Depilação com Cera para Homens → Manual Completo

Pen frive com fundo branco
5 maneiras criativas de usar um pen drive
31 de agosto de 2018
Aparador de barba sendo lavado
4 maneiras diferentes de se barbear – Qual é a ideal?
9 de setembro de 2018

Depilação com Cera para Homens → Manual Completo

depilação com cera para homens

Depilação corporal com cera é a opção de remoção de pelos no corpo mais popular no Brasil. Você pode encontrar muitos outros meios para erradicar a pele indesejada do seu corpo, o que inclui aparelhos de barbear, cremes depilatórios, aparelhos de depilação e tratamentos especializados em clínicas de beleza. Todos são capazes de fazer esse trabalho ingrato, mas se você é um homem e precisa arrancar pelos grossos e teimosos que se recusam a se libertarem da sua pele, a depilação permanece a melhor e mais eficaz opção.

A depilação com cera ainda não é tão popular no cenário masculino, mas esse cenário está mudando rapidamente. A preocupação crescente com a aparência e a sua eficácia vem tornando a cera um ótimo aliado do homem moderno. Uma pesquisa conduzida pela Skin Health Alliance em 2012 descobriu que 10% dos homens escolhem a cera para se depilar. Essas estatísticas obviamente aumentaram muito desde 2012, e você já pode encontrar produtos de cera voltados exclusivamente para o público masculino, como alguns dos selecionados abaixo.

Mas não vamos mentir pra você: a cera realmente tem grandes vantagens, mas seu uso exige cuidados e você vai sentir dor. Algumas pessoas consideram essa dor bem forte, outras a acham leve, mas ela sempre vai estar lá. Muitos homens acham as ceras frias menos doloridas do que as ceras quentes. Independente da temperatura, a cera basicamente adere à pele e é removida na direção oposta do crescimento do cabelo para remover todo o folículo da raiz, quando executado corretamente, e esse processo dolorido é exatamente o que faz com que a depilação com cera seja mais efetiva e duradoura do que os outros métodos caseiros. Como diz o ditado, “no pain, no gain“. Agora que você já está ciente do desconforto que esse método pode causar, vamos aos seus benefícios:

 

Os benefícios da depilação com cera para homens

De todos os métodos de depilação que você pode fazer em casa, a cera é a que faz o pelo demorar mais para crescer de volta. Mas esse não é o único benefício desse método.

  • Conveniência: não há necessidade de consultas ao spa quando há kits de depilação completos disponíveis em sua farmácia local e on-line. Você também não precisa torcer para que eles tenham um horário que bata com seu tempo livre e nem perder tempo indo até o local.
  • Economia: é muito mais barato que um tratamento a laser profissional, que pode custar mais de R$ 600 por área e que requer múltiplas sessões.
  • Resultados eficazes e duradouros: a depilação com cera frequente desgasta o folículo e impede o crescimento do cabelo durante várias semanas, em alguns casos o resultado pode ser permanente. Isso significa menos manutenção e menos aplicações a longo prazo.
  • Funciona para diferentes comprimentos de pelo: até mesmo os pelos mais difíceis de alcançar não sobrevivem à força adesiva da cera, você não precisa ficar puxando ou raspando os pelos em ângulos estranhos para retira-los.

Todos esses benefícios são possíveis com um pouco de prática. Mas você deve saber que, além da dor já mencionada acima, outro contra da depilação com cera é que ela exige bastante preparação para ser 100% segura. Dependendo da sensibilidade de sua pele, a depilação pode causar danos como irritação, queimaduras e pelos encravados. Cuidados antes e depois da depilação são essenciais se você quiser evitar erupções cutâneas desagradáveis. A depilação, juntamente com a maioria das formas de depilação, pode por vezes resultar em pequenas manchas que se formam de um a três dias depois; Geralmente estes são o resultado de folículos pilosos bloqueados. Para minimizar o risco, tente usar um produto esfoliante como o esfoliante para Massagem Corporal Nívea antes da depilação e um hidratante suave como o gel pós-depilatório da Depi Roll. Esses efeitos colaterais podem ser evitados se você tomar os cuidados necessários e seguir as orientações escritas abaixo.

Agora que já sabe sobre os benefícios da cera e dos cuidados que ela exige, nós fizemos o trabalho de listar os melhores produtos de depilação corporal do mercado com base nas nossas avaliações práticas, nas avaliações dos consumidores e nos comentários de especialistas. Mais abaixo nós explicamos com mais detalhes os cuidados que devem ser seguidos e como escolher entre ceras quentes e ceras frias.

 

Ceras para depilação masculina recomendadas

Kit de depilação

Kit de depilação com cera quente roll-on Depi Roll

O kit da Depi Roll possui um ótimo custo benefício e você obtém quase todos os produtos necessários para sua depilação com cera quente de uma só vez, o único produto que falta é um hidratante suave para passar após a depilação. A parte mais importante do kit é o aparelho aquecedor, ele é o que torna a depilação com cera roll-on mais prática e faz menos bagunça do que as ceras normais. O aquecedor desse kit é bivolt, então você pode usa-lo em qualquer lugar.

A cera roll-on desse kit adere bem aos pelos e sai fácil com o óleo removedor que já vem no kit. Nas próximas depilações você só precisa comprar um refill de cera roll-on, existem centenas de opções no mercado, inclusive algumas voltadas para homens como a que você pode ver logo abaixo.

Cera roll-on

Cera depilatória masculina roll-on Depimiel Men Powerful

Desenvolvida para os pelos masculinos mais grossos e resistentes, essa cera tem uma ótima aderência e elasticidade, o que faz com que ela não quebre enquanto está secando ou enquanto está sendo puxada. Além disso, sua fórmula contém azuleno, um ingrediente que reduz a vermelhidão e o risco de inflamação no local aplicado. Essa cera deve ser usada em um aparelho aquecedor e com papéis de depilação (também chamados de lenço para depilação ou falso tecido).


Cera quente

Cera quente depilatória masculina Depil Homme

Esse tipo de cera deve ser esquentada em banho-maria ou usando um aquecedor elétrico de termocera, que costuma ser caro em comparação aos aquecedores roll-on. Se você não quiser investir muito em um aparelho próprio, usar uma cera sólida em banho-maria é provavelmente a opção mais barata, outro benefício é ter um controle maior sobre a grossura das camadas. A cera depilatória Homme funciona muito bem para pelos grossos e encaracolados, além de também conter azuleno para evitar inflamações.

Cera quente para microondas

Depimiel Cera Negra

Cera depilatória quente para microondas Depimiel Lama Negra

De uso similar a cera acima, a diferença dessa cera sólida da Depimiel é que ela pode ser aquecida em forno microondas. É uma opção mais prática e muito mais rápida, em menos de dois minutos a cera está pronta para uso. A cera com lama negra é popular por ser bem suave e arrancar com facilidade até os pelos mais grossos com ingredientes naturais. Ela adere bem ao pelo e sem aderir muito a pele em baixo, sendo uma ótima opção para áreas sensíveis, como o rosto.


Cera fria

Depilação Depi Roll cera fria

Cera depilatória a frio Depi Roll

Nem toda cera precisa ser derretida, um método popular é a depilação com cera a frio. Como você já deve ter notado, essa cera não precisa ser esquentada com qualquer método, ela já vem na textura correta e só precisa ser aplicada com uma folha plástica para depilação. Uma outra grande vantagem da cera fria é que geralmente ela causa menos dor do que a cera quente, mas ela não abre os poros tão bem quanto a quente e por isso não deve ser utilizada em pelos resistentes ou em áreas sensíveis.

Mais abaixo nós comparamos as vantagens e desvantagem das ceras quentes e das ceras frias.


Folha depilatória pronta

Depi Roll folhas prontas Argan Oil

Folhas depilatórias prontas Depi Roll Argan Oil (corporal e facial)

Outro método de depilação com cera fria, as folhas prontas para uso já vem pré-cortadas e com o lenço depilatório aplicado, tudo o que você tem que fazer é esquenta-las um pouco na mão e aplica-las na pele. Provavelmente é o método mais prático e mais fácil, sendo uma ótima opção para quem só precisa arrancar os pelos de uma área pequena ou está viajando. O Depi Roll Argan Oil é encontrado em uma versão mais suave para o rosto e uma mais aderente para o corpo. Uma desvantagem é que ele costuma deixar mais vestígios na pele, então usar um óleo removedor é essencial, ele também não vai lidar muito bem com pelos muitos grossos.


Removedor pós-depilação

Óleo removedor pós cera Depi Roll

Óleo removedor de cera Depi Roll

Praticamente todos os métodos de depilação com cera deixam alguns resíduos na pele que não podem ser facilmente retirados com água e sabão. Um óleo removedor especializado é o método mais eficaz para se livrar dessa cera em excesso. O óleo pós-depilatório da Depi Roll também hidrata sua pele, então você não precisa passar outro produto para esse fim na maioria das vezes.


Hidratante

Gel hidratante pós depilatório Depi Roll

Gel pós-depilatório Depi Roll

Em áreas delicadas, como o rosto e virilha, ou para homens com a pele sensível, só a hidratação do óleo removedor não é suficiente para acalmar e normalizar a pele. Nesses casos, após a limpeza com o óleo, você deve usar um hidratante como o gel pós-depilatório da Depi Roll. Por ser um gel, ele possui um efeito refrescante que reduz a ardência, além de hidratar bem a pele afetada.


Esfoliação

Esfoliante Corporal Nívea / Esfoliante Facial Nupill

Um passo essencial para evitar pelos encravados e inflamações é garantir que a pele está limpa e livre de células mortas. O melhor jeito de fazer essa limpeza é com uma esfoliação suave um dia antes da depilação com cera. Se você planeja depilar seu rosto, é melhor usar um esfoliante específico pois essa área pode se machucar facilmente. Independente do local que será depilado, lembre-se que a esfoliação deve ser leve: esfregar a pele com força não vai limpar melhor, só vai causar ferimentos.

 

Regras de Ouro de Depilação Corporal Masculina Com Cera

Como dito anteriormente, para obter os grandes benefícios da depilação com cera você precisa se preparar corretamente. O fato é que seu corpo não está preparado para ter seus fólicos arrancados de uma só vez, você precisa tomar cuidados para que esse evento traumático não cause irritações e encravamentos.

A dica mais importante é arrancar a cera com um movimento rápido na direção oposta ao crescimento do pelo.

1. Remova a tira com um movimento rápido na direção oposta a que os pelos estão crescendo. Não hesite! Se você puxar rapidamente quase todos os pelos devem ser removidos no primeiro movimento.

2. Caso muitos pelos ainda tenham ficado, você pode passar a cera no local mais uma vez, mas não mais do que isso. Passar a cera mais de duas vezes vai aumentar muito suas chances de desenvolver uma inflamação no local.

Não se depile sem antes ter tomado os seguintes cuidados:

  • Verifique o estado da sua pele: Não depile áreas danificadas. Se a pele estiver machucada, arranhada, rachada ou sofrer de inflamação, ela precisará se curar antes de receber o tratamento.
  • Esfolie suavemente: Estimule e limpe a pele esfregando as células mortas de forma suave um dia ou dois antes da depilação. A esfoliação é o principal elemento para evitar pelos encravados. Só não esqueça que ela deve ser suave, do contrário você só vai machucar a pele.
  • Mantenha a pele limpa: se depilar depois do banho é uma boa ideia, assim você estará limpo e não vai correr o risco de sofrer alguma pequena infecção, especialmente nas partes baixas.
  • Examine seus remédios: certos medicamentos podem dessensibilizar a pele e causar ferimentos graves.
  • Use um hidratante: manter sua pele hidratada permitirá que a cera se adapte mais facilmente e melhore o controle da aderência.

 

Depilação Masculina: Cera Quente vs Cera Fria

Existem diferentes opções quando se trata de depilação caseira com cera, como tiras de cera prontas para uso, cera quente e a opção roll-on. Você vai precisar escolher entre as ceras frias e as quentes de acordo com suas necessidades.

Então, qual é a diferença? Criamos uma lista de prós e contras da depilação com cera quente versus cera fria (a depilação a frio sendo as tiras de cera prontas para uso que não precisam ser esquentadas previamente). É realmente uma questão de preferência pessoal, e estar armado com os fatos permitirá que você tome uma decisão informada sobre qual método é o melhor para você.

 

Depilação com cera quente

Prós da depilação com cera quente:

  • O calor abre os poros e folículos capilares, facilitando a retirada dos pelos.
  • Adere melhor ao cabelo para que ele seja removido de uma só vez com mais facilidade.
  • Funciona melhor em pelos curtos do que a cera fria.

Contras da depilação com cera quente:

  • Se você não seguir as orientações corretamente, pode ficar muito quente e queimar a pele quando for aplicada.
  • É difícil de remover se ela se solidificar.
  • Embora o processo seja rápido, a preparação pode levar tempo.
  • Exige que o usuário aprenda a técnica correta de aplicação.

 

Depilação com cera Fria

Prós da depilação com cera fria:

  • Fácil de usar. Não faz sujeira e nem bagunça.
  • Mais barata do que as ceras quentes.
  • A maioria das pessoas acha esse método menos doloroso.
  • Melhor para pessoas com pelos menos encaracolados.

Contras da depilação com cera fria:

  • Pode não aderir muito bem ao pelo, você pode ter que repetir o processo na mesma área algumas vezes, o que poderá causar irritação.
  • Maior risco de pelos encravados.