aos animais.

  3. Como limpar um aspirador de pó para pelos?

    Sem uma manutenção regular, qualquer aspirador pode ficar entupido ou travado. Embora a manutenção varie entre os diferentes modelos de aspirador, o mais importante é manter o filtro limpo ou trocá-lo conforme as instruções do fabricante e garantir que a escova giratória não esteja cheia de pelos emaranhados.
    Consulte o manual de instruções para obter informações mais precisas.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
melhores-aspirador-de-po-para-pelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *