Melhor Furadeira de Bancada de 2020

Melhor Furadeira de Bancada de 2020

furadeira de bancada

Se você precisar fazer furos em um material com rapidez e precisão, sua garagem ou oficina vai ficar muito mais completa com uma furadeira de bancada. Depois de instalado, o mandril será alinhado com a sua bancada, permitindo que você faça furos perfeitamente retos, o que seria muito mais difícil manualmente, com uma furadeira de mão. Você também pode usar uma furadeira de bancada para fazer furos mais largos do que seria capaz manualmente, porque elas possuem um motor muito mais poderoso do que você encontraria em uma furadeira comum.

furadeira de bancada profissionalfuradeira de bancada barata
Furadeira De Bancada FBM 160m MotomilFuradeira de Bancada FSB16P Prátika Schulz
Cerca de R$ 1.415Cerca de R$ 520
Compre onlineCompre online

Essa ferramenta versátil é uma adição bem-vinda a qualquer oficina, profissional ou amadora, seja para trabalhar em casa ou para trabalhar em projetos de larga escala. No entanto, quando se trata de escolher a melhor furadeira de bancada para suas necessidades, a quantidade de opções disponíveis no mercado pode confundir qualquer um.

Para que você possa tomar uma decisão informada, nós criamos este guia de compra detalhado, com recomendações de furadeiras de bancada de alta qualidade e tudo o que você precisa saber antes de comprar uma e como utilizá-la corretamente. Respondemos algumas perguntas comuns relacionadas às furadeiras de bancada e listamos seus principais usos para que você possa aproveitar ao máximo essas incríveis ferramentas.

Melhores Furadeiras de Bancada

Furadeira De Bancada Fbm-160m – Motomil

furadeira de bancada profissional

Resistente e com um motor poderoso, a furadeira de bancada Fbm-160m da Motomil é um equipamento profissional capaz de perfurar praticamente qualquer material, incluindo peças grossas de metal e metal endurecido. Seu corpo é feito de ferro fundido e o eixo da cremalheira é blindado e feito de aço 1045. Possui quatro velocidades de perfuração e permite uma troca de correia rápida. Essa é a furadeira ideal para oficinas e comércios, permitindo fazer furos precisos até em materiais difíceis, com uma manutenção simples e uma operação confiável.

 

Furadeira de Bancada FSB13P Prátika – Schulz

furadeira de bancada barata

Essa furadeira de bancada barata da Schulz é perfeita para perfuração de madeira e plástico, e é capaz de perfurar metais finos ou não-endurecidos. Possui uma mesa móvel e inclinável, doze velocidades de perfuração e chave de ligação com botão de emergência, além de ser facilmente operada com a alavanca de três braços. O motor elétrico permite a troca rápida de correias e o equipamento conta com protetor de mandril. No geral, a furadeira FSB166P Prátika é a melhor opção para quem possui um orçamento apertado e não precisa de força industrial para completar seus projetos e consertos.

 

O que procurar ao comprar uma furadeira

Quando se trata de escolher sua furadeira, há alguns fatores importantes a serem considerados:

Local de montagem

Ao selecionar sua nova furadeira de bancada, a primeira decisão com que você se depara é se deseja um modelo que seja montado em uma bancada ou um modelo de chão. Modelos montados em bancada são bem menores e geralmente são mais adequados para uso doméstico, enquanto os modelos de chão são maiores e possuem motores mais poderosos, o que aumenta bastante os seus preços. Discutiremos isso com mais detalhes abaixo.

Limitador de profundidade

Os limitadores de profundidade são dispositivos úteis que são acoplados as brocas e que garantem que todos os furos que você fizer possuam a mesma profundidade. É um equipamento simples que garante muito mais precisão. Eles são essenciais para trabalhos que exigem vários furos exatamente da mesma profundidade. Eles podem ser comprados separadamente.

Velocidades e potência

Para furos mais largos e mais longos, ou perfurar materiais resistentes, como metal endurecido, você precisará de mais potência e uma RPM máxima mais alta. Como regra, quanto mais configurações de velocidade você tiver disponível, mais potencia terá acesso para trabalhar com uma variedade maior de materiais. Já para perfurações em madeira ou plástico, uma furadeira de bancada com menos potência pode servir perfeitamente bem.

Bancada

A mesa de trabalho de uma furadeira de bancada é outro aspecto importante a ser observado antes de tomar sua decisão final. Procure uma mesa que possa chanfrar para a esquerda e para a direita, permitindo fazer orifícios em ângulo. Algumas bancadas também são chanfradas para a frente e para trás, ou apresentam painéis centrais removíveis para perfuração na mesa.

Acessórios

Furadeiras de bancada diferentes apresentam conjuntos diferentes de acessórios úteis, aqui estão alguns exemplos:

  • Iluminação LED para melhor visibilidade
  • Guia à laser
  • Espaço para armazenamento de brocas
  • Canais de escoamento
  • Porta de coleta de poeira, facilitando o lixamento
  • Função lixadora oscilante

 

Vantagens de usar uma furadeira de bancada

O uso de uma furadeira de bancada vem com uma série de benefícios sobre as furadeiras de mão comuns, a maioria envolvendo sua maior precisão. Uma lista não-compreensiva das vantagens de uma furadeira de bancada incluem:

  • Os furos com uma furadeira de bancada permitem maior precisão do que você poderia obter com uma furadeira portátil.
  • Usar uma furadeira de bancada para criar furos é muito mais rápido do que usar qualquer ferramenta de mão.
  • Uma furadeira de bancada permite fazer furos com largura e profundidade consistentes em sequência.
  • As furadeiras de bancada são mais poderosas que as furadeiras manuais, permitindo fazer furos maiores rapidamente.
  • As furadeiras de bancada são adequadas tanto para uso doméstico quanto para uso profissional pesado.
  • Você pode usar uma furadeira de bancada para fazer furos em uma ampla variedade de materiais, incluindo os mais resistentes.
  • Uma furadeira de bancada também pode ser usada para rebarbar buracos.
  • O uso de uma furadeira de bancada minimiza o risco de sua broca quebrar, em comparação com uma furadeira de mão padrão.

 

Escolhendo o tipo certo de furadeira de bancada

Como mencionado acima, há duas opções principais para escolher ao selecionar sua furadeira de bancada:

Montado em bancada

As versões montadas em bancada tendem a ser mais compactas e mais baratas, mas também são menos potentes. Eles são ideais para projetos de menor escala e uso doméstico comum. Alguns modelos podem trabalhar com metais não-endurecidos, desde que o usuário tome cuidado para fazer uma perfuração devagar e usar a lubrificação correta. Como dito anteriormente, esse tipo de furadeira ocupa pouco espaço, então é a melhor opção para oficinas pequenas ou muito abarrotadas.

Montado no chão

Os modelos montados diretamente no piso tendem a apresentar motores bem mais potentes e são a melhor opção para usos profissionais. Elas podem trabalhar com qualquer tipo de material e qualquer grau de rigidez, também costumam vir com mais funções extras como guias a laser ou iluminação embutida. Esses dispositivos também costumam apresentar uma distância maior entre a base e o mandril e mais opções de velocidades. Suas desvantagens estão no espaço maior que ocupam e no preço bem mais alto.

 

Como montar uma furadeira de bancada?

O processo de montagem de uma furadeira de bancada varia de modelo para modelo, e é importante seguir as diretrizes do fabricante. A montagem correta de uma furadeira de bancada facilitará o uso e aumentará a estabilidade.

Abaixo estão as nossas principais dicas para montar sua nova furadeira de bancada.

Montado em bancada

Certifique-se de montar sua furadeira em um local onde você terá espaço para trabalhar e, idealmente, boa iluminação aérea. O uso de um suporte de madeira ou aço proporcionará mais estabilidade do que apenas a bancada do aparelho e torna muito menos provável que a furadeira tombe ou se mexa. A base da máquina deve ser presa ao suporte usando parafusos e porcas.

Montado no chão

Ao prender uma furadeira de bancada no piso de madeira, é uma boa ideia usar parafusos de retenção. Para concreto, parafusos de alvenaria e âncoras são uma opção melhor. A ferramenta deve ser aterrada para evitar choques ou curtos-circuitos. Também deve ser protegido com um fusível retardado de 20A, para evitar superaquecimento e possíveis incêndios.

 

O que é uma furadeira de bancada?

Uma furadeira é uma ferramenta projetada para fazer furos em um material, e existem furadeiras portáteis ou fixas. Esse último tipo é chamado de furadeira de bancada, que é o foco desse artigo. Elas fazem furos com muito mais precisão do que as ferramentas portáteis e são ideais para projetos que exigem que você faça uma série de furos idênticos em seus materiais de construção.

Esse tipo de ferramenta é usada para fazer furos em uma variedade de materiais, incluindo madeira, plástico ou até metal. Alterando a broca montada no mandril, os usuários podem criar furos de diferentes tamanhos e profundidades.

 

Como funciona uma furadeira de bancada?

Em uma furadeira de bancada, uma broca, montada em um mandril, é girada por um motor elétrico e abaixada até o material a ser perfurado pela rotação de uma alavanca.

Um dispositivo de limitação de profundidade garante que o furo tenha a profundidade exata que você precisa, e alguns modelos incluem um laser embutido para ajudá-lo a perfurar exatamente no local certo.

Cada drillbit é mantido no lugar por um dispositivo chamado mandril, e diferentes bits perfuram diferentes diâmetros e profundidades.

Outra parte importante da furadeira de bancada é a mesa de trabalho própria. Geralmente, elas podem ser inclinadas para a esquerda e para a direita, permitindo que os furos sejam perfurados em ângulo.

 

Quais materiais podem ser perfurados por uma furadeira de bancada?

As furadeiras de bancada podem ser usadas para fazer furos em uma variedade de materiais, desde que possuam energia suficiente e o método correto, que varia de acordo com o material, seja usado:

Madeira

A madeira é o material mais simples de perfurar e qualquer furadeira de banca deve ser capaz de perfurá-las. Uma boa furadeira pode lidar com todos os tipos, desde madeiras macias como pinheiros até madeiras duras como o mogno. Certifique-se de usar uma broca específica para perfuração de madeira.

Plástico

Apesar de não apresentar muita resistência, o plástico possui características próprias que exigem mais cuidado do usuário do que a madeira por ser suscetível ao calor. Use uma velocidade mais baixa do que usaria em outros materiais ao trabalhar com plásticos, isso garantirá que o material não se lasque ou derreta.

Metal

Existe uma grande variedade de metais para uma grande variedade de fins, também é o material mais resistente, por isso é muito importante conhecer bem o tipo de metal que você está trabalhando e ter um bom conhecimento sobre a sua dureza e temperagem.

Para perfurar metais especialmente duros é essencial utilizar uma furadeira profissional e brocas adequadas. Para perfurar aço, velocidades de cerca de 500 RPM são ideais. Também é uma boa ideia lubrificar o local da perfuração com óleo, para evitar o superaquecimento. Qualquer que seja o material que você esteja perfurando, use uma proteção ocular adequada para impedir que detritos entrem em seu olho.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.