Como Escolher o Soprador Térmico Ideal – 2020

Como Escolher o Soprador Térmico Ideal – 2020

soprador termico em uso

Um soprador térmico, também chamado de pistola de calor, é uma ferramenta versátil e barata, capaz de desempenhar várias funções, desde decapagem de tinta e instalação de papéis de parede até soldagem. Embora a maioria dos modelos pareça a mesma coisa entre si, existem grandes diferenças entre funções e na variação de temperatura. Enquanto alguns projetos possam ser realizados com um soprador térmico simples, outros podem se beneficiar muito de recursos como escolha de temperatura e formatos diferentes de bicos.

soprador térmicosoprador térmico barato
Soprador Térmico D26411-BR DeWaltSoprador Térmico Furno 300 Wagner
Cerca de R$ 420Cerca de R$ 160
Compre onlineCompre online

Lembre-se de que qualquer pistola de ar quente é perigosa durante (e após) o uso e deve ser manuseada com cuidado até que o bico esfrie para evitar queimaduras acidentais, incêndios ou derretimento indesejado. Eles podem parecer secadores de cabelo, mas ficam muito mais quentes e requerem cuidado ao serem operados.

Os sopradores térmicos são uma ferramenta muito útil usada em projetos de DIY, artesanato, consertos e para tarefas profissionais. Existe uma grande variedade de modelos projetados para diferentes necessidades. Por isso, reunimos este guia de compra completo para que você aprenda tudo o que precisa antes de escolher o soprador térmico ideal para você, as principais recomendações e damos alguns exemplos de uso.

Melhores sopradores térmicos

Soprador Térmico D26411-BR – DeWalt

soprador térmico

A DeWalt D26411-BR é a nossa principal escolha, pois é uma dos sopradores térmicos mais poderosos do mercado, tornando-o adequado para uma grande variedade de projetos.

Quando você precisa de algo mais preciso do que um soprador térmico típico ou planeja realizar projetos maiores ou projetos profissionais, vai precisar de um modelo versátil e resistente, e a melhor escolha é DeWalt D26411-BR. Ele conta com controle variável de temperatura entre 50°C e 600°C. Essa grande variedade de temperaturas é um grande diferencial em relação aos seus concorrentes, que costumam ter uma gama mais limitada de temperaturas disponíveis.

Ele aquece mais rapidamente do que outros modelos e mantém a temperatura definida muito bem durante um grande período. Isso significa que ele pode ser usado para projetos que exigem muito tempo de operação. O D26411-BR atinge a potência máxima de 1.550 watts e seu ventilador de duas velocidades empurra o ar em até 450 LPM.

Esse soprador DeWalt funciona muito bem tanto para tarefas pesadas quanto para tarefas mais delicadas, desde soldagem de plásticos até derretimento de cola. Como a maioria das ferramentas Dewalt, os recursos são bem pensados ​​para deixar o aparelho mais prático e seu pequeno peso é confortável de usar por longos períodos. A proteção automática contra sobrecarga significa que, se superaquecer, o soprador será desligado automaticamente para evitar outros problemas.

 

Soprador Térmico Furno 300 – Wagner

soprador térmico barato

O Furno 300 é a substituição atualizada de um dos sopradores térmicos mais vendidas de todos os tempos, o Wagner Spraytech 0503008. Operando com apenas 1.200 watts, mas com todo o poder de um modelo maior, o soprador térmico Furno 300 é uma ótima escolha para pequenas tarefas de DIY, hobbies e trabalhos manuais. É um aparelho bem construído e barato.

O Furno possui escolha de temperatura de aquecimento de 400 e 590 graus Celsius e um ventilador de duas velocidades. Pesando menos de 1,5 kg, é um dos modelos mais leves e super confortáveis ​​de usar, mesmo por longos períodos. Ele vem com um gancho que você pode instalar na parede para ter um lugar para pendurá-lo durante as pausas de trabalho ou para armazenamento a longo prazo.

Esta é uma opção perfeita para artesãos e para projetos domésticos de renovação e manutenção. Não é adequado para trabalhos de construção ou industriais maiores, que exigem um controle de temperatura mais preciso. Se você quer um bom soprador térmico que caiba em um orçamento menor, o Furno 300 é a sua melhor opção.

 

O que procurar em um soprador térmico

Agora que mostramos algumas das melhores sopradores térmicos de mercado, você provavelmente está se perguntando: O que preciso saber antes de comprar um soprador térmico para mim? Bem, não se preocupe! Nosso guia de compras explica quais são os diferentes tipos e quais são as características mais importantes desses aparelhos.

Uma coisa que se deve lembrar é que todos os sopradores térmicos fazem o mesmo trabalho. Eles puxam o ar para dentro, onde existe um elemento de aquecimento, e depois o forçam através de um bico. As diferenças entre cada modelo estarão em que tipo de trabalho eles podem fazer e quanto controle o usuário possui sobre a temperatura.

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar para que tipos de trabalho você precisa realizar. Talvez você esteja fazendo um trabalho específico, como descascar tinta ou tubos de solda, ou talvez queira um que possa fazer uma variedade de coisas diferentes, o que exige uma grande variedade de temperaturas.

 

Tipos de sopradores térmicos

Soprador Térmico Elétrico – Estes são os tipos mais populares de modelos no mercado. De fato, todos os da nossa lista de recomendação são elétricos. Eles normalmente têm um cabo, mas opções sem fio também estão disponíveis. Sopradores térmicos elétricos podem produzir muito calor muito rapidamente. Eles são usados ​​para todos os tipos de trabalhos – artesanato, pequenas tarefas domésticas e grandes tarefas industriais. A potência, o tamanho e os recursos diferem muito entre cada fabricante, mas há uma ampla variedade de opções disponíveis.

Soprador Térmico a Gás– A principal vantagem é que eles são mais portáteis que uma versão elétrica com fio. Eles geralmente usam uma garrafa ou um cartucho de combustível cheio de gás butano como combustível. Eles também variam em tamanho, potência e capacidade de temperatura. Eles são uma ótima opção portátil para grandes projetos de construção em locais sem acesso à eletricidade, mas são bem mais raros de se encontrar e costumam ser mais caros que a versões elétricas.

Soprador Térmico Industrial – São maiores e mais poderosos que um soprador térmico típico e muito mais caros. Eles são projetados para trabalhos industriais ou de construção mais difíceis e podem ter muitos recursos adicionais. Para grandes projetos industriais ou profissionais, um modelo industrial é uma ótima opção.

 

Controle de temperatura e fluxo de ar

O controle de temperatura é importante porque determina os tipos de trabalhos que você pode fazer com ele. Geralmente, quanto mais você paga por uma soprador térmico, maior a faixa de temperaturas que ela terá. Quanto maior a faixa de temperatura, mais opções de uso o soprador térmica terá, isso é especialmente importante para trabalhos de artesanato delicados e para tarefas de soldagem pesadas. Mesmo os modelos mais básicos terão pelo menos duas configurações de temperatura, enquanto as mais caras podem variar entre temperaturas de 150 graus a mais de 1000 graus F.

As velocidades do ventilador também são importantes. Quanto mais controle você tiver sobre a velocidade do ventilador, mais poderá controlar o fluxo de ar. Trabalhos maiores exigirão um fluxo maior de ar. Assim como com a temperatura, sopradores mais caros costumam ter mais opções de ventilação. O fluxo de ar não altera exatamente a temperatura do ar, mas determina a quantidade de ar que sai do bico.

É importante usar a temperatura e o fluxo de ar corretos para o trabalho que você está fazendo e o material com o qual está trabalhando. Se a temperatura ou o fluxo de ar for muito baixo, não atingirá o efeito desejado ou pode demorar demais. Se eles estiverem muito altos, você poderá derreter ou queimar o material. Se você planeja usá-lo em várias coisas diferentes, precisa de um soprador térmico que lhe dê muito controle sobre a temperatura e o fluxo de ar, mas se você tem uma única tarefa em mente, um soprador térmico simples que atinja a temperatura desejada vai te servir bem.

Aqui estão alguns usos comuns para sopradores térmicos, juntamente com a temperatura necessária para completá-las:

  • Encolher filme plástico – 200 – 300 graus Celsius
  • Descascar pintura – 500 graus Celsius
  • Flexionar tubos de plástico – 200 a 300 graus Celsius
  • Secar tintas – 30 a 183 graus Celsius
  • Amolecer adesivos e colas – 300 a 400 graus Celsius
  • Secar madeira úmida – 100 a 200 graus Celsius
  • Soldar plásticos – 330 a 400 graus Celsius

 

Bocais

Bocais ou bicos diferentes podem ser mais eficientes para determinadas tarefas. Dependendo do trabalho que você está fazendo, diferentes bicos podem ser usados para tornar o ar mais ou menos concentrado. Todas as pistolas de ar quente vêm com um bico padrão, mas uma variedade de bocais está disponível para que você possa alterá-lo, dependendo do tipo de trabalho que está realizando. Alguns bicos têm trabalhos muito específicos. As formas comuns de bico são:

  • Bico refletor – Usado para tubos de solda
  • Bicos de cone ou redutor – Concentra e direciona o calor para um pequeno ponto
  • Bicos chatos ou rabo de peixe – Espalha o calor por uma ampla área
  • Bico protetor de vidro – Proteja as janelas do calor direto ao remover a moldura
  • Bico raspador – Raspagem de tinta

Ter o bico certo para o trabalho é essencial. Algumas sopradores térmicos vêm com todos os bicos necessários, enquanto outras exigem que você as compre separadamente.

 

Segurança

Quando você usa uma ferramenta que pode derreter tubos de plástico e de solda, a segurança é muito importante. Apesar de não ter uma aparência muito assustadora, o calor gerado por um soprador térmico pode causar queimaduras graves a pele e provocar incêndios se não forem tomadas as devidas precauções.

Ao usar um soprador térmico, lembre-se das seguintes dicas de segurança:

  • Proteja seus olhos usando um óculos de segurança.
  • Use sapatos adequados, que ofereçam uma boa aderência ao solo e proteção para os pés.
  • Verifique se a pistola de ar quente é leve o suficiente para segurá-la e manobrá-la adequadamente.
  • Nunca deixe o soprador térmico sem vigilância quando estiver quente ou conectado a tomada.
  • Ao trabalhar com plásticos, trabalhe em uma área com boa ventilação para evitar a inalação de químicos.
  • Mantenha-o sempre longe do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Deixe esfriar completamente antes de guardá-lo.
  • Coloque os bicos antes de ligar o soprador térmico. Os bicos não devem ser acoplados depois que o aparelho já estiver quente.
  • Coloque-o sempre no suporte durante as pausas e tenha certeza que o bico não está encostando em nada.
  • Verifique se há um corte térmico que desligará o soprador se ele superaquecer.
  • Use cabos de extensão apropriados (10 A ou mais) quando necessário.
  • Mantenha os bicos e as grades de entrada de ar limpas e sem obstruções.
  • Não coloque o bico diretamente em qualquer superfície, pois ele pode bloquear o fluxo de ar, o que superaquecerá a pistola e possivelmente causará incêndio.
  • Mantenha o soprador térmico longe de materiais e líquidos inflamáveis.

 

Usos comuns para um soprador térmico

Remoção de papel de parede

Aqueça o papel de parede antigo para amolecer o adesivo atrás dele e permitir que você o raspe facilmente. Use uma temperatura baixa.

Descascar tinta

Uma alternativa à remoção de tinta através de produtos químicos ou solventes. Geralmente é mais rápido e mais ecológico, bastando aquecer a tinta e raspá-la em seguida.

Tubulação termo-retrátil

Use tubos retráteis sempre que conectar os fios para obter uma maior organização e uma fiação mais segura. Comum em instalações de som automotivo, reparos elétricos e outras soldagens de fios.

Soldar plástico

Juntar plásticos geralmente é complicado quando se usa várias colas. Com um processo semelhante à soldagem de metais, você pode unir duas peças de plástico usando seu soprador térmico.

Secar tintas

Ideal para secagem de pintura em pequenas peças, o uso de um soprador térmico na configuração mais baixa é uma maneira fácil de secar rapidamente a tinta recém-aplicada.

Restaurar acabamento de rodas

Funciona melhor para restaurar o preto desbotado de rodas à sua cor escura original do que os vários gel e líquidos de restauração no mercado.

Amolecer colas e adesivos

Uma soprador térmico é ótimo para remover adesivos antigos de móveis ou carros. Também funciona muito bem para remover etiquetas de preço e supercola de vários materiais diferentes.

Secar madeiras

Se você está preparando madeira para pintar, precisa de gravetos para lareira ou qualquer outro motivo, use um soprador térmico na temperatura mais baixa para secar rapidamente a umidade da madeira.

Dessoldamento

Muito útil no reparo de componentes eletrônicos, como na remoção de fios soldados em um circuito, ou retirar peças metálicas soldadas em uma superfície.

Juntar lonas

Precisa de uma lona muito grande? Lonas realmente grandes geralmente são difíceis de encontrar e costumam ser bem caras. Em vez disso, você pode juntar várias lonas menores para criar a lona de qualquer tamanho que precisar.

Embalar a vácuo

Apesar de não funcionar tão bem quanto uma seladora a vácuo dedicada, um soprador térmico também pode ser usado para embalar comidas, roupas e outros produtos dentro de plásticos.

Decoração

Use junto com carimbo de borracha, pó para gravação e tinta especial para criar belos desenhos em relevo. Você também pode esquentar ferros decorativos para marcar madeira.

Torrar café

Usar um soprador térmico é uma alternativa barata de fazer a torrefação do seu próprio café sem a necessidade de comprar equipamentos dedicados caros.

Dobrar tubos de PVC

Os encanadores usam sopradores térmicos há anos para dobrar rapidamente o PVC para qualquer ângulo personalizado de que precisam, sem o uso de juntas ou adesivos.

Instalação de insulfilme

Um soprador térmico, uma película para janelas e conhecimento técnico são tudo o que você precisa para aplicar insulfilm em vidros. O procedimento soa simples, mas exige muito cuidado e só deve ser feito por profissionais.

Remover amassados

Para tipos específicos de amassador em metais, o aquecimento seguido pelo resfriamento rápido da superfície funciona para deixar a superfície reta. É uma técnica comum na cutilaria.

Reparação de vinil e couro

Geralmente, você pode remover facilmente vincos e marcas de pressão do couro com calor. Também é possível reparar pequenos rasgos usando a técnica correta em vinis.

Soltar parafusos e porcas

Um soprador térmico geralmente funciona excepcionalmente bem para remover porcas ou parafusos enferrujados e que não podem ser removidos da maneira usual. O calor dilata o metal e torna a remoção mais fácil, e é uma alternativa segura ao uso de tochas e maçaricos.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.