Melhor Lixadeira Roto Orbital – 2020

Melhor Lixadeira Roto Orbital – 2020

lixadeira roto orbital

As lixadeiras roto orbitais são essenciais para um trabalho de lixagem suave e consistente. Seja para pequenos serviços domésticos ou para marcenarias profissionais, uma lixadeira roto orbital, também chamado de lixadeira excêntrica, garante um ótimo acabamento em todos os tipos de madeira. Se você está pensando em adquirir uma, este artigo vai ajudá-lo a decidir sobre os recursos e características mais importantes para suas necessidades, também analisamos as melhores lixadeiras roto-orbitais a venda.

lixadeira roto orbitallixadeira roto orbital profissional
Lixadeira Excêntrica Black & Decker BDERO100Lixadeira Excêntrica Profissional Bosch ROS20VSC
Cerca de R$ 200Cerca de R$ 540
Compre onlineCompre online

Escolher a melhor lixadeira roto orbital pode ser uma tarefa difícil quando você se depara com tantos produtos diferentes no mercado. Por isso, reunimos esta lista de alguns dos principais modelos do mercado hoje, juntamente com um guia de compras para que você aprenda tudo o que precisa sobre esses aparelhos.

Lixadeira Roto Orbital Black & Decker BDERO100

lixadeira roto orbital

  • OPM: 12.000
  • Velocidade única
  • Motor de 2 AMP
  • Tamanho do disco: 5″
  • Peso: 1,4 quilos

A lixadeira roto orbital Black and Decker BDERO100 é barata e possui um desempenho semelhante a de aparelhos mais caros. Seu tamanho pequeno e compacto facilita muito o uso mesmo em detalhes menores. Seu tamanho também o aproxima da superfície da madeira, facilitando o controle da pressão que você aplica ao usá-lo.

Essa lixadeira possui um interruptor selado para manter toda a poeira e detritos que surgem da lixagem longe da parte interna da máquina, prolongando a vida útil da ferramenta. A lixadeira possui ação orbital aleatória para uma alta taxa de remoção e um acabamento de alta qualidade. Novamente, temos que mencionar o preço porque é excepcionalmente acessível. Se você precisar de uma lixadeira roto orbital para um trabalho ou projeto único e não quiser investir em algo que não usará mais quando terminar, essa é a melhor opção.

Talvez você não tenha certeza se precisa de uma lixadeira roto orbital e deseja experimentá-la antes de investir em um modelo mais caro e com mais recursos, então essa é uma boa lixadeira para começar. Se você sabe precisa de uma lixadeira roto orbital mas não precisa mais de uma velocidade e outros recursos avançados, essa é uma ótima escolha durável e funcional.

  • Modelo reconhecido mundialmente
  • Bem avaliado pelos usuários
  • Melhor lixadeira para alguém com orçamento limitado devido ao seu baixo custo e bom desempenho
  • Pequeno e compacto

 

Lixadeira Roto Orbital Bosch ROS20VSC

lixadeira roto orbital profissional

  • OPM: 7.500 – 12.000
  • Velocidade variável
  • Motor de 2,5 AMP
  • Tamanho do disco: 5″
  • Peso: 1,3 quilos

Esta lixadeira orbital Bosch ROS20VSC possui um design compacto pequeno, ideal para iniciantes e fácil de entrar em espaços e cantos menores. Ele também vem completo com uma placa de lixa, recipiente para poeira, adaptador de mangueira de vácuo, disco de lixa, anel de amortecimento e uma bolsa de transporte. Possui um sistema de amortecimento de almofada integral que ajuda a evitar marcas de redemoinho (swirl marks).

O melhor dessa lixadeira orbital é que o sistema de coleta de poeira possui um microfiltro, impedindo que até as menores partículas de poeira se espalhem pelo ar. Qualquer um se beneficiará disso, mas para pessoas com alergias ou problemas respiratórios, como asma, esse é um recurso é essencial para que o uso desses aparelhos seja seguro.

O Bosch ROS20VSC apresenta uma parte superior e um corpo com pegada suave e confortável em seu design, o que permite ao usuário ter várias posições de punho. Esta lixadeira também tem um preço excepcionalmente justo, considerando sua ótima avaliação e sua seleção de velocidade. É o aparelho ideal para quem quer investir em uma lixadeira roto orbital mais completa e versátil.

  • Sistema de amortecimento de almofada projetado para eliminar marcas de redemoinho
  • Design compacto e fácil de manobrar
  • Sistema de microfiltro para captar até as menores partículas de poeira
  • Silencioso e produz pouca vibração

 

Diferença entre a lixadeira orbital e lixadeira roto orbital

Para alguém que está apenas começando a aprender sobre ferramentas, pode ser um pouco confuso que uma lixadeira orbital e uma lixadeira roto-orbital sejam, de fato, duas ferramentas diferentes. A principal diferença entre os dois está na maneira como eles se movimentam.

Uma lixadeira orbital gira o disco em círculos perfeitos. Essa é o único movimento que elas fazem. Uma lixadeira roto orbital, por outro lado, gira em um círculo e oscila ao mesmo tempo. Isso mantém o padrão de lixamento mais aleatório, eliminando riscos visíveis e criando um acabamento mais suave.

Se você está procurando uma lixadeira roto orbital, há algumas coisas que deve ter em mente antes de decidir qual é a certa para você.

 

Características importantes

Motor e OPM

Os motores geralmente variam de 2 a 6 AMP. Essa é a quantidade de energia necessária para operar a lixadeira. Note-se que a forma como isso se traduz em desempenho depende da eficiência lixadeira. Só porque duas lixadeiras têm o mesmo AMP não significa que elas tenham o mesmo desempenho. O que importa é a eficácia com que eles usam essa força que vem do motor.

OPM significa órbitas por minuto e é uma medida de quão rápido o disco de lixar gira. Quanto maior o número, mais rápido será o lixamento. Algumas lixadeiras são de velocidade única e apresentam desempenho constante, geralmente cerca de 12.000 OPM. Outras lixadeiras são variáveis ​​e possuem uma gama de velocidades diferentes que lhe permitirá realizar um trabalho mais preciso. Ter uma ampla seleção de OPM significa que você pode escolher a velocidade ideal para cada madeira.

Fonte de energia

As lixadeiras roto orbitais normalmente têm três opções diferentes para fontes de energia. Com fio, sem fio (operado por bateria) ou pneumático. Embora as lixadeiras pneumáticas sejam realmente poderosas, elas exigem a adição de um compressor de ar para operar. Elas geralmente são usadas ​​por profissionais e entusiastas da marcenaria.

A maioria das lixadeiras roto-orbitais do mercado funciona com energia elétrica, tanto conectada diretamente na tomada quanto utilizando uma bateria interna. A fonte de energia afetará o peso, a potência e a confiabilidade das lixadeiras. Há prós e contras para ambos.

Uma lixadeira roto orbital com fio terá mais potência e será mais confiável, pois você não precisará se preocupar com a carga da bateria. Mas o cabo às vezes pode entrar no caminho e atrapalhar quando você estiver lixando a madeira.

Uma lixadeira roto orbital sem fio/com bateria será muito mais fácil de movimentar e dá total liberdade de movimento, podendo ser usada longe de uma oficina ou canteiro, mas não fornecerá a potência e a confiabilidade de uma lixadeira com um cabo.

Placa Base

A placa de base é a parte da lixadeira onde a lixa fica presa. Geralmente, existem algumas opções associadas a esse componente importantíssimo.

Primeiro, esta é a parte da lixadeira que determinará o tamanho da área de lixagem. Lixadeiras orbitais aleatórias vêm em dois tamanhos, 5 ou 6 polegadas. Qualquer coisa menor que 5 polegadas é tecnicamente chamada de lixadeira de acabamento e qualquer coisa maior é normalmente uma ferramenta profissional alimentada por um compressor de ar.

Outra opção é como você anexará os discos de lixa. Algumas lixadeiras usam discos adesivos que grudam na placa, que são muito rápidos e fáceis de trocar, mas podem desgastar e se soltar quando a máquina está funcionando. A maioria das marcas está se movendo em direção a um sistema de gancho e laço para prender o papel de lixa. Ele não é tão rápido mas é mais confiável.

Outra coisa a procurar na placa de base são os orifícios. É aqui que o sistema de remoção de poeira opera, aspirando a serragem criada. Ele mantém a área de trabalho limpa, o ar mais puro e também mantém a serragem longe da superfície da madeira para evitar micro arranhões que podem ser criados pelo atrito da serragem.

A cobertura de espuma da placa de base se desgastará com o tempo e precisará ser substituída. Isso pode significar substituir a própria espuma ou a lixadeira inteira. Lembre-se disso ao comparar suas opções. Se você está investindo em uma lixadeira cara, provavelmente desejará garantir que as almofadas de espuma sejam substituíveis.

Sistemas de Coleta de Poeira

A maioria das lixadeiras vem com um sistema de coleta de poeira independente, que as vezes pode ser modificado para um sistema de coleta de vácuo. A maioria funciona utilizando um tipo de saco que se prende à porta de coleta de poeira e segura a serragem.

Muitas vezes, você pode remover esta bolsa e conectar uma mangueira de vácuo à lixadeira para aumentar a sucção e a eficiência. Verifique o tamanho da porta de coleta de poeira, bem como o tamanho do aspirador que você planeja usar. Às vezes, não é fácil conectar os dois e você geralmente precisará encontrar algum tipo de adaptador.

 

Conclusão

Considerando todos esses fatores, escolhemos a BDERO100 da Black & Decker como a melhor lixadeira roto orbital para projetos e serviços simples. Seu desempenho, qualidade e confiabilidade, combinados com seu preço baixo, a tornam a melhor escolha para a maioria dos usuários.

Para usuários profissionais, a variedade de velocidades e recursos extras da Bosch ROS20VSC significa que ela pode realizar muitos serviços efetivamente. Outra grande vantagem é a alça frontal, que facilita a aplicação de pressão uniforme para obter o acabamento mais suave possível.

As duas lixadeiras roto orbitais recomendadas por nós internacionalmente bem avaliadas e vão cumprir muito bem a tarefa de lixar de maneira uniforme e sem deixar marcas. Você deve escolher entre um preço menor ou recursos adicionais pensando em que tipos de projetos você vai utilizar sua lixadeira roto orbital.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.