Como escolher a balança digital certa – 2019

Como escolher a balança digital certa – 2019

balança digital completa com medição de gordura

As balanças digitais se tornaram um item comum graças a diminuição de preço nos últimos anos e mais modelos estão disponíveis agora para atender todos os tipos de necessidades diferentes.

O que antes era considerado um luxo tornou-se essencial para a manutenção de um corpo saudável e o monitoramento rotineiro da saúde. Apesar de uma balança digital ter uma função principal, medir o peso de uma pessoa, nos últimos anos esses aparelhos estão sendo fabricados com várias outras funções extras que a tornam mais prática. Além de medir o peso, muitas balanças digitais atuais também podem medir o índice de massa corporal (IMC) e se conectar a seus smartphones e computadores através da conexão wi-fi ou bluetooth.

Não importa qual o motivo para a compra de uma balança digital, ela sempre será um aparelho muito útil. Aqui nós temos um guia completo e atualizado sobre balanças digitais e como escolher a ideal para sua casa.

Melhor balança digital: Omron HBF-514C

balança digital completa com medição de gordura

  • Capacidade nominal: 150 quilos
  • Incrementos: 100 gramas
  • Alimentação: 4 pilhas AA

Uma balança digital completa, precisa e com muitas funções diferentes, a Omron HBF-514C é a escolha ideal para quem precisa de muitos dados diferentes e quer uma medição ampla do próprio corpo. Esse aparelho possui a maior diversividade de medições disponíveis em uma balança digital doméstica, com medições de peso corporal, gordura corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), músculos esqueléticos, gordura visceral, metabolismo basal e idade corporal. Ela é capaz de medir tantos aspectos diferentes graças a dupla medição de impedância bioelétrica, utilizando os pés e as mãos. A própria balança analisa os dados e classifica o seu peso em uma escala de quatro níveis: baixo, normal, alto e muito alto. Essa balança digital é capaz de realizar uma medição completa do corpo inteiro com muita precisão.

 

Melhor balança digital barata: Serene Digi-Health Pro HC029

balança digital para medição corporal

  • Capacidade nominal: 180 quilos
  • Incrementos: 100 gramas
  • Alimentação: 2 pilhas AAA

Uma balança digital barata e fácil de usar, mas que ainda conta com algumas funções extras muito úteis, como a medição de peso corporal, gordura, hidratação, músculos, ossos e calorias. Apesar de não ter tantas funções como a balança acima, ela ainda pode medir os outros aspectos corporais mencionados utilizando a impedância bioelétrica, esses dados adicionais vão dar uma ideia melhor de como está o seu corpo e a sua saúde. Ela ainda conta com memória das últimas 10 pesagens. Se você está procurando uma balança digital simples e precisa, a Pro HC029 oferece um ótimo custo benefício.

 

Benefícios de uma balança digital

Conveniência

Fora de casa, há poucos lugares em que se pode pesar. Aquelas balanças de farmácias estão se tornando tão raras quanto orelhões. Você pode usar a balança em uma academia perto de casa, mas algumas cobram por isso e pode ser embaraçoso para a maioria das pessoas que não querem que a academia inteira saiba o quanto elas pesam.

Há também o consultório do médico, mas poucos gostariam que você tomasse o tempo de uma consulta inteira apenas para se pesar, sem mencionar a espera e o possível custo caso seja uma consulta particular.

Quando você possui sua própria balança, você pode se pesar quantas vezes quiser, no horário que for mais cômodo para você e com total privacidade.

Durabilidade

O benefício da durabilidade está relacionado à diferença entre a tecnologia da balança digital e as antigas balanças de estilo analógico que agora são consideradas pela maioria como datadas e imprecisas.

A tecnologia de extensômetro usada como mecanismo de pesagem em balanças digitais pode durar virtualmente para sempre quando bem cuidada, basta não deixa-las expostas e não colocar um peso maior do que o recomendado pelo fabricante em cima da balança digital. Compare isso com as molas usadas para medir o peso em uma balança analógica, que são imprecisas imediatamente e continuam a deteriorar-se rapidamente cada vez que são usadas e com a oxidação.

As balanças digitais são simples de usar e não exigem nenhuma manutenção ou conhecimento técnico em comparação com as balanças mecânicas antigas.

Precisão e Consistência

Uma balança digital de qualidade lhe dará a mesma leitura várias vezes seguidas, demonstrando assim sua precisão. Isso se compara aos modelos analógicos tradicionais, que são uma fonte constante de reclamações dos usuários, porque nunca fornecem a mesma medição duas vezes.

Essa precisão pode se tornar muito importante para medir as mudanças de hábitos e de dietas, assim elas podem ser refletidas nitidamente na balança. Com uma balança precisa, você vai saber o que está funcionando e o que não está.

 

Diferenças entre balanças digitais e analógicas

Balança digital

As balanças digitais usam um dispositivo chamado extensômetro (strain gage), que pode durar praticamente para sempre se a balança não for mal tratada. Quando um usuário pisa na plataforma para se pesar, a plataforma dobra uma série de finos fios metálicos de folha condutora elétrica, embutidos em um material adesivo que é muito similar em aparência a uma fita adesiva espessa – este é o projeto básico de um extensômetro. Como este aparelho é dobrado pelo peso, sua capacidade condutiva é previsivelmente alterada, resultando em uma medição extremamente precisa da carga que o está dobrando.

Melhorias no design do extensômetro tornaram-no blindado a diferenças na gravidade da Terra entre diferentes regiões, e também não são afetados pela temperatura e umidade; embora os extensômetro mal feitos (isto é, extremamente baratos) possam ser afetados pela umidade se a folha condutora não estiver completamente isolada do ar ambiente pelo material adesivo protetor.

Embora sejam muito mais simples em operação do que uma balança analógica ou de contrapeso, o digital depende da energia da bateria para fornecer uma leitura. Embora isso possa ser chamado de uma desvantagem, a maioria das balanças digitais de qualidade usa 3 ou 4 pilhas AAA, que são fáceis de encontrar em versões de lítio de longa duração ou mesmo recarregáveis. Mesmo com o uso constante, pode-se esperar entre 2-5 anos de operação antes que a bateria falhe – a qualidade é obviamente um fator em quanto tempo a bateria dura.

Embora seja discutível se as balanças digitais são mais precisas do que as balanças de contrapeso ou não, elas certamente são precisas o suficiente para fornecer resultados confiáveis ​​dentro de uma margem de meio quilo do seu verdadeiro peso corporal.

Os designs digitais são mais precisos sob todas as condições ambientais quando comparados ao analógico, são mais consistentes e o design do extensômetro significa que ele nunca precisa ser calibrado pelo usuário.

Balança analógica

As balanças analógicas medem o peso corporal usando uma mola que, quando comprimida, força o medidor na leitura a fornecer uma medição de peso. A mola invariavelmente vai se desgastar, pois os usuários mais experientes e usados ​​sabem muito bem que esses dispositivos precisam ser zerados com frequência usando um botão de ajuste com bastante frequência durante toda a vida útil da balança.

Embora esse design possa ser preciso e resistente em algumas condições de uso e manutenção específicas, na maioria dos casos ele vai se tornar desgastado com o tempo, alterando as medições. As balanças analógicas sofrem de alguns problemas de precisão conhecidos:

  • A mola geralmente não é compactada exatamente na mesma taxa sempre, mesmo quando o mesmo usuário entra na balança em um curto período de tempo. Às vezes, a variação pode ser de até dois quilos para mais ou para menos.
  • A taxa de compressão da mola varia significativamente de acordo com a localização, pois existem forças gravitacionais diferentes em todo o planeta, resultando em diferentes medidas.
  • A taxa de compressão da mola é significativamente afetada pela temperatura ambiente, o que significa que grandes flutuações de temperatura podem resultar em leituras muito diferentes de um dia para o outro, mesmo que o seu peso permaneça o mesmo.

Embora as balanças analógicas sejam amplamente populares há décadas, a tecnologia as alcançou tanto em popularidade quanto em preço. Balanças analógicas requerem mais manutenção na forma de ajustes frequentes, a precisão pode ser afetada tanto pela temperatura ambiente quanto pelo local que a balança se encontra, e o mecanismo da mola pode sofrer desgastes grandes com o tempo, especialmente em lugares úmidos.

É possível considerá-las precisas quando novas, mas quanto tempo essa precisão permanece só pode ser determinada testando-as com frequência com um peso conhecido comprovado por laboratório. Sem mencionar que a diferença de preço entre esse tipo e uma balança digital de qualidade é muito pequena, e a quantidade de balanças analógicas novas a venda hoje em dia é bem menor do que a quantidade de balanças digitais.

 

Características principais de uma balança digital

Capacidade de peso

Isso pode parecer óbvio, mas é um problema que geralmente afeta pessoas com excesso de peso que compram uma balança para ajudá-las a controlar sua perda de peso corporal. A maioria das balanças digitais pode ser usada até cerca de 130 quilos, um pouco mais ou um pouco menos dependendo do modelo. Embora esse número seja perfeitamente aceitável para a maioria dos usuários, se você exceder a capacidade de peso da balança, será inútil para você até que o peso fique abaixo da capacidade nominal.  Embora menos comuns, algumas balanças podem ser usadas até 300 quilos. Elas costumam ser modelos mais resistentes e com mais funções, tornando-as mais caras.

Tamanho da plataforma

O equilíbrio pode ser um problema real quando alguns fatores diferentes entram em jogo. Se você é uma pessoa grande (constituição corpulenta ou muito alta), tem problemas físicos, ou apenas acha difícil se equilibrar quando não está em uma plataforma sólida, você vai querer ter certeza de que a balança que você está comprando tem uma plataforma extra grande para ficar em pé com facilidade. Balanças digitais muito baratas oferecem uma plataforma entre cerca de 25 e 30 centímetros, que é difícil para a maioria das pessoas se equilibrar. As balanças mais completas normalmente possuem plataformas de cerca de 40 até 50 centímetros.

Conectividade sem fio

Muitas balanças digitais hoje em dia também são dispositivos “smart”, que se conectam a internet e a outros aparelhos sem fio. O mais comum é que os dados sejam enviados para algum aplicativo próprio da fabricante nos smartphones, incluindo a medição, o horário e o dia em que ela foi feita, gráficos mostrando a variação de peso recente, calculo automático de média de variação em um determinado período, entre outros.

Você deve se certificar se a balança utiliza a rede wi-fi ou se utiliza Bluetooth para realizar essa conexão sem fio. Os aparelhos que usam Bluetooth costumam ser um pouco mais baratos, mas seu alcance é menor. E você também deve ser certeza que o fabricante possui um aplicativo para o sistema operacional do seu smartphone, seja ele Android, iOS ou Windows Phone.

Medidas de composição corporal (bioimpedância)

Uma das características mais empolgantes que surgiu na área das balanças digitais é a capacidade de ir além das medidas simples de peso corporal e obter mais informações sobre seu índice de massa corporal (IMC).

Gastar mais em uma balança de qualidade geralmente oferece a capacidade de medir o peso da água e as medidas de gordura corporal usando a análise de impedância bioelétrica (BIA). A BIA trabalha aplicando uma carga elétrica imperceptível através do seu corpo e medindo a resistência. Embora não seja tão preciso quanto a pesagem hidrostática, isso ainda é muito útil para pessoas que querem perder somente a gordura corporal.

Capacidade de memória

Se você não gosta de acompanhar e armazenar tudo no smartphone ou na nuvem, procurar uma balança com memória suficiente para armazenar seu peso e outros dados como IMC dentro do próprio aparelho pode ser importante para você. Alguns fabricantes não listam a quantidade de memória interna de suas balanças, mas, em geral, se a balança pretender armazenar dados de mais de um usuário, é provável que ela tenha memória suficiente para armazenar pelo menos um mês de medições.

Duração da bateria

É difícil avaliar por quanto tempo as baterias durarão em uma balança sem ler as resenhas e análises de usuários. Mesmo quando essa informação está listada nas especificações do aparelho, as fabricantes podem utilizar medições diferentes, como horas ligadas direto ou quantos dias dura usando a balança a cada seis horas. As especificações técnicas das pilhas utilizadas também pode interferir muito na duração da carga.

Considere o uso de baterias recarregáveis ​​ou baterias de íons de lítio mais caras para compensar a diminuição da vida útil da bateria de unidades de maior capacidade com mais recursos. Quanto mais recursos extras a balança tiver, mais bateria é consumida a cada medição. Por isso é importante pensar se os recursos de conectividade sem fio ou análise de impedância bioelétrica realmente são necessários para você, pois eles deixam a balança mais cara e consomem mais energia do que uma medição de peso simples.

Display

Alguns monitores vêm sem luz de fundo, o que dificulta a leitura em todos os cenários de iluminação, com exceção dos melhores, particularmente em condições de baixa luminosidade. Também pode ser difícil para pessoas com problemas de visão ler o que está no display de pé. A observação de fotos do produto devem ser suficientes para determinar se o display é fácil de ler ou não, mas a maioria dos fabricantes escreve seu tamanho real nas especificações do produto. Um display com mais de 7 centímetros deve ser o ideal para a maioria das pessoas.

Incrementos de medição

Procure uma balança que ofereça incrementos de medição de no máximo 250 gramas. Se essas informações não estiverem disponíveis na caixa ou descrição do produto, procure por “Peso mínimo”, que lista o peso mínimo que a balança pode medir. Boas balanças listarão seu mínimo como cerca de 100 até 250 gramas. Quanto menor forem esses números, mais preciso será o aparelho.

Opções de unidades

As opções de modo permitem selecionar diferentes unidades de medida, ou seja: quilogramas, libras, onças. Essa é uma opção que não é útil para todo mundo, pois só se usa o Sistema Internacional de Unidades para medir massa aqui no Brasil. No entanto, se você é um atleta internacional, costuma receber turistas ou simplesmente é alguém que gosta de ver diferentes unidades de medida sem precisar converter, essa é uma opção a ser pensada.

 

Balanças inteligentes

Sem surpresa, as melhores balanças modernas são compatíveis com os melhores rastreadores de fitness. Quando você emparelha uma balança smart por Wi-Fi ou Bluetooth a um rastreador de atividade (ou fitness tracker), mais dados são compartilhados entre os dois aparelhos e você terá acesso a ainda mais informações de saúde coletadas e correlacionadas automaticamente, sem precisar fazer planilhas e anotações diárias. O ponto negativo de uma balança smart é o preço, que costuma ser bem maior do que uma balança comum, sem conectividade.

Talvez você não se importe muito em ter esses dados anotados ao longo do tempo, mas é provável que seus médicos e personal trainers queiram ter acesso a esse histórico detalhado. Ou talvez alguém da sua família precise ficar de olho no peso corporal. Muitas balanças smart são inteligentes o suficiente para saber a diferença entre usuários distintos e podem rastrear seus pesos separadamente e em particular. Compartilhar dados entre familiares e profissionais da saúde também costuma ser uma opção.

Quando você começa a usar uma balança inteligente, seu peso, gordura corporal e muitas outras informações são registrados automaticamente sempre que você pisar nela e esse dado é compartilhado com outros aparelhos como smartphones, rastreadores de atividade e seus aplicativos de saúde. Muitas pessoas utilizam esses apps para tentar alcançar algum objetivo, como perder um certo peso, ganhar massa muscular ou até mesmo manter um histórico do batimento cardíaco diariamente, essas balanças modernas facilitam a vida do usuário registrando esses dados automaticamente.

 

Conclusão

No mar de opções disponíveis, você pode achar difícil estabelecer um modelo sobre o outro. O ponto principal para quem procura uma maneira de medir e rastrear seu peso e outros dados de IMC facilmente de casa é que a tecnologia digital é a única escolha inteligente ao considerar fatores como precisão, recursos, sincronização de dispositivos inteligentes e custo benefício.

Uma balança digital simples e de qualidade vai servir bem a maioria das pessoas sem pesar no bolso. Características especiais, como conectividade sem fio, múltiplos usuários e medição de gordura corporal encarecem os aparelhos, mas adicionam muito mais praticidade a vida de quem realmente precisa dessas funções, além de tornarem o aparelho multiuso. Existem balanças digitais para todos os bolsos e para todas as necessidades, pense nos seus objetivos e quais funções adicionais vão te ajudar a alcança-los e quais são desnecessárias.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado a decidir qual balança digital é a ideal para sua casa e para sua família.

 

balança digital completa com medição de gordura balança digital para medição corporal
Balança digital com bioimpedância Omron HBF-514C Balança digital com bioimpedância Serene Digi-Health Pro HC029
Cerca de R$ 360 Cerca de R$ 80
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.