Umidificador azul em um fundo branco
Como escolher um umidificador de ar – 2018
2 de janeiro de 2018
Impressora branca
Como escolher a melhor impressora – 2018
3 de janeiro de 2018

Como escolher uma chaleira elétrica – 2018

Chaleira elétrica branca

Ferver água parece ser uma das tarefas mais simples de todas as tarefas domésticas. Encha uma panela ou chaleira com água, aplique calor, aguarde alguns minutos, e você terminou. Para um ávido bebedor de chá, café ou chimarrão, que precisa repetir essa tarefa manualmente várias vezes por dia, existe um aparelho que facilita e agiliza ainda mais essa tarefa.

As chaleiras elétricas, também chamadas de jarra elétrica ou bule elétrico, são populares entre muitos amantes do café e do chá porque trazem conveniência, velocidade e precisão ao processo de água fervente que nenhuma chaleira tradicional pode combinar. Se você está pensando em comprar uma, fique de olho nas características listadas abaixo, elas precisam ser consideradas para que você tenha certeza que está fazendo a melhor compra.

 

Benefícios do uso de chaleiras elétricas

Esses aparelhos fornecem alguns benefícios consideráveis que fazem com que valem o custo para muitos consumidores:

  • Rapidez – As chaleiras elétricas levam a água a ferver mais rápido do que um fogão ou a micro-ondas. Se você valoriza a eficiência ou quer que seu copo de café esteja pronto mais rápido todos os dias, uma chaleira elétrica irá facilitar muito a sua vida.
  • Elas são fáceis de usar – Em quase todos os casos, você adiciona água, pressiona um botão e pronto. Mesmo as chaleiras elétricas com mais configurações e variedade de temperatura geralmente são bastante intuitivas de serem usadas.
  • Elas são eficientes – As chaleiras elétricas usam menos energia para ferver a água do que um forno de micro-ondas e não desperdiçam a maior parte do calor como um fogão elétrico.
  • Precisão sem igual – Embora isso não seja importante para todos, obter a temperatura certa ao preparar alguns tipos de chá pode fazer uma grande diferença no sabor que você obtém, então qualquer amante dessas bebidas vai se beneficiar da precisão que uma chaleira elétrica oferece. Qualquer um que goste de oolongs ou de chás verdes precisa poder ajustar a água para uma temperatura específica de uma maneira simples.

Você não precisa de uma chaleira elétrica para ferver água, mas se você fizer chá, café e outras bebidas quentes com uma certa freqüência, ela pode tornar sua vida muito mais fácil.

Melhores chaleiras elétricas

Chaleira Elétrica Inox Prime – Cadence

Melhor custo-benefício – Capacidade: 1,7 Litros

Possui várias funções práticas, como o desligamento automático após a água ferver e uma jarra destacável da base para facilitar o servimento. A tampa não precisa ser aberta para servir, o que é mais prático e mantêm melhor a temperatura da água. A chaleira é feita de aço inox escovado bem resistente e possui um porta fio para deixa-la ainda mais bonita e conta com indicadores de nível de água. A Cadence Prime possui o melhor custo-benefício, com funções práticas e sem exageros, ideal para quem não precisa de recursos muito avançados. A maioria das chaleiras elétricas com preços similares não possuem tantos recursos quanto essa.

 

Chaleira Elétrica Inox Supreme – Cadence

Melhores recursos – Capacidade: 1,7 Litros

Possui ajuste de temperatura, de 60ºC, 70ºC, 80ºC e 90ºC e fervura, para que você possa utiliza-la em bebidas que exigem uma temperatura mais baixa, como certos chás e para diferentes preparos de café. Após atingir a temperatura desejada, a chaleira Supreme da Cadence desliga automaticamente. Esses ajustes podem ser visto na iluminação LED, que além de mostrar o funcionamento da chaleira, também muda de cor para mostrar a temperatura selecionada. A jarra ainda conta com um visor em acrílico iluminado para que você possa acompanhar o aquecimento ou fervura. Se você precisa de um controle de temperatura preciso da água, essa é a melhor opção.

 

Fatores a serem considerados ao comprar uma chaleira elétrica

Se você decidiu que uma chaleira elétrica faz sentido para sua casa ou escritório, então há algumas coisas que você deve considerar em sua busca pelo modelo certo.

Rapidez

Para a maioria das pessoas que adoram chaleiras elétricas, a principal coisa que citam em seus elogios é a velocidade que eles oferecem. Se uma das principais razões para comprar uma chaleira elétrica é acelerar sua rotina de fazer chá ou café, então você deve procurar uma chaleira elétrica que tenha a reputação de ser rápida.

Qualquer chaleira elétrica deve ser mais rápida do que sua chaleira de microondas ou fogão, mas existe uma certa variação na velocidade exata de ebulição entre os modelos disponíveis no mercado. A maioria das chaleiras elétricas levará um intervalo de três a quatro minutos para ferver água, enquanto algumas anunciam poder aquecer o equivalente a uma caneca dentro de apenas 90 segundos. Verifique as alegações que o fabricante faz na descrição do produto e dê uma olhadela nas avaliações dos usuários para ter certeza que as alegações dos fabricantes são verdadeiras.

Opções de temperatura

Para os apreciadores de chá, a velocidade das chaleiras elétricas pode ser um apenas um bônus em relação ao principal benefício que eles oferecem: a precisão.

Cada tipo de chá precisa ser preparado a uma temperatura certa para se obtenha o melhor gosto possível. Assim, enquanto ferver sua água funciona bem para o chá preto, não é ideal para o sabor de chás verdes, brancos e oolong.

Uma temperatura abaixo da fervura também é ideal para o café. Novamente, para muitos consumidores, a diferença de sabor entre o café feito com água fervente ou o café feito com água a uma temperatura ligeiramente mais baixa pode não ser notável, mas aqueles que são grandes entusiastas do café notam perfeitamente a diferença entre os dois modos de preparo.

Algumas chaleiras elétricas de baixo custo não oferecem configurações variáveis ​​de temperatura, então, se esta exatidão é uma característica importante para você, certifique-se de procurar uma chaleira que lhe permita selecionar diferentes temperaturas e verifique se as opções incluem as temperaturas que precisa para preparar sua bebida favorita de modo perfeito.

Custo

Chaleiras elétricas simples com funções limitadas podem custar apenas R$ 50. Modelos de maior qualidade e de maior capacidade podem custar mais perto dos R$ 200. Se você está procurando apenas uma chaleira que irá aquecer água rapidamente e não está muito preocupado com a durabilidade a longo prazo, então um dos modelos de entrada provavelmente será suficiente para suas necessidades.

Se você quiser opções de temperatura variável, materiais de alta qualidade e uma maior probabilidade de que sua chaleira elétrica dure muito tempo, você deve investir um pouco mais.

Tamanho

Você tem dois fatores principais a considerar quando se trata de tamanho. O primeiro é a capacidade. Você costuma fazer uma xícara de café ou chá para um, ou você costuma preparar bebidas para várias pessoas? A maioria das chaleiras elétricas possuem capacidade suficiente para várias xícaras, a capacidade mais comum é de 1,7 litros, mas algumas opções portáteis têm uma capacidade menor.

A outra preocupação de tamanho importante tem a ver com espaço no balcão ou armário onde você irá guardar sua chaleira elétrica. Cada novo item que você adiciona a uma cozinha tem que ficar parado a algum lugar, e a maioria das cozinhas já possui uma quantidade limitada de espaço útil. Antes de comprar uma chaleira elétrica, pense onde ela irá ficar e compare com o tamanho do modelo desejado. É melhor saber antecipadamente o espaço disponível antes de comprar algo que não pode caber na cozinha.

Aparência

Se você está considerando uma chaleira elétrica, então você provavelmente é o tipo de pessoa que pretende usá-la com uma certa frequência, o suficiente para mantê-la a mostra em tempo integral. Sendo assim, é importante que você goste da aparência da chaleira elétrica e que ela não destoe do resto da decoração.

Enquanto as chaleiras elétricas são geralmente projetadas para priorizar a utilidade sobre a aparência, muitos modelos são bem desenhados e bonitos, para que eles também embelezem o ambiente . Se a estética é importante para você, passe algum tempo observando a grande variedade de designs disponíveis no mercado para descobrir qual te agrada mais, existem modelos para todos os gostos.

Facilidade de usar

Em geral, as chaleiras elétricas são fáceis de usar, esse é um dos seus grandes pontos positivos. Mas alguns têm recursos ou opções de design que podem torná-los mais fáceis de usar do que outros.

Se a sua prioridade na compra de uma chaleira de chá é simplicidade e velocidade, então você deve procurar um modelo simples, sem opções de temperatura ou timers. Se você gosta dessas opções extras que vêm com máquinas de ponta, então você quer ter certeza de escolher um modelo que faça a seleção da temperatura facilmente.

Uma chaleira elétrica que seja sem fio ou com um cabo destacável geralmente será mais fácil de usar do que uma que você deve manter perto de uma tomada toda vez que você a usa. E uma chaleira com recursos úteis, como uma função de manter o líquido aquecido e um desligamento automático, assegurará que mesmo os consumidores mais esquecidos não precisam se preocupar em se lembrar da chaleira ligada.

Temperatura externa

Se você tem muita experiência com chaleiras tradicionais de fogão, então você provavelmente está familiarizado com o quão quente o cabo e o exterior podem ficar. As versões elétricas não são imunes a esta questão, mas alguns evitam que o calor passe para o lado exterior melhor do que outros.

Se você não quer se preocupar em queimar-se quando usa sua chaleira elétrica, faça alguma pesquisa para ver o que as pessoas dizem sobre o quão quente o aparelho fica por fora. Uma chaleira de chá que usa vidro ou plástico é provavelmente melhor em relação a esse problema do que os modelos que usam metal (embora as chaleiras de metal ofereçam outros benefícios).

Barulho

Embora as chaleiras elétricas não sejam tão ruidosas quanto alguns outros utensílios de cozinha, elas ainda fazem algum barulho ao ferver a água e muitos incluem avisos sonoros para que você saiba quando sua água atingiu a temperatura desejada. Ambos os tipos de ruído podem ser irritantes para os consumidores, particularmente o sinal sonoro, se durar muito tempo ou não exista uma maneira fácil de desligá-lo. Apesar dessa fator não ser importante para a maioria dos usuários, pessoas com a audição sensível precisam pesquisar bem o quão barulhenta a chaleira elétrica desejada é.

Se você é bastante sensível a ruídos, esse é um fator em que deve ser considerado com cuidado. Alguns fabricantes mencionam o nível de ruído em decibéis na ficha técnica ou alegam que os modelos são silenciosos na descrição. Avaliações de consumidores também podem indicar se o barulho do modelo escolhido é muito forte.

Durabilidade

Para qualquer tipo de produto que tenha componentes elétricos, a durabilidade deve ser uma preocupação. Você não quer gastar dinheiro em uma chaleira elétrica que só dura um ano, ao contrário, você quer usar e aproveitar sua compra durante vários anos.

Como seria de esperar, um dos grandes indicadores de durabilidade ao olhar para chaleiras será o preço. Um modelo de R$ 30 tem menos probabilidade de se manter funcional por vários anos do que um de R$ 100, em termos gerais. Outra coisa para se manter atento é uma garantia. As marcas que respaldam seus produtos com garantias mostram que eles confiam na durabilidade de seus produtos, além de oferecerem assistências técnicas em mais locais.

Como um bem durável, toda chaleira elétrica conta com a garantia obrigatória por lei de 90 dias, mas o ideal seria procurar uma garantia adicional de pelo menos 1 ano. Vale também ver as avaliações dos usuários, os consumidores que tiveram problemas com defeitos nos aparelhos geralmente deixam reclamações nos sites das lojas.

Material

As chaleiras elétricas são mais frequentemente feitas com metal, vidro, plástico ou alguma combinação desses três materiais. O aço inoxidável e o vidro são amplamente considerados de maior qualidade do que o plástico, embora o plástico não fique tão quente ao toque quanto os outros dois e seja mais leve. Se a parte da chaleira que a água toca é feita de plástico, é possível que isso influencie no sabor da sua bebida.

O aço inoxidável é considerado o melhor material para durabilidade, e as chaleiras elétricas que usam vidro são muitas vezes populares entre as pessoas que favorecem a estética. Esses dois materiais geralmente são usados juntos, com a maior parte do corpo sendo feita de aço e o tanque de água sendo feito de vidro para que o nível de água possa ser observado pelo lado de fora.

Em suma, quais materiais priorizar na sua pesquisa de chaleira elétrica dependem de suas preferências pessoais.

Peso

Se a sua chaleira elétrica for ficar em um lugar fixo e raramente for movida, o peso pode não ser uma grande consideração para você. Se você quer ser capaz de levá-lo facilmente com você quando viaja, ou se você sabe que vai ter dificuldade em levantar uma chaleira cheia para servir o líquido, então você deve procurar um aparelho mais leve.

A maioria das chaleiras elétricas terão o peso incluído nas especificações do produto para que você possa facilmente comparar suas opções nesta categoria.

 

Pode colocar açúcar ou leite na chaleira elétrica?

Não. Utilizar qualquer coisa além de água sem açúcar na chaleira elétrica não é recomendável.

É um hábito comum de muitos brasileiros ferver a água do café junto com o açúcar. No caso das chaleiras elétricas, isso não deve ser feito. A maioria dos fabricantes indica que somente água deve ser usada na chaleira elétrica, sem açúcar e sem utilizar outros líquidos como o leite. O motivo pra isso é que as chaleiras elétricas não foram feitas para serem limpas por dentro, então você não vai poder retirar os resíduos de açúcar de lá.

O leito é ainda mais contraindicado. As proteínas do leite vão grudar no interior da chaleira quando ela estiver aquecida, especialmente se sua chaleira tiver um elemento de aquecimento exposto dentro da panela. Mesmo que você consiga colocar a mão dentro dela, é muito difícil limpar todos os cantos e quinas de uma chaleira elétrica. Se você não limpar o resíduo de leite completamente da chaleira, depois de um tempo ele começará a cheirar a leite azedo, então evite colocar qualquer coisa que não seja água pura nesse eletrodoméstico.

 

Recursos e extras:

  • Desligamento automático – Todos nós esquecemos de desligar os aparelhos de vez em quando. Uma chaleira elétrica que inclua um recurso de desligamento automático assegurará que você não desperdice a energia, desligando a chaleira após um período de tempo determinado se você não retornar a ela.
  • Armazenamento do cabo – Os cabos têm uma tendência desagradável de sempre ficar no meio do caminho. O armazenamento do cabo na base garante que você só precisa lidar com o cabo da chaleira quando realmente for preciso.
  • Funcionamento sem fio (ou com fio destacável) – Algumas chaleiras elétricas funcionam por bateria e só precisam ser recarregadas após muitos usos, outros tem um cabo de energia que se desprende para que seja mais fácil de usar e armazenar o aparelho.
  • Medidor de água – Um indicador de água visível irá ajudá-lo a saber a quantidade de água que está dentro do seu aparelho.
  • Função de aquecimento – Uma chaleira elétrica com este recurso manterá a água aquecida para você por muito mais tempo, até que você servir o líquido.

 

Considerações finais

Você definitivamente pode viver sem uma chaleira elétrica, mas elas podem facilitar muito sua vida, oferecendo mais rapidez e precisão na hora de aproveitar sua bebida quente favorita. A chaleira elétrica certa pode melhorar o sabor de suas xícaras diárias de chá ou café sem custar muito. Por que se negar essas vantagens?

Cadence Inox Prime Cadence Inox Supreme
Chaleira elétrica com o melhor custo-benefício Chaleira elétrica mais avançada
Cerca de R$ 60 Cerca de R$ 160
Compre online Compre online