4 coisas que você deve saber antes de comprar um cartão SD

Smart TV LG
Como comprar uma Smart TV – 2018
17 de abril de 2018
Tablet ou Notebook
Notebook ou tablet: qual é o ideal? [2018]
4 de maio de 2018

4 coisas que você deve saber antes de comprar um cartão SD

Cartão SD

Os cartões de memória Secure Digital (SD) permitem que você armazene, com segurança, música, fotos, filmes, documentos e muito mais. Ao procurar um cartão de memória SD, aqui estão quatro fatos que você pode não saber.

 

Fundamentos do cartão de memória

Os cartões de memória SD estão disponíveis em formatos de capacidade padrão, de alta capacidade e estendido.

Cartão de memória SD: os cartões de memória padrão Secure Digital vêm em três tamanhos e possuem capacidade de armazenamento de até 2GB. Embora os cartões SDHC e SDXC sejam mais populares, os dispositivos mais antigos podem ser compatíveis apenas com os cartões SD.

Cartão de memória SDHC: os cartões de memória Secure Digital High Capacity possuem uma capacidade de armazenamento de 4GB a 32GB. Eles também oferecem classificações de velocidade mais altas que os cartões SD padrão. Esse é o formato mais comum e é altamente compatível.

Cartão de memória SDXC: cartões de memória Secure Digital Xtended Capacity oferecem a maior capacidade disponível, entre 32GB e 2TB. Eles também transferem dados muito mais rapidamente do que os formatos anteriores.

 

Cartões SD de diferentes tamanhos

4 fatos que você precisa saber antes de comprar um cartão de memória

Ao procurar um cartão de memória, considere o tamanho, a compatibilidade, a capacidade, a velocidade e o tipo de arquivos que você planeja armazenar no cartão. Aqui estão quatro fatores que você precisa manter em mente para facilitar a sua compra:

  1. Tanto o tamanho físico como a compatibilidade são importantes
  • Os cartões de memória SD padrão geralmente são usados em dispositivos maiores, como computadores, laptops e câmeras profissionais. Eles geralmente possuem maior velocidade de transferência e podem ser mais resistentes.
  • Os cartões de memória Mini SD são menores e podem ser encontrados em tablets, alguns telefones e algumas câmeras digitais mais antigos. Esse formato não é muito popular e pode não ser compatível com a maioria dos seus aparelhos.
  • Os cartões de memória Micro SD são menores e mais finos e são facilmente com encontrados em celulares e dispositivos inteligentes. Esse é o formato mais comum hoje em dia.

Os adaptadores de cartões de memória funcionam com diferentes cartões para torná-los compatíveis com slots de cartões SD padrão. Muitos Micro SD são vendidos junto com um adaptador SD, então você não terá problemas de compatibilidade ao optar por esse modelo.

  1. A capacidade limita os tipos de arquivos que você salva

Escolher a capacidade de armazenamento correta depende do tipo, tamanho e número de arquivos que deseja que o cartão guarde. Hoje em dia, a maioria dos dispositivos aguenta SDs de até 64 GB, mas isso pode variar bastante e aparelhos mais antigos podem ter uma capacidade bem menor, portanto, verifique a capacidade máxima real do aparelho antes de comprar seu cartão de memória.

Se você planeja armazenar mais documentos de texto, e-books e fotos de qualidade normal, um cartão de 8 GB deve ser mais do que o suficiente. Já para músicas MP3 e vídeos, um cartão de 16 GB pode lhe atender melhor. Para vídeos em alta definição, músicas em formato lossless como FLAC e ALAC e fotos profissionais em RAW, 32 GB é o mínimo recomendável, mas uma capacidade maior é recomendada.

  1. A velocidade de transferência é muito importante

A velocidade na qual um cartão de memória pode ler e gravar dados é importante, especialmente para a gravação de vídeo em HD, para que você obtenha uma reprodução suave. Quanto maior a definição da gravação de vídeo, maior deve ser a classe. A velocidade também é importante no caso de aplicativos de smartphone que estão salvos no cartão. Os cartões SD estão disponíveis em Speed Class ou UHS Speed Class. A classe de velocidade é indicada por um número.

  • Classe 2 indica velocidade padrão; As classes 4 e 6 indicam velocidade HD; e a classe 10 indica velocidade de HD total.
  • Os cartões SDHC e SDXC que possuem uma interface de barramento UHS-I estão disponíveis em UHS Speed Class (velocidade ultra rápida), mas funcionarão a velocidades mais baixas, a menos que o dispositivo também seja compatível com UHS.

Você provavelmente deve escolher um cartão de classe 4 ou 6 para uso normal em câmeras digitais, smartphones ou tablets. Os cartões de classe 10 são ideais se você estiver filmando vídeos de alta resolução ou tirando fotos RAW. Os cartões de classe 2 são lentos demais para a maioria dos usos atuais, só vale a pena investir em um se o seu dispositivo for muito antigo e os cartões de classes superiores com a mesma capacidade estiverem mais caros.

  1. O tipo de arquivo restringe o quanto você pode armazenar

Determine os tipos de arquivos que deseja armazenar.

  • Se você planeja capturar vídeos HD em alta qualidade, você precisará de uma capacidade bem maior com uma taxa de velocidade mais rápida, pois esse tipo de arquivo de qualidade profissional é mais pesado. Um cartão MicroSD de 64GB SDXC da Sandisk permite gravar grandes quantidades de vídeos de alta resolução e FPS, e ele vem com um adaptador incluso. Essa também a é melhor opção para fazer backups.
  • Um cartão SD padrão é ótimo se você estiver armazenando apenas algumas fotos de família, músicas em MP3 ou arquivos de texto, pois esses arquivos comuns são mais leves. O cartão MicroSD de 32GB da Sandisk é muito acessível e também inclui um adaptador, sendo uma alternativa barata para armazenar arquivos menores ou para armazenar arquivos pesados de maneira mais lenta.

Lembre-se, nem todos os cartões de memória SD funcionam com todos os dispositivos. Verifique o manual do usuário para descobrir qual o tipo de cartão compatível com o seu aparelho. Os cartões SD podem funcionar em slots para cartões SDHC, mas os cartões SDHC e SDXC não funcionarão em slots SD. Depois de determinar o tipo e a quantidade de arquivos que você planeja armazenar, você poderá determinar qual cartão de memória SD irá funcionar melhor para você.