Pular para o conteúdo

Melhor Protetor Solar » Top 8

Protetores solares são itens de extrema importância para sua saúde e são essenciais para manter uma pele saudável. Além de prevenir queimaduras, o uso adequado de um protetor solar é o seu maior aliado na hora de evitar o tipo de câncer mais comum no Brasil.

O nosso clima quente, ensolarado e com uma alta incidência de raios UV exige uma boa proteção, e para isto, não basta simplesmente escolher o protetor solar com o maior SPF na prateleira.

O SPF, que significa fator de proteção solar, é uma medida de quão bem um protetor solar protege contra os raios ultravioleta B (UVB), a principal causa de queimaduras solares e um contribuinte importante para o aparecimento de câncer de pele.

Usado da maneira correta, o protetor solar te permite aproveitar a praia e o calor com segurança. É importante usa-los todas as vezes que você for ficar mais de 10 minutos em baixo do sol e não se esquecer de áreas como pescoço e orelhas.

E todo mundo — incluindo grávidas e bebês de 6 meses ou mais — precisam usar protetor solar. Pessoas com pele negra possuem uma certa proteção natural contra raios UV graças a quantidade de pigmento de melanina na pele, mas não estão 100% protegidas das queimaduras e do câncer de pele.

Os especialistas concordam que o protetor solar é indispensável para todo tom de pele.

melhores protetores solares recomendados por dermatologistas

Neste artigo nós vamos apresentar os melhores protetores solares e responder algumas dúvidas sobre seu uso.

Top Melhores Protetores Solares

  1. Loção Neutrogena Sun Fresh – 200ml
  2. Aerossol Nivea Sun Protect – 200ml
  3. Loção Episol Infantil – 100ml
  4. Loção Isdin Fusion Water – 50ml
  5. Gel Australian Gold – 125ml
  6. Loção Nivea Sun Antissinais – 50ml
  7. Loção La Roche-Posay Anthelios – 50ml
  8. Basttão Pink Cheeks Shield – 45g

1° Melhor Protetor Solar — Neutrogena Sun Fresh

protetor solar neutrogena sun fresh

Características:

Fator de proteção:50 FPS
Quantidade:200 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Suave
Benefícios:Hidratante e antioxidante

Prós:

  • Versátil, pode ser usado no corpo e no rosto
  • Bom custo-benefício
  • Livre de óleos
  • Secagem imediata

Contras:

  • Não é hipoalergênico

Compre Online!

O Neutrogena Sun Fresh oferece uma ótima proteção de amplo espectro resistente a água e ao suor. Esse é o protetor solar ideal para a maioria das pessoas, ele oferece proteção imediata após o uso, não deixa a pele oleosa, é muito bem avaliado pelos consumidores e é relativamente barato.

A Neutrogena é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus produtos, especialmente pela sua extensa linha de bloqueadores solares. O protetor solar Neutrogena Sun Fresh tem uma fórmula leve e não comedogênica, que não obstrui os poros e mantém a pele saudável.

O Neutrogena Sun Fresh possui secagem imediata e toque seco, deixando a pele suave e leve. O produto tem uma textura fluida e fácil de espalhar, que não deixa resíduos brancos na pele.

Ele também pode ser usado por crianças a partir de 6 meses de idade, seguindo as orientações do pediatra. O Neutrogena Sun Fresh oferece uma ótima proteção de amplo espectro resistente a água e ao suor sem exigir muito da sua carteira, tornando este o melhor filtro solar para toda a família. 

Confira o preço.


2° Melhor Protetor Solar em Spray — Nivea Sun Protect

protetor solar nivea aerossol

Características:

Fator de proteção:50 FPS
Quantidade:200 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Refrescante
Benefícios:Fácil aplicação

Prós:

  • Fácil aplicação, funciona em qualquer ângulo
  • Sensação refrescante na pele
  • Ótima resistência a água e suor
  • Seca rapidamente

Contras:

  • Requer cuidado para não ser aspirado ou ter contato com os olhos

Compre Online!

Para quem gosta de praticidade e rapidez na hora de se proteger do sol, o Nivea Sun Protect é uma ótima escolha. Esse protetor solar tem o formato aerossol, que permite uma aplicação fácil e uniforme em qualquer parte do corpo, sem precisar espalhar com as mãos.

o Nivea Sun Protect tem uma fórmula que não sai facilmente com a água, seja da piscina ou do mar.  Esse protetor solar oferece uma proteção eficaz contra os raios UVA e UVB, que podem causar queimaduras, manchas, rugas e câncer de pele, inclusive enquanto você está na água salgada ou fresca.

O produto tem fator de proteção solar (FPS) 30, que é adequado para a maioria dos tipos de pele. Além disso, o produto tem uma textura leve e refrescante, que não deixa a pele pegajosa nem oleosa. O Nivea Sun Aerossol é a opção perfeita para quem quer aplicar o protetor rapidamente e ir se divertir.

Possui uma forte proteção de amplo espectro com textura refrescante que dura várias horas. Por ser aerossol, pode ser aplicado de qualquer ângulo, até de cabeça pra baixo. É o protetor solar ideal para quem pratica esportes e precisa reaplicar o filtro várias vezes de maneira rápida.

Confira o preço.


3° Melhor Protetor Solar para Crianças — Episol Infantil

protetor solar infantil episol

Características:

Fator de proteção:70 FPS
Quantidade:100 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Suave
Benefícios:Para peles sensíveis

Prós:

  • Altíssima filtragem de raios solares
  • Hipoalergênico e muito suave
  • Proteção imediata após a aplicação
  • Também é perfeito para adultos com pele sensível

Contras:

  • Cheiro forte

Compre Online!

A pele sensível das crianças exige um protetor solar seguro. O protetor solar Episol Infantil desenvolvido especialmente para crianças a partir dos 6 meses de idade. Por conta disso, ele possui muitas características projetadas para fornecer segurança adicional.

O Episol Infantil é testado dermatologicamente e oftalmologicamente, e não contém substâncias que possam causar reações alérgicas na pele ou nos olhos das crianças, como fragrâncias, parabenos e corantes. Para proteger a pele sensível das crianças acima de 6 meses, todos esses cuidados extras são necessários.

Além de ser hipoalérgico, o Episol Infantil é resistente a água e ao suor e deixa a pele hidratada. Possui uma fórmula que não sai facilmente com a água ou o suor, mantendo a pele protegida por várias horas mesmo durante os mergulhos.

Esse protetor solar da Episol é muito seguro e possui uma filtragem solar muito efetiva. É importante lembrar que apesar de alguns protetores solares serem desenvolvidos para crianças, adultos também podem usá-los normalmente, então não precisa comprar um protetor solar separado para você.

Confira o preço.


4° Melhor Protetor Solar para Pele Oleosa — Isdin Fotoprotector Fusion Water

protetor solar isdin toque seco

Características:

Fator de proteção:60 FPS
Quantidade:50 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Matificante
Benefícios:Absorção imediata

Prós:

  • Pode ser aplicado sobre a pele molhada
  • Absorção imediata
  • Controla a oleosidade da pele
  • Ingredientes biodegradáveis e ecológicos

Contras:

  • Cheiro forte

Compre Online!

Muitas pessoas não gostam da sensação oleosa e grudenta que alguns protetores deixam na pele após secarem. Para eliminar esse incômodo, o Isdin Fotoprotector Fusion Water possui um toque totalmente seco, de base aquosa, com absorção imediata e com efeito matificante.

O Isdin Fotoprotector Fusion Water tem uma textura leve e fluida, que se funde com a pele em segundos, sem deixar resíduos brancos ou pegajosos. o produto contém ativos sebo-reguladores, que controlam a oleosidade natural da pele, mantendo o efeito seco por um longo período.

O produto também tem um efeito matificante, que reduz o brilho excessivo da pele e melhora a aparência dos poros, além de ser formulado com ingredientes biodegradáveis que não agridem os corais e a vida marinha. Não irrita os olhos e pode ser usado diariamente.

O Isdin Fotoprotector Fusion Water oferece uma proteção solar de amplo espectro, protegendo a pele dos raios UVA e UVB, que podem causar queimaduras, manchas, rugas e câncer de pele. O produto tem fator de proteção solar (FPS) 50+, que é adequado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis e alérgicas.

Confira o preço.


5° Melhor Protetor Solar e Bronzeador — Australian Gold

protetor bronzeador australian gold gel

Características:

Fator de proteção:30 FPS
Quantidade:125 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Loção
Benefícios:Realçador de bronzeamento

Prós:

  • Utiliza extratos naturais para fortalecer o bronzeamento
  • Enriquecido com vitaminas e óleos naturais
  • Fragrância agradável
  • Absorção rápida

Contras:

  • Não é hipoalergênico

Compre Online!

Esse protetor solar é desenvolvido especialmente para quem gosta de um belo bronzeado, mas não quer ficar torrando no sol. É uma referência internacional no setor de bronzeadores. Sua fórmula gel em spray é absorvida rapidamente e dá uma leve coloração brilhante e dourada a pele.

O protetor solar em gel Instant Bronzer da Australian Gold tem uma fórmula em spray, que permite uma aplicação fácil e rápida em qualquer parte do corpo. Ele dá uma leve coloração brilhante e dourada à pele, que realça o seu bronzeado natural.

O produto também é resistente ao suor, ideal para quem pratica atividades físicas ao ar livre. Se você não gosta daquele cheiro tradicional de protetores solares, o Instant Bronzer tem uma fragrância agradável e refrescante, que lembra o aroma de coco e baunilha.

Ele possui muitas vitaminas e extratos naturais em sua composição, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes. O Instant Bronzer oferece uma maneira prática e segura de pegar uma cor duradoura sem descuidar da saúde da sua pele.

Confira o preço.


6° Melhor Protetor Solar Facial — Nivea Sun Antissinais

protetor solar nivea antissinais

Características:

Fator de proteção:60 FPS
Quantidade:50 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Suave
Benefícios:Antissinais e antioxidante

Prós:

  • Alta proteção solar para o rosto
  • Ativos antissinais para combater o envelhecimento precoce
  • Efeito hidratante
  • Pode ser aplicado antes da maquiagem

Contras:

  • Sensação levemente oleosa

Compre Online!

Um dos mais bem avaliados pelos consumidores, esse filtro solar facial da Nivea Sun especial para o rosto possui uma alta proteção contra raios UVA e UVB. Sua fórmula pode ser usada em todos os tipos de pele, é absorvida rapidamente, deixa a pele aveludada e possui uma fragrância suave.

O filtro solar facial da Nivea solar especial para o rosto tem uma fórmula dermatologicamente testada e não comedogênica, que não obstrui os poros e não causa acne. Esse protetor pode ser usado como uma base para a maquiagem, pois ele uniformiza o tom da pele e disfarça as imperfeições sem interferir na fixação.

Tem uma textura leve e fluida, que se espalha facilmente e é absorvida rapidamente pela pele, sem deixar resíduos ou sensação oleosa. O produto também deixa a pele aveludada e macia, com um toque suave e confortável.

A absorção é rápida e você pode aplicar maquiagem por cima desse protetor solar. Sua fórmula especial previne o envelhecimento precoce da pele e pode ser usada todos os dias. O Nívea Sun Antissinais é uma ótima opção para manter a pele hidratada e segura no dia-a-dia.

Confira o preço.


7° Melhor Protetor Solar para Acne — La Roche-Posay Anthelios

protetor solar la roche posay antioleosidade

Características:

Fator de proteção:70 FPS
Quantidade:50 mililitros
Amplo espectro:Sim
Textura:Matificante
Benefícios:Antioleosidade e anti-inflamatório

Prós:

  • Água termal diminui a irritação e inflamação causada pela acne
  • Reduz o brilho da pele causado pela oleosidade
  • Sensação de pele seca e limpa por 12 horas
  • Ativos antioxidantes para combater o envelhecimento

Contras:

  • Forma uma película branca em peles escuras

Compre Online!

Desenvolvido com pele muito oleosas e com acne em mente, o protetor solar Anthelios Airlicium protege sua pele dos feitos nocivos do sol e ajuda a controlar a oleosidade e a inflamação. Sua fórmula é leve e é absorvida rapidamente, com uma textura que não deixa resíduos facilmente.

O Anthelios Airlicium tem uma fórmula leve e fluida, que se espalha facilmente e é absorvida rapidamente pela pele, sem deixar resíduos ou sensação oleosa. Ele não pesa na pele nem a deixa pegajosa graças a sua fórmula especial com ingredientes aquosos.

Utiliza a água termal de La Roche-Posay em sua formulação, que acalma a pele e diminui a irritação e inflamação. Possui efeito matificante e antioxidante, diminuindo o brilho em excesso da pele usando micro partículas de ar (airlicium), cuidando da aparência e da saúde ao mesmo tempo.

É uma opção perfeita para a pele acneica sensível. O produto é testado dermatologicamente e oftalmologicamente, e não contém substâncias que possam causar alergias ou irritações. O protetor solar Anthelios também é não comedogênico, portanto não favorece o surgimento de cravos e espinhas.

Confira o preço.


8° Melhor Bloqueador Solar em Bastão — Pink Cheeks Shield

protetor solar solido pink cheek

Características:

Fator de proteção:60 FPS
Quantidade:45 gramas
Amplo espectro:Sim
Textura:Toque seco
Benefícios:Protetor sólido

Prós:

  • Fácil de aplicar
  • Perfeito para proteção de tatuagens
  • Aplicação seca e livre de óleos
  • Efetivamente bloqueia os raios solares

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Bloqueadores solares sólidos, em formato bastão, não são muito comuns por aqui, o filtro solar Shield da Pinkcheeks é um dos poucos disponíveis no mercado. Ele é um bloqueador mineral, que reflete a luz solar ao invés de absorvê-la. É usado principalmente para proteger tatuagens, mas pode ser usado em toda a pele.

O filtro solar Shield da Pinkcheeks contém óxido de zinco e dióxido de titânio em sua composição. Esses ingredientes formam uma barreira física na pele, que reflete os raios solares e impede que eles penetrem na pele. O produto tem uma proteção solar de amplo espectro, protegendo a pele dos raios UVA e UVB.

O produto é ideal para quem pratica atividades físicas ao ar livre ou frequenta a praia ou a piscina. Para reaplicar, basta passar o bastão sobre a pele seca e limpa. Ele também pode ser usado para proteger áreas específicas, como tatuagens, cicatrizes, manchas ou pintas

Muitas pessoas acham o formato bastão mais prático de usar, e você pode deixá-lo em uma bolsa ou mochila sem se preocupar com vazamentos. Este protetor solar da Pink Cheeks é muito efetivo no bloqueio dos raios solares nocivos, não possui fragrância e é resistente a água e suor.

Confira o preço.


Como usar o protetor solar do jeito certo

Um filtro solar só vai te proteger se você utilizá-lo da maneira correta! Independentemente do tipo de protetor solar que você escolher, siga estas etapas para evitar queimaduras:

  1. Aplique protetor solar na pele seca ANTES de sair. O ideal é aplicar o protetor solar 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol.
  2. Aplique-o uniformemente e não o esfregue excessivamente — a maioria dos filtros solares será absorvida na camada externa da pele, então deixe secar naturalmente.
  3. Reaplique o protetor solar a cada duas horas. Se você tiver contato com água, não importa quanto tempo passou, aplique o filtro solar novamente ou use um protetor a prova d’água.
  4. Pense além da praia e da piscina — use protetor solar sempre que você for ficar ao ar livre durante um período significativo de tempo, como em um parque, uma caminhada no almoço, ao praticar esportes ou fazer jardinagem, e em qualquer época do ano.
  5. Guarde o seu protetor solar a uma temperatura inferior a 30°C. Se você deixá-lo no porta-luvas do seu carro ou ao sol, ele pode perder sua eficácia. Mantenha-o na sombra e em um lugar não abafado.
  6. Agite bem a embalagem. Isso ajuda a distribuir os ingredientes em toda a garrafa.
  7. Lembre-se de aplicar protetor solar em partes muitas vezes esquecidas do seu corpo, como seu couro cabeludo, dedos dos pés, nariz, orelhas e muito mais. Use um chapéu quando puder, pois a face e o pescoço são os lugares mais sensíveis e fáceis de queimar.
  8. Se você estiver usando um protetor solar em spray ou aerossol, precisa aplica-lo perto da pele e depois espalhar o produto com as mãos. Nunca aplique diretamente sobre a face, aplique primeiro na mão e depois passe no rosto.

Qual é a quantidade certa de protetor solar?

Independente do fator de proteção solar, se você aplicar menos produto do que deveria, o protetor solar vai ser mais fraco e não vai te proteger tão bem.

Geralmente quando os filtros solares são testados, eles são aplicados a uma taxa de 2mg por centímetro quadrado de pele, o que equivale a cerca de 35ml (ou sete colheres de chá) para o corpo adulto médio.

Mas muitas pessoas usam menos, o que reduz substancialmente a eficácia do filtro solar. A maioria das embalagens de protetor solar não indicam a quantidade certa para ser usada.

Para um adulto, você precisa aplicar:

  • 1 colher de chá na cabeça e pescoço
  • 2 colheres de chá para o tronco
  • 1 colher de chá para cada braço
  • 1 colher de chá para cada perna.

Isso proporciona uma margem de segurança para garantir que você esteja devidamente coberto.

Não aplicá-lo a cada duas horas, não reaplicar depois de nadar ou exercitar-se e, inadvertidamente, esfregar roupas, toalhas, etc., também pode reduzir a eficácia do produto.

O que significa SPF?

O fator de proteção solar (SPF) mede a quantidade de proteção que você receberá dos raios UVB do sol.

Avaliado em uma escala de 2 a 50+ (quanto maior o número, mais forte é a proteção), ele diz quanto tempo sua pele vai demorar a ficar vermelha em resposta aos raios UVB em comparação se você não estivesse usando nenhuma proteção.

Por exemplo, se você normalmente queima após 30 minutos sem protetor solar, um SPF 30 o protege por 30 vezes mais, o que é 15 horas.

Nesse caso, o protetor solar não vai ficar na sua pele por 15 horas, o suor e a evaporação fazem com que qualquer protetor solar dure por no máximo duas horas, por isso é importante não se esquecer da reaplicação. A maioria das pessoas deve usar um protetor solar com mínimo SPF 30.

Filtro solar de amplo espectro

Para uma proteção total, procure por “amplo espectro” no rótulo. Os raios UV são a causa dos danos na pele e são do que você precisa se proteger, sendo que ambos os tipos estão ligados ao câncer de pele. Você precisa se proteger dos dois tipos, o UVA e UVB:

  • Os raios Ultravioleta B (UVB) são responsáveis ​​pela vermelhidão da pele e queimaduras solares. É também o principal culpado pelo câncer de pele, mas também causa curtimento e envelhecimento prematuro. Os raios UVB variam de força, dependendo da localização, da hora do dia e da época do ano.
  • Os raios Ultravioleta A (UVA) penetram mais profundamente em sua pele e são responsáveis ​​pelo bronzeamento. Eles também causam envelhecimento prematuro, como rugas, e são os principais responsáveis pelo aparecimento do câncer de pele. Os raios UVA são normalmente bastante consistentes durante todo o ano e a qualquer hora do dia.

Com o seu comprimento de onda mais longo, os raios UVA atingem a camada média da pele (a derme), danificando células e provocando mudanças que podem levar ao câncer de pele, flacidez e rugas.

A maior parte da radiação do sol é na forma de UVA. Ao contrário dos raios UVB, que são mais fortes das 10 da manhã às 4 da tarde, os raios UVA estão presentes ao longo do horário de verão, mesmo em dias nublados.

Planejando suas férias? Não esqueça de levar uma cadeira portátil para camping e uma caneca térmica Stanley. E para manter o contato em qualquer situação, considere usar um walkie-talkie.

O protetor solar pode causar deficiência de vitamina D?

Os protetores solares de alto SPF são projetados para filtrar a maior parte da radiação UVB do sol, já que o dano UVB é a principal causa de queimaduras solares e pode causar câncer de pele.

Os comprimentos de onda UVB são os comprimentos de onda específicos que desencadeiam a produção de vitamina D na pele. No entanto, estudos clínicos internacionais não concluíram que o uso diário de um filtro solar leva à insuficiência de vitamina D.

Na verdade, os estudos prevalecentes mostram que as pessoas que usam protetor solar diariamente podem manter níveis saudáveis de vitamina D.

Uma das explicações para isso é que não importa quanto protetor solar você use ou quão alto seja o SPF, alguns dos raios UV do sol atingirão sua pele. Um protetor solar SPF 15 filtra 93% dos raios UVB, o SPF 30 mantém 97% e o SPF 50 filtra 98%. Isso deixa entre 2 e 7 por cento dos UVBs solares atingindo sua pele.

Para a maioria das pessoas, alimentos ricos em vitamina D e exposição solar protegida fornecem toda a vitamina D necessária, sem precisar se submeter aos múltiplos riscos de exposição solar desprotegida.

Proteção solar para bebês e crianças

Bebês com até seis meses de idade não podem usar qualquer protetor solar, a proteção deve ser feita com outros métodos.

As crianças com menos de seis meses de idade devem ser mantidas longe da luz solar direta, elas devem ficar sob a sombra e usando um chapéu, roupas de mangas compridas para ajudar a manter a pele coberta e sempre estarem bem hidratadas.

Se os seus pequeninos tiverem mais de seis meses, assegure-se de encobrir com roupas adequadas, fique longe do sol das 10h às 16h e use SPF 30 ou mais na pele exposta, como o rosto, os ombros e o pescoço.

Nós temos um artigo específico onde explicamos tudo o que você precisa saber sobre protetores solares infantis, incluindo recomendações de produtos e como utiliza-los com segurança.

Como usar o protetor solar com um repelente de insetos?

Você precisa reaplicar o protetor solar muito mais vezes durante o dia do que precisa reaplicar um repelente. Reaplicar um repelente a cada duas horas, como deve ser feito com um filtro solar, pode causar uma exposição excessiva aos ingredientes do repelente e deve ser evitado.

  1. Aplique o protetor solar e espere de dez a quinze minutos até ele secar totalmente
  2. Aplique o repelente por cima
  3. Caso seja necessário, reaplique o protetor solar depois de duas horas por cima da camada de repelente
  4. Não reaplique o repelente antes da hora indicada na embalagem

Veja as nossas recomendações dos melhores repelentes de insetos, melhores repelentes para gestantes e melhores repelentes infantis. Algumas opções podem ser usadas por toda a família. basta aplicar da maneira correta como explicamos.

Validade do protetor solar

Pensando em usar o protetor solar que ficou jogado no fundo da gaveta por sabe se lá quanto tempo? É melhor mudar de ideia. A maioria dos filtros solares duram de 12 a 18 meses, mas se eles foram expostos a altas temperaturas ou à luz solar direta por um período longo, sua eficácia vai diminuir.

A fórmula do protetor começa a sofrer mudanças com o tempo e com o calor excessivo, por isso não é seguro usar um vencido. Fique atento também mudança de cor e de consistência do produto, se você notar algo do tipo, é melhor não usar.

Resumo

Produto

Indicação

Preço

Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh

O mais recomendado para a maioria dos usuários.

Cerca de R$ 50

Compre Online!

Protetor Solar Nivea Sun Protect

Para esportistas e para quem quer uma aplicação muito prática.

Cerca de R$ 70

Compre Online!

Protetor Solar para Crianças Episol Infantil

Para bebês acima dos seis meses e para quem tem pele muito sensível.

Cerca de R$ 75

Compre Online!

Protetor Solar Isdin Fotoprotector Fusion Water

Para pele oleosa ou mista e para quem quer absorção imediata do protetor.

Cerca de R$ 75

Compre Online!

Protetor Solar e Bronzeador Australian Gold

Para quem quer um bronzeado perfeito e duradouro.

Cerca de R$ 26

Compre Online!

Protetor Solar Facial Nivea Sun Antissinais

Para prevenir o envelhecimento do rosto e para quem usa maquiagem.

Cerca de R$ 30

Compre Online!

Protetor Solar La Roche-Posay Anthelios

Para pele acneica, muito oleosa e sensível.

Cerca de R$ 78

Compre Online!

Bloqueador Solar Mineral Pink Cheeks Shield

Para esportistas e para quem quer uma proteção com ingredientes naturais.

Cerca de R$ 90

Compre Online!

Fontes e referências

Para garantir a veracidade dos fatos e recomendações descritas acima, o Guia de Compra fez uma pesquisa minuciosa baseada em estudos científicos atualizados e nas recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais.

  1. Instituto Oncoguia — Fatores de Risco para Câncer de Pele Melanoma — http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-pele-melanoma/8032/939/
  2. Biblioteca Nacional de Medicina — Efeitos do Sol em Sinais Clínicos na Pele — https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3790843/
  3. Clínica Cleveland — Danos Causados pelo Sol: se Protegendo — https://my.clevelandclinic.org/health/articles/5240-sun-damage-protecting-yourself
  4. Organização Mundial da Saúde (OMS) — Radiação Ultravioleta — https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/radiation-ultraviolet-(uv)
  5. Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (INCA) — Cuidados com a Exposição Solar — https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-solar
Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
melhores-protetores-solares-recomendados-por-dermatologistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *