Melhores Aspiradores de Pó para Carpete – 2021

Se você tem carpete em sua casa, sabe da importância e da dificuldade de mantê-los limpos. Embora alguns aspiradores sejam projetados para madeira ou pisos frios, se você precisar limpar áreas acarpetadas, apenas um aspirador que tenha poder de sucção suficiente para aspirar a sujeira e detritos até mesmo de carpetes de pelo alto vai atender suas necessidades. Felizmente, existem muitas opções de aspiradores para carpetes hoje em dia, para todos os orçamentos.

aspirador para carpetes wap escova rotativaaspirador para carpetes mondial 2 em 1
Aspirador de Pó para Carpetes WAP Power SpeedAspirador de Pó para Carpetes Philco Brush Carpet
Com escova rotativa

Com filtro HEPA

Reservatório: 3 litros

Potência: 2.000W

Com escova rotativa

Com filtro HEPA

Reservatório: 1,5 litros

Potência: 1.200W

Cerca de R$ 535Cerca de R$ 270
Compre OnlineCompre Online

O aspirador para carpetes ideal é mais poderoso do que um aspirador comum, e deve ser igualmente seguro para proteger seu piso. Alguns são especialmente projetados para lidar com tapetes de pelo alto, enquanto outros incluem escovas de rotação, poder de sucção variável e cabeçotes com altura ajustável para limpar pisos acarpetados. Nós analisamos e selecionamos os aspiradores para carpete com os melhores desempenhos abaixo.

Confira quais são os melhores aspiradores para carpetes e tapetes e saiba exatamente o que procurar no modelo ideal para sua casa.

Melhor aspirador para carpete

Aspirador de Pó WAP Power Speed

aspirador para carpetes wap escova rotativa

Escova rotativa – Filtro HEPA – Reservatório: 3 litros – Potência: 2000W

Compre Online

Esse aspirador de pó vertical da WAP é perfeito para carpetes, graças ao seu alto poder de sucção e pela sua escova rotativa. Possui tecnologia ciclone para evitar entupimentos e permitir o armazenamento de uma maior quantidade de sujeira. Seu ajuste de altura torna a limpeza de diferentes tipos de piso mais fácil, enquanto o cabo de cinco metros oferece grande mobilidade. A mangueira flexível permite aspirar qualquer área ou objeto acima do chão. O filtro HEPA é lavável, assim como o recipiente coletor. Três bicos diferentes estão inclusos e ficam guardados no próprio aspirador.

 

Melhor aspirador barato para carpete

Aspirador de Pó Philco Brush Carpet

aspirador para carpetes mondial 2 em 1

Escova rotativa – Filtro HEPA – Reservatório: 1,5 litros – Potência: 1200W

Compre Online

Como o nome indica, o aspirador Brush Carpet foi projetado para limpeza de carpetes, mas seu design 2-em-1 permite que ele seja usado como aspirador portátil. O bocal principal possui escova rotativa e é o mais indicado para carpetes, enquanto os outros bicos permitem a aspiração de qualquer outro lugar. O cabo de cinco metros torna seu uso mais prático, assim como o filtro HEPA lavável e o reservatório destacável de 1,5 litros. Ele funciona muito bem como um aspirador vertical para pisos e carpetes e também como um pequeno aspirador portátil, garantindo um design ideal para qualquer situação.

 

Características principais

Peso

Considere o tamanho da sua casa e também se você precisará carregar o aspirador por um conjunto (ou dois) de escadas. Alguns dos modelos em nossa lista são ultraleves, permitindo maior portabilidade e uso, enquanto outros podem ser mais pesados, mas oferecem mais opções e potência. Você também deve considerar o espaço que o aspirador para carpetes vai ocupar enquanto não estiver em uso.

Versatilidade

Se o chão da sua casa for coberto com apenas um tipo de carpete, isso deve facilitar a escolha, mas se você tiver uma mistura de diferentes pisos e tipos carpetes, deve considerar um aspirador que ofereça mais versatilidade. Alguns são construídos para se ajustar a vários tipos de piso, enquanto outros são voltados para certos estilos de carpete ou piso.

Você também pode querer considerar aspiradores com diferentes níveis de sucções, se você tiver diferentes tipos de piso, assim você não gasta mais energia do que o necessário nas áreas mais fáceis. Pense também no tipo de filtro de sua preferência – há opções descartáveis ​​e laváveis.

Eficácia

A maioria dos aspiradores lida bem com detritos e poeiras leves, mas se você tem animais de estimação ou convive com pessoas alérgicas, precisa escolher um aspirador mais potente. Em um carpete, os detritos ficam entre as fibras, isso exige mais potência de sucção. Outro fator importante é o filtro do aspirador. Um filtro evita que ar aspirado volte para o ambiente carregando partículas alergênicas, existem aspiradores com múltiplas camadas de filtragem e filtro HEPA, o mais eficiente.

 

Como aspirar cada tipo de carpete

A maior parte da sujeira que está sendo limpa de carpetes e pisos vem de sapatos e animais de estimação. Ao andar sobre essa esse tipo de sujeira, a fricção causada danifica as fibras do carpete. É importante usar regularmente um aspirador que remova com eficácia a sujeira do carpete para evitar que as fibras do carpete sejam danificadas ao longo do tempo. Escolha um aspirador com a escova rotatória mais agressiva e a rigidez das cerdas que seu carpete pode suportar para puxar melhor a sujeira da base do carpete, onde ela fica acumulada.

Para tapetes sintéticos em áreas de alto tráfego que, sem dúvida, ficam mais sujas, um aspirador com uma escova de cerdas fortes é necessário. Embora os pelos de animais de estimação não danifiquem as fibras do carpete, elas causam alergias e atraem ácaros. Uma escova rotatória forte combinada com alto poder de sucção também é eficaz para remover pelos de animais. Antes de decidir qual é o aspirador para carpete certo para você, é aconselhável começar pelos tipos de carpete que precisam ser limpos.

 

Carpete de nylon ou poliéster

A maior parte do carpete de parede a parede de hoje é feita de fibra sintética como náilon ou poliéster. Estas são fibras muito duráveis, projetadas para resistir a tráfego intenso de pessoas e níveis de sujeira mais elevados. Para manter esses carpetes limpos e evitar os danos causados ​​pela sujeira, é melhor aspirá-los frequentemente com um aspirador que tenha uma escova rotatória agressiva com cerdas duras. No geral esse tipo de fibra aguenta bem uma rotina constante de limpeza.

 

Carpete de lã e seda

Fibras naturais como lã e seda precisam ser aspiradas com mais cuidado. A lã e a seda são muito duráveis ​​e têm sido usadas há séculos; no entanto, as cerdas de uma escova rotativa podem danificar suas fibras se forem muito rígidas. É importante usar cerdas macias ou flexíveis nestes tipos de carpetes. Se esses tapetes são muito caros ou muito antigos e têm pouco trânsito e sujeira, pode ser aconselhável usar aspirador com sucção leve e deixar a escova rotativa desligada.

 

Carpete de olefin

Olefina, olefin ou polipropileno, é uma fibra sintética usada em alguns carpetes. É mais barato em comparação com algumas outras fibras, mas precisará ser substituído com mais frequência. A fibra olefin imita a aparência da lã, mas é mais barata. Uma característica positiva do carpete de olefin é sua capacidade de resistir a raios UV e manchas; no entanto, é melhor usar em áreas de baixo tráfego, pois as fibras tendem a apresentar desgaste facilmente. Como o olefin é suscetível a danos nas fibras devido à sujeira, é importante aspirar o carpete com frequência. Seu design de pêlo baixo torna o uso de uma escova rotativa com cerdas macias uma ótima opção.

 

Carpete de acrílico

Carpetes de acrílico também são feitos para imitar a sensação de lã de uma maneira barata. É resistente a mofo e bolor e, como o olefin visto acima, o carpete de acrílico é resistente a manchas, mas também não suporta o tráfego muito intenso de pedestres. Os tapetes acrílicos têm um pêlo baixo, tornando aspiradores leves com cerdas macias uma opção perfeita para aspirar com frequência.

 

Carpetes de outras fibras naturais

Outros tipos de tapetes de fibra natural como juta, algodão, bambu, sisal, ervas marinhas e couro geralmente requerem cerdas muito macias ou apenas o uso da sucção. O uso de cerdas rotatórias deve ser feito com muito cuidados, pois materiais naturais costumam serem os mais frágeis. O ideal é usar somente a função de aspiração rotineiramente, para evitar o acumulo de sujeira. Pisos frios, como azulejos, madeiras e laminados, também devem ser aspirados da mesma maneira, sem o uso da escova rotativa.

 

Perguntas frequentes

Como faço para usar um aspirador de pó no carpete?

Se você quiser limpar bem o carpete, não tenha pressa. Retire móveis e obstáculos do caminho, depois remova objetos e até mesmo detritos grandes com as mãos antes de começar. Em seguida, comece a aspirar lentamente em fileiras em uma só direção. Assim que chegar ao fim do carpete, repasse-o na direção oposta para ter garantir que a sucção chegou em todas as fibras. Se você apressar esse processo, é provável que não consiga aspirar a sujeira que está especialmente alojada nas fibras do carpete.

 

Com que frequência devo aspirar um carpete?

Como regra, você deve aspirar o carpete uma vez por semana. Porém, dependendo do tráfego de pedestres em seu carpete, pode ser necessário aspirar com mais frequência. Em comércios, o ideal é aspirar todos os dias. Os donos de animais de estimação em particular também podem precisar aspirar seus carpetes com mais frequência do que outras pessoas, até três vezes por semana, para não deixar os pelos acumularem demais.

 

Um aspirador com ou sem saco coletor é melhor para limpar carpetes?

Antes de tudo, vamos explicar os dois sistemas: um saco coletor armazena todos os detritos aspirados e depois é jogado fora, sem que você tenha contato com a sujeira dentro dele. Já um aspirador sem saco coletor possui um compartimento destacável que armazena a sujeira e depois deve ser esvaziado. 

Os carpetes podem ser imãs para poeira, ácaros e outros alérgenos domésticos, portanto, quem sofre de alergia pode se beneficiar com o uso de um aspirador com saco, que isola com mais eficácia os detritos acumulados do que os aspiradores sem saco. Isso deve ser considerado junto com a quantidade e qualidade dos filtros existentes em cada aspirador. Se os alérgenos não são uma preocupação sua, você pode deixar essa escolha ao critério de sua preferência, os modelos sem saco costumam ser mais baratos.

 

Posso usar um aspirador de pó comum em carpetes?

Dependo do modelo. Alguns aspiradores padrão funcionarão em carpetes se tiverem uma escova rotatória, uma cabeça com altura ajustável e níveis de sucção diferentes. Dependendo do tipo de fibra utilizada no seu carpete, a escova rotatória não é necessária, mas um carpete sempre exige um poder de aspiração mais poderoso do que um piso frio ou madeira, então esse é o fator mais importante.

 

Como faço meu aspirador de pó para durar mais?

Certifique-se de esvaziar o saco ou recipiente de sujeira regularmente para evitar o acúmulo de poeira e sujeira. Ao esvaziar o aspirador, inspecione a barra giratória, a correia (a peça que gira a barra do batedor), as mangueiras e outras peças e limpe-as quando necessário. Além disso, consulte as instruções sobre a frequência de troca ou lavagem dos filtros para evitar entupimento.

A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você, a sua casa e ao seu bolso.