Pular para o conteúdo

Top 5: Melhor Monitor para Xbox Series X

Embora algumas TVs ofereçam “modos de jogo” especiais, os melhores monitores para Xbox Series X ainda oferecem um desempenho superior, com imagens mais nítidas e respostas mais rápidas.

Os melhores monitores para o Xbox Series X possuem um tempo de resposta menor do que qualquer TV, além de taxas de atualização variáveis (VRR) e um preço mais convidativo.

O console Xbox Series X da Microsoft oferece uma melhora substancial no desempenho quando comparado ao Xbox Series S e às gerações anteriores do console. O Xbox Series X suporta resoluções de 4K @ 120FPS para jogos e, teoricamente, pode atingir até 8K.

Produto

Descrição

Preço

monitor Gamer AOC HERO 27 Q27G2

Monitor Gamer AOC Hero Q27G2


Melhor custo-benefício

27 polegadas

2560 x 1440 @ 155Hz

monitor Philips 27 278E1A

Monitor Gamer Philips 4K 278E1A

Monitor 4K mais barato

27 polegadas

3840 x 2160 @ 60Hz

monitor lg gamer 32UN500

Monitor Gamer LG UltraHD 4K 32UN500

Maior tela 4K

31.5 polegadas

3840 x 2160 @ 60Hz

monitor SAMSUNG 25 Serie G40

Monitor Gamer Samsung Odyssey G40


Melhor taxa de atualização (240Hz)

25 polegadas

3440 x 1440 @ 165Hz

monitor LG UltraWide Curvo 34 34WR50QC B

Monitor LG Ultrawide Curvo 34WR50QC-B

Tela gigante e imersiva

34 polegadas

2560 x 1080 @ 75Hz

melhor monitor para xbox series
Kleber Duarte

Kléber Duarte | Consultor

Kléber Duarte é redator sênior da equipe do Guia de Compra. Ele cobre tecnologia e inovação desde 2014 e trabalhou como assistente de mídia no Estadão. Se formou pelo Senac SP em Criação de Conteúdo e Jornalismo Digital.

Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do portal Guia de Compra.

Por esse motivo, escolher o monitor certo é absolutamente crucial – especialmente se você planeja aproveitar seus jogos favoritos na resolução máxima.

No artigo a seguir, nós analisamos os melhores monitores de jogos para o Xbox Series X, comparando preço, desempenho, estética, qualidade de imagem e precisão de cores à medida que avançamos.

Nós também criamos um guia de compra detalhado para que você possa fazer a escolha por conta própria, levando em conta os requisitos técnicos do Series X e as principais características que um monitor gamer de ponta deve ter.

Análise dos melhores monitores para Xbox Series X

Nós testamos os monitores mais vendidos no Brasil e selecionamos cinco opções que são capazes de atender a qualquer público, desde jogadores ultra-competitivos até quem está procurando por uma opção que sirva tanto para jogos casuais quanto para produtividade.

Os melhores monitores para Xbox Series X são:

A análise completa de cada um deles vem logo abaixo. Você com certeza vai encontrar um modelo que seja adequado ao seu uso final e ao seu orçamento.

Monitor Gamer AOC Hero Q27G2

monitor Gamer AOC HERO 27 Q27G2
Tamanho:27″ polegadas
Resolução máxima:2560 x 1440 @ 155Hz
Tempo de resposta:1ms GtG
PainelVA
VRR:AMD Freesync

Prós:

  • Ótimo custo-benefício
  • Taxa de atualização de 155Hz
  • Excelente reprodução de cores
  • Tempo de resposta ultrarrápido, de 1ms

Contras:

  • A resolução é de 2K, não 4K

Compre Online!

O AOC Hero Q27G2 é um excelente monitor 1440p VA e taxa de atualização de 155Hz com um preço acessível. Graças ao seu desempenho suave e fluido, ele é incrível para jogos, trabalho e qualquer outra atividade que exija uma imagem excelente sem pesar no bolso.

Baseado em um painel VA com brilho de 250 cd/m², taxa de contraste de 3000: 1, 121% de gama de cores sRGB e amplos ângulos de visão de 178°, o monitor AOC Hero Q27G2 oferece cores lindas, precisas e consistentes. Sua base permite ajustes na horizontal, vertical e de inclinação.

O AOC Hero Q27G2 também suporta HDR (High Dynamic Range), além de possuir um modo especial para conteúdos não-HDR, tornando-os mais ricos em cores e contraste. Apesar de ser focado em games, ele também funciona bem para assistir filmes e séries.

O tempo de resposta de entrada do AOC Hero é de 1ms, a melhor possível para um monitor gamer, pois não haverá atrasos perceptíveis ou rastros proeminentes atrás de objetos em movimento rápido. É uma opção perfeita para jogar a nível profissional. 

O AOC Hero Q27G2 possui uma luz de fundo livre de cintilação. Essa característica garante uma experiência de visualização confortável e evita a fadiga ocular e dores de cabeça causadas pelo uso prolongado do monitor.

Recursos relacionados a jogos incluem um modo de mira, que mostra um ponto no centro da tela para jogos FPS. O monitor pode ser controlado através do AOC G-Menu, que permite controlar e personalizar todos os dispositivos da marca em um só programa. 

As opções de conectividade incluem duas portas HDMI 2.0, DisplayPort 1.2 (com cabo incluso) e uma tomada para fones de ouvido. Todos os conectores de exibição suportam AMD FreeSync Premium até 155Hz, bem como HDCP 2.2.

Em geral, se você procura um monitor QHD 155Hz simples e acessível de 27″ com bom desempenho para jogos do Xbox Series X, o AOC Hero Q27G2 é a nossa recomendação principal.

Confira o melhor preço!


Monitor Gamer Philips 4K 278E1A

monitor Philips 27 278E1A
Tamanho:27″ polegadas
Resolução máxima:3840 x 2160 (4K) @ 60Hz
Tempo de resposta:4ms GtG
PainelIPS
VRR:AMD Freesync

Prós:

  • Resolução 4K por um preço justo
  • Modos especiais para FPS, MMO e corrida
  • Excelente reprodução de cores
  • Dois alto falantes estéreo embutidos

Contras:

  • Taxa de atualização mais baixa do que o Xbox Series X consegue fornecer
  • Taxa de resposta um tanto lenta para jogos

Compre Online!

O Philips 278E1A tem praticamente tudo que um monitor IPS 4K precisa para agradar aos gamers. É um monitor que foca na altíssima resolução UHS e em uma ótima gama de cores, mas que está limitado a 60Hz.

As imagens oferecem uma visão geral com ângulos de visão de 178°e  ótimo contraste e brilho, mesmo em cenas repletas de ação. É claro que você deve verificar antecipadamente se o seu PC pode lidar com a resolução 4K, que exige uma placa de vídeo recente.

O input lag do painel é de 4ms, que está dentro do aceitável para jogos, mas não é indicado para quem joga de maneira pofissional. Existem monitores com taxas menores, mas eles dificilmente possuem a resolução 4K.

A reprodução de cores é muito fiel, com 100% sRGB e 100% REC 709. A taxa de brilho de 350 cd/m² e de contraste de 1.000:1 o tornam uma ótima opção para uso criativo, com especificações técnicas que se aproximam bastante de um monitor profissional.

Na parte de conectividade, esse monitor da Philips conta com duas entradas HDMI 2.0 (HDCP 2.2), uma entrada DisplayPort 1.2 (HDCP 2.2), uma saída de áudio, uma entrada de Áudio e uma entrada Sync on Green para uso com certos sistemas RGB.

Entre os modos especiais estão um modo livre de cintilação, um modo com baixa emissão de luz azul, um modo para jogos de tiro, jogos de corrida e jogos RTS/MMO, além de dois modos personalizáveis. Todos são acessados rapidamente com o menu OSD. 

Um destaque do  Philips 278E1A é que ele possui dois alto-falantes embutidos, que são bem raros em monitores de alta resolução. Eles são bem finos e discretos, não atrapalham o design do monitor. A base do monitor foi projetada para esconder os fios, além de ter ajuste de altura e de inclinação.

O Philips 278E1A é um monitor com excelente reprodução de cores, resolução 4K e muitos recursos úteis. Seu ponto negativo está na baixa taxa de atualização, 60Hz é bom para jogos mas apenas metade do que o Xbox Series X pode oferecer.

Ele é um dos monitores 4K mais baratos disponíveis no Brasil, sem deixar a desejar na qualidade de construção. Se você prefere uma resolução mais alta, escolha esse monitor da Philips, e se você prefere um input lag menor, escolha o modelo analisado acima. 

Confira o melhor preço!


Confira também: Melhores monitores certificados G-Sync e Melhores monitores LCD de 27″.

Monitor Gamer LG UltraHD 4K 32UN500

monitor lg gamer 32UN500
Tamanho:31.5″ polegadas
Resolução máxima:3840 x 2160 (4K) @ 60Hz
Tempo de resposta:4ms GtG
PainelVA
VRR:AMD Freesync

Prós:

  • Alta qualidade de construção
  • Bom contraste e cores vívidas
  • Ótima reprodução de profundidade
  • Ajuste de brilho automático opcional

Contras:

  • HDR pouco eficiente
  • Ângulo de visão menor por conta do painel VA

Compre Online!

A LG se esforçou ao máximo para trazer um monitor de 32 polegadas com habilidades 4K a um preço acessível. Ele oferece 4K nativo, suporte a HDR e até Adaptive-Sync. O HDR precisa passar por algumas melhorias, mas essa é uma ótima escolha para quem busca um monitor 4K acessível.

O 32UN500-W possui um painel VA, que é frequentemente preferido para uso geral devido aos seus altos níveis de contraste. Você deve decidir se uma taxa de resposta mais lenta compensa o excelente contraste e profundidade de imagem.

Este monitor possui uma taxa de atualização de 60 Hz. Alguns gamers podem torcer o nariz, mas lembre-se que a maioria dos jogos do Xbox Series X rodam exatamente com esse FPS. É uma taxa de atualização adequada para a maioria dos usuários.

O menu do modo de imagem oferece alguns predefinidos como Vívido, Efeito HDR, FPS e RTS. O Super Resolution+ melhora a clareza em imagens com baixa resolução, o Nível de Preto permite que você altere a relação de contraste e o DFC ajusta automaticamente o brilho de acordo com o que está na tela.

Uma pequena seção na parte de trás abriga as portas do dispositivo, que incluem dois HDMI 2.0, DisplayPort e uma saída de áudio de 3,5 mm. Infelizmente, não há portas USB adicionais nele.

O LG 32UN500-W tem um preço atraente ao oferecer uma tela grande de 31.5 polegadas na resolução 4K com suporte para conteúdo HDR e Adaptive-Sync.

Com uma taxa de atualização de 60Hz e tempo de resposta de 5ms GTG, este não é um dos melhores monitores de jogos 4K, mas o LG 32UN500 satisfaz jogadores que querem uma resolução 4K e não se importam com uma taxa de quadros mais baixa.

Confira o melhor preço!


Veja outras opções: Melhores TVs com Alexa integrada e Melhores TVs com 120hz nativo.

4° Monitor Gamer Samsung Odyssey G40

monitor SAMSUNG 25 Série G40
Tamanho:25″ polegadas
Resolução máxima:1.920 x 1.080 @ 240Hz
Tempo de resposta:1ms GtG
PainelVA
VRR:AMD Freesync

Prós:

  • Melhor taxa de atualização disponível no Brasil
  • Tempo de resposta perfeito, apenas 1ms
  • Tecnologia que troca de sinal automaticamente
  • Suporte para FreeSync e G-Sync

Contras:

  • Resolução FHD é baixa pelo seu preço

Compre Online!

O Samsung Odyssey G40 é um monitor gamer 25” com resolução 1080p, taxa de atualização de 240Hz, suporte VRR e MBR, taxa de atualização de apenas 1ms e uma alta taxa de contraste. É o melhor monitor FHD para Xbox Series X.

Seu grande destaque é a altíssima taxa de atualização de 240Hz, uma das maiores disponíveis atualmente e muito difícil de se achar no Brasil. Junto com o tempo de resposta de 1ms, ele tem a imagem mais fluida possível.

O Xbox Series X só consegue chegar até 120Hz, mas se você tem um PC capaz de atingir taxas maiores, ele é uma ótima opção.

Falando em saídas múltiplas (Xbox, PC, TV box e qualquer outra fonte), esse monitor da Samsung conta com o  Auto Source Switch+, que troca automaticamente para o sinal que foi ligado.

Isso significa que ao ligar o Xbox Series X a TV vai automaticamente mostrar a imagem dele, sem que você precise mexer em nada.

E se você planeja usá-lo com um PC, o monitor Odyssey G40 possui suporte para G-Sync para placas da Nvidia e FreeSync Premium para placas da AMD. Ele definitivamente é a melhor escolha para quem quer um monitor muito versátil, especialmente se você vai usá-lo com o Xbox Series X e com um PC ao mesmo tempo. 

Seu painel IPS com resolução 1.920 x 1.080 tem um brilho de 400 cd/, suporte a HDR10, suporte a sRGB 99%, e ângulos de visão de 178°. São ótimas especificações pelo preço, mas aqui mais uma vez você precisa escolher entre uma taxa de atualização alta em detrimento de uma resolução mais baixa.

A resolução FHD de 1.920 x 1.080 é suficiente para um monitor de 25”, mas é menos do que o Xbox Series X consegue oferecer em jogos compatíveis. Ainda sim, ele é uma alternativa para quem precisa de um monitor capaz de lidar com qualquer fonte, incluindo TV e outros consoles.

Os recursos úteis para jogos incluem o modo de estabilização (melhora a visibilidade em cenas escuras), modo anti cintilação, vários modos predefinidos de imagem e Ponto de Mira Virtual (sobreposições de mira).

Além dos ajustes padrão de imagem (brilho, contraste, temperatura de cor, etc.), o Samsung Odyssey G40 possui algumas opções avançadas, incluindo gama, nitidez, controle de proporção. A base VESA tem ajustes em todas as direções, incluindo inclinação.

As opções de conectividade incluem DisplayPort 1.4, HDMI 2.0 (HDCP 2.2) e uma entrada para fone de ouvido. Apesar da sua resolução um pouco baixa, o Samsung G40 Odyssey tem recursos únicos, uma tela excelente, uma das maiores taxas de atualização e acesso às duas principais tecnologias de sincronização para PCs.

Confira o melhor preço!


Torne sua experiencia ainda mais imersiva com os Melhores soundbars com Dolby Atmos e Melhores headsets gamer sem fio.

5° Monitor LG Ultrawide 34WR50QC-B

monitor LG UltraWide Curvo 34 34WR50QC-B
Tamanho:34″ polegadas
Resolução máxima:2560 x 1080 @ 75Hz
Tempo de resposta:5ms GtG
PainelIPS
VRR:AMD Freesync

Prós:

  • Monitor curvo ultrawide proporciona uma experiência ultra imersiva
  • Modo leitura e modo flicker-free
  • Boa compatibilidade com HDR10
  • Permite mostrar imagem de duas fontes diferentes ao mesmo tempo

Contras:

  • Jogos não ficam em tela cheia por conta da diferença na proporção de tela
  • Um leve rastro pode ser percebido em cenas muito rápidas

Compre Online!

Vamos começar tirando o óbvio do caminho: esse não é um monitor gamer. A LG projetou o 34WR50QC-B como um monitor ultrawide curvo para trabalho. Mas alguns gamers gostam de monitores largos e podem estar buscando uma opção muito imersiva, que funcione tanto para jogos quanto para produtividade.

Com um painel VA, suporte FreeSync, gama de cores sRGB 99% (CIE1931) e HDR10, ele é adequado para o Xbox Series X, embora o tempo de resposta de 5ms coloque o LG Ultrawide 34WR50QC-B abaixo de monitores gamers dedicados. Mesmo assim, ele é uma ótima opção para trabalho e para lazer, incluindo jogos não-competitivos.

O tamanho imenso da tela e suporte para HDR10 também o torna ideal para consumo de mídia, seja assistindo filmes widescreen em sua proporção total ou jogos ultrawide compatíveis fora do horário de trabalho. O painel antirreflexo desta tela também deve ser considerado como um recurso útil para profissionais.

A tela de 34 polegadas apresenta imagens na proporção de 21:9 em uma resolução WQHD de 3440 x 1440. Ao utilizar o Xbox Series X/S em um monitor ultrawide, são exibidas duas barras pretas de cada lado da imagem pois os jogos são reproduzidos em 16:9. Não é o ideal, mas não deve incomodar jogadores casuais.

A taxa de atualização do LG Ultrawide 34WR50QC-B é de 100 Hz com o suporte do FreeSync — é uma especificação muito boa, apesar de não atingir os 120Hz que o Xbox Series X suporta.

O tempo de resposta de 5ms também não é nada de especial, mas é mais do que suficiente para jogar fora do cenário competitivo. Um recurso único é o “picture-by-picture”, que permite mostram a imagem de duas fontes diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo: do PC e do Xbox Series X em cada painel.

O brilho é cotado em 250cd/m2 com uma relação de contraste de 1.000:1, cobertura RGB de 99% e ângulos de visualização IPS típicos de 178º. As portas de entrada e saída são garantidas por duas entradas HDMI 2.0, uma entrada DisplayPort 1.4 e uma entrada de fone de ouvido.

Assim com o monitor analisado acima, o 34WR50QC-B não é um monitor que funciona para todos os gamers, mas ele é uma ótima opção para quem quer um monitor ultrawide para outras tarefas e que também seja compatível com o Xbox Series X. Ele ainda conta com um modo para leitura e um modo anti-cintilância para não cansar a vista.

O monitor ultrawide WQHD 34WR50QC-B da LG é uma opção única e cheia de particularidades. Não é para todo mundo, especialmente com seu preço bem alto, mas ele atende perfeitamente ao um nicho de gamers que querem uma experiência muito imersiva e que funcione bem para todas as necessidades fora das partidas.

Confira o melhor preço!


Veja também: Quais são os melhores teclados gamers e Quais são os melhores mouses gamers.

Como escolher o melhor monitor para Xbox X

Se você é novo no mundo da tecnologia de monitores, provavelmente não está inteirado em todos os termos técnicos e tecnologias exclusivas desses tipos de aparelhos.

Por esse motivo, descreveremos algumas das principais características a serem observadas ao comprar um monitor gamer para consoles Xbox Series X – explicando sua importância e quais são as suas opções.

Vamos detalhar os fatores mais importantes que você deve manter em mente abaixo:

Tamanho

Escolher o monitor de tamanho certo para o Xbox Series X vem com uma série de considerações mais específicas – a maioria girando em torno do desempenho e imersão oferecidos.

Como o console de última geração da Microsoft oferece resolução de imagem 4K, a maioria vai querer se beneficiar disso comprando um monitor considerável para combinar. No entanto, para aqueles com mentalidade mais competitiva, um monitor menor e mais rápido geralmente é mais indicado.

monitor wide para xbox series

Monitores em torno da marca de 27 polegadas fornecem os maiores níveis de desempenho – especialmente quando o assunto é taxa de resolução de 120Hz (ou mais, apesar desse ser o limite máximo do Series X).

Dito isto, para indivíduos que gostam de jogar em um nível casual, priorizando a qualidade da imagem e estão satisfeitos com taxa de resolução de 60Hz, um monitor gamer com uma tela maior pode ser a melhor opção.

Os monitores gamers acima de 35 polegadas geralmente fornecem maiores níveis de imersão e melhores experiências gerais de visualização.

Preço

O preço é outro grande fator que deve entrar em todas as nossas decisões de compra. O mesmo pode ser dito para os monitores do Xbox Series X, com a maioria caindo na extremidade superior do espectro de preços.

Se você deseja obter a melhor experiência visual do seu Xbox Series X, precisará de um monitor que ofereça qualidade de imagem 4K juntamente com suporte a conexão HDMI 2.1 e uma taxa de atualização rápida de pelo menos 120Hz.

Todas essas características são pouco comuns e aumentam muito o preço do monitor, especialmente a taxa de atualização mais rápida.

Essas especificações são raras em painéis menores, encontrar as mesmas especificações em um painel maior é ainda mais difícil. Por esse motivo, os melhores monitores de jogos para o Xbox Series X geralmente custam mais de dois mil reais.

Se você estiver disposto a perder a qualidade de imagem, optando por um painel de 1440p ou 1080p e uma taxa de atualização de 60Hz, poderá reduzir esse número exponencialmente, mas isso significa limitar severamente a qualidade oferecida pelo console.

Nesse caso, uma TV comum pode ser uma escolha mais sensata pois muitas oferecem essas especificações por preço um pouco menor.

Resolução da tela

A resolução da tela é outra parte extremamente importante da decisão de compra. Para consoles de última geração como o Xbox Series X, uma resolução de tela 4K não é essencial, mas é muito recomendada para que você desfrute de altos níveis de imersão e imagens ultra-detalhadas.

Como sempre, essa especificação de ponta aumentará o custo geral do monitor que você deseja comprar – especialmente se a taxa de atualização for de 120Hz. Quanto maior o tamanho da tela, maior deve ser a resolução, do contrário as imagens podem ficar distorcidas.

monitor compativel com

Existe também a questão da resolução 8K (7,680 × 4,320 pixels), que é muito mais complicada do que deveria. Basicamente, o Xbox Series X possui um hardware capaz de rodar jogos em 8K, o problema é que atualmente não existe nenhum jogo que seja capaz de utilizar essa resolução.

A resolução 8K está na sua infância, existem pouquíssimas mídias lançadas com essa resolução e até agora nenhuma desenvolvedora de jogos quis lidar com esse desafio.

Quando serão lançados jogos na resolução 8K? Até o momento nenhuma desenvolvedora apresentou um projeto desse tipo, então provavelmente isso deve levar alguns anos. Existem alguns filmes e vídeos no Youtube em 8K, mas são poucos e a Microsoft ainda não liberou essa resolução nas suas configurações.

Tela curva ou tela plana

A maioria dos monitores gamers são planos, eles funcionam muito bem com qualquer gênero e estilo de jogo e são o padrão da indústria. Painéis curvos tornaram-se mais populares nos últimos anos à medida que mais modelos são lançados com preços mais amigáveis.

Monitores curvos são mais adaptáveis ​​à profundidade natural da visão humana, fornecendo o cobiçado fator de “imersão” nos jogos. A profundidade da curva é expressa com um número seguido por um R (raio). Quanto menor o número, mais próximas as bordas e mais “agressiva” a curva.

No final das contas isso é uma questão de gosto pessoal, por isso recomendamos que você experimente um monitor curvo antes de tomar sua decisão.

Como os monitores curvos são quase sempre 21:9 ultrawide, eles têm um campo de visão maior do que seus equivalentes planos. Se você está especialmente interessado em jogos de simulação, como simuladores de corrida e voo, um monitor curvo ultralargo pode ser a melhor escolha.

Ele definitivamente oferecerá uma experiência de visualização mais realista e envolvente do que uma tela plana. Para outros tipos de jogos, a diferença não é tão marcante, e você pode economizar muito escolhendo um painel plano.

Tipo de painel

A tecnologia usada na tela afeta quase todas as outras características do monitor, incluindo brilho e contraste. Existem três tipos principais de monitores LCD em uso, com características diferentes. No entanto, todos eles têm mérito e as diferenças podem não facilmente distinguíveis.

TN (twisted nematic – nemático torcido): É o tipo de painel mais rápido, então se você vir um monitor de 240Hz ou 360Hz, quase certamente ele utiliza um painel TN. Taxas de atualização mais altas e tempos de resposta mais rápidos são os pontos positivos.

No lado negativo, eles ainda sofrem com os ângulos de visão mais estreitos e a reprodução de cores menos atraente. Os níveis de preto e o contraste são medianos, ficando no meio termo entre os dois tipos abaixo.

VA (vertical alignment – alinhamento vertical): Excelente contraste, tempo de resposta respeitável, boas cores e melhores ângulos de visão que o painel TN. Os painéis VA são versáteis e é por isso que são tão populares, principalmente para monitores e TVs maiores.

Eles têm uma ligeira tendência a sofrer de ghosting (rastro visível de objetos em movimento), mas os monitores mais modernos não possuem mais esse problema. O ponto negativo é que não são tão rápidos quanto os painéis TN e tem cores menos vibrantes que painéis IPS.

IPS (in-plane switching – conversão em mesmo plano): Considerado o mais competente em termos de desempenho de cores e ângulos de visão. Os tempos de resposta e as taxas de atualização são semelhantes ao VA, portanto, mais lentos que o TN, mas ainda são adequados para a maioria das necessidades.

A maior vantagem da tecnologia IPS é a apresentação de cores, que é de longe superior às outras duas variedades de LCD, embora o IPS tenha uma reputação de contraste e níveis de preto inferiores.

HDMI 2.1

Finalmente, temos uma questão técnica pouco explorada: o suporte para HDMI 2.1. HDMI 2.1 é o padrão mais recente de entrada HDMI e é a única versão que suporta jogabilidade 4K @ 120Hz (ou, teoricamente, a jogabilidade 8K @ 60Hz).

Esta especificação é particularmente importante para quem jogo nos consoles, pois poucas TVs possuem conectores nesse padrão atual. Ao utilizar um padrão HDMI mais antigo, o console será limitado a uma resolução de 1440p e 60 frames por segundo (ou menos, dependendo de quão antigo for o padrão utilizado).

Infelizmente entradas HDMI 2.1 são raras, não existe nenhum monitor com entrada HDMI 2.1 sendo vendido no país atualmente, a maioria utiliza HDMI 2.0 mais antigas, limitadas a um máximo de 4K @ 60Hz.

Existem algumas poucas televisões com esse padrão se você estiver disposto a gastar, você pode conferir alguns modelos compatíveis no nosso artigo “melhores TVs 120Hz“.

O que é HDR?

Em suma, a alta faixa dinâmica (high dynamic range) refere-se a cenas renderizadas com realces mais claros, maiores detalhes de sombra e uma gama mais ampla de cores, para uma imagem mais nítida e realista.

Para jogos com HDR, em contraste com mídias tradicionais, isso significa mais do que apenas uma imagem mais bonita: quanto melhor você puder ver o que está à espreita nas áreas claras e escuras, maior a probabilidade de evitar o perigo e detectar pistas.

Normalmente a função HDR deve ser suportada pelo aparelho que irá reproduzir a imagem e também pela mídia que será reproduzida, mas a introdução do Auto HDR no Xbox Series X/S e no Windows 11 muda isso: Os sistemas operacionais podem expandir automaticamente o brilho e as faixas de cores de jogos não HDR.

Não é o mesmo que ter um jogo que foi renderizado para usar alta faixa dinâmica “na fonte”, mas pode dar um impulso para torná-lo melhor do que seria sem nenhum tipo de tratamento de imagem.

monitor gamer para xbox series

Na CES 2022, a organização por trás do padrão HDR10 anunciou o próximo padrão HDR10 Plus Gaming, uma variação do HDR10 Plus que está disponível nas TVs há algum tempo.

Ele adiciona Source Side Tone Mapping (SSTM), que ajusta a faixa de brilho em um nível de cena com base nos dados incorporados pelo desenvolvedor do jogo – o HDR10 tem uma única faixa que deve funcionar durante o jogo inteiro.

Ele também inclui a capacidade de acionar automaticamente o modo de baixa latência de uma tela, para compensar a sobrecarga adicional imposta pelos dados HDR (mais importante para TVs do que monitores), bem como suporte para taxas de atualização variáveis ​​em 4K a 120Hz em consoles.

Infelizmente, a especificação HDMI se transformou em uma bagunça que você não pode fazer suposições sobre os recursos com base no número da versão.

Não apenas todas as conexões HDMI 2.0 daqui em diante serão rotuladas como 2.1a (com o mesmo conjunto de recursos HDMI 2.0) , mas a especificação não exige mais nenhum dos novos recursos importantes.

Em outras palavras, todos os recursos que tornaram o HDMI 2.1 atrativo, especialmente como uma opção para consoles, agora são opcionais.

Conclusão: se você deseja um monitor para seu console que possa fazer 4K a 120Hz, suporte atualização de taxa variável e modo automático de baixa latência, você terá que verificar o suporte para cada uma dessas características individualmente.

E o mesmo vale se você quiser um monitor de PC conectado via HDMI que possa suportar mapeamento de tom baseado em fonte e combinações de alta resolução, taxas de atualização rápidas e alta profundidade de cor/HDR de alta largura de banda.

O que é taxa de atualização e GtG?

A taxa de atualização é o número de vezes por segundo (em Hertz ou Hz) que a tela pode atualizar e pode produzir artefatos indesejados, como desfoque, rasgo e rastros, que ocorrem quando há uma diferença entre a taxa na qual a placa gráfica está enviando a tela e a taxa na qual a tela é atualizada.

A resposta de pixel, também conhecida como tempo de resposta de imagem em movimento ou tempo de cinza para cinza (embora esses dois não sejam a mesma coisa), é a rapidez com que um pixel individual pode alternar estados de preto para branco ou de cinza para cinza (GtG – grey to grey).

É medido em milissegundos e a maioria das fabricantes fornece apenas a medição GtG. Quanto menor o número melhor, e você geralmente quer 5ms GtG ou menos para a maioria dos games, exceto jogos de nível competitivo, que requerem 3ms ou menos.

A taxa de atualização e o tempo de resposta de pixel são indissociáveis ​​um do outro: uma tela com uma taxa de atualização rápida terá uma resposta de pixel rápida e vice versa, a menos que algo esteja muito errado com as configurações ou drivers.

As atuais taxas de atualização “estratosféricas” são de 300Hz ou 360Hz, que são destinadas principalmente para esports e vêm em telas pequenas (menos de 27 polegadas) e apenas em painéis (TN) que não exibem uma ampla gama de cores.

Não é preciso dizer que monitores com essa taxa de atualização são extremamente caros e raros. A maioria dos jogadores deve ficar bem com 120Hz a 240Hz.

O que é VRR?

O VRR (taxa de atualização variável) ajuda a sincronizar a taxa de atualização do seu monitor com a saída do seu console de jogos – o que significa que o console não alimentará o monitor com mais quadros do que ele pode suportar. Sem o VRR, problemas como “blocos” distorcidos e atrasos na imagem serão comuns.

A remoção de rasgos e outros artefatos indesejáveis é uma das muitas coisas que ele faz, o VRR também torna os jogos mais suaves e compensa baixas taxas de quadros. 

melhores monitores para xbox

Até pouco tempo atrás, essa tecnologia era implementada nos PCs através de dois sistemas proprietários: G-Sync da Nvidia e FreeSync da AMD. Se você também joga em PCs, sabe que esses são dois nomes tradicionais e muito comuns.

A maioria dos monitores suporta um desses sistemas, mas com o avanço da tecnologia nos consoles, era necessário expandir o VRR para televisores. Recentemente o VRR foi incorporado ao padrão HDMI 2.1, sem a necessidade de utilizar o G-Sync ou o FreeSync.

Mais uma vez, é aqui é onde as coisas ficam um pouco mais confusas. HDMI 2.1 é uma coleção de tecnologias. Alguns dispositivos HDMI 2.0 suportam VRR sobre HDMI, mas a largura de banda mais baixa do HDMI 2.0 significa que eles funcionam em até 60Hz em vez de 120Hz no Xbox One X.

Essa fragmentação no padrão HDMI também é o motivo pelo qual algumas das TVs HDMI 2.1 mais recentes não suportam VRR. O ideal é verificar se cada modelo de monitor ou TV possui suporte para VRR nas especificações ao invés de confiar apenas no padrão HDMI utilizado.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
melhor-monitor-para-xbox-series-x

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *