Melhor protetor solar [2018] – Tudo o que você precisa saber

Computador velho
7 Maneiras de Economizar Ao Comprar um Computador
7 de março de 2018
Monitor de LCD duplo
Como escolher o melhor monitor LCD em 2018
18 de março de 2018

Melhor protetor solar [2018] – Tudo o que você precisa saber

Protetores solares são itens de extrema importância para sua saúde e são essenciais para manter uma pele saudável. Além de prevenir queimaduras, o uso adequado de um protetor solar é o seu maior aliado na hora de evitar o tipo de câncer mais comum no Brasil. O nosso clima quente, ensolarado e com uma alta incidência de raios UV exige uma boa proteção, e para isto, não basta simplesmente escolher o protetor solar com o maior SPF na prateleira.

O SPF, que significa fator de proteção solar, é uma medida de quão bem um protetor solar protege contra os raios ultravioleta B (UVB), a principal causa de queimaduras solares e um contribuinte importante para o aparecimento de câncer de pele. Usado da maneira correta, o protetor solar te permite aproveitar a praia e o calor com segurança. É importante usa-los todas as vezes que você for ficar mais de 10 minutos em baixo do sol e não se esquecer de áreas como pescoço e orelhas.

E todo mundo – incluindo grávidas e bebês de 6 meses ou mais – precisam usar protetor solar. Pessoas com pele negra possuem uma certa proteção natural contra raios UV graças a quantidade de pigmento de melanina na pele, mas não estão 100% protegido das queimaduras e câncer de pele. Os especialistas concordam que o protetor solar é uma obrigação para cada tom de pele.

Neste artigo nós vamos apresentar os melhores protetores solares e responder algumas dúvidas sobre seu uso.

 

Os melhores protetores solares do mercado

Coppertonne Ultraguard

 

Coppertone Ultraguard Loção

Fator de proteção (FPS): 50 – Quantidade: 210ml – Amplo espectro: Sim

Esse é o protetor solar ideal para a maioria das pessoas, ele é fácil de achar, é hipoalérgico, não deixa a pele oleosa, é bem avaliado pelos consumidores e é relativamente barato. O Coppertone Ultraguard oferece uma ótima proteção sem exigir muito da sua carteira, tornando este o melhor filtro solar para famílias.


Banana Boat Advanced Protection

 

Banana Boat Advanced Protection – Em spray

Fator de proteção (FPS): 50 – Quantidade: 220ml – Amplo espectro: Sim

Uma opção para quem prefere o formato aerossol ao invés das loções, o Banana Boat Advanced Protection oferece alta resistência a água e é hidratante. Possui uma forte proteção de amplo espectro e é ideal para

 


Coppertone Kids

 

Coppertone Kids – Para crianças

Fator de proteção (FPS): 50 – Quantidade: 125ml – Amplo espectro: Sim

Outro produto da Coppertone que aparece na lista, este protetor solar desenvolvido especialmente para crianças a partir dos 6 meses de idade. Ele também é hipoalérgico, não possui fragrâncias e nem corantes, é resistente a água e deixa a pele sequinha. É importante lembrar que apesar de alguns protetores solares serem desenvolvidos para crianças, adultos também podem usa-los normalmente, então não precisa comprar um protetor solar separado para você.


Neutrogena Sun Fresh Mousse Efervescente

Neutrogena Sun Fresh Mousse Efervescente – Com toque seco

Fator de proteção (FPS): 60 – Quantidade: 200ml – Amplo espectro: Sim

Muitas pessoas não gostam da sensação oleosa e grudenta que alguns protetores deixam na pele após secarem. Para eliminar esse incômodo, o Neutrogena Sun Fresh possui um toque totalmente seco e leve, que deixa a pele fresquinha, além de ser resistente a água. A textura é completamente diferente dos outros filtros solares, então se você não gosta da sensação pesada e oleosa que muitos protetores deixam na pele, experimente este.


Australian Gold Instant Bronzer

Bronzeador Australian Gold Instant Bronzer – Para bronzeamento

Fator de proteção (FPS): 15 – Quantidade: 237ml – Amplo espectro: Sim

Esse protetor solar é desenvolvido especialmente para quem gosta de um belo bronzeado, mas não quer ficar torrando no sol. Sua fórmula em spray gel é absorvida rapidamente e dá uma leve coloração brilhante e dourada a pele. O Instant Bronzer da Autralian Gold também oferece resistência a água e possui uma fragrância agradável. Seu FPS baixo significa que você não deve passar muito tempo exposto ao sol.


 

Protetor Solar Facial Toque Seco Antissinais Nivea- Para o rosto

Fator de proteção (FPS): 60 – Quantidade: 50ml – Amplo espectro: Sim

O mais bem avaliado pela Proteste, esse filtro solar especial para o rosto possui uma alta proteção contra raios UVA e UVB. Sua fórmula não oleosa pode ser usada em todos os tipos de pele, é absorvida rapidamente, reduz o brilho e possui uma fragrância suave. Pode ser usado antes da maquiagem.


La Roche-Posay Anthelios Airlicium Gel-Creme

 

La Roche-Posay Anthelios Airlicium Gel-Creme – Para pele acnéica

Fator de proteção (FPS): 30 – Quantidade: 50ml – Amplo espectro: Sim

Desenvolvido com pele muito oleosas e acneicas em mente, esse protetor solar protege sua pele dos feitos nocivos do sol e ajuda a controlar a oleosidade e reduz os poros. Sua fórmula é leve e é absorvida rapidamente, com uma textura bem leve. Possui efeito matificante, diminuindo o brilho em excesso da pele usando micro partículas de ar.

 


Stick Avene Areas Sensiveis

Stick Avène Áreas Sensíveis – Em bastão

Fator de proteção (FPS): 50 – Quantidade: 10g – Amplo espectro: Sim

Protetores solares sólidos, em formato bastão, não são muito comuns por aí, o Avène Stick é um dos poucos disponíveis no mercado. Muitas pessoas acham o formato bastão mais prático de usar, e você pode deixa-lo em uma bolsa ou mochila sem se preocupar com vazamentos. Este protetor solar foi desenvolvido para áreas sensíveis e pode ser aplicado nos lábios e em tatuagens, é resistente a água, hipoalergênico e não possui odor.

 

Como usar o protetor solar do jeito certo

Um filtro solar só vai te proteger se você utiliza-lo da maneira correta! Independentemente do tipo de protetor solar que você escolher, siga estas etapas para evitar queimaduras:

  1. Aplique protetor solar na pele seca ANTES de sair. O ideal é aplicar o protetor solar 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol.
  2. Aplique-o uniformemente e não o esfregue excessivamente – a maioria dos filtros solares será absorvida na camada externa da pele, então deixe secar naturalmente.
  3. Reaplique o protetor solar a cada duas horas. Se você tiver contato com água, não importa quanto tempo passou, aplique o filtro solar novamente ou use um protetor a prova d’água.
  4. Pense além da praia e da piscina – use protetor solar sempre que você for ficar ao ar livre durante um período significativo de tempo, como em um parque, uma caminhada no almoço, ao praticar esportes ou fazer jardinagem, e em qualquer época do ano.
  5. Guarde o seu protetor solar a uma temperatura inferior a 30° C. Se você deixá-lo no porta-luvas do seu carro ou ao sol, ele pode perder sua eficácia. Mantenha-o na sombra e em um lugar não abafado.
  6. Agite bem a embalagem. Isso ajuda a distribuir os ingredientes em toda a garrafa.
  7. Lembre-se de aplicar protetor solar em partes muitas vezes esquecidas do seu corpo, como seu couro cabeludo, dedos dos pés, nariz, orelhas e muito mais. Use um chapéu quando puder, pois a face e o pescoço são os lugares mais sensíveis e fáceis de queimar.
  8. Se você estiver usando um protetor solar em spray ou aerossol, precisa aplica-lo perto da pele e depois espalhar o produto com as mãos. Nunca aplique diretamente sobre a face, aplique primeiro na mão e depois passe no rosto.

Qual é a quantidade certa de protetor solar?

Independente do fator de proteção solar, se você aplicar menos produto do que deveria, o protetor solar vai ser mais fraco e não vai te proteger tão bem. Geralmente quando os filtros solares são testados, eles são aplicados a uma taxa de 2mg por centímetro quadrado de pele, o que equivale a cerca de 35ml (ou sete colheres de chá) para o corpo adulto médio. Mas muitas pessoas usam menos, o que reduz substancialmente a eficácia do filtro solar. A maioria das embalagens de protetor solar não indicam a quantidade certa para ser usada.

Para um adulto, você precisa aplicar:

  • 1 colher de chá na cabeça e pescoço
  • 2 colheres de chá para o tronco
  • 1 colher de chá para cada braço
  • 1 colher de chá para cada perna.

Isso proporciona uma margem de segurança para garantir que você esteja devidamente coberto.

Não aplicá-lo a cada duas horas, não reaplicar depois de nadar ou exercitar-se e, inadvertidamente, esfregar roupas, toalhas, etc., também pode reduzir a eficácia do produto.

 

O que significa SPF?

O fator de proteção solar (SPF) mede a quantidade de proteção que você receberá dos raios UVB do sol. Avaliado em uma escala de 2 a 50+ (quanto maior o número, mais forte é a proteção), ele diz quanto tempo sua pele vai demorar a ficar vermelha em resposta aos raios UVB em comparação se você não estivesse usando nenhuma proteção. Por exemplo, se você normalmente queima após 30 minutos sem protetor solar, um SPF 30 o protege por 30 vezes mais, o que é 15 horas. Nesse caso, o protetor solar não vai ficar na sua pele por 15 horas, o suor e a evaporação fazem com que qualquer protetor solar dure por no máximo duas horas, por isso é importante não se esquecer da reaplicação. A maioria das pessoas deve usar um protetor solar com mínimo SPF 30.

 

A importância de escolher um filtro solar de amplo espectro

Para uma proteção total, procure por “amplo espectro” no rótulo. Os raios UV são a causa dos danos na pele e são do que você precisa se proteger, sendo que ambos os tipos estão ligados ao câncer de pele. Você precisa se proteger dos dois tipos, o UVA e UVB:

  • Os raios Ultravioleta B (UVB) são responsáveis ​​pela vermelhidão da pele e queimaduras solares. É também o principal culpado pelo câncer de pele, mas também causa curtimento e envelhecimento prematuro. Os raios UVB variam de força, dependendo da localização, da hora do dia e da época do ano.
  • Os raios Ultravioleta A (UVA) penetram mais profundamente em sua pele e são responsáveis ​​pelo bronzeamento. Eles também causam envelhecimento prematuro, como rugas, e são os principais responsáveis pelo aparecimento do câncer de pele. Os raios UVA são normalmente bastante consistentes durante todo o ano e a qualquer hora do dia.

Com o seu comprimento de onda mais longo, os raios UVA atingem a camada média da pele (a derme), danificando células e provocando mudanças que podem levar ao câncer de pele, flacidez e rugas. A maior parte da radiação do sol é na forma de UVA. Ao contrário dos raios UVB, que são mais fortes das 10 da manhã às 4 da tarde, os raios UVA estão presentes ao longo do horário de verão, mesmo em dias nublados.

 

O protetor solar pode causar deficiência de vitamina D?

Os protetores solares de alto SPF são projetados para filtrar a maior parte da radiação UVB do sol, já que o dano UVB é a principal causa de queimaduras solares e pode causar câncer de pele. Os comprimentos de onda UVB são os comprimentos de onda específicos que desencadeiam a produção de vitamina D na pele. No entanto, estudos clínicos internacionais não concluíram que o uso diário de um filtro solar leva à insuficiência de vitamina D. Na verdade, os estudos prevalecentes mostram que as pessoas que usam protetor solar diariamente podem manter níveis saudáveis de vitamina D.

Uma das explicações para isso é que não importa quanto protetor solar você use ou quão alto seja o SPF, alguns dos raios UV do sol atingirão sua pele. Um protetor solar SPF 15 filtra 93% dos raios UVB, o SPF 30 mantém 97% e o SPF 50 filtra 98%. Isso deixa entre 2 e 7 por cento dos UVBs solares atingindo sua pele.

Para a maioria das pessoas, alimentos ricos em vitamina D e exposição solar protegida fornecem toda a vitamina D necessária, sem precisar se submeter aos múltiplos riscos de exposição solar desprotegida.

 

Proteção solar para bebês e crianças

Bebês com até seis meses de idade não podem usar qualquer protetor solar, a proteção deve ser feita com outros métodos. As crianças com menos de seis meses de idade devem ser mantidas longe da luz solar direta, elas devem ficar sob a sombra e usando um chapéu, roupas de mangas compridas para ajudar a manter a pele coberta e sempre estarem bem hidratadas.

Se os seus pequeninos tiverem mais de seis meses, assegure-se de encobrir com roupas adequadas, fique longe do sol das 10h às 16h e use SPF 30 ou mais na pele exposta, como o rosto, os ombros e o pescoço.

 

Como usar o protetor solar com um repelente de insetos?

Você precisa reaplicar o protetor solar muito mais vezes durante o dia do que precisa reaplicar um repelente. Reaplicar um repelente a cada duas horas, como deve ser feito com um filtro solar, pode causar uma exposição excessiva aos ingredientes do repelente e deve ser evitado.

  1. Aplique o protetor solar e espere de dez a quinze minutos até ele secar totalmente
  2. Aplique o repelente por cima
  3. Caso seja necessário, reaplique o protetor solar depois de duas horas por cima da camada de repelente
  4. Não reaplique o repelente antes da hora indicada na embalagem

 

Validade do protetor solar

Pensando em usar o protetor solar que ficou jogado no fundo da gaveta por sabe se lá quanto tempo? É melhor mudar de ideia. A maioria dos filtros solares duram de 12 a 18 meses, mas se eles foram expostos a altas temperaturas ou à luz solar direta por um período longo, sua eficácia vai diminuir. A fórmula do protetor começa a sofrer mudanças com o tempo e com o calor excessivo, por isso não é seguro usar um vencido. Fique atento também mudança de cor e de consistência do produto, se você notar algo do tipo, é melhor não usar.