Pular para o conteúdo

14 Presentes para Quem Gosta Muito de Café

Escolher o presente perfeito para os amantes do café em sua vida pode ser um desafio. Afinal, você não quer presentear algo que eles já têm ou que eles não têm interesse. À medida que as datas comemorativas se aproximam, a última coisa que você quer é estar estressado e de mãos vazias.

presentes para quem gosta de café

Por sorte, o café é um tema comum na vida da maioria dos brasileiros, afinal, nós somos o segundo maior consumidor dessa bebida no mundo.

Separamos alguns itens que vão agradar a qualquer tipo de consumidor, seja para alguém que toma um café coado durante a manha para ajudar na concentração ou para alguém que estuda e aprecia cafés gourmet como um hobby.

Abaixo estão quatorze ideias de presentes que vão fazer sucesso com a pessoa cafeinada da sua vida.

Uma nova cafeteira

Naturalmente, uma nova cafeteira ou máquina de café expresso será o melhor presente que você pode oferecer. Se o seu presenteado ama café, é bem provável que eles já tenham uma cafeteira que eles adoram, mas existem máquinas mais novas no mercado que vão fazer essa atualização valer a pena.

Se você conhece alguém que possui uma cafeteira que antecede o século XXI ou simplesmente quer um dispositivo mais luxuoso, então este é o melhor presente que você pode dar. Recomenda-se que você compre uma cafeteira de acordo com o tipo de café que eles preferem, por razões óbvias.

Mas isso não significa que você não pode gastar um pouco mais e comprar uma máquina de café expresso que eles tanto desejam.

Para obter a melhor experiência, recomendamos os modelos da Nescafé, como a Dolce Gusto Mini, elas são reconhecidas por sua qualidade e com certeza irão agradar o presenteado.

Uma xícara de café extra grande

Ajude os amantes do café na sua vida a minimizar as viagens à cozinha pela manhã comprando-lhes uma xícara de café extra grande. Há muitas canecas com personalidade, seja com uma frase divertida, um tema que os agradam ou personalizada com uma linda mensagem.

Também existem modelos térmicos, que mantém o café quentinho durante um dia inteiro. Mesmo quem já tem todos os itens relacionados e meios de fazer café possíveis vai gostar de uma xícara nova… Este é o presente perfeito para dar a um amigo que gosta de começar o dia com uma risada.

Chaleiras Elétricas

Preparar uma xícara de café pode ser muito mais rápido e fácil com a ajuda de uma chaleira elétrica. Esses aparelhos aquecem a água rapidamente e são ideais para quem gosta de cafés feitos no coador ou na prensa francesa.

A temperatura da água é muito importante no preparo de qualquer bebida quente, então certifique-se de comprar um modelo com temperaturas variáveis. Nós temos um artigo que explica direitinho o que você deve saber sobre chaleiras elétricas.

Muitos bebedores de café também adoram o chá e o chimarrão e uma chaleira permite que eles preparem ambos com um aparelho prático. Uma chaleira elétrica é um presente excepcional porque também dá ao seu café amigos amorosos o presente da conveniência.

Livro sobre as origens do café

O que combina melhor com um café do que um bom livro? Se você está tendo problemas para encontrar o presente certo para seus amigos intelectuais lerem enquanto eles aproveitam de sua xícara de café quentinho, considere comprar um livro que tenha como tema principal o café, suas origens e orientações de preparo.

grãos de café

De todas as nossas commodities mundiais, o café tem uma história incrivelmente interessante. Seus amigos podem descobrir a história e jornada do café do grão ao copo e como é usado em diferentes culturas em todo o mundo. Aqui vão algumas recomendações:

  • História do Café, de Ana Luiza Martins: livro que conta com detalhes a história dessa bebida, desde sua origem oriental, passando pelo impacto econômico causado no Brasil até o consumo atual da bebida no mundo.
  • Café com Design – A Arte de Beber Café, de Miriam Gurgel e‎ Eliana Relvas: se você ou a pessoa que você quer presentear também curte design, esse é o livro perfeito. Ricamente ilustrado, também conta com dicas de receitas e harmonizações.
  • Café – Um Guia Do Apreciador, de Celso Luis Rodrigues Vegro: eBook bem completo e detalhado que explica cada aspecto do café, da agricultura até como escolher o melhor grão para preparar uma boa xícara.
  • Sou Barista, de Concetta Marcelina: como o nome indica, esse livro é mais voltado para profissionais e para pessoas que desejam entrar no mercado do café. Ele fornece um panorama completo, desde o cultivo até técnicas de preparo.

Amostras de cafés premium

Mesmo que o amante do café em sua lista tenha uma marca favorita, é sempre divertido experimentar diferentes tipos de sabores e assados.

Alguns cafés — especialmente os levemente torrados — são unicamente saborosos depois do jantar, enquanto outros tipos de café funcionam bem ao serem tomados pela manhã. Adicione alguma variedade ao dia do seu presenteado oferecendo-lhes um kit com diferentes tipos de café.

As amostras de café são ótimas porque você não precisa adivinhar seus sabores e nuances preferidos, afinal, o ponto forte desse presente é a variedade. Você pode escolher entre diferentes combinações de sabor e comprá-los como café moído, grãos ou cápsulas.

Moedores de café

Este é o presente perfeito para quem ama o frescor de moer seus próprios grãos. Dê-lhes um moinho de café de ponta, isso permitirá que eles obtenham o melhor sabor de seus grãos de café.

moedor de café

Não importa se você está preparando apenas uma xícara ou um pote inteiro, você ficará surpreso quão melhor o gosto do seu café será quando você usa grãos frescos moídos na hora.

Existem milhares de moedores de café diferentes disponíveis de uma grande variedade de marcas. Um moedor manual para garantir um maior controle sobre sua xícara de café, mas um moedor elétrico de café é mais prático de usar e ocupa menos espaço, então ele é uma recomendação melhor para se dar de presente.

Pergunte a qualquer barista por aí, seu presenteado irá adorará o luxo de tomar uma xícara de café fresco feito com grãos moídos na hora em sua casa.

Assinatura de um clube de café

Essas assinaturas existem no Brasil já faz um tempo e funcionam como uma assinatura de revista, todo o mês o assinante recebe sabores, torras e blends diferentes de café. Alguns clubes são especializados em cafés em grão ou em cápsulas, outras possuem assinaturas diferentes para cada formato.

Dê a seus amigos um presente que durará por muito tempo após as datas comemorativas. A adesão a um clube de café dá-lhes algo a aguardar a cada mês e permite ampliar o conhecimento e a apreciação de diferentes sabores e torras. Seu presente pode ser responsável por ajudar seu amante do café a encontrar um novo sabor favorito.

Santo Grão, Grão Gourmet, Moka Clube, Wolff Café e Moccato são alguns dos clubes de assinatura de café mais famosos.

Caneca térmica

A maioria das pessoas naturalmente preferem café quente, ainda mais quando o tempo esfria. Uma caneca térmica permite que você mantenha seu café quentinho por muito mais tempo e perto de você, basta colocar o café quentinho na caneca e fechar bem.

Não importa o que o presenteado for fazer e quanto tempo ele demore,  o café será mantido na temperatura ideal pelo resto do dia se for preciso. Esse modelo é feito de aço inoxidável, sendo uma alternativa mais portátil e mais resistente a uma garrafa térmica.

Além de manter o café na temperatura certa, uma caneca térmica obviamente também vai funcionar muito bem para chás e para bebidas frias.

Espumador de leite

Os espumadores ou aeradores de leite facilitam a criação de bebidas no estilo cafeteria no conforto da sua casa. Esses aparelhos transformam o sabor, a aparência e consistência do leite, creme e até mesmo do café, tornando-os mais cremosos e espumados.

Se seus amigos adoram cappuccinos, café regular encorpado ou algum outro tipo de bebida quente, um espumador de leite oferece mais variedade e sabor na hora do preparo.

Ele também lhes dá uma aparência cremosa e espessa para melhorar o gosto e a aparência de qualquer tipo de bebida estilo café. Tudo isso sem precisar pagar a mais em uma cafeteria profissional.

Doces e frutas com sabor a café

café e chocolate

O que você pode dar à pessoa que tem uma grande gula e uma paixão por café? Sugerimos doces e frutas com sabor de café e de espresso.

Seus amigos podem desfrutar do seu café sob a forma de um doce, como barras de chocolate sabor café, grãos de café torrados cobertos por uma deliciosa camada de chocolate amargo (conhecidos como drageados), doces de leite saborizados com café ou nozes variadas com sabor mocha.

Se você curte o faça você mesmo, existe um número infinito de receitas de doces que levam café. Um presente que você mesmo fez é sempre mais memorável.

Garrafa térmica

Ninguém gosta de café frio. Dê de presente uma garrafa térmica e seu presenteado sempre terá café quentinho onde quer que ele vá. As garrafas térmicas tem uma capacidade maior e são ótimas para quem passa muito tempo fora de casa, enquanto alguns modelos menores, de cerca de 400ml, são mais fáceis de transportar.

As garrafas térmicas também costumam ter designs mais variados e divertidos, você com certeza irá achar algo que combine a personalidade de quem vai receber o presente.

Produtos de beleza perfumados com café

O cheiro delicioso de café é irresistível até mesmo para quem não gosta muito do sabor da bebida em si… Por esse motivo você pode encontrar uma infinidade de produtos de beleza e de banho com cheiro de café, assim você pode aproveita-lo até na hora de dormir.

Alguns estudos mostram que apenas o aroma do café já deixa uma pessoa mais alerta. Você pode encontrar sabonetes, esfoliantes, hidratantes, shampoos e até perfumes, todos com o cheirinho característico que todo mundo adora.

Velas e decoração de café

Se você está procurando por um presente que seja bonito e acessível, traga uma atmosfera de cafeteria para os amantes do café em sua lista. As velas perfumadas ou a decoração com a temática de café oferecem às pessoas o ambiente aconchegante de uma cafeteria com a privacidade da sua própria casa.

Um conjunto de copos brancos clássicos ou uma placa retro é uma boa adição a uma área de cozinha ou área de descanso. Uma vela perfumada de café os manterá alertas quando eles não puderem tomar outra xícara de café.

AeroPress

Em relação ao custo benefício, não existe nada melhor do que uma cafeteira AeroPress. Apesar de ser vendido no Brasil faz alguns anos e mesmo sendo o queridinho dos especialistas, essa ainda é uma das maneiras menos conhecidas de preparar um café por aqui.

Usando grãos moídos bem finos, você pode fazer uma xícara de café melhor do que a daquela cafeteria hipster e cara que abriu no bairro, e sem precisar gastar muito tempo ou ter muito conhecimento prévio. Esse é um presente ótimo para qualquer pessoa que goste de café e goste de maneiras diferentes de prepará-lo.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
presentes para quem gosta de café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *