Como Escolher a Melhor Mesa Digitalizadora Wacom – 2021

mesa digitalizadora wacom

As melhores mesas digitalizadoras Wacom permitem que você desenhe e edite imagens da maneira mais natural possível, ao mesmo tempo em que adiciona recursos digitais únicos no seu fluxo de trabalho. A textura da tela e da ponteira da caneta oferecem uma experiência muito similar a de um desenho em papel. Sua arte é exibida no monitor, permitindo que você a manipule de maneiras que não são possíveis em um desenho tradicional.

mesa digitalizadora wacom baratamesa digitalizadora wacom com tela
Mesa Digitalizadora Wacom Intuos CTL4100Mesa Digitalizadora com Display Wacom One DTC133
Área de desenho: 15 centímetros

Pontos de pressão: 4.096

Reconhecimento de inclinação: Não

Área de desenho: 29 centímetros

Pontos de pressão: 4.096

Reconhecimento de inclinação: Sim (60 graus)

Cerca de R$ 445Cerca de R$ 3.430
Compre OnlineCompre Online

Os dispositivos da Wacom são geralmente considerados as melhores mesas digitalizadoras do mercado. São muitos modelos diferentes disponíveis, de pequenas mesas digitalizadoras básicas até monitores interativos para uso profissional. Por esse motivo, as mesas Wacom são usadas por todos os tipos de usuários, desde fotógrafos amadores até artistas profissionais, além de designers, animadores e arquitetos em todo o mundo.

O único problema é que a Wacom oferece uma gama tão ampla de mesas para desenho, com preços diferentes e oferecendo diferentes níveis de sofisticação, que pode ser difícil decidir qual comprar. Neste artigo, listamos as melhores mesas digitalizadoras Wacom e explicamos como escolher a mais adequada para as suas necessidades. Analisamos recursos essenciais como sensibilidade, área de superfície da mesa e preço. Com esses recursos em mente, nós selecionamos os modelos ideais para cada uso e para cada orçamento.

Antes de tudo, vamos descobrir quais são as melhores mesas digitalizadoras Wacom disponíveis no Brasil.

Melhor Mesa Digitalizadora Barata: Wacom Intuos CTL4100

mesa digitalizadora wacom barata

Área de desenho: 15 centímetros | Pontos de pressão: 4.096 | Reconhecimento de inclinação: Não

Compatibilidade: Windows 7 e posterior, macOS X 10.11 e posterior, Android 6 e posterior, Chromebooks

Compre Online

A Wacom Intuos é uma mesada digitalizadora barata com alguns recursos avançados que não estão nos modelos mais básicos, o que a torna perfeita para iniciantes e para profissionais que não querem gastar muito. A área de desenho é de 15 centímetros, um bom equilíbrio entre tamanho e portabilidade, e ela conta com 4.096 pontos de pressão e com quatro botões programáveis, além de dois botões programáveis localizados na caneta. Seu design é fino e leve, com um porta canetas embutido para manter tudo o que você precisa sempre por perto. 

 

Melhor Mesa Digitalizadora Profissional: Wacom One DTC133

mesa digitalizadora wacom com tela

Área de desenho: 29 centímetros | Pontos de pressão: 4.096 | Reconhecimento de inclinação: Sim, 60 graus

Compatibilidade: Windows 7 e posterior, macOS X 10.13 e posterior, Android 6 e posterior

Compre Online

A mesa digitalizadora Wacom One possui recursos únicos para quem precisa de uma tela interativa e um alto grau de fidelidade nos traços. Sua tela interativa possui cerca de 9 centímetros de área ativa, é texturizada para simular um papel e conta com alta resolução. Ao contrário da mesa analisada acima, a Wacom One possui reconhecimento de inclinação, o que significa que ela reconhece ângulos de até 60 graus da caneta, permitindo criar linhas mais finas ou grossas da mesma maneira que em um desenho tradicional. Também possui 4.096 pontos de pressão, porta caneta e suporte para inclinação.

 

Tipos de mesa digitalizadora

A Wacom fabrica três tipos de produtos (além das canetas), todos voltados para desenho digital mas com grandes diferenças de usabilidade e preço.

Mesas digitalizadoras: Esse é o tipo mais básico de mesa de desenho, cobrindo as linhas Intuos, Intuos Pro e a mesa One by Wacom. A tela simula a textura de um papel e tem alta sensibilidade, mas não é capaz de exibir os desenhos sozinha, ela precisa estar conectada a um PC ou notebook. São os mais baratos disponíveis, mas desenhar em um dispositivo e olhar para outro requer um certo tempo para se acostumar.

Monitores interativos: Ao contrário das mesas digitalizadoras comuns, um monitor interativo exibe os desenhos e imagens em tempo real na própria tela. Eles ainda precisam estar conectados a um computador para funcionarem, exatamente como um monitor tradicional, mas são mais leves e sensíveis ao toque. É uma experiência mais próxima a de um desenho em papel. Os monitores interativos atuais da marca são da linha Cintiq, Cintiq Pro e a mesa Wacom One.

Computador com caneta: O tipo mais avançado de mesa digital para desenho, esses são dispositivos totalmente independentes, eles lidam com todo o processamento e exibição de imagem. Como o nome indica, eles são computadores completos com uma tela especial para desenho acoplada. O MobileStudio Pro é o único produto da Wacom nesse estilo, com uma CPU Intel i5 ou I7, GPU Nvidia ou Intel Iris Graphics e uma tela com resolução 4K.

É bom notar que a Wacom possui dois produtos com nomes muito parecidos, a “Wacom One” e a “One by Wacom”. A Wacom One é um monitor interativo e um dos modelos analisados acima, já a One by Wacom é a mesa digitalizadora mais barata produzida pela marca, projetada para anotações e uso em ambiente escolar.

 

Como escolher a melhor mesa para desenho Wacom

Agora você sabe quais são as melhores mesas digitalizadoras da Wacom para cada cenário de uso, mas para garantir que o modelo escolhido vai te atender bem, você deve manter algumas características em mente. Uma coisa importante é pensar no uso principal da sua mesa digitalizadora. Elas foram projetadas para desenhos, mas muitas são usadas para fazer anotações, coletar assinaturas, para editar fotos profissionalmente, criar projetos e esboços em diversas áreas de design e muitas outras situações.

Veja quais são os fatores que mais afetam o desempenho de uma mesa digital abaixo.

 

Características importantes

Alguns fatores essenciais tornam uma mesa digitalizadora boa, o mais importante deles sendo a tela. Lembre-se desses fatores enquanto procura sua próxima mesa digitalizadora.

Qualidade da tela

A tela é um elemento crucial de qualquer mesa digitalizadora. Você deve procurar uma tela de alta definição com pelo menos 1920 x 1080 pixels. Isso garantirá que até mesmo seus designs mais detalhados tenham uma aparência cristalina e nítida. O tamanho também é importante. Na maioria dos casos você deve escolher a maior tela disponível dentro do seu orçamento, a única exceção é se você realmente precisa de uma mesa extremamente portátil e leve. Um último fator que afeta a qualidade é a própria construção da tela. Alguns modelos (geralmente mais caros) terão uma tela laminada. Isso reduz a paralaxe e melhora sua precisão e controle sobre a caneta.

No caso de mesas digitalizadoras com telas (também chamados de monitores interativos), você deve observar a qualidade da imagem exibida. Um fator muito importante nesses produtos é a gama de cores. Este recurso informará quantas cores diferentes o display pode exibir. Quanto mais ampla for o espaço de cores, mais brilhante e vibrante será a aparência da sua arte. Os espaços de cores mais comuns são sRGB e Adobe RGB.

 

Capacidade de resposta

Se você verificar as especificações de cada mesa digitalizadora, verá que cada um possui um tempo de resposta medido em milissegundos. Quanto menor o tempo de resposta, mais rápido a mesa responderá ao movimento da caneta na tela. A maioria das mesas digitalizadoras da Wacom possui um tempo de resposta de cerca de 25 ms, com alguns modelos mais sofisticados chegando a 9 ms.

Um tempo de resposta de 25 ou 30 ms é adequado para a maioria dos artistas. Um atraso maior do que 30 ms é fácil de notar, o que pode se tornar em uma distração, além de tornar seus movimentos mais lentos. Um tempo de resposta menor do que 10 ms é importante para artistas mais experientes para manter um bom fluxo de trabalho.

 

Reconhecimento de inclinação

Mesas digitalizadoras com reconhecimento de inclinação identificam o ângulo da caneta, o que é importante para criar traços mais naturais e fiéis. Quanto mais você inclinar a caneta, mais espessa será a linha criada, assim como em um lápis ou caneta de verdade. Se você deseja que sua experiência de desenho seja a mais suave e intuitiva possível, esse é um recurso importante. A maioria das mesas de desenho não possui esse recurso, ele só é encontrado nos modelos mais avançados e caros.

O reconhecimento de inclinação ajuda a manter a experiência mais próxima a de um desenho tradicional, mas a maioria dos usuários não deve sentir uma grande diferença com a falta dele. É um bom investimento para profissionais que utilizam diversos ângulos durante suas criações.

 

Níveis de pressão

A sensibilidade à pressão é outro fator vital na escolha de uma boa mesa digitalizadora. Esse recurso mede a sensibilidade da mesa gráfica à pressão da caneta. Portanto, se você empurrar com mais força com a caneta, a linha ficará mais escura. Se você quiser uma linha muito leve, pode aplicar pressão mínima.

Um alto nível de pressão torna a experiência mais natural e oferece mais opções de linhas e traços. O ideal é escolher uma mesa digitalizadora que tenha pelo menos 4.096 níveis de pressão. Isso tende a ser o padrão para a maioria das mesas digitalizadoras hoje em dia, embora alguns tenham 8.092 ou mais.

 

Tamanho e Peso

Não se esqueça de considerar o tamanho e peso da sua mesa digitalizadora. Pense em como você vai usar a mesa e se a portabilidade é um fator importante. Você precisa viajar frequentemente com sua mesa de desenho ou ir e voltar do trabalho com ela diariamente? Ou você usará a mesa digitalizadora apenas em seu escritório em casa ou em um local fixo no trabalho?

Essas perguntas te ajudam a decidir se você precisa de uma mesa de desenho compacta de 12 polegadas ou pode investir em uma mais pesada e com uma área maior de desenho. O ideal é sempre escolher a maior tela possível que cumpra os seus requisitos de mobilidade. Na dúvida, é melhor escolher uma tela maior, pois isso interfere bastante na maneira como você vai desenhar.

A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você, a sua casa e ao seu bolso.